Pereira galvão: Assumar, Borba, Campo Maior

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#159388 | djabaf34 | 14 jun 2007 19:38

Caros Confrades

Procuro acrescentar elementos a alguns ramos que tenho em stand-by, visto que não tenho a disponibilidade de tempo, pelo menos a que gostaria, para me deslocar a Portalegre e consultar os registos paroquiais; deixo neste espaço as informações que tenho, pode algum dos senhores ter algo a acrescentar, aqui vai:

João Franco Curvo, nasceu em 1747 em Assumar (sendo padrinho o Capitão-Mor de Assumar Gregório Martins Boroa...), filho de Bernardo João Curvo, de Monforte, e de Inês Pereira Galvão, esta última de Assumar, neto paterno de Pedro Curvo, de Monforte e de Isabel Pereira Galvão de Assumar; e materno de Diogo Galvão Pereira de Assumar (filho de Manuel Sutil Franco da Silva, de Borba, e de Maria Pereira Galvão, de Campo Maior) e de Isabel Rodrigues, natural de Arronches.

Muito Obrigado, Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#159398 | LProjecto | 14 jun 2007 21:19 | Em resposta a: #159388

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Já tentou o F. Gayo?
Provavelmente não lhe estarei a dar novidade nenhuma, mas palpita-me que os seus (supostos) ascendentes são tratados no Felgueiras Gayo, no título de "Francos, de Borba", ou seja, não me surpreenderia nada se o seu Manuel Sutil Franco da Silva entroncasse no seguinte casal:

- João Franco da Silva “O Velho” c.c. D. Catarina Franco, filha de Gomes Anes Sutil e de D. Maria Franca

Naturalmente que, sem investigação, trata-se apenas de mera especulação mas poderá ser um indicador a reter para futuras investigações.

De memória, parece-me que este casal teve, pelo menos, um filho – creio até que chamado Manuel. Mas tenho ideia de que terá, a dada altura, optado pela vida eclesiástica...posso estar equivocado, como lhe disse, falo de memória!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#159511 | djabaf34 | 15 jun 2007 16:08 | Em resposta a: #159398

Caro Luis Projecto Calhau

Muito obrigado pelas sua informação; de facto, João Franco da Silva, dito o velho, segundo o NFP, casou segunda vez com D. Maria Sutil de Sande, que não sei quem serão os seus pais, deste 2º casamento nasceu Manuel Sutil Franco da Silva casado com Maria Pereira Galvão, no entanto deste casal apenas à referência no NFP a um filho de nome Manuel, que terá seguido a vida eclesiástica, contudo já localizei o assento de nascimento de um 2º filho Diogo em Assumar, que é o que me diz respeito directamente; vou aguardar pode ser que algum dos confrades tenha mais alguma informação. Muito obrigado mais uma vez.

Cordiais Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#160511 | djabaf34 | 22 jun 2007 15:57 | Em resposta a: #159388

Caros Confrades

Renovo o pedido de informações sobre esta família.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#160585 | zmcm | 23 jun 2007 00:06 | Em resposta a: #160511

Caro Daniel Andrade Ferreira:
Pouco posso ajudar no que quer, mas nas minhas pesquisas de Campo Maior tenho-me deparado com gentes da família Galvão ( uma das mais antigas e nobres daquela terra como afirma o P. António Carvalho da Costa na sua corografia portuguesa :
"...Campo Mayor foy povoação de mil & duzentos visinhos; hoje por causa das guerras com Castella se acha com oitocentos & cincoenta, com casas muito nobres, & limpas, cujos appellidos são Vazes, Galvoens, Mexias, & Sequeiras..."
casamentos entre Mexias e Galvões foram vários ao longo dos tempos desde séc.XVI...
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#160905 | djabaf34 | 25 jun 2007 19:27 | Em resposta a: #160585

caro Miguel Cabrita Matias

Muito obrigado pelas suas informações; de facto terei de me deslocar a Portalegre se quiser adiantar mais; ainda pensei que houvesse mais confrades a investigar esta zona, mas parece que não...! é pena, na genealogia o mais importante é partilhar a informação para se poder tirar as melhores conclusões.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#160947 | margaridabreu | 26 jun 2007 10:34 | Em resposta a: #160905

Caro Daniel Andrade Ferreira

Não sei qual a ligação dos seus Pereiras, Rodrigues com os meus. Uma das minhas 5ª Avó Leonarda Maria Pereira ( casada em Alter do Chão) nasceu em Alter Pedroso em 1738, era filha de Leonardo Rodrigues Pereira nascido na freguesia de S. Tiago de Cayola a 24.10.1717 e neta paterna de Domingos Rodrigues Reixa natural da freguesia de Nª Sª do Rosário- Arronches casado com Catarina Martins dos Muaxos, moradores no Assumar. Não sei ainda a naturalidade desta última.
Quando tiver mais informação sobre este ramo, ponho aqui no tópico.

Mas também doutro ramo, tenho uma 7ª Avó Maria Gonçalves Pereira natural de Campo Maior ( deve ter nascido por volta de 1660, o marido nasceu em Portalegre em 1665) . Só sei que era filha de Gaspar Vicente e de Maria Gonçalves. Necessito de ir ao Arquivo Municipal de Elvas, para ter mais informação.
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#160955 | djabaf34 | 26 jun 2007 13:11 | Em resposta a: #160947

Cara Margarida de Abreu

Muito obrigado pela sua informação. Os seus Pereiras e Rodrigues e os meus devem ter ligação, resta saber se os paroquiais, ou outros documentos, nos permitem estabelece-la. Sei que Maria Pereira Galvão, que refiro na primeira mensagem deste tópico, é filha de Domingos Rodrigues Reixa e de Inês Pereira Galvão, mas ainda não tenho mais informações à cerca dos pais deste casal; se entretanto conseguir mais alguma informação, e a quiser disponibilizar neste tópico, fico-lhe agradecido.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#160964 | margaridabreu | 26 jun 2007 14:51 | Em resposta a: #160955

Caro Daniel Andrade Ferreira

Que casualidade! Sabe de onde é o seu Domingos Rodrigues Reixa ? Até poderá ser o mesmo, pois naquela altura as mulheres morriam muito de parto e os maridos casavam n vezes.
Penso ir a Elvas, ao Arquivo Municipal, mas não tenho tido tempo disponível. Fico com imensa curosiosidade, pois é a primeira pessoa que sei ser descendente dos Reixa que Felgueiras Gayo, chama de Alter do Chão.
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#160979 | djabaf34 | 26 jun 2007 17:02 | Em resposta a: #160964

Cara Margarida de Abreu

De facto, estes Domingos Rodrigues Reixa devem ser a mesma pessoa, ou parentes muito próximos; curiosamente o meu ascendente João Franco Curvo baptizado em Assumar teve como padrinhos o capitão-mor da dita vila Gregório Martins Boroa e madrinha uma senhora de apelido Themudo, não me lembro do nome próprio, mas era esposa de Leonardo Rodrigues Pereira, talvez seja o seu 6º avó?

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#161050 | margaridabreu | 27 jun 2007 10:05 | Em resposta a: #160979

Caro Daniel Andrade Ferreira

Seria coincidência a mais não serem parentes! Mas só com os documentos iremos deslindar. A 1ª mulher de Leonardo Rodrigues Monteiro foi Maria da Rosa ( Rosa é apelido, pois o Pai é João Alvares da Rosa e a Mãe Leonor Garcia) de Alter Pedroso, casaram aqui em 24.09.1736.
Já agora para ajuda :
Leonardo Rodrigues Pereira foi baptizado na freguesia de S. Tiago de Cayola- Urra- Portalegre em 24.10.1717
Afinal tenho o local de nascimento da Mãe do Leonardo, Catarina Martins dos Muaxos, foi na extinta freguesia urbana de Portalegre - S. Martinho.
Para continuar o estudo deste seu ramo, quando pensa ir a Portalegre?
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#161068 | djabaf34 | 27 jun 2007 12:47 | Em resposta a: #161050

Cara Margarida de Abreu

Irei a Portalegre na segunda semana de Julho, ainda não sei em que dia; este é um ramo sobre o qual gostaria de tirar algumas dúvidas, e confirmar alguns dados que já tenho.

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#161069 | JoãoGaspar | 27 jun 2007 13:33 | Em resposta a: #161068

Caros Confrades,

qual a data da primeira pessoa com apelido Pereira Galvão que os senhores conhecem? e o seu nome?

Eu tenho um avô de apelido Pereira Galvão, que se encontra na base de dados do genea e como não se conhece toda a sua descendencia pode ser que seja uma pista.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=584043

Cumprimentos

JSG

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#161073 | margaridabreu | 27 jun 2007 14:38 | Em resposta a: #161068

Caro Daniel Andrade Ferreira

Quando for, será que me pode enviar uma mensagem para o meu e-mail
margaridapontoabreuarrobaiolpontopt ?
Gostaria imenso de concluir consigo este caso, pois como lhe disse, deste ramo é a primeira pessoa que encontro com interesse em genealogia.

Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

GALVÃO : em Castelo Branco

#161087 | manuela | 27 jun 2007 16:08 | Em resposta a: #161073

Caros Participantes

Aqui deixo a referência de um "Rocha Galvão" que encontrei quando procurava por "Rocha", (falecido em 1982, casou em 1931 em Orca, Castelo Branco). Filho de José Lourenço Galvão.

Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: PEREIRA GALVÃO : Assumar, Borba, Campo Maior

#161088 | djabaf34 | 27 jun 2007 16:15 | Em resposta a: #161073

Cara Margarida de Abreu

Sem dúvida, terei todo o gosto em partilhar consigo as informações que tenho; quando tiver a certeza do dia em que irei a Portalegre, enviar-lhe-ei um e-mail.

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 04:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen