Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas

Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159593 | JMSA | 16 jun 2007 01:14

Caros Confrades,
Se algum Confrade for frequentador do Arquivo Distrital de Elvas e se tiver disponibilidade agradeço a pesquisa do seguinte assento de casamento:
Manuel de Cantos, natural de Antequera, Espanha, casou por volta de 1820, em Elvas, com Maria Cristina...(?), natural de Elvas.
Muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159594 | diogopp | 16 jun 2007 01:34 | Em resposta a: #159593

Caro JMSA,

Poderei tentar ver se lhe descubro alguma coisa, no entanto, terá que me dizer qual a freguesia em que casaram ou pelo menos a freguesia em que a dita Maria Cristina nasceu, que terá sido provavelmente onde casaram. Será muito complicado e moroso descobrir alguma coisa sabendo apenas que casaram em Elvas sem saber nenhuma freguesia...

Cumprimentos
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159629 | JMSA | 16 jun 2007 14:38 | Em resposta a: #159594

Caro Confrade,
Muito obrigado pela sua resposta e interesse. Infelizmente nada mais tenho para acrescentar. O que sei é pelos assentos de baptismo dos netos que nasceram em Viseu.
Há muitas freguesias em Elvas?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159747 | diogopp | 17 jun 2007 04:23 | Em resposta a: #159629

Caro JMSA,

Há onze freguesias, mas sao muito grandes, já ajudaria saber se é freguesia urbana ou rural. Lembra-se se havia referencia a alguma freguesia ou até quem sabe à igreja onde casaram? O pai ou a mãe destes netos era natural de Elvas?

Cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159763 | 2570 | 17 jun 2007 13:03 | Em resposta a: #159747

Caro Diogo
Desde já as minhas desculpas pela intromissão.
Devido à falta de tempo para me deslocar, a Elvas agradeço que se puder me localize um casamento, que penso estar nesse arquivo, entre:
Antonio Rosado e Angelica Maria, que deve ter aconrecido por volta de 1795
Antonio Rosado é natural de Gloria de estremoz, filho de Antonio Rosado e Francisca Maria.
Angelica Maria é natural de Santo Amaro, e filha de Martinho Rodrigues e Joana Maria.
Desde já muito agradecido por toda e qualquer ajuda
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159767 | diogopp | 17 jun 2007 13:26 | Em resposta a: #159763

Caro Martins,

Tem muita pressa? So vou ter tempo para lá ir em Julho. Se quiser aguardar...

Cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159768 | 2570 | 17 jun 2007 13:54 | Em resposta a: #159767

Caro Diogo
Muito obrigado pela disponibilidade que demonstra em me ajudar.
A única pressa que tenho é a inerente à curiosidade que a genealogia nos incute.
Julho está optimo, é mesmo muito bom, sobretudo para mim, que luto com falta de tempo para dme deslocar aos arquivos.
Mais uma vez pobridado.
Cordialmente
martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159769 | JMSA | 17 jun 2007 15:09 | Em resposta a: #159747

Caro Confrade,

O Pai das crianças, José Joaquim de Cantos, filho de Manuel de Cantos e de Maria Cristina, era natural de Elvas (como a Mãe), pois tenho o seu assento de casamento realizado em Viseu. Só que, tanto neste como nos de baptismo dos filhos, apenas diz "...da cidade e arcibispado de Elvas..." Será que eram da freguesia principal de Elvas e daí acharem não ser necessário por a freguesia!? É a única justificação que encontro. Este meu antepassado José Joaquim nasceu em Elvas em 1822.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159849 | diogopp | 18 jun 2007 03:01 | Em resposta a: #159769

Caro JMSA,

Estou a contar ir ao Arquivo na 2ª quinzena de julho...vou ver se consigo decobrir alguma coisa...vou tentar ver nas duas principais freguesias urbanas e tentar encontrar o assento de baptismo de José Joaquim de Cantos. O ano de 1822 a que se refere é certo?

Cumprimentos,
Diogo P.Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#159874 | JMSA | 18 jun 2007 14:41 | Em resposta a: #159849

Caro Confrade,
Uma vez mais agradeço a sua ajuda. Num livro antigo escrito por um primo da minha Avó, dizia que os seus Avós tinham a mesma idade. Como tenho o assento de baptismo da mulher, Viseu, Outubro de 1822, parto do princípio que ele terá nascido nesse ano. É a única pista que tenho.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda no Arquivo Municipal Elvas - Veiros

#182668 | IsabelFont | 30 jan 2008 14:48 | Em resposta a: #159849

Caro confrade Diogo Paiva,

Pareceu-me, pelo que li neste tópico que tem facilidade em pesquisar em Elvas. Daí o meu pedido, que segue adiante.

Tenho a seguinte questão que tinha colocado noutro tópico, pedindo ajuda a Évora, uma vez que pensei que Veiros (estremoz) pertencia a Évora.

A questão é a seguinte:

Será que alguém tem notícia de um Capitão Manuel Salgado, ou Manuel Salgado Barreto, filho de Feliciano Salgado e Luisa Serrano, que viveu algures na 2ª metade do século 17 (anos de 1640 ->).
Importava-me descobrir o seu casamento (não sei com quem) e que suspeito se realizou em Estremoz, onde ele parece ter vivido, talvez mais precisamente em Veiros.

Dizem-me daquele tópico que:

Confirmo que os registos paroquiais de Veiros estão no Arquivo Histórico Municipal de Elvas, uma vez que o seu concelho e as suas paróquias (Veiros, Santo Amaro e São Pedro de Almuro) se situavam no Bispado de Elvas. Os registos têm as datas extremas seguintes:

Baptismos: 1601-1837 e 1860-1881
Casamentos: 1601-1843 e 1860-1881
Óbitos: 1601-1843 e 1860-1881

Será que o confrade (ou outros confrades) me pode ajudar?
Grata pela atenção que me puder dispensar
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#232116 | LBolacha | 17 jun 2009 15:19 | Em resposta a: #159849

Caro Sr Diogo P.Paiva

Vejo que é um frequentador assíduo do arquivo municipal de Elvas e sendo assim lhe dirigo a si esta pergunta: Sabe se o dito arquivo possui um email de contacto?
Precisava de lhes pedir umas informações e não o consigo encontrar na internet.

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#232118 | diogopp | 17 jun 2009 15:47 | Em resposta a: #232116

Boa tarde,

Creio que na pagina da Câmara Municipal de Elvas estará, na lista telefónica está de certeza mas nao a tenho aqui comigo, veja no site da PT qual é o telefone de la.

Cumprimentos
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda Arquivo Distrital de Elvas

#232145 | RuiJesuino | 17 jun 2009 22:19 | Em resposta a: #232118

Boa noite,

O e-mail de contacto é biblioteca@cm-elvas.pt

Cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 00:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen