Livros sobre as 5 Vilas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Livros sobre as 5 Vilas

#159651 | chartri | 16 jun 2007 16:46

Para quem estuda a região das 5 Vilas deve interessar alguns livros que recentemente foram editados, entre autros:

- Rodrigues, Mário Rui Simões, "Viagens pela história de Alvaiázere" Município de Alvaiáreze, 2006.

- Craveiro, Carlos Laranjeira, "No vagar dos tempos" -Município de Alvaiáreze, 2006.

- Nunes, Jacinto M. G., "Alvaiárze, nobreza e seus brasões", Ed do autor com o apoio do Município de Alvaiáreze, 2004.

- Simões, António Augusto da Costa, "Topografia médica das cinco vilas e Arega ou dos concelhos de Chão de Couce e Maçãs de D. Maria em 1848", Reedição, Minerva Coimbra 2003.

- Craveiro, Carlos Laranjeira, "Tempos de mudança" Ed Município de Alvaiáreze, 2007.

Tratam-se de livros que não são caros, muito interessantes para quem estuda esta região, nomeadamente o concelho de Alvaiáreze e que podem ser solicitados, espero eu, atravéz da livraria do Guarda Mor.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: Hoje foram apresentados na Casa de Cultura do Município de Alvaiáreze mais dois que não deixarei de os indicar aqui logo que os comprar.

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#159670 | henrdias | 16 jun 2007 19:21 | Em resposta a: #159651

Ricardo Charters d' Azevedo,

agradeço esta sua lembrança, e confesso que o primeiro livro que referiu constituiu novidade para mim, e por isso, farei questão de o adquirir quanto antes.

Um dos que foram hoje apresentados, tinha sido por mim publicitado no tópico "Bastos de Alvaiázere" na intervenção de 07-06-2007, e alguns dos que mencionou, também já os havia referido nos tópicos "Genealogia das Cinco Vilas" e "Famílias de Maçãs de D. Maria".

Mas devo dizer que estou plenamente de acordo em concentrar toda esta informação bibliográfica dispersa, num único tópico. Por isso aqui vai o meu contributo para engrossar a sua lista:

- Nunes, Jacinto Maria Gomes, "Alvaiázere - Parte do meu Contributo para a sua Monografia" Ed, 2001.

- Nunes, Jacinto Maria Gomes, "Alvaiázere e Areias - Duas Igrejas - Duas Ordens Religiosas - Um Convento" Ed, 2003.

- Nunes, Jacinto Maria Gomes, "Alvaiázere - São Pedro do Rego da Murta - Monografia 1" Ed, 2006.

- Nunes, Jacinto Maria Gomes, "Alvaiázere - Pelmá (São João da Bela Vista) (Pello mar) - Monografia 2" Ed, 2007.

- Rodrigues, Alfredo, "Maçãs de D. Maria - História e contos à sombra da "Ribeirinha"" Ed, 2000.

- Dias, Manuel Augusto, "Chão de Couce - Estudo Monográfico" Ed, da Junta de Freguesia, 2001.

- Campos, Nuno Silva, "D. Pedro de Meneses e a Construção da Casa de Vila Real (1415-1437)" Edições Colibri, 2004.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#159675 | henrdias | 16 jun 2007 19:53 | Em resposta a: #159651

Caro Ricardo Charters d' Azevedo:

A vila de Aguda, embora pertença hoje ao concelho de Figueiró dos vinhos, foi no entanto uma das "Cinco Vilas", e por isso faz todo o sentido divulgar as seguintes obras:

- Medeiros, Carlos da Conceição Mendes, "Figueiró dos Vinhos - Terra de Sonho" Ed, Câmara Municipal, 2002.

- (Vários autores), "Monografia do Concelho de Figueiró dos Vinhos" Ed, Câmara Municipal, 2004.

- Santos, José Costa dos, "OS MAGALHÃES de Pedrógão Grande e de F. dos Vinhos" Ed, das duas C.M., 2004.

Caro Ricardo, aproveitando a "boleia" deste tópico e dado que em tempos me falou de uns Barbosas de Ancião, devo dizer que ontem encontrei um Belchior Barbosa, "ouvidor das Sinquo Villas do Marquês".
Aparece na condição de padrinho num casamento realizado em C. Couce a 05.01.1639, conjuntamente com o Capitão Diogo Pacheco Moniz. Os nubentes eram Gaspar Lopes do Rego filho de Manuel Lopes e de Madalena João e Teresa Moniz filha de Jerónimo Moniz de Mascarenhas e de Domingas Roiz.
Será que esta gente lhe diz alguma coisa ?

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#159676 | chartri | 16 jun 2007 19:58 | Em resposta a: #159670

Meu caro Henrique Dias

Concordo consigo. Vamos colocar aqui a bibliografia sobre as "Cinco Vilas".

Os que foram hoje apresentados, oferecidos a quem esteve na Casa da Cultura de Alvaiàzere foram:

- Duarte, Maria José Marques Rosa Guanilho, "Modelos de educação familiar e laboral numa área rural do Distrito de Leiria", Município de Alvaiázere, 2007.


e aquele que ja menciona:

- Nunes, Jacinto Maria Gomes, "Alvaiázere - Pelmá (São João da Bela Vista) (Pello mar) - Monografia 2" Ed, 2007.

Aproveito para indicar ainda os seguintes:

- Serrão, Joaquim Veríssimo "Viagens em Portugal de Manuel Severim de Faria. 1604-1609-1625", Academia Portuguesa de História, Lisboa, 1974.

-Dias, Manuel Augusto, "Chão de Couce. Estudo Monográfico", Junta de Freguesia de Chão de Couce, 2001.

-Pedro, Avelino Ferreira, "Apontamentos resumidos respeitantes ás antigas Cinco Vilas e Arega, Imprensa da Armada, Lisboa, 1927.

-Pedro, Avelino Teixeira, "Macãs de D. Maria. A ribeirinha. Notas sobre esta vila extremenha, Imprensa da Armada, Lisboa, 1928.

-Sequeira, Gustavo de Matos, #Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Leiria" Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1955.

- Silva, Francisco Caetano da e Ventura, Maria Helena Santos, "Santa Casa da Mesericordia de Alvaiásere 1663-1997. Contributos para a sua história" Mesericordia, Alvaiásere, 1997.

-Marques, Paula Alexandre Cassiano, "Novo contributo para o estudo do passado arqueológico de Alvaiásere" in Techne, nº 5, 1999, pag 65-140.

Assim fica quase tudo que ja consultei. Recomendo ainda os Registos paroquiais e as notas dos tabliões (a consultar no Arquivo Distrital de Leiria) e os vários livros que falam do caminho de Santiago (pois passava por esta zona) onde se encontram referências breves a estas vilas.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo.

PS: Estou hoje em Maçãs de D. Maria de ondoemando esta mensagem: chove....

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#159685 | chartri | 16 jun 2007 20:19 | Em resposta a: #159675

Caro Henriques Dias

Muito obrigado. Claro que as "Cinco Vilas" é uma área grande e importante. Foi muito importante no séculos XVII e XVIII.

Sobre os meus Barbosas de Ansião eram "Soares Barbosa" e dois deles tem ruas em Ansião, pois eram padres e lentes em Coimbra (um Joaquim e um António). Mas como não fui mais para tras que 1800 por falta de registos em Ansião, até pode ser que hajam ligações. Devo agora ir ver as notas dos tabliões da zona. Pode ser que encontre alguma coisa. Mas os avós maternos desses Soares Barbosa eram Francisco Barbosa da Cunha e Maria Soares. os avós paternos eram Lázaro Freire e Maria Luisa. Daqui se infere que se manteve o habito de manter os apelidos do ramo materno (ests devem ter vivido entre 171710. 1750.
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#159761 | chartri | 17 jun 2007 12:54 | Em resposta a: #159685

Aqui fica mais um livro:

Dias, Manuel Augusto, "Conraria de N S da Paz da Constatina (ansião): séculos XVII a XIX", Confraria de N S da Paz, Ansião, 1996.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#160287 | henrdias | 20 jun 2007 21:21 | Em resposta a: #159651

Caros Confrades,

contactei a Biblioteca Municipal de Alvaiázere, e fiquei a saber que estão disponíveis para enviar à cobrança (atravéz dos Correios), as obras editadas com o apoio do Município, a quem as solicitar.
Exepção feita para as obras mais antigas aqui divulgadas que estarão provávelmente esgotadas. Quanto às obras mais recentes (lançadas durante a FAFIPA), também não tem condições para as enviar, pois ainda não está estipulado o preço das mesmas. Provávelmente só depois da próxima reunião de Câmara.

A B. M. pode ser contactada pelo telf. 236 651 145, ou por mail
biblioteca.municipal@cm-alvaiazere.pt

cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#162755 | henrdias | 15 jul 2007 14:02 | Em resposta a: #160287

Caros Confrades,

tanto quanto julgo saber a CMA, ainda não deliberou acerca do preço a atribuir às obras recentemente editadas, portanto, há que aguardar, com calma ...

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#163819 | chartri | 29 jul 2007 17:46 | Em resposta a: #162755

Caro Henrique

Ja sabe se os livros estão à venda na Biblioteca da CM de Alvaiázere?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#163823 | henrdias | 29 jul 2007 18:10 | Em resposta a: #163819

Caro Ricardo Charters d' Azevedo,

a Câmara ainda não decidiu, portanto ainda não está decidido...

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165245 | henrdias | 18 ago 2007 16:48 | Em resposta a: #163819

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

tive oportunidade de me deslocar a Alvaiázere (numa curta estadia em Maçãs durante umas igualmente curtas férias), com o objectivo de adquirir as obras mais recentes do Concelho lançadas durante a FAFIPA, e já por nós aqui amplamente divulgadas no tópico. Acontece que a minha missão foi um fracasso, pois apenas me foi permitido consultar as referidas obras na Biblioteca Municipal, não me sendo possível adquirir as mesmas, porque lamentavelmente a Câmara Municipal passados dois meses ainda não deliberou acerca do preço a que as mesmas serão comercializadas. Temos de compreender que estamos no período de férias, não é?

Portanto os livros,
"Alvaiázere - Pelmá (São João da Bela Vista) (Pello mar) - Monografia 2",
"Modelos de educação familiar e laboral numa área rural do Distrito de Leiria" e
"Tempos de mudança",
não poderão ser adquiridos, por enquanto, na referida Biblioteca.

No entanto, este último "Tempos de mudança", tive oportunidade de o adquirir em Maçãs de D. Maria, onde se encontra à venda em diversas lojas, tanto esse como o outro do Carlos Laranjeira Craveiro "No vagar dos tempos", e custam respectivamente 10€ e 8€.

Comprei também "Viagens pela história de Alvaiázere" no posto de turismo municipal situado no coreto frente à igreja de Alvaiázere, pela quantia de 12€, e adquiri ainda "Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere 1663-1997 - Contributos para a sua história", nas instalações da Misericórdia situadas na rua com o mesmo nome. Quanto a este não sei dizer o preço pelo simples facto de me ter sido gentilmente oferecido.

Tive ainda a oportunidade de adquirir outras obras em Pedrógão Grande, onde também tenho ascendência, mas que não caberá aqui a sua divulgação, por isso é tudo o que me apraz dizer por agora em relação à bibliografia das Cinco Vilas.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165267 | chartri | 18 ago 2007 20:01 | Em resposta a: #165245

Meu caro Henrique Dias

Estive ontem em Maçãs de D. Maria. Já tinha verificado isso mesmo, i e que a CM não fixou o preço dos livros. Posso lhe dizer que a CM de Leiria levou a fixar o preço de umas actas de um seminário, 2 anos!

Os livros que me indica ter comprado já os tenho e já os li e anotei (a minha mulher é de Maças e a família dela é a dona do Casal da Vila no centro da referida vila.)

Onde tenho comprado muitos livros é em Leiria (de onde é a minha família) e na Nazaré (onde tenho ascendentes Azevedo no século XVII e XVIII.).Porto de Mós, Ansião e Batalha, são as outras terras onde tenho comprado livros muito interessantes onde os meus ascendentes são mencionados.

Ja agora digo-lhe que o "meu livro" sobre a minha família, escrito por mim e outros deverá sait no início de Outubro. No entanto não ha la nenhumas referências a Maçãs, mas sim a Ansião e uma a Chão de Couce.

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165304 | henrdias | 19 ago 2007 15:49 | Em resposta a: #165267

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

tenho acompanhado as notícias acerca do seu livro e apesar das poucas referências às Cinco Vilas, ainda assim tenho interesse em o adquirir, por isso agradeço que me informe da melhor forma de o fazer.

Estive na Biblioteca de Alvaiázere, pesquisando os jornais antigos do concelho e encontro várias referências aos Gameiros da família da sua esposa. Encontrei também uma referência a um familiar seu, mas que provavelmente não constituirá novidade para si, uma vez que estes jornais também se encontram no Arquivo Distrital de Leiria, mas ainda assim, aqui vai:

Jornal "O Combate" Nº 37 - 25.10.1894

"... estiveram na última semana em Alvaiázere o ilustre Engenheiro da Secção e ex-putado José Charters d' Azevedo,..."

Creio que a notícia se referia ao Eng. José Maria Charters Henriques d' Azevedo, e agora sem outro assunto, receba os melhores cumprimentos de

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165317 | chartri | 19 ago 2007 19:36 | Em resposta a: #165304

Meu caro Henrique Dias
Bem o livro só sairá la para outubro. Não deixarei de o anunciar. Pode ver o indice no meu "site": www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt

Claro que conheço o meu tio bisavô e deputado às Cortes, Eng José Maria Charters Henriques de Azevedo. Tem mesmo um capítulo próprio no meu livro.

Claro que os Gameiros, nomeadamente o António Gameiro (tio avô da minha mulher ) devem ser frequentemente referidos nos jornais da época. O Armazem das 5 Vilas em Maçãs com lojas e com uma pequena sala de teatro (hoje em estado avançado de degradação) era de sua propriedade, por exemplo.

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: Já agora informo-o que uma tia minha, casada com o irmão da minha mãe, é da família dos Pimentel Teixeira de Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165330 | luis262 | 19 ago 2007 23:16 | Em resposta a: #165317

Caros Henrique Dias e Ricardo Charters d`Azevedo,

A tia de Ricardo Charters d`Azevedo será certamente Maria do Céu Varela Pimentel de Figueiredo, prima direita da minha mãe e filha de um irmão do meu avô materno, o meu tio avô Emídio Augusto Simões de Pinho Pimentel de Figueiredo, que vivia em Leiria.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144180

No Geneall, só tem página editada a filha mais velha, Maria Rosa Varela Pimentel de Figueiredo, mãe do Tó Zé ( António José Pimentel Teixeira Mendes.

O Henrique conhece essas minhas duas primas, de casa do Carlos Pimentel Teixeira, em Carcavelos.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165334 | chartri | 19 ago 2007 23:34 | Em resposta a: #165330

Meu caro Luís Piçarra

Bingo! Efectivamente é essa. Pode ver as relações na minha página : www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt

Ainda ha bem pouco tempo ela adquiriu a minha sogra, Fernanda Ferreira Gameiro, um conjunto de 6 azulejos feito por ela com a velha casa dos Pimenteis em Maçãs de D. Maria. A minha sogra, que possui o Casal da Vila no centro de Maçãs (em frente ao café Amazonas), lutou pela preservação desta casa que a CM procurou destruir completamente. Teve sucesso pois hoje temos parte dessa casa na vila.

O seu tio avô Emídio deu-me aulas de inglês durante as férias que eu passava em Leiria. Já la vão muitos anos.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165346 | luis262 | 20 ago 2007 00:44 | Em resposta a: #165334

Caro Ricardo Charters d`Azevedo

Conheci muito bem esses meus tios avós.
Folgo saber que o conheceu também.

Quanto à sua tia e minha tia Maria do Céu, vamo-nos encontrando mais vezes , sobretudo em Carcavelos, pois é muito amiga da minha tia Maria José .
Hei-de pedir-lhe para ver os azulejos.

Cumprimentos

LuísPiçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165347 | luis262 | 20 ago 2007 00:48 | Em resposta a: #165346

Corrijo:
(...) minha prima Maria do Céu (...)
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165413 | chartri | 20 ago 2007 20:31 | Em resposta a: #165346

Meu Caro Luís Piçarra

Como moro em S. Pedro do Estoril poderei dar um salto a Carcavelos para um encontro.
Sobre o azulejos da casa dos Pimentel Teixeira em Maças de D. Maria julgo que foram para a Africa do Sul...

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165472 | CCS1953 | 21 ago 2007 20:00 | Em resposta a: #165267

Caro Confrade Ricardo Charters d'Azevedo,

Por acaso o Senhor é da família do Dr. João Charters?

Este João Charters foi meu colega na ex-Companhia de Seguros Império.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165474 | chartri | 21 ago 2007 20:38 | Em resposta a: #165472

Cara Celeste Correia Saraiva.
Claro que sou. Veja a minha página em http://www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#165485 | luis262 | 21 ago 2007 23:37 | Em resposta a: #165413

Caro amigo Ricardo Charters d`Azevedo

Vou passar uns dias ao norte, mas estarei de volta em meados de Setembro.
Na altura contacto aqui neste tópico e poderemos combinar um encontro "genealógico ".

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#167222 | henrdias | 12 set 2007 15:21 | Em resposta a: #165267

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

segundo informações recentes, devo dizer que continua tudo na mesma, ou seja a C.M. ainda não fixou o preço dos livros....

Vamos aguardando...
Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#167225 | chartri | 12 set 2007 15:41 | Em resposta a: #167222

Meu caro Henrique Dias

Muito obrigado. Ja sabia, pois tenho ido a Maças

Cumprimentos
Ricardo Charters d'azevedo

PS: Ja agora lhe dio que a CMde Leiria levou quase 3 anos a fixar o preço de os livros com as actas de um Congresso que ela organizou 4 anos antes!

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#169972 | henrdias | 13 out 2007 15:20 | Em resposta a: #167225

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

nova feira teve lugar em Alvaiázere de 5 a 7 Outubro. Desta feita, o chamado "Festival Gastronómico" em honra do chícharo.

Novos livros foram lançados no decorrer da mesma, e no entanto continuam sem poder ser comercializados os que haviam sido lançados na passada feira de Junho...

Sem comentários...

apenas um pensamento em "alta-voz": será que a CMA estará a competir com a CML no campo da inércia ? Esperemos que não, para bem da cultura e da história locais.

E já agora uma pergunta, como é que estamos em relação ao seu livro ? Espero, sinceramente que tudo esteja a decorrer como planeado, e que o mesmo possa ser um sucesso.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#169982 | chartri | 13 out 2007 20:16 | Em resposta a: #169972

Meu caro Henrique Dias

Sairam novos livros no decorrer da feira do Chicharro? Sabe os títulos?

Sobre meu livro... está quase. Tenho a capa feita, o texto composto e revisto estando agora a ser elaborado o indice de nomes.

Esta tudo a decorrer como o planeado, mas com pequenos atrasos. Sabe, tudo leva tempo...

Espero que durante todo o mês de Novembro saia.

Não deixarei de o colocar á venda aqui no Geneall, i.e na livraria do Guarda Mor.

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#169987 | henrdias | 13 out 2007 21:51 | Em resposta a: #169982

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

folgo em saber que que tudo vai bem com o seu livro.

Quanto aos livros lançados aquando do Festival do Chícharo (e não do Chicharro), creio não terem interesse genealógico, muito embora eu não tenha tido acesso aos mesmos.

Um deles, trata-se de um romance de ficção, e constitui a décima obra literária da autora, que embora natural de Ancião, é Alvaiazerense de coração, conforme afirma o jornal local. O título é bem sugestivo: "Balada do Chícharo", e foi editado pela "Colibri", editora de prestígio ligada ao mundo académico. A autora é Otilina Silva.

O outro, edição da C. M. Alvaiázere (Casa da Cultura), intitula-se "Gastronomia Tradicional de Alvaiázere", e por fim, "Matança do Porco", do Rancho Folclórico da Freg. de Pussos.

Bem, e por hoje é tudo, pois estes títulos já me abriram o apetite...

Cumprimentos deste amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#169990 | chartri | 13 out 2007 22:37 | Em resposta a: #169987

Caro Henrique Dias
Sim é o Cícharo... sim eu sabia

Muito obrigado pelas indicações


Bom domingo

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#169991 | henrdias | 13 out 2007 22:48 | Em resposta a: #169990

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

espero que não me leve a mal, mas o chicharro fez-me soltar uma enorme gargalhada, como deve de compreender. Rir é saudável, dizem alguns, e eu próprio gosto de incutir um certo humor a estas coisas para não tornar isto tão monótono e informal.

Um óptimo domingo também para si.

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#169992 | chartri | 13 out 2007 22:57 | Em resposta a: #169991

Caro Henrique Dias

Eu sei. Pobre peixe , o chicharro, que hoje foi elevado a categoria de preciosidade.

Vi numa feira em Alvaiázere todo o processo de germinação das sementes do chícharo e a forma como se faz a selecção das sementes

Um abraço

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#180273 | henrdias | 13 jan 2008 17:38 | Em resposta a: #169992

Caro Ricardo Charters d' Azevedo,

é com alguma consternação que verifico que em Alvaiázere apenas o ano mudou, pois de resto continua tudo na mesma, como a lesma...
Continuam sem poder vender os livros porque ainda não determinaram o preço dos mesmos... e eu continuo a pensar que já gastei mais dinheiro em telefonemas do que o preço que eles me poderiam custar... enfim.

No tópico "José Eduardo Simões Baião", o confrade Paulo Alcobia informou-me que foi editado há cerca de um mês, no Luxemburgo (imagine-se) um livro que contém diversos elementos subsidiários para o estudo de vários vultos Alvaiazerenses. Quando eu tiver informações mais detalhadas, conto colocá-las aqui.

Então e o meu amigo andou aqui a divulgar outras obras e não divulga a sua? Não me deixa alternativa, e terei de ser eu a fazê-lo, porque afinal a sua obra também fala de gente de Ansião, e portanto dentro do limite das Cinco Vilas.

http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=965

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=180160

Sei que está pedindo a opinião acerca da mesma, mas neste momento ainda não posso dar, pois só agora vou proceder à encomenda. Mas certamente que a minha opinião não poderá ser diferente daquelas que já apreciei.

Receba meus sinceros parabéns, e um abraço amigo de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#180288 | chartri | 13 jan 2008 19:20 | Em resposta a: #180273

Meu Caro Henrique Dias

Claro que ja anunciei aqui e até ja abri um tópico.
Ofereci o livro à Biblioteca de Ansião e ao Jornal Serras de Ansião. Ambos me deram elementos para o livro .

Ainda me falta fazer a apresentação do livro em Leiria e já se esgota nas livrarias...

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

PS: estive no Natal em Maçãs de D. Maria e dei um salto a Alvaiazere et "nada" como confirma.

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#184122 | chartri | 08 fev 2008 15:53 | Em resposta a: #159670

Meu caro Henrique Dias

Encontrei:

AUTOR: SIMÕES, A. A. da Costa
TÍTULO: TOPOGRAPHIA MEDICA DAS CINCO VILLAS E AREGA OU DOS CONCELHOS DE CHÃO DE COUCE E MAÇAS DE D. MARIA EM 1848

e encomendei

Disseram-me que é caracterizador da situação da população desta região.

Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#184666 | henrdias | 12 fev 2008 22:58 | Em resposta a: #184122

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

retardei a resposta propositadamente, porque havia encomendado a obra de que é co-autor aqui na livraria do Guarda-Mor há cerca de quinze dias, e só hoje me chegou às mãos.
É de facto extraordinária, mas isso não constituiu surpresa para mim, pois já lhe tinha dado uma olhada à uns dias atrás, na Torre do Tombo. Mas agora posso efectivamente confirmar que se trata de uma obra espantosa sobre os mais diversos aspectos, e vai muito para além de um vulgar e massudo livro de genealogia. Os meus sinceros parabéns à equipa.

E isto leva-me a pensar o seguinte: Quando é que será possível ver surgir uma obra "a sério" sobre a antiga Comarca das Cinco Vilas?!....

Também hoje, tive oportunidade de adquirir outra obra de extremo interesse para os "estudiosos" das Cinco Vilas, que também tinha apreciado na T. Tombo, e que aproveito para publicitar.
Trata-se da obra de Mafalda de Noronha Wagner, editada pela Colibri nos finais do ano passado, intitulada "A Casa de Vila Real e a conspiração de 1641 contra D. João IV".
Como sabe, a dita Casa de V. Real, foi a donatária desta região por mais de dois séculos.

Quanto à obra do Dr. Costa Simões, posso-lhe desde já adiantar que irá ficar deliciado com a mesma, pois ela constitui um verdadeiro retrato de "Como viviam os nossos antepassados" das Cinco Vilas naquele tempo, pois o seu autor foi sem sombra de dúvida o maior conhecedor desta região e das suas gentes. O homem, para a época, era um verdadeiro cientista. Abarcou vários ramos do saber humano, e pode dizer-se que conhecia este povo por dentro e por fora. E digo "por dentro" literalmente, pois ele até autópsias chegou a fazer...

bem...bem...fiquemos por aqui!

Receba um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#184672 | chartri | 12 fev 2008 23:37 | Em resposta a: #184666

Meu caro Henrique Dias

Efectivamente o livro ficou bem. E já esta a fazer escola pois ha mais na calha em Leiria, sobre outras casas e famílias.

Livros só com genealogia interessam a alguns. Se o apimentarmos com apontamentos da vida real, tornam-se mais "sexy". Aquele meu tópico, que aqui lancei, sobre como viviam os nossos antepassados (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=183673) foi um ensaio. Mas finalmente não o transformei num capítulo. Talvez seja um capítulo de um próximo livro.

Amanhã faço uma conferencia em Leiria sobre as Invasões Francesas. Foco a minha coferencia sobre Leiria.è tambem o resultado do meu 1º caítulo do Livro "Villa da Portela - os Charters d'Azevedo em Leiria e as suas relações familiares " (http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=965). Agoram convidam-me para tudo que é história e eu não sou historiador. Talvez por isso mesmo: posso arriscar palpites sem dar cado da inha carreira de historiador!!!!

Continua pouco estudada a nossa região. Por exemplo, verifiquei que Figueiró dos Vinhos era uma "grande" povoação em 1800.

Julgo que temos por começar a caracterizar a nossa região a partir de quando ha dados (finais do século XVIII, julgo) e depois confirmar a degradação e pobresa que daí para cá se abateu na região: guerras, mais guerras, etc.

Ja comprei igualmente o livro da Mafalda de Noronha Wagner. Mas os apoiantes da Casa de Bragança ainda o não descobriram, pois se o descobrrem irão cair sobre ele...!!!!


Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#189572 | henrdias | 26 mar 2008 00:12 | Em resposta a: #159685

Caro Ricardo Charters d' Azevedo,
e restantes Confrades:

Tomo a liberdade de divulgar um e-mail que me chegou hoje do Confrade Nuno Marques Figueira, por entender que se enquadra no contexto deste tópico, cujo teor é o seguinte:


"Como penso que esta monografia vai ao encontro dos vossos gostos pessoais, tomo a liberdade de vos enviar. São 19 megabites de boa geografia e história locais: http://www.cm-figueirodosvinhos.pt/_assets/content/cultura/publicacoes/monografia.pdf.
Se por acaso conhecerem outras autarquias que disponibilizem publicações similares, agradeço que me indiquem."


Trata-se de uma obra que eu divulguei aqui em 16-06-2007, e que se pode obter num ficheiro de formato Pdf. São 284 páginas, com informação diversificada acerca do concelho, do seu território, sua história, suas gentes, sua economia, seu património, etc, etc. Tem algumas biografias, fotos, mapas, etc.
Julgo ser de grande interesse para os pesquisadores desta região, até pela relação qualidade/preço.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#189577 | chartri | 26 mar 2008 00:50 | Em resposta a: #189572

Caro Henrique Dias
Ja fiz o download. Pareceu-me muito interessante.
Vou ler atentamente

Muito obrigado por ter colocado aqui não sé o títulos das obras sobre as "cinco vilas" mas desta vez... a obra propriamente dita

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#193812 | chartri | 22 abr 2008 19:53 | Em resposta a: #180273

Meu caro Henrique Dias

Encontrei, e já comprei:

"Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - nº 5 - Alvaiázere" de Mário Rui Simões Rodrigues e Saul António Gomes, ed Palimage/Terra Ocre, Coimbra 2007.


Trata-se de um mais um volume do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Unv de Coimbra e que transcreve as "Notícias e Mem´prias Paroquiais Setecentistas do Centro de Portugal" e são baseadas nos inqueritos de 1721, 1732 e 1758 cobrindo desta forma, Almoster, Alvaiazere, Maçãs do Caminho, Maçãs de D. Maria, Pelmá, Pussos e Rego da Murta.

Interessante ao folhear. Vou ler
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
PS: tem apoio da CM de Alvaiázere, naturalmente e de Porgel, Soc Com de Produtos Alimentartes Lda.!!!

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#194899 | henrdias | 01 mai 2008 12:21 | Em resposta a: #193812

Caro Ricardo Charters d' Azevedo

Tive oportunidade de passar uns dias excelentes numas belas ilhas que temos algures no meio do Atlântico, mas onde os preços de acesso à internet são deveras proibitivos... ou seja "não há bela sem senão", e daí a razão desta resposta tardia.

Rejubilei quando vi esta sua mensagem, e assim que cheguei pus-me em campo e já a tenho comigo o livro que aqui divulgou. Trata-se de uma obra editada pela Palimage e pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, com o patrocínio da Câmara Municipal de Alvaiázere e da Porgel, Lda., mas que felizmente, se pode encontrar noutras livrarias. Pessoalmente adquiri-a (por 14 €) na Livraria Ferin, Rua Nova do Almada em Lisboa.

É de facto mais uma excelente obra com que o Mário Rui Simões Rodrigues nos premeia, desta feita em parceria com Saul António Gomes.

É com agrado que registo o aparecimento recente de obras sobre a antiga Comarca das Cinco Vilas que nos permitem caracterizar melhor a região nos tempos mais recuados. Pena é que ainda não tenha surgido um trabalho "a sério" acerca das famílias que por aqui passaram… mas é preciso dar tempo ao tempo.

Deixo aqui algumas ligações que poderão interessar a quem quiser saber mais:

http://www.chsc.uc.pt/edicao/livro_17.htm
http://www.palimage.pt/livro.php?livroid=fch22
http://www.palimage.pt/autor.php?autorid=aut106

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#194965 | chartri | 01 mai 2008 23:29 | Em resposta a: #194899

Meu Caro Henrique Dias
Bem vindo ao site.
E chegou... e foi logo comprar o livro
Bravo


Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#198524 | henrdias | 29 mai 2008 19:35 | Em resposta a: #194965

Caro Ricardo Charters d' Azevedo, e caros confrades,

apezar de já ter divulgado noutros tópicos a ligação a uma página com a BIBLIOGRAFIA DE ANSIANENSES, de autoria Manuel Augusto Dias, creio que faz todo o sentido divugá-la também aqui, com o objectivo de concentar toda a informação relacionada com as Cinco Vilas:

http://www.uszeis.web.pt/14encontroAnsiao/exalunosdafigueiraEncontAnsiao04b01.html

Como pode verificar, também vêm referidas as obras do "seu" António Soares Barbosa (como aliás não podia deixar de ser), mas que provávelmente não constituirão novidade para si.

Ainda a bem da "concentração bibliográfica", deixo também aqui a informação (que me chegou através do meu primo Nuno Melo Martins) que a Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos disponibilizou na internet a digitalização de alguns números
dos Jornais da região e que podem ser acedidos atravéz seguinte site:

http://www.bmfigueirodosvinhos.com.pt/
no tópico "imprensa local", onde constam os seguintes títulos, em formato pdf:

Comarca , a (1991- )
Comarca de Figueiró (1975-1983)
Correio de Figueiró (1925-1926)
Degrau, o (1969)
Echo de Figueiró, o (1906- )
Escola do povo (1899- )
Expresso do Centro (1998- )
Figueiroense, o (1897- )
Jornal da Casa da Comarca de Figueiró dos Vinhos (1947)
Jornal de Figueiró dos Vinhos (1982-1994)
Norte do Distrito, o (1953-1974)
Notícias de Campelo (1971- )
Primavera, a (1901- )
Regeneração, a (1925-1974)
Revista da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos (2006- )
Risota, o (1958)
Tesoura, a (1923)
União figueiroense (1910-1918)
Vida académica (1969)
Vida paroquial (1952-1964)
Voz d'Arega (1993-1995)
Zêzere, o (1895- )

Esperando que seja do agrado dos confrades que estudam esta região, e esperando também que as outras Bibliotecas das Cinco Vilas lhe possam seguir o exemplo.
Aqui fica, com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#198529 | chartri | 29 mai 2008 20:14 | Em resposta a: #198524

Meu Caro Henrique Dias

Mas encontrou umas preciosidades . ... aqueles jornais do século XIX (se bem com pocos numeros disponiveis ) mostram como era a "vida" naquela época. Mostra o que se considerava importante. Encontrei alguns nomes conhecidos que me permitem traçar os seus percursos.

Sobre os ansianenses, alem do Antonio Soares Barbosa esta lá tambem o João Pais de Almeida e Silva. Chamo no entanto a atenão para o livro publicado pelo jornal Serras de Ansião, "Ainsianenses Ilustres" de autoria pelo seu director Augusto Manuel Dias.

Mas já agora gostaria de informar que Ansião faz uma feira do livro até dia 2 de Junho (das 10h ás 22h). Trata-se da 12º Edição e desenvolve-se na zona envolvente ao rio Nabão e junto ao futuro Centro de Intrepretação Ambiental.

Não sei se passarei por la. No entanto ás vezes aparecem livro antigos muito interessantes, ou alguns mesmo mais recentes sobre a região das 5 Vilas.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#198595 | henrdias | 30 mai 2008 08:12 | Em resposta a: #198529

Caro Ricardo Charters d' Azevedo,

que pena que eu tenho, pois provavelmente só passarei por Ansião no fim de semana seguinte. Estou curioso para ver o arranjo que fizeram junto aos olhos de àgua do Nabão.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#198658 | chartri | 30 mai 2008 21:58 | Em resposta a: #198595

Meu Caro Henrique Dias
Acabei de comprar e estou a folhear os dois volumes (de 600 paginas cada um) de um livro de Selma Pousão-Smith, "Rodigues Lobo, os Vila Real e a estratrégia da Dissimulatio". Trata-se de uma edição da autora de 2008.

Claro que na página 44 e 45 do I Volume, dito:
"A sete léguas de caminho áspero e fragozo de Leiria [...] posuiam os Marqueses de Vila Real, em Chão de Couce, um riquissimo senhorio ma vastíssima Quinta (hoje conhecida como Quinta de Cima) aí sita a qual quinta juntamente com a vila de Chão de Couce tinham sido inicialmente doadas juntamente com Avelar, Aguda e Maçãs de D. Maria ao Conde de Barcelos D. João Afonso Telo, por El Rei D. Pedro I com todas as juridiç~oes e mero e misto império poder para confirmar juizes e pôr escrivão" Falaainda da Quinta da Mouta Bela (e do seu belíssimo Paço) aldeia de Canane no termo de Chão de Couce; de Pousaflores, etc.

Claro que sobre Leiria no Século XVII o livro é riquíssimo.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#200282 | henrdias | 13 jun 2008 20:37 | Em resposta a: #198658

Caro Ricardo Charters d' Azevedo, e caros confrades,

passei por Ansião (tal como previsto) no passado fim-de-semana, onde verifiquei "in loco" o magnifico arranjo que sofreu toda a área envolvente aos olhos de água do Nabão. Pena é que não seja uma nascente perene, tal como a do Agroal que também alimenta o mesmo rio, e neste momento também objecto de importantes obras de remodelação total e arranjo paisagístico, à muito reclamadas.

Tive ainda oportunidade de passar por Santiago da Guarda (onde tenho vários ascendentes), e constatar o excelente trabalho de recuperação da casa senhorial dos Condes de Castelo Melhor, também conhecido como Paço de Vasconcelos julgo por haver algum relacionamento com os Senhores de Figueiró dos Vinhos. A ultima vez que ali estive ainda decorriam as escavações arqueológicas, e é notável o trabalho que foi feito daí para cá e extraordinária a descoberta dos belíssimos pavimentos romanos. Parece que é um caso único na Península de uma casa senhorial do séc. XVI construída por cima da casa do Senhor proprietário da vila Romana que ali existiu. Esta região parece ter sido muito povoada na antiguidade, a julgar também pela importante vila Romana que está a ser posta a descoberto ali bem perto no Rabaçal, e a proximidade com a grande cidade de Conímbriga.

Bem, mas não foram estas descobertas que me fizeram "pegar na pena", mas as descobertas que têm a ver com o tema deste tópico. Assim, tive oportunidade de passar pela biblioteca de Ansião e analisar o fundo local, onde encontrei algumas novidades.

- Alvorge uma Comunidade Rural do Séc. XVII (Estudo de História Rural) de Maria Judite Seabra.
Ed. CM-Ansião - CCRC - 1989.
- Vila de Avelar - A Biografia e Obra de Alfredo Dias Coelho. Ed. 2007.

Mas a obra mais interessante foi uma monografia de Ansião, já com alguns anos, mas muito completa. Espero requisitá-la nas férias para poder lê-la calmamente em casa e tirar os meus apontamentos.

- Ansião - Perspectiva Global da Arquitectura, História e Arte da Vila e do Concelho de José Eduardo Reis Coutinho, Coimbra - 1986.

Também analisei a obra que a aqui referiu:
- "Ansianenses Ilustres -1", de Manuel Augusto Dias, Edição do Jornal Serras de Ansião - 2002.

tendo constatado de imediato a necessidade da sua aquisição, tarefa que não se revelou nada fácil pois nem na Biblioteca, nem no turismo vendiam a dita obra, e corri todas as papelarias e livrarias que encontrei e nada.

Mas esse périplo pelas livrarias não foi em vão, pois encontrei e adquiri duas obras do mesmo autor (também ele ilustre Ansianense), a saber:

- Bombeiros de Ansião / 50 anos / 1957-2007. Ed. da Ass. dos Bombeiros 12/2007.
- A Republicanização do Concelho de Ansião. Ed. Serras de Ansião - 1999.

Como era Sábado, limitei-me a levar o nº telf. do jornal, para estabelecer o contacto durante a semana, o que veio a acontecer e onde me disseram que só havia um, ao que eu respondi: "é para mim"! E assim foi, por isso neste momento creio que a obra se encontra esgotada.
Como sabe, além dos Senhores de Ansião este livro contém a biografia de mais de três dúzias de Ansianenses que se distinguiram, e entres eles estão os seus Soares Barbosa (António e Jerónimo), bem como o Dr. João Pais.

Passei ainda pela Feira anual de Alvaiázere (FAFIPA) para constatar aquilo que já suspeitava:

Novo ano, nova feira, e novo lançamento de livros...

- “Da Estrada Romana ao Telégrafo Visual”, de Mário Rui Rodrigues.

- “Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 5 Alvaiázere”, de Mário Rui Rodrigues e Saul António Gomes.

e entretanto, os que foram lançados (para a prateleira) na FAFIPA do ano passado, continuam aí sem se os poderem vender porque a CM ainda não teve tempo para deliberar sobre o assunto...

Felizmente que este último que o Ricardo em boa hora me informou, já o adquiri na Ferin em Lisboa, muito antes do seu lançamento em Alvaiázere.

Meu caro, quanto à obra que divulgou aqui na sua última mensagem, seria possível verificar
se há alguma alusão aos senhores da Quinta da Mouta de Bela ?

Bom, e por hoje é tudo em matéria de referências bibliográficas...
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#200285 | chartri | 13 jun 2008 21:44 | Em resposta a: #200282

Meu caro Henrique Dias

Fiquei com inveja. Que grande e simpatica passeata...

Emprestei esta manhã o livro da Selma a um confrade, pelo que lhe mandei um e mail. Aguardemos a resposta dele.
Como estou a preparar uma comunicação ao congresso que se realizará a 14 e 15 de Julho sobre as invasões francesas, não necessito o livro até ao final de Julho.

Sobre o livro Ainsianenses ilustres tive tambem dificuldade em o comprar. Só o Jornal Serras de Ansião o tinha e queria que eu fizesse uma assinatura do jornal!

Cumprimentos amigos
ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mais um livro: Livros sobre as 5 Vilas

#200623 | chartri | 16 jun 2008 20:15 | Em resposta a: #193812

Meu caro
Sabado passado foi lançado na Casa de Cultura de Alvaiázere o livro "Da estrada romana ao telegrafo visual - dois mil anos de comunicações por terras de Alvaiázere" de Mário Rui Rodrigues na coleção CEPAE - Centro do Patrimonio da Estremadura.
Nada mais sei, nem vi o livro, mas tem um título apelativo...

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mais um .... Livros sobre as 5 Vilas

#200653 | chartri | 17 jun 2008 00:20 | Em resposta a: #194899

Meu caro
Sabado passado foi lançado na Casa de Cultura de Alvaiázere o livro "Da estrada romana ao telegrafo visual - dois mil anos de comunicações por terras de Alvaiázere" de Mário Rui Rodrigues na coleção CEPAE - Centro do Patrimonio da Estremadura.
Nada mais sei, nem vi o livro, mas tem um título apelativo...

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Mais um .... Livros sobre as 5 Vilas

#200657 | henrdias | 17 jun 2008 00:32 | Em resposta a: #200653

Caro Ricardo Charters d' Azevedo,

eu tive conhecimento desse lançamento, atravéz do jornal "O Alvaiazerense", e assim que tiver oportunidade vou tentar saber se há na Ferin.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Mais um .... Livros sobre as 5 Vilas

#200681 | chartri | 17 jun 2008 10:50 | Em resposta a: #200657

Meu Caro Henrique Dias
Ainda não está a venda, julgo eu. Somente dentro de algumas semanas.
Mas verifique se é interesssante para os nossos estudos genealogicos, para caracterizar situações ou enquadramento sociais.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#200706 | jsarmento | 17 jun 2008 15:25 | Em resposta a: #159675

Caro Confrade Henrique Dias

Ando á procura, há já bastante tempo de informações sobre:

Rodrigo Homem Cabral, natural de Chão de Couce, onde terá nascido entre 1630-1650, escudeiro fidalgo, com moradia, que foi para a Indía onde casou com D. Beatriz Cardoso de Almeida, filho de Diogo Pacheco (de Mendonça?) de Ancião e de N.......

Rodrigo e D.Beatriz foram pais de D.Maria de Mendonça Corte Real que casou em Goa com Lucas Bernardo de Moraes Sarmento, "alcaide mor de Damão e governador da provincia e fortalezas de Bardez", in Familias Transmontanas de Francisco Xavier de Moraes Sarmento.

Referiu nesta sua intervenção o Capitão Diogo Pacheco Moniz, que cronologicamente poderia bater certo com o Diogo pacheco, supra, pelo que lhe agradecia toda a colaboração que pudesse prestar.

Antecipadamente grato pela atenção que possa dispensar a este assunto

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#201468 | henrdias | 24 jun 2008 23:03 | Em resposta a: #200706

Caro José Sarmento,

estou em crer que o Capitão Diogo Pacheco Moniz que eu referi, possa ser o que consta na b.d. do Geneall, muito embora aí venha referido como Sargento-mór de Chão de Couce:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=240655

Pode acontecer que ele entretanto tenha sido promovido a Sargento (parece que na época, Sargento era mais que Capitão), mas também pode acontecer existirem dois homónimos, um Sargento e outro Capitão, e até quem sabe, pai e filho.
Não seria caso único, mas digo isto porque (ao que parece) no Felgueiras Gaio refere um Diogo Pacheco Moniz, Sargento-mór de Chão de Couce, e no Cândido Teixeira como Sargento-mór de Penela. Mas, estando no campo das hipóteses, também poderiamos aceitar que ele tivesse sido Sargento nas duas localidades.

Isto é o que me apraz dizer acerca deste Diogo Pacheco, mas o que achei curioso foi o facto da esposa (Catarina Raposo) ter na sua ascendência os apelidos Homem e Cabral... ou seja, o seu avô materno era o Senhor da Casa de Chão de Couce, Fernando da Costa Homem, e a sua esposa Maria Pereira (segundo o F. Gaio), mas Maria Cabral (segundo o C. Teixeira), e sinceramente parece-me que a versão de C. Teixera faz mais sentido, porque ela tem uma neta Francisca Cabral (que não consta no Geneall).

Não sei se o livro "A Herança de Calcutá" de José de Campos e Sousa, terá alguma informação sobre estas famílias, mas não custará nada perguntar a algum confrade que conheça a referida obra.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202812 | mraposo74 | 10 jul 2008 11:42 | Em resposta a: #198658

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Pode indicar-me sff onde poderei adquirir a obra de Selma Pousão-Smith, "Rodigues Lobo, os Vila Real e a estratrégia da Dissimulatio".

Muito obrigado, cumprimentos

Marta Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202864 | chartri | 10 jul 2008 18:21 | Em resposta a: #202812

Cara Marta Raposo.

Julgo que não tem distribuidora. Ela vive em Inglaterra com o marido que é prof universitário e deixou alguns exemplares em casa da irmã em lisboa que os colocou à venda na Liv Ferin onde eu comprei. Fale para la e conseguira encontrar um exemplar ou lhe mandam à cobrança. Veja la antes que se esgote pois julgo que a edição é pequena

Tratam-se de dois volumes muito interessantes com mais de 1600 páginas. O custo sera de cerca de 0,06 € a folha A4 !!!!

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202902 | nuno.melo | 11 jul 2008 02:06 | Em resposta a: #159651

Caro confrade,

Sabe por acaso se existe alguma monografia sobre Ansião (já possuo a de Chão de Couce)?

Cumprimentos,

Nuno da Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202916 | mraposo74 | 11 jul 2008 10:53 | Em resposta a: #202864

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Muito obrigado pela sua pronta resposta, pela informação e pela preciosa ajuda, ainda tinham 1 exemplar que já reservei.

Cumprimentos e obrigado mais uma vez,

Marta Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202918 | chartri | 11 jul 2008 11:38 | Em resposta a: #202916

Cara Marta Raposo

Diga-me depois o que acha do livro

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202945 | henrdias | 11 jul 2008 17:18 | Em resposta a: #202902

Caro Primo,

lê o que eu coloquei aqui em 13-06-2008, 20:37:

"Mas a obra mais interessante foi uma monografia de Ansião, já com alguns anos, mas muito completa. Espero requisitá-la nas férias para poder lê-la calmamente em casa e tirar os meus apontamentos.

- Ansião - Perspectiva Global da Arquitectura, História e Arte da Vila e do Concelho de José Eduardo Reis Coutinho, Coimbra - 1986."

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Livro de Mário Rui Simões

#202950 | sandy2 | 11 jul 2008 18:14 | Em resposta a: #159651

Boa tarde Exmo sr Ricardo Charters d´Azevedo,
Sou da familia Pimentel Teixeira e esta semana tive em Maças de D. Maria e visitei o antigo local onde o Solar dos Pimenteis Teixeira existia. Apesar de gostar muito da recuperaçao da capela, fiquei triste porque não há qualquer indicação sobre o local (nem tabuleta na capela nem na parte que resta do solar).
Dirigi-me à Junta de Freguesia (no local onde era antigamente o solar) e fui informada por uma das senhoras presentes que recentemente (há +/- 2 anos) houve um "senhor da vila que escreveu um livro sobre a Vila e no mesmo há imensa informação e dados geneológicos sobre os Pimenteis Teixeira". Ela mencionou o nome do senhor dizendo que tinha falecido entretanto mas que o livro está à venda na Camara Municipal de Alvaiázere.
Falei com a Biblioteca da Camara mas os senhores não podem ajudar sem o nome do livro ou do escritor. Infelizmente não consegui apanhar de novo a senhora que me atendeu na Junta de Freguesia. Vejo que o senhor é da Vila e detém informação sobre os livros etc sobre a região, será que conhece o nome deste senhor ou qual o livro que contém esta informação? Ela mencionou que alguns livros do Padre Jacinto tem muita informação referente ás 5 Vilas mas não necessáriamente tem haver com a familia Pimentel Teixeira que é o que realmente me interessa. Será que me pode aconselhar algum?
Após algum tempo afastada, gostei de novo de lêr as novidades e trocas de informação entre si, o meu primo Luis Piçarra e Henrique Dias.
Cumprimentos,
Sandra Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202951 | jsarmento | 11 jul 2008 18:33 | Em resposta a: #201468

Caro Henrique Dias

Ao rever este tópico, reparei que cometi a irreparável indelicadeza de não lhe agradecer a atenção que teve. Por favor aceite as minhas mais sinceras desculpas.

Fico-lhe muito grato pela colaboração e, sobretudo, pela pista que forneceu que vou explorar na medida do possível. As coincidências apontadas são, de facto, muito interessantes. Vou dando notícias.

Com os meus melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Mário Rui Simões

#202954 | chartri | 11 jul 2008 18:39 | Em resposta a: #202950

Minha cara Sandra Pinto

Eu não sou de Maçãs de D. Maria, mas a minha mulher é que é. Ela (ou melhor a mãe dela) tem uma casa cor de rosa no centro de Maçãs de D. Maria, chamada "Casal da Vila".

N~ºao morri, nem escrevi nada sobre Maçãs!!!!. Escrevi é facto um livro, que foi lançado em Janeiro deste ano, sobre a minha família, mas de Leiria (ver: http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=965 ou www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt)
De resto amanhã estarei em Maçãs, pois vou visitar a minha sogra.

Sobre livros sobre Maçãs, leia este tópico e encontrará:

Rodrigues, Alfredo, "Maçãs de D. Maria - História e contos à sombra da "Ribeirinha"" Ed, 2000. (julgo que foi o Dr Alfredo que morreu)

- Campos, Nuno Silva, "D. Pedro de Meneses e a Construção da Casa de Vila Real (1415-1437)" Edições Colibri, 2004.


RE: Livros sobre as 5 Vilas 16-06-2007, 19:58
Autor: chartri [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Meu caro Henrique Dias

Concordo consigo. Vamos colocar aqui a bibliografia sobre as "Cinco Vilas".

Os que foram hoje apresentados, oferecidos a quem esteve na Casa da Cultura de Alvaiàzere foram:

- Duarte, Maria José Marques Rosa Guanilho, "Modelos de educação familiar e laboral numa área rural do Distrito de Leiria", Município de Alvaiázere, 2007.


e aquele que ja menciona:

- Nunes, Jacinto Maria Gomes, "Alvaiázere - Pelmá (São João da Bela Vista) (Pello mar) - Monografia 2" Ed, 2007.

Aproveito para indicar ainda os seguintes:

- Serrão, Joaquim Veríssimo "Viagens em Portugal de Manuel Severim de Faria. 1604-1609-1625", Academia Portuguesa de História, Lisboa, 1974.

-Dias, Manuel Augusto, "Chão de Couce. Estudo Monográfico", Junta de Freguesia de Chão de Couce, 2001.

-Pedro, Avelino Ferreira, "Apontamentos resumidos respeitantes ás antigas Cinco Vilas e Arega, Imprensa da Armada, Lisboa, 1927.

-Pedro, Avelino Teixeira, "Macãs de D. Maria. A ribeirinha. Notas sobre esta vila extremenha, Imprensa da Armada, Lisboa, 1928.

SIMÕES, A. A. da Costa
TÍTULO: TOPOGRAPHIA MEDICA DAS CINCO VILLAS E AREGA OU DOS CONCELHOS DE CHÃO DE COUCE E MAÇAS DE D. MARIA EM 1848

"Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - nº 5 - Alvaiázere" de Mário Rui Simões Rodrigues e Saul António Gomes, ed Palimage/Terra Ocre, Coimbra 2007.


Mas leia este tópico e talvez encontre outros livros que lhe interessem

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

e muitos outros livros que se referem à sede do Concelho, Alvairzere

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202956 | chartri | 11 jul 2008 18:46 | Em resposta a: #200282

Meu Caro Henrique Dias,

Ja me devoveram o livro da Selma Pousão-Smith, "Rodigues Lobo, os Vila Real e a estratrégia da Dissimulatio".
Efectivamente na pág 43 do I volume existe uma referencia (julgo que a unica em toda a obra) sobre a Quinta da Mouta da Bela (tambem é refeida a Quinta de Cima) que foi doada pelo Rei D. Pedro I, ao Conde de Barcelos, D. João Afonso Telo com suas herdads, vinhas, direitos e pertenças e os direitos da aldeia de Canane no termo de Chão de Couce. Depois veiem referencias a partilhas e como chegou a posse dos Vila Real.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
PS: amanhã estarei por maças de D. Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202959 | chartri | 11 jul 2008 18:54 | Em resposta a: #202902

Meu Caro Nuno de Rocha Martins

Sobre Ansião existem bastantes (enfim alguns..) livros.

Veja o que estão indicados neste tópico. Mas uma Monografia, acho que não. Tentei encontrar para escrever o meu livro "Villa Portela..." pois tenho ascendentes com ruas em Ansião e só encontrei o livro Ansianenses Ilustres, igualmente referido neste tópico.

Cumprimentos e disponha sempre

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202960 | henrdias | 11 jul 2008 18:57 | Em resposta a: #202956

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

agradeço-lhe a informação, e em relação às Maçãs, só lá estarei na primeira ou na segunda semana de Agosto.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202961 | henrdias | 11 jul 2008 19:13 | Em resposta a: #202951

Caro José Sarmento,

não tem problema, por vezes também acontece comigo, mas vá dando notícias, pois gostamos de acompanhar tudo o que a esta região diga respeito.

Com os meus melhores cumprimentos,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#202962 | chartri | 11 jul 2008 19:21 | Em resposta a: #202960

Tenho pena. Nessa altura estarei em S. Martinho do Porto, a banhos. aproveitarei para dar uns saltos ao Arquivo de Leiria e visitar as minas (de alcatrão) de Ancheche (!) a norte da Nazaré.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Mário Rui Simões

#202964 | henrdias | 11 jul 2008 20:02 | Em resposta a: #202950

Cara Sandra Pinto,

reafirmando o que lhe disse o Confrade Ricardo Charters d'Azevedo, posso-lhe garantir que a pessoa de quem lhe falaram em Maçãs, foi sem dúvida, o Dr. Alfredo Rodrigues, autor de "Maçãs de D. Maria - História e contos à sombra da "Ribeirinha"", que aí viveu durante mais de 40 anos e cuja dedicatória na dita obra, diz o seguinte:

Às terras e gentes de Maçãs
que adoptei como se minhas fossem.
Maçãs de D. Maria,
pérola das Cinco Vilas,
quantos séculos de juventude!...

Sobre a família Pimentel Teixeira, para além desta obra, tem também a do padre Jacinto (que eu e o seu primo Luís Piçarra temos), mas que poderá encontrar também aqui: http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=407

Esta obra tem o esquema genealógico da família (ao qual eu e o Piçarra já acrecentamos mais alguns patamares), e tem vários desenhos dos Brasões de Armas e fotos das Pedras de Armas, bem coda da casa e quintas da dita família, para além da reprodução de vários documentos.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Mário Rui Simões

#203117 | sandy2 | 13 jul 2008 21:53 | Em resposta a: #202964

Caro Henrique,
Mais uma vez muito obrigada. O seu conhecimento sobre a região e as suas familias é fascinante e impressionante. Deve ter sido do Dr Alfredo Rodrigues que a senhora da Junta estava a falar, porque ela mencionou que era um médico. Entrentato recebi ums documentos do Manuel Maria Pimentel Teixeira que está em Angola que juntei aos documentos que o Luis Piçarra tão generosamente me enviou e também os que consegui encontrar na Torre do Tombo. Lamento não ter muita disponibilidade para investigar, conhecer e aprender mais sobre a minha familia. A minha avó Estefania merecia mais e melhor. mas com o trabalho e crianças é complicado fazer tudo.

Apesar do que ficou escrito sobre os filhos de João Maria Pimentel Teixeira, o meu pai e a minha tia Lourdes (a mais velha - 76) dizem que a avó Maria Batista Lopes só teve a Estefania e o Lurdino. O Cesar não era filho dela. Há uma historia muito macabre á volta da morte de Maria Batista por causa de um filho "ilegitimo" do marido. Devido ao que aconteceu á mãe, quando o meu avô apareceu em casa com uma filha ilegitima, a minha avó temendo passar pelo mesmo, fugiu para Portugal com os filhos. Ainda não consegui um contacto em Angola que me podesse enviar cópias dos documentos (certidões de nascimento, casamento etc) da familia o que é frustrante.

Também não obtive muita sorte com a busca pela certidão de obidos que diziam estar em Santa Maria da Feira mas afinal não está. Entrentato ninguém sabe onde é que a morte foi registada porque a minha tia Tiza que tratou do assunto faleceu em Novembro do ano passado. Isto não está facil!!!

Novamente muito obrigada a Exmo sr Ricardo Charters d'Azevedo e a si pela rápida resposta. Vou adquirir ambos os livros como também o do sr Mário Rui Simões que parece interesante.

Com os melhores c«Cumprimentos,
Sandra Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204109 | henrdias | 25 jul 2008 21:43 | Em resposta a: #202959

Caro Ricardo Charters d'Azevedo e restantes confrades,

o meu primo Nuno de Rocha Martins, fêz-me chegar uma vêz mais um excelente link:

http://livrosonline.net/lon003pt/lon003pt01.html

onde se pode fazer o download do livro de Alberto Lucas Afonso (antigo presidente da Junta de Freguesia de Pousaflores), intitulado: Crónica Histórica de Pousaflores (1993).

http://livrosonline.net/lon004/pt/cronica%20historica%20de%20Pousaflores.pdf

ou, por exemplo a "Numária Medieval do Cemitério antigo de Ansião" de José Eduardo Reis Coutinho (1989).

http://livrosonline.net/lon004/pt/NumariaCemitAnsiao_pp.pdf

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204118 | nuno.melo | 25 jul 2008 23:19 | Em resposta a: #202959

Boa noite Ricardo Charters d' Azevedo,

Confirmo que existe uma Monografia sobre Ansião já bastante antiga (julgo que dos anos 80). A Câmara Municipal já não tem qualquer exemplar para venda.

A Biblioteca Municipal de Ansião tem vários exemplares só para consulta (estive lá ontem e pude desfolhar um deles), pelo que, pode ser consultado no local (e julgo que requisitado)...

No entando adquiri junto da Câmara Municipal de Ansião:

- Retábulo de Malhoa (2004) - Comemorações dos 70 anos - Chão de Couce;
- Ansião e o Estado Novo (2000);
- O Município de Ansião na Primeira República (1998);
E a que eu achei mais interessante:
- Confraria de Nª Srª da Paz da Constantina (1996) - séculos XVII a XIX.

Já agora, falei com o sr. Aires Castro, um dos directores do Jornal Serras de Ansião (e editor do livro Ansianenses Ilustres 1), que me informou já não existirem exemplares desse livro para venda.

Cumprimentos,

Nuno Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204128 | henrdias | 26 jul 2008 10:52 | Em resposta a: #204118

Caro primo,

quanto à Monografia de Ansião (ver minha intervenção de 13-06-2008, 20:37), intitula-se "Ansião - Perspectiva Global da Arquitectura, História e Arte da Vila e do Concelho" e é uma publicação de 1986 e o autor ( José Eduardo Reis Coutinho) é o mesmo do link que me enviaste relativo à "Numária Medieval do Cemitério antigo de Ansião".

Provavelmente como também não se perspectiva uma reedição desta obra, seria extremamente interessante que a mesma fosse disponibilizada na internet, uma vez que contém um verdadeiro manancial de informação acerca do conselho e das suas gentes. Bom seria que alguém "puxa-se uns cordelinhos" nesse sentido...

Quanto à "Crónica Histórica de Pousaflores" on-line, acabei agora de a ler, e francamente, baseando-me apenas no título, pensei que desenvolvia mais a história ou a genealogia das suas gentes. O que não há dúvida é que era um homem que amava muito a terra que o viu nascer e que primava pelo seu desenvolvimento. Tenho umas questões a colocar acerca dele, mas vou deixá-las para o tópico respectivo.

Perguntavas lá no tópico de Pousaflores se eu queria que tu consultasses ou digitalizasses alguma coisa ou nas obras que adquiris-te. Pois para já não, mas é sempre bom saber quem tem o quê, para quando precisar-mos sabermos onde recorrer. Posso-te dizer o mesmo em relação às obras citadas na minha intervenção acima referida.

Quanto à "Confraria de Nª Sr.ª da Paz da Constantina - séculos XVII a XIX" acho que deves ter razão ao classifica-la como interessante. Podes-me dizer se tem muitos nomes de pessoas dessa época, e se ainda se encontra à venda? E caso já não se encontre à venda, diz-me quantas páginas tem, para eu calcular o trabalho que te vou dar... sabes, esta coisa de primos não são só vantagens…

Vá, um abraço e até breve,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204145 | chartri | 26 jul 2008 18:11 | Em resposta a: #204118

Muito obrigado caro Nuno Rocha Marins

Irei ver se dou um salto a Ansião para ver essa Monografia. Mas lembro-me que quando estive na Biblioteca de Ansião hás uns anos e esta á procura de meus antepassados nada encontrei, ou melhor... nada me indicaram onde pudessem ser mencionados. Fui a procura de uns Soares Barbosa do século XVIII (de resto um deu o nome a uma rua próximo da Biblioteca e o outro a uma escola

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204150 | chartri | 26 jul 2008 20:25 | Em resposta a: #204109

Mas meu caro Henrique Dias, que boa informação
Já por la andei... e imprimi os livros
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204159 | nuno.melo | 26 jul 2008 22:52 | Em resposta a: #204145

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Se por acaso for à Biblioteca de Ansião, procure na prateleira junto ao espaço multimedia, onde diz "fundo local", porque vai encontrar lá essa obra (e várias cópias). Só não me recordo se a desiganação é a mesma que o primo henrique dias descreve mas uma coisa me lembro, tem escrito "Ansião" em destaque na capa. Desfolhei e confirmo que é a monografia.

Não obstante vou enviar um email para a biblioteca a perguntar se o podem digitalizar e converter para adobe acrobat, a fim de ser disponibilizado na internet.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204160 | chartri | 26 jul 2008 22:56 | Em resposta a: #204159

Meu Caro

Passarei por la em Agosto quando for visitar a minha sogra em Maçãs de D. Maria

Cumprimentos
ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204161 | nuno.melo | 26 jul 2008 23:15 | Em resposta a: #204128

Caro primo Henrique Dias,

A "Confraria de Nª Sr.ª da Paz da Constantina - séculos XVII a XIX" tem cerca de 200 páginas. O que mais tem são nomes de pessoas dessa época mas não sei se está à venda, porque a minha edição é a 1ª, só foram feitos 1000 exemplares e não o comprei, foi-me oferecido pela Câmara Municipal de Ansião, tal como já tinha dito.

Não obstante vou perguntar a um colega meu a quem igualmente ofereceram essa obra, se ele pode dispensar a dele, visto que não sei se ele terá algum interesse nela...

Senão digitalizo e mando-te.

Abraço,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204167 | henrdias | 27 jul 2008 00:47 | Em resposta a: #204161

Caro primo Nuno Martins,

eu não imaginava que a "Confraria" tivesse tantas páginas, por isso não te quero dar essa trabalheira.
Eu também espero passar pela Biblioteca de Ansião no mês de Agosto e com mais vagar do que da última vêz, e então aproveito para ver a dita monografia e vejo também se de facto essa obra justifica o investimento, e depois logo te digo qualquer coisa. Mas quanto muito, emprestávas-ma e eu fazia isso, O.K.?

Mas não haja dúvida que o ideal seria que esse material pudesse ficar disponivel para consulta atravéz da internet, por isso quando tiveres retorno do teu e-mail, nforma-nos aqui, pois menos já somos três os interessados, e por certo, muito outros se juntariam a nós...

Um abraço e até breve,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#204997 | nuno.melo | 07 ago 2008 23:37 | Em resposta a: #204167

Viva primo Henrique!

Efectivamente o livro da confraria é interessante. Digo interessante, porque existem muitos apelidos descritos como sendo por exemplo mendes, marques, freire, godinho, roiz, dias, henriques, etc...

A novidade é que tenho uma cópia do livro para:

- te enviar por correio ou
- digitalizar para pdf e enviar por email.

Espero que o autor não se importe...

Não obstante, como queres que faça? Estás de férias certo? Não estarei em Lisboa entre 15 de Agosto e 7 de Setembro pelo que quando puderes avisa-me.

Se for necessário envio aos confrades interessados. Quanto à Monografia de Ansião, ainda não tive tempo para falar com a sra. da bilbioteca, pois ando cheio de trabalho, mas quando puder telefono para lá.

Abraço,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#205050 | henrdias | 09 ago 2008 14:23 | Em resposta a: #204997

Caro Primo,

mesmo de férias, não deixo de dar uma espreitadela ao fórum, sempre que tenho oportunidade disso, pois não quero de modo nenhum "perder o comboio".

E é claro que uma oportunidade destas não é para desperdiçar.
Perguntavas o que eu preferia, pois bem, faz da forma que te dê menos trabalho, mas de qualquer forma eu vou-te enviar o meu endereço postal por e-mail, e caso seja essa a tua opção, peço que só o remetas a partir da próxima sexta-feira, e espero que envies à cobrança com todas as despesas que tiveste com isso, incluindo os portes. O.K. ?

Agradeço desde já a tua disponibilidade, e desejo-te umas óptimas férias, caso seja esse o motivo da ausência.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#205058 | henrdias | 09 ago 2008 18:48 | Em resposta a: #159651

Caros Confrades,

deixo aqui a ligação a duas notícias que julgo de interesse para os visitantes deste tópico:

http://www.cm-alvaiazere.pt/default.aspx?module=NoticiaDisplay&ID=70

http://www.cm-alvaiazere.pt/default.aspx?module=NoticiaDisplay&ID=69
http://biblioteca.cm-alvaiazere.pt/bibliopac.htm

Com os melhores cumprimentos,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#205060 | chartri | 09 ago 2008 19:20 | Em resposta a: #205058

Meu caro Henrique Dias

Mas temos uma Câmara muito avançada tecnológicamente...
Titulos on-line....
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#205061 | chartri | 09 ago 2008 19:23 | Em resposta a: #205058

Vejo que os livros que se encontram à venda na Câmara Municipal de Alvaiázere, são:



“Alvaiázere – parte do meu contributo para a sua monografia” – Jacinto Maria Gomes Nunes – 10,00€


“ Alvaiázere e Areias – duas igrejas duas ordens religiosas – um convento” – Jacinto Maria Gomes Nunes – 7,50€


“ Alvaiázere – Nobreza e seus Brasões” – Jacinto Maria Gomes Nunes - 8,00€


“ Alvaiázere – São Pedro do Rego da Murta – Monografia I “ – Jacinto Maria Gomes Nunes - 7,50€


“Alvaiázere – Pelmá (São João da Bela Vista) (Pello mar)” – Monografia II – Jacinto Maria Gomes Nunes – 7,50€


“ Viagens pela história de Alvaiázere” – Mário Rui Simões Rodrigues – Brochado – 12,00€ e encadernado – 15,00€


“ No vagar dos Tempos” – Carlos Laranjeira Craveiro – 8,00€


“Tempo de Mudança” – Carlos Laranjeira Craveiro – 8,00€


“ Alvaiázere – Espaço e Palavra” – Miguel Carvalho, Paula Cassiano, Selma Carvalho – Encadernado – 10,00€


“ Orquídeas – Sitio Sicó - Alvaiázere” – Manuela Oliveira, Mário Lousã – 5,00€


“ Modelos de educação Familiar e Laboral numa área rural do distrito de Leiria” – Maria José Marques Rosa Guanilho Duarte – 8,00€


“Viajar com os contos” Município de Alvaiázere – 5,00€


“ Topografia Médica das Cinco Vilas e Arega” – António Augusto da Costa Simões - 15,00€


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#205068 | henrdias | 09 ago 2008 21:08 | Em resposta a: #205061

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

pois é, tardou mas foi. E para além destes que estão à venda, poderá ver em:

http://www.cm-alvaiazere.pt/default.aspx?module=ArtigoDisplay&ID=150

o "Fundo Local" constituido pelos "Livros dos autores do Concelho", e os "Periódicos" que poderão ser consultados na Biblioteca.

Pena é que os jornais periódicos não estejam disponíveis "on-line" tal como estão os de Figueiró dos Vinhos (já aqui divulgados em 29-05-2008).

Mas provavelmente, isso já seria pedir demais...

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#207359 | chartri | 05 set 2008 15:01 | Em resposta a: #205068

Meu caro Henrique Dias

Mais um livro, este sobre Ansião.

"Manuel Augusto Dias, já autor de diversos e interessantes trabalhos sobre instituições, personalidades e períodos do concelho, deu à estampa a obra “Património Religioso do Concelho de Ansião”, concretizada em parceria com António Simões e Joana Dias."

Não sei como o comprar pois não indica editora/distribuidora.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#207487 | henrdias | 06 set 2008 13:25 | Em resposta a: #207359

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Numa curta estadia nas "Cinco Vilas" durante as férias, desta vez mais virada para a descoberta das belezas naturais e paisagísticas, tive, ainda assim, oportunidade de passar por Ansião, onde pude constatar uma vez mais a excelente recuperação efectuada na nascente do Rio Nabão e apreciar a exposição de pintura que estava no centro de interpretação ambiental, bem como o moinho devidamente recuperado e os demais artefactos do antigo lagar.

Porém na biblioteca não tive o sucesso que esperava, pois fui na véspera do feriado, e no sábado seguinte estaria fechada, sendo que na segunda-feira imediata, já eu teria "levantado ferros". Pretendia eu, requisitar a tal "monografia" intitulada "Ansião - Perspectiva Global da Arquitectura, História e Arte da Vila e do Concelho", para ler em casa e tirar os respectivos apontamentos, mas terá de ficar para uma próxima oportunidade.

Disse-me a senhora da biblioteca, que o autor da obra (José Eduardo Reis Coutinho) havia saído uns minutos antes de eu chegar, e que provavelmente na livraria junto ao "Milénio" ainda haveria essa obra à venda. No entanto a expectativa só durou até eu chegar à dita livraria, pois foi-me dito que estava de facto esgotada, e segundo percebi, o autor não avançava para uma segunda edição, por não saber se a mesma teria saída... não sei se ajudou dizer que conhecia várias pessoas interessadas na mesma! Com efeito, num breve desfolhar da obra, posso confirmar que fala lá dos "seus" Barbosas...

Mas não foi em vão a minha ida a essa livraria, pois pude adquirir as seguintes obras que desconhecia:

- "ANSIÃO PASSAGENS DO PASSADO - 2ª Edição - de César Nogueira"

- "Ansião A Terra e a Gente - César Nogueira"

Ambos da Ediliber, Lda de Coimbra o primeiro de 1998 e o segundo de 2000.

Quanto a esta nova obra de Manuel Augusto Dias, é de facto novidade para mim, mas provavelmente será da editora do Jornal "Serras de Ansião".
Segundo o meu primo, Nuno de Rocha Martins, parece que também estava na "forja" o segundo volume de "Ansianenses Ilustres".

E já que estamos a falar de novidades, devo dizer que tomei conhecimento ontem, através de "O ALVAIAZERENSE", que decorreu em Maçãs de D. Maria aquando das tradicionais festas em honra de S. Paulo e Sr. dos Aflitos, a apresentação do quarto livro de Carlos Laranjeira Craveiro.

Trata-se do primeiro volume de "Vidas e Ofícios" que foi apresentado ao público no auditório do centro de multiusos de M.D.M. em 28 de Agosto passado.
Paralelamente, decorreu uma exposição subordinada ao tema do livro, bem como uma mostra e divulgação de livros publicados pelos autores conterrâneos da freguesia, e ainda uma retrospectiva de cartazes da festa do Senhor dos Aflitos de há 30 anos para cá.

Tudo isto teve lugar no edifício da antiga prisão (agora recuperada) contígua ao solar dos Pimentéis Teixeira, cuja fachada principal subsiste junto à respectiva capela da Senhora do Amparo, ao fundo da praça de Maçãs.
Resumindo, desta vez tive pena de não poder ir à festa...

Um abraço,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#207500 | chartri | 06 set 2008 15:59 | Em resposta a: #207487

Meu caro Henrique Dias

Parece que tudo "mexe" lá pelas 5 vilas !
Ainda bem. Tenho que dar um salto por lá com mais tempo, pois os dias em que estive em Maçãs de D. Maria (no Casal da Vila, no centro) passei-os no Arquivo em Coimbra. E em boa hora pois encontrei muita coisa

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#207501 | chartri | 06 set 2008 16:00 | Em resposta a: #207487

Meu caro Henrique Dias

Parece que tudo "mexe" lá pelas 5 vilas !
Ainda bem. Tenho que dar um salto por lá com mais tempo, pois os dias em que estive em Maçãs de D. Maria (no Casal da Vila, no centro) passei-os no Arquivo em Coimbra. E em boa hora pois encontrei muita coisa

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#207729 | chartri | 08 set 2008 18:34 | Em resposta a: #207501

Caro Henrique Dias


Para comprar a obra “Património Religioso do Concelho de Ansião”, concretizada por Manuel Augusto Dias em parceria com António Simões e Joana Dias bastelefonar para a Câmara Municipal (236 670 200), e junto da Vereadora da Cultura solicitar o encvio á cobrança.
Fui tratado com simpatia

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#207730 | chartri | 08 set 2008 18:49 | Em resposta a: #207487

Caro Henrique Dias


Para comprar a obra “Património Religioso do Concelho de Ansião”, concretizada por Manuel Augusto Dias em parceria com António Simões e Joana Dias bastelefonar para a Câmara Municipal (236 670 200), e junto da Vereadora da Cultura solicitar o encvio á cobrança.
Fui tratado com simpatia

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#208808 | henrdias | 20 set 2008 20:35 | Em resposta a: #207730

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

obrigado por mais esta excelente informação.
O meu primo Nuno Melo Martins, também me alertou para a página da biblioteca de Figueiró dos Vinhos que para além da digitalização da imprensa local, irá colocar on-line alguns documentos que permitirão conhecer melhor a história deste Concelho. Este mês disponibilizou um número especial da revista «Concelhos de Portugal» datado de 1968 e intitulado «Figueiró dos Vinhos e o seu concelho».

http://www.bmfigueirodosvinhos.com.pt/docs/figueiro_dos_vinhos1968.pdf

Curiosamente, já em tempos estive fotografando algumas páginas desta publicação, mas referente a Alvaiázere, na Biblioteca Municipal.
Pois esta publicação é um retrato perfeito da época e relata a história de cada uma das freguesias da região, gentes e costumes, com fotografias e anuncios de comerciantes, industriais, autarcas e outros.

Não à duvida que Figueiró dos Vinhos marcha no caminho certo. Pena é que Alvaiázere não lhe siga as pisadas...

Diz-nos ainda a dita página:
Brevemente, os nossos utilizadores terão também acesso a partir do nosso site a um dos mais importantes livros que se escreveram sobre Figueiró dos Vinhos. O livro em questão, intitulado «Doze anos de administração municipal (1930-1942)», foi escrito por Manuel Simões Barreiros, antigo presidente da Câmara Municipal. Trata-se de uma obra bastante rara, com diversas fotografias da época e, por conseguinte, uma importante fonte de informação para todos aqueles que querem conhecer a história deste Concelho que já foi chamado de «Sintra do Norte».

Caro Ricardo, na minha intervenção, aqui em 06.09 referi "quarto livro de Carlos Laranjeira Craveiro", e agora ao reler o texto achei que me tinha enganado, mas fui consultar a fonte e de facto é isso que lá diz. Julgava que este fosse o terceiro, por isso pergunto: sabe qual é o outro?

Também me faltou dizer que apesar da estadia ter sido curta ainda houve tempo para passar por Alvaiázere, onde finalmente pude adquirir o livro de "Pelmá" e os "Modelos de Educação", aqui já sobejamente falados. Quanto ao outro livro de Mário Rui Rodrigues "Da estrada romana ao telegrafo visual", não o tinham lá à venda, e também já procurei aqui em Lisboa na Bertrand e na Ferin, e nada. Não sei onde o poderei adquirir.

Os melhores cumprimentos, e até breve,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#208810 | chartri | 20 set 2008 21:21 | Em resposta a: #208808

Caro Henrique Dias

Que grande passeata! E boa colheita.
Sobre o livro de Mário Rui Rodrigues "Da estrada romana ao telegrafo visual - dois mil anos de viagens e comunicações por terras de Alvaiázere" julgo que deverá contactar "Folhet - Edições e Design" com teL: 244815198 e e-maiL folheto@gmail.com (http://folhetoedicoesdesign.blogspot.com), pois é editado por eles. Custou-me 6 € em Leiria.

Ja descarreguei o livro que me indicou sobre Figueiró dos Vinhos. Um muito obrigado.

Agora o que meu muito prazer foi ter estado a folhear as fichas referentes aos documentos do Arquivo do Mosteiro de Alcobaça. Comecei pela referente ás doações do D. Afonso Henriques ao Mosteiro, no século XII ! O meu interesse prende-se com uns moinhos que existem ainda hoje no rio Liz junto ás Cortes (Leiria). Alguns desses moinhos pertenceram ao Mosteiro de Alcobça e foram dados pelo D. Afonso Henriques. Daí que un se chamava o Moinho del-rei!

Isto tudo para lhe dizer que livros sobre o século passado são interessantes, mas já estou numa de "ir mais para traz" . Isto acontece-me depois de ter publicado no final de 2007 o livro "Villa Portela -...."

Por último gostaria de lhe dizer que o livro sobre o património de Ansião ja me chegou ás mãos enviado pela Vereadora da CM de Avelar.

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#209713 | henrdias | 02 out 2008 22:50 | Em resposta a: #208810

Caros Ricardo Charters d'Azevedo, e primo Nuno Melo Martins:

Tive conhecimento que irá decorrer no próximo fim de semana em Alvaiázere, mais um festival gastronomico dedicado ao chícharo, e onde terá lugar o lançamento de mais uma obra do Pe. Jacinto Nunes. Trata-se da Monografia 3, desta vêz dedicada à freguesia de Almoster. O evento terá lugar no sábado (dia 04 de Outubro) pelas 16.30 na Casa Municipal de Cultura.
Infelizmente só devo poder deslocar-me lá no fim de semana seguinte, pois parece ser tradição oferecerem o livro no dia do lançamento. Mas agora só espero que não demorem um ano a coloca-lo à venda, como aconteceu com o de Pelmá.

Um abraço a ambos,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#209723 | chartri | 03 out 2008 00:37 | Em resposta a: #209713

Caro Henrique Dias

Obrigado pela informação
Estarei la este domingo. Não estarei no sábado... tenho pena.
Vamos ver se consigo alguma cois por lá pois ás vezes colocam á venda alguns livros

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#209799 | nuno.melo | 03 out 2008 22:51 | Em resposta a: #209713

Viva primo Henrique Dias!


Infelizmente não tenho oportunidade de la ir este fim-de-semana por questões familiares.

Aproveito para te dizer que durante a próxima semana vão seguir para tua casa por correio, uns livritos que concerteza vais apreciar! Vão registados com aviso de recepção.


Abraço do primo,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#209817 | henrdias | 04 out 2008 00:40 | Em resposta a: #209799

Caro Primo Nuno,

não paras de me surpreender... mas infelizmente vou ter de entrar em "pousio genealógico" por um ou dois meses, pois estou a atravessar uma fase de transição a nível profissional, acrescida de uma sobrecarga de tarefas a nível pessoal, e vou ter de me desenvencilhar delas antes de poder voltar “à carga”.

Virei só aqui para dar uma vista de olhos ao fórum, de vez em quando, para “não perder o comboio”,

Agradeço desde já tudo o que pretendes enviar, mas deixa ao menos os portes por minha conta, O.K.?

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#210738 | henrdias | 16 out 2008 19:41 | Em resposta a: #209799

Caro Primo Nuno Melo Martins,

hoje mesmo recebi a volumosa encomenda que me fizeste chegar.
Mas o que mais me impressionou não foi tanto o volume, mas sim o valor e a qualidade da dita encomenda. Pena é que nestes tempos mais próximos não me possa deliciar com a sua leitura, pelos motivos que te expliquei na mensagem anterior.

Na volta do correio seguiu também uma singela oferta, mas que ainda assim, espero seja do teu agrado, visto tratar-se de um local onde também tens ascendência.

Fico extremamente agradecido por mais esta lembrança, recebe pois um abraço amigo deste teu primo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#214247 | chartri | 27 nov 2008 23:54 | Em resposta a: #205058

Meu Caro
Encontrei num alfarrabista por 15 €:
7186 - CHÃO DE COUCE - ROMAGEM (REUNIÃO DE 1 DE JULHO DE 1945)
Publicação comemorativa da VII reunião do Curso Médico do Porto de 1910-1915, na Quinta de Cima em...
Porto, 1946- In. 4º de 56 págs. Broch.
(Liv Vararedero em :www.livraria-varadero.com)

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

NO TRILHO DO PATRIMÓNIO

#214382 | chartri | 30 nov 2008 11:42 | Em resposta a: #205058

O Prof Queiroz, nosso confrade, mandou-me a informação seguinte, que deve interessar os visitantes deste tópico:

QUINTAS COM HISTÓRIA

A Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património na prossecução dos
seus objectivos iniciou, em 2003, um conjunto de iniciativas que visam
(re)descobrir o passado cultural e histórico dos concelhos do Norte do
distrito de Leiria, em particular, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de
Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
Nestas iniciativas inserem-se visitas a espaços de intervenção
arqueológica, museus, antigas cadeias, conventos, igrejas, casas
nobres, quintas, palacetes, casas de gente ilustre das artes e das
letras, instituições, etc...
Este ano, vamos visitar uma Quinta das mais emblemáticas de cada um
dos referidos concelhos. Sobre estas Quintas, iremos abordar a sua
fundação, os seus fundadores, a época de construção dos seus solares,
os seus construtores, a sua arquitectura, os seus jardins, o dinamismo
e a influência dos seus proprietários a nível regional e nacional, o
seu gosto, as tertúlias culturais, o desenvolvimento sócio-económicos,
a sua produção agrícola, etc...
O grande objectivo destas visitas é dar a conhecer a história e o
património destes concelhos, onde as Quintas são peças fundamentais
para a compreensão do passado e representam marcos importantes da
identidade da região.
Para falar sobre estes espaços, a Al-Baiäz está a convidar algumas
personalidades ligadas à investigação e ao estudo do passado destes
concelhos para nos desvendar os segredos da história e da memória
destas Quintas.

UM EXEMPLO DE UMA VISITA QUE GOSTARIAMOS DE TER IDO:

QUINTA DO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA LUZ
PEDRÓGÃO GRANDE

O Convento de Nossa Senhora da Luz de Pedrógão Grande, foi fundado, em
1476, por D. Brites Leitoa, a benemérita e criadora do Mosteiro de
Jesus em Aveiro. O espaço desta Quinta fica situada a sul de Pedrógão Grande, junto à antiga estrada que atravessa o rio Zêzere e liga os dois Pedrógãos.
Próximo do Castelo Velho ou Monte de Nossa Senhora dos Milagres,
estendendo-se até à ribeira de Pera. Os seus terrenos possuíam muitas espécies vegetais endógenas (azereiros) e um grande pomar, com muitas e variadas frutas, entre elas, os famosos "codornos" que os padres enviavam à rainha D.
Catarina que muito os gabava. Nestes terrenos passava um ribeiro com algumas fontes no seu percurso, uma delas, situada mesmo ao lado do Convento. Este curso de água atravessava a igreja, o refeitório, a adega, a cozinha e seguia para o
regadio das culturas agrícolas.
Com a extinção das Ordens Religiosas, em 1834, o Convento foi vendido
em hasta pública por D. Maria II ao Dr. João António David Leitão Júnior.
Actualmente o espaço do Convento é propriedade do Arqt.º Carlos Simões
Leitão. O local da visita, além de ter uma paisagem deslumbrante, é um local
histórico, cheio de magia, mística e poesia onde viveram e estiveram
nomes das artes e das letras, entre eles:

-Miguel de Leitão de Andrada, que escreveu a "Miscellanea do Sítio de
N.ª S.ª da Luz de Pedrógão", 1629, pode ser considerada a primeira
monografia de Pedrógão Grande;

-Frei Luís de Granada, 1504-1588, muita da sua obra foi pensada e
escrita num rochedo próximo do Convento que hoje lhes chamam "Penedo
do Granada";

- O poeta Luís Vaz de Camões, que na sua obra maior "Os Lusíadas"
terminada em 1556 e publicada em 1572, dedicou a este local o poema
"Oh! Pomar Venturoso";

- Os pintores José Malhoa e Alfredo Keil que tão bem souberam ilustrar
a região.

Do extinto Convento ainda podemos ver a famosa fonte, os contrafortes,
arcos e colunas com inscrições, cantarias, a pedra tumular de Baltasar
Aranha de Oliveira, azulejos de características hispano-árabes e
alguns documentos inéditos. Algumas imagens pertencentes a este
Convento foram levadas para a Igreja Matriz de Pedrógão Grande, entre
elas, Nossa Senhora da Rosa e Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos
Dominicanos.

Guia: Dr. Aires Henriques
Sábado, 22 de Novembro de 2008
Horário: 10.00H às 12.00H
Número de participantes: 20
Local de encontro: Monte de Nossa Senhora dos Milagres - Pedrógão Grande
Crianças e jovens até aos 18 anos: gratuito
Data limite de Inscrições: 21 de Novembro, 14.00 horas
Inscrições: albaiaz@sapo.pt
www.albaiaz.com
_______________________________________________
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#220058 | chartri | 31 jan 2009 16:40 | Em resposta a: #159670

Aqui vão mais dois livros que acabei de encomendar num alfarrabista:


ARNOUT, Salvador Dias Título: TERRAS DE ANSIÃO - UM POUCO DA SUA HISTÓRIA Desc.: Grafitécnica, Lisboa, 1964. In-8.º de 14 págs. Br. Dedicatória autógrafa na folha de guarda. Ilustrada com fac-simile do Aforamento da herdade de Ansião, feito em Setembro de 1216. Obs.: Conferência proferida na sessão de abertura de um ciclo de estudos sobre a valorização das Serras de Ansião que se realizou em 9 de Agosto de 1964 sob a presidência de Sua Excelência o Ministro da Economia, Prof. Teixeira Pinto.

LUCAS, Alberto Título: CRÓNICA HISTÓRICA DE POUSAFLORES Desc.: Pousaflores, 1993. In-8.º de 93 págs. Br. Ilustrado


Que tal?

cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#220074 | henrdias | 31 jan 2009 18:38 | Em resposta a: #220058

Caro Ricardo Charters d' Azevedo,

não lhe escapa nada... deve ter uma biblioteca de fazer inveja. Provávelmente a melhor das 5 Vilas...

Bem haja,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#220076 | chartri | 31 jan 2009 18:48 | Em resposta a: #220074

Caro Henrique Dias

Até ja tive de arranjar uma divisão da minha casa para biblioteca com estantes do IKEA !
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#226011 | chartri | 09 abr 2009 19:56 | Em resposta a: #210738

Caro Henrique Dias

Adquiri hoje de Manuel Augusto Dias, "Chão de Couce - Estudo Monografico, Edição da Junta de Freguesia de Chão de Couce, 2001, 416 pag, brochado

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#226071 | henrdias | 10 abr 2009 13:31 | Em resposta a: #226011

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

é uma excelente obra, aliás como todas desse autor.
Não sei se já lhe tinha dito, mas entretanto adquiri o “Património Religioso do Concelho de Ansião”, e agora o que eu gostava de saber é se estará para breve o lançamento do segundo volume de "Ansianensea Ilustres".

Pois é não vou a Maçãs pela Páscoa (parece que andamos sempre desencontrados), provávelmente irei no próximo fim de semana, mas aproveito para lhe desejar uma Páscoa feliz, a Si e a todos os seus.

Já agora chamo a sua atenção para o tópico da "Farinha Amparo". Por acaso aquela gente que aí refiro não lhe diz nada?

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#226085 | chartri | 10 abr 2009 16:28 | Em resposta a: #226071

Caro Henrique Dias
Não, não estou em Maçãs. Esta frio. Fiquei-me pelo Estoril
Sobre o 2º volume dos "Ansianenses Ilustres" nada sei. Teremos de falar com o director do jornal "serras de Ansião" para se saber qualquer coisa.

O livro sobre Chão de Couce comprei-o num alfarrabista, como comprei 3 livros do meu antepassado Jerónimo Soares Barbosa, que tem uma rua com o seu nome em Ansião. São livros do inicio de 1800, e editados pela Academia das Ciencias de Lisboa. Um deles é uma gramática.

Sobre o tópico "Farinha Amparo", já o tinha visto, mas não me diz nada (salvo que comi muito dessa farinha quando era pequeno.

Acabei de apresentar uma Comunicação sobre 0 "Assassínio do Barão de Porto de Mós", num Colóquio há 15 dias em Guimarães. Estou a terminar dois outros livros, a serem publicados este ano. Um sobre o Cardeal Doutor D. Frei Patrício da Silva, 7º Patriarca de Lisboa (e meu tio) que nasce nos Pinheiros (Leiria), e um outro sobre as destruições das invasões francesas em Leiria.

Como vê estou muito ocupado...

Boas Páscoas com muitos ovos e coelhos !

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#238680 | jomimota | 10 set 2009 16:51 | Em resposta a: #220058

Caro Confrade,

O livro que encontrou "Terras de Ansião - Um pouco da sua história", era exemplar único?
Podia-me por acaso indicar o alfarrabista, em que encontrou o referido livro.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#238685 | chartri | 10 set 2009 17:59 | Em resposta a: #238680

Caro Jorge Mota

era exemplar único.
Mas deve aparecer nos alfarrabistas. questão de estar atento ás listas de livros (catalogos) que produzem mensalmente
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#244707 | henrdias | 21 nov 2009 23:55 | Em resposta a: #226085

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

acabei de adquirir o 2º volume de "Ansianenses Ilustres".
Adquiri-o numa livraria em Ansião por 15 ¤, e era o único que tinham. É uma edição de 500 exemplares, tal como o 1º volume, e jugo que foi lançado em Agosto passado.
Pode ser consultado na Biblioteca, e jugo que estará à venda na redacção do "Serras de Ansião", que agora se mudou para perto da C.M., num edifício onde era o posto de turismo. E digo onde era o turismo, pois neste fim de semana estava a ser transferido para o edifício do "Centro de Interpretação das Nascentes do Rio Nabão". Há muita coisa a mudar em Ansião, e julgo que para melhor...

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#244740 | chartri | 22 nov 2009 18:05 | Em resposta a: #244707

Caro Henrique Dias
Muito obrigado pela informação.

Estive hoje na zona, umas horas somente pois foi ver a minha sogra a Maças de D. Maria (tem 99 anos e esta muito boa).
Passei ao lado de Ansião, mas ja me tinha dado conta de grandes alterações, para melhor, nesta vila. Fui á igreja de Chão de Couce, e encontrei uma vila muito cuidada e simpatica. Maçãs de D. Maria melhora menos, mas lá vai "andando".
Enviei um e mail ao jornal Serras de Ansião pedindo o livro, à cobrança. Vamos ver se me respondem
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#244762 | LProjecto | 22 nov 2009 21:21 | Em resposta a: #244740

Caro Ricardo Charters d`Azevedo

Reparei que tem ligações à família "Guisado" de Peniche.

Curiosamente, há cerca de 2 anos, porque sou um grande apreciador de fotografias antigas, perdi a cabeça e acabei por comprar num local de comércio de antiguidades um álbum antigo, com cerca de 80 fotografias, que procurei estudar minuciosamente através de um trabalho algo detectivesco e que, na altura, me deu tremendo prazer, no sentido de descobrir a que família teria pertencido.

Algumas fotografias, não muitas, tinham dedicatória no verso. Pelo estudo que efectuei conclui ter pertencido esse álbum a um membro da família Guisado. Mais tarde constatei que alguns dos indivíduos mencionados nas dedicatórias se encontravam nesta bd, por exemplo, Jacob Baptista Ribeiro Guisado, presidente da Câmara Municipal de Peniche entre 9.4.1923 e 28.1.1925, e Etelvina Augusta da Paz Assunção, que se encontram em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=281963

Recordo que na altura até registei num ficheiro as minhas "deduções" feitas a partir do estudo das ditas fotografias, mas de momento não sei onde tenho tal ficheiro... irei procurá-lo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#244865 | chartri | 24 nov 2009 15:14 | Em resposta a: #244707

Caro Henrique Dias

Em Ansião trabalha-se depressa e eficientemente
Mandei um e mail, no domingo, para a CM de Ansião e mandaram-me hoje, terça-feira, à cobrança o 2º volume de Ansianenses Ilustres".

Não é tão útil como o primeiro volume e naturalmente é discutível a selecção feita pelo autor, como de resto é escrito na nota elaborada pelo editor Aires Castro. A introdução é feita pelo governador civil de Leiria, o médico Paiva de Carvalho, também ele de Ansião.

Graças a si continuo a ter uma boa biblioteca sobre o distrito de Leiria. Ja tenho que informatizar o registos dos livros pois senão já não sei o que tenho na biblioteca. Uso um software simpático : Book Collector da empresa www.Collectorz.com que me permite usar o português et ter na internet uma lista de todos os meus livros. Assim quando vou a uma livraria ou a um alfarrabista, posso sempre verificar se tenho aquilo que encontrei, mediante uma simples ida à internet. Modernices...
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: Acabei de lançar o meu último livro " As destruições provocadas pelas invasões francesas em Leiria". Cobre um pouco o distrito de Leiria mas tem um enfoque especial na cidade de Leiria. Claro que os pedidos tem de ser feitos para o http://www.guardamor.com.pt/ ou para o editor folheto@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#245309 | henrdias | 01 dez 2009 20:06 | Em resposta a: #244865

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

apenas a título de curiosidade, devo dizer que o primeiro volume de "Ansianenses Ilustres" retrata 32 destas personagens, sendo que apenas 12 constam na base de dados do Geneall.

Quanto ao segundo volume, são retratadas 35, e apenas 5 constam na referida base.

O que equivale a dizer que estes dois volumes contêm a biografia de 67 ilustres, dos quais apenas 17 têm assento no Geneall, situação que aos poucos pretendo ir invertendo, mas que não se torna nada fácil pois o autor raramente avança para além dos pais dos biografados.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#245314 | chartri | 01 dez 2009 20:46 | Em resposta a: #245309

Caro Henrique Dias.

E ainda por cima é discutível a escolha dos do 2 volume, como vem escrito na introdução.

Sobre alguns do 1º volume poderei avançar com os seus antepassados: estão-me ligados.

Por exemplo, o Jerónimo Soares Barbosa (tem uma rua com o nome dele em Ansião); Já tenho cerca de 5 obras dele, que fui comprando nos alfarrabistas. Mas descobri por exemplo, que um professor da Universidade de Tras-os Montes e Alto Douro esta a fazer um trabalho sobre ele, nomeadamente como gramático de renome. Ainda se compram cópias dos livros dele para se estudar nas Universidades Americanas.

Ele era também professor de Retórica na Universidade de Coimbra, tendo traduzido em dois volumes as "Instituições Oratórias de Quintiliano"

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#247628 | henrdias | 13 jan 2010 00:15 | Em resposta a: #245314

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

esta semana fui forçado a fazer uma deslocação a Maçãs, pois a minha mãe encontra-se internada nos Covões, em Coimbra.
De passagem por Penela, fiz uma visita à biblioteca para dar uma olhadela no fundo local, e encontrei uma obra relativamente recente, de António Correia Góis intitulada "O Convento de Santo António de Penela (1448-1834)".
É uma edição da Câmara Municipal de 2009, e que tive oportunidade de adquirir por 15 ¤ no posto de turismo, junto à C.M. bem perto do Castelo.
Trata-se de uma obra interessante com 224 páginas e muitas ilustrações, e não fala apenas deste, mas dos vários conventos de Santo António espalhados pelo país (incluindo Leiria) e da Ordem dos Franciscanos.
Apesar de Penela já ficar fora das Cinco Vilas, encontrei lá um documento interessante referente a uma família de Maçãs de D. Maria. Trata-se de uma escritura de doação feita por um noviço deste convento, natural de Maçãs.
Contém também a listagem de várias pessoas sepultadas no convento, enfim, acho que a obra vale bem o seu preço.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#247634 | chartri | 13 jan 2010 11:05 | Em resposta a: #247628

Caro Henrique Dias
Espero que a sua Mãe vá melhor.
A minha sogra, com 99 anos feitos em final de Dezembro passado esteve nos Covões ha uma semana pois tinha a tensão arterial um pouco elevada. Esteve la pouco mais de 24 horas, deram-lhe um comprimido para a tensão e voltou para Maçãs... óptima.

Sobre o livro, vou ver se o encomendo, mas para já a página da CM de Penela está em baixo.

Acho muito bem que as CM editem livros mas talvez que devesse haver um sistema de serem anunciados. Passo muitas vezes por Penela, mas não costumo la parar.

Por exemplo, saiu um livro, editado pela Câmara Municipal de Leiria, o “Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura”, já ha uns anos. Descobri-o e para o obter tem-se de escrever uma carta ao vereador da Cultura da referida Câmara Municipal, Dr. Gonçalo Nuno Lopes, Câmara Municipal de Leiria, Largo da República, 2400 Leiria. Julgo que o não podem vende,r pois foi subsidiado, e não sabem, há anos, como o distribuir. Claro que tem implicações na zona que estudamos. Escreva para ele e peça o livro, mas não diga que fui eu que lhe indiquei. De resto uns milhares de exemplares estão armazenados numa dependência da Câmara !

Um outro exemplo, mas diferente, o o livro que a Câmara Municipal de Porto de Mós vende e que pesa 5 kg. Custa quase mais o seu envio pelo correio que o que se paga por ele. Impresso em bom papel, tem mais de 1000 páginas e é da autoria do Prof Doutor Saul Gomes. Transcreve todos os documentos, até 1800, referentes a Porto de Mós. As coisas interessantes que la encontrei..

Por último não gostaria de terminar sem o alertar para o facto de que os inventários de património, que muitas vezes encontramos junto dos inquéritos de admissão de padres em seminários, nos permitem conhecer o património dos familiares dos padres. Quem entrava para uma ordem ou para o seminário tinha que dar um dote, ou provar que tinha bens para subsistir. Assim ficamos a conher muita coisa a partir desses documentos, do género daquele que encontro sobre o noviço de Maçãs.

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#247881 | henrdias | 17 jan 2010 01:27 | Em resposta a: #247634

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

estava lendo a sua mensagem no passado dia 13, onde formulava votos de melhoras para minha mãe (que desde já lhe agradeço), quando me chegou a notícia do seu falecimento...
É certo que a vida continua, mas trata-se de uma perda irreparável.
Não era muito velha (faria 84 anos em Março se lá chega-se), mas era a velhinha mais querida que eu conhecia nas Cinco Vilas, e não só.
Teve uma vida de certo modo, recheada de tristezas e de privações, por isso fico triste, ao pensar na sua história de vida. Principalmente nesta recta final de quase um ano, extremamente penoso tanto para ela, como para nós.
Resta-nos o consolo que agora, finalmente, descansa em paz.

O Carlos Laranjeira Craveiro ainda teve oportunidade de retratar com sua pena alguns episódios da sua mocidade, isto numa altura em que a memória já a começava a atraiçoar. Pode verificar tudo isso na obra já aqui amplamente divulgada "No vagar dos Tempos", pág. 57 a 68 com o título "Ranchos para o Ribatejo".

Bom, mas não era minha intenção envolve-lo nesta onda de nostalgia, mas antes agradecer por estas preciosas dicas que aqui nos deixou e que uma vês mais revelam tratar-se uma pessoa esclarecida na matéria.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#247882 | chartri | 17 jan 2010 01:43 | Em resposta a: #247881

Caro Henriques
Um grande abraço de apoio

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#247892 | Paulo | 17 jan 2010 10:18 | Em resposta a: #247881

Caro Henrique,

Sentidas condolências.

Um forte abraço,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#251219 | henrdias | 08 mar 2010 20:50 | Em resposta a: #247882

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

acabo de tomar conhecimento através do "Alvaiazerense" da triste notícia acerca da D. Fernanda Gameiro.

Estava bem perto de completar um século de existência, mas quis o destino que assim não acontecesse...

Provavelmente, agora terá menos motivos para voltar a Maçãs, tal como eu.

Os meus sentidos pêsames à família enlutada.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#251229 | chartri | 08 mar 2010 22:21 | Em resposta a: #251219

Caro Henrique Dias
Muito obrigado
è verdade, que agora serão menos as visitas a Maçãs de D. Maria

Um grande abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#263283 | henrdias | 02 out 2010 17:07 | Em resposta a: #251229

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

acabo de tomar conhecimento que está a decorrer por esta hora na Casa Municipal de Cultura de Alvaiázere, a apresentação de um livro, cuja temática me parece interessante:
"A idade do ouro da imprensa regional do norte do distrito de Leiria" de Miguel Portela e Margarida Herdade Lucas.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#263309 | chartri | 02 out 2010 23:40 | Em resposta a: #263283

Caro Henrique Dias
Muito obrigado pela informação

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: já sabe do Prémio que eu instituí para quem escreva sobre o Distrito de Leiria e Concelho de Ourém

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#264636 | henrdias | 31 out 2010 23:35 | Em resposta a: #263309

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

tive oportunidade de estar em Maçãs, no passado dia 24 de Outubro, onde pude assistir no Auditório do Centro Multiusos, à apresentação do segundo (e último) volume do livro "Vidas e Ofícios II" (Crónicas) da autoria de Carlos Laranjeira Craveiro.

São 28 histórias que retratam o quotidiano de M.D.M., em tempos não muito recuados. Trata-se de episódios de pessoas comuns, de homens e mulheres com as mesmas dificuldades de tantas outras, mas que pelos ofícios e actividades que exerceram, acabaram por, de alguma forma, se distinguir entre os demais.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#264637 | chartri | 31 out 2010 23:45 | Em resposta a: #264636

Caro Henrique Dias
Muito obrigado pela informação
Vou ver se o obtenho.
Desde que a minha sogra faleceu não tenho ido a Maçãs. Por outro lado os livros que publiquei este ano ("Quem escreveu o Couseiro?" e a "A morte do Barão de Porto de Mós") e aqueles que estou a preparar, bem como uma serie de conferencias, como a deste sábado sobre os Arquivos Familiares (na FCSH da UNL) e a do próximo sábado em Leiria sobre a República no Distrito de Leiria (no IPL) impedem-me de me dedicar a outros assuntos, coo os da família de minha mulher.
Sabe... a vida é feita de escolhas. Esperamos sempre que elas sejam as melhores
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#264638 | henrdias | 01 nov 2010 00:29 | Em resposta a: #264637

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

tem toda a razão, pois o tempo nunca nos chega para aquilo que pretendemos, daí ter-mos de fazer opções. Se elas serão as mais acertadas, só o futuro o dirá...

Quanto à obra tem o custo de 10 €, e julgo que poderá ser obtida através do irmão do autor (Eduardo Laranjeira) que tem a ourivesaria em Maçãs.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#272949 | henrdias | 20 mar 2011 18:59 | Em resposta a: #264637

Caro Ricardo Charters d'Azevedo, e restantes confrades,

numa passagem recente pelas 5 Vilas, enriqueci a minha já vasta biblioteca sobre a região, com as seguintes obras:

- "DESCALÇOS E DE BUREL VESTIDOS" - Convento de Nossa Senhora do Carmo - Figueiró dos Vinhos
Alexandra Bastos Rodrigues de Sá Marques
Edição da Câmara Municipal de 2007

- "HISTORIAL DAS FILARMÓNICAS" - Figueiró dos Vinhos
Carlos da Conceição Mendes Medeiros
Edição da Câmara Municipal de 2007

- "MEMÓRIAS DE TRÁS DA SERRA" - Minudências da vida
José Lucas Simões Pedro
Edição do autor de 2009

O livro com o historial das filarmónicas é do mesmo autor de "Figueiró dos Vinhos Terra de Sonho", ao fim e ao cabo, a primeira obra monográfica que se escreveu nesta vila ao longo dos séculos.

E na contra capa deste, diz o seguinte: Está o autor a preparar outro livro de genealogias do concelho de Figueiró dos Vinhos que se irá intitular "Famílias de Figueiró dos Vinhos", cujo primeiro volume tem já aproximadamente 700 páginas"
Diz ainda que o seu nome está inserido no livro "Autores do Distrito de Leiria", obra de autoria da Dr.ª Anabela Vinagre.

Bom, resta-me dizer que aguardo com expectativa a referida obra que por certo me irá ajudar a completar alguns casos pendentes.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#272961 | chartri | 20 mar 2011 20:28 | Em resposta a: #272949

Caro Henrique Dias

No livro "Dicionário dos Autores do Distrito de Leiria (actualização ao sec XX, com fac-simile da edição de 1979" realizado com a coordenação de Acácio de Sousa, Ana Bela Vinagre e Cristina Nobre, Leiria: Ed Magno 2004 vem sobre Carlos Conceição Mendes Medeiros (n. Pedrógão Grande, 1936) o seguinte:

Iniciou a sua actividade profissional no Registo Predial de FÍ£ Vinhos.
Após o serviço militar e depois de uma outra experiência ingres tarde na Câmara Municipal de Figueiró, de onde se aposentou.
Foi fundador da direcção do Centro Cultural de Figueiró e c rádio que deu origem à actual Rádio Litoral do Centro e tam Cooperativa Agrícola Ficape, entre outras.
Dedicado à causa cultural da sua terra, tem desenvolvido actividade na Colectividade Filarmónica Figueiroense, criando secções de teatro, orquestra ligeira, grupo coral e rancho folclórico.
Fomentou o Hóquei Clube de Figueiró.
O gosto pela política levou-o a alguns cargos na área sindical e foi vereador da Câmara Municipal.
É autor de um livro comemorativo do Dia Mundial da Música pronto para o prelo Figueiró dos Vinhos - Terra de Sonho.

Obras principais: Comemoração do Dia Mundial da Música - Encontro de Bandas Filarmónicas em Figueiró dos Vinhos, 1990

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#276405 | henrdias | 15 mai 2011 11:14 | Em resposta a: #159651

Caros Confrades:

Numa pesquisa na Net, encontrei a notícia do lançamento de mais um livro que veio enriquecer o já vasto património literário das Cinco Vilas:

A Quinta do Ribeiro Travesso ou A Quinta dos Paivas (Figueiró dos Vinhos)
de Miguel Portela e Margarida Herdade Lucas


A Quinta do Ribeiro Travesso, ou a Quinta dos Paivas, de Miguel Portela e de Margarida Herdade Lucas será apresentado no dia 16 de Abril, às 14h30, na Quinta dos Paivas, em Figueiró dos Vinhos, comemorando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Será realizada uma visita guiada à Quinta. Pelas 14h30, seguida da apresentação do livro, numa iniciativa dos autores, no sentido da divulgação de um conjunto arquitectónico e paisagístico de grande valor estético. Pelas 16h haverá um Porto de Honra.
Joaquim Lopes de Paiva construiu a Quinta do Ribeiro Travesso no fim do séc. XIX, nos subúrbios da vila de Figueiró dos Vinhos. Residência de férias e refúgio verdejante, torna-se um exemplo em que a arquitectura e a vegetação se interligam num espaço comum.

Regista-se, com esta publicação, mais uma parte da História e da vida cultural da região que envolve Figueiró dos Vinhos, no período de transição do séc. XIX para o séc. XX, numa época de grandes mudanças políticas e sociais para o país, ao mesmo tempo que no Interior se lutava tenazmente pelo desenvolvimento.
O lema "Civilização e Progresso", em que acreditavam profundamente, foi de facto traduzido em obras concretas. As suas marcas ficaram, constituindo um manancial de valores culturais para redescobrir. À luz do presente.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#276606 | henrdias | 18 mai 2011 11:39 | Em resposta a: #159651

Caros Confrades,

Caros Confrades,

pesquisando na rede, são muitas as referências acerca de uma nova obra literária que gira à volta de uma das Cinco Vilas, Pousaflores.
Desta feita, é um romance escrito pela angolana Aida Gomes da Silva e editado pela Dom Quixote.

Ficam algumas das referências:

http://parceirospelapaz.wordpress.com/2011/02/
http://www.correiodominho.com/sugestoes.php?id=535
http://adasartesleituras.blogspot.com/2011/03/os-pretos-de-pousaflores.h
http://cadeiraovoltaire.wordpress.com/2011/03/05/aida-gomes-os-pretos-de-pousaflores-dom-quixote/
http://pedroteixeiraneves.wordpress.com/2011/03/09/ptn-no-www-pnetliteratura-pt-aida-gomes-os-pretos-de-pousaflores/
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:VDmZyYxxBcMJ:horasextraordinarias.blogs.sapo.pt/7869.html+&cd=9&hl=en&ct=clnk&lr=lang_pt|lang_en&source=encrypted.google.com

Cumprimentos,
e as melhores leituras,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#276635 | chartri | 18 mai 2011 20:05 | Em resposta a: #276606

Caros confrades:

No próximo dia 26 de Maio (quinta-feira), 18 horas, vai ser apresentado o 12º livro da Drª Otilina Silva, no auditório da Junta de Freguesia de São João de Brito, em Lisboa.
Este trabalho intitulado "Do Abismo à Esperança - Padre José Maria Luís da Silva" é do género biográfico e trata da vida e obra deste membro do concelho de Alvaiázere. onde nasceu, em 1936, no lugar da Cabreira, freguesia de Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere.
O padre José Maria pertencia à Sociedade Missionária da Boa Nova. Foi para Moçambique, em Outubro de 1964. Trabalhou em vários locais dos distritos de Nampula e Maputo. Em 1969 deu apoio ao Centro Catequético de Anchilo. Frequentou a Universidade de Lovaina, na Bélgica de 1971 a 1973. Embora com algumas ausências forçadas, permaneceu em Moçambique até 2004. Faleceu em 2005, no hospital de Oliveira de Azeméis.

Informaçãop dada por:
Al-Baiaz - Associação de Defesa do Património
Rua D.Sancho I, 21 - 3250-110 Alvaiázere
939314417
albaiaz@sapo.pt
www.albaiaz.com


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#282150 | henrdias | 18 jul 2011 22:57 | Em resposta a: #276635

Caros confrades:

Os Pretos de Pousaflores, de Aida Gomes
Obra apresentada em Ansião

O auditório municipal de Ansião recebe na próxima Quinta-feira, 21 de Julho, a apresentação do livro “Os Pretos de Pousaflores”, que é já um dos destaques editoriais de 2011 em Portugal e obra de estreia de Aida Gomes, em tempos residente no concelho de Ansião. Um concelho a que pertence precisamente a aldeia de Pousaflores.
Fugindo ao destino que a mãe lhe traçara, Silvério deixou a aldeia de Pousaflores aos dezoito anos pela promessa de uma vida melhor em África; mas, à chegada, os primos trocaram-lhe as voltas e acabou entre soldados negros na campanha de pacificação de uma tribo violenta. Foi, mesmo assim, entre os derrotados que sobreviveu.
Agora, quase quarenta anos volvidos, Silvério está de regresso a Pousaflores. A guerra civil eclodiu em Angola e, se o seu coração é negro, a sua pele não engana e ainda ontem lhe mataram o melhor amigo. Com três filhos mulatos pela mão – todos de mães diferentes –, resta-lhe na aldeia uma irmã amarga, beata e com reumatismo. Que futuro poderão esperar Justino, Belmira e Ercília num lugarejo onde são vistos como «os pretos de Pousaflores»? E a mulher que Silvério abandonou em Angola num pranto inconsolável, estará disposta a abdicar da filha para sempre?
Com um leque de vozes admiravelmente distintas – ora hilariantes, ora comoventes e poéticas –, Aida Gomes narra em Os Pretos de Pousaflores a história de uma família marcada pelas circunstâncias, acompanhando a memória do passado colonial, o definhar do império, a guerra em Angola e o mundo de exclusão que tantos empurra para o abismo. Belo e profundo, com personagens apaixonantes e cenas inesquecíveis, este romance não deixará ninguém indiferente.
A apresentação estará a cargo jornalista Sara Figueiredo Costa, da revista Ler, e acontece pelas 21h30.

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#291994 | elianafmm | 28 nov 2011 19:35 | Em resposta a: #159670

Preciso muito comprar livros das 5 vilas, notadamente de Maçãs de D.Maria. Quero presentear meu pai e meu tio, que tem idade avançada. Isso os deixaria extremamente felizes. Só que não encontro onde comprar. Alguém me ajuda?

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#292901 | henrdias | 14 dez 2011 22:43 | Em resposta a: #159651

Caros Confrades,

O escritor Paulo Moreiras, lançou no passado mês de Outubro, novo livro intitulado "O Ouro dos Corcundas" - A saga de um herói anónimo que, por amor, mudou a História de Portugal.
Obra com 280 páginas da editora Casa das Letras, 2011. Trata-de de uma obra do género "romance histórico", cuja acção se desenrola na área das Cinco Vilas em plena Guerra entre Liberais e Absolutistas.

"ACERCA DO LIVRO:
A guerra entre Absolutistas e Liberais está ao rubro quando Vicente Maria Sarmento retorna a Chão de Couce, após receber a notícia da morte do pai. Mas esse regresso tem um sabor duplamente amargo; em Lisboa, onde viveu os últimos anos, Vicente Maria pertenceu a um bando de salteadores e esteve preso no Limoeiro, donde só saiu por obra e graça dos malhados, que assaltaram a cadeia para libertar os partidários de D. Pedro. Antes de seguir para casa da mãe, para sossego do corpo e do espírito, Vicente Maria dirige-se para a Venda do Negro, acabando a noite nos braços da puta Tomásia, que nunca esqueceu e a quem promete casamento e vida honesta.
Contudo, o seu regresso reacende na vila antigos ódios e paixões e os seus inimigos estragam-lhe os planos. Não lhe resta, pois, senão juntar-se a um novo grupo de bandidos, esperando que as pilhagens lhe rendam o bastante para se pôr a milhas dali com a amada. Quem também se vê em apuros é D. Miguel, atacado por todos os lados, a quem as vénias dos corcundas já de nada servem.
Projectado o assalto a uma família de fidalgos ricos em viagem, é numa curva da estrada que o bando intercepta uma carruagem, sem saber que os destinos de Portugal se jogam nesse preciso instante. E é pela ousadia de Vicente Maria que, afinal, se alterará o rumo da História, embora os livros injustamente o omitam.
Com uma linguagem poderosa e um humor digno da melhor literatura picaresca, o presente romance é uma homenagem aos heróis anónimos que ajudaram a construir as respectivas nações e um fresco sublime das lutas liberais."

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#292906 | HRC1947 | 14 dez 2011 23:14 | Em resposta a: #292901

Confrade H Dias;

Saudações Genealógicas;

...Gostei de o "ver", e de saber da notícia.

Cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#299770 | henrdias | 14 mar 2012 00:44 | Em resposta a: #159651

Caros Confrades, o Município de Figueiró dos Vinhos informa o seguinte:

No próximo dia 17 de março, pelas 15 horas, terá lugar no Clube Figueiroense – Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos, o lançamento de dois livros: “O Fabrico do Papel em Figueiró dos Vinhos no séc. XVII”, de Miguel Portela e “A liderança económica do Norte do Distrito de Leiria nos sécs. XVII e XVIII”, de Margarida Herdade Lucas.
Os dois autores apresentam o resultado do seu trabalho de pesquisa, perpetuando as memórias culturais da nossa região em obras que não deixam esmorecer o interesse pelo passado.
O evento conta com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, sendo convidados todos os autarcas da região e o público em geral.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Alvaiazere virtual

#309463 | chartri | 02 jul 2012 17:57 | Em resposta a: #292901

para quem tenha saudades ou queira ver uma das 5 vilas ir a :

http://www.alvaiazerevirtual.pt/

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alvaiazere virtual

#309471 | HRC1947 | 02 jul 2012 20:28 | Em resposta a: #309463

Confrades;
Para que conste a:

TEORIA DOS 6 º [GRAUS ] SEPARAÇÃO, EM REDE :

http://f5.folha.uol.com.br/estranho/1010407-no-facebook-6-graus-de-separacao-viram-474.shtml

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Alvaiazere virtual

#309477 | chartri | 02 jul 2012 22:18 | Em resposta a: #309471

Cara Ana Simões
O que tem a ver com este tópico o que aqui colocou?
ANDA A BRINCAR?

Atentamente
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alvaiazere virtual

#309482 | HRC1947 | 02 jul 2012 22:44 | Em resposta a: #309477

Caro Ricardo de Azevedo;

Espero que não fique zangado com abertura de horizontes!

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Alvaiazere virtual

#309484 | chartri | 02 jul 2012 23:01 | Em resposta a: #309482

CLARO QUE FICO

Este tema, ou tópico, foi aberto por mim e não ADMITO que se brinque. Quando um confrade quer brincar tem outros foruns para o fazer, que o Geneall
Este tema ou tópico serve para muitos como ferramenta de trabalho e de consulta e a atitude como a que tomou, nada acresce ao tópico e só faz pensar mal de quem assim procedeu e que não reconhece com a mensagem que aqui deixou.

Desculpe ser tão ríspido, mas não devo deixar passar em claro atentados ao trabalho de quem aqui verte informação relevante para o trabalho de outros
Muito boa noite
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alvaiazere virtual

#309486 | HRC1947 | 02 jul 2012 23:07 | Em resposta a: #309484

Caro Confrade Ricardo;

Desculpe insistir, mas o que ficou colocado no " seu tópico ", só o vai enriquecer.

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Alvaiazere virtual

#309490 | chartri | 02 jul 2012 23:17 | Em resposta a: #309486

Esta a brincar !

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre as 5 Vilas

#313136 | henrdias | 05 set 2012 00:38 | Em resposta a: #159651

Caros Confrades,

O escritor Carlos Laranjeira Craveiro apresentou no passado dia 25 de Agosto no auditório da Freguesia de Maçãs de D. Maria, a sua mais recente obra sobre a história dos Julgados de Paz de Chão de Couce e de Maçãs de D. Maria no século XIX e início do século XX. A apresentação do livro foi integrada nos festejos em honra do Sr. dos Aflitos e de S. Paulo, e intitula-se "Petições, intimações, impugnações e outras complicações".

Obra de muito interesse para o estudo desta região denominada de "Comarca das Cinco Vilas" , no actual contexto em que paira no ar o espectro do encerramento dos tribunais de Alvaiázere e de Ancião.

Diz-nos o autor que: "A história dos "Julgados de Paz" enquadra-se no contexto da reestruturação dos poderes judiciais associados à revolução liberal de 1820, O texto apresentado é o resultado da análise do espólio dos antigos Julgados de Paz de Chão de Couce e de Maçãs de D. Maria que se encontra no Arquivo Histórico da Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria. Aqui o autor encontrou arquivado no mesmo maço de documentos, processos judiciais organizados nos Julgados de Paz de Chão de Couce e de Maçãs de D. Maria, entre 1877 e 1927.
São vários os tipos de processos: agressões, invasões de propriedade com o gado, questões relacionadas com limites de propriedades, roubos, dívidas, conflitos familiares... enfim, questões simples de resolver por um juiz de proximidade do povo, sem recorrer aos complicados e já morosos processos judiciais organizados nos tribunais de comarca".

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Petições, intimações, impugnações e...

#313485 | chartri | 11 set 2012 23:08 | Em resposta a: #309490

Meus caros
Acaba de ser lançado em Maças de D. Maria mais um livro de Carlos Laranjeira Craveiro

"Petições, intimações, impugnações e outras complicações - a história dos Julgados de Paz de Chão de Couce e de Maçãs de D. Maria no seculo XIX e início do século XX". Edição do autor com apoio da junta de freguesia de Maças de D. Maria.
Baseia-se em documentação existente nas freguesias de Chão de Couce e de Maçãs de D. Maria

Trata-se de um livro muito interessante


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Petições, intimações, impugnações e...

#313493 | henrdias | 12 set 2012 00:23 | Em resposta a: #313485

Amigo, Ricardo Charters d'Azevedo,

agradeço o reforço da minha informação de 05-09-2012:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=313136#lista

Um abraço amigo,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Petições, intimações, impugnações e...

#313534 | chartri | 12 set 2012 19:01 | Em resposta a: #313493

Ooops
Afinal já tinha anunciado ...
e eu que não tinha visto a sua mensagem

Um abraço amigo
RCA

Resposta

Link directo:

RE: Petições, intimações, impugnações e...

#313535 | henrdias | 12 set 2012 19:37 | Em resposta a: #313534

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

tenho uma página no Facebook onde divulgo também as obras relativas às Cinco Vilas. E há pessoas interessadas em adquirir esta obra, pelo que questionei o autor acerca da forma de se poder obter a mesma. Quando tiver resposta tenciono colocar aqui também.
Entretanto se quiser dar uma olhadela:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.144686218970766.24262.140541056051949&type=3

Aqui sempre dá para ver as capas das mesmas, tornando a divulgação mais atractiva.

Um grande abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Petições, intimações, impugnações e...

#313536 | chartri | 12 set 2012 19:47 | Em resposta a: #313535

Caro Henrique Dias
Mas muito me conta
Não, não sabia da existência dessa sua página. Ainda por cima com livros meus. Muito obrigado
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Viagens a Maças de D. Maria de Manuel Severim de Faria

#318584 | chartri | 03 dez 2012 12:31 | Em resposta a: #313535

Meu caro
Encontrei em: www.jatellessylva.com
B10.022-SERRÃO ( Joaquim Veríssimo ) - VIAGENS EM PORTUGAL / DE / MANUEL SEVERIM DE FARIA / 1604-1609-1625 / PELO / Académico de Número / …/ LISBOA M CM LXXIV ( 1974 ).In 8º; 155 + {1} p. + {3} mapas desds.; Br.; Manuel Severim de Faria nasceu em Lisboa em 1583 e veio a morrer a 25 de Setembro de 1655, com 72 anos de idade. Presbítero e mestre de artes, doutor em teologia pela universidade de Évora, cónego e chantre da catedral da mesma cidade, foi um dos mais eruditos escritores do seu tempo. Interessante trabalho sobre as viagens de Manuel Severim de Faria. Trata dos seguintes assuntos: I – Peregrinação de Baltazar Dias de Faria Severim, Chantre de Évora, ao Mosteiro de Guadalupe, no Ano de 1604; II: Itinerário da Jornada que fez o Sr. Manuel Severim de Faria Chantre e Cónego da Sé de Évora e Miranda no ano de 1609; III: Jornada que fez o Sr. Manuel Severim de Faria Chantre e Cónego na Santa Sé de Évora a Maças de Dona Maria e dai a Lxª donde se tornou para a Sua Igreja 1625. Os mapas representam: I – « Peregrinação de Évora ao Mosteiro de Guadalupe (1604) »; II – « Itinerário de Évora a Miranda do Douro (1609) »; III: « Jornada de Évora a Maças de Dona Maria, no termo de Tomar (1625) ». Publicação da Academia Portuguesa da História « Subsídios para a História Portuguesa », vol. 12. Bom exemplar.
PORT 30,00

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Viagens a Maças de D. Maria de Manuel Severim de Faria

#318630 | henrdias | 04 dez 2012 00:03 | Em resposta a: #318584

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Há, também, uma edição da Colibri que tenho em meu popder e divulgada na minha página:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=144914202281301&set=a.144686218970766.24262.140541056051949&type=3&theater

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Viagens a Maças de D. Maria de Manuel Severim de Faria

#318631 | chartri | 04 dez 2012 00:51 | Em resposta a: #318630

Caro Henrique Dias
Não conhecia nem a edição da Colibri, nem... a sua página
Veja se me manda a sua morada para que eu lhe ofereça o meu último livro, que ira ser lançado no dia 26 de Janeiro de 2013, em Ansião. Chama-se "Os Soares Barbosa - Ansianenses ilustres"

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Viagens a Maças de D. Maria de Manuel Severim de Faria

#318663 | henrdias | 04 dez 2012 21:59 | Em resposta a: #318631

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

muitos parabéns por mais esta obra que vem enriquecer a já vasta bibliografia desta região. Agradeço igualmente a sua generosa oferta que muito me honra. Peço-lhe para quando tiver alguma imagem da capa do livro ou a publicidade do seu lançamento, me envie pois podei divulgar na dita página, onde há muita gente interessada em conhecer mais acerca de Ansião e das suas gentes.
Bem haja por mais esta obra que dá ao prelo.
Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - Ansião

#319697 | chartri | 25 dez 2012 19:47 | Em resposta a: #318663

Acaba de sair o 10º volume das Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas, agora dedicado a Ansião, editado pela Palimage (www.palimage.pt) e da autoria de Mário Rui Simões Rodrigues e de Saul António Gomes.
Trata-se de um livro de mais de 450 páginas imprescindível para quem estuda este concelho e esta região realizado com o apoio da CM de Ansião.
Julgo que deverá estar à venda brevemente na Liv Guarda-Mor em : http://www.guardamor.com/
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - Ansião

#319800 | henrdias | 27 dez 2012 23:12 | Em resposta a: #319697

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

é uma óptima notícia esta que aqui nos trás.
Sabe se já está ou se irá estar à venda nas livrarias, tal como a obra dos mesmos autores dedicado a Alvaiázere?
Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - Ansião

#319803 | chartri | 27 dez 2012 23:24 | Em resposta a: #319800

Caro Henrique Dias
Deverá estar à venda no inicio de Janeiro
Se não encontrar à venda pode encomendar na sua livraria ou aqui na Livraria Guarda Mor.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Livros sobre as 5 Vilas- O Ouro dos Corcundas

#448796 | saintclair | 06 jul 2023 17:32 | Em resposta a: #292901

-
Caro Henrique Dias;
Ainda sobre o Livro "O Ouro dos Corcundas", de Paulo Moreiras, passado estes anos, muita gente continua
a interessar-se pela " Estória", vários têm sido os leitores que depois de lerem o livro, se perguntam, se o
que está escrito, é mesmo ficção ou realidade.
Aquela zona do Pinhal Interior, desde Figueiró Vinhos, Chão Couce, Pousaflores, Alvaiázere, Ansião, Avelar,
de uma maneira geral consta no enredo.
...Não bastou a simples consulta de algumas obras, para deitar cá para fora o Ouro dos Corcundas. O autor
no m/ entender já viveu e compreendeu aquela zona, tenha sido por influência familiar, ou outra.
Talvez não fosse descabido " tocar as campainhas", para esta ficção ser REAVALIADA, e quem sabe, subir
um pouquito mais, e assim conseguir chegar às Luzes da Ribalta.
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Livros sobre as 5 Vilas

#448798 | henrdias | 06 jul 2023 19:38 | Em resposta a: #448796

Plenamente de acordo caro amigo.
Trata-se de ficção histórica que envolveu pesquisa prévia.
Já lhe enviei o contacto do autor por email, e sem dúvida seria interessante que essa sua ideia tivesse "pernas para andar".
Abraço,

Resposta

Link directo:

O

#448800 | saintclair | 06 jul 2023 20:56 | Em resposta a: #448796

-
https://goo.gl/maps/kWKkaiD9wYbFGLfD8

Resposta

Link directo:

Ouro dos Corcundas - Venda do Negro

#448801 | saintclair | 06 jul 2023 21:09 | Em resposta a: #448800

-
https://goo.gl/maps/MS297g9tBh8ACKRB9
Sc.

Resposta

Link directo:

Venda do Negro

#448806 | saintclair | 06 jul 2023 21:56 | Em resposta a: #448801

-
https://quintaisisa.blogspot.com/2023/06/venda-do-negro-no-corredor-peregrino-de.html
Sc.

Resposta

Link directo:

Pousaflores e Venda Negro

#448811 | saintclair | 06 jul 2023 23:31 | Em resposta a: #448806

-
https://goo.gl/maps/Jsn2YjeM8XVwVp6X6
Sc.

Resposta

Link directo:

Antiga Estrada Real Tomar Coimbra

#448816 | saintclair | 07 jul 2023 09:34 | Em resposta a: #448796

--
-Texto retirado do blog Coisas & Loisas-
""Na centúria de 500 a estalagem da Venda do Negro embolsou injúrias peregrinas
(...) em maio de 1568 Segismondo Cavalli, e o seu secretário Lunardo Otthobon “ assaz duas láguas pedragosas que medeiam Alvaiázere e Ansião onde se encontravam "três ou quatro tabernas desagradáveis".
(...) Em 1575, Bartolomé de Villalba y Estana, na obra El Pelegrino, sagaz crítica satírica e racista a eco à negritude do topónimo e à tez do estalajadeiro, de genes mouros “A la Venta del Negro hemos llegado y negro el pan, y negros los manteles,el caldo negro y el cabron chamuscado, y negros de la guespeda aranbeles. En negro punto aqui hemos llegado, y más tener ventera cascabeles, puerca, negra, suzia y torojada, librenos Dios de tan negra posada.
Chegados à Venda do Negro, negro era o pão e negros os panos, o caldo negro, a carne chamuscada, e negros a santa companhia. Aqui chegados a este ponto negro, e más caras cascavéis, porca, negra, suja e desarrumada, livre-nos Deus de tão negra pousada.
Excerto do do Livro de 1986 do Padre José Eduardo Reis Coutinho
"(…) no verão de 1717 andou por Portugal um franciscano de Itália, Gian-Lorenzo Buonafede Vanti. Vindo de sul, partiu de Alvaiázere, onde comeu e dormiu bastante mal, na manhã de 17 de julho - aponta outros lugares por onde passou a relevar a importância da famosa estrada real - Ansião, Junqueira, Rabaçal, Fonte Coberta e Álcabideque. Diz que da Junqueira a Fonte Coberta a estrada era "muito bela e larga", particularidade bem notória a partir daquela povoação e contrastante com a das serras a norte e a sul de Ansião, tortuosa, estreita e pedregosa."
Na idade média este troço do Caminho de Santiago de Compostela também foi chamado estrada de Coimbra, descrita na saída dos padres jesuítas expulsos de Coimbra em 1834 , acompanhados por militares liberais, com descanso no solar do padre Nicolau Soares Barbosa, Venda do Negro, pernoitaram na estalagem da Perucha até chegar a Lisboa ao Forte de S. Julião da Barra.""
https://goo.gl/maps/rs7gfoYw1hkeGGMs5
https://quintaisisa.blogspot.com/2023/06/venda-do-negro-no-corredor-peregrino-de.html
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 13:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen