Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159789 | tuga78 | 17 jun 2007 18:54

Boa tarde, sou ainda um leigo nesta matéria mas gostaria de saber qual a possibilidade de ter um título. Chamo-me David Manuel Pereira da Cunha filho de Manuel Marcial de Sousa Cunha e Agueda Celeste Pereira Bastos ambos nascido em Vilar de Andorinho. Os meus avós maternos são Alcina Pereira das Neves e Joaquim Moreira da Cunha Rego Bastos; os paternos Manuel da Costa Cunha Jr e Rosa Emilia Sousa Cerqueira. Sei que o meu Bisavô materno seria de Mondim De Basto com o sobrenome Bastos e o Bisavô Paterno Manuel da Costa Cunha.

Poderão ajudar-me?

Obrigado,

David Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159796 | MP | 17 jun 2007 19:45 | Em resposta a: #159789

Caro,

Se até ao dia de hoje nunca ninguém o informou de que tinha um título, o mais provável é que não tenha título nenhum, não lhe parece? ;)

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159799 | Teresa Vaz | 17 jun 2007 19:56 | Em resposta a: #159789

Boa tarde,

Obter um título nobiliárquico parece-me, assim de repente, difícil. Porém, não desanime! Para obter um título mesmo só para si (assim mesmo seu!) que nunca tenha sido de ninguém, informe-se junto do Instituto de Nobreza. Não sei se tal é possível, mas tentar nunca fez mal a ninguém.
Se pretender uma representação, poderá ser mais fácil!
Havendo aqui no fórum pessoas muito mais habilitadas do que eu no assunto, atrevo-me a dar-lhe algumas dicas...
Primeiro procure todos os títulos "vagos" e tente "entroncar" num deles. Não se esqueça de que muitos, mas mesmo muitos Portugueses descendem do nosso primeiro Rei, o que poderá bem ser o seu caso! Poderá ter de "martelar" alguns antepassados e eliminar outros, o que já requer alguma habilidade mas que não é tarefa impossível. (Tem de ter o cuidado de ver que a representação do título que escolhe seja difícil de atribuir, ou pelo menos se está em alguém que não ligue muito a isso. Seria uma vergonha vê-lo retirado depois de já ter impresso cartões de visita, etc, ou até já ter colocado uma pedra de armas na sua quinta, casa ou apartamento.)
Ignore quebras de varonia, bastardias, se preciso esconda apelidos, inclua outros "sonantes" que pode procurar aqui no Genea, atribua o tratamento de "Dom" a um seu, digamos, trisavô. Arranje uma explicação para o facto de esse antepasado ter o tratamento de Dom. É fácil e ao fim de duas ou três gerações ninguém liga. Fica muito bonito! Ninguém se vai dar ao trabalho de verificar e é um importante primeiro passo. Diga que ardeu uma carta de algum dos nossos Reis a tratar o seu trisavô (ou quarto avô ou quinto dependendo da sua idade) por Dom. Puxe pela imaginação! Documente-se como conseguir e faça figas para que pegue! Depois é só seguir os passos habituais no Instituto de Nobreza.
Se não conseguir, console-se acreditando que ser o Sr. David Cunha pode ser mais honrado do que ser o pretenso conde de qualquer coisa.
Eu fico a torcer por si!
Boa sorte!
T Vaz

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159800 | MP | 17 jun 2007 19:59 | Em resposta a: #159799

Cara Teresa Vaz,

Felizmente que o seu discurso é apenas uma inteligente sátira :)

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159802 | Teresa Vaz | 17 jun 2007 20:28 | Em resposta a: #159800

Caro Mário Pimentel,

Obrigada pelo seu comentário.

O seu a seu dono. Considero os "Títulos" e "Tratamentos" um património familiar tão importante como uma casa, um relógio ou um par de sapatos. Infelizmente podemos ir mais para a comparação com o par de sapatos... Há sempre uma pretensa princesa a tentar meter lá os pés. E se consegue, aperta-se-lhes de tal modo que que nem com a Cinderela a mostrar o número que calça e quanto pagou por eles se lhos consegue tirar!


Cumprimentos,

T Vaz

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159813 | Mavasc | 17 jun 2007 22:10 | Em resposta a: #159799

Cara Teresa Vaz

Bem haja pelo fino humor da sua mendagem e pela gargalhada que me fez dar! Assim, vou mais bem disposta para a cama!

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159817 | joão pombo | 17 jun 2007 22:44 | Em resposta a: #159799

Cara Teresa Vaz:

Gostei muito de ler a sua mensagem. Humor requintado (ou ironia, se quiser) é sempre bem-vindo e ainda por cima hoje, que parece que os Gato Fedorento foram de férias.
Mas, provavelmente sem querer, acabou por aflorar uma questão que acho que nunca vi ser verdadeiramente debatida aqui no fórum: a possibilidade de um indivíduo, que nasceu plebeu, com tudo o que isso acarreta, e de um momento para o outro se ver guindado à mais alta nobreza. Não digo descobrir um remoto antepassado Cavaleiro da Ordem de Cristo ou um Barão do séc. XIX. Falo mesmo daquilo que se chama de alta nobreza.
Na Grâ-Bretanha, isso tem acontecido. Li há pouco tempo que um australiano (filhos de emigrantes ingleses), que era funcionário dos Correios de um pequeno lugarejo no interior australiano, herdou um título de conde antiquíssimo, com assento na Câmara dos Pares, palácios, património familiar, etc...
Também já li que o mesmo aconteceu com um inglês que vivia há anos nos EUA, onde vivia uma vida de americano de classe média baixa, e que de um dia para o outro foi chamado à sucessão de um título inglês. O indivíduo em causa teria dupla nacionalidade, mas tinha saído de Inglaterra há decadas. Imagino o que deve ter sentido quando voltou, para suceder no título, não fazendo sequer ideia da carga histórica do mesmo.
Estes dois exemplos reportam-se, obviamente, a parentes muito remotos dos anteriores titulares, a quem a sorte não sorriu tanto.
Mas não deixa de ser curioso que, à falta de outros herdeiros, estes cidadãos anónimos e completamente afastados da realidade da aristocracia britânica tenham sido chamados a suceder em títulos historicamente muito importantes.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Cunha Rego

#159821 | fertelde | 17 jun 2007 23:01 | Em resposta a: #159789

Estimado David Cunha:

Por acaso conhece o nome do seu bisavô materno, pai de Joaquim Moreira da Cunha Rego?
Estou a recabar informaçâo sobre os Cunha Rego e gostaria de poder ajudar-lo a entroncar o seu avô

Melhores cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159824 | Teresa Vaz | 17 jun 2007 23:02 | Em resposta a: #159817

Cara Maria Benedita,

Muito me alegra ter-lhe proporcionado uns momentos de boa disposição até por considerá-la uma das "Senhoras" (na verdadeira acepção da palavra) deste fórum e seguir as suas intervenções com o maior interesse!

T Vaz

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#159837 | Teresa Vaz | 18 jun 2007 00:33 | Em resposta a: #159817

Caro João Pombo,

De facto não me lembro de ver este assunto debatido aqui no fórum. Por ser raro? Por aparte ser curioso, não haver debate possível?
Será questionável a “entrega” de tal património a um qualquer indivíduo que não teve qualquer preparação para as responsabilidades inerentes a esse património? Ainda se consideram "inerentes" as responsabilidades?
Sabe o que me parece? Que a sua intervenção levanta muito mais perguntas do que respostas!

Cumprimentos

T Vaz

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Cunha Rego

#162695 | tuga78 | 14 jul 2007 14:22 | Em resposta a: #159821

Olá a minha bisavó chamava-se Joaquina Francisca Moreira da Cunha Rego julgo que Joaquim será o seu irmão e não marido.

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Cunha Rego

#162703 | fertelde | 14 jul 2007 16:07 | Em resposta a: #162695

Caro David Cunha:

Também o creio. Pelos apelidos seriam irmâos.Tem mais elementos sobre a sua bisavó, como data de nascimento, casamento e freguesias?

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#209903 | magonia | 05 out 2008 01:59 | Em resposta a: #159817

carissimos sou nova cá no sitio e uma leiga, mas achei muita graça, ao seu comentário, alguem um dia me disse, que poderia ter direito a titulo, eu filha de um simples funcinário e de uma operária, a quem honro suas memórias e toda minha homenagem, custa-me a acreditar, que ainda haja alguem, com a crise a querer arrastar titulos, só por brincadeira. Coisa séria, agora, será que me pode, saber por gentileza data de nascimento onde e faleceu o general antónio nogueira soares, chefe de estado maior no periodo de 1890/1893. agradecida maria.

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#209909 | aguerreiro | 05 out 2008 09:22 | Em resposta a: #209903

caro Daniel

Vou-lhe dar uma dica:

Comece aqui pelo Genea para não ir mais longe.
Vá ao nome duma 11ª avó minha Juliana Pereira da Cunha, (consta no Felgueiras Gayo e no Genea) e é andar pois pela minha parte não me importa e como teve basta e reconhecida fidalga geração no Alto Minho ser-lhe-á fácil. Vai ver que encontrará muitos primos Olhe o tronco é dos Cunhas de Lisouros Paredes de Coura e tem solar reconhecido a Casa Grande de Paredes de Coura
Ao dispôr e mãos á obra, se tiver alguma dúvida arranje uma bastardia.
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Titulo de Nobreza - Pereira / Cunha

#209910 | aguerreiro | 05 out 2008 09:25 | Em resposta a: #209909

Caro Daniel desculpe lá mas troquei o nome da minha antepassada é Juliana Cunha Pereira, mas isso é o menos. Pois que consta, consta
Um abraço
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 15:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen