Familia Cardoso - Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Familia Cardoso - Portugal

#159792 | jca2727 | 17 jun 2007 19:23

Estou fazendo minha árvore genealógica e procuro parentes dos meus avós em Portugal.
1-Meu avô:José Augusto Cardoso-nascido em 03/03/1894 em Portugal (estou levantando a localidade do nascimento) filho de Francisco Cardoso e Maria Rosa Bernardo.
2-Minha avó:Isaura Fernandes- nascida em Portugal (estou levantando nascimento e localidade) filha de Jose Fernandes e Maria dos Anjos Clara.
Casaram - se em São Paulo (estado de São Paulo - Brasil) no ano 1920

Resposta

Link directo:

'Parentes dos avós' ...

#160002 | salen | 19 jun 2007 11:29 | Em resposta a: #159792

Cara participante,
Aceite este comentário com amizade, mas com avós nascidos nascidos no século XIX, não está à espera que algum 'parente' deles um dia lhe responda, não é?
É claro que aquilo que pretende é encontrar eventuais descendentes deles, parentes 'seus' e não deles, algum primo afastado seu, etc.
E é claro que por aquilo que já deve ter lido em outras mensagens (muitas) do género da que escreveu, que é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha etc. etc. etc. ...
Por aí não vai lá.
Encontre os locais de nascimento (Localidade, Freguesia, Concelho, Distrito) e faça a sua pesquisa de ancestrais.
Quanto a encontrar familiares, e para não se frustrar com os resultados - eventualnebte mais modestos do que aqueles que esperaria - não perca de vista o seguinte:
- quando alguém emigrava para locais distantes (Brasil, Venezuela, Austrália, EUA, etc) bastava uma geração para se perderem os laços (a prova é ... o seu caso), pelo que os actuais parentes mais jovens - que poderiam 'cair' neste site - podem bem nem saber que os seus avós existiram;
- os que se poderiam lembrar deles podem não ter acesso a estes meios ou pura e simplesmente não se ineteressar pela história;
- se vier a descobrir os locais de origem, pode escrever para as juntas de Freguesia e ver se ainda lá há alguém. Mas as pessoas são muito móveis e em mais de cem anos muita gente já não vive onde os seus avós viviam (a maior parte, diria!). E se for no interior pior: o interior de Portugal está a desertificar-se há ... 200 anos. Qualquer dia o amimal mais em vias de extinção no interior é o ser humano.
Por isso, faça pesquisa de ancestrais e ponha isso dos parentes entre 'parêntesis': se der deu, se não paciência, fica a saber os seus antepassados (é esse o seu interesse ao entrar neste site, não?...).
No decorrer delas, se tiver dúvidas, volte a este seu tópico.
Cumprimentos e boas pesquisas. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#160319 | jca2727 | 20 jun 2007 23:36 | Em resposta a: #160002

Boa noite Victor Ferreira,
Meu nome é João Carlos, estou em São Paulo, Brasil e coloquei uma mensagem no Forum (Familia Cardoso) no qual o senhor participou me orientando sobre a dificuldade em encontrar meus parentes em Portugal, aproveito para agradecer.
Porem estou procurando obter a certidão de nascimento dos meus avós em Portugal,tenho todos os dados sobre eles, nome dos pais, data de nascimento e tambem que nasceram no Concelho de Trancoso (meu avô nasceu no ano de 1894 e minha avó em 1902).
Venho respeitosamente pedir que se possivel me oriente sobre como posso diante de tantas freguesias saber como pedir tal documento para que eu receba aqui no Brasil.
Desde ja agradeço a sua atenção.
João Carlos de Arruda

Resposta

Link directo:

'Parentes dos avós' ...

#160345 | Lourval | 21 jun 2007 05:30 | Em resposta a: #160319

Caro João Carlos de Arruda,
Se você não conseguiu saber qual é a freguesia onde seus avós nasceram através do registro de casamento deles (ou processo que costuma ser mais detalhado), dos registros de nascimento dos filhos e netos deles, você ainda poderá obter junto ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro os prontuários de estrangeiro de seus avós. Também poderá solicitar ao Arquivo Distrital da Guarda a emissão de passaporte deles. Estas sugestões já deram certo para mim inúmeras vezes.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#160450 | jca2727 | 21 jun 2007 23:21 | Em resposta a: #160345

Obrigado Lourval pela atenção
A cerca de uns quinze dias enviei um email para para o Arquivo Distrital da Guarda, será que demora para eles responderem, é que até agora não chegou nenhuma resposta.
João Carlos

Resposta

Link directo:

Registo de passaportes no ADGuarda

#160455 | salen | 22 jun 2007 00:09 | Em resposta a: #160319

1. se ainda alguém for vivo, fale com os parentes mais velhos, tios, amigos dos tios e dos avós: pergunte sobre nomes de terras, de vilas, aldeias, cidades próximas; onde iam às feiras, ao tribunal, pagar os impostos (as 'décimas'); o padroeiro da igreja (qual era o santo/a da terra ...), em que dia era a festa; se havia algum rio perto, alguma serra, uma excentricidade geográfica qualquer, e o nome;
2. vá aos papeis velhos da família: cartas, envelopes amarelos numa caixa no sótão ...; fotografias antigas, com dedicatórias e datas, na frente ou no verso (tire-as das molduras ...), nomes de familiares E ... nome ou carimbo ('selo branco', em relêvo, sem tinta) do fotógrafo, normalmente dizendo onde era; escrituras, testamentos, e coisas dessas que possam ter referências à localidade de origem;
3. siga a pista do 'prontuário do imigrante'; descubra em que porto chegaram, data, o navio, porto de embarque em Portugal, o que consta no primeiro registo ou documento de identidade tirado aí no Brasil. Com estes dados pode-se tentar ir aos Arquivo Distrital da Guarda e procurar o registo do passaporte. Aí estará a referência à localidade ...
Mas espere aí, que me deixei levar pelo texto e já podia ter dito isso logo no princípio. Se os seus ancestrais tiraram o passaporte no Governo Civil da Guarda o registo está lá (dependendo do ano em que viajaram ...). Escreva para lá dando os nomes e data aproximada da viagem e eles o descobrirão SE o Passaporte foi lá tirado (pode ter sido tirado no Distrito do porto onde embarcaram, p.ex. Lisboa ou Leixões, ou no Distrito onde moravam que pode não ter sido a Guarda).
Bom, tem muito por onde procurar. Se tiver dúvidas pergunte. Cumprimentos.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#162761 | christophe | 15 jul 2007 15:42 | Em resposta a: #160450

vivo em frança mas vivi muitos anos na regiao da guarda e tenho alguns conhecimentos se me der as datas de nascimento dos seus familiares vou tentar aranjar isso para voce

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#162785 | jca2727 | 16 jul 2007 03:24 | Em resposta a: #162761

Boa noite christophe,

Obrigado pelo interesse em me ajudar!
Estou enviando os nomes dos meus avós, dada de nascimento, bem como a filiação.
Todos os dados foram retirados do processo de casamento realizado no Brasil no ano de 1920.
Consta o concelho onde nasceram (Trancoso), porem não sitam a Freguesia, o que esta me dificultando a busca das certidão de nascimento ou assento de baptismo.

1- José Augusto Cardoso - nascido no concelho de Trancoso, aos 03/03/1893, filho de Francisco Cardoso e Maria Rosa Bernardo.

2-Isaura Fernandes - nascida no concelho de Trancoso, aos 16/02/1902, filha de José Fernandes de Paula e Maria dos Anjos Clara.

Se possivel gostaria de saber o seu nome christophe, e que me mandasse um aviso assim que recebesse esta mensagem que estou lhe enviando.

Atenciosamente,

João Carlos de Arruda
São Paulo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#162790 | christophe | 16 jul 2007 07:48 | Em resposta a: #162785

ola Joao Carlos recebi a sua mensagem eu chamo_me Maria ALIce Dos Santos Antunes e vivo em França vou fazer o possivel para o ajudar atè breve se preferir pode me contactar por mail docubo.alice@neuf.fr

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#162818 | christophe | 16 jul 2007 16:53 | Em resposta a: #162785

voce ja ouviu falar numa freguesia chamada Freches pois as minhas buscas me dirigem para là pedi ao registo civil de verificar pois ainda hoje vivem là pessoas com o sobrenome Clara ,mas so terei uma resposta là para quarta feira .se voce tiver uma ideia desse nome informe-me


atè breve Alice

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#162819 | christophe | 16 jul 2007 16:53 | Em resposta a: #162785

voce ja ouviu falar numa freguesia chamada Freches pois as minhas buscas me dirigem para là pedi ao registo civil de verificar pois ainda hoje vivem là pessoas com o sobrenome Clara ,mas so terei uma resposta là para quarta feira .se voce tiver uma ideia desse nome informe-me


atè breve Alice

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#162820 | christophe | 16 jul 2007 16:53 | Em resposta a: #162785

voce ja ouviu falar numa freguesia chamada Freches pois as minhas buscas me dirigem para là pedi ao registo civil de verificar pois ainda hoje vivem là pessoas com o sobrenome Clara ,mas so terei uma resposta là para quarta feira .se voce tiver uma ideia desse nome informe-me


atè breve Alice

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#163009 | jca2727 | 19 jul 2007 01:52 | Em resposta a: #162790

Boa noite Maria Alice,
Acredito que agora com a sua ajuda vou conseguir a certidão de nascimento dos meus avós, e aproveito o momento para agradecer de coração o seu interesse em ajudar.
Meus sinceros agradecimentos.
João Carlos -
São Paulo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#165110 | jca2727 | 16 ago 2007 01:13 | Em resposta a: #162790

Boa noite Maria Alice,
No mês de julho a senhora entrou em contato comigo via este portal e ficou gentilmente em me ajudar na busca das certidão de nascimento dos meus avós nascidos em Trancoso - Portugal.
Como ja se passaram 1 mês da ultima vez que falamos, venho gentilmente pedir informação se possivel.
Agradeço desde ja a atenção.
João Carlos - São Paulo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#166649 | christophe | 06 set 2007 08:41 | Em resposta a: #165110

ola joao carlos cheguei a poucon de portugal de onde tentei procurar algumas informaçoes mas ainda nao consegui vou tentar agora telefonar para as freguesias de Trancoso onde ainda vivem pessoas com o mesmo nome de familia e depois lhe direi alguma coisa até breve

Resposta

Link directo:

RE: 'Parentes dos avós' ...

#166731 | jca2727 | 07 set 2007 12:51 | Em resposta a: #166649

Estou feliz e esperançoso por uma resposta positiva em relação ao assento de baptismo dos meus avós.
Agradecido de coração.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de passaportes no ADGuarda

#238559 | jca2727 | 09 set 2009 13:27 | Em resposta a: #160455

Bom salem,
Sera possivel me ajudar a procurar as certidões de nascimento dos meus avós em Portugal no local que você sugeriu buscando por onde eles tiraram o passaporte?
Consegui varias informações mas as certidões ainda não encontrei.
Um abraço
João Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Registo de passaportes no ADGuarda

#238580 | MAeJU | 09 set 2009 16:14 | Em resposta a: #238559

João Carlos

O Dr. Victor Ferreira - Salen, já há algum tempo teve um sério problema de saúde. Há inclusive um tópico onde muitos lhe desejam pronto restabelecimento, mas ele aqui ao fórum até agora não mais retornou.

Marli Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de passaportes no ADGuarda

#238626 | jca2727 | 10 set 2009 00:37 | Em resposta a: #238580

Desejo ao Dr.Victor Ferreira - Salem muita saúde e que se recupere logo,
Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen