descendentes da minha avo - familia Lopes da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Formação

descendentes da minha avo - familia Lopes da Silva

#159882 | 123guedes | 18 jun 2007 15:30

Boas Tardes a todos no forum!

Em "seguimento" de alguns posts anteriores, aqui vao as minhas novas perguntas:
Como e que eu descubro os descendentes da minha avo?

Dados da avo: Maria da Conceicao Lopes da Silva
nasceu a 22 de abril 1920 (oleiros, santa maria da feira)
faleceu a 30 janeiro 2005 (sra da hora, matosinhos - assento 182 conservatoria de matosinhos)

Filha de : Manuel Lopes da Silva e de Maria Alves da Silva

casamento: com Evaristo Soares (que faleceu a 25 dez 2004), casaram em 9 de set 1962 em Guifoes Matosinhos. Nenhum dos dois tem habilitacao de herdeiros (nao deixaram bens), ja verifiquei o auto de declaracao de obito.

Maria da Conceicao Lopes da Silva teve uma filha em 1944 (que e a minha mae).

Eu andava a procura da minha avo, agora ja sei que faleceu em 2005, o marido tb faleceu (mas nao era meu avo). ela teve a minha mae solteira. Como e que eu descubro se a minha avo teve mais filhos? Ja verifiquei a certidao de obito e nao diz quantos filhos teve.

Muito agradecida, depois de ter descoberto estas coisas todas que escrevi aqui em cima apenas nuns dias, nao sei mais o que fazer. Alguem pode ajudar?

Melhores cumprimentos, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da Silva

#159884 | melisa | 18 jun 2007 15:39 | Em resposta a: #159882

Cara S.Guedes

Da certidão de óbito da sua avó ou do marido consta a morada onde faleceram?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159885 | 123guedes | 18 jun 2007 15:44 | Em resposta a: #159884

Ola,

Morada mesmo nao, mas diz que faleceu naSenhora da Hora, Matosinhos (assento 182-2005) da Conservatoria de Matosinhos. Eu nao tenho a certidao, foi um senhor extremamente prestavel que me leu a informacao toda ao telefone). Do marido nao tenho essa informacao, apenas a data em que faleceu, mas em Matosinhos disseram-me que como ele nao tinha falecido la nao sabiam onde.

Aguardo reposta ansiosamente,
Cumprimentos, S Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159890 | melisa | 18 jun 2007 16:12 | Em resposta a: #159885

Cara S.Guedes

Não havendo morada será difícil.

Acho no entanto dado ela ter falecido há pouco tempo, talvez na freguesia da Senhora da Hora se recordem dela, mas só deslocando-se lá e falando por exemplo com o padre ou até na Junta de Freguesia.

Por outro lado estive a consultar as páginas brancas - telefones e vi várias pessoas com os apelidos Silva Soares, que poderão ou não ser seus familiares, pois certamente pela idade a sua avó não teria tido muitos filhos após o casamento.

Mas quem sabe poderá eventualmente algum deles ser descendente dela ou saber alguma notícia.

Porque não tenta o contacto?

http://pbi.pai.pt/

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159892 | 123guedes | 18 jun 2007 16:29 | Em resposta a: #159890

Obrigada. Vou tentar.

Mas se a minha avo se chama Maria da Conceicao Lopes da Silva, mas e filha de Manuel Lopes de Oliveira e de Maria Alves da Silva, significa que ficou com o apelido do pai primeiro e depois o da mae. Isso nao e estranho?

Cumprimentos S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159895 | melisa | 18 jun 2007 16:48 | Em resposta a: #159892

Nada estranho!

Em 1920 as regras dos nomes não eram bem iguais às actuais, ou seja ainda havia poucas regras).

Até acontecia por vezes nem terem o apelido do pai e mais frequentemente da mãe.

O meu pai nascido em 1923 não tem apelido da mãe, ,as tem três apelidos do pai, enquanto uma das irmãs tinha dois apelidos da mãe e um do pai e a outra tinha um apelido da mãe (mas não o último) e um do pai.

Um tio meu tem dois apelidos do pai ( Fernandes Baptista) mas ele é Baptista Fernandes.

Pelos nomes que apresenta não restam dúvidas que Maria da Conceição Lopes da Silva é a Maria Lopes da Silva.

Boa pesquisa
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159896 | 123guedes | 18 jun 2007 17:04 | Em resposta a: #159895

Ainda bem que diz isso. Porque a minha maior preocupacao agora e como e que eu descubro se esta era mesmo a minha avo. Na certidao de nascimento da minha mae aparece a mae como Maria Lopes da Silva. Admitindo entao que esta era a minha avo visto que ja faleceu e o marido tambem, gostaria de descobrir mais familiares dela. e principalmente se teve mais filhos (nao tem de ser depois de casada...pode ser antes.) teve a minha mae em 1944, depois so casou em 1962. se tiver tido mais filhos entre uma coisa e outra...como e que descubro? esse e o meu problema agora. para alem da lista telefonica, nao ha mais nenhuma forma?
eu vou tentar a lista, mas nao parece haver mais nenhuma forma de saber se alguem teve filhos?
Melhores cumprimentos, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159898 | melisa | 18 jun 2007 17:16 | Em resposta a: #159896

Desconheço outra forma.

Claro que poderia ter tido filhos entre a sua mãe e o casamento, mas teria de saber onde eles estavam registados, pois para além da forma que lhe indiquei noutro tópico, que seria saber os possíveis herdeiros, mas como me diz não ter deixado bens, por aí não é possível.

A esperança é que consiga encontrar algum filho após o csasamento que por ventura saiba de outros irmãos.

Já agora julgo que seu avô é mesmo o senhor que aparece no registo de sua mãe.

Como é que sabe que sua mãe foi adoptada?

Se tivesse sido, constaria de um averbamento feito no registo de nascimento dela.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159901 | 123guedes | 18 jun 2007 17:31 | Em resposta a: #159898

O registo de nascimento da minha mae so foi feito 20 anos depois dela ter nascido. nasceu em 1944 e o registo e de 1964. Nao tera sido adoptada, mas perfilhada. O Altino aparece como pai na certidao mas nao era (ou pelo menos a minha mae conta que nao era, que o pai era desconhecido). Ccomo a minha mae me disse que descobriu que os pais verdadeiros dela nao eram os que ela pensava quando foi tirar o bilhete de identidade, talvez tenha sido registrada pouco tempo depois (nao sei com que idade se tirava o bilhete de idade na altura. O meu avo adoptivo tera entao dado o seu nome como pai e a minha avo adoptiva nao porque a mae verdadeira ainda estava viva. Dai nao haver um processo de adopcao. mas o estranho para mim e uma pessoa ficar por registar durante 20 anos. sera possivel que haja outro tipo de registo? tipo no hospital de matosinhos onde nasceu? o assento de nascimento nao tem nenhuma emenda, foi feito pela primeira vez em 64, e nao ha nenhum anterior...

Obrigada, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da Silva

#159902 | jg15542 | 18 jun 2007 17:33 | Em resposta a: #159882

Caro S Guedes

Uma das formas possiveis para saber quais o filhos de sua avó, poderá ser através da consulta do Processo de Imposto Sucessório, se é que este foi instaurado, existente no Serviço de Finanças da área da sua ultima residência...
Só precisa de saber o nome completo da sua avó e a data do falecimento. Com estes dado dirija-se ao respectivo Serviço de Finanças e consulte...
Nestes processos existe a relação de todos os descendentes do falecido(a)...
Boa pesquisa
Joaquim Brás Gomes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159907 | 123guedes | 18 jun 2007 17:52 | Em resposta a: #159902

Muito Obrigada,

vou fazer isso amanha (ja tentei telefonar mas devem estar fechados.) Estou em Inglaterra, espero que a consulta possa ser feita por telefone (consegui fazer consulta de assentos de nascimento e certidoes de obito por telefone)...

Muito Agradecida pelas respostas todas, tem sido um processo muito frustrante mas muito aliviado pela eficacia e prontidao das pessoas do forum. Uma das frustacoes e estar a fazer isto a distancia.

Cumprimentos, darei noticias amanha, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159909 | melisa | 18 jun 2007 18:55 | Em resposta a: #159901

Caro S.Guedes

Pelo dados que referiu, houve certamente um registo de nascimento anterior, feito em 1944.

A sua mãe, tinha que estar registada para poder ir à escola.

Nesse consta certamente com filha de pai incógnito e da sua avó.
Sabendo que sua mãe nasceu no hospital de Matosinhos nessa época teria de ser registada na freguesia onde se situa esse hospital.

O que aconteceu certamente é que pelo facto de ter sido perfilhada o outro registo ficou sem efeito.

Como parece ter boas relações com o pesssoal da Conservatória do Registo Civil, ponha-lhes esta hipótese e tente saber quais as possibilidades de ter acesso a uma cópia desse registo original.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159915 | 123guedes | 18 jun 2007 19:31 | Em resposta a: #159909

Cara M. Elisa,

Na conservatoria ja ventilei essa hipotese e o senhor (que e simpatiquissimo e incansavel) foi procurar e disse-me que nao encontrou mais nenhum registo de nascimento da minha mae. encontrou a certidao de nascimento da minha mae, a de obito da minha avo e casamento da minha avo. mais nada. e o senhor procurou bem. O senhor ate foi procurar na certidao do senhor com quem a minha avo se casou para ver se descobria mais alguma coisa e nada.

Onde mais ha registos? Baptismo e comunhoes da minha mae? foi tudo em Matosinhos? Isso e possivel de ser procurado?

Ha registos nos hospitais? ou estao sempre nas conservatorias?

Se nao for atraves da Conservatoria (visto que o senhor procurou ja bastante e ja falei com ele varias vezes na sexta e hoje)...mais alguma sugestao? vou tentar tb a sugestao de pedir para consultar o processo de imposto sucessorio (apesar de nao saber bem o que isso e).

Aguardo resposta, Obrigadissima, S Guedes (sou uma senhora)

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159924 | roz | 18 jun 2007 20:08 | Em resposta a: #159915

Cara S Guedes

Algumas sugestoes: no assento de obito deve haver o nome da pessoa que fez a declaracao do obito. Essa pessoa pode ser familiar/vizinho/empregado da agencia funeraria. Valia a pena contactar com quem a conheceu, pode ser que saibam se ela teve mais filhos. A agencia funeraria tambem sabera' quem organizou o funeral. Nalgum jornal da terra pode ter havido anuncio do funeral e 'as vezes diz que deixou filhos, netos etc. Como sabe o dia, sera' facil para o jornal encontrar isso. 'As vezes ate diz o nome da agencia funeraria tambem.

Na lista telefonica on-line que ja tem, pondo Lopes da Silva no nome e Porto no lugar, encontrei 6 negocios com esses apelidos na vizinhanca do Porto. Algum pode ser irmao da sua avo e que lhe desse informacoes.

Encontrei uma paroquia da Senhora da Hora (telefone: 00351 229563002). Se o funeral teve padre pode ser que ai' lhe deem alguma pista.

Por ultimo, a junta da freguesia da Senhora da Hora tem telefone 00351 229510110 (e-mail: jfsrahora@-srahora.pt). Creio que podem ajudar a saber onde morava. Ja vi aqui no forum um confrade que encontrou o filho da irma que tinha falecido pelas informacoes conseguidas atravez duma junta de freguesia.

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=158479&fview=e

Espero que consiga o que procura.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159927 | melisa | 18 jun 2007 20:13 | Em resposta a: #159915

Cara S.Guedes

Desculpe ter escrito caro mas foi por lapso pois sei que é uma senhora.

Teve que haver outro registo (em 1944), disso não restam dúvidas, podem é não encontrar.
Nascendo no hospital em Matosinhos só podia ser registada nessa Conservatória.

Já agora como sabe que foi no hospital de Matosinhos?

A sua mãe ainda é viva?

Na Delegação Escolar poderá haver dados da sua mãe , anteriores ao registo de 1964.

Quanto ao Processo de Imposto Sucessório (era a pista que lhe dei antes) como me diz que a falecida não deixou bens, provavelmente não há.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159931 | 123guedes | 18 jun 2007 20:24 | Em resposta a: #159927

Cara M. Elisa,
Sim a minha mae esta vivissima, mas nao posso falar disto com ela. A mae deixou-a quando ela era pequenina e nao quer falar no assunto, nem esta interessada. Eu respeito isso com todo o coracao, mas entao decidi iniciar eu o processo de encontrar a minha familia perdida.Crucial para mim. Pena, porque a minha avo so faleceu em 2005, se me tivesse apressado mais um pouquinho...ainda a tinha conhecido. mas estou em inglaterra ha 14 anos. se estivesse em portugal provavelmente ter-me-ia dedicado a isto mais cedo. agora foi mesmo porque teve de ser.

Por isso sim sei que a minha mae nasceu no Hospital de Matosinhos, porque ela sempre assim o disse.

Cumprimentos, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159932 | 123guedes | 18 jun 2007 20:34 | Em resposta a: #159924

Cara Rosario,

Obrigada,

nao havia nome no assento de obito, mas o senhor do arquivo de matosinhos sugeriu que eu contactsse a agencia funeraria (era a unica informacao que la tinha), mas so tinha a agencia funeraria do senhor com quem a minha avo se casou. entretanto ja pedi a certidao de obito para a ter comigo, assim posso ve-la em vez de ser ao telefone para o arquivo. mal receba vejo se tem nome de quem fez declaracao do obito.
Nas paginas, posso so perguntar o que a levou para estabelecimentos comerciais? encontrei Lopes Silvas, varios em Matosinhos tambem, mas nao tinha visto os estabelecimentos comerciais.

Contacto a junta de freguesia na segunda, e a paroquia tambem. Que bom, ter mais alguns meios de investigacao...estava a ficar com receio, toda a gente me comecava a dizer que nada havia a fazer para descobrir a descendencia da minha avo.

Muito Agradecida, S Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159936 | melisa | 18 jun 2007 20:55 | Em resposta a: #159931

Cara S.Guedes

Então pode saber onde a sua mãe frequentou a escola.

Saber se ainda tem a cédula pessoal (que no fim de contas é uma cópia do registo de nascimento inicial).

Se sabe onde foi baptizada... enfim questões que lhe pode pôr com muito tacto.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159961 | recio | 18 jun 2007 23:49 | Em resposta a: #159885

Olá S Guedes
na certidão de obito diz quem tratou do obito e em geral é a agencia Funeraria que trata ,visto ter sido só há 2 anos eles teem o processo com eles elá está a pessoa que pagou o funeral digo isto porque há um ano minha amiga Celina Cunha (CCB) frequentadora do Genea me pediu para tirar a cópia do obito da tia avó (1959) se não me engano e eu descobri os parentes através da agencia Funeraria. se quiser posso pedir a copia da certidão e averiguar estou longe do Porto mas com boa vontade tudo se faz.
Aguardo luz verde.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#159989 | 123guedes | 19 jun 2007 10:13 | Em resposta a: #159961

Cara Ana,
Nem sei como lhe agradecer. Sim dou-lhe luz verde. E fico muito feliz.

Eu pedi a certidao de obito online ontem, mas ainda vai demorar uns dias a chegar a Inglaterra. Quando a Ana diz que pode pedir a copia da certidao, penso que nao vale a pena esperar por esta? (sera talvez mais rapido pedir ai, mas terei de lha pagar) Eu vou estar a viajar para a semana, o meu email e soniasrodrigues arroba yahoo.co.uk penso que podera ser mais rapido para comunicarmos pelo menos enquanto eu estiver fora.

Como prosseguimos agora? Aguardo resposta ansiosamente, e darei noticias se descobrir algo mais.

Obrigadissima pela ajuda, significa muito.
Um excelente dia para si, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da Silva

#160020 | jg15542 | 19 jun 2007 13:46 | Em resposta a: #159882

Caro S Guedes

Telefonar para um Serviço de Finanças por vezes é complicado devido ao elevado número de chamadas.
Seria preferivel tentar entrar em contacto via e-mail, especialmente se está em Inglaterra; fica mais económico....!!!...
Primeiro tente saber qual a freguesia da última residencia da sua avó:
se for: Custóias, Leça do Balio e S Mamede de Infesta, o Serviço de Finanças é o 2.º de Matosilhos.
Caso seja outra freguesia o Serviço de Finanças é o 1.º...
O e-mail do 2.º Serviço de Finanças é rt1821@dgci.min-financas.pt - o e-mail do 1.º Serviço de Finanças é rt3514@dgci.min-financas.pt
Boa pesquisa
Joaquim Brás Gomes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160041 | 123guedes | 19 jun 2007 16:25 | Em resposta a: #160020

Caro Joaquim,

Eu tinha ficado com a sensacao atraves de outro membro do forum que nao valeria a pena contactar as financas e pedir consulta do Processo de Imposto Sucessório, visto que ja soube por matosinhos que nao houve habilitacao de herdeiros. pedi para investigarem o auto de declaracao de obito, e disseram-me que a minha avo nao tinha deixado bens, nem tinha tido habilitacoes de herdeiros.(nem ela nem o senhor com quem casou)

claro esta que todos os dias descubro coisas novas. mas queria so confirmar se acha que vale a pena contactar financas mesmo assim?

Cumprimentos, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160042 | 123guedes | 19 jun 2007 16:28 | Em resposta a: #160020

Caro Joaquim,

Eu tinha ficado com a sensacao atraves de outro membro do forum que nao valeria a pena contactar as financas e pedir consulta do Processo de Imposto Sucessório, visto que ja soube por matosinhos que nao houve habilitacao de herdeiros. pedi para investigarem o auto de declaracao de obito, e disseram-me que a minha avo nao tinha deixado bens, nem tinha tido habilitacoes de herdeiros.(nem ela nem o senhor com quem casou)

claro esta que todos os dias descubro coisas novas. mas queria so confirmar se acha que vale a pena contactar financas mesmo assim?

Cumprimentos, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160045 | 123guedes | 19 jun 2007 16:33 | Em resposta a: #160042

Nao sei me tentaram responder, mas apareceu a minha mensagem 2 vezes...

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160052 | jg15542 | 19 jun 2007 17:09 | Em resposta a: #160041

Caro S Guedes

Como diz, se a sua avó não possuia bens à data do óbito, não havia lugar à instauração de Processo de Imposto Sucessório no Serviço de Finanças. Assim sendo por aqui nada feito..E no Tribunal? Harerá inventário. Se a sua avó deixou filhos menores, o inventário era obrigatório...
Pergunte no tribunal da área de residencia
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160067 | 123guedes | 19 jun 2007 18:15 | Em resposta a: #160052

Caro Joaquim,

A minha avo nao poderia ter deixado filhos menores, faleceu com 85 anos ha dois anos.
Se se lembrar de mais alguma hipotese, pf diga.

Agradecida, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160086 | 123guedes | 19 jun 2007 19:27 | Em resposta a: #159936

Sim, sei a escola, mas nao consigo encontrar contactos na net, so mencoes.
Sera que alguem pode ajudar a encontrar o contacto? Era uma escola primaria, a Escola do Adro da Confraria em Matosinhos. Mas se calhar ja nao existe a escola.

Tambem procurei Delegacao escolar de Matosinhos e apareceu tudo menos o que eu queria...alguem pode ajudar a encontrar o contacto? e com eles que devo falar?

Agradecida, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160178 | jg15542 | 20 jun 2007 08:49 | Em resposta a: #160067

Caro S Guedes

Pode pedir o meu e-mail ao moderador, e envie-me o nome completo da sua avó e a data de nascimento.
Vou tentar conseguir o que precisa
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160179 | 123guedes | 20 jun 2007 09:02 | Em resposta a: #160178

Muito Obrigada.
Como e que peco o seu email ao moderador? como e que mando uma mensagem para o moderador? Agradecida, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160207 | jg15542 | 20 jun 2007 12:22 | Em resposta a: #160179

S Guedes
Para pedir o contacto deve clicar em (Contactos) que se encontra no topo da página do nosso lado direito.
Aparece a página "Fórum: Contactos:
depois digita o Username do Autor a contactar: neste caso digite jg15542, e clica em "Enviar
Depois aguarde que lhe seja transmitida a informação que necessita...
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160243 | 123guedes | 20 jun 2007 16:01 | Em resposta a: #159989

Cara Ana,

nao recebi resposta sua, por isso na sei bem o que se passa. De toda a forma queria so frizar o facto de que a minha avo teve uma filha (minha mae) que de forma alguma podera ser contactada acerca disto. Ela nao esta interessada no assunto e e muito penoso para ela. Eu respeito isso, embora tenha de seguir o meu caminho. Mas so para ter a certeza absoluta que esta claro que em caso algum ela ira ser contactada acerca disto.
Um grande Obrigada, S Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#160492 | 123guedes | 22 jun 2007 12:41 | Em resposta a: #159884

Cara M. Elisa,
ja tenho a morada onde faleceu. Qual seria a sua sugestao tendo a morada?

Obrigada, Sonia Guedes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes da minha avo - familia Lopes da S

#162690 | jg15542 | 14 jul 2007 13:15 | Em resposta a: #160207

Caro
António de Sampaio Pinto

Eu gostaria de saber quem é "SAIXAS DA GAMA", e de onde era natural....
Um dos meus trisavós tinha por nome: "MANUEL JOAQUIM DA GAMA". Que terá nascido por volta dos anos 1780, no Maxial da Ladeira também chamado (Maxial da Serra), do concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.
Obrigado pela sua colaboração.

Joaquim Brás Gomes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 02:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen