Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos

Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#159911 | IsabelFont | 18 jun 2007 19:07

Boa tarde, caro confrade Pedro França,
Atendendo á disponibilidade e amabilidade que tem demonstrado neste site, venho solicitar-lhe se me consegue obter os dados relativos ao assento de nascimento/batismo e casamento de Álvaro dos Santos Pato, que nasceu em 30 de Julho de 1883, filho de Manuel dos Santos Pato e Rosa da Conceição Pinhal (Troviscal). Estava convencida que o filho era também do Troviscal e tinha solicitado estes documentos ao ADAveiro; mas por uma certidão de um filho, o ADA diz que é natural de Covões - Cantanhede e que deve estar no AUC.
Ficar-lhe-ei muito grata, dada a impossibilidade de me deslocar aqui da Lourinhã.
Cumprimentos
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

Para a Maria Isabel Fontoura

#160296 | Pedro França | 20 jun 2007 22:17 | Em resposta a: #159911

Cara Maria Isabel:

Então é assim: não sei em que é que se baseou para me indicar com certa precisão a data de nascimento de Álvaro dos Santos Pato. Percorri Covões, baptismos, entre 1883 e 1885 e não encontrei nada ou melhor, encontrei um Álvaro mas com pais totalmente diferentes, que vão a Castro e não a Pato, e que é Fernando e não Manuel. Será que Covões é de facto a freguesia de baptismo/nascimento correcta?
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Maria Isabel Fontoura

#160332 | IsabelFont | 21 jun 2007 01:13 | Em resposta a: #160296

Então boa noite Caro Pedro França,
Quanto a nomes e datas baseei-me na maior parte no que vinha referido numa certidão de batismo de um filho; quanto ao local Covões, nem fui reler, mas foi o que me disseram do ADA - Covões - Cantanhede. Se bem que, eu só me lembre que era uma paróquia de Oliveira do Bairro. Mas como já tenho 2 certidões de dois filhos, tenho que rever o assunto. Mas, neste momento nada feito, não estou no PC com a base de dados nem tenho as certidões para conferir. Por isso agradeço-lhe a atenção, e quando voltar a casa vou reconferir e torno a contactá-lo se vir que tudo se confirma ou se houver algo a corrigir. Muito obrigada pela sua atenção.
Cumprimentos de
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Para a Maria Isabel Fontoura

#160339 | Pedro França | 21 jun 2007 02:33 | Em resposta a: #160332

Cara Maria Isabel:

Novamente: se no ADA lhe disseram que era uma paróquia de Oliveira do Bairro é ADAveiro e não AUC. Estive a ver paróquias do ADAveiro e a que mais se aproxima de Covões é Covão do Labo que pertence a Vagos e não Olivª do Bairro. No seu interesse vai ter de reler os assentos.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Maria Isabel Fontoura

#160510 | IsabelFont | 22 jun 2007 15:45 | Em resposta a: #160339

Então boa tarde Caro Pedro França,
Bom, depois de reler tudo, cheguei á seguinte conclusão: O ADA enganou-se na pessoa que diz que é de Covões. Realmente, então tenho que: Fernando Eduardo dos Santos Pato (de quem tenho a certidão) é filho de Álvaro dos Santos Pato, que nasceu em 30 de Julho de 1883, no Troviscal - Oliveira do Bairro; neto paterno de Manuel dos Santos Pato e Rosa da Conceição Pinhal. É deste Manuel dos Santos Pato, que penso que nasceu em 16 de Janeiro de 1851 em Covões - Cantanhede, filho de João dos Santos Pato e Maria da Silva (??) que eu gostava de obter mais dados, sobre ele e antepassados.
Será possível?
Desde já grata pela disponibilidade e atenção,
Cumprimentos de Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162391 | IsabelFont | 11 jul 2007 02:24 | Em resposta a: #160339

Então boa noite Caro Pedro França,
Suponho que leio a minhamensagem anterior com pedido de ajuda relativamente á obtenção de dados sobre Manuel dos Santos Pato, que penso que nasceu em 16 de Janeiro de 1851 em Covões - Cantanhede, filho de João dos Santos Pato e Maria da Silva (??).
Na minha mensagem anterior explicava a confusão do ADAveiro, em que eu também fui atrás.
Se não lhe chegou o meu pedido, aqui vai a sua renovação; se acaso não tiver hipótese de me ajudar, agradeço o favor de uma resposta, para tentar encontrar alguma alternativa.

Desde já grata pela disponibilidade e atenção,
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162547 | Pedro França | 12 jul 2007 22:35 | Em resposta a: #162391

Cara Maria Isabel:

Ainda não sei onde foi buscar, desencantar a data relativa ao nascimento de Manuel dos Santos Pato, mas enfim.
O que temos, para que conste nos autos é o seguinte:
Encontrei o baptismo de um Manuel a 02.12.1848/f. 75 para os Covões, lugar de Troviscais (que nada tem a ver com Oliveira do Bairro). Este Manuel nasceu a 12.11 desse mesmo ano.
Era filho de Manuel Gomes Pato e de Maria Marques.
Neto patº de Manuel Gomes Pato e de Maria de Jesus, para os Troviscais.
Neto matº de Salvador Gaiteiro e de Ana Marques, para Montouro, tudo Covões.
A 03.03.1852/f. 135 temos o baptismo de Maria, irmã daquele Manuel, nascida a 24.02 deste ano.
Nestes anos, entre quarentas, finais e cinquentas, princípios, do séc. XIX, não aparece mais nenhuma família de sobrenome "Pato" para os Troviscais ou outro lugar.
Quer comentar? É favor conferir com os dados que possui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162601 | IsabelFont | 13 jul 2007 12:43 | Em resposta a: #162547

Bom dia caro Pedro França,
Antes do mais, peço desculpa de não o ter esclarecido logo de tudo.
É assim: estou a "tentar" fazer as árvores genealógicas dos principais ramos da minha família - Gracias (pelo meu lado materno) e Fontoura (lado paterno). Mas como isto é para deixar para os meus filhos e netos, que privaram com mais familiares, entendi que devia fazer também de alguns colaterais, como por exemplo: Santos Pato - pai dos meus filhos.
Assim sendo, e já que tive acesso a uma árvore já feita, em papel A5, cujo autor desconheço, mas que me foi dada por um membro dessa família, dei como bons os elementos que lá constam, mas que só chegam ao trisavô dos meus filhos; Mais precisamente: Manuel dos Santos Pato, nascido em 16-06-1851 e casado com Rosa da Conceição Pinhal, nascida em 7-4-1861 (sem indicar locais de nascimento, etcc..).
Para efectuar um maior aprofundamento, e procurar alguns dados biográficos, etc.. já que até cheguei a conhecer Mário dos Santos Pato (um dos seus filhos, que vivia noa anos 70 no Troviscal), comecei a pedir aos Arquivos alguns elementos. Um deles, bastante difícil de conseguir, foi o do avô dos meus filhos: Fernando Eduardo da Cunha dos Santos Pato, neto daquele Manuel dos Santos Pato, nascido na Índia. Por esta certidão confirmei:
1. Fernando Eduardo da Cunha dos Santos Pato, nascido em Margão - Índia, é filho de:
2. Álvaro dos Santos Pato, nascido em 30 de Julho de 1883 (data constante da tal árvore), e de
3. Ernestina Pita Cunha dos Santos Pato,
e neto de
4. Manuel dos Santos Pato, nascido em Covôes - Cantanhede (certidão), em 16-06-1851 (árvore em papel), e de
5. Rosa da Conceição Pinhal, nascida em 7-04-1861, penso que no Troviscal - mas cujos dados vão ou não ser confirmados pelo ADAveiro que já encontrou o registo de batismo, mas que ainda não me chegaram á mão; bisneto de:
8. João dos Santos Pato, natural do lugar da Malhada - Covões - Cantanhede, não sei em que data, e de
9. Maria da Silva, natural do mesmo lugar, tb. não sei de que data.
E quanto aos antepassados Santos Pato, é tudo o que sei.
Tudo o que tenho na tal árvore é mais recente - fins do século XIX e XX.
Espero tê-lo esclarecido e peço desculpa mais uma vez porque me enganei na data de nascimento que consta da tal árvore.
Este Covões - Cantanhede pertende ao AUC? Não estando, estes daods no AUC, tem algum palpite onde os possa encontrar?
Muito agradeço a sua ajuda.
Cumprimentos,
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162674 | Pedro França | 14 jul 2007 01:42 | Em resposta a: #162601

Cara Maria Isabel:

Continuo sem saber se os dados que lhe enviei são os que lhe interessam.
Verifiquei que continua a insistir num João Santos Pato que não encaixa no que lhe remeti.
O que há para trás de 1840-50 é Gomes Pato e não Santos Pato e é tudo Manuel G. P. filho de outro Manuel G. P.
É claro que Covões pertence ao AUC: é freguesia do concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra. Se assim não fosse como é que acha que eu lhe enviava aqueles dados?
Continuação de boas pesquisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162676 | IsabelFont | 14 jul 2007 02:13 | Em resposta a: #162674

Caro Confrade Pedro França,
Não é meu intuito indispô-lo, como parece que está!
E desde já lhe agradeço o tempo que tem ocupado com estas pesquisas; mas realmente os dados que me facultou não são os que procuro.
Procuro uma família cujo apelido até certa altura é e era Santos Pato, e não Gomes Pato.
A minha pergunta ácerca de Covões ser do AUC, é pura e simplesmente de ignorância minha geográfica: pode haver outro Covões, que não seja de Cantanhede nem do AUC; há tantos sítios com o mesmo nome!
Como lhe descrevi na mensagem que aqui deixei ontem, disseram-me que ainda há mais Santos Pato, pois o Pai de João dos Santos Pato, seria Teodósio dos Santos Pato - não sei de onde?!
Realmente o que pode acontecer é eu estar a procurar no lugar errado.
Se me diz que não há Santos Pato, pois terei que aceitar. Tenho que pensar como procurar noutro lado, que não sei bem onde!
Muito obrigada pela sua atenção
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162677 | IsabelFont | 14 jul 2007 02:25 | Em resposta a: #162676

Caro confrade Pedro França,
Para que não sobrem dúvidas, quer que lhe envie a certidão em que é mencionada a naturalidade de Manuel dos Santos Pato? Tenho-a digitalizada; não me custa nada! Apenas preciso de saber o seu e-mail, caso o queira facilitar-me.
Cumprimentos
Ma Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162678 | IsabelFont | 14 jul 2007 02:56 | Em resposta a: #162674

Caro confrade Pedro França,
Para que não sobrem dúvidas, quer que lhe envie a certidão em que é mencionada a naturalidade de Manuel dos Santos Pato? Tenho-a digitalizada; não me custa nada! Apenas preciso de saber o seu e-mail, caso o queira facilitar-me.
Cumprimentos
Ma Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162685 | Alvares | 14 jul 2007 11:59 | Em resposta a: #162676

Cara Isabel,

esse Teodósio dos Santos Pato deve ser o mesmo indivíduo que cito logo no início do meu artigo "A família Santos Pato em São João da Azenha nos Séculos XVI a XX". Era natural da Caneira, f. Mamarossa, casou e viveu na Mamarrosa e teve um filho ordenado padre em 1839 (= Pe. Manuel dos Santos Pato). O processo de ordenação está no AUC. Por aí, facilmente conseguirá saber os pais e avós.

O seu João dos Santos Pato, n. ~1820, deve ser irmão do citado Pe. Manuel dos Santos Pato. Provavelmente casou na Malhada, f. Covões, com a tal Maria da Silva (deverá existir registo do casamento), mas, se o Pedro França não encontra registo de filhos, é porque não moraram lá .... ( provavelmente encontrará os filhos na Mamarrosa )

Cumprimentos,
Luís Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Alô Luís Seabra Lopes

#162689 | Pedro França | 14 jul 2007 12:54 | Em resposta a: #162685

Caro Primo:

Já faz tempo que não tenho notícias suas.
Em relação a este tópico e à sua mensagem, eu não indaguei para lá de 1845 para a fregª dos Covões/Cantanhede. Eu não sei se os Patos dos Covões vieram da Mamarrosa/OLivª do Bairro e foram parar depois aos Covões ou se foi o contrário. Tanto quanto pude saber, para um baptº de 1848 para os Troviscais/Covões, os avós paternos são dados como sendo dos Troviscais ainda. Essa família pode ter dado origem a dois ramos bem diferenciados. Só que há uma coisa: entre 1848 e os tais avós paternos a família é Gomes Pato e não Santos Pato.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#162709 | IsabelFont | 14 jul 2007 17:45 | Em resposta a: #162685

Caro confrade Luís Seabra Lopes,
Boa tarde,
Pois penso que sim, este Teodósio dos Santos Pato, deve ser o mesmo referido na sua nota 2, a páginas 52 do seu artigo; comprei a revista, li todo o seu artigo naquela altura, e reli-o agora; aliás já tinha trocado consigo um mail, e, se bem me lembro lhe disse, que acaso conseguisse entroncar estes Santos Pato nos seus, deixar-lhe-ia aqui uma mensagem.
Só que ainda estou longe disso, primeiro porque foi-me difícil começar a recuar, nos antepassados do Santos Pato, Pai dos meus filhos; mas depois de seguir o seu conselho e tentar ler o livro publicado por Dª Mª Leocádia Rosa dos Santos Pato e obter uma árvore (de ramos recentes), consegui concluir que o Eng. Mario dos Santos Pato foi o tio-avô de meu ex-marido que cheguei a conhecer na década de 70. Aliás este enólogo Mario dos Santos Pato tinha 6 irmãos, dos quais um é realmente o comandante de mar e guerra Jaime dos Santos Pato e outro é Álvaro dos Santos Pato, bisavô dos meus filhos que foi juiz, morreu cedo e eu não cheguei a conhecer.
Agora quando eu pensava poder centrar todos este antepassados, mais ou menos na zona do Troviscal, aparece-me este antepassado nascido em Covões - Cantanhede. Tenho pois que esperar pelos assentos que pedi a Aveiro, para ver como e onde localizo estes ancestrais desta família, já que o confrade Pedro França diz que eles não existem no AUC.
Para a "herança" que queria deixar aos meus filhos e netos, estes conhecimentos já seriam mais que suficientes. mas agora sou eu que estou curiosa!
Como sou amadora nestas andanças, é óbvio que os progressos são lentos e sem ajudas, duvido que lá chegue.
Tenho pena de não conseguir deslocar-me assim facilmente para Aveiro, Coimbra, etc... para localizar os assentos que necessito.
Mas, esteja descansado que se conseguir o entrozamento dos ramos, contactá-lo-ei.
Muito obrigada pela dica!
Escusado será dizer, ou pedir, que se souber ou localizar algum dos antepassados desta família lhe agradeço a indicação.
Até uma próxima
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Alô Luís Seabra Lopes

#162713 | Alvares | 14 jul 2007 19:23 | Em resposta a: #162689

Alô caríssimo Pedro!

entendi tudo o que disseste. E de facto não está neste momento confirmado se o Teodósio dos Santos Pato, pai do João dos Santos Pato referido pela Isabel Foutora, é o mesmo Teodósio dos Santos Pato nascido na Caneira e pai do Pe. Manuel dos Santos Pato, ordenado em 1839. No entanto parecem no mínimo ser contemporâneos e o nome Teodósio não é propriamente vulgar (e Teodósio dos Santos Pato muito menos!)

Além disso, a informação oral que sempre tive é a de que os Patos do Eng. Mário Pato (os mesmos que a Isabel refere) derivam efectivamente de um tronco comum na Mamarrosa.

Penso que o cenário mais provável continua, portanto, a ser o que expus. O João dos Santos Pato nasceu na Mamarrosa e casou na Malhada, f. Covões, com Maria da Silva. O facto de existir uma certidão relativa ao um neto que diz que João era natural da Malhada pode ser mera imprecisão do pároco. Tudo isto obviamente a confirmar ...

Seja como for, ainda mais curiosidade tenho em saber se estes Santos Pato entroncam nos de São João da Azenha (documentados desde finais do século XVI) ou se é mera coincidência de apelidos.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Alô Luís Seabra Lopes

#162732 | Pedro França | 15 jul 2007 01:20 | Em resposta a: #162713

Caro Primo Luís:

Queres que te confirme alguma coisa pelos paroquiais/ordenações?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Alô Luís Seabra Lopes

#162792 | Alvares | 16 jul 2007 10:18 | Em resposta a: #162732

Caro Pedro,

muito obrigado pela disponibilidade! Prefiro não te aborrecer, pois como sabes vivo a apenas algumas dezenas de km de Coimbra. Neste caso concreto dos Santos Pato da Mamarrosa, a minha curiosidade é puramente genealógica. Será que duas conhecidas famílias Santos Pato são a mesma? Vou aguardar que a confrade Isabel Foutoura prossiga com o seu trabalho. Quem sabe ela nos revela aqui algumas surpresas...!

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#165491 | IsabelFont | 22 ago 2007 01:21 | Em resposta a: #162685

Caro Luis Seabra Lopes,

Pois ao fim de esperar algum tempo pelos registos de Aveiro, venho confirmar-lhe que a filiação acima indicada, em mensagem anterior para o confrade Pedro França (datada de 13/07, ás 12h43) está correcta, bem como tenho a acrescentar:

- obtive a acertidão de óbito de Manuel dos Santos Pato, ali referido em 4. que mais uma vez o indica como natural da freguesia dos Covões, concelho de Cantanhede, falecido em 15/12/1915 com 63 anos;
- bem como, na mesma certidão o indica como filho de João dos Santos Pato e de Maria da Silva, ambos naturais de Malhada, Covões, Cantanhede;
- também no seu assento de casamento com Rosa da Conceição Pinhal, natural do Passadouro / Troviscal, ele é referido como natural da Malhada (?), freguesia dos Covões, Concelho de Cantanhede da Diocese de Coimbra;
- no mesmo assento de casamento, em 12/08/1883, diz que forão padrinhos João dos Santos Pato, solteiro, lavrador do lugar da Malhada, freguesia de Covões. Do meu ponto de vita este João dos Santos Pato, é irmão de Manuel, filho do mesmo João acima referido;
- também no inventário orfanológico, por morte de sua mulher Rosa da Conceição Pinhal atrás referida em 5. se verifica que os bens do casal são situados nesta comarca (a do Troviscal) e Cantanhede; e ao longo do processo menciona José dos Santos Pato, casado, lavrador da Mamarroza e Júlio dos Santos Pato, casado, proprietário na Amoreira da Guandara (estes primos).

Ao contrário do que se possa pensar, todos os filhos deste casal: Manuel dos Santos Pato e Rosa da Conceição Pinhal, são naturais do Troviscal (de onde era natural a mãe), entre eles o bisavô dos meus filhos e o seu irmão Engº Agrónomo Mário dos Santos Pato, por sua vez, sogro de Dª Leocádia, que me referiu noutra mensagem deste forum.

Suspeito que este Manuel dos Santos Pato e João dos Santos Pato, são filhos de Teodósio dos Santos Pato, mas não sei como descobrir, já que o confrade Pedro França não encontra este asento de batismo.
Pode até haver outros filhos, como o Padre que referiu, mas não sei como deslindar esta situação.

Será que me pode dar uma pista ou uma ajuda? Não tenho como ir a Coimbra, pesquisar a Ordenação que refere; de qq. modo (ignorância minha!) essa ordenação não deve referir irmãos; qd. muito refere Pais e Avós não?

Fico pois a aguardar uma sua ajuda ou pista de pesquisa.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171412 | Alvares | 31 out 2007 18:37 | Em resposta a: #165491

Cara Maria Isabel,

as minhas desculpas pela demora na resposta. Tinha-me passado despercebida a sua mensagem.

Pelo que me diz, o Manuel dos Santos Pato, natural da Malhada, filho de João dos Santos Pato e Maria da Silva, e casado no Troviscal com Rosa da Conceição Pinhal, nasceu em 1852. O dito seu pai, João dos Santos Pato, deve portanto ser irmão do Pe. Manuel dos Santos Pato, ordenado em 1839, ambos filhos de Teodósio dos Santos Pato, natural da Caneira, Mamarrosa, e morador na Mamarrosa. Que existe parentesco com os Patos da Mamarrosa, confirma-se não só por tradição familiar, mas também por outros elementos que incluiu na sua mensagem.

Em princípio, deverá existir na freguesia dos Covôes, Cantanhede, registo do casamento de João dos Santos Pato com Maria da Silva. Não sei se o Pedro França viu os registos de casamentos.

O facto de num registo os elementos deste casal (João SP + Maria da S) aparecerem como naturais da Malhada pode e dever ser imprecisão. A Maria seria nascida lá, mas o João seria natural de lá apenas pelo casamento.

Se os dois outros indivíduos que aparecem no inventário de Rosa Pinhal, a saber, José dos Santos Pato, casado, lavrador da Mamarroza, e Júlio dos Santos Pato, casado, proprietário na Amoreira da Guandara, eram primos do Manuel dos Santos Pato, marido de Rosa Pinhal, então, pelas datas, deveriam ser netos, e não filhos, de Teodósio dos Santos Pato. Aliás, se fossem filhos de Teodósio, provavelmente apareceriam como tios, e não como primos de Manuel dos Santos Pato.

As minhas sugestões são:
- ver os registos de casamento de Malhada/Covões - procurar casamento de Maria da Silva com Manuel dos Santos Pato por volta de 1850
- ver novamente os registos de baptismo da Malhada/Covões
- ver os paroquias da Mamarrosa pela mesma época, quem sabe aparece alguma pista, ou até mesmo o registo de baptismo que procura!!!

Cumprimentos,
Luís S Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171881 | IsabelFont | 06 nov 2007 16:39 | Em resposta a: #171412

Caro Luís S. Lopes,

Neste momento, tendo seguido por inventários, assentos de baptismo e de casamento, tenho a seguinte situação:
Manuel dos Santos Pato, casou na Igreja de S Bartholomeu do Troviscal, em 25/10/1882 com Rosa da Conceição Pinhal, casamento do qual resultaram 7 filhos, um dos quais o bisavô dos meus filhos.
Por sua vez Manuel dos Santos Pato, era filho de João dos Santos Pato e de Maria Domingues da Silva, que casaram em 1850 na Igreja Paroquial de S.Simão da Mamarrosa, Bispado de Aveiro.
Este João dos Santos Pato era filho do referido anteriormente Teodósio e neto de António dos Santos Pato.
Os problemas agravam-se agora porque de repente, o bisavô de João dos Santos Pato, não tem Pato no seu apelido - tem só dos Santos. E agora, vá-se lá saber porquê?
Dependo muito da bondade e simpatia das pessoas do ADAveiro, pois não tenho meio de me deslocar lá para continuar a pesquisa. Mas tem que haver uma explicação. Da sua experiência e conhecimentos quer avançar alguma explicação?

Neste momento estou neste impasse.
Grata pela sua atenção,
Cumprimentos
Mª Isabe

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171885 | Alvares | 06 nov 2007 17:06 | Em resposta a: #171881

Cara Isabel,

bem lhe dizia que devia procurar na Mamarrosa!

Esse caso do aparente desaparecimento do apelido Pato não é caso inédito, muito pelo contrário. Nos Santos Pato de São João da Azenha acontece precisamente o mesmo. O Cap. José Rodrigues dos Santos Pato (n. 1749) é filho de um João dos Santos (sem Pato) e é preciso recuar ao bisavô deste (Pedro Jorge Pato, n. ~1600) para voltar a encontrar o apelido Pato. Estes indivíduos estão na base do Geneall, mas há erros nas datas que nunca consegui que corrigissem!

A Isabel não está necessariamente num impasse. Em princípio, terá registos paroquais até ~1600 (ou mesmo até 1550, se tiver MUITA sorte), pelo que é uma questão de continuar a recuar nas gerações. Pode ser que volte a encontrar Patos mais para trás. Antes de 1750, os nomes tendem a simplificar-se bastante, mas se usaram o apelido Pato em princípio é porque lhes vinha da família. Se vir o meu artigo sobre os Santos Patos de São João da Azenha, verá que me socorri de fontes de informação complementares, nomeadamente tombos.

Diga-me uma coisa: todos esses Patos que encontrou até ao tal bisavô que é Santos sem Pato estavam na freguesia da Mamarrosa?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171912 | MariaDavid | 06 nov 2007 19:24 | Em resposta a: #171412

Cara Isabel

Curiosamente, tive um primo que casou com uma descendente dos Santos Pato. O pai da noiva era médico e tinha uma bela produção de vinhos. Eram da Mamarrosa. Coincidência interessante.
Penso que seria oportuno explorar os paroquiais de lá, como bem sugere o confrade Luís S.Lopes. A genealogia proporciona-nos grandes surpresas...

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171918 | IsabelFont | 06 nov 2007 20:11 | Em resposta a: #171885

Boa tarde
Caro Luís S. Lopes,

Pois eles estavam todos na Mamarrosa; excepto os primeiros que estavam no Troviscal, mas Manuel dos Santos Pato (que era de Covões - Cantanhede) casou como lhe disse com uma senhora do Troviscal, razão pela qual consegui o casamento; e Maria Domingues da Silva que é também do lugar da Malhada de Cima - Covões - Cantanhede.

Pois oxalá que sim e o prosseguimento da pesquisa me dê algum "Pato". Eu li o seu artigo e estou ciente de que isso (o desaparecimento do apelido PATO) pode ser geracional e pode acontecer. De qq. modo foi um desconsolo.

Agora, com franqueza apelo para a sua imaginação para me indicar que tipo de arquivos complementares posso procurar? pois na TT não encontro nada! Ainda por cima estando eu cá tão distante, quer de Aveiro quer da BN quer da TT.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171919 | IsabelFont | 06 nov 2007 20:29 | Em resposta a: #171912

Cara Maria David,

Embora não tenha recebido notificação da sua mensagem, quando vim ler a do confrade Seabra Lopes, vi a sua.
Pois, muito gostaria de saber quem é o referido primo. Estou tão longe agora da família que duvido que eu conheça, ou que tenha conhecido, mas nunca se sabe!

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171922 | MariaDavid | 06 nov 2007 20:59 | Em resposta a: #171919

Cara Isabel


Meu primo Paulo Jorge Guimarães Estrela Santos, natural de Aveiro, casou com Maria da Graça Santos Pato, em Mamarrosa. Ela foi filha do tal médico que mencionei atrás e cuja família se dedicou à produção de vinhos.

A Gracinha é já viúva e vive em Aveiro, em casa da sogra.
Quem sabe não tem parentesco com ela?

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#171943 | IsabelFont | 07 nov 2007 00:58 | Em resposta a: #171922

Boa noite,
Maria David,

Sem querer devassar a vida da sua prima, será que ela teria a gentileza de me facilitar os nomes de Pais, e avós e/ou bisavós, para ver se se encaixam nesta árvore genealógica que estou fazendo; é porque quase de certeza que é uma descendente ou de um João dos Santos Pato, nascido cerca de 1861, ou de Mário dos Santos Pato (1891) , ou ainda de Jaime dos Santos Pato (1885). De repente não estou a ver mais possibilidades de descendência, com o apelido Santos Pato; a não ser que seja um ramo que começa muito mais atrás. Os outros descendentes são mulheres, pelo que dificilmente conservariam até tão tarde, ou seja, até uma data tão recente, o apelido Santos Pato.

Mas já agora estou com grande curiosidade.
Desde já peço desculpa pelo atrevimento.

Obrigada pela atenção da sua resposta
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#172063 | MariaDavid | 08 nov 2007 01:49 | Em resposta a: #171943

Cara Isabel

Eu já não estou com essa minha prima faz muito tempo. Por sinal, pretendo ir brevemente a Aveiro, precisamente para falar com ela sobre a família. Pode ficar tranquila que vou trazer qualquer contacto para vocês poderem trocar impressões.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#197718 | Alvares | 23 mai 2008 18:07 | Em resposta a: #159911

Cara Isabel Fontoura,

gostaria de saber até onde conseguiu recuar nos seus Santos Pato. De acordo com as informações que aqui deixou, consigo reconstituir o seguinte:

1. Um indivíduo de apelido Santos (sem Pato) (n. ~1730)

2. António dos Santos Pato (n. ~1760), morador na Caneira, Mamarrosa.

3. Teodósio dos Santos Pato (n. ~1790), natural da Caneira, Mamarrosa, e morador na Mamarrosa, Bispado de Aveiro.

4. João dos Santos Pato (n. ~1820) e de Maria Domingues da Silva, que casaram em 1850 na Igreja Paroquial de S.Simão da Mamarrosa. Irmão do Pe. Manuel dos Santos Pato, ordenado em 1839.

5. Manuel dos Santos Pato, casou na Igreja de S Bartholomeu do Troviscal, em 25/10/1882 com Rosa da Conceição Pinhal, casamento do qual resultaram 7 filhos.

6. Álvaro dos Santos Pato, que nasceu em 30 de Julho de 1883, no Troviscal - Oliveira do Bairro; Irmão de Engº Agrónomo Mário dos Santos Pato.

7. Fernando Eduardo da Cunha dos Santos Pato.

Afinal qual era o nome exacto do nº 1? Natural/morador onde? Casado com quem? Conseguiu recuar mais alguma coisa?

Penso que não deveria ser difícil recuar mais uma ou duas gerações?

É assunto que me interessa, pela possibilidade de eventual entroncamento com os meus Santos Pato.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#197725 | IsabelFont | 23 mai 2008 19:32 | Em resposta a: #197718

Caro Confrade
Luís S. Lopes,

Agradeço o seu interesse pela questão, mas esteja descansao que estou atenta e que se acaso houver entroncamento ou possibilidade de tal, não deixarei de lhe escrever.

Acontece que estou longe do AD Aveiro e dependo de favores de terceiros para poder fazer as pesquisas e encontrar algo.
Estive muito tempo á espera de um favor que não se concretizou, e agora a única alternativa que tenho é tentar ir a Lisboa e pesquisar eu mesma (pedinco um ou mais microfilmes a Aveiro). Ou descobrir algum(a) confrade que se disponha a pesquisar para mim. Ou ainda, pagar a pesquisa! o que neste momento não me apetece muito, porque nem sei calcular o tempo.
Até agora, não consegui avançar mais; o último antepassado é António dos Santos que casou com Josefa Simões, talvez pelos anos de 1760, pais de António dos Santos Pato e avós de Teodósio dos Santos Pato.

Não sei como vou sair desta. Mas esteja descansado que lhe direi, com toda a certeza.
Se me puder ajudar de algum modo, saberá certamente que ajudas destas são sempre bem-vindas!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no AUC - Santos Pato

#197984 | Alvares | 26 mai 2008 10:00 | Em resposta a: #197725

Cara Isabel,

no curto prazo, dificilmente a poderei ajudar, até porque não consigo arranjar tempo para as minhas próprias pesquisas.

No entanto, como lhe disse, existindo registos paroquiais, deverá ser fácil recuar mais uma ou duas gerações.

Sabe onde moravam (ou melhor, de onde eram naturais) esses António dos Santos e Josefa Simões? Em que registo encontrou referência a eles?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Santos Pato

#197996 | IsabelFont | 26 mai 2008 11:37 | Em resposta a: #197984

Olá bom dia
Caro Luis,

Respondendo á sua questão, todos são do Lugar da Caneira (Mamarrosa); António dos Santos e Josefa Simões são referidos no assento de baptismo do neto Teodósio dos Santos Pato e no assento de casamento do filho António dos Santos Pato.
Pedi agora mais uns assentos, e depois disso se nada se deslindar, para recuar + umas gerações, tenho que seguir um dos caminhos que lhe descrevi na minha mensagem anterior.

Vamos ver como isto segue; esteja descansado que de qualquer modo lhe darei nota do resultado das pesquisas.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen