Lancha ou Vale da Lancha - Trás-os-Montes?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Lancha ou Vale da Lancha - Trás-os-Montes?

#160006 | karlmacx | 19 jun 2007 12:10

Preciso que me indiquem, se possível, se existe ou existiu uma localidade chamada Lancha ou Vale da Lancha ou similares na região de Trás-os-Montes, possivelmente nos distritos de Bragança e/ou Vila Flor.
Nas minhas pesquisas actuais não consigo encontrar nenhuma referência ao local, mas talvez tenha desaparecido entre 1900 e 1920...

Resposta

Link directo:

Lancha

#160023 | salen | 19 jun 2007 14:12 | Em resposta a: #160006

Ou provavelmente haverá algum equívoco na leitura de um original manuscrito, e pode ter-se passado mal o nome da terra para o documento impresso que eventualmente dispõe. Acontece muito frequentemente.
Falar de 'Região de Trás os Montes' (uma designação antiga) diz qualquer coisa, mas pouco: é quase o mesmo que andar à procura de uma terriola no interior de Sergipe e dizer 'fica na região Nordeste'.
De facto não encontro nenhum lugar no Distrito de Bragança (Vila Flôr é apenas um Concelho - ou Município - do Distrito de Bragança) com essa palavra no nome.
É quase impossível que uma terra tenha desaparecido entre 1900 e 1920.
Por isso inclinar-me mais para um erro de leitura. Se for o caso e tiver o documento original digitalizado, desejando uma opinião sobre a leitura correcta do texto, peça ao moderador (clique na palavra Moderador na barra verde-claro ali em cima) o meu endereço de e-mail e envie-me a imagem do documento. Se não o tiver, tente arranjar esse documento manuscrito original.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Lancha

#160027 | karlmacx | 19 jun 2007 14:38 | Em resposta a: #160023

Caro Salen,

Em primeiro lugar, muito obrigado por se ter dado ao trabalho de responder.
De facto, a informação que pedi foi-me indicada via oral, pelo que ainda não tive a oportunidade de verificar o que está verdadeiramente escrito no documento. Já pedi que digitalisassem o documento, mas ainda aguardo uma resposta.
De qualquer forma, agradeço o empenho e a ajuda e a dica de que, provavelmente será um erro de leitura.
Como deve compreender, ainda estou algo verde nestas andanças, pelo que qualquer apontamento será devidamente tido em conta.
Mais uma vez, agradeço a disponibilidade.

Resposta

Link directo:

RE: Lancha ou Vale da Lancha - Trás-os-Montes?

#160108 | jsarmento | 19 jun 2007 21:10 | Em resposta a: #160006

Caro Karlmacx

Em Trás-os-Montes, conheço Vale da Sancha, concelho de Mirandela, distrito de Bragança; è uma aldeia anexa à freguesia de Frechas que dista cerca de 15 km da cidade de Mirandela. Consulte o site da Câmara Municipal de Mirandela.

Com os meus cumprimentos

Jose Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Lancha ou Vale da Lancha - Trás-os-Montes?

#160116 | karlmacx | 19 jun 2007 21:29 | Em resposta a: #160108

Caro José Sarmento,

Gostaria de lhe agradecer, primeiramente, por se ter dado ao trabalho de responder à minha questão.
Em segundo lugar, nem imagina o quanto me ajudou. Com os dados que me forneceu já poderei, quando analisar correctamente o documento, ter uma ideia mais abrangente do que procuro.
Mais uma vez, o meu muito obrigado.

Melhores cumprimentos,

Sérgio Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Lancha ou Vale da Lancha - Trás-os-Montes?

#160120 | karlmacx | 19 jun 2007 21:45 | Em resposta a: #160108

Caro José Sarmento,

Não querendo abusar da sua boa-vontade, mas já abusando, não me consegue indicar se existem locais na internet onde possa ter acesso a documentação relativa a certidões de nascimento, baptismo, casamento e óbito nessa região, ou só poderei consultar esses registos presencialmente no AD Bragança?
É que, sendo do Porto, torna-se difícil aceder à documentação.

Agradeço, desde já, a consideração.

Melhores cumprimentos,

Sérgio Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Lancha ou Vale da Lancha - Trás-os-Montes?

#160189 | jsarmento | 20 jun 2007 10:50 | Em resposta a: #160120

Caro Sérgio Moreira,

Na Internet no portaldocidadão.pt pode requisitar essas certidões, mas penso que, nesta altura, só para registos posteriores a 1907. Se não for o seu caso deve consultar a página do Arquivo Distrital de Bragança, cujo endereço encontrará através do portal sapo.pt. O Arquivo Distrital de Bragança funciona no Convento de S.Francisco, em Bragança.

Melhores cumprimentos

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Lancha ou Vale da Lancha - Trás-os-Montes?

#160198 | karlmacx | 20 jun 2007 11:43 | Em resposta a: #160189

Caro José Sarmento,

Mais uma vez, muito obrigado pela disponibilidade. Vou então tentar reunir o máximo de documentação possível antes de embarcar numa viagem até Bragança.

Melhores cumprimentos,

Sérgio Moreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 jul 2024, 22:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen