Barão de Amarante / Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Brasil

Barão de Amarante / Brasil

#160070 | JMSA | 19 jun 2007 18:40

Caros Confrades,

Alguém tem notícia deste título?
António José Monteiro (de Amarante), meu 3º Avô, nasceu na freguesia de Santa Maria de Gondar, em Amarante, em 1806. Aos 13 anos parte para o Brasil onde passa o resto da sua vida. Foi secretário particular do Imperador D.Pedro II e proprietário. Construiu uma grande casa em Petrópolis, actual Liceu Francês, em frente ao Palácio Imperial. No seu jazigo, também em Petropólis, está:
JAZIGO DE FAMÍLIA DE
ANTÓNIO JOSÉ MONTEIRO DE AMARANTE
(1º BARÃO DE AMARANTE)
Vi também uma fotografia dele, muito antiga, com uma rica moldura em madeira e com uma coroa de Barão.
Procurei em variadissímas obras e nunca encontrei qualquer alusão a este título nem ao meu trisavô. Como é possível!? Será que no Brasil foram atribuidos títulos que não foram registados?
Agradeço a V. ajuda.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#160895 | JMSA | 25 jun 2007 17:29 | Em resposta a: #160070

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#186720 | JMSA | 29 fev 2008 23:34 | Em resposta a: #160895

Renovo este tópico

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#186723 | FBGuedes | 29 fev 2008 23:48 | Em resposta a: #160070

Caro José Alfredo

Estive a ver no livro do Francisco de Vasconcellos " A Nobreza em do Século XIX em Portugal" e só me aparece o Conde de Amarante", Francisco da Silveira Pinto da Fonseca. Será título brasileiro? Se for deve constar da Grande Enciclopédia Luso Brasileira!

Com amizade

Beni

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#186725 | JMSA | 29 fev 2008 23:59 | Em resposta a: #186723

Muito obrigado pela sua resposta. O título é sem dúvida brasileiro (como referi o meu antepassado foi secretário do Imperador D.Pedro II) e infelizmente não consta na Grande Enciclopédia Luso-Brasileira, daí a razão de ter aberto este tópico na esperança de algum Confrade brasileiro encontrar mais alguma informação.
Há ainda a hipótese de o título não ter sido registado.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#223332 | sejane | 10 mar 2009 01:19 | Em resposta a: #186725

Olá, JMSA!
Eu tb gostaria de saber onde estão os registros dessa história, dado q o barão tb é meu antepassado.... certamente, já passei algumas vezes em frente à mansão q pertenceu a ele e jamais poderia imaginar q alí, viveu alguém da minha família....
Incrível como o mundo é pequeno.....

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#223333 | sejane | 10 mar 2009 01:21 | Em resposta a: #160070

Ei! Eu gostaria de ver essa foto q você falou!!!...... onde você viu?

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#223428 | JMSA | 11 mar 2009 13:51 | Em resposta a: #223332

Ola Sejane,
Em relaçao a casa de Petropolis acho que sera facil identificar - Fica em frente ao palacio Imperial e e ou era o Liceu (ou Escola) Frances.
O Barao nao era seu antepassado, era cunhado de um seu antepassado, embora parente, sem duvida.
Quanto a fotografia vi ha muitos anos quando uma prima da minha Mae veio a Portugal e mostrou varias curiosidades antigas da nossa familia, entre as quais a tal fotografia do Barao que referi. Nao faço ideia a quem foi parar ou se ainda esta nas maos de algum parente porque ela nao tinha filhos.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#223504 | sejane | 12 mar 2009 12:42 | Em resposta a: #223333

Olá, JMSA.
O Barao foi casado com Dona Inês Ferreira da Silva, não?
Se for isso, ele é meu antepassado.
Se não for isso, minha cabeça está dando um nó com essa história........ rsss

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#223538 | JMSA | 12 mar 2009 20:06 | Em resposta a: #223504

Não, o marido de D.Inês Ferreira da Silva era o Capitão António José de Azevedo. O Barão era genro do casal atrás, casado com D.Maria da Glória de Azevedo (meus trisavós) e irmã do seu antepassado António Augusto César de Azevedo, casado com D. Ana Eufrosina de Miranda. Estão todos aqui no Genea. Se tiver mais dúvidas, diga.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#223559 | sejane | 12 mar 2009 23:00 | Em resposta a: #223538

Aaaaaaaaahh.. tendeu.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#223562 | sejane | 12 mar 2009 23:03 | Em resposta a: #223538

É muita gente.. eu me confundo! rs

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Amarante / Brasil

#231842 | luizvan | 13 jun 2009 18:23 | Em resposta a: #160070

CAROS CONFRADES BRASILEIROS
INTERESSANTE ESTA TEMATICA SOBRE O BARÃO DE AMARANTE .AMARANTE DE ONDE SOU NATURAL,JA POSSUIA UM CONDE,ALIAS CONTENPORANEO EMBORA MAIS VELHO DO QUE O VOSSO E NOSSO(ERA AMARANTINO),ANTONIO JOSE MANTEIRO.ALIAS MONTEIRO É UM APLIDO MUITO COMUM NESTA REGIAÕ DO DISTRITO DO PORTO QUE TEVE COMO É SABIDO UMA FORTE EMIGRAÇAO PARA ESSE LADO DO ATLANTICO.QUANTO AO TÍTULO DE BARÃO INFELIZMENTE DESTE LADO NÃO POSSO AJUDAR.NÃO ENCONTREI NOS LIBROS QUE POSSUO QUALQUER REFERENCIA A ELE.NO ENTANTO SE FOI SECRETÁRIO PARTICULAR DO IMPERADOR,NÃO CUSTA A CRER QUE LHE TIVESSE SIDO ATRIBUIDO.E JÁ AGORA SE ERA COMO PARESSE PESSOA DE FORTUNA QUE TIVESSE REGISTADO O TÍTULO E PAGO OS RESPECTIVOS EMUNUMENTOS .OU TALVEZ NÃO.QUEM SABE.
CUMPRIMENTOS
LUIZ DE MACEDO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen