Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#160087 | JoãoGaspar | 19 jun 2007 19:29

Caros Confrades,

Alguem tem alguma informação sobre este Morgadio e sobre a familia que o possuia?

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196219 | Ngrade | 12 mai 2008 23:40 | Em resposta a: #160087

Boa noite,

eu sou da aldeia da Tôr, mas a última informação de que me recordo quando era miúdo foi de que essa quinta foi comprada pelo dono das lojas Pagapouco (à cerca de 25-30 anos). Posso tentar arranjar mais alguns dados.
Cumprimentos

NGrade

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196254 | JoãoGaspar | 13 mai 2008 12:53 | Em resposta a: #196219

Caro NGrade,

Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade. Aguardo atentamente uma resposta sua.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196428 | SUÃO | 14 mai 2008 20:18 | Em resposta a: #160087

Caro João da Silva Gaspar:

Disse Mendonça Vila-Lobos, morgados de Tôr ?

Poder-me-ia informar da fonte para tal afirmação ?

Muito obrigado,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196572 | Jpteixeira | 16 mai 2008 01:05 | Em resposta a: #160087

Caro João Gaspar:

Como certamente deve saber, a aldeia da Tôr pertenceu, até há cerca de 10 anos atrás, à freguesia de Querença. Ora, justamente, Ataíde de Oliveira, na monografia do Concelho de Loulé, escrita cerca de 1905, descreve esta freguesia (Capítulo XII) afirmando que nela existe o Morgado da Tôr, o qual é da propriedade do Tenente Coronel Henrique Xavier Cavaco, morador em Faro.
Acrescento que, mais tarde, cerca de 1930, o Morgado é comprado por um dos ramos da família Sousa Pires dos Palmeiros, freguesia de Salir.
É muito provável que, antes de ser da propriedade do Ten. Cor. Henrique Xaxier Cavaco, o morgado fosse da propriedade da família do Conde de Alte.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196619 | JoãoGaspar | 16 mai 2008 12:27 | Em resposta a: #196572

Caro Julio Sousa,

Muito obrigado pela sua atenta e reveladora resposta, mas os Morgadios não foram extintos no seculo XIX?

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196790 | Jpteixeira | 17 mai 2008 13:57 | Em resposta a: #196619

Caro João Gaspar:

Em primeiro lugar uma correcção ao que escrevi na mensagem anterior sobre a titularidade do Morgado da Tôr. Efectivamente, um dos ramos da família Sousa Pires dos Palmeiros comprou o Morgadinho e não o Morgado da Tôr, pedindo as devidas desculpas pelo lapso cometido.

Sobre a abolição ou extinção dos Morgados, tem toda a razão. No entanto é necessário esclarecer que o sistema de morgadio em Portugal, desenvolvido fundamentalmente a partir do Séc. XIII, determinava que os domínios senhoriais eram inalienáveis, indivisíveis e insusceptíveis de partilha por morte do seu titular.

Posta esta nota introdutória, vamos agora à abolição do sistema de morgadio.
O processo ocorreu em duas fases.
Numa primeira fase através da legislação de Mouzinho da Silveira publicada a 4 de Abril de 1835, com a abolição dos morgados e das capelas cujo rendimento líquido e livre de encargos e contribuições directas não chegassem a 200$.
Numa segunda fase, a mais importante, através do Decreto de 19 de Maio de 1863, o qual abolia os morgados e capelas existentes no Continente, Ilhas adjacentes e Províncias Ultramarinas, declarando alodiais os bens de que se compunham, excepção, apenas, para os da Casa de Bragança, cujos bens foram declarados apanágio do Príncipe Real e sucessor da coroa, conforme a carta-patente de 1645.
Naturalmente, deveremos interpretar o âmbito do Decreto de 19 de Maio de 1863 conjuntamente com as alterações significativas no sistema de herança impostas pelo Código Civil de 1867, que veio substituir as Ordenações do Reino, compiladas nos finais do Séc. XVI e que até então vigoraram.

O facto dos bens dos Morgados se terem tornado alodiais, isto é livres de encargos e que se podem alienar ou dispor livremente, conjugado com o novo sistema de herança, levou à abolição dos cerca de 393 Morgados existentes até à data de 14 de Abril de 1863, com excepção dos pertencentes à Casa de Bragança, única excepção permitida.

Claro que estou a falar de um Código que trouxe para a ordem do dia a questão da quota legítima (ou indisponível) e a quota disponível, hoje em dia tão falada e que fazem parte do quotidiano dos Portugueses, sendo que o primeiro caso compreendia dois terços da herança ou apenas metade no caso de ascendentes que não o pai ou a mãe, e que teria de ser partilhada de modo igual entre os co-herdeiros. A segunda compreendia a restante terça parte ( ou terça, como ficou conhecida), ou a metade restante, com a qual os pais podiam beneficiar um dos filhos ou quem bem entendessem.

Portanto, a abolição dos Morgados ficou a dever-se à alteração da lei da herança e não por outro motivo qualquer.
Assim, a propriedade dividiu-se pelos herdeiros e no caso do Morgado da Tôr (e muitos outros Morgados), deu origem ao Morgadinho este sim adquirido pela família Sousa Pires por volta dos anos 20 do Século passado.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196928 | zmcm | 18 mai 2008 17:32 | Em resposta a: #196219

Caro NGrade:
Para sua informação os donos das lojas "Pagapouco" são Mascarenhas Netto.

cump
Miguel C Matias

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196972 | Ngrade | 18 mai 2008 21:38 | Em resposta a: #196928

Caro Miguel Matias,
pelo que sei o dono das Lojas do Pagapouco é o Sr. Manuel Martins Dias de Tavira.
Não lhe posso garantir se é dono de todo o grupo de lojas, mas em Tavira a familia tem diversos negócios como uma discoteca e um campo de Golfe entre outros.
cumprimentos

Nuno Grade

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196974 | Ngrade | 18 mai 2008 21:51 | Em resposta a: #160087

Caro João Gaspar,

só para me ilucidar a propriedade que pretende obter informação é a que inclui a Quinta da Ombria? Esta antes de ser comprada por Manuel MArtins Dias (à cerca de 25 anos) seria pertença de um tal Dr Henriques e que vivia em Lisboa. Actualmente esta propriedade pertençe a um Filandês. Se for esta a propriedade penso que lhe consigo dizer mais qualquer coisa um destes dias.
Cumprimentos
Nuno Grade

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196981 | JoãoGaspar | 18 mai 2008 23:29 | Em resposta a: #196974

Caro Nuno Grade,

Entre outras propriedades, penso que a Quinta de Ombria estava incluida sim.
Tem informações sobre o tal Dr Henriques?

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#196987 | Ngrade | 19 mai 2008 00:20 | Em resposta a: #196981

Caro João Gaspar,

de momento não tenho nada, mas penso que conheço alguém que terá morado na quinta quando esta lhe pertencia.
Cumprimentos

Nuno Grade

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197335 | JoãoGaspar | 20 mai 2008 23:42 | Em resposta a: #196428

Caro Miguel Côrte-Real,

A sua mensagem foi recebida e não esquecida, só tive de procurar o livro de onde retirei a informação.
A informação foi retirada da Obra de Isilda Maria Renda Martins " Loulé no Século XX" volume I, da decadência da Monarquia à implatação da Républica.
Edições Colibri e Câmara Municipal de Loulé.
O que sabe sobre os Mendonça Vila Lobo?

Cumprimentos

João Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197345 | JoãoGaspar | 21 mai 2008 00:11 | Em resposta a: #196928

Caros Confrades,

Sendo os senhores estudiosos do Concelho de Loulé será que me poderão ajudar?
Eu procuro saber se existem as familias Sousa, Sousa Pires , Coelhos e Fernandes em Querença, Loulé ou Loulé, Vila.

Maria das Candeias, nasceu em 19 de Dezembro de 1853 em Querença, Loulé.
Filha de Manuel Fernandes e de sua mulher Maria das Cândeias Coelho de Sousa.
Neta paterna de António Fernandes e de sua mulher Francisca dos Santos.
Neta materna de Manuel Coelho e de Maria de Sousa
Padrinho o seu tio Manuel de Sousa Pires, todos de Loulé.

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197346 | JoãoGaspar | 21 mai 2008 00:12 | Em resposta a: #196928

Obrigado e cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197454 | Jpteixeira | 21 mai 2008 19:51 | Em resposta a: #197345

Caro João Gaspar:

Já verifiquei este registo. Nada a obstar quanto à filiação e ascendentes. No entanto, permita-me o reparo, como padrinhos estão mencionados Manuel de Sousa e sua mulher Iria de Sousa Pires, da Boicinha, freguesia de Querença e não Manuel de Sousa Pires como refere.
Ora, este apelido conjugado "Sousa Pires" formou-se através do casamento de Manuel Pires com Iria de Sousa (meus avós) na data de 23-09-1765, na Igreja paroquial de S. Sebastião de Salir, freguesia de onde era natural Iria de Sousa. Manuel de Sousa era natural da Boiça, freguesia de S. B. de Alportel, local para onde o casal foi residir e onde nasceram os seus filhos.

Quanto às famílias Sousa em Loulé "são mais que muitas". Interessa precisar o ano em que estejamos a falar para fazer entroncamentos. Relativamente ao apelido Fernandes, também existem diversas famílias com este nome. Com o apelido Coelho há menos famílias mas sempre existem algumas.

Se precisar de mais alguma informação sobre o casal Manuel Pires e Iria de Sousa, pode consultar o tópico família Sousa Pires, apesar de haver algum tempo que tal tópico não é "movimentado".

Por último, uma informação sobre os padrinhos de Maria das Candeias: casaram na data de 26-09-1842, na Igreja Paroquial de Querença ( página 34 do livro de casamentos).

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197456 | Jpteixeira | 21 mai 2008 19:56 | Em resposta a: #197335

Caro João Gaspar:

Tem toda a razão.
José Joaquim de Mendonça Vila-Lobos, casado, proprietário, morador em Albufeira, o qual se dirige à CMLoulé com um pedido de licença para murar a sua propriedade denominada Morgado da Tôr (cfr. pag. 93 da obra citada).

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197537 | JoãoGaspar | 22 mai 2008 16:18 | Em resposta a: #197454

Caro Julio Sousa,


Muito obrigado pela sua ajuda preciosa e atenção para com as minhas duvidas e investigações.
Realmente estive a confirmar e é Manuel de Sousa e Iria de Sousa Pires, os padrinhos, facto pelo qual peço desculpa pela minha distracção.
A "madrinha" Iria de Sousa Pires estaria ligada à sua "avó" Iria de Sousa ?
Teria de recuar e encontrar o casamento de Manuel Coelho cc Maria de Sousa, para saber se estes são familiares dos padrinhos : Manuel de Sousa e Iria de Sousa Pires? Sinto me preso neste ramo, por carencia de dados concretos e completos. O que fazer?

Obrigado

joão Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197609 | Jpteixeira | 23 mai 2008 01:19 | Em resposta a: #197537

Caro João Gaspar:

Ainda não pesquisei o casamento de Manuel de Sousa com Iria de Sousa Pires, mas estou convicto que Iria de Sousa Pires é neta do casal Manuel Pires e Iria de Sousa, meus avós da Boiça, S. B. de Alportel.
Na próxima vez que eu for a Faro, ao ADF, vou tentar encontrar aquele casamento. Pode ser que haja surpresas, designadamente nos ascendentes de Manuel de Sousa.
As minhas pesquisas em Querença são muito diminutas, embora tenha alguns ascendentes nesta freguesia. O tempo disponível não dá para tudo! Enfim!

Se eu encontrar mais dados releventes dir-lhe-ei.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197818 | JoãoGaspar | 24 mai 2008 19:03 | Em resposta a: #197609

Caro Júlio Sousa,

Muito obrigado e boa sorte nas pesquisas. Aguardo por noticias suas.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#197973 | SUÃO | 26 mai 2008 02:26 | Em resposta a: #197335

Caro João Silva Gaspar:

Muito obrigado pelas suas notícias. Desculpe o enorme atraso com que respondo.

Cumprimentos,
MC

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#198047 | Jpteixeira | 26 mai 2008 18:35 | Em resposta a: #197818

Caro João Gaspar:

Numa "escapadinha" ao ADF encontrei novos dados. Por uma razão de organização, vou lançar os dados no tópico família Sousa Pires.

Até já.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#202457 | viralobos | 07 jul 2008 02:13 | Em resposta a: #196987

Bom, vejo que é diicil obter as informações corretas, sem pelo inicio começar por se deslocar ao local.

Efectivamente, o Morgado da Tôr foi pertença da família Mendonça Villa-Lobos, por casamento de José Joaquim de Vilalobos com Isabel Cavaco por volta de 1800, desde então continuou sempre na mesma família, na minha Mendonça de Villa-Lobos.

Efectivamnte em tempos na década de 70 esteve alugado aos pagapouco que o destruiram e na década de 80 a outras pessoas que também mto contribuiram para a sua detriorização.

Hoje é explorada directamente por nós onde plantámos uma belissíma vinha e pretendemos temos vindo a recuperar a zona das casas e criar um espaço de turismo rural.

Assim a pertença foi e esperamos sempre da mesma família ao longo dos séculos.

XXVIII.19 José Joaquim de Vilalobos
Nasceu a 11/02/1811
Foi o 7º administrador do morgado da quinta da Pedra em Portimão.
Casou a 12/05/1835 com D. Mariana Barbara de Mendonça, filha de Bernardo António de Mendonça (Coronel), natural de Albufeira, e de D. Joana de Almeida Corte Real que faleceu em Lagos a 7/02/1822, jaz no convento dos Capuchos.
Filhos:

XXIX.10 José Joaquim de Vilalobos
Casou com Isabel Cavaco, residente em Loulé.
Filhos:

XXX.8 Henriqueta Mendonça Vilalobos
Casou com José Bernardino de Carvalho, residente em Albufeira.
Filhos:

XXXI.12 Solange Mariana de Mendonça Vilalobos Carvalho.
Casou com Gervásio António Santos, residente em Vila Real de Santo António.
Filhos:

XXXII.11 António José Vilalobos de Carvalho Santos.
Casou com Maria Teresa Galhardo
Filhos:

XXXIII.1 Pedro Miguel Galhardo Vilalobos Santos

XXXIII.2 Teresa Maria Galhardo Vilalobos Santos

XXXII.12 Maria Henriqueta Vilalobos de Carvalho Santos.


Gostaría e se possível, ajudarem-me a compreender como chegou a Isabel Cavaco que pela vossa ideia seria filha de...

Um bem haja a todos
Pedro Villa-Lobos

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#223296 | SMARTMUST | 09 mar 2009 22:17 | Em resposta a: #202457

Carissimo Pedro

tem algum conhecimento sobre Gaspar Villa Lobos que foi governador da praça de Albufeira até 1834 ?

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#223393 | viralobos | 10 mar 2009 21:56 | Em resposta a: #223296

Senão me engano e vendo a cronologia e os cruzamentos existentes, entre Loulé e Albufeira, que temos na nossa família, arrisco a dizer que seria um dos meus antepassados.

Ver numa destas respostas a árvore geneológica, onde um dos meus antepassados era Gaspar Villalobos

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#223394 | viralobos | 10 mar 2009 22:02 | Em resposta a: #223393

Para que se entenda melhor, e se cruze com o forum Mendonça de Villa-Lobos

Descendants of Gaspar de Vilalobos I


Generation No. 1

1. Gaspar de1 Vilalobos He married Inês Gonçalves, moradores em Estombar.

Child of Gaspar Vilalobos and Inês Gonçalves is:
+ 2 i. Gaspar de2 Vilalobos.


Generation No. 2

2. Gaspar de2 Vilalobos (Gaspar de1) He married Maria de Brisses 19 Setembro 1596, daughter of Lázaro Rodrigues and Elvira Dias. Gaspar de Vilalobos irmão de Estevão de Vilalobos que casou em 12/1/1594 também em Santa Maria, Lagos com Elvira Dias, de Lagos, filha de Diogo Gil e Leonor Roloa, Elvira Dias era irmã de Maria Ruiva que casou também em Santa Maria -Lagos em 20/11/1601 com Luís de Sousa de Castelo Branco, filho de Rui Caldeira Castelo Branco que teve o officio de juiz dos direitos reais de 2 anos pour falecimento de Gaspar de Villalobos: carta de 2/5/1581, chancelaria de D. Sebastião et D. Henrique, livro 46 fl 216 Mf. 1213.


Child of Gaspar Vilalobos and Maria Brisses is:
+ 3 i. Ana de3 Vilalobos, born 15 Outubro 1607; died 4 Outubro 1686.


Generation No. 3

3. Ana de3 Vilalobos (Gaspar de2, Gaspar de1) was born 15 Outubro 1607, and died 4 Outubro 1686. She married Manuel de Almeida 7 Fevereiro 1633, natural de Setubal, morador em Lagos e já falecido em 1681.

Child of Ana Vilalobos and Manuel Almeida is:
+ 4 i. Gaspar de4 Vilalobos, born 14 Maio 1635 in Lagos, (St.ª Maria); died in Sagres.


Generation No. 4

4. Gaspar de4 Vilalobos (Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Foi Escrivão dos Órfãos de Lagos, alvará de 12/06/1679. Foi também Juíz da Alfandega da mesma cidade, Tenente Governador da praça de Sagres, de 16/01/1672 a 8/08/1704, de 1/01/1656 a 15/01/1672 foi Ajudante da cidade de Faro, Sargento Mor de Lagos, prestando assinalados serviços, nomeadamente; indo em 1657 com um Terço auxiliar em socorro do Alentejo; achando-se na campanha de Olivença; no sítio de Badajoz e em muitas outras acções da Guerra da Restauração; ajudando a defender a fortaleza de Sagres contra as armadas e navios de Castela, Turcos, Franceses e Ingleses como se pode ver de um atestado passado a 4/03/1682 por Simão Rodrigues Moreira, capitão e governador da mesma fortaleza e que está incorporado na habilitação de seu irmão Luís de Vilalobos, para professar na Ordem de Cristo e se acha na Torre do Tombo, nas habilitações da ordem de Cristo, letra L, maço 16, numero 9). Terá casado na Vila do Bispo em 10/4/1679 com Brites Dias de Meireles, viúva do capitão Gregório Lourenço Bravo? was born 14 Maio 1635 in Lagos, (St.ª Maria), and died in Sagres. He married Maria da Veiga Correia, daughter of Afonso Marreiros and Catarina Correia. She was born in Budens, Cabo de S. Vicente, and died 22 Outubro 1738. Irmã do tenente de cavalos Matias Marreiros Bravo, natural de Budens, fº de Afonso Bravo e de s.m.er Catarina Jorge, 2º marido de Maria de Almeida (irmã do tenente de Sagres, Gaspar de Vilalobos ) com quem casou em 6/6/1696 na Vila do Bispo depois desta enviuvar do seu primeiro marido, João de Sintra de Barbuda falecido em 19/1/1696 .

Child of Gaspar Vilalobos and Maria Correia is:
+ 5 i. Simão Manuel de5 Vilalobos, born 14 Agosto 1698 in Lagos, (S. Sebastião); died 5 Maio 1765 in Lagos, (S. Sebastião).


Generation No. 5

5. Simão Manuel de5 Vilalobos (Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Foi Provedor das Almadravas (Pesca do Atum) no Algarve, do que resultou , em consequência de ficar alcançado com a Fazenda Real, um sequestro à sua Casa (Família) que durou setenta anos, satisfazendo-se a dívida em ser com a venda de várias terras situadas no cabo de S. Vicente, já em vida do seu neto Simão Manuel de Azevedo Coutinho, como consta de uma provisão d’ El Rei D. João VI, regência de D. Miguel !!! dada sobre resolução de consulta do concelho de Fazenda de 29/11/1826. Foi Oficial de Secretaria, na vaga por falecimento do seu genro António de Carvalho de Reboredo, patente de 19/07/1753) was born 14 Agosto 1698 in Lagos, (S. Sebastião), and died 5 Maio 1765 in Lagos, (S. Sebastião). He married Maria Manuel da Cunha in Lagos, (Santa Bárbara), daughter of Manuel Coutinho and Francisca Cunha. She was born in Mazagão, Marrocos, and died 28 Dezembro 1745 in Lagos.

Children of Simão Vilalobos and Maria Cunha are:
6 i. Victória Francisca da Cunha de Azevedo6 Coutinho, born 6 Março 1730 in Lagos, (S. Sebastião). She married António Carvalho de Reboredo.
7 ii. Ana de Azevedo Coutinho, born 22 Abril 1732 in Lagos, (S. Sebastião). Faleceu em criança
8 iii. Gaspar de Vilalobos, born 21 Dezembro 1733 in Lagos, (S. Sebastião); died Bef. 1738 in Lagos, (S. Sebastião).
9 iv. Manuel de Azevedo Coutinho, born 6 Maio 1735 in Lagos, (S. Sebastião). Faleceu em criança
10 v. Francisca Angélica Xavier da Cunha, born 8 Maio 1737. Freira no Conv. N.ª Sr.ª Carmo em Lagos
+ 11 vi. Gaspar de Vilalobos, born 14 Junho 1738 in Lagos, (S. Sebastião); died 8 Dezembro 1779 in Lagos, (St.ª Maria).
+ 12 vii. Manuel de Azevedo Coutinho, born 16 Fevereiro 1740 in Lagos, (S. Sebastião); died 4 Setembro 1810 in Lagos, (S. Sebastião).
+ 13 viii. José Joaquim de Vilalobos, born 5 Agosto 1741 in Lagos, (S. Sebastião); died 13 Março 1809 in Lagos, (S. Sebastião).


Generation No. 6

11. Gaspar de6 Vilalobos (Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 14 Junho 1738 in Lagos, (S. Sebastião), and died 8 Dezembro 1779 in Lagos, (St.ª Maria). He married Maria da Silveita Pitta 13 Novembro 1759, daughter of Francisco Figueiredo and Isabel Pita.

Children of Gaspar Vilalobos and Maria Pitta are:
14 i. Maria da7 Silveira, born 12 Setembro 1761. Faleceu em criança
15 ii. Francisca Victoria da Silveira, born 8 Dezembro 1762; died 3 Agosto 1806 in Lagos, (St.ª Maria). She married Luis Manuel da Silva Leote 26 Julho 1780; died 1 Dezembro 1802.

12. Manuel de Azevedo6 Coutinho (Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Serviu nas armas, promovido a Alferes em 1762/06/26, a Tenente em 1762/08/12, a capitão em 1774/12/09, a Sargento Mor em 1785/06/28, a Tenente Coronel, Governador da praça de Castro-Marim, em 1793/11/26, e a Coronel e Governador da praça de Portimão em 1799/12/17. Achou-se nas Guerras de restauração do Algarve contra os franceses. Foi Cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz) was born 16 Fevereiro 1740 in Lagos, (S. Sebastião), and died 4 Setembro 1810 in Lagos, (S. Sebastião). He married Guiomar Leonarda Severa de Vasconcelos 31 Março 1767 in Lisboa, (S. Isabel), daughter of Rodrigo Botelho da Fonseca and Maria Barroso de Almeida. She was born 9 Novembro 1743 in Loulé, Algarve, and died 26 Junho 1782 in Faro.

Children of Manuel Coutinho and Guiomar Vasconcelos are:
16 i. Rita de Cassia de Azevedo7 Coutinho. She married Francisco de Paula de Sárrea Tavares(Coronel do Regimento de milícias de Lagos, Morgado da Donalda) 9 Maio 1805 in Portimão.
+ 17 ii. Simão Manuel de Azevedo Coutinho, born 23 Junho 1775 in Lagos, (S. Sebastião); died 28 Novembro 1851 in Lagos, (S. Sebastião).


13. José Joaquim de6 Vilalobos (Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Sargento-Mor de Infantaria, Ajudante da Praça de Lagos) was born 5 Agosto 1741 in Lagos, (S. Sebastião), and died 13 Março 1809 in Lagos, (S. Sebastião). He married Maria Francisca Banha 20 Dezembro 1762, daughter of Balthazar Banha and Isabel Andrade. She was born cerca 17 Abril 1740, and died 21 Novembro 1796.

Child of José Vilalobos and Maria Banha is:
+ 18 i. José Joaquim de7 Vilalobos, born 23 Agosto 1782; died 3 Outubro 1837.


Generation No. 7

17. Simão Manuel de Azevedo7 Coutinho (Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Era tenente-coronel de infantaria e cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz e foi condecorado com a cruz de ouro das 6 Campanhas da Guerra Peninsular, tendo sido preso 1828 na Torre de S. Julião da Barra, e liberto na sequência do desembarque das tropas liberais em Lisboa a 24 de Julho de 1933) was born 23 Junho 1775 in Lagos, (S. Sebastião), and died 28 Novembro 1851 in Lagos, (S. Sebastião). He married Maria Gestrudes Veloso Mascarenhas Corte-Real 5 Dezembro 1834 in Lagos, (St.ª Maria), daughter of João Cabral and Maria Corte-Real. She was born 18 Setembro 1804 in Lagos, (St.ª Maria).

Notes for Simão Manuel de Azevedo Coutinho:
Nasceu (ou em Tavira ?-consta do registo de óbito de sua filha D. Maria Francisca- ou em Faro, freg. de S. Pedro -consta do registo do seu Casamento e do nascimento do filho João).

Children of Simão Coutinho and Maria Corte-Real are:
19 i. Maria Cândida de Azevedo8 Coutinho, born 11 Março 1836 in Lagos, (S. Sebastião). Solteira, sem descendência Baptism: 6 Abril 1836, Lagos, (S. Sebastião)
20 ii. Maria Francisca Velloso de Azevedo Coutinho, born 6 Maio 1837 in Lagos, (S. Sebastião); died 17 Fevereiro 1927 in Lagos, (St.ª Maria). Solteira, sem descendência, Baptism: 1 Julho 1837, Lagos, (S. Sebastião)
+ 21 iii. Manuel de Azevedo Coutinho, born 8 Agosto 1838 in Lagos, (S. Sebastião); died 26 Maio 1903.
22 iv. Maria da Glória de Azevedo Coutinho, born 7 Agosto 1840 in Lagos, (S. Sebastião); died in Lagos?. Sem descendência. Baptism: 29 Agosto 1840, Lagos, (S. Sebastião)
23 v. João Veloso de Azevedo Coutinho, (Cavaleiro e comendador da Ordem Militar de S. Bento de Aviz e teve a Medalha de prata de Comportamento Exemplar General de Divisão) born 5 Setembro 1841 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 9 Dezembro 1841, Lagos, (S. Sebastião);died 4 Outubro 1912 in Paço de Arcos, Lisboa. He married Maria Amália de Azevedo Coutinho da Gama Lobo 27 Janeiro 1890; born 27 Janeiro 1853. Sem descendência
24 vi. Maria do Carmo de Azevedo Coutinho, born 4 Maio 1843 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 31 Maio 1843, Lagos, (S. Sebastião); died 4 Setembro 1850. Faleceu queimada!
25 vii. Maria Júlia de Azevedo Coutinho, born 1 Setembro 1844 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 25 Setembro 1844, Lagos, (S. Sebastião); died 15 Setembro 1846 in Lagos, (S. Sebastião).
26 viii. Francisco de Azevedo Coutinho, born 2 Dezembro 1847 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 14 Janeiro 1848, Lagos, (S. Sebastião); died 1 Julho 1848 in Lagos, (S. Sebastião).


18. José Joaquim de7 Vilalobos (José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Cadete de infantaria e vereador em Lagos) was born 23 Agosto 1782, and died 3 Outubro 1837. He married Victória Violante de Villa Vicência (6.ª Administradora do Morgado da Quinta da Pedra, Portimão). She was born 26 Março 1777, and died 1848.

Child of José Vilalobos and Victória Vicência is:
+ 27 i. José Joaquim de8 Vilalobos, born 11 Fevereiro 1811 in Tavira.


Generation No. 8

21. Manuel de Azevedo8 Coutinho (Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Frequentou o Real Colégio Militar e foi o 1° presidente do Grémio Militar fundado em Macau em 1870, governador interino do distrito de Lourenço Marques em Moçambique e era grande oficial da Ordem Militar de S. Bento de Avis, oficial da Ordem do Cambodja e tinha as medalhas de prata de bons serviços e de comportamento exemplar), was born 8 Agosto 1838 in Lagos, (S. Sebastião), Baptism: 8 Outubro 1838, Lagos, (S. Sebastião); and died 26 Maio 1903. He met (1) Maria Olympia de Paula Baptista, daughter of José Baptista and Isabel de Paula, de Lagos. He married (2) Leonor Stuart de Mendonça 8 Junho 1865 in Lisboa, (S. Isabel), daughter of Francisco Pessanha and Constança Ponces. She was born 14 Março 1846 in Braga, (S. Lourenço).

Child of Manuel Coutinho and Maria Baptista is:
+ 28 i. Maria Isabel de Azevedo9 Coutinho, born 14 Maio 1903 in Lamego; died 21 Março 1984 in Lisboa.

Children of Manuel Coutinho and Leonor Mendonça are:
29 i. Maria Luisa Stuart de Mendonça Azevedo9 Coutinho, born 18 Março 1865 in Lisboa; died 27 Junho 1865 in Lisboa. Sem descendência
30 ii. Maria Helena de Azevedo Coutinho, born 14 Maio 1868. Baptism: 23 Maio 1868, Macau, (Sé) Sem descendência.
+ 31 iii. Vitor Hugo de Azevedo Coutinho, born 21 Novembro 1871 in Macau; died 27 Junho 1955 in Lisboa.
32 iv. Mário de Azevedo Coutinho. Sem descendência
33 v. Maria Stuart? de Azevedo Coutinho, born 9 Dezembro 1874 in Lagos, (St.ª Maria). Sem descendência

27. José Joaquim de8 Vilalobos (José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (7.º Administrador do Morgado da Quinta da Pedra, Portimão) was born 11 Fevereiro 1811 in Tavira. He married Mariana Bárbara de Mendonça, daughter of Bernardo Moreira and Joana Corte-Real. She was born 2 Novembro 1815 in Albufeira, and died 22 Junho 1871 in Albufeira.

Children of José Vilalobos and Mariana Mendonça are:
+ 34 i. José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos, born in Albufeira; died cerca 1916.
35 ii. Luiza Victória de Mendonça de Vilalobos, born cerca 1856 in Faro ou Albufeira; died 4 Julho 1898.
36 iii. ? de Vilalobos.


Generation No. 9

28. Maria Isabel de Azevedo9 Coutinho (Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 14 Maio 1903 in Lamego, and died 21 Março 1984 in Lisboa. She married José Mayer. He was born in Muje, Salvaterra deMagos, morador em Lisboa, faleceu na freguesia de Sta Catarina em 8/04/1964.

Child of Maria Coutinho and José Mayer is:
+ 37 i. Vitorino de Azevedo10 Coutinho, born 16 Fevereiro 1922 in ´Lisboa, (S. José).


31. Vitor Hugo de Azevedo9 Coutinho (Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 21 Novembro 1871 in Macau, Baptism: 22 Novembro 1871, Macau, (S. Lourenço) and died 27 Junho 1955 in Lisboa.
Iniciou a sua vida militar na Marinha, a 5/11/1888. Foi deputado, tendo votado a constituição republicana de 1911, e presidente da Câmara dos Deputados, Alto Comissário em Moçambique, de Novembro/1924 a Maio/1926, senador e ministro da Marinha, período em que foi também, durante algum tempo, nomeadamente o que precedeu a entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra, presidente do Conselho de Ministros (Primeiro Ministro) 1914/1915. Foi professor da Escola Naval, do Liceu Passos Manuel e da Faculdade de Ciências de Coimbra, pela qual foi doutorado “honoris causa” em Ciências Matemáticas, em 1932. Deixou uma notável obra pedagógica. Passou à reserva em 12/11/1933 no posto de Capitão de Mar-e-Guerra
Casou com D. Aurora Elizenda Ramires Leal em 23/07/1898, falecida a 7/04/1916 (processo 3/158/107 de 16/10/1923, folhas 125 do livro F, Arquivo Central da Marinha).

Children of Vitor Hugo de Azevedo Coutinho are:
38 i. Maria Teresa Leal de Azevedo10 Coutinho, died 27 Janeiro 1979. Solteira, sem descendência
39 ii. João Manuel de Azevedo Coutinho. He married Maria Olga Crawford de Freitas Ferraz; died 19 Julho 1991. Sem descendência

34. José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos (José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born in Albufeira, and died cerca 1916. He married (1) Isabel Maria Cavaco. She was born in Loulé, and died in Faro.

Child of José Vilalobos and Isabel Cavaco is:
+ 40 i. Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, born 20 Fevereiro 1880 in Albufeira.

Child of José Joaquim de Mendonça de Vilalobos is:
+ 41 i. José Emílio de Mendonça10 de Vilalobos, born 11 Maio 1891 in Albufeira; died in Lisboa.


Generation No. 10

37. Vitorino de Azevedo10 Coutinho (Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Coronel de Infantaria) was born 16 Fevereiro 1922 in ´Lisboa, (S. José). He married Maria Helena Bento Corrêa Baptista, daughter of Júlio Baptista and Maria Adelaide Xavier Correia. She was born 7 Agosto 1927 in Tomar.

Children of Vitorino Coutinho and Maria Baptista are:
+ 42 i. José Baptista de Azevedo11 Coutinho, born 11 Janeiro 1955 in Lisboa, (Lapa).
+ 43 ii. Maria Adelaide Baptista de Azevedo Coutinho, born 8 Março 1956 in Lourenço Marques, Moçambique.
+ 44 iii. Isabel Baptista de Azevedo Coutinho, born 20 Julho 1959 in Lourenço Marques, Moçambique.
+ 45 iv. Maria Teresa Baptista de Azevedo Coutinho, born 3 Fevereiro 1962 in Tomar, (St.ª M.ª Olivais).

40. Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos (José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 20 Fevereiro 1880 in Albufeira. She married José Bernardino de Carvalho, son of Heraclides Carvalho and Lúcia Mateus. He was born 24 Setembro 1878 in Albufeira, and died 26 Julho 1938 in Loulé.

Child of Henriqueta Vilalobos and José Carvalho is:
+ 46 i. Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho, born 16 Março 1916 in Portimão.


41. José Emílio de Mendonça10 de Vilalobos (José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 11 Maio 1891 in Albufeira, and died in Lisboa. He married Teresa Pires Águas, daughter of José Estevão Águas. She was born in Tavira.

Child of José de Vilalobos and Teresa Águas is:
47 i. José João Águas de Mendonça11 Vilalobos, born 28 Maio 1916 in Lisboa; died cerca 15 Março 1991 in Lisboa. He married Maria Grazia Ravaglia; born in Itália.


Generation No. 11

42. José Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 11 Janeiro 1955 in Lisboa, (Lapa). He married (1) Ivete Aparecida Romaik Antunes Gulart. She was born in Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. He married (2) Ana Bela de Chaby Vian Costa, sua prima (Corte Real), daughter of Mário Vian Costa and Maria Helena Corte Real de Chaby. She was born in Lisboa.
.

Child of José Coutinho and Ivete Gulart is:
48 i. Isabel Gulart de Azevedo12 Coutinho, born 8 Abril 1983 in Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Children of José Coutinho and Ana Costa are:
49 i. Pedro Vian Costa de Azevedo12 Coutinho, born 2 Fevereiro 1993 in Lisboa, (S. Sebastião da Pedreira).
50 ii. Constança Vian Costa de Azevedo Coutinho, born 19 Setembro 1994 in Lisboa, (S. Sebastião da Pedreira).


43. Maria Adelaide Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 8 Março 1956 in Lourenço Marques, Moçambique. She married Joachim Heinz Gerd Muller in França.

Children of Maria Coutinho and Joachim Muller are:
51 i. Andréa Hélène Myriam12 Muller, born 24 Março 1985 in Thionville, França.
52 ii. Jean Sébastien Thomas Muller, born 2 Outubro 1987 in Thionville, França.
53 iii. Thomas José Simon Muller, born 19 Setembro 1991 in Mont Saint Martin, França.


44. Isabel Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 20 Julho 1959 in Lourenço Marques, Moçambique. She married Michael Gerrits 22 Dezembro 1987 in Oeiras.

More About Michael Gerrits and Isabel Coutinho:
Marriage: 22 Dezembro 1987, Oeiras

Child of Isabel Coutinho and Michael Gerrits is:
54 i. Saskia Gerrits de Azevedo12 Coutinho, born 2 Novembro 1995 in Sarria/Bonannova, Barcelona, Espanha.


45. Maria Teresa Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 3 Fevereiro 1962 in Tomar, (St.ª M.ª Olivais). She married Sylvain Bize.

Children of Maria Coutinho and Sylvain Bize are:
55 i. Philippe Yves Richard12 Bize, born 28 Fevereiro 1984 in Dunquerque, França.
56 ii. Inês Sophie Marguerite Bize, born 25 Setembro 1987 in Chamberrye, França.
57 iii. Pierre Charles Vincent Bize, born 19 Setembro 1989 in Chamberrye, França.


46. Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho (Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 16 Março 1916 in Portimão. She married Gervásio António dos Santos 13 Maio 1939 in Loulé, (Matriz), son of António Santos and Maria Estevães. He was born 23 Outubro 1914 in Vila Real de St.º António, and died 28 Julho 1995.

Children of Solange Carvalho and Gervásio Santos are:
58 i. Maria Henriqueta Vilalobos Carvalho12 Santos, born 6 Julho 1941 in Loulé, (S. Clemente). She married António Guido Duarte Coelho da Silva 13 Setembro 2000 in Convento de S. Paulo na Serra d'Ossa; born 25 Fevereiro 1940 in Alcobaça.
59 ii. José Joaquim Vilalobos Carvalho Santos, born 6 Agosto 1942 in Loulé, (S. Clemente); died 10 Setembro 1942 in Loulé, (S. Clemente).
+ 60 iii. António José Vilalobos Carvalho Santos, born 16 Janeiro 1945 in Loulé, (S. Clemente).


Generation No. 12

60. António José Vilalobos Carvalho12 Santos (Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho, Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 16 Janeiro 1945 in Loulé, (S. Clemente). He married Maria Teresa Rogado Galhardo de Almeida, daughter of Júlio Almeida and Teresa Rogado. She was born 6 Janeiro 1951 in Beja, (S. João Baptista).

Children of António Santos and Maria Almeida are:
61 i. Pedro Miguel Galhardo Vilalobos13 Santos, born 12 Maio 1979 in Lisboa, (Alvalade.
62 ii. Teresa Maria Galhardo Vilalobos Santos, born 6 Fevereiro 1983 in Lisboa, (Alvalade.

Resposta

Link directo:

Gaspar de Vilalobos

#223415 | S.João de Rei | 11 mar 2009 10:33 | Em resposta a: #223394

Primo Pedro

Muito gosto em conhecê-lo por esta via!

Situando:
Gaspar de Vilalobos, nascido a 14/06/1738 e falecido a 08/12/1779, Capitão e Comissário de mostras, foi casado com D. Maria da silveira Pita, filha de Francisco Xavier de Figueiredo, Capitão e D. Isabel da Silveira Pita, ambos de Tânger.
Foi:
Irmão do meu Avô Manuel de Azevedo Coutinho. www.geneall.net/P/per_page.php?id=33824
Filho de Simão Manuel de Vilalobos.
Neto de Gaspar de Vilalobos.
Pai de Gaspar de Vilalobos, nascido a 12/03/1784 em Lagos (julgo) e casado em Lagos (julgo) em 19/01/1816 com a sua prima D. Ana Gestrudes de Azevedo Coutinho, cuja irmã casa com um filho deste Gaspar...sem comentários!
Não tenho mais informacões, mas acho possível ser este seja o referido governador de Albufeira em 1834, respondendo á pergunta do participante “Smartmust”.
Ao seu dispor para qualquer assunto.
Um abraco,

José Baptista de Azevedo Coutinho

DRH South Zealand, Lindersvoldvej 5
4640 Faxe, Denmark

Resposta

Link directo:

Família Leote Cavaco

#232679 | Jpteixeira | 25 jun 2009 21:13 | Em resposta a: #202457

Caro Pedro:

Gostaria, se fosse possível, que me indicasse alguém da família Leote Cavaco, supostamente como estando relacionada com a propriedade do Morgado da Tôr.
Antecipadamente grato

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Leote Cavaco

#251991 | mhcavaco | 20 mar 2010 23:31 | Em resposta a: #232679

Em relação à propriedade da Tôr sei que pertenceu ao meu Avô Henrique Alberto Leote Cavaco, nasceu em 1878 em Tavira e morreu em 1970 em Faro. Sei que era Notário e visitei a dita propriedade, a qual já foi vendida.
Com os melhores cumprimentos

Maria Helena Passos e Sousa Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Família Leote Cavaco

#253463 | Jpteixeira | 21 abr 2010 01:27 | Em resposta a: #251991

Cara Helena:

Sobre o Morgado da Tôr, gostaria de trocar algumas informações consigo em privado. Será possível? O meu endereço electrónico é o seguinte: juliotsousaarrobasapopontopt.
Antecipadamente grato.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#432685 | pedroacpinto | 10 abr 2021 21:47 | Em resposta a: #223394

Caros, este tópico tem estado parado há algum tempo, gostaria de saber se algum dos confrades que participou nele me poderia esclarecer o seguinte:
Li aqui que José Joaquim de Mendonça de Vila Lobos era administrador do Morgado da Quinta da Pedra, em Portimão. Há alguma informação adicional sobre este vínculo, que propriedades lhe estavam adstritos? E em relação ao Morgado da Tôr, existem alguns dados sobre ele?

Adicionalmente, será que o caro Pedro Vila Lobos tem recentemente recolhido mais dados sobre José Joaquim de Mendonça de Vila Lobos e Isabel Cavaco, nomeadamente quando e onde contraíram matrimónio, datas de nascimento e óbito?
Muito grato pela atenção.
Att.
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

Mendoça Villa Lobos - Morgados de Tôr em Loulé

#445063 | viralobos | 03 jan 2023 03:12 | Em resposta a: #432685

Boas
Tenho mais informações pois sao meus bisavós.

Pode entrar em contacto comigo por FB pedro villa-lobos ou mail pvilalobos@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 16:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen