Família Rodrigues da Costa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Família Rodrigues da Costa

#160174 | svcosta | 20 jun 2007 06:58

Sou brasileiro de terceira geração e atualmene estou residindo em Nova Zelândia e estou a procurar informações de meu bisavós paternos.

O que sabemos é pouco e se remume a:
- Nome de meu bisavô paterno: JOAQUIM RODRIGUES DA COSTA. Em alguns documentos consta como sendo cidadão português, sem citar o local e data de nascimento.
- Em seu Registo de Óbito diz que faleceu já viúvo, em 15/05/1920 com a idade de 64 anos, o que nos indica ter nascido em 1856. Não existem informações adicionais sobre seus pais.
- A informação que se tem na família, passada por tradição oral é que sua esposa chamada ANNA MARGARIDA DA COSTA (tudo indicando ser já o nome de casada), era também portuguesa. Não se tem maiores informações sobre sua origem e nomes de seus pais. Seu nome aparece em vários Registos de Nascimentos e Casamentos de filhos e filhas. Não descobrimos ainda a data de seu falecimento, mas ocorreu entre 13/08/1904 (data do casamento de meu avô paterno, onde no Registo de Casamento consta que era viva) e 07/02/1914 (data de casamento de um meu tio-avô, onde no Registo de Casamento consta como já falecida).
- Tudo indica que meus bisavós já vieram casados de Portugal e que não tinham parentes no Brasil, nem antes e nem depois de suas chegadas. Tiveram no Brasil 3 filhos homens e duas filhas mulheres. Estabeleceram-se no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde adquiriram consideráveis extensões de terras.
- É também por tradição oral que se sabe que vieram de Campo d'Arca, pois tanto meu bisavô, quanto os 3 filhos (incluindo meu avô) e alguns dos filhos desses eram conhecidos e chamados como "os Campo d'Arca". Conta-se que muitas pessoas até acreditavam que se tratava de seus sobrenomes.
- Interessante notar que tiveram a preocupação de manter o apelido de RODRIGUES DA COSTA, que foi dado a todos os filhos e netos não só homens, mas também às filhas e netas mais velhas.
São essas as parcas informações que tenho e, portanto bem sei o quão difícil será achar alguma coisa.
- Já escrevi para a Conservatória de Vale de Cambra e para o Arquivo Distrital de Aveiro na tentativa de conseguir alguma informação útil, mas até agora não obtive resposta.
- Estou tentando ver como consigo me comunicar com a Paróquia de Arões, local provável de se encontrar algum Registo de Baptismo e/ou Casamento.
- Já entrei na página do Arquivo Distrital de Aveiro e tentei fazer uma pesquisa "On Line". O máximo que consegui foram os Códigos de Referências para os Registos de Nascimento (PT-ADAVR-PVLC01/1) e de Casamento (PT-ADAVR-PVLC01/2), mas não acho nenhuma relação sob estes Códigos. Ou eu não estou sabendo como utilizar o sistema de busca ou então esses Documentos (ou relação de Documentos) ainda não estão digitalizados.
- Por outro lado pesquisando o que está disponível nos arquivos dos Mórmons, encontro que possuem microfilmes de Baptismo que cobrem os anos de 1609 a 1746, e de Casamentos do ano de 1610 a 1780 e de 1779 a 1793, períodos que não abrangem os anos que preciso para fazer a busca.

Assim, se alguém tiver alguma informação e puder me ajudar a achar essa agulha no palheiro, fico agradecido.

Com os meus Cumprimentos,

Sergio Torres da Costta

PESQUISANDO: FAMÍLIA RODRIGUES DA COSTA (DE CAMPO D'ARCA, ARÕES/AVEIRO/PORTUGAL).

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues da Costa

#348911 | Jussara M Albernaz | 04 ago 2014 20:09 | Em resposta a: #160174

Não sei de a sua família é a mesma do meu marido, cujo bisavô se chamava Antônio Joaquim Rodrigues da Costa, nascido em Portugal, filho de Manuel Rodrigues da Costa e Maria Rodrigues de Freitas ( ou Correia - os dados variam), que viveram em Portugal ( não sei o local).

Encontrei os dados no inventário dele em Belém do Pará onde ele teve uma firma comercial, Rodrigues $ Vasques, e diversas casas (e na certidão de batismo da avó de meu marido). No inventário estava escrito que ele morreu em 11 de maio 1913 com 52 anos, donde se conclui que deve ter nascido em 1860. As datas se parecem com as que forneceu.

Mas, nada mais encontramos, a não ser o nome de seus 10 filhos e o que cada um herdou. A inventariante, sua esposa, Luiza Bloch da Costa, tinha 35 ou 36 anos.

Estou buscando dados, pois a avó de meu marido, Raymunda Block da Costa, morou em Portugal quando criança por uns anos, por razões de saúde. Ela dizia que onde morava nevava e só isso. Se conseguisse dados sobre a entrada e saída da Raymunda, meu filho poderia obter a cidadania portugueses, pois minha sogra, que mora conosco em Vitória, ES, Brasil, já assinou um pedido de cidadania.

Como faço uma árvore genealógica, meu interesse vai além disso.
Não sei se ajudou, mas achei interessante a coincidências dos sobrenomes e datas.
Jussara Martins Albernaz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 05:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen