Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Pessoas | Títulos

Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

#160476 | zamot | 22 jun 2007 08:25

Caros Amigos

Trancrevo circular hoje recebida da Associação da Nobreza História de Portugal (ANHP) e apelo desde já á participação de todos os participantes deste forum que se quiserem e puderem juntar:


... A Associação da Nobreza Histórica de Portugal, convida todos os seus Sócios, Familiares, e Amigos a tomarem parte na Missa de Sufrágio por alma de El Rei Dom Manuel II, que será celebrada na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa no próximo dia 2 de Julho de 2007 (2ª Feira) às 19.00h .

Após a Missa será depositada uma coroa de flores na urna de Sua Majestade, no Panteão Real, seguindo-se uma intervenção do Presidente da ANHP.

Assistirá a este Piedoso acto o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, representante dos Reis de Portugal, a quem prestaremos também as nossas homenagens. ...



José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

#160562 | MiguelRibeiroPedras | 22 jun 2007 21:35 | Em resposta a: #160476

É bom saber que os nossos reis não são esquecidos.

Resposta

Link directo:

RE: Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

#160602 | tantan | 23 jun 2007 04:34 | Em resposta a: #160476

sei que o seu avô, bem como o avô dos sabugosas, dos lavradios, dos taroucas e poucos mais, foram os únicos que mereceram, verdadeiramente, o título de fidalgos. bem haja por recordar o último rei deste torrão sagrado

Resposta

Link directo:

RE: Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

#160622 | jmacieira | 23 jun 2007 12:52 | Em resposta a: #160602

Caros Confrades

Uma notícia importante e que merece dos monárquicos a maior atenção, (Bem haja Zé Tomaz, pela lembrança), serve logo para surgir alguém, que faz parte daqueles que não se identificam, para dizer um disparate, como foi o caso do confrade "tantan"!
Meu Caro: começarei por lhe dizer que as Famílias que refere, e muitas outras,devem merecer de toda agente o maior respeito pois que isso, respeitarmos os outros é apanágio de gente bem educada.

Para mais, neste caso, trata-se de famílias de grande antiguidade e prestígio!
Porém, é bom que o confrade "tantan" saiba, não se esgotam, nestas Famílias, os verdadeiros fidalgos.
Muitos houve, também, que serviram os nossos últimos Reis e muitos, mesmo muitos, da Principal e da Alta Nobreza de Portugal, como deve saber, por razões ideológicas e de princípios não o fizeram. Não foi por isso que deixaram de ser quem eram!

Cordialmente

João de Mariz sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

#160627 | artur41 | 23 jun 2007 15:38 | Em resposta a: #160622

Caríssimo João,

Subscrevendo as suas palavras, aproveito para salientar a importância das "Cerimónias". Seria bom que não houvesse aproveitamentos...; infelizmente o confrade "tantan" assim não entende!

João: parece que teimam em não compreender o que significa "fidalguia" e "nobreza":-)

Um abraço,

Artur João

P.S. Zé Tomaz: agradeço-te a divulgação da mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

#160642 | Luis_Froes | 23 jun 2007 17:33 | Em resposta a: #160602

Caro Senhor,

É vergonhoso que tenha o desplante de afirmar, ainda que sem o dizer directamente, mas sendo possível deduzi-lo "a contrario sensu", que todos aqueles que não serviram os nossos últimos Reis porque não alinharam nunca com a conjuntura, em nome da defesa dos princípios e da Fé da Santa Igreja, não eram verdadeiros fidalgos.
É chocante que o diga e demonstra uma arrogância extrema. Não estivessem em causa as Casas que referiu, e dir-lhe-ia que a sua sentença pretensiosa se assemelha ao desiquilíbrio moral do Professor Vital Moreira.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

Ao Genea

#160660 | jamador | 23 jun 2007 19:31 | Em resposta a: #160476

Sem prejuízo do respeito que a todos poderão merecer as figuras de D.Manuel II e de D.Duarte não será aqui propositado um tópico sobre este tema.

Há na internet toda a liberdade para criar e escrever em blogues e outros locais sem necessidade de aqui encher o forum.

Este local destina-se à genealogia que não é matéria deste tópico; o que seria dele se todos viessem aqui anunciar missas ou outras celebrações.

Cumprimentos

JR

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160668 | tmacedo | 23 jun 2007 20:37 | Em resposta a: #160660

Caro confrade:

Concordo que uma missa, ou qualquer outra celebração, na infeliz forma da sua redacção, não é matéria deste site. Convenhamos que sendo por D. Manuel II, último rei de Portugal, último símbolo vivo duma chefia de estado hereditária, representante por varonia do fundador da Nação, alguma coisa nos deve dizer a nós, apaixonados da genealogia. Mesmo que sejamos ateus, ou que não sejamos monárquicos, mostremos respeito. Por ele, pelo que foi nas circuntâncias que teve de enfrenter como rei, e como se portou para com o país no exílio. E por todos os que pensam de maneira diferente de nós.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Missa por alma de El Rei Dom Manuel II

#160679 | joão pombo | 23 jun 2007 22:15 | Em resposta a: #160627

Caro Artur:

O que me faz verdadeiramente espécie é a confusão que se faz entre monárquicos e nobres/fidalgos!
Uma cerimónia para relembrar o último Rei de Portugal deveria ser uma ocasião de união e confraternização entre monárquicos, sejam eles nobres ou plebeus.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160727 | jmacieira | 24 jun 2007 13:35 | Em resposta a: #160668

Caro Confrade António Taveira

Havia alguns confrades muito incomodados por haver, na opinião deles, um uso inadequado deste Fórum! Não concordo, mas aceito.

No entanto intervenção do Caro Confrade, vem proporcionar-nos falar-se de genealogia.

Quando diz que Sua Majestade o Senhor Dom Manuel II, é "representante por varonia do fundador da Nação", esqueceu-se, certamente, que a Senhoara D. Maria II, teve descendência do seu casamento com um Saxe-Coburgo logo, a varonia Bragança, deixou de existir neste ramo. O nosso último Rei, era neto do nosso 1º Rei, sem dúvida. Não o era por varonia.

O ramo, em Portugal, que descende, por varonia, de Dom afonso Henriques, é o ramo descendente do Senhor Dom Miguel I.

Cordialmente

João de Mariz Sarmento Macieira

PS - Não se arreliem tanto com a postura de uma notícia que, naturalmente, interessa a uma grande parte dos frequentadores deste Fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160730 | tmacedo | 24 jun 2007 14:32 | Em resposta a: #160727

Caro confrade João de Macieira:

Tem toda a razão no que diz. Nem sei como pude cometer tal erro! Como na mensagem inicial se falava numa missa por alma de D. Manuel II, a que estaria presente o senhor D. Duarte (este sim descendente por varonia de D. Afonso Henriques), e como o propósito da minha mensagem era demonstrar a "inadequada" (no meu entender) intervenção dum confrade, meti os pés pelas mãos, e cometi uma "calinada" imperdoável, mesmo num genealogista amador como eu. Obrigado pelo reparo.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160752 | JMSA | 24 jun 2007 17:35 | Em resposta a: #160727

Não sei se descender ou não em linha directa do 1º Rei de Portugal trás alguma mais-valia (quantos Reis actuais descendem directamente e por varonia do seu 1º Rei!?), mas não posso deixar de dizer com toda a frontalidade, que tenho a maior pena que o ramo dito Bragança Saxe-Coburgo se tenha extinto, porque muito provávelmente Portugal seria hoje uma Monarquia.
É a minha opinião.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160847 | jmacieira | 25 jun 2007 11:01 | Em resposta a: #160752

Caro Confrade JMSA

Seria interessante, se assim o achar por bem, dizer-nos quais os fundamentos da sua opinião.

Como deve calcular nem todos pensam assim.

Cordialmente

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160852 | zamot | 25 jun 2007 11:31 | Em resposta a: #160752

Caros Amigos

Tenho a maior pena que este anuncio que aqui coloquei tenha "descambado". Não era essa a minha intenção quando aqui o coloquei, esperava até que não houvessem respostas. Apelo assim a que não sejam colocadas mais respostas, e que sejam abertos outros tópicos para se levantarem as questões que aqui foram indevidamente levantadas.


Um abraço


Zé Tomaz


P.S. Dou agora toda a razão deste mundo ao LA e MSS de não quererem reabrir os Passos Perdidos, pois pelos vistos não estamos ainda preparados.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160853 | Mavasc | 25 jun 2007 11:34 | Em resposta a: #160847

Caros confrades

Estamos a falar do Senhor D. Manuel II, rei que, acima de tudo, amou Portugal e quiz a união de todos os portugueses. Muitas vezes incompreendido, não deixou nunca que o seu amor á Pátria se sobrepuzesse a valores menores. Mesmo no exílio, trabalhou para este país, tendo notável participação durante a 1º Grande Guerra. Assim, pediria, se mo permitissem, um alerta á concordia entre todos nós, em memória dele.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160857 | Genea-Portugal | 25 jun 2007 11:50 | Em resposta a: #160852

Grande Zé Tomaz,

É tão bom sempre ler-te!

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160865 | zamot | 25 jun 2007 12:22 | Em resposta a: #160853

Cara Benedita

APOIADO

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160866 | Mavasc | 25 jun 2007 12:24 | Em resposta a: #160865

Caro Zé Tomaz

Bem haja!

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160869 | JMSA | 25 jun 2007 12:54 | Em resposta a: #160847

Caro Confrade,
Não pretendo entrar em polémicas e como disse neste tópico um Confrade, respeitemos a memória do Senhor D. Manuel II que tanto amou Portugal assim como o seu Pai e Avô que foram grandes Reis.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160884 | jmacieira | 25 jun 2007 15:28 | Em resposta a: #160852

Meu Caro Zé Tomaz
Caros Confrades

Penso que, há muitos anos, pelo menos desde a morte, prematura, do Senhor Dom Manuel II, que aos Monárquicos Portugueses deixou de se pôr a questão das linhas dinásticas.
O destino assim o determinou. A linha "proscrita" em 1834 que viveu o exílio com todo o sofrimento que isso implica, veio, face à falta de descendentes legítimos e dinásticos do Senhor Dom Pedro I, Imperador do Brasil, voltou a ser a lídima reprsentante dos nossos Reis.

Tenho o maior respeito por todos os Reis que sucederam ao Senhor Dom João VI, desde Sua neta a Senhora Dona Maria II, até ao Senhor Dom Manuel II que, não pensem que não sei, foi um Grande Português e, nas circunstâncias trágicas e adversas que encontrou, foi um Grande Rei.

Lá estarei, mais uma vez, na Missa que sufraga a Sua Alma que, peço a Deus a tenha em Sua Santa Guarda.

Não quero, no entanto, deixar de referir, que penso que o tópico não descambou e não vejo questões indevidamente levantadas.

Períodos e passagens da histório de uma Nação com 900 anos de existência, quando foram polémicos, dividiram as pessoas e criaram "discussão", (e não foi assim há tanto tempo), podem vir sempre à baila e a uma discussão salutar e saudável que, como disse atrás, em termos práticos e de sucessão da Corôa estão ultrapassdos e, Graças a Deus, temos REI!

Um abraço para o Zé Tomaz
Cordiais saudações para todos

De um monárquico convicto e actuante que ama o seu Rei e a sua Pátria

João de Mariz Sarmento Macieira

PS - Os "Passos Perdidos" podem voltar. Há só que haver bom senso e, acreditem, não há nenhum assunto, por mais melindroso que seja, que se não possa discutir.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#160885 | jmacieira | 25 jun 2007 15:39 | Em resposta a: #160853

Minha Senhora

Faço os meus respeitosos cumprimentos.

Acredite que não pretendi, com as minha sintervenções, criar polémica.
Tenho por Sua Majestade o Senhor Dom Manuel II o maior respeito.

Entendo a sua preocupação e sou,

respeitosamente


João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea

#161455 | fertelde | 01 jul 2007 07:58 | Em resposta a: #160857

Pena que esteja neste momento sem poder intervir, pois nunca sei quando me respondem às minhas mensagens. Poderia dizer -me o que passa para que as mensagens de resposta nâo chegem à minha caixa de correio?
Aguardando a devida resposta,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen