Certidão nascimento avô - Trás os Montes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos | Brasil

Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161111 | angela_pingitore | 27 jun 2007 21:29

Preciso de ajuda para localizar a certidão de nascimento do meu avô MANOEL AGOSTINHO, nascido em 13/10/1913 -filho de João de Deus Agostinho e Anna Purificação.
Infelizmente, o único documento que possuo é a carteira de estrangeiro que lhe foi dada aqui no Brasil, onde mencionaram como ele sendo natural de Trás os Montes, o que, sei hoje, em nada me ajuda.
Meu avô faleceu muito cedo, em 1950, com 37 anos de idade e minha mãe, então com apenas 7 anos, não guarda muitas lembranças daquele tempo.
Ela fala que ouvia mencionarem uma localidade chamada Manteigas, isso ajuda ???
Aguardo um auxilio de vcs, sempre tão prestativos para com esses brasileirinhos enrolados. ....

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161116 | cverde | 27 jun 2007 23:24 | Em resposta a: #161111

O concelho de Manteigas pertence ao distrito da Guarda na região das Beiras http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=144 e não à região de Tras os Montes (esta inclui os distritos de Vila Real e Bragança). No entanto, poderá existir em Trás os Montes alguma pequena povoação chamada Manteigas (?).

Será que não consegue obter alguma informação mais concreta por exemplo através do ASSENTO DE NASCIMENTO de sua mãe. Aí devem constar para além dos nomes dos pais também os dos avós maternos e maternos e, talvez, as suas localidades de origem.

Outro caminho poderá ser através da data (ainda que aproximada) da chegada de seu avô e/ou bisavós ao Brasil. Com essa informação poderá solicitar nos arquivos distritais de vila real e de bragança uma pesquisa do documento comprovativo da emissão do passaporte que costuma indicar a freguesia de origem da pessoa.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161180 | EmanuelAFC | 28 jun 2007 17:56 | Em resposta a: #161116

Pode tambem tentar encontrar mais informaçoes na certidao de obito do seu avô.. qualquer dado que lá apareça pode ser mais uma pista.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161215 | angela_pingitore | 29 jun 2007 01:39 | Em resposta a: #161116

Luis,
Obrigada pela dica. Eu já havia localizado Manteigas em região diversa de Tras os Montes. Como falei, meu avô faleceu quando minha mãe era uma criança, então as lembranças são muito vagas ...
Dei entrada em uma pesquisa aqui no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (supondo que ele tenha vindo direto para cá ?!) mas como isso foi na década de 30, muito provavelmente nada encontrarei.
Já pensei, também, em buscar informações na Igreja onde ele se casou ...
Será uma peregrinação ... mas gratificante, confesso.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161216 | angela_pingitore | 29 jun 2007 01:41 | Em resposta a: #161180

Obrigada Emanuel, mas meu avô faleceu aqui no Brasil e eles se limitam a informar a nacionalidade, nada mais ...

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161239 | pachancho | 29 jun 2007 10:11 | Em resposta a: #161111

Angela,

Em que ano foi o seu avô para o Brasil?

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161280 | angela_pingitore | 29 jun 2007 15:35 | Em resposta a: #161239

Paula,
A carteira de estrangeiro que eu tenho dele está datada de 1940, mas certamente foi bem antes, pois minha mãe nasceu em 1939 .... já no Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#161333 | pachancho | 29 jun 2007 23:55 | Em resposta a: #161280

Angela,

se ele é da região de Trás-os-montes, e visto que ele nasceu depois de 1911, não é necessário saber a freguesia onde nasceu, tem duas hipoteses de resolução:


contactar os arquivos distritais e governos civis do distrito de Bragança e de Vila Real e perguntar se existe algum pedido de passaporte em nome do seu avô. Esses pedidos contem informações detalhadas da pessoa em questão;
Caso a resposta seja negativa alargue essa pesquisa a Braga e Porto.

Contactar todas as conservatórias dos registos civis dos concelhos pertencentes a Bragança e Vila Real. São muitas. Mas tal como eu disse o facto de ele ter nascido depois de 1911 e não ser necessário o nome da freguesia torna a pesquisa mais fácil; aínda por cima sabe a data exacta de nascimento.
Para saber as localidades para as quais tem que fazer o pedido, vá à barra de ferramentes em cima escreva Bragança ou Vila Real, seleccione mapas.
O contacto com as conservatórias faz por e-mail:

http://www.dgrn.mj.pt/db_email/email_rn1.asp

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#161977 | Rita Persico | 05 jul 2007 18:58 | Em resposta a: #161116

Caro Luís Figueira ,
Você poderia orientar-me como faço para acessar a esses arquivos distritais, pois também tenho interesse em localizar o Assento de nascimento de minha avó , nascida em Vila Real ( Conselho de Adofe ???existe esta localidade?), em 1908.
Cumprimentos.
Rita Persico

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#162427 | christophe | 11 jul 2007 16:40 | Em resposta a: #161111

angela eu nasci numa aldeia perto da guarda onde ha uma vila chamada manteigas tem a certeza que é manteigas em tras os montes tera novas informaçoes para eu poder ajudar ,chamo-me alice

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162474 | christophe | 12 jul 2007 10:07 | Em resposta a: #161977

existe sim Adoufe uma das freguesias de Vila realtem o nome da sua avo e a data de nascimento

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162482 | Rita Persico | 12 jul 2007 12:11 | Em resposta a: #162474

Cara Christophe,
Não entendi bem a sua mensagem.
Você quer dizer que em Adoulfe existe o registro da minha avó?Em caso afirmativo, como posso conseguir?
Cumprimentos,
Rita Persico

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162497 | christophe | 12 jul 2007 13:24 | Em resposta a: #162482

chamo_me Alice utilizo o nome do meu filho a aldeia existe mas se quizer que a ajude dei-a me o nome e a data de nascença da sua avo pode-me contactar por mail espero ter noticias brevemente

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162579 | Rita Persico | 13 jul 2007 05:05 | Em resposta a: #162497

Prezada Alice,
Recebi sua mensagem com muita alegria.Minha avó chamava-se Ana Emilia Teixeira, nasceu em 23 de junho de 1908, em Adoufe, Vila Real, faleceu aqui no Brasil em 1997 .Era filha de José Fernandes Pereira e Maria Alves Teixeira.A última vez que minha avó esteve em Portugal foi entre 24 de julho de 1937 e 04 de janeiro de 1938 ( deve ter emigrado para o Brasil por volta de 1930 ), encontrava-se acompanhando seu marido Antonio da Eira que veio para tratar-se. Na época não acompanhou o marido na viagem por estar grávida. Ao nascer a criança - Maria José da Eira - deslocou-se para junto do esposo,porém encontrou-o sepultado ( faleceu em Julho de 1937), dias antes de sua chegada, com a filha que ele não conheceu.Alguns meses depois a criança também faleceu em Portugal ( não sei a data).A história é triste e longa, porém minha avó sempre foi conforme ela se intitulava " uma portuguesa de fibra, honesta e muito direita", e era verdade!Gostaria de reunir esses documentos e até localizar nossos parentes ,pois é uma parte dela que está aí.Você me pediu datas e contei uma saga familiar , perdoe-me!
Agradeço desde já e meus sinceros cumprimentos,
Rita Persico

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162587 | christophe | 13 jul 2007 07:59 | Em resposta a: #162579

estou a entrar em contacto com os arquivos de vila real pois penso que a certidao de nascimento se encontra là .espero ainda hoje a informar

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162595 | christophe | 13 jul 2007 11:09 | Em resposta a: #162579

Rita consegui algumas informaçoes sobre o registo da dua avo elaestà registada no registo civil de Vila realnumero de telefone 00351259340100 o numero do registo é o n°32 do ano de 1908 se quizer pedir o regist tem que ir ao portal de cidadao de vila real e fazer o pedido alice

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162760 | christophe | 15 jul 2007 15:22 | Em resposta a: #162579

nao sei se voce recebeu a minha mensagem que enviei sernao informe-me que eu volto a enviar

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#162846 | Rita Persico | 17 jul 2007 00:56 | Em resposta a: #162760

Boa noite , Alice!
Somente hoje verifiquei meus e-mails, pois estava viajando.Vou providenciar os contatos e te passo os resultados.Agradeço imensamente a tua ajuda, torcendo para obter sucesso!
Meus sinceros agradecimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#163005 | angela_pingitore | 19 jul 2007 00:55 | Em resposta a: #162427

Alice, suas orientações serão válidas, vou ter de iniciar uma pesquisa mais ampla, pois já sei que no Cartório de Vinhais não há nenhum registro.
Agora sei que ele veio para o Brasil na embarcação Santos, chegando ao porto do Rio de Janeiro em 22 de dezembro de 1922.
Isso ajuda alguma coisa ???
Como ele ainda era crianca, sera que ja vinha com passaporte proprio, ou era algo expedido junto com o da mae ????

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#163279 | Rita Persico | 24 jul 2007 12:00 | Em resposta a: #162595

Alice,
Há algum outro meio de contatar o Registro Civil de Vila Real.Telefonei e eles não puderam ajudar.Através de e-mail seria possível? Enviei alguns tempos atrás e não recebi resposta.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#163506 | pachancho | 26 jul 2007 10:52 | Em resposta a: #163279

Rita,

o contacto de e-mail da conservatória do registo civil de Vila Real é:

crc.vilareal@dgrn.mj.pt



cumprimento
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#163574 | Rita Persico | 26 jul 2007 23:40 | Em resposta a: #163506

Paula,
Mandei vários e não obtive resposta.Será sssim tão demorado?
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#166648 | christophe | 06 set 2007 08:34 | Em resposta a: #163279

ola Rita desculpe em so hoje entrar em contacto consigo mas fui de férias e cheguei a pouco tempo .Espero que jà tenha conseguido se nao diga_me que eu vou tentar aranjar a certidao de nascimento Alice

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#166742 | judiaria | 07 set 2007 16:15 | Em resposta a: #163005

Cara angela_pingitore
Esse seu avô Manuel Agostinho era casado com quem ? Sabe quqndo faleceu sua avó ?

Já viu a certidão de nascimento de sua mãe ?

Se me der esses dados posso tentar ajudá-la, assim como tentar conseguir o nescimento de sua avó.


Pode pedir o meu e-mail ao moderador deste forum.


Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#166843 | pauladess | 08 set 2007 03:36 | Em resposta a: #166742

Ola, como faco para descobrir a freguesia em que meu avo nasceu? Sei apenas seu nome todo e que nasceu em Vila Real, em 1880, pelo que diz minha avo.

Obrigada,

Paula Soares.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#166862 | judiaria | 08 set 2007 12:10 | Em resposta a: #166843

Cara Paula Soares
Os registos de baptizo de 1880, já se encontram no Arquivo Distrital de Vila Real.
Experimente contactar o Arquivo Distrital de Vila Real indicando o nome completo, ano provável de nascimento e nome dos pais. A sua avó ainda é viva ? Poderá saber a freguesia de nascimento através do registo de casamento ou do óbito.

Até pode ser que seja freguesia de Vila Real, da sede do concelho do mesmo nome e distrito.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#166873 | pauladess | 08 set 2007 15:53 | Em resposta a: #166862

Olá, Joaquim! Ajudou muito mesmo! Obrigada!

Eu que acabei cometendo uma falha. Na verdade, é a certidão de meu bisavô que busco. Sei o nome completo dele e de minha bisavó. Minha avó ainda é viva e só sabe isso por conta da identidade dela. Só sabemos que foi em Vila Real porque minha mãe lembra de ouvir isso quando era pequena. O ano de nascimento de meu bisavô eu só consegui datar, aproximadamente, porque minha avó disse que quando ela tinha 7 anos, ele tinha 50. Senão, nem isso.
E também não temos qualquer registro de meu bisavô.

Mas farei isso. Tentarei entrar em contato com o Arquivo Distrital de Vila Real. Sabe como procedo?

Obrigada novamente e desculpe qualquer coisa.

Paula Soares.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#168357 | christophe | 24 set 2007 12:56 | Em resposta a: #161977

rita aainda esta tentando obter a certidao da sua avo ou jà conseguiu fazer o pedido a vila real
alice

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#168728 | christophe | 28 set 2007 07:47 | Em resposta a: #162579

Rita nao sei se voce jà conseguiiu a certidao de nascimento da ,sua avo eu por o meu lado tenho a certidao da sua avo se voce estiver interessada pode-me contactar por mail docubo.alice@neuf.fr
na certidao diz que sua avo se chama Anna Emilia pai:Josè Fernandes Pereira mae Maria Teixeira AVos patenos Margarida Fernandes Pereira avos maternos José Teixeira martinho e Anna Alves

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avó- Trás os Montes

#169050 | christophe | 01 out 2007 16:22 | Em resposta a: #163574

rita jà conseguiu a ceridao de sua avo?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão nascimento avô - Trás os Montes

#169823 | christophe | 11 out 2007 09:49 | Em resposta a: #166873

Ola Paula nos registos de seus avos tem provavelmente o lugar onde eles nasceram,se quizer contactar os arquivos distritais de vila real o telefone é o n°00351259330820 o mail é o seguinte advrl@advreal.iantt.pt
Alice Antunes

Resposta

Link directo:

Sr. Christophe

#182680 | Lusbotel | 30 jan 2008 15:41 | Em resposta a: #169823

Ola Sr. Christophe

Nao sei se podes me ajudar...
Preciso do documento do meu avo.
Os dados que tenho são so seguintes...e nao sei como proceder para encontra-lo:

Nome : Antonio Botelho Peralta
nascimento: 02.02.1900...tenho doctos aqui no Brasil com Douro ...Resende..
filiação: Antonio Botelho Peralta e Maria Jose siqueira

ele veio pro Brasil em 1913, pra cidade de santos(sp).
faleceu aqui em 1951...
deixarei meu email, claro precise..aguardo ansiosamente!


Luciana

lusbotel@uol.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 16:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen