Família Andrade: Vilar Torpim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Andrade: VILAR TORPIM

#161177 | djabaf34 | 28 jun 2007 17:28

Caros Confrades

Procuro informações sobre individuos de apelido ANDRADE naturais desta localidade, tenho nomeadamente um Manuel Gomes de Andrade natural de Vilar Torpim, que casou em Pinhel com Ana Monteiro da Veiga.

Muito obrigado, cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade: VILAR TORPIM

#161647 | Conde | 03 jul 2007 11:12 | Em resposta a: #161177

Em que datas ?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade: VILAR TORPIM

#161798 | christophe | 04 jul 2007 11:19 | Em resposta a: #161647

nacci em cinco vilas

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade: VILAR TORPIM

#161855 | djabaf34 | 04 jul 2007 19:09 | Em resposta a: #161647

Caro Conde

Manuel Gomes de Andrade terá nascido cerca de 1670/80 em Vilar Torpim. Agradeço desde já alguma informação que me possa facultar.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade: VILAR TORPIM

#167469 | djabaf34 | 15 set 2007 17:59 | Em resposta a: #161177

Caros confrades

Renovo o pedido, procuro individuos de apelido Andrade em Vilar Torpim séc. XVII.


Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Andrade: VILAR TORPIM

#194654 | djabaf34 | 29 abr 2008 15:06 | Em resposta a: #167469

Caros Confrades

Procuro informações sobre a(s) família(s) andrade em Vilar Torpim, séc. VXII. Desde já muito obrigado.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Andrade: VILAR TORPIM

#201031 | djabaf34 | 20 jun 2008 11:56 | Em resposta a: #194654

Caros Confrades

Procuro informações sobre a(s) família(s) andrade em Vilar Torpim, séc. VXII. Desde já muito obrigado.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

VILAR TORPIM séc XVII

#236639 | lmvp | 16 ago 2009 15:01 | Em resposta a: #201031

Caro Daniel Andrade Ferreira

No Séc XVII em Vilar Torpim encontrei:
- Maria, nascida em 1664 (f112v),
- Beatriz, nascida em 1664 (f119v)
Ambas filhas de Manuel Gomes e Catarina de Andrade.

Provavelmente o seu Manuel Gomes de Andrade também será filho de Manuel Gomes e Catarina de Andrade e terá nascido depois de 1666 (este é o último ano de registo de baptismos no século XVII em Vilar Torpim; os seguintes são já posteriores a 1729)

Nos registos de bp do séc XVII, não encontrei referencia a mais nenhuns Andrades, mas nos registos de casamento, encontrei o casamento, a 04.12.1630/f9, de Gaspar de Andrade (filho de Francisco Gouveia e de Catarina de Andrade), com Beatriz Gonçalves, (filha de Diogo Gonçalves e de Maria Lopes).

Espero que estas informações lhe possam ser úteis. Se necessitar mais informações sobre registos de baptismo ou de casamento em Vilar Torpim no século XVII, não hesite em pedir.

Com os meus cumprimentos.
Luis Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Andrade: VILAR TORPIM

#236661 | JAVSO | 17 ago 2009 00:00 | Em resposta a: #201031

Caro Daniel Andrade Ferreira

Numa certidão de justificação de nobreza encontro um Gaspar de Andrade de Gouveia, filho de um Francisco de Gouveia e de sua mulher Catarina de Andrade de Brito (esta "segunda parente" de Frei Bernardo de Brito, cronista-mor), sendo aquele morador ou natural de Freixeda de Torrão.

Casou, pela 1ª vez c. Brites Gonçalves Dias, de Vilar Torpim, tendo nascido, pelo menos, Maria de Andrade de Gouveia, nascida em Vilar Torpim, falecida em Pinhel, a 2-12-1719, tendo casado com Paulo de Gusmão Cabral, sargento-mor de Pinhel. Estes tiveram, além de uma filha freira, Francisco de Gusmão Cabral, capitão de auxiliares e cavaleiro professo da Ordem de Cristo (ver João Carlos Metello de Nápols e Jorge Metello de Nápoles, Solares e Casas Nobres do Concelho de Pinhel);
casou 2ª vez com Maria Nogueira, da Freixeda do Torrão, tendo tido, pelo menos, António de Andrade de Gouveia, que casou em Santa Senhorinha, Cabeceiras de Basto, a 17-9-1665, c. Senhorinha Ribeiro Falcão, filha de Geraldo Falcão de Magalhães e de sua mulher Domingas Ribeiro, aquele da Quinta do Souto, em S. Clemente de Basto.

As minhas desculpas no atraso, mas só hoje vi este tópico.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236663 | JAVSO | 17 ago 2009 00:20 | Em resposta a: #236639

Caro Luís Vieira Pinto

Sou descendente de um Gaspar de Andrade de Gouveia, morador em Freixeda de Torrão, e de sua mulher, que tenho identificada como Maria Nogueira.
Aquele Gaspar é filho de Francisco de Gouveia e de Catarina de Andrade de Brito, tendo sido casado com Brites Gonçalves Dias (deverá ser a "sua" Beatriz Gonçalves cc. Gaspar de Andrade, sendo que Dias é o patronímico de Diogo).

Este Francisco, filho de um Luís de Gouveia, da Castelo Rodrigo, foi cavaleiro da casa do Infante D. Fernando, Infante que era irmão de D. João III.

É uma grande coincidência a referente aos nomes, pensando que são as mesmas pessoas, pois que as datas são compatíveis.

Agradeço-lhe que lei, também, a mensagem que enviei, hoje, a Daniel Andrade Ferreira

Este tema desperta-me imenso interesse.

Com os meus cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236671 | lmvp | 17 ago 2009 01:37 | Em resposta a: #236663

Caro José Alfredo Soares de Oliveira

Na tentativa de ultrapassar o hiato de quase 60 anos dos registos disponíveis para Vilar torpim (entre 1666 e 1729) acabei por compilar todos os registos do século XVII para esta paróquia.E embora as pessoas em questão não estejam directamente relacionadas com os meus antepassados é sempre fascinante ver como uma pequena informação se completa e de repente un simples nome passa a ter uma história.

Muito obrigado pela partilha.
Com os meus cumprimentos,
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236679 | JAVSO | 17 ago 2009 06:27 | Em resposta a: #236671

Caro Luís Vieira Pinto

Fascinante é, também, esta possibilidade de partilha.
E penso que, se devidamente aproveitada, permitiria poupar anos de investigações duplicadas.

Com os meus agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236692 | djabaf34 | 17 ago 2009 13:49 | Em resposta a: #236639

Caro Luís Vieira Pinto

Muito obrigado; as informações que aqui deixou são uma possibilidade, muito forte, para a filiação de Manuel Gomes de Andrade. No processo de ordenação de um dos seus netos, Padre João Luís Monteiro, é referido ser ele, MGA, de muito boa linhagem, natural de Vilar Torpim; quatro dos netos seguiram a vida eclesiástica, o Reverendo Drº Matias Correia Monteiro, Prior de Medelim; o Padre Luís Monteiro que morreu em Mato Grosso(Brasil); o Cónego Francisco Monteiro, Cónego Doutoral do Grâo-Pará; além do referido Padre João Luís Monteiro, todos naturais de Pinhel. Agradeço-lhe mais uma vez os elementos aqui disponibilizados, e aproveito para deixar uma pergunta, será a Catarina de Andrade casada com Manuel Gomes filha de Gaspar de Andrade e de Beatriz Gonçalves?

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Andrade: VILAR TORPIM

#236694 | djabaf34 | 17 ago 2009 14:31 | Em resposta a: #236661

Caro José Alfredo Soares de Oliveira

Muito obrigado, estas informações são muito relevantes; sendo um complemento às disponilizadas pelo confrade Luis Vieira Pinto, numa outra mensagem neste tópico. Releva o facto de cronológicamente estas ligações serem possíveis, e também a utilização recorrente dos nomes próprios indica prováveis relações de parentesco. Temos o "pequeno problema" do hiato nos registos paroquiais de Vilar Torpim. Se, de facto, Manuel Gomes de Andrade for filho de Catarina de Andrade e de Manuel Gomes, o que é bastante provável, visto que também tenho a informação segura de uma irmã de Manuel de nome Catarina Gomes de Andrade, o que já são coíncidências a mais entre nomes próprios e apelidos para o mesmo período, ainda para mais em localidades de pequena dimensão; resta saber, se possível, a filiação de Catarina de Andrade, pelas datas poderá ser filha de Gaspar de Andrade e irmã de Maria de Andrade de Gouveia, sendo que Catarina de Andrade casada com Manuel Gomes teve pelo menos duas filhas uma Maria e outra Beatriz(nome da avó, Beatriz Gonçalves Dias?); tudo isto é possível e provavelmente está correcto, resta tentar comprová-lo documentalmente. A certidão de Justificação de Nobreza de que faz referência encontra-se na Torre do Tombo? mais uma vez muito obrigado.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236710 | jaboo | 17 ago 2009 18:09 | Em resposta a: #236671

Caro Luis Vieira Pinto,

Também eu descendo de familias de Vilar Torpim. Minha 8a avo chamava-se Ana Morgada e foi baptizada em Vilar Torpim a 22.1.1666, filha de André Gonçalves e Maria Morgada. Tinha casado com o meu 8o avô Manuel Gonçalves Lagarto, natural de Almeida. Será que me pode dar uma ajudinha com essa minha gente de Vilar Torpim? Tropeçou com outros "Morgados/Gonçalves" nessa freguesia? Desde já, um grande bem-haja pela ajuda.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236753 | lmvp | 18 ago 2009 01:08 | Em resposta a: #236710

Caro João Braz

Nos assentos de baptismo de Vilar Torpim no século XVII, encontrei dois assentos de baptismo de filhas de André Gonçalves e Maria Morgada:
-Ana, (nasc 1660/104v) provavelmente faleceu na infância
-Ana (nascida 1666/ f117v)
Não encontrei mais nenhum filho deste casal. Assim com também não encontrei o respectivo assento de casamento em Vilar Torpim.

Ainda nos assentos de baptismo das década de 30 e de 40, encontrei;
-Maria (1640/f53) filha de Antonio Gil e de Isabel Morgado
-Maria (1641/f55) filha de Francisco Morgado e de Domingas Lopes
-Maria (1643/f58v) filha de António da Rua e de Maria Morgado (casaram a 27.09.1628/f7 em Vilar Torpim, sendo ele filho de Pedro da Rua e Isabel Fernandes e ela filha de António Morgado e Catarina (?) Alvares

Não encontrei nenhum registo de Bp de André filho de um pai e/ou mãe Gonçalves. O que encontrei foi referencia a um André Gonçalves, casado com Maria Fernandes, cujos filhos, António Gonçalves e Domingos Gonçalves, casaram em 1644 e 1647 respectivamente. Pelas datas André Gonçalves e Maria fernandes, poderiam ser pais do seu 9º avô, André Gonçalves!

Espero que estas informações lhe possam ser úteis.
Com os meus cumprimentos
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236761 | jaboo | 18 ago 2009 02:49 | Em resposta a: #236753

Caro Luis Vieira Pinto,

Sim eu já sabia dessa primeira Ana que de facto deve ter falecido ainda criança. Pena não existir o registo de casamento desses meus 9os avos. Mas o Luis deu-me boas pistas e a minha Maria Morgada deverá ser uma dessas 3. Uma hipotese também será que a Isabel Morgado e o Francisco Morgado eram irmãos da Maria Morgado (cc Antonio da Rua), todos portanto filhos de Antonio Morgado e Catarina? Alvares. A não ser que existiram outros ramos "Morgados" em Vilar Torpim. Será? Os padrinhos da primeira Ana (1660) foram Antonio Morgado e Ana Morgada ... provavelmente tios maternos (ou talvez aquele Antonio seja até o avô cc Cna Als).

E o meu André também poderá de facto ter sido filho de André Gonçalves e Maria Fernandes mas a cronologia fica um pouco dilatada e portanto uma outra hipotese será que ele tenha sido neto (com o nome do avô).

Tomei nota desses dados e agradeço muito a ajuda. Uma pergunta so. Onde estão arquivados esses paroquiais antigos de Vilar Torpim?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236774 | lmvp | 18 ago 2009 13:39 | Em resposta a: #236761

Caro João Braz

A Torre do Tombo em Lisboa tem o microfilme nº 680 dos Registos paroquiais, que contem todos os registos do século XVII e XVIII de Vilar Torpim. Se necessitar de mais algum registo dos sec XVII/ XVIII, diga, pois pode ser que eu o tenha na minha base de dados.

Já agora aproveito para lhe fazer uma pergunta. Aqui há algum tempo solicitei-lhe informações sobre um antepassado, José de Abrunhosa, da Granja de Penedono, que veio a casar em Vilar Torpim, mas infelizmente não me pode ajudar. Percebi, contudo, pela sua resposta que já tem ido ao Arquivo de Lamego. Já sei, por outros registoa aqui no forum, que a Câmara eclesiástica de Lamego é um arquivo "sui generis". Estou a pensar ir lá em Stembro. Sabe se é neceessário agendar consulta, ou basta aparecer?
Grato por qualquer imformação.

Cumprimentos,
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: VILAR TORPIM séc XVII

#236795 | jaboo | 18 ago 2009 17:50 | Em resposta a: #236774

Caro Luis,

Pensava que o seu José de Abrunhosa era da Ferronha, Penedono e não da Granja de Penedono. Houve de facto um ramo Abrunhosa na Granja (do qual tambem descendo).

Para Lamego, basta ir lá. Não precisa agendar consulta. Eu tambem estarei em Lamego na semana do 14 de Setembro.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen