Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#161195 | Dsousa | 28 jun 2007 20:17

Caros Senhores,

Procuro informações sobre o Capitão Pedro da Fonseca, que foi casado com Mariana da Silva, nascida em 1649, em Mortágua. Teve pelo menos dois filhos.

Com os melhores cumprimentos,
Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#171202 | Dsousa | 29 out 2007 16:42 | Em resposta a: #161195

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#171307 | ngipedroso | 30 out 2007 19:05 | Em resposta a: #171202

Caro confrade,

Seguem os elementos ( ascendentes e descendentes directos ) que tenho sobre o Capitão Pedro da Fonseca:

filho de Francisco da Fonseca e Antónia Gomes, nasceu em 21/4/1635 em Pala, Mortágua, Viseu e casou com Mariana da Silva, baptizada em 16/12/1649 em Pala, filha de Manuel da Silva e Mariana de Almeida.

tiveram:

i. José da Fonseca e Silva, baptizado em 10/3/1668 em Pala, que casou com Luísa Maria Vicência de Vasconcellos, filha de António de Arzila de Vasconcellos e Mónica Pinto de Carvalho, esta baptizada em 22/1/1677 em Pedaçães, Lamas do Vouga, Águeda. Teve Ordens Menores e foi Bacharel em Cânones por Coimbra, tendo servido como Ouvidor em Carvalhais, onde residiu no chamado Paço de Carvalhais.
Com descendência que vem até aos nossos dias e está em parte referida aqui no Genea.

ii. Joaquim da Fonseca e Silva, Abade de Avintes.

iii. Bernardo da Fonseca e Silva, Freire da Ordem de Avis, Prior da Igreja de de São Tiago da Mouta, Anadia.

iv. Padre Dionísio das Chagas, Doutor, Cónego Regular de Santo Agostinho.

v. António de Santo Agostinho, Abade do Convento de Jesus, Aveiro.

vi. Maria Antónia de São Francisco, religiosa no Convento de Jesus, Aveiro.

Com os meus melhores cumprimentos,
Norberto Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#171325 | Dsousa | 30 out 2007 21:48 | Em resposta a: #171307

Caro Norberto Pedroso,

Agradeço a informação. Desconhecia a data de nascimento e o nome da mãe de Pedro da Fonseca. Quanto aos filhos, sei que houve pelo menos mais um, chamado Pedro Carlos da Fonseca e Silva, que casou e teve descendência. Gostaria de obter mais informações sobre o capitão e a sua ascendência. Tem mais alguma informação?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#171374 | ngipedroso | 31 out 2007 10:48 | Em resposta a: #171325

Caro Daniel Sousa,

Infelizmente não tenho mais sobre a ascendência. O que exista provavelmente andará pelo AD de Viseu que fica muito longe para mim. As fontes que conhecia não referiam Pedro Carlos na descendência. Afinal houve mais um a percorrer os incertos caminhos da vida secular em comparação com a maioria dos irmãos que tiveram um razoável sucesso na religiosa.

Melhores cumprimentos,
Norberto Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#171402 | Dsousa | 31 out 2007 15:41 | Em resposta a: #171374

Caro Norberto Pedroso,

Mais uma vez lhe agradeço. Infelizmente também vivo longe do A. D. Viseu. Contudo, já obtive mais dados, graças à sua intervenção. Julgo que Pedro Carlos era o mais novo dos irmãos, tendo nascido por volta de 1690. Talvez por essa razão não venha mencionado no estudo da autoria de Pedro França, que é, aliás, um óptimo trabalho. Sei também que viveu com seu irmão, o Padre Joaquim, até casar.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371380 | Alvares | 01 jul 2016 19:31 | Em resposta a: #171307

Caro Norberto Pedroso,

refere que José da Fonseca e Silva tem descendência até aos nosso dias. Gostaria de saber um pouco sobre o ramos ou ramos dessa descendência que se mantiveram na Moita ao longo do século XVIII. Poderá adiantar-me alguma coisa? (sei que uma filha casou em Famalicão, Anadia, mas não é esse o ramo que me interessa)

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371381 | Alvares | 01 jul 2016 19:33 | Em resposta a: #171307

Em tempo: Descendência na Moita, incluindo Carvalhais (lugar essa freguesia).

Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371546 | Alvares | 05 jul 2016 23:24 | Em resposta a: #171402

Caro Daniel Sousa,

foi aqui dito que o Dr. José da Fonseca e Silva e sua mulher Luísa de Vasconcelos tem descendência até aos nosso dias. Gostaria de saber se algum filho constitui família e ficou a morar na freguesia da Moita. Procurei o artigo do confrade Pedro França, mas nada encontro sobre a continuidade da família na Moita.

Num registo paroquial, vi referência a um Ldo. Joaquim da Fonseca, moradora na Moita, que poderá ser filho do referido Dr. Fonseca e Silva. Pode adiantar-me mais alguma coisa?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371716 | Dsousa | 09 jul 2016 12:35 | Em resposta a: #371546

Caro Luís,

Apenas tenho conhecimento de 2 filhos do Dr. José da Fonseca e Silva: a aqui referida D. Bernarda Joaquina de Vasconcelos e Frei José Xavier de Vasconcelos. Creio que nenhum deles ficou a viver em Carvalhais. Aliás, desconheço que destino teve o Paço de Carvalhais após a morte do Dr. José da Fonseca e Silva. A pedra de armas, ainda existente, parece representar as armas dos Silvas, Fonsecas e Vasconcelos.

Qual é a data do registo em que aparece esse Ldo. Joaquim da Fonseca?

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371718 | Dsousa | 09 jul 2016 12:53 | Em resposta a: #371716

Onde se lê "o Paço de Carvalhais" deve ler-se "a Casa de Carvalhais". Não sei se são a mesma coisa.

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371733 | Alvares | 09 jul 2016 17:05 | Em resposta a: #371716

Caro Daniel Sousa,

obrigado pela resposta.

O Ldo. Joaquim da Fonseca aparece como padrinho de um filho da Bernarda Joaquina em 1740.

Apanhei-o depois em outros registos da Moita como Joaquim da Fonseca e Silva Vasconcelos, ou Joaquim da Fonseca e Vasconcelos. É seguramente irmão da Bernarda. No entanto, ele desaparece e de facto a família parece ter estado ausente da Moita durante décadas. Verifiquei entretanto que um filho da Bernarda (Julião) veio viver para Carvalhais por volta de 1780, mas falta-me averiguar se foi uma estadia temporária, ou se teve continuidade.

Tinha referido acima um Pedro Carlos, também filho do Cap. Pedro da Fonseca. Não sei se sabe, mas uma filha dele (Matilde Teresa da Fonseca) viveu muitos anos na residência paroquial da Moita.

O paço de Carvalhais é outro edifício mais antigo (em ruínas), e não a casa do brasão dos Fonseca e Silva Vasconcelos.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371746 | Dsousa | 09 jul 2016 20:02 | Em resposta a: #371733

Caro Luís,

Não tem nada que agradecer.

Assim sendo, esse Joaquim deve ser mesmo filho de Pedro da Fonseca e Silva, até porque usou o Vasconcelos materno.

Também tinha essa ideia de que a casa dos Fonsecas não era o Paço de Carvalhais, embora no Google seja identificada como tal.

Esse Pedro Carlos é meu antepassado, pelo que lhe agradeço a informação, que desconhecia. Porém, acho estranho, pois nunca identifiquei nenhuma sua filha chamada Matilde Teresa. Era mesmo filha de Pedro Carlos da Fonseca e Silva? Vivia na companhia de quem?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371749 | Alvares | 09 jul 2016 20:18 | Em resposta a: #371746

A Matilde Teresa veio viver com o tio, prior da Moita. Ela era de facto filha do Pedro Carlos, e veio de Arnelas, f. Avintes. Depois o tio morreu e ela ficou por lá, com outro padre que presumo seja seu irmão, uma vez que se chamava Manuel Jorge da Silva. A partir de certa altura vivia também outro padre na residência paroquial, José Pereira Jorge, por uma vez José Pereira Jorge da S(ilv)a (?). Admito que seriam três irmãos, caso contrário seria estranho viverem os três juntos na residência paroquial. Conhece algum deles?

Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371750 | Dsousa | 09 jul 2016 20:31 | Em resposta a: #371749

Caro Luís,

Faz sentido. Sendo assim, Matilde Teresa viveu com o tio Frei Bernardo da Fonseca e Silva, prior da Moita, é isso? Desconhecia por completo a existência dessa Matilde Teresa. Sabe dizer-me mais ou menos a partir de quando ela se documenta como residente na Moita?

Tenho apenas conhecimento dos seguintes filhos de Pedro Carlos da Fonseca e Silva (além dessa Matilde Teresa), todos nascidos do seu matrimónio:

1. Dr. José Pedro da Fonseca e Silva Queirós Castelo Branco, que nasceu em 15 de Dezembro de 1716.
2. Joaquina, que nasceu em 27 de Outubro de 1719. S. m. n.
3. Bernardo, que nasceu em 16 de Setembro de 1722. S. m. n.

Dos padres que refere nada sei. Poderão ser parentes mais afastados (pelo lado de Mariana da Silva, mãe do Dr. José da Fonseca e Silva?).

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371751 | Dsousa | 09 jul 2016 20:40 | Em resposta a: #371750

Pedro Carlos ficou viúvo após cerca de 15 anos de casamento. Poderá ter casado em segundas núpcias, pois perdi-lhe o rasto após a morte da mulher.

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371759 | Alvares | 09 jul 2016 22:21 | Em resposta a: #371750

Caro Daniel,

pois, eu pelo apelido comum dos dois padres, esperaria que o Pedro Carlos tivesse casado com alguém com o apelido Jorge. Se eles não são irmãos da Matilde Teresa, continua a causar-me estranheza que ela vivesse com eles na residência paroquial ...

Eu disse que a Matilde tinha vindo para a Moita, no tempo de Fr. Bernardo, mas não é verdade. Ela começa a aparecer como "assistente" na Moita por volta de 1755, quando o Fr. Bernardo já tinha morrido. Antes disso, ela já aparecia como madrinha de crianças da Moita, estando ainda a viver em Arnelas.

O Pe. Manuel Jorge da Silva é que foi cura da igreja no tempo de Fr. Bernardo.

O 1º casamento do Pedro Carlos também foi em Arnelas? Com uma senhora Queiroz Castelo Branco, presumo ..

Penso que nos registos de Avintes, lugar de Arnelas, deve aparecer alguma coisa sobre estes personagens da residência paroquial.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371760 | Dsousa | 09 jul 2016 22:47 | Em resposta a: #371759

Caro Luís,

Pedro Carlos da Fonseca e Silva, que nasceu no lugar de Monte de Lobos, em Pala, onde foi baptizado, em 2 de Abril de 1688, deve ter ido muito novo residir para Avintes, na companhia de seu irmão Joaquim, pároco dessa freguesia. O irmão, por sua vez, já havia sucedido na paróquia a um tio de ambos, o Padre Domingos da Fonseca, irmão do Capitão Pedro da Fonseca. Este Padre Domingos deixou aos sobrinhos algumas propriedades naquela freguesia, que foram vendidas pelos mesmos. Pedro Carlos casou de facto em Avintes, em 23 de Julho de 1712, com D. Antónia Lourença Chamorro de Queirós (com ascendência Castelo Branco), de quem teve os filhos que referi. Ela faleceu em Avintes, em 30 de Janeiro de 1725. Ele não sei onde faleceu, mas não faleceu em Avintes. Já revi todos os livros da freguesia.

Não creio que esses padres Jorge fossem filhos de Pedro Carlos.

Cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371761 | Dsousa | 09 jul 2016 22:50 | Em resposta a: #371760

Sabe a data do óbito de Frei Bernardo?

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371765 | Alvares | 09 jul 2016 23:52 | Em resposta a: #371760

Caro Daniel,

Fr. Bernardo morreu em 1752/03/25.

A Matilde Teresa vem de Arnelas. As datas dela são compatíveis com um eventual segundo casamento do pai. Ou então seria filha ilegítima.

Essa senhora Queiroz era de Arnelas?

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371767 | Dsousa | 10 jul 2016 00:02 | Em resposta a: #371765

Caro Luís,

Obrigado.

Antónia Lourença era natural de Arnelas.

Se pretender, posso enviar-lhe mais elementos sobre estes ramos, por email.

Cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371787 | Alvares | 10 jul 2016 13:10 | Em resposta a: #371767

Caro Daniel,

obrigado. Interessa-me essencialmente os membros da família que viveram na freguesia da Moita. Se precisar de alguma coisa, tomarei então a liberdade de o contactar. Se descobrir alguma coisa sobre os padres Manuel Jorge da Silva e José Pereira Jorge da Silva, agradeço que me informe.

Quanto ao local do óbito do Pedro Carlos, uma possibilidade (não sei se muito plausível) é a própria Moita, uma vez que tinha lá a filha.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371790 | Dsousa | 10 jul 2016 15:41 | Em resposta a: #371787

Caro Luís,

Obrigado. É uma boa dica. Irei procurar o óbito na freguesia da Moita.

Se eu me deparar com algum dado novo, comunico.

Disponha sempre.

Cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371795 | Dsousa | 10 jul 2016 18:02 | Em resposta a: #371790

Caro Luís,

Sabe dizer-me se Matilde Teresa faleceu na Moita?

Já dei uma olhada nos paroquiais da freguesia e já me deparei com ela a amadrinhar e como assistente na residência paroquial. Um facto curioso é que ela aparece sempre sem o tratamento de "dona", ao contrário do que sucedeu com as suas familiares mais próximas.

Cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371797 | Alvares | 10 jul 2016 18:47 | Em resposta a: #371795

Caro Daniel,

também reparei na ausência do "dona" na Matilde, mas não achei surpreendente. Parece-me que a mãe do Pedro Carlos também não tinha esse tratamento.

Não sei quando morreu a Matilde, mas sei que ainda estava viva em 1782.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#371798 | Dsousa | 10 jul 2016 18:58 | Em resposta a: #371797

Caro Luís,

Muito obrigado. Julgo que o tratamento de "dona" também dependia muito do pároco que redigia o assento.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#372965 | Alvares | 07 ago 2016 17:20 | Em resposta a: #371760

Caro Daniel Sousa,

pesquisando no AUC, já averiguei que os padres Manuel Jorge da Silva, prior da Moita, e José Pereira Jorge da Silva, que também vivia na residência paroquial da Moita, eram mesmo de Avintes. Para saber a filiação, terei que pedir os livros das matrículas ou processos de ordenação. Mas, como a Matilde Teresa, filha do Pedro Carlos, vivia com eles na Moita, é quase certo que eles eram também filhos do Pedro Carlos ... Por seu lado, averiguou alguma coisa quanto a estes senhores padres?

Cumprimentos,
Luís Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#372976 | Dsousa | 07 ago 2016 23:04 | Em resposta a: #372965

Caro Luís Seabra Lopes,

Ao dizer-me que eram naturais de Avintes, lembrei-me de ver nos meus apontamentos se tinha alguma coisa sobre esses padres. Encontrei algo. Segue:

P.e Manuel Jorge da Silva — presbítero do hábito de S. Pedro, bacharel formado em Cânones e prior da igreja de Santiago da Mouta, Anadia; natural de Pousada, freg. de S. Pedro de Avintes; filho de Nicolau Jorge, natural de Pousada, e de Ana Francisca, natural de Areias, Avintes,
moradores em Avintes; neto paterno de Nicolau Jorge, natural de Aguiar, freg. de S. Cosme, e de Catarina Antónia, natural de Pousada, e aí moradores, e materno de André Gonçalves e de Maria Gonçalves, naturais e moradores em Areias. Teve provisão de Comissário do S. O. de 27 de Fevereiro de 1756.

Fonte: IANTT, Santo Ofício, Habilitações, Manuel — mç. 173, n.º 1839

Manuel Jorge da Silva não era, portanto, filho de Pedro Carlos da Fonseca e Silva. Poderá, no entanto, haver uma qualquer outra relação (parentesco ou afinidade).

José Pereira Jorge seria irmão ou sobrinho deste Manuel Jorge?

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#372985 | Alvares | 08 ago 2016 01:41 | Em resposta a: #372976

Caro Daniel,

então o que é que estaria a fazer a Matilde Teresa na residência paroquial ? ... Ela esteve lá décadas com os dois padres.

Atendendo aos apelidos, o José Pereira Jorge da Silva parece ser irmão do prior, mas já não digo nada ... Entretanto, vi referência a uma sobrinha deste José.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#372996 | Dsousa | 08 ago 2016 13:00 | Em resposta a: #372976

Caro Luís,

Não sei o que fazia Matilde Teresa na residência paroquial de Moita. Também não sei se a mesma era filha legítima ou natural de Pedro Carlos, e quem era a sua mãe. A resposta poderá estar aí.

De qualquer modo, Manuel Jorge da Silva não era filho de Pedro Carlos. Pedro Carlos e os irmãos tiveram, contudo, propriedades no lugar de Pousada ("metade da Quinta de Pousada, com o casal e o mais que a ela pertencia"), deixadas por seu tio paterno, o Abade Domingos da Fonseca.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#372997 | Alvares | 08 ago 2016 13:00 | Em resposta a: #372976

Caro Daniel,

já tentou localizar o baptismo da Matilde Teresa? Se conseguir encontrar, agradeço que me diga. Já fiz uma breve passagem pelos baptismos de Avintes, entre 1730 e 1745 e não encontrei ...

É intrigante a presença dela na residência paroquial ao longo de décadas com os dois padres, que afinal não seriam seus irmãos (embora fossem provavelmente irmãos um do outro).

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#372998 | Dsousa | 08 ago 2016 13:08 | Em resposta a: #372996

Caro Luís,

Seguem os processos dos Jorges na Universidade de Coimbra.

João e José Pereira Jorge devem ser sobrinhos de Manuel Jorge da Silva, atendendo às datas das respectivas matrículas.

Processo de Manuel Jorge da Silva:

http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=229291&ht=Manuel Jorge Silva

Processo de João Pereira Jorge:

http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=193621&ht=avintes

Processo de José Pereira Jorge:

http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=193718&ht=avintes

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#372999 | Dsousa | 08 ago 2016 13:10 | Em resposta a: #372997

Caro Luís,

Já procurei sim, e não encontrei.

Concordo consigo. É intrigante.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#373000 | Dsousa | 08 ago 2016 13:14 | Em resposta a: #372999

P. S. Matilde Teresa pode ter nascido no Porto, onde a família tinha casa (freguesia da Sé), ou ser filha natural e ter sido baptizada noutra freguesia que não Avintes.

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#373022 | Alvares | 08 ago 2016 23:11 | Em resposta a: #373000

Caro Daniel,

obrigado pelas achegas.

De facto, o José Pereira Jorge da Silva pode ser sobrinho do Manuel Pereira Jorge. O João Pereira Jorge poderá ser lapso (por José), uma vez que há poucos dados.

A Matilde Teresa aparece a amadrinhar na Moita em 1746 (se não antes), portanto ainda em tempo de Fr. Bernardo e quase 10 anos antes de ela se mudar para a Moita. É também curioso.

Talvez ela tenha nascido por volta de 1725 ...

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Capitão Pedro da Fonseca, de Mortágua

#373041 | Dsousa | 09 ago 2016 12:16 | Em resposta a: #373022

Caro Luís,

De facto, é intrigante e curioso. Creio que só o assento de baptismo de Matilde Teresa e o assento de óbito de Pedro Carlos poderiam responder a essa questão.

Ele, Pedro Carlos, ficou viúvo em 1725...

Cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen