Família Gama, pedido de ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família GAMA, pedido de ajuda

#161231 | jg15542 | 29 jun 2007 08:33

Caros Confrades

Preciso de ajuda na pesquisa dos ascendentes da família Gama. Aqui no site existe um Gama (José Hipólito Vaz Raposo) nascido na freguesia de Janeiro de Cima em 1885, concelho do Fundão, na Beira Baixa. Presumo que estas pessoas sejam meus "primos"... Um dos meus trisavós é Manuel Joaquim Gama, que terá nascido por volta do ano 1775 no lugar do Maxial (também conhecido por Maxial da Ladeira - e por volta de meados do século 19 também conhecido por Maxial da Serra, ao tempo pertencente à freguesia de Bogas de Baixo, concelho do Fundão, na Beira Baixa...
Por pessoas idosas foi-me dito que um descendente de Manuel Joaquim Gama terá casado em Janeiro de Cima...
O Menuel Joaquim Gama em 1811 foi uma figura importante, o estratega militar, conjuntamente com os habitantes das aldeias em redor, na abertura da trincheira e na luta contra o exército frances, na nossa região, no tempo das Invasões Francesas...
Gostaria de saber se alguém tem algum dado sobre estes "GAMA" oriundos do Maxial?...
Agradecido e na expectativa de algum dado esclarecer, a todos desejo as melhores pesquisas.
Joaquim Brás Gomes

Errata

O Gama de Janeiro de Cima é João Martins Gama, nascido em 1820. Será este descendente de Manuel Joaquim Gama do MaxiaJoaquim

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA, pedido de ajuda

#161420 | rmfrp | 30 jun 2007 20:28 | Em resposta a: #161231

Caro Joaquim Brás Gomes:

Tem alguma ideia de os seus Gamas poderem estar ligados à freguesia de Pomares? Faço esta pergunta pois tenho nos meus dados Manuel Francisco da Gama, do Sobral Magro, freguesia de Pomares, que casou em Pomares a 8 de Maio de 1780 com Maria Lourenço da Foz da Moura, da mesma freguesia.

Manuel Francisco da Gama e Maria Lourenço tiveram pelo menos dois filhos:
- António Francisco, das Casarias (então um lugar da freguesia de Pomares, hoje da freguesia da Moura da Serra), que casou com Maria Clara Pereira.
- José Joaquim da Gama, das Casarias, que casou com D. Joana Pinto, de Anceriz.

Será que se trata da mesma família? O nome Gama não é comum naquela região... Da ascendência de Manuel Francisco da Gama sei os pais e os avós. Esses ascendentes são do Sobral Magro (Pomares), Porto Silvado (Pomares), Gramaça (Aldeia das Dez) e Piódão. Nenhum tem o apelido Gama.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA, pedido de ajuda

#172222 | outono | 10 nov 2007 02:05 | Em resposta a: #161231

Caros confrades,

O Joao Martins Gama, de Janeiro de Cima, casado com Joana Rita da Conceiçao (Sao Vicente da Beira) e pai de Maria Adelaide Gama e de Manuel Gama, é meu trisavô. Tenho, naturalmente, todo o interesse em reunir todas as informaçoes sobre esse ramo da família, o qual ainda nao abordei. Tenho muito gosto em participar dessa pesquisa, e em comunicar todos os resultados obtidos.

Os melhores cumprimentos

Ana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA

#174153 | raquelst | 25 nov 2007 02:06 | Em resposta a: #172222

Caros Confrades

Também descendo de "Gamas" da Beira Baixa. São eles:

. João da Gama cc Maria Antunes (Almaceda). Pais de:
.Alexandre da Gama (Almaceda) cc Apolónia Mendes, pais de:
.António da Gama (*1751 S.Campo) cc Maria Mendes, pais de:
.Leonor Maria (*1793 S.Campo) cc Manuel Rodrigues Banqueiro, pais de:
.Manuel da Gama (*1830 S.Campo) cc com Leonor Martins, pais de:
.António da Gama (*1869 S.Campo) cc Maria dos Ramos Baptista, pais de:
.Manuel da Gama (*1911 S.Campo) cc Maria da Silva (meus avós)

.João Mendes da Gama (*1769 S.Campo) cc Francisca Mendes do Amaral, pais de:
.Ana Maria (*1800 S. Campo)cc Manuel Martins Ferreira (Moço), pais de:
.Leonor Martins(*1834 S.Campo) cc Manuel da Gama (referidos anteriormente)

Descendo de dois filhos do casal Alexandre da Gama e Apolónia Mendes.


Com os melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA

#174165 | outono | 25 nov 2007 12:24 | Em resposta a: #174153

Cara Raquel Tavares,

Domingos Gama (*Almaceda) cc Maria Antónia (ou Antao)
pais de:
Joao Martins Gama (*Fundao, Janeiro de Cima c. 1820) cc Joana Rita da Conceiçao (*Sao Vicente da Beira c. 1820)
pais de:
- Maria Adelaide Gama (*Sao Vicente da Beira)
- Manuel Gama (*Sao Vicente da Beira)

Consegue estabelecer alguma ligaçao?

Quando diz "S. Campo" refere-se a Salgueiro do Campo, ou a Sobral do Campo?

Os melhores cumprimentos,

Ana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA

#174178 | raquelst | 25 nov 2007 16:20 | Em resposta a: #174165

Cara Ana Gama

Refiro-me sempre a Salgueiro do Campo, por lapso acabei por abreviar em todos os nascimentos o nome da freguesia.

A minha ascendência provém de Alexandre da Gama, nascido no lugar de Pai(o)gago, freguesia de Almaceda.

Alexandre da Gama nasce do casamento de João da Gama com Maria Antunes.

Consta que João da Gama casa segunda vez com Maria Fernandes do Mourelo, filha de Miguel Lourenço dos Pereiros e de Maria Fernandes do Mourelo. Deste casamento nasce em Almaceda, entre outros filhos, um com o nome de Domingos em 10/01/1741.

Poderá ser este o Domingos da Gama que casa com Maria Antónia, ou Antão, que refere.

Verificando-se esta ligação, descendemos de dois meio-irmãos, comum por parte de pai, Alexandre da Gama e Domingos da Gama.

Este segundo casamento de João da Gama e Maria Fernandes, consta da obra de Manuel Rolão (Famílias da Beira Baixa - Raízes e Ramos).


Com os melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA

#174212 | outono | 25 nov 2007 23:10 | Em resposta a: #174178

Cara Raquel,

Muito obrigada pelas valiosas informaçoes, que, a serem confirmadas, demonstram que somos parentes em 10º ou 11º grau!

Se nao vir nisso inconveniente, e desculpando-me pela maçada que lhe dou, pedia-lhe que me mandasse uma digitalizaçao - se tiver o livro - da pág. em causa da obra que refere (pode, se assim o desejar, pedir o meu e-mail ao Moderador), e que já tinha pensado em adquirir, na esperança de que estas e outras ligaçoes familiares aí viessem referidas.

Pela minha parte, vou tentar obter as cópias que estabeleçam os parentescos e façam luz sobre as datas, e que terei muito gosto em partilhar consigo, à medida que forem surgindo os resultados.

Cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

Família GAMA

#174219 | raquelst | 25 nov 2007 23:36 | Em resposta a: #174212

Cara Ana Gama

Pode-me contactar para o seguinte e-mail raquelstavares arroba gmail ponto com

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA, pedido de ajuda

#245637 | rgama | 06 dez 2009 03:28 | Em resposta a: #161420

Caro Rui Pereira,

Voce parece ter 1 conhecimento detalhado dos Gamas da serra do Acor. A sua descricao parece guiar para a minha familia. Sei que quando miudo visitar a zona com o meu pai e ele tinha muitos primos por essas terras todas, mas em particular em Sobral Valado e Moura da Serra. Pela sua descricao ate parece que os meus pais eram primos duas vezes.
Esta eh a minha arvore imediata

eu - Rui Manuel Pinto da Gama - nascido em Lisboa
Rui Pinto Gama por naturalizacao americana
irmao - Vasco Manuel Pinto da Gama - nascido em Lisboa

Pai
Dialino Pereira da Gama - Anceriz/Arganil
mae
Maria da Conceicao ( Bento mas nao tenho a certeza) - Maria da Conceicao Gama por casamento - nascida em anceriz
pai
Joao Luis Pereira de casarias, supostamento falecido em mocambique em 1930/1931

sei que a mae era gama ou descendente de gama e por casamento o apelido foi "resuscitado"


mae

Miquelina Barbosa Pinto (da Gama)
Pai
Adelino Gouveia Pinto - de Anceriz
Ermelinda Barbosa (Pinto) - de Anceriz

Aqui as coisas ficam giras. No seu Post voce refere-se a um gama que casou em anceriz com uma Pinto. Sera que os meus pais eram primos?

Em outra nota, sei que os Pintos de Anceriz tinham brazao e tinham "emigrado" de algures no norte. Se tiver alguma nota nisso tambem agradecia

Aquilo que poder ajudar agradeco. O meu email e rgama arroba xpsoft.com

Desde ja agradecido

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA

#316903 | hmartins | 09 nov 2012 11:58 | Em resposta a: #174219

om dia.

Apesar do assunto em causa ser datado de 2007, gostaria de saber se a investigação sobre João da Gama teve mais progressos? Isto porque eu aparento descender do 2º casamento que aqui é referido.

Para além disso, e dado que referem que "este segundo casamento de João da Gama e Maria Fernandes, consta da obra de Manuel Rolão (Famílias da Beira Baixa - Raízes e Ramos)" gostaria de saber se alguém possui a referida obra e, em caso afirmativo, se é possível facultarem uma digitalização da(s) página(s) onde esse casamento é referido.

Desde já muito obrigado por qualquer ajuda que possam facultar.
HM

Resposta

Link directo:

RE: Família GAMA, pedido de ajuda

#339999 | superzebra | 26 dez 2013 13:10 | Em resposta a: #172222

Também preciso de ajuda, descendente de Dom Nabor da Gama Junior, Marinheiro da marinha de Guerra do Brasil, natural do Rio de Janeiro, nascido em 1881, estou em busca de maiores de informações para documentar e fundamentar esta genealogia dos Gamas, precisamos ajudar na história para a posteridade.
Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Família Gama, pedido de ajuda

#348959 | joegama | 06 ago 2014 15:54 | Em resposta a: #161231

Good morning,

I'd really like to know more about the origins of my family. I live in South Africa, but I am of Portuguese origin.

My father died in 1984 and until recently we did not have contact with family in Lisbon. They also do not seem to know much of the origins of the family and only recently discovered that they came from Maxial.

My grandfather was Sérvulo de Deus Gama, born November 20, 1895, in Maxial and lived in Janeiro de Cima, until going into the army.
Sevulo was baptized on December 23, 1895 in the church in Janeiro de Cima.
He married on February 21, 1921 Rosa dos Santos, whose age is listed as 26 at the time. His wife's parents were Clara and Jose Gregorio dos Santos.
He probably passed away in Lisbon.
His wife’s place of birth was in the county of Orjais in the municipality of Covilha.

My great grandfather was Manuel Domingos Gama. My great grandmother I believe was Maria Rita Gil.

Please let me know if you know someone who can help me in finding out about my grandparents and other ancestors.
I am interested in going back about 3 – 4 generations from my great grandfather (Manuel Domingos Gama) and knowing where they came from, what they did, who they married, what children they had and if possible some photos or records. Is that possible and what would the cost thereof be.
Naturally just information on my grandfather Servulo is insufficient, as I already know something about him.

Sincerely,

Joe Gama
________________________________________
Bom dia,

Espero que você possa me ajudar.
Eu realmente gostaria de saber mais das origens da minha família. Eu vivo na África do Sul, mas eu sou de origem Português.

Meu pai morreu em 1984 e até há pouco tempo nem sequer ter contato com seus irmãos em Lisboa. Eles também não parece saber muito das origens da família e apenas recentemente descobriram que elas vieram de Maxial.

Meu avô era Sérvulo de Deus Gama, nascido em 20 de novembro de 1895, em Maxial e viveu em Janeiro de Cima, até ir para o exército.
Sevulo foi batizado em 23 de dezembro de 1895 na igreja de Janeiro de Cima.
Casou-se em 21 de Fevereiro de 1921 a Rosa dos Santos, cuja idade é registrado como 26 na época. Os pais de sua esposa eram Jose Gregorio e Clara dos Santos.
Lugar de sua esposa de nascimento era a freguesia de Orjais, no concelho da Covilhã.
Meu bisavô era Manuel Domingos Gama. Minha bisavó era Maria Rita Gil.

Por favor, deixe-me saber se você conhece alguém que pode ser de ajuda para me em descobrir algo sobre meus avós e antepassados outras, eo custo da mesma.

Atenciosamente,

Jose Gama
Joe@thebrokerage.co.za

Resposta

Link directo:

Família Gama, pedido de ajuda

#369525 | Jaime Gama | 19 mai 2016 09:29 | Em resposta a: #172222

Cara Ana Gama,

O João Martins Gama (meu Tetravô) filho de Domingos Gama (meu quinto avô), de Janeiro de Cima, casado com Joana Rita da Conceição (São Vicente da Beira) e era pai de Joaquim Gama (meu Trisavô), Maria Adelaide Gama (mãe do escritor Hipólito Raposo) e de Manuel Gama, é meu trisavô.

Os melhores cumprimentos

Jaime Gama

Resposta

Link directo:

Família Gama, pedido de ajuda

#371613 | Jaime Gama | 07 jul 2016 13:46 | Em resposta a: #172222

Cara Ana Gama

Com a pesquisa que fiz sobre a origem de João Martins Gama de Janeiro de Cima, casado com Joana Rita da Conceição (São Vicente da Beira) Nascimento Janeiro de Cima 1798

Casamento com:Joana Rita da Conceição São Vicente da Beira 28 de abril de 1828.
Nascimento de filho:
António Gama
São Vicente da Beira

Nascimento de filho:
Joze Gama
São Vicente da Beira

Nascimento de filha:
Joaquina Augusta Gama
São Vicente da Beira
1839


Nascimento de filho:
Joaquim Gama
São Vicente da Beira
1839-1845


Nascimento de filha:
Maria Adelaide Gama
São Vicente da Beira
1845-1850


Nascimento de filho:
Manuel Gama
São Vicente da Beira
1 de abr de 1850-1857


Casamento de filho:
António Gama
Esposa: Anna Jacinta Roque
São Vicente da Beira
11 de nov de 1857-1864


Casamento de filho:
Joaquim Gama
Esposa: Maria do Carmo (São Vicente da Beira)
São Vicente da Beira
6 de jan de 1864-1872


Casamento de filha:
Maria Adelaide Gama
Esposo: João Hipólito Vaz Raposo
16 de out de 1872-1874



Os melhores cumprimentos
Jaime Gama

Resposta

Link directo:

Família Gama, pedido de ajuda

#433713 | Cmgaa | 13 mai 2021 09:29 | Em resposta a: #174153

Bom dia, também descendo deste ramo,
O meu avô Rafael Gama já nascido em Lisboa.

Os meus bisavós são:
Francisco Gama e Guilhermina Pires Lourenço

Os meus tetravós paternos são:

Manuel Pires Gama e Mónica Cravo.

Toda a família do lado do meu bisavô e de Salgueiro do Campo e a família da minha bisavô e de Palverinho.

Não conheço ninguém deste lado da família, sei que o meu bisavô era guarda republicano, mas não sei porque saíram de Salgueiro do Campo e vieram para Lisboa.

A D. Ana consegue falar um pouco sobre a família?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Gama, pedido de ajuda

#436612 | Cmgaa | 27 set 2021 22:09 | Em resposta a: #174153

Boa noite Raquel

Este ano decidi fazer a árvore genealógica do meu avo, Rafael Lourenço Gama, nascido em Lisboa.

Os meu bisavos sao Francisco Gama que casou com a Guilhermina Lourenco.

A nossa arvore e comum ate ao casamento de Manuel Rodrigues Banqueiro com Leonor Maria Gama, a partir daqui o meu ramo segue pela filha Joana Maria Gama casada em 12/1/1839 com Jose Pires. Desta forma acho que somos primas.

Os meus bisavos vieram para Lisboa e nunca se falou da familia de Salgueiro.

O meu email é carlamarisaalves@sapo.pt, e gostava de saber mais sobre este ramo da familia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 17:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen