Famílias de Quelfes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Quelfes

#161415 | josécyr | 30 jun 2007 19:50

Caros Confrades:
Tudo começou com “Impasse” no casal Miguel de Ataíde e Maria Machado, meus antepassados, que terão casado em Quelfes, circa 1695.
Dada a dificuldade de obter a paternidade destes, uma vez que não se conhecem ou existem os Livros de Casados, da dita localidade, entre 1660 e 1700, fui “pescando” os filhos havidos e o que apurei foi o seguinte:
MARGARIDA, baptizada em Quelfes, a 20-07-1698 - R.P. - (Pag. 166 v) - Baptismo - Padrinhos: Domingos Machado e sua mulher Luzia Rodrigues, de Tanger e moradores em Faro;
ESTEVÃO DA COSTA, que sei filho dos respectivos pais e do qual ainda não encontrei o baptismo;
DOMINGOS MACHADO, baptizado em Quelfes, a 16-02-1706 - R. P. (Pag. 201 v - n.º 1443) Gémeo com Briolanja, Padrinhos: o Alferes Luís de Barros, de Moncarapacho e Margarida Nunes, casada com Manuel Viegas, de Quelfes. Crismado em Quelfes a 21-07-1711. Padrinho - o Padre Salvador da Costa;
BRIOLANJA, baptizada, em Quelfes, no mesmo dia 16-02-1706 - R. P. (Pag. 201 v - n.º 1443) Gémea com Domingos - Baptismo - Padrinhos: Rafael Gago e sua mulher (Isabel Álvares), de Pechão. Crismada em Quelfes a 21-07-1711. Madrinha - Dona Briolanja de Figueiredo;
MIGUEL I, baptizado em Quelfes a 22-04-1709 - R.P. (Pag. 216 v - n.º 1519) - Baptismo - Padrinhos: o Capitão Manuel de Sárrea Telles e sua mulher Dona Maria Vellez Tavares, de Quelfes;
MANUEL MACHADO, que julgo ser filho do referido casal e que terá casado em Estoi, circa 1734;
LUZIA DE JESUS, filha confirmada dos respectivos pais e que casa em Quelfes, a 25-02-1732, com Pedro Viegas, viúvo, de Pechão – Vale de Gralhas - R.P. - (Pag. 66 v) - Testemunhas: o Reverendo Cónego Francisco Xavier de Mascarenhas e o Capitão-Mór Barnabé de Figueiredo Mascarenhas;
INÁCIO DA COSTA, meu “avô”, que é filho do casal e que casa em Quelfes, pela 1.ª vez, a 09-05-1735, com Maria Viegas, filha de João das Neves Carneiro e de Domingas Martins (São Brás de Alportel) - R.P. - (Pag. 75 v) - Testemunhas no casamento com Maria Viegas: Pedro Viegas, casado, de São Bartolomeu de Pexão, e Manuel Domingues da Costa, de Quelfes;
- E pela 2.ª vez, com Maria Rodrigues, filha de Gaspar Soares Valente e de Maria José Pereira, de Moncarapacho, em Quelfes, a 05-02-1750 - R.P. - (Pag. 109) - No casamento - Testemunhas: o Reverendo Padre António Pereira de Lacerda, de Moncarapacho e o Alferes Antão Pacheco de Mendonça;
MÉCIA DE BARROS, filha confirmada do casal, baptizada em Quelfes, a 17-01-1717 - R.P. - (Pag. 247 - Reg. n.º 1703) - Baptismo - Padrinhos: Marcos de Brito e sua mulher Mécia de Barros de Faria, de Quelfes - e que casa em Quelfes, 05-07-1734, com João Rodrigues Gamela, filho de Domingos Álvares e de Maria dos Santos, de Pechão – Cascalho - R.P. - (Pag. 73) - Testemunhas no casamento: António Coelho e Romão ou Simão Gonçalves e o Reverendo Padre Francisco Xavier de Mascarenhas;
MIGUEL II, baptizado em Quelfes, a 01-05-1719 - R.P. - (Pag. 258 - Reg. n.º 1762) - Baptismo - Padrinhos: João de Figueiredo e madrinha, Mécia de Barros, mulher de Marcos de Brito. (Na margem - "e declaro que foi o padrinho, filho de Pascoal Gomes e de Isabel Martins, moradores em Faro, e foi madrinha, Maria de Barros, solteira, filha de Pedro de Barros e de Isabel de Faria, de Faro". Celebrou o Padre Francisco Ribeiro, Cura de Quelfes;
JOSÉ MACHADO MASCARENHAS, baptizado em Quelfes, a 22-03-1722 - R.P. - (Pag. n.º 273 - Reg.º n.º 1773) - Padrinhos de Baptismo: Padrinho, Miguel de Carvalho de Macedo, pagador da "Gente de Tangere", morador em Faro – e que casa a 1.ª vez, em Quelfes, a 26-02-1748, com Antónia Palermo, filha de Manuel Correia e de Joana Maria Rodrigues, de Quelfes - R.P. - (Pag. 104) - No 1.º casamento - Testemunhas: José Pinto Barbosa e Manuel de Brito Faria – e pela 2.ª vez, em Quelfes, a 07-04-1753, com Maria de São José, filha de Francisco Correia e de Francisca Maria, naturais de Tavira, mas moradores em Quelfes - No 2.º casamento - Testemunhas: Inácio da Costa, casado com Maria Rodrigues, e Manuel Rodrigues Gamela, casado com Maria de Jesus, de Montemor, Quelfes - É também referido como José Machado de Ataíde, no baptismo de sua filha Ana (Pag. 99 v) - Quelfes, a 19-01-1749. Nada mais tenho da filiação do referido casal.
Com base no apurado fiquei com a vaga impressão que o referido Miguel de Ataíde, poderia ser filho do casal Estevão da Costa, referido como Alferes, que seria casado com Briolanja de Figueiredo de Ataíde, viventes em Quelfes.
Certa tarde, pesquisando no Arquivo D. de Faro os “Notariais de Olhão” – Notário, Luís Rodrigues Medina, Olhão - ADF. cota 3.4.2., descubro o testamento da dita senhora, datado de 02 de Novembro de 1694. Nele era referido o Alferes Estevão da Costa como seu marido, teria tido um filho, de nome João, já falecido à data, uma filha de nome Micaela de Figueiredo, mãe de uma sua neta, também referida no testamento e de nome Briolanja, uma filha de nome Maria da Costa, e um tal Vicente Gonçalves, já falecido, e que depois vim a saber que teria sido seu genro, casado com a dita Maria da Costa, e que tem o nome completo de Vicente Gonçalves Farelo, ou Montes, meu antepassado também, por outro seu casamento. Finalmente o seu testamenteiro é o seu filho Miguel de Ataíde, que após o cumprimento das disposições espirituais será o “herdeiro” do que restar.
Não me restaram mais dúvidas e “filhei” o dito meu Miguel de Ataíde, aos respectivos pais. A partir daqui a busca foi mais completa e apurei o seguinte:
Estevão da Costa, é filho de Pedro Francisco e de Maria da Costa, de Quelfes(?) e casa em Quelfes, a 05-10-1648, solteiro, com Beatriz dos Reis, viúva - R.P. - (Pag. 90 v) - no 1.º casamento, - Testemunhas: Sebastião de Faria Palermo, Manuel de Sousa Coelho e Tomás de Sousa Coelho.
Casará em Quelfes, pela 2.ª vez, já viúvo, com Briolanja de Figueiredo, solteira, filha de Duarte de Sousa e de Francisca Pacheco, em 17-06-1652 - R.P. - (Pag. 96 v) - No 2.º casamento - Testemunhas: o Reverendo Cónego Pedro Álvares da Costa, o Padre João Martins Montarroio, o Capitão Diogo de Figueiredo de Mascarenhas e Manuel de Figueiredo de Ataíde.
O dito casal teve os seguintes filhos:
PEDRO, baptizado em Quelfes, a 02-11-1653 - R.P. - (Pag. 56) - Baptismo - Padrinhos: Padrinho, o Reverendo Cónego Pedro Álvares da Costa e Madrinha, Dona Leonor de Mascarenhas;
MICAELA DE FIGUEIREDO, baptizada em Quelfes, a 07-10-1654 - R.P: - (Pag. 63) - Baptismo - Padrinhos: Manuel de Figueiredo (Mascarenhas) e Antónia de Brito (mulher de João de Mença Moniz), e que casará com, em Quelfes, circa 1674, com Manuel Viegas Pires;
JOÃO, baptizado em Quelfes, a 04-12-1656 - R.P. - (Pag. 131) - Baptismo - Padrinhos: o Reverendo Prior da Luz de Tavira, Padre João Martins e Isabel de Sousa;
MARIA DA COSTA, baptizada em Quelfes, a 01-01-1660 - R.P. - (Pag. 144) - Baptismo - Padrinho: Vicente Martins e que casará com Vicente Gonçalves Farelo (ou Montes) circa 1680;
FRANCISCA, baptizada em Quelfes, a 11-02-1662 - R.P. - (Pag. 156 v) - Baptismo - Padrinhos: Duarte de Montarroio;
DUARTE, baptizado em Quelfes, a 26-09-1663 - R.P. - (Pag. 171 v) - Baptismo - Padrinhos: Tomás de Sousa Coelho, Juiz dos Órfãos da cidade de Tavira e Maria da Costa de Sárrea, deste lugar;
MIGUEL DE ATAÍDE, baptizado em Quelfes, a 19-10-1670 - R.P. - (Pag. 13) - Baptismo - Padrinhos: o Capitão Gaspar de Figueiredo e Leonor Pacheco. Celebrou o Padre António Fernandes de Ataíde e que casará com a sobredita Maria Machado.
Depois disto, procurei o casal DUARTE DE SOUSA e FRANCISCA PACHECO, e encontro no Paço Episcopal de Faro, os livros de Registos paroquiais deste Lugar onde encontrei:
DUARTE DE SOUSA, viuvo, de Quelfes, casa em Santo Estevão de Tavira, a 08-01-1631, com FRANCISCA PACHECO, solteira, natural de Santo Estevão de Tavira, filha de JOÃO SOARES DE ATAÍDE e de sua mulher, BRIOLANJA DE FIGUEIREDO - R.P. - (Pag. 24) - No casamento com Francisca Pacheco, solteira - Testemunhas: Cristovão Viegas, de Quelfes, Manuel de Figueiredo, Luís Joannes Pereira e Manuel Pereira.
Ora o referido casal João Soares de Ataíde e Briolanja de Figueiredo, já se encontram na Base de dados do Genea e são referidos nas “Famílias ...” do Sanches Baena, porém com erros. Primeiro, quem vai falecer, por certo a 4 de Novembro de 1694, não é a B.F. casada com o J. S. Ataíde, mas sim a sua neta, casada com o Estevão da Costa, isto porque se fez o testamento a 02 de Novembro, poderá muito bem ter falecido a 04 do mesmo mês. Não confirmo pois não conheço o Óbito, mas tem lógica. No referido livro, tudo aquilo é, pelo menos neste “capítulo” uma autentica baralhada de pais e avós e netos.
O que gostaria de, para além de partilhar convosco estes dados, é de saber se há algo mais concreto e seguro sobre os antepassados de Briolanja de Figueiredo e do seu marido João Soares de Ataíde, para além do que é dado no “Sanches de Baena”?.
Sei que nas “Genealogias Manuscritas” da Biblioteca do Palácio da Ajuda, existe algo, mas receio que estejam com erros também. Nelas, segundo me foi dito, o Alferes Estevão da Costa, será Estevão da Costa “Montarroio” e nada me aponta que assim seja.
Pelo contrário, julgo que o seu pai Pedro Francisco ou a sua mãe Maria da Costa, estarão ligados a outro dos “Miguel de Ataíde” existentes ou em Faro ou em Quelfes, ou se não forem eles, serão pelo certo os ascendentes de Duarte de Sousa, casado com Francisca Pacheco. Resta-me também descobrir quem é “Inácio da Costa”, recorrente nas descendências referidas.
Sabendo que alguns de vós, mais experientes neste tema, poderão ter outros pareceres ou opiniões, gostaria de os saber para ver se consigo algo mais desta Gente.
Quanto à minha antepassada MARIA MACHDA, casada com o referido Miguel de Ataíde, reservo-a para outra ocasião pois mete “gente de Tanger” e gostaria de aprofundar o caso e sujeita-lo à Vossa opinião.
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#161854 | correa | 04 jul 2007 19:02 | Em resposta a: #161415

Caro José Cabecinha

Pouco posso acrescentar.
Briolanja de Figueiredo morreu a 4/11/1640 e não a 4/11/1694.Deve ter sido lapso do autor.
Era filha do 2º casamento de Manuel de Figueiredo Mascarenhas e de Maria Juzarte da Fonseca, como certamente teve ocasião de ler no Sanches de Baena.
Também tenho o testamento da neta Briolanja, e julgo não haver duvida quanto ao Miguel de Ataide.
O Estevão da Costa casado com Briolanja, tenho-o como Estevão da Costa Montarroio,não sei porquê.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#162010 | josécyr | 06 jul 2007 08:37 | Em resposta a: #161854

Caro Amigo António Horta Correia,
Obrigado pela sua resposta e pela data do óbito da Briolanja mais antiga. Não sei de onde vem o Montarroio do Estevão da Costa, mas não o creio como tal. Vamos ver. Já agora e porque creio que são família, tem algo sobre:
Briolanja Vieira casada com Pedro Álvares de Barros, cc 01-08-1605, ele viúvo e ela filha de Pedro Afonso e de Maria Afonso?;
e de Briolanja Vieira de Barros, casada com João de Sousa, circa 1585?
Cumprimentos,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233301 | hugmartins | 03 jul 2009 18:06 | Em resposta a: #161415

S.Cabecinha,
Bom dia,

Quem me ajudara!
Estou a procura do casamento dos meus antepassados, antes de 1848

CRISTOVAO JOSE GUERREIRO cc GERTRUDES MARIA de Quelfes.

Jà procurei na Sé ,em S.Pedro.......nada.
Pensei ver em Quelfes nos microfilmes...nada.
Suponho nào ter bem visto.

Tivram:
JOAO GUERREIRO nasceu 1848/1850 (Sé) (nào existe registro destes anos)e faleceu em 1923
casou com AGUEDA de JESUS (S.Pedro 1857-1922)(pais:Casimiro José e Ana do Carmo).
Nào encontrei mais outros filhos!

Obrigada
H.Dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233302 | LCM | 03 jul 2009 18:20 | Em resposta a: #162010

Caro Zé,

Fui alertado por um dos meus tios que o meu Avô Eduardo Correia de Matos tinha uma "bola azul" coisa que até então só tinha a mulher, Perestrelo. Segui a referida "bola" até à nossa ascendência comum Mendonça, de Moncarapacho, e daí até Figueiredos Mascarenhas, etc., elementos que desconhecia por completo, e que a confirmarem-se verdade são curiosos.
A minha pergunta é simples: a investigaçãso é sua? Foi o Zé que mandou todos esses dados para o Geneall? Para mim, daqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=513015 para trás é tudo novo, mas gostaria de saber a fiabilidade dessas, e de outras informações (Costa Paiva, Pessanha, etc.), que só agora vi na base de dados e que julgo serem recentes.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233400 | correa | 05 jul 2009 17:55 | Em resposta a: #161854

Caro José Cabecinha e demais participantes

A propósito de João Soares Ataide que foi casado com Briolanja de Figueiredo,passo a transcrever parte de uma escritura (ADFaro -RN Tavira -notário Francisco Pereira de Sande 8-4-175) que tem algum interesse:
"Em nome de Deus Amem. Saibam… que no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil seiscentos e cinquenta e três anos aos dois dias do mês de Abril do dito ano e na freguesia de Santo Estêvão termo da cidade de Tavira nas casas de morada de Vicente Pacheco //estando ai presente João Soares Ataíde outrossim morador na dita freguesia e termo e isto de uma parte e da outra o dito Vicente Pacheco e sua mulher Catarina Mascarenhas e bem assim estando presentes Manuel de Figueiredo e sua mulher Isabel de Sousa moradores em Quelfes termo da cidade de Faro e Duarte de Sousa e sua mulher Francisca Pacheca outrossim moradores em a mesma freguesia e termo da dita cidade de Faro e Maria Zuzarte viúva que disse ser de João Rodrigues Banha em a vila de Loulé todos filhos e genros de o dito João Soares Ataíde e logo por ele João Soares Ataíde que presente estava em sua mesma pessoa foi dito e outorgado perante mim tabelião e das testemunhas adiante escritas e assinadas que era verdade que ele agora de presente estava vivo e porquanto era já muito velho e tinha os ditos seus filhos casados com suas noras e genros …. se consertaram na partição da dita fazenda e se consertarão na maneira seguinte // convém a saber que a dita fazenda se reparta entre os ditos seus filhos genros e noras e cada um deles leve por igual parte o que nela lhe couber irmãmente por que assim é consertado reservando para si somente a terça que para si reserva daquilo em que a dita fazenda albergar por que essa terça há por bem de logo dar a sua filha Francisca Pacheca para que ela a goze e use e desfrute e depois dele falecido da vida presente lhe de cumprir todos seus legados que em seu testamento que feito tem deixa com tal declaração que assim ela com o dito seu marido filha e genro a quem aja por herdeiro da dita sua terça com os mais seus filhos já declarados serão obrigados enquanto vivo ele restar de todo o necessário assim de comer como de vestir e calçar como de tudo o mais necessário que lhe necessário for por que nesta conformidade me hei consertado com os ditos meus filhos ....quero que se cumpra e guarde assim como nele se contem e os ditos meus filhos sejam todos obrigados a me alimentarem minha vida na forma já declarada// ele dito Vicente Pacheco sua mulher Catarina Mascarenhas e Manuel de Figueiredo e Isabel de Sousa sua mulher e Duarte de Sousa e Francisca Pacheca e Maria Zuzarte disseram perante mim tabelião e das testemunhas abaixo assinadas que eles aceitavam a todas as partilhas … e nunca ir contra este contrato antes sempre alimentarem o dito seu pai de tudo o que necessário lhe for como dito é já cada um de nós estamos entregues e satisfeitos de a parte que a cada um de nós coube da dita fazenda a que o nosso pai em sua vida nos deu e cada um de nós temos aceitado nossas partes conforme demarcadas nos foram por marcos e balizas que dela por louvados se fizeram e todo assim o pediram a mim tabelião que escrevesse …"
Apesar de João Soares Ataide se dizer ser muito velho quando realizou esta escritura,apenas veio a falecer a 12.02.1666,na freguesia de Sto Estevão,isto é 13 anos depois,teria pelas minhas contas uns 86 anos.Pouco depois, a 6 de Maio,morre Francisca Pacheca,sua testamenteira e seu marido Duarte de Sousa a 10 de Julho,estes dois em Quelfes,onde residiam.
A filiação deste João Soares Ataide continua a não estar documentada.Pelos nomes dos filhos terá de haver por certo algum Vicente Pacheco na ascendencia.
Tenho como hipótese, ele ser filho de Francisco Pereira de Ataide e de Catarina Pereira,pais de Leonor Soares de Ataide,documentados no seu casamento com Manuel Guerreiro de Brito,viuvo,de S.Pedro da Cadeira de Vaqueiros,em 07.01.1619, em Sto Estevão de Tavira.Isto devido a ter havido uma Leonor Soares,filha de João Soares Ataide e de Briolanja de Figueiredo,que faleceu solteira em 21.09.1625,e por essa aproximação poderiam João Saores Ataide e Leonor Soares Ataide serem irmãos.
Ainda a propósito desta familia: encontrei o casamento em 15.02.1649 em Quelfes, de Diogo Arez com Isabel de Figueiredo Mascarenhas,filha de João de Figueiredo (Ataide) e de Isabel da Fonseca (Moniz),testemunhas o capitão António Palermo da Costa,da Conceição, e ldo Manuel da Fonseca e Albuquerque e Manuel de Figueiredo Moniz,de Faro.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233422 | josécyr | 06 jul 2009 09:15 | Em resposta a: #233400

Caro Amigo A. Horta Correia,
Já tinha tropeçado com este documento também, mas como não adiantava muito ao que já sabíamos sobre esta gente, apontei só a cota e nem o fotocopiei.
Obrigado por ter feito a sua transcrição.
Quanto à sua dedução no final da mensagem tem muita lógica e deverá haver um ascendente “Vicente Pacheco” ou até uma “Vicência Pacheca”?
Já pensou nisto?
Se for “Vicente Pacheco”, temos estes em Loulé e em Estoi, no XVI, mas julgo que a possibilidade que apresenta é a mais correcta, pois também pensei que a Leonor Soares de Ataíde fosse irmã do João Soares de Ataíde, pelas mesmas razões que invoca na sua mensagem.
Quanto ao Diogo de Arêz com a Isabel de Figueiredo Mascarenhas, vou ver se algo me escapou em Quelfes, pois em 1649, nada encontro sobre estes.
Com um grande abraço,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233427 | josécyr | 06 jul 2009 14:16 | Em resposta a: #233422

Caro A. Horta Correia,
A data que mandou do casamento do Diogo Arêz com a Isabel de Figueiredo, não será 1694 e não 1649?
Diga algo sobre isto, e se assim for, onde "catrapiscou" os casamentos de Quelfes nesta data?. Eu sei que há uma livro que está na T.T., mas cuidava que não estava microfilmado ou sequer para leitura ao público.
Um abraço,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233613 | josécyr | 08 jul 2009 16:42 | Em resposta a: #233302

Caro Lourenço,
As minhas desculpas por só agora responder à tua mensagem, mas o facto é que são tivesse lido os teus comentários na mensagem sobre o "Sangue dos Braganças", não tinha dado por ela. Não tenho sido alertado para as respostas a mensagens minhas e daí o meu alheamento a algumas questões que me colocam e ás quais devia responder. As minhas desculpas.
Quanto à bola azul, não a coloquei lá eu, limitando-me a filhar os nossos antepassados, aos ascendentes correctos até ao ponto em que a tal “bolinha azul” aparece.
Como sabes somos descendentes do Pedro Afonso Pires e da Inês Martins, isto não só por um ramo mas por mais.
O facto é que, “aqui”, a Inês Martins, aparece como filha do casal Francisco da Costa Pimentel e de Inês de Figueiredo Mascarenhas, o que poderá ser provável (mas eu não tenho provas).
Esta referida ligação não foi da minha autoria e fiquei tão admirado, como tu, quando tal surgiu.
Não a desdenho, pois não acho que seja de desdenhar o facto de a ter (a bolinha azul) mas confesso que não a coloquei nem fiz por tal. Assim vale pelo que vale e está sempre a tempo de ser retirada por quem a colocou ou por quem achar que está incorrecta, nanja eu.
Votos de muita saúde para ti e para os teus e espero que, durante este Verão, possas dar um saltinho cá a baixo aos Algarves para estarmos juntos.
Com estima
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233773 | correa | 09 jul 2009 17:27 | Em resposta a: #233427

Caro José Cabecinha
De facto a data certa é 15.02.1694.Começo a estar preocupado com a frequencia com que troco algarismos!
Este registo de casamento está no M1 de Quelfes que já está microfilmado. Infelizmente grande parte dele está ilegivel,perde-se por isso muita informação.
Como deve saber o João de Figueiredo de Ataide rea filho de Duarte de Sousa e de Francisca Pacheca, e Isabel da Fonseca Moniz filha de Martim Afonso Delgado e Antónia Delgada.
Um abraço
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233813 | josécyr | 10 jul 2009 09:04 | Em resposta a: #233773

Caro Amigo,
Muito obrigado pela sua mensagem e pela fantástica noticia que aqui me dá. Julgo que nesse filme devem estar muitas das "faltas" que temos, relativas às paróquias vizinhas a Quelfes. Oxalá assim seja.
Um abraço,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#233814 | josécyr | 10 jul 2009 09:10 | Em resposta a: #233301

Cara Hugette,
Lamento mas nada tenho na minha base sobre essas pessoas.
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes

#235507 | hugmartins | 01 ago 2009 14:37 | Em resposta a: #233814

Bom dia S. Cabecinha,

Descupe a minha demora para agradecer.mas nào estava em casa.
Lamento tambem.........pois ,nào posse adientar.
Obrigada,
Cumprimentos
H.dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes , Moncarapacho,Pechào

#259454 | hugmartins | 27 jul 2010 17:14 | Em resposta a: #233814

Sr.Cabecinha,Bom dia

Ao final dei com alguns dados,sobre a minha tal antepassada de Quelfes.

25. Gertrudes Maria (o de Jesus)n.16.1.1815 cc30.1.1843 Sé com 24.Cristovào José (o de Sousa) nc 1818 Sé
fal.6.11.1881 Sé
48. Florencio Sousa (Faro)
49. Teresa de Jesus(Faro)
50. Alferes Jeronimo dos Santos Pereira n.1.6.1791 Quelfes cc (n°1) antes de 1815 aonde!!
51. Maria de Nazareh n.24.2.1791 Quelfes
96. José Sousa (Faro)
97. Lucia Sousa (Faro)
98. Elias Rosa (Faro)
99. Ana Conceiçào (Faro)
100. Manuel dos Santos Pereira (Moncarapacho) cc(n°2)23.9.1778 em Quelfes
101. Maria de Sousa (Pechào)
102. Sebastiào José Carvalho n.11.10.1765 Quelfes cc talves em Pechào
103. Antonia Joachina (Pechào)
200. Lourenço Pereira (Moncarapacho)
201. Maria das Candeias (Moncarapacho)
202. Manuel Sousa Gago (S.B.Alportel))
203. Maria Viegas (S.B.Alportel))
204. (II)Capitào Pedro Netto Carvalho (Quelfes)
205. Rosa Joaquina de S.José (Alentejo!!)
206. Capitào Sousa Lopes (Pechào)
207. Catarina de Jesus (Pechào)
414. (I)Capitào Pedro Netto Carvalho (Quelfes)
415. Maria de Sousa (Quelfes)
416. Antonio Mestre(!) nào consigo ler o nome
417. Maria Dias (S.B.Nexe)



(I) Capitào Pedro Netto Carvalho cc Maria Sousa (408+409)
-Sebastiào
- Pedro cc Rosa Joaquina (204+205)
-Teresa de Jesus cc Bartolomeu Sousa (v.de Ritta Maria)

(II) Capitào Pedro Netto Carvalho cc Rosa Joaquina de S.José (Alentejo ) (204+205)
- Sebastiào cc Antonia Joaquina (Pechào)(102+103)
- Ana n.2.12.1793

- Sebastiào

- Joaquim José Carvalho cc Ana Joaquina de S. José (S.B do Termo de Almodovar!!......)
- José n.1.1.1794
- Antonio f. 5.10.1790


Manuel dos Santos cc (n°1) 2.1.1762 Catarina Rodrigues (v.Manuel Viegas Barranco)
cc (n°2) 23.9.1778 Maria Sousa (100+101)
- Maria n.16.11.1880
- Isabel f. 11.6.1788
- Jeronimo n.12.5.1789 /F.8.6.1790
- Jeronimo n.1.6.1791 cc (n°1)Maria de Nazareh (50+51)
- Gertrudes Maria (o Jesus) (25)
cc(n°2) 24.9.1835 Sé Faro com Ana Tomazia

- Rosalia cc 30.10.1800 Miguel Guerreiro Fonseca
- Ana n.7.6.1783

Aqui esta tudo o que eu tenho.
Se tivesse mais dados agradecia.
Cumprimentos
H.dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes , Moncarapacho,Pechào

#259468 | LCM | 27 jul 2010 19:13 | Em resposta a: #259454

Caro H. dos Santos

O Bartolomeu de Sousa deve ser este: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=528875
Onde foi o 2.º casamento com a Teresa de Jesus? O Bartolomeu foi alferes da companhia de Infantaria de que era capitão Pedro Neto de Carvalho, nomeado a 17.7.1756. Pelos vistos era o sogro.
O genro de Bartolomeu http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=514289 também foi alferes da companhia de Infantaria do capitão Pedro Neto de Carvalho a 12.11.1762.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes , Moncarapacho,Pechào

#259474 | hugmartins | 27 jul 2010 19:54 | Em resposta a: #259468

Caro confrade,
Agradeço a sua informaçào.Nào ha duvida,falamos da mesma pessoa.
Se tiver mais dados,agradecia.
Cumprimentos
Huguette dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes , Moncarapacho,Pechào

#259512 | LCM | 28 jul 2010 07:45 | Em resposta a: #259474

Tudo o que tenho publiquei no meu trabalho "Mendonças, de Quelfes, Olhão":

D. LUZIA INÁCIA DO ESPÍRITO SANTO, n. em Pechão, Olhão, e f. depois de 1815.
Era filha de Bartolomeu de Sousa e Silva , Tenente de uma das Companhias de Ordenanças a cavalo, Alferes da Companhia de Infantaria de que era Capitão Pedro Neto de Carvalho (17-7-1756) e Capitão de Ordenanças de Quelfes, da governança de Faro, e de sua mulher, com quem c. em Olhão, N.ª Sr.ª do Rosário, a 22-4-1745 – dispensados em 3.º grau –, Rita Maria de Lima, ambos n. em Olhão, moradores em Belamandil, Pechão.
Neta paterna de Manuel de Sousa e Silva (filho de Lourenço de Sousa e de sua mulher, Bárbara da Silva), n. em Pechão, Capitão de Ordenanças e da governança de Faro, e de sua mulher, com quem c. em Olhão, N.ª Sr.ª do Rosário, a 19-10-1710 , Luzia de Lima (filha do Capitão Cristovão Fernandes e de sua mulher, Joana Rodrigues, ambos n. em Olhão), n. em Olhão, N.ª Sr.ª do Rosário.
Neta materna de Sebastião Martins Viegas (filho de Manuel Viegas e de sua mulher, Maria das Neves), Capitão da Companhia de Ordenanças de Olhão (7-4-1734), Juiz Almotacé (29-9-1749) , e de sua mulher, com quem c. em Olhão, N.ª Sr.ª do Rosário, a 24-7-1707 – dispensados em 3.º e 4.º grau –, Catarina Maria (filha de Manuel Fernandes e de sua mulher Maria Luís), n. em Olhão, N.ª Sr.ª do Rosário.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes , Moncarapacho,Pechào

#259513 | hugmartins | 28 jul 2010 09:10 | Em resposta a: #259512

Sr Matos,bom dia,

Muito,lhe agradeço as suas informaçoes.
Podia me diser se ixiste um topico relativo a esta familia Neto Carvalho!Obrigada.
Cumprimentos.
Huguette dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes , Moncarapacho,Pechào

#259516 | LCM | 28 jul 2010 10:57 | Em resposta a: #259513

Julgo que não e que nunca foi publicado nada.
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Quelfes , Moncarapacho,Pechào

#259574 | hugmartins | 29 jul 2010 10:45 | Em resposta a: #259516

Bom dia,
Vamos la ver..........se temos sorte!!
Obrigada
Cumprimentos
Huguette dos Santos

Resposta

Link directo:

Famílias de Quelfes

#373428 | abento | 26 ago 2016 17:55 | Em resposta a: #161415

Caro José Cabecinha,

Descobri este ano que sou descendente do casal Miguel de Ataíde / Maria Machado e tenho algumas questões para lhe colocar, na esperança que a sua pesquisa tenha avançado desde 2007.

Quanto ao Duarte de Sousa, avô materno de Miguel de Ataíde, que casou primeira vez com D. Leonor de Melo.

Segundo o livro "Famílias de Portugal", Tomo I, página 1081, de Jacinto Leitão Manso de Lima, existiu um casal Duarte de Sousa ( Juiz da Alfândega de Faro ) / D. Leonor de Melo. Tiveram uma filha, D. Isabel de Melo, que casou com Manuel de Ataíde Sárrea ( Alcaide-Mor de Albufeira e Senhor do Morgado de Alte ). Será que este Duarte de Sousa é o nosso?

Outra questão, agora relativa aos Machados de Tânger. Segundo os "Livros de Matriculas dos Moradores da Casa Real", Tomo I, página 442, de Luís Amaral: Domingos Machado, natural de Tânger, filho de António Machado, neto de Manuel Machado Fernandes (Cavaleiro-Fidalgo), teve o alvará de Cavaleiro-Fidalgo a 1670. Será o pai de Maria Machado? Existem tambem mais 3 filhos de Manuel Machado Fernandes: Fernando Machado ( pag 604 ), Lopo Vaz Machado ( pag 602 ) e Matias Gonçalves Machado ( pag 583 ). Todos de Tânger e com o alvará de Cavaleiro-Fidalgo. Serão irmãos de António Machado?

Desde já agradeço qualquer informação adicional.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

Famílias de Quelfes

#418404 | A. Varela Remígio | 03 out 2019 02:32 | Em resposta a: #161415

Caríssimos,

Procuro familiares de:

João Diogo Viegas (*Olhão, Quelfes; c. Olhão, Quelfes; serrador; moradores na Rua da Cerca de Ferro, Olhão; † 1886), casado com Maria do Carmo (*Loulé) e filho de Diogo Viegas e Ana do Rosário.

Caso alguém tenha alguma informação, agradecia bastante,

Obrigado

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen