onde fica freguesia de Serrares em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos | Pessoas | Famílias | Cargos

onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#161507 | Marry | 01 jul 2007 21:16

Ola!
Tenho em mãos certidão narrativa do batismo de meu Bisavô Bernadino d'Almeida Soares, ocorrida na Paróquia de Freguesia de Serrares, conforme livro de bastimo dessa Freguesia, nascido em 27 de março de 1838, filho legítimo do Capitão José Joaquim d'Almeida Soares e Anna Rita dos Prazeres, moradores do logar de Penso, da dita Freguesia de Serrares, ele natural de Penso e ela natural e freguesia de Santo, onde se casaram. Avós Paternos: Manoel d'Almeida Soares e Caetana Margarida, naturais do logar de Penso. Avós Maternos: José Ferreira e Josefa Maria, do logar e Freguesia de Santo. O batismo foi ministrado pelo Reverendo Manoel Ribeiro Martins(abade de Santo do logar e Freguesia de Neris), o qual, além de celebrante foi também o padrinho, juntamente com a Madrinha Custodia Ritta, tia materna do batisando, que era casada com o Sr. José Rodrigues de Carvalho, do logar de Freixo, dessa mesma Freguesia de Serrares.
Esta certidão foi transcrita do citado livro de registro de batismo, pelo Padre Antônio Rodrigues d'Almeida(Padre Almeida) em 31 de julho de 1914.
Ocorre que tem sido infrutíferas as minhas tentativas de localizar a região onde nasceu meu Bisavó. O que corresponde hoje a Freguesia de Serrares? O que era uma Freguesia no ano de 1838? A qual região(ou qual Cidade) se localiza esta Frequesia, e as outras citadas na certidão ( Santo, Neris, Freixo)? Onde posso conseguir cópia do livro original de bastimo? Agradeço qualquer informação que me seja enviada quanto as localidades e pessoas acima citadas.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#161509 | gmg | 01 jul 2007 21:27 | Em resposta a: #161507

Não será Serrazes?

Existe Serrazes, freguesia do concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#161512 | Marry | 01 jul 2007 21:56 | Em resposta a: #161509

Sr. Luis GMG,
Obrigada pela informação,
O único documento que tenho é uma cópia da certidão obtida em 1914, que transcreve o termo de batismo. Por esta razão não posso afirmar se é Serrares ou Serrazes?
Serrazes, é ou era próxima de outras Freguesias por nome "Neris" ou "Santo"? Teria nessa Freguesia de Serrazes, logares denominado "Penso" e "Freixo"?.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#161513 | Nuno Oliveira | 01 jul 2007 22:20 | Em resposta a: #161507

Cara Marry:
Feliz coincidência! Não há dúvida, somos primos!
Com efeito, o seu bisavô, Bernardino de Almeida Soares, era natural do lugar de Penso, freguesia de Serrazes (não Serrares), concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, irmão de uma minha 4ª avó de nome Maria do Carmo de Almeida, ambos filhos do Capitão José Joaquim de Almeida Soares, natural do mesmo lugar, freguesia e concelho, e de sua mulher Ana Rita dos Prazeres, natural do lugar e freguesia de Souto (não Santo), hoje conhecido por Souto de Lafões, no concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu.
Ainda não tenho este ramo familiar muito bem estudado, contudo, se lhe interessar, terei todo o gosto em lhe enviar o que já possuo.
Gostaria também de saber mais do ramo de Bernardino de Almeida Soares!
Para não perdermos o contacto, aqui lhe deixo o meu e-mail:
e.nunoliveira@hotmail.com
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Nuno de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#161589 | Marry | 02 jul 2007 18:14 | Em resposta a: #161513

Sr. Eduardo Nuno de Oliveira,
Muito obrigada por suas valorosas informações.
Enviei-lhe um e-mail, gostaria de saber se vc. a recebeu?
Grata - Marielza

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#300877 | FlavioKerr | 26 mar 2012 14:41 | Em resposta a: #161513

Prezados Nuno (e Marry): Voce é o mesmo Nuno Oliveira qual ajudei encontrar certidão no Brasil, recentemente? Se for, então a coincidência é muito maior ainda, mas sendo outro ainda há coincidência bem feliz entre nós três, primos! Pois é, recentemente encontrei a certidão de casamento do pai de meu bisavô paterno, Manoel d’Almeida Soares Penso Filho. Naturalmente, o pai deste meu bisavô era o homónimo, Manuel d’Almeida Soares Penso, que se casa com Maria Rosa de Jesus em 20/08/1836, aqui no Rio de Janeiro. Manuel, o noivo, é natural e baptizado no que parece transcrever à Freguesia de São Salvador do Bispado de Viseu. A escritura está um pouco borrada e rasurada, mas dá-se para ler os nomes dos pais dos noivos. Ele, filho legítimo de Manoel de Almeida Soares e Dona Caetana Margarida, e os pais de Maria Rosa sendo, João de Freitas(?) Brandão e Dona Francisca(?) Rosa de Jesus. Ela é natural de Santa Rita (não diz de onde, seria Portugal!?-- Também tenho dúvida dos nomes, Freitas e Francisca, pois estão um pouco difícil de ler). Como podem ver, o pai de meu bisavô é irmão do Capitão José Joaquim de Almeida. Vocês sabiam que parte da família tinha vindo para o Brasil? Agora me resta ainda saber se o sobrenome Penso no final do nome de meu Manoel era topónimo de onde ele nasceu ou se a mãe dele, Caetana Margarida, tinha o sobrenome, Penso! Eu comecei estudar este lado mais recentemente, mas posso compartilhar o que tenho. Gostaria muito de conhecer mais info que vocês possam ter. Abraços aos dois!
Flavio

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#300886 | Nuno Oliveira | 26 mar 2012 15:16 | Em resposta a: #300877

Caro Flávio,
Não restam dúvidas, aqui estamos a proceder ao "apertar" de mais um elo familiar!
Não sou o Nuno Oliveira que antes lhe solicitou ajuda, mas gostaria de a solicitar agora, primeiro para estabelecermos um contacto mais próximo e, depois, para trocarmos as informações genealógicas comuns que temos.
Como ponto de partida, vou deixar-lhe os apontamentos que tenho sobre o seu Manuel de Almeida Soares:
3.6. Manuel de Almeida Soares, baptizado a 31.01.1805, que passou ao Brasil em 13.12.1835, na condição de solteiro, profissão de negociante e registado a 19.12.1835 como residente na Rua de S. Pedro com a travessa da Candelária, no Rio de Janeiro. Com ele seguia um Manuel de Almeida Soares Júnior, natural de Serrazes, 13 anos, solteiro, estatura mediana, cor morena, rosto comprido, olhos pardos, nariz e boca regular, cabelo castanho, com a ocupação de caixeiro, registado a 30.03.1837 como residente na Rua da Quitanda n.º84 - Loja. Seria seu filho natural ou algum sobrinho? Em 1833 surge um Manuel de Almeida Soares, do mesmo lugar e freguesia, com o posto militar de Ajudante na Companhia de Ordenanças de Lafões: seria este, algum dos seus irmãos mais velhos que aparecem com o nome de Manuel ou o igualmente Manuel seu pai?

Tenho outras informações, cujas, por serem extensas, seria mais "prático" enviar por e-mail. E é com toda a satisfação que lhe faculto o meu endereço electrónico:
e.nunoliveira@hotmail.com
Podemo-nos conhecer, trocar informações e manter contacto!
Sempre à disposição, não hesite em me contactar!
Saudações familiares,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#300888 | Nuno Oliveira | 26 mar 2012 15:25 | Em resposta a: #300877

Caro Flávio,
Ainda mais um acrescento.
Nas minhas notas surge um António de Almeida Soares Penso (seria sobrinho do seu Manuel) que viveu no Rio de Janeiro e onde se casou com uma Maria Rosa de Jesus, natural da freguesia do Engenho Velho, cidade do Rio de Janeiro.
Sei também que viveram algum tempo na cidade do Porto, aqui em Portugal.
Eles foram padrinhos de um trisavô meu, que herdou do padrinho o nome: António de Almeida Figueiredo.
Ora, como já reparou certamente, o nome da esposa desse António coincide com o nome da esposa do seu Manuel... Não tenho explicação para este fenómeno.
É com expectativa que aguardo pelas suas impressões!
Cordialmente,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#300945 | FlavioKerr | 26 mar 2012 22:44 | Em resposta a: #300886

Caro Nuno,
agradeço muitíssimo sua rápida e rica resposta. Vou lhe escrever diretamente ao seu endereço eletrônico. Caso ainda tenha contato com Marry, deste tópico, por favor passe o meu endereço à ela para que possamos trocar informações!
Agradeço novamente!
Saudações familiares,
Flavio

Resposta

Link directo:

RE: onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#300946 | FlavioKerr | 26 mar 2012 22:53 | Em resposta a: #300888

Caro Nuno,
Muito curioso este detalhe. Certamente tudo indica que António era parente, mas o que fez você dizer que ele era sobrinho, em vez de filho de meu Manuel? (pode me responder depois, via meu E-Mail que vai seguir).
Quanto a Maria Rosa Jesus, me parece que era um nome comum na ocasião. Eu já reparei várias mulheres com o sobrenome "de Jesus,” na ocasião, algumas Maria Conceição de Jesus e até uma outra Maria Rosa de Jesus, casado com um outro indivíduo, também na mesma época. Mas ainda não estudei estes sobrenomes.
saudações,
Flavio

Resposta

Link directo:

onde fica freguesia de Serrares em Portugal

#439556 | Beatrizdovale | 23 fev 2022 12:39 | Em resposta a: #300886

Sei que chego bem atrasada para este tópico (10 anos!), mas esse Manuel de Almeida Soares Junior poderá ser Manuel Joaquim d'Almeida Soares nascido 9 de junho de 1823, filho de José Joaquim D'Almeida Soares e de Anna Ritta dos Prazeres???

Este Manuel que falo era casado com Lucinda Augusta d'Almeida Soares, sobre a qual criei outro tópico recentemente pois procurava mais informações sobre a familia dela. Sei que eles casaram no Brasil, na freguesia de Inháuma no Rio de Janeiro, segundo o assento de batismo de um dos filhos. Era interessante saber a data em que casaram, mas essa parece-me uma informação mais difícil de conseguir...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen