Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161622 | 6099 | 02 jul 2007 23:27

Caros Confrades:

Pretende-se saber a ascendência (pelo menos filiaçao) de JOAQUIM AUGUSTO D'OLIVEIRA MASCARENHAS e de sua mulher D. JOSEFA DA CONCEIÇAO DA SILVEIRA.

Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas, era natural de Viana do Castelo (n. 1847) e +Lisboa 1918, mas residiu muitos anos em Viseu onde foi Oficial do Exército, Arquivista do Secretariado Militar, fez parte da expediçao à Índia Portuguesa comandada pelo Infante D. Afonso de Bragança, onde exerceu o cargo de Administrador de Concelho (nao sei qual). Dedicou-se à História de Portugal tendo escrito vários romances históricos e peças de teatro. Um dos seus mais famosos estudos foi "Diccionário de Portugal e Possessoes". Foi escritor criticado e desvalorizado por alguns e apreciado por outros. Casou com D. Josefa da Conceiçao da Silveira, também natural de Viana do Castelo. Tiveram geraçao,mas nada se pretende saber sobre ela, a nao ser dados biográficos de seu filho Jorge Boaventura da Silveira de Mascarenhas.

Agradecem-se as informaçoes.

Melhores cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161658 | formiga202 | 03 jul 2007 12:01 | Em resposta a: #161622

José Paulo, Vi agora a sua mensagem e de acordo com uma notícia da morte de Joaquim Augusto dÒliveira Mascarenhas vem dito que foi governador interino de Damão. Já tenho pronta toda a informação que me pediu e se pudermos encontrar-nos-emos então na quinta-feira. Um abraço, Maria Filomena.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161665 | gmg | 03 jul 2007 12:18 | Em resposta a: #161622

Caro José Paulo de Figueiredo,

Como tem passado?

Já está em Portugal?

Tem elementos sobre o casal JOÃO LUÍS [BANDEIRA] - MARIA JOSEFA [COIMBRA], ele natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu (Hoje, Campo de Besteiros) e ele natural de Molelos.

Sobre a Maria de Mascarenhas casada com um Saldanha, da zona de Besteiros tem informações?

Sobre o Capitão de Ordenanças de Molelos, ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, tem informações?

Desculpe "interromper-lhe" o tópico....

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161666 | gmg | 03 jul 2007 12:21 | Em resposta a: #161622

Afinal é Maria de Saldanha Cerveira - Gaspar Pais de Barros.

Cordiais cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161670 | formiga202 | 03 jul 2007 12:56 | Em resposta a: #161658

José Paulo, já agora outra pergunta. Será possível saber quem foi um Bispo de Viseu entre 1792-1819 que se chamava Francisco Monteiro Pereira de Azevedo?
Obrigada, Maria Filomena.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161732 | 6099 | 03 jul 2007 22:06 | Em resposta a: #161670

Cara Maria Filomena:

D. Francisco Monteiro Pereira de Azevedo, foi um influente Bispo de Viseu, cuja biografia é pública. Se quizer, posso dar-lhe muitos dados sobre ele. No entanto julgo que a sua curiosidade se refere à possível ligaçao com os PINHO BANDEIRA PEREIRA DE AZEVEDO, de Viseu. Posso desde já adiantar que nada têm em comum na sua ascendência conhecida com o referido Bispo, tratando-se de mera coincidência de apelidos.
Falaremos melhor na 5ª. feira.
Cumprimentos,
José Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161737 | 6099 | 03 jul 2007 22:17 | Em resposta a: #161665

Caro Luís:

Obrigado pela sua mensagem. Estou em Portugal, mas entre os documentos que possuo, nada vislumbro acerca de Joao Luis e Maria Josefa nem de António Marques de Paula Coimbra.
Sobre D. MARIA DE SALDANHA CERVEIRA c. 3.10.1633 c. GASPAR PAIS DE BARROS (+20.6.1661), informo que era filha de Baltazar de Almeida Saldanha (+15.9.1632) e de sua mulher Catarina de Cáceres. Neta paterna de Bartolomeu de Almeida de Saldanha, natural de Avelas de Cima e de Cacília de Paiva, natural de Lisboa. Neta materna de Pedro Cardoso de Cáceres e sua mulher Filipa Cerveira.
Nada mais posso acrescentar.
Esperando ter-lhe sido útil, apresento os meus cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161830 | gmg | 04 jul 2007 15:36 | Em resposta a: #161737

Caro José,

Casou D. Maria saldanha Cerveira em 03.10.1633 em que freguesia?

Gaspar Pais de barros morreu em 20.06.1661 em que freguesia?

Baltazar de Almeida Saldanha morreu em 15.09.1632 em que freguesia?

Muito agradeço as informações que me disponibilizou.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161831 | 6099 | 04 jul 2007 15:47 | Em resposta a: #161830

Caro Luís:

Lamento, mas nao tenho as freguesias. Por favor consulte a "Gente Nobre de Besteiros" de Fernando de Gouveia e Sousa. Obrigado
Cumprimentos,
José Paulo B. de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#161962 | gmg | 05 jul 2007 15:37 | Em resposta a: #161831

Agradeço a sua mensagem e ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

L. GMG

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#162016 | coelho | 06 jul 2007 10:06 | Em resposta a: #161737

Caro José Paulo,

dado que está em Portugal, talvez possa finalmente dar-me alguns dados sobre os Fonseca e Cunha de Farminhão. Numa mensagem sua de outro tópico, referiu-se a um João da Fonseca da Cunha e Pinho (n. ~1735??), dessa localidade, c.c. D. Maria d' Eça Telles Mascarenhas de Novaes. Ora eu próprio descendo de um João da Fonseca da Cunha (c.c. Maria Fernandes de Amaral), morador em Farminhão, o qual parece ser da geração imediatamente anterior, talvez n. ~1670.

Gostaria de saber se tem alguns dados sobre estes Fonseca e Cunha.

Obrigado,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#162201 | 6099 | 08 jul 2007 22:49 | Em resposta a: #162016

Caro Confrade:

Efectivamente fiquei de lhe dizer alguma coisa sobre este assunto. No entanto vou dispensar-me de o fazer, já que no último número (nº. 22, Dezembro de 2006) da revista "Raizes & Memórias" da Associaçao Portuguesa de Genealogia, aparece a úlima parte da obra do ilustre genealogista António de Souza-Brandao, onde esta família é estudada com especial desenvolvimento. Este trabalho é a continuaçao do Tomo V (1-2), p. 167 da Revista "Terras entre Douro e Vouga" (sucedânea da "Ul-Vária"), Museu Regional de Oliveira de Azeméis (2002).
Espero ter-lhe sido útil.
Melhores cumprimentos,
José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#162225 | 6099 | 09 jul 2007 07:37 | Em resposta a: #161622

Renovo o pedido.
José Paulo de Figueired

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto d'Oliveira Mascarenhas

#162232 | coelho | 09 jul 2007 09:52 | Em resposta a: #162201

Caro José Paulo,

quando diz que esta família é tratada nas revistas "Terras entre Douro e Vouga" (2002) e "Raizes & Memórias" (2007?), refere-se concretamente à família "Fonseca e Cunha"? Poderia andiantar-me os títulos do artigos a que se refere?

Os melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 22:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen