Famílias do Concelho de Gavião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias do Concelho de Gavião

#161673 | sespadinha | 03 jul 2007 13:19

Começei agora a procurar os meus antepassados.
Procuro informações sobre as Familias: Espadinha, Alves, Florindo, Bispo, Rodrigues, Cesário, Marques, Flores, Pires, Corado e Costa do Concelho de Gavião no Distrito de Portalegre.
Obrigada pela atenção dispensada,
Sílvia.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#161728 | LProjecto | 03 jul 2007 21:01 | Em resposta a: #161673

Cara Sílvia,

Do Gavião tenho na minha ascendência:

Catarina Rodrigues, natural do Gavião, que casou a 20.10.1696 na Amieira do Tejo, com Manuel Gonçalves Ruivo, natural da Amieira do Tejo, filho de João Dias e de Maria Gonçalves. Ela, filha de João Rodrigues Teigo e de Maria Lopes, ambos do Gavião.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#161799 | sespadinha | 04 jul 2007 11:20 | Em resposta a: #161728

Bom dia Luís,

Muito obrigada pela sua resposta, fiquei muito contente quando hoje de manhã abri o meu email e já tinha uma resposta á minha mensagem.

Vou guardar a informação que me mandou e quem sabe as nossas ascendências não se cruzam, um dos meus trisavós (lado materno) chamava-se Joaquim Marques Rodrigues.

Já não era a primeira vez! No tempo da Escola Secundária encontrei uma prima e na Faculdade outra, as duas do lado paterno Famílias Marques e Flores.

Já recolhi informação através dos meus familiares e consegui ir até ao nome de pelo menos um tetravo (lado materno), agora vou começar a procurar datas.

Estou com ideia de ir á Conservatória do Registo Civil de Gavião agora nas férias para começar.

O Luís tem alguma dica para eu não me perder nesta longa pesquisa?

Cumprimentos,

Sílvia Espadinha Costa

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Gavião

#162880 | sespadinha | 17 jul 2007 16:27 | Em resposta a: #161673

Procuro informações sobre as Famílias: Espadinha, Alves, Florindo, Bispo, Rodrigues, Cesário, Marques, Flores, Pires, Corado e Costa do Concelho de Gavião no Distrito de Portalegre.
Obrigada pela atenção dispensada,
Sílvia.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#162955 | IsabelFont | 18 jul 2007 14:14 | Em resposta a: #161799

Boa tarde cara Sílvia,
Ando também pesquisando famílias que no sécul XX nasceram nalgumas das freguesias de Gavião (Abrantes e Portalegre); por exemplo a família Cardigos; mas, na reaalidade os casamentos ocorreram muitas vezs fora destas localidades. E no século passado, os registos com mais de 100 anos devem estar no distrital, pelo que se calhar tenho que procurar no Arquivo Distrital de Portalegre.
Vai mesmo só a Gavião ou tenciona ir também a Portalegre?
Posso pedir-lhe um favor?
Se por acaso nessas suas férias encontrar dados sobre:
António Raimundo Cardigos e Eugénio Raimundo Cardigos, ambos filhos de Adriano Raimundo Cardigos e Leopoldina Branca Cardigos, nascidos ambos no início do século XX (entre 1900 e 1915), talvez na freguesia de Margem, mas não sei ao certo,
fico grata se me tirar os dados, pq. assim já posso pedir ao ADPortalegre, assentos sobre os Pais.
Se para isso tiver que pagar qualquer coisa, e se encontrar estes assentos, por favor diga-me só os nºs de assentos /anos / que eu depois peço pelo correio.
Cumprimentos
Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#162964 | sespadinha | 18 jul 2007 16:25 | Em resposta a: #162955

Boa Tarde Isabel,
Já ouvi falar muito na Família Cardigos, tanto os meus avós como os meus pais são naturais do Concelho de Gavião, e ainda lá moram, por isso vou tentar através deles arranjar os dados que me pede.
Assim que souber alguma coisa colocarei no forum.
Cumprimentos,
Sílvia Espadinha Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#163064 | sespadinha | 20 jul 2007 10:07 | Em resposta a: #162964

Bom dia Isabel,
ontem falei com a minha mãe, tia e avô e fiquei a saber que o Sr. Adriano Raimundo Cardigos e a Sra. Leopoldina Branca Cardigos tiveram 3 filhos o António, o Eugénio, e o Joaquim. O Sr. António era casado com uma Sra. que possivelmente era de Espanha, pois eles lembram-se que ela era conhecida por "Espanhola", o Sr. Eugénio era casado com a Sra. Rosa S. João e o Sr. Joaquim era casado com a Sra. Isabel.
Esta Sra. Isabel mora no Gavião e é conhecida da minha família, ela poderá confirmar os nomes e dar mais informações da família Cardigos.
Pode entrar em contacto comigo através de: silvia.espadinhaarrobagmail.com,
cumprimentos
Sílvia Espadinha Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#163065 | sespadinha | 20 jul 2007 10:13 | Em resposta a: #162955

Bom dia Isabel,
ontem falei com a minha mãe, tia e avô e fiquei a saber que o Sr. Adriano Raimundo Cardigos e a Sra. Leopoldina Branca Cardigos tiveram 3 filhos o António, o Eugénio, e o Joaquim. O Sr. António era casado com uma Sra. que possivelmente era de Espanha, pois eles lembram-se que ela era conhecida por "Espanhola", o Sr. Eugénio era casado com a Sra. Rosa S. João e o Sr. Joaquim era casado com a Sra. Isabel.
Esta Sra. Isabel mora no Gavião e é conhecida da minha família, ela poderá confirmar os nomes e dar mais informações da família Cardigos.
Pode entrar em contacto comigo através de: silvia.espadinhaarrobagmail.com,
cumprimentos
Sílvia Espadinha Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#163078 | IsabelFont | 20 jul 2007 13:12 | Em resposta a: #163065

Olá confrade Sílvia,
Obrigada pelas informações.
Vou entrar em contacto consigo pelo seu e-mail, ok?
Tenho um assunto importante a explicar-lhe.
Obrigada
Cumprimentos
Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#202263 | mjmventura1972 | 04 jul 2008 11:15 | Em resposta a: #161728

Caro Confrade Luís,

Como diz ter ascendência Rodrigues da zona do Gavião, permita-me que lhe pergunte se tem alguma informação sobre o seguinte:

Procuro a ascendência de:
- José Nunes (1912-2003, natural de Belver, Gavião), casado com Joaquina Maria (1914-1999, natural de Margem, Gavião). Ele filho de João Nunes e Maria Heitor. Ela filha de Francisco Constantino Rodrigues (natural da Torre Fundeira) e de Maria da Graça.

e de

- Francisco Lopes (nascido em 1922) casado com Florinda Maria (nascida em 1924). Ele filho de Manuel Lopes e Helena Maria. Ela filha de Elias Alves Gravelho e Susana Maria.

Estes são os poucos dados que possuo. Agradeço qualquer dado adicional.
Desde já os meus agradecimentos.

Cumprimentos,
José Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#202265 | LProjecto | 04 jul 2008 12:14 | Em resposta a: #202263

Caro José Martins,

Os elementos de que disponho relativos a Gavião são unicamente aqueles que referi e que me foram, gentilmente, disponibilizados por um ilustre confrade que estudou os paroquiais de Amieira do Tejo e que, em fim de linha, se deparou com estes meus ascendentes de Gavião, por ventura já bastante recuados.

Contudo, e se me o permite, sugiro-lhe que tente retroceder na ascendência dos indivíduos que referiu a partir da informação que ainda se conserva nas Conservatórias do Registo Civil, nomeadamente a que respeita ao nome e naturalidade dos avós de José Nunes, Joaquina Maria, Francisco Lopes e Florinda Maria.

Como certamente terá conhecimento, o apelido "Rodrigues", enquanto patronímico de "Rodrigo", assumiu carácter de alguma vulgaridade, pelo que existirão inúmeros indivíduos do mesmo apelido sem qualquer laço de parentesco, inclusivamente fazendo parte da mesma localidade. O facto de "Rodrigues" assumir tamanha vulgaridade levava a que, em inúmeras circunstâncias se adoptasse uma derivação composta (Ex. Rodrigues Calhau, Rodrigues Toscano, etc.)

A título de curiosidade, refiro que tive um colega de mestrado, natural de Gavião (ou arredores) chamado João Pires, que há cerca de 8 anos era professor na ESE de Portalegre... por acaso, desde essa altura que não o vejo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Gavião

#202266 | mjmventura1972 | 04 jul 2008 12:23 | Em resposta a: #202265

Caro Luís Calhau,

Agradeço de qualquer forma a atenção.
Estes dados dizem respeito à minha cunhada que anda a tentar construir a sua "árvore", pelo que está ainda numa fase muito inicial.
Ainda não consultou qualquer Conservatória. Aquilo que sabe foi através de familiares mais ou menos próximos.
Por isso, lembrei-me de colocar aqui estes dados no fórum na esperança que alguém já tivesse alguma informação.
Teremos de continuar a procurar!...

Muito obrigado.
José Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 07:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen