Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Bibliografia

Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#161718 | gmg | 03 jul 2007 18:11

Procuro informações sobre:


FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO, que terão casado entre 1660 - 1685 em Vreia de Jales, ou Vreia de Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Alguém sabe se este casal é referido no Livro "Machado, de Vila Pouca de Aguiar" de Manuel Abranches de Soveral?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#161833 | gmg | 04 jul 2007 15:54 | Em resposta a: #161718

Renovo o tema...

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#161901 | pachancho | 05 jul 2007 01:24 | Em resposta a: #161718

Talvez na Biblioteca Municipal enconte o livro que pretende ou tem dificuldade?
avp

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#161953 | gmg | 05 jul 2007 14:30 | Em resposta a: #161901

Estará este livro na Biblioteca Municipal do Porto?

Resido fora de Lisboa.... pelo que muitas coisas me são impossíveis...

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#162252 | gmg | 09 jul 2007 12:25 | Em resposta a: #161718

Procuro informações sobre:


FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO, que terão casado entre 1660 - 1685 em Vreia de Jales, ou Vreia de Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Alguém sabe se este casal é referido no Livro "Machado, de Vila Pouca de Aguiar" de Manuel Abranches de Soveral?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#162608 | gmg | 13 jul 2007 14:38 | Em resposta a: #162252

Procuro informações sobre:


FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO, que terão casado entre 1660 - 1690 em Vreia de Jales, ou Vreia de Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Alguém sabe se este casal é referido no Livro "Machado, de Vila Pouca de Aguiar" de Manuel Abranches de Soveral?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#162939 | pachancho | 18 jul 2007 09:44 | Em resposta a: #162608

Luis,

este livro encontra-se na Biblioteca Nacional de Lisboa. Quem sabe se telefonando para lá, não encontra algum funcionário simpático que lhe dê uma vista de olhos.


http://pesquisa.bn.pt/

BIBLIOTECA NACIONAL
Cota- H.G. 31756 V.

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#162941 | RCCORREIA | 18 jul 2007 10:23 | Em resposta a: #162608

Caro Luis

Já tentou contactar o Dr Soveral? Ele tem um site fácil de achar e com o contacto de email. Se lhe colocar a questão julgo que não vai ficar sem resposta.

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#162947 | gmg | 18 jul 2007 11:47 | Em resposta a: #162941

Caro Rui,

Obrigado pela sugestão. Já enviei um e-mail. Vamos lá ver se me respondem...

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#166600 | joaopenha | 05 set 2007 16:39 | Em resposta a: #162947

Caros confrades

Pretendo encontrar a ascendêcia de Dona Maria de Sousa Machado que casou com Domingos Carvalho * Ribeira de Pena, São Salvador, Casa da Lage, 22.10.1642. Não foi possivel encontrar a filiação desta senhora pois não existe o termo do seu casameto nesta referida freguesia tal como o seu baptismo, logo presumo ser de Vila pouca de Aguiar. Contudo ela foi "Senhora da casa e quinta do Casal" da mesma Ferguesia do marido. Morre em 9.9.1719 onde é tratada por "Dona Viuva". No livro da ascêndência ribeirense do presidente Brasileiro Afonso Pena, de António Canavarro de Valadares refere Existirem fortes probablidades de pertencer à familia dos Sousa Machados, senhores da Honra da Trezena, na casa de senra de Baixo,em Ribeira de pena, descendentes de Jerónimo de Sousa Machado, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=344299, devido à análise de documentos autenticos de trocas de propriedades entre a casa do casal e a casa de Senra de Baixo, nomeadamente um lavrado em 14.6.1708 entre o João de Valadares Vieira de Meireles e Sousa, Senhor da casa de Senra de Baixo e "seus primos" Alferes José Machado de Sousa Carvalho 22.8.1680, filho dos acima casado com Dona Catarina Tomás Penha, Filha do capitão Francisco Gonçalves Penha
Dona Maria de Sousa Machado teve ainda dois filhos:
D. Senhorinha Machado de Sousa Carvalho * 30,9,1676
Domingos Machado de Sousa Carvalho * 8,7,1687
Ainda o pai de António Canavarro de Valadares, Francisco Xavier Canavarro de Valadares escreveu um livro sobre os Sousas, mas não tenho acesso a este e desconheço a sua informação.
Agradecia que alguém respondesse, e que possa disponiblizar informações relativas sobre esta Senhora ou da familia Sousa Machado de Vila Pouca de Aguiar.
Com os meus melhores comprimentos,
João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#189481 | gmg | 25 mar 2008 14:09 | Em resposta a: #161718

Procuro informações sobre:


FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO, que terão casado entre 1660 - 1685 em Vreia de Jales, ou Vreia de Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar.



Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#189695 | gmg | 26 mar 2008 20:52 | Em resposta a: #189481

Procuro informações sobre:


FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO, que terão casado entre 1660 - 1685 em Vreia de Jales, ou Vreia de Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar.



Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#190226 | gmg | 29 mar 2008 18:41 | Em resposta a: #189695

Procuro informações sobre:


FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO, que terão casado entre 1660 - 1685 em Vreia de Jales, ou Vreia de Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar.



Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#199794 | gmg | 09 jun 2008 13:14 | Em resposta a: #190226

Procuro informações sobre:


FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO, que terão casado entre 1660 - 1685 em Vreia de Jales, ou Vreia de Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar.



Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#204885 | murat | 06 ago 2008 03:21 | Em resposta a: #199794

Caro Senhor,

Apos ter visto estas mensagens,questiono se ja terá conseguido acesso ao referido livro e se so possui os dados indicados, isto porque tenho o livro e posso dar uma vista de olhos.Ouso perguntar porque o referido livro não tem indice...e sendo assim é um pouco mais dificil.


Mas no caso de não ter tido ainda acesso ao mesmo, verei de boa vontade.

Cumprimentos.


Isabel da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#205157 | gmg | 11 ago 2008 18:31 | Em resposta a: #204885

Exma Senhora D. Isabel

Não consegui o livro, nem encontrar os registos. Como é que a senhora tem fotocópias dos livros em questão?

Muito grato lhe ficaria se conseguisse encontrar estes meus antepassados,

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#205236 | murat | 12 ago 2008 17:41 | Em resposta a: #205157

Exmo. Senhor,


Tenho o referido livro porque um dos ramos que constam nele é de meu marido.
(Estou - me a referir ao" Machado de Vila Pouca de Aguiar de Manuel Abranches de Soveral).

Vou procurar, e se encontrar alguma coisa nele, enviarei não me custa nada.



Cumprimentos,

Isabel da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#205276 | murat | 13 ago 2008 12:43 | Em resposta a: #205157

Caro Senhor,

Conforme combinado cá está o que consegui encontrar:

3(III) Ana Machado que tambem parece filha dos nº II,terá nascido cerca de 1495 e vivia em Vila Pouca de Aguiar c.c.Rui Teixeira,s.m.n.(Sem mais noticia)
Foram pais de um Duarte Teixeira que a 21.9.1527 recebeu OM (ordens menores em Vila Real, s.m.n.
(nestes casos pode haver mais descendencia por encontrar.)

Branca Machado nasceu 1518 na casa do Cimo da rua que ficava à saida de Vila Pouca de Aguiar para Jules.

e uma

Branca Machado que nasceu cerca de 1538, e morreu na casa de Eiriz, em Vreia de Bornes (V.P.Aguiar)provavelmente em consequencia do parto de seu 3º filho.


Por aquilo que diz o livro em todos estes ramos (Branca Machado) ha determinadas duvidas e varias considerações.
Sei pelo meu marido que Manuel Abranches Soveral não conseguiu na altura contactar com todos os Machado,pois se calhar tambem muitos nem soberam da pesquisa do mesmo.No caso de meu marido deram os dados e so sobemos aquando o livro ja estava escrito, o que foi pena pois a data de nascimento dele consta errada e também gostaria de ter colocado dados de minha familia como em outros ramos que nele constam.

Sem querer saber mais que os historiadores, penso que o ramo poderá vir de uma destas Senhoras.
As Fontes usadas para este livro entre outras foram
"Nobiliário das Familias de Portugal de Jose Manuel Felgueiras Gayo" -este encontra facilmente na BND
e
de Luiz de Mello Vaz de São-Payo:
"Sousa Machado em vila Puca de Aguiar"-"Familias de Chaves(Sec.XV a XVII"

Sinceramente acho que talvez por ai consiga alguma coisa ou então tentar entrar em contacto com Manuel Abranches Soveral e colocar-lhe a questão, pois este deve ter mais elementos sobre o assunto.

Lamento não poder ser mais precisa, mas se descobrir algo enviarei-lhe.Se desejar poderei enviar-lhe copias das referidas folhas, pois quem sabe por algum nome poderá chegar a alguma conclusão.

Cumprimentos,

Isabel da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#205278 | gmg | 13 ago 2008 13:06 | Em resposta a: #205276

Cara Senhora D. Isabel,

Muito obrigado pelo que me transmitiu.

Sabe por acaso o e-mail do autor do livro em questão?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#205315 | murat | 13 ago 2008 22:46 | Em resposta a: #205278

soveral@netcabo.pt


Caro Senhor,

Penso ser ainda este o e-mail.Espero que ajude.


Cumprimentos,

Isabel da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#205316 | gmg | 13 ago 2008 22:48 | Em resposta a: #205315

Muito obrigado.


Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#208758 | Machadinho | 20 set 2008 10:37 | Em resposta a: #205316

A minha Familia Machado é de Moreira de Jales
e ainda temos familia em Vila pouca de Aguiar
minha avo era de Covas

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#210267 | ibotelho | 10 out 2008 11:47 | Em resposta a: #208758

Bom dia!

Por acaso alguém sabe quem foram realmente os pais de António Machado, o Gordo, e a ascendência de Filipa de Chaves?

Relativamente aos filhos deste casal, será que António de Sousa Machado foi um deles?

Antecipadamente grata.

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#211205 | amguedes | 21 out 2008 16:20 | Em resposta a: #210267

Cara Isabel Botelho,

A descendência de António Machado, O Gordo, foi discutida sob o tema "Imbróglio de Vila Pouca de Aguiar", pelo Prof. Dr. Sampaio e pelo Eng. Fontes, na década de 70. A correspondência sobre este tema foi publicada no livro "Apelidos e Varonia do 1º Visconde de S. João da Pesqueira".

A filiação de António de Sousa Machado foi uma hipótese posta pelo Eng Fontes e completamente rebatida pelo Prof. Sampaio. Não havendo nenhuma prova dessa filiação (até à data) não se entende como a base de dados do Geneall a inclui como sendo verdadeira, já para não falar em algumas publicações.

Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#229903 | defreitas | 20 mai 2009 18:53 | Em resposta a: #166600

Boa tarde!

Estou a procura da Certidao de Nascimento de meu avo Antonio Fernandes Machado, pois nao foi possivel localizar atraves do Portal do Cidadao devido a data de Nascimento ser anterior ao ano de 1909.
Abaixo esta descrito os dados para Pesquisa nos Arquivos de Ribeira de Pena . Por favor me informe os procedimentos para Localizarla.
Degue os Dados:


Antonio Fernandes Machado
Data de Nascimento 1862
Local de Nascimento: Vila Real, Concelho Ribeira de Penna - Portugal
Filiaçao: Jose Manuel Fernandes e Emilia Maria Machado
Ele Casou com Florenca Raymundo Machado e teve 5 Filhos,
Alberto Fernades Machado, Arthur Fernandes Machado, Maria dos Anjos Machado, Engraca Fernandes Machado, Antonio Fernades Machado Junior

Fico a aguardar instruçoes de V. Ex.ª, e apresento os melhores cumprimentos.


Jamil de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#229925 | defreitas | 20 mai 2009 19:59 | Em resposta a: #211205

Boa tarde!

Estou a procura da Certidao de Nascimento de meu avo Antonio Fernandes Machado, pois nao foi possivel localizar atraves do Portal do Cidadao devido a data de Nascimento ser anterior ao ano de 1909.
Abaixo esta descrito os dados para Pesquisa nos Arquivos de Ribeira de Pena . Por favor me informe os procedimentos para Localizarla.
Degue os Dados:


Antonio Fernandes Machado
Data de Nascimento 1862
Local de Nascimento: DistriVila Real, Municipio Concelho Ribeira de Penna Freguesia Cerva - Portugal
Filiaçao: Jose Manuel Fernandes e Emilia Maria Machado
Ele Casou com Florenca Raymundo Machado e teve 5 Filhos,
Alberto Fernades Machado, Arthur Fernandes Machado, Maria dos Anjos Machado, Engraca Fernandes Machado, Antonio Fernades Machado Junior

Fico a aguardar instruçoes de V. Ex.ª, e apresento os melhores cumprimentos.


Jamil de Carvalho
Por favor me informe os procedimentos para efetuar o pagamento referente a pesquisa solicitada

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#230147 | amguedes | 22 mai 2009 15:27 | Em resposta a: #229903

Caro Jamil de Carvalho,

Entre em contacto com o Arquivo Distrital de Vila Real pois estão lá guardados os livros Paroquiais com a certidão que necessita.
Envie um email com os dados que tem e logo lhe responderão.

Com os melhores cumprimentos,
AMGuedes

Resposta

Link directo:

RE: Família MACHADO, de Vila Pouca de Aguiar

#230170 | defreitas | 22 mai 2009 18:54 | Em resposta a: #230147

Caro AM Guedes
Muito obrigado pela informacao.

V. Ex. tem o email do arquivo Distritl de Vila Real????

Resposta

Link directo:

Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#408936 | apcos | 24 out 2018 21:07 | Em resposta a: #229925

Caro Jamil,

Encontrei no Arquivo Distrital de Vila Real - ADVRL a certidão de baptismo de seu avô ANTONIO FERNANDES MACHADO.

Você pode ter acesso ao documento no seguinte link:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1075017

Após acessar a página acima, será visível o Livro de Registro de Baptismos, então acesse o seguinte documento, que constará da na lista:

PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-005 m0022.tiff

Boa sorte!

Também estou procurando os registros de meus antepassados, da região de Vila Pouca de Aguiar, Bornes, Tinhela de Cima e Padrela, que podem ter parentes em comum com os Machado, talvez um tio avô.

Nome de meu trisavô:

MANOEL JOSÉ ADÃO, filho de Manoel (José) Adão e Quitéria Maria, nascimento aproxim. 1813-1820, casado com Felizarda Maria, na freguesia de São Pedro de Padrela.

Seus pais Manoel (José) Adão e Quitéria Maria casaram em 1813, são naturais de Tinhela de Cima, São Martinho de Bornes. ´

Os avós paternos são Manoel Rodrigues e Anna Maria.

Grato desde já, por qualquer informação.

Cumprimentos,
André Costa

Resposta

Link directo:

Família Machado, de Vila Pouca de Aguiar

#435836 | ArturMachado | 23 ago 2021 21:34 | Em resposta a: #161718

Caros,

Sou brasileiro. Estou buscando informações sobre meu antepassado que emigrou para o Brasil no século XVIII. Eis as informações que tenho, tiradas do livro Montes, Machados e Girões:

- Manuel Antônio Rodrigues Machado, filho de Pedro Rodrigues e Teresa Machado, nascido em Fontes de Aguiar, em algum momento entre 1728 e 1770.

Alguém teria informações sobre essas pessoas?

Cumprimentos,
Artur Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen