Família de Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família de Vila Real

#161768 | Rita Persico | 04 jul 2007 01:04

Boa Noite!
Gostaria de localizar parentes de minha avó Ana Emilia Persico ( nascida em Adofe -Vila Real em 1908 filha de José Fernandes Pereira e Maria Alves Teixeira ).
Grata à todos que puderem ajudar.

Resposta

Link directo:

Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Montes

#161802 | salen | 04 jul 2007 11:48 | Em resposta a: #161768

Enganou-se no site.
Procure o site das Páginas Brancas, da PT (lista telefónica onlie para telefones fixos).
Escreva 'Persico' na janela da esquerda e na da direita, mude o Distrito para Vila Real de Trás-os-Montes.
Aparecer-lhe-ão uns tantos. Ou não ... Não se esqueça que as pessoas são muito móveis, e em cem anos pode não ter sobrado ninguém com esse apelido na zona.
Cumprimentos. VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Montes

#161972 | Rita Persico | 05 jul 2007 18:02 | Em resposta a: #161802

Boa tarde!
Agradeço à VFerreira pela dica.Na verdade Persico é o sobrenome de casada da minha avó , ela assinava Ana Emilia Teixeira.Os pais dela que viveram e morreram em Vila Real tinham o nome de José Fernandes Pereira ( apelidado de Zé Barbado ) e Maria Alves Teixeira.Com certeza até a década de 70 , sobrinhos Virginia e José moravam na casa do meu bisavô, pois minha avó enviava presentes à eles.
Adoufe ainda existe ou mudou de nome?
Muitíssimo grata.
Rita Persico

Resposta

Link directo:

Navegar é preciso, viver, ... também

#161989 | salen | 05 jul 2007 20:43 | Em resposta a: #161972

Utilize os recursos deste site. Clique no link abaixo:
http://genealogia.netopia.pt/mapas/index.php?nome=Adoufe&tipo_pesquisa=..%2Fmapas%2Findex.php&search=1&Pesquisar.x=10&Pesquisar.y=9
A seguir, clique no texto em verde e pode "ver" onde fica a Frhuesia de Adoufe no concelho (município) de Vila Real. Andando para trás, pode ver onde fica o Concelho, integrado no Distrito (mais ou menos o mesmo que Estado), e sucessivamente. 'Navegue'!
Entre num motor de busca qualquer e escreva "Freguesia de Adoufe" e logo vê o que encontra.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família de Vila Real

#162004 | fertelde | 06 jul 2007 02:23 | Em resposta a: #161768

Siga os passos no exemplo das seguintes mensagens:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=161977

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Monte

#162095 | 1790joaoevangelista | 07 jul 2007 11:05 | Em resposta a: #161802

Cara Rita Persico:
A freguesia de Adoufe, terra de naturalidade da sua avó, pertence ao concelho e distrito de Vila Real. O registo de nascimento da sua avó poderá estar no Arquivo Distrital de Vila Real, mas como tem menos de 100 anos, é mais certo que esteja na Conservatória do Registo Civil de Vila Real.
Meu pai nasceu há 86 anos na freguesia de Adoufe e conhece muita gente, no entanto a freguesia é muito dispersa (povoações de Borbelinha, Minhava, Couto, Testeira, Rebordinho, Coedo, Vila Seca, Calçada, Gravelos, Escariz, Paredes). Muitos familiares e vizinhos de meus pais e avós emigraram para o Brasil.
No caso presente tem duas maneiras de encontrar resposta para a sua questão, uma oficial, na procura directa do documento de registo da sua avó ou do passaporte, outra particular procurando encontrar familiares vivos ou, mesmo que não estejam, encontrar pessoas que os tivessem conhecido.
Caso deseje enveredar pela primeira opção deverá contactar o Arquivo Distrital de Vila Real, na procura do registo de nascimento (pouco provável como já disse) e do pedido de passaporte, (emitido pelo Governo Civil de Vila Real) para emigrar para o Brasil (nesse caso deveria saber o ano); deverá também contactar a Conservatória do Registo Civil de Vila Real pois é muito próvavel que o registo esteja lá´. Lembro-lhe que há um projecto do governo português, denominado INFOCID, através do qual poderá eventualmente pedir certidão ou informações do citado registo. Qualquer destes "sites" poderá procurá-los através do Google como saberá.
Caso deseje enveredar pela segunda opção poderia eventualmente contactar por escrito o Presidente da Junta de Freguesia de Adoufe (presumo que não tem contacto electrónico) e expôr-lhe a situação. Lembro-lhe que esta segunda opção poder-lhe-á dar pistas para chegar aos documentos, bem assim pode fazê-la chegar ao conhecimento de familiares ainda vivos. Conviria neste caso tentar saber, de entre os lugares da freguesia que assim refiro, em qual teria nascido a sua avó.
Eu próprio vou tentar ajudá-la, conversando com o meu pai, mas para isso dava muito jeito saber qual o lugar da freguesia, e como compreenderá estas coisas demoram o seu tempo. Quem sabe, entre mim e a Rita, haverá (ainda) familiares remotos em comum através do apelido Alves que a sua bisavó usava.
Mas acredite que, com alguma persistência e paciência, não demorará a recolher elementos da sua familiar.
Ao dispor. Cumprimentos.
António Alves.

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Monte

#162131 | Rita Persico | 08 jul 2007 04:13 | Em resposta a: #162095

Caro Antônio Alves,
É com grande satisfação que recebi sua mensagem, talvez me torne repetitiva, não repare , é a ansiedade que me leva a isso.Minha relação com minha avó foi muito especial e, mesmo após o seu falecimento ( 09 anos ), os laços ainda continuam tão fortes quanto antes.Agora vamos às informações;
*Acho que a freguesia era a de Coedo ( lembro dela citando esse lugar )
*Uma das sobrinhas - Vírginia - TEVE 05 FILHOS, era irmã de José , que morava na casa do pai da minha avó.
*O irmão da Virginia , João, veio para o Brasil com seu irmão José Firmino ( assassinado em São Paulo ) e tinham uma padaria.
*Na década de 70 João mudou-se para Portugal com a esposa Severina e filhos, pois era possível mandar dinheiro do Brasil , quando não pode mais , eles voltaram para São Paulo-Brasil .
*Minha avó após a morte do pai José Fernandes Pereira , continuou na aldeia e morou com uma professora.Só depois é que veio para o Brasil- Santos´pois um de seus irmãos morava nessa cidade (deve ter sido por volta de 1930).
*Tinha uma prima chamada Ignácia e seus irmãos chamavam-se Vitorino, Bernardino, Manoel.
*Sei , também, que meu bisavô em certa época veio para o Rio de Janeiro, como a esposa não conseguiu acostumar-se voltaram para Portugal, em seguida ela faleceu e meu bisavô tornou a casar-se. Casou com a irmã da 1ªmulher ( sua cunhada) que veio a ser a mãe da minha avó. Minha avó tinha irmãos do 1º casamento do pai, sendo que um deles morava em Santos e era casado co a" Sra. Micas".
Talvez essas informações ajudem as pessoas a lembrarem!!!
Mandei e-mails para a Conservatória do Registro Civil de Vila Real.
Muitíssimo grata e meus cordiais cumprimentos,
Rita Persico

Resposta

Link directo:

RE: Família de Vila Real

#162132 | Rita Persico | 08 jul 2007 04:17 | Em resposta a: #162004

Caro fertelde,
Estou tentando e agradeço a dica.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Montes

#162133 | Rita Persico | 08 jul 2007 04:23 | Em resposta a: #161802

Caro VFerreira,
Persico era o sobrenome italiano do meu avô que casou com minha avó portuguesa de Vila Real. Os sobrenomes de meus bisavós portugueses era: Fernandes Pereira e Alves Teixeira.Grata pela informação.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Monte

#162134 | Rita Persico | 08 jul 2007 04:29 | Em resposta a: #162095

Caro Antonio,
O apelido do meu bisavô José Fernandes Pereira era "Zé Barabado".Um de seus filhos , voltando para casa caiu num riacho e morreu, talvez devido ao excesso de vinho , acho que o nome era Bernardino. A minha mãe acabou de lembrar e passou por telefone mais esta informação.
Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Monte

#163278 | Rita Persico | 24 jul 2007 11:48 | Em resposta a: #162095

Caro Antonio Alves,
Perdoe-me a insistência! Conseguiu falar com seu pai sobre meus familiares?Quem sabe existe mesmo alguns familiares remotos entre nós!Caso você precise de mais dados avise-me.Não sei se você recebeu minhas mensagens anteriores.
Meus cordiais cumprimentos,
Rita Persico

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Monte

#169027 | 1790joaoevangelista | 01 out 2007 11:23 | Em resposta a: #162131

Cara Rita Persico:
Tenho boas notícias para si; de facto, através de um irmão meu, que vive em Vila Real e conhece muita gente, foi possível encontrar em Coêdo e Gravelos (freguesia de Adoufe) dois dos familiares que procura (Virgínia e João). A D. Virgínia recordou-se daquele familiar (irmão de sua avó), o Bernardino, que morreu afogado no riacho. Queira, p.f., dar-me o seu contacto pessoal (e-mail) para lhe transmitir os dados que possuo.
Respeitosos cumprimentos.
António Alves

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Monte

#169052 | christophe | 01 out 2007 16:43 | Em resposta a: #163278

rita tenho em minha posseçao a certidao de nascimento da sua avo pode-me contactar por mail docubo.alice@neuf.fr

Resposta

Link directo:

RE: Adoufe, Concelho de Vila Real de Trás-os-Monte

#169306 | Rita Persico | 04 out 2007 11:52 | Em resposta a: #169027

Caro Antonio Alves,
Ficamos bastante ansiosos e felizes com as novidades.
Meu e-mail é ritapersico@yahoo.com.br
Aguardo notícias !
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Vila Real

#172639 | ROSE_CARDOSO | 13 nov 2007 13:41 | Em resposta a: #162132

Srs.

procuro por parentes de meu avô, Americo Jose Cardoso, filho de Gracinda de Almeida
ele casou-se com Emilia Teixeira, filha de Alexandre Teixeira e Camila Ribeiro e teve uma filha em Portugal de nome Maria de jesus que veio para o Brasil com minha avó aos 20 meses.
eles eram de Cerva-Vila Real
os parentes vivos de 3 geração de minha avó eu já encontrei, mas nada sabem sobre meu avô Americo.
tenho somente o passaporte deles datados de 1906

obrigada
Rose

Resposta

Link directo:

RE: Família de Vila Real

#172641 | cverde | 13 nov 2007 13:48 | Em resposta a: #172639

Rose

Sugiro-lhe que entre em contato com o autor deste blog

h t t p : / /w w w .travassos1.blogspot. com / (sem espaços)

uma vez que parte da família é natural de Cerva - Vila Real e parece "conhecer" algumas famílias desse lugar.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família de Vila Real

#172642 | ROSE_CARDOSO | 13 nov 2007 14:00 | Em resposta a: #172641

Obrigada> Luiz...

vou tentar...gostaria muito de saber de parentes vivos..assim como acabei de encontrar primos do lado de minha avó..

abraço
Rose

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362396 | aplm | 14 out 2015 14:40 | Em resposta a: #161768

Caros,

Gostaria de receber, se possível, orientação de como conseguir acesso ao registo de nascimento (ou passaporte) de um ascendente português, nascido no século XIX e originário do Distrito de Vila Real. A dificuldade encontrada por mim é que, infelizmente, não disponho, com precisão, da data de nascimento deste, tendo conhecimento tão somente de seu nome (ALEXANDRE JOSÉ FERNANDES DE FARIA), de sua freguesia de origem (Adoufe), de seu local (Paredes) e de sua filiação (JOSÉ FERNANDES DE FARIA e LEOCADIA ROSA MARQUES). Trata-se de meu trisavó, que chegou ao Brasil no ano de 1854, conforme descrito em habilitação emitida à época pelo Consulado de Portugal no Pará, em 1859.

Grato pela atenção.

André.

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362411 | fertelde | 14 out 2015 17:50 | Em resposta a: #362396

No passaporte nâo aparece a idade?

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362413 | aplm | 14 out 2015 18:23 | Em resposta a: #362411

No documento consta 15 anos, mas não tenho certeza, pois a grafia está um pouco rasurada.

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362433 | 1790joaoevangelista | 15 out 2015 00:28 | Em resposta a: #161768

O passaporte de Alexandre José Fernandes Faria (o nome correcto é José Alexandre e não Alexandre José) não foi encontrado nos passaportes emitidos no Governo Civil de Vila Real como seria habitual. Provavelmente terá sido passado no Governo Civil do Porto.
José Alexandre Fernandes Faria, nasceu no lugar de Paredes, freguesia de Adoufe, concelho e distrito de Vila Real em 23 de Setembro de 1840.
Teve vários irmãos (Abílio e Augusto e Albino) que também emigraram para o Brasil.

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362435 | 1790joaoevangelista | 15 out 2015 00:32 | Em resposta a: #362433

Caso pretenda posso dar-lhe mais informações sobre os pais e avós do dito José Alexandre.

Cumprimentos.

António Conde

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362437 | aplm | 15 out 2015 02:41 | Em resposta a: #362435

Caro António Conde, fico muito agradecido pela sua ajuda.
Consegui localizar no livro de registo de baptismos antigos de Adoufe a informação que tanto buscava. Havia citado o nome invertido (Alexandre José ao invés de José Alexandre) pelo fato de assim está escrito na Habilitação emitida pelo Consulado Português no Pará.
Se não for pedir demais, seria fantástico receber maiores informações sobre a família, pois estou tentando há algum tempo ajudar minha tia-avó (brasileira e neta de José Alexandre ) nesse trabalho.

Grato,

André

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362438 | aplm | 15 out 2015 02:44 | Em resposta a: #362433

Caro,

Como tenho acesso a esse arquivo do Governo Civil do Porto?

Grato,

André.

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362439 | aplm | 15 out 2015 03:59 | Em resposta a: #362433

Caro Antônio.
Realmente estavas certo! Seguindo sua dica e, levando em consideração de que meu trisavô pisou no Pará em janeiro de 1854, busquei na página do arquivo do Governo Civil do Porto, registos de passaporte partindo do ano de 1853, ficando, dessa forma, mais fácil de localizar o que pretendia.

Aguardo ansiosamente as demais informações de minha família as quais você se referiu.

Mais uma vez...muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362464 | MCNN | 15 out 2015 21:21 | Em resposta a: #362439

Boa noite André

Aquando da sua primeira mensagem, porque não tinha colocado nenhum espaço temporal para o nascimento do seu trisavô, e por ter constatado no site do Arquivo Distrital de Vila Real que os pais dele, seus tetravós portanto, estariam ainda vivos em 1875 (por força de ter encontrado referência a um processo judicial que os mencionava), optei por começar por procurar os seus assentos de óbito.

E encontrei-os. Assim, no link seguinte pode ver o assento de óbito de José Fernandes de Farias, que faleceu em Adoufe com 78 anos de idade em 27/09/1880, e que era filho de Francisco Farias e de Maria José Carola.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL02-003-030&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL02-003-030/PRTC0808D_ADVRL-PVRL02-003-Lv030_M_00022.jpg


E neste link pode ver o assento de óbito de Leocádia Rosa Marques, que faleceu em Adoufe com 75 anos de idade em 12/01/1893.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL02-003-030&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL02-003-030/PRTC0808D_ADVRL-PVRL02-003-Lv030_M_00088.jpg

Depois de encontrar estes óbitos procurei em vão o batismo de um Alexandre, mas afinal devia ter procurado por um José !!!!

Mas encontrei o batismo de um irmão chamado Augusto cujos dados não tenho agora comigo. Nesse assento está mencionado o nome dos pais da sua trisavó Leocádia, os quais eram da freguesia de São Pedro concelho de Vila Real.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362481 | aplm | 16 out 2015 12:31 | Em resposta a: #362464

Caro Mario Cesar.

Este forum é fantástico...estou conseguindo bastante coisa por aqui. Te agradeço demais pelas informações!

André P.L.M.

Resposta

Link directo:

Família de Vila Real

#362482 | MCNN | 16 out 2015 12:50 | Em resposta a: #362481

Caro André

Procurei na base de dados do Cepese pelo passaporte do seu trisavô e encontrei esta entrada que parece corresponder a ele:

ID: 252969
Nome: José Alexandre
Naturalidade: Vila Real {vila Real}
Concelho: Vila Real
Pai: N/a
Mãe: N/a
Profissão: Sem Indicação
Idade: 12
Destino: Pará
Estado Civil: Solteiro

Se de facto se trata do pedido de passaporte do seu trisavô, então deverá procurar o seu passaporte a partir de 1852. Mas tenha em atenção quando procurar que ele vem apenas identificado como José Alexandre. E em princípio deverá procurar nos passaportes do Arquivo Distrital do Porto.

Em alternativa, pode contactar o Cepese para lhe fornecerem o resto da informação que eles possuem sobre este pedido de passaporte (data do pedido, número do registo de passaporte, número do livro).

Mas, se não tiver pressa e quiser procurar por si, já sabe que por segurança deverá procurar a partir de 1852.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 08:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen