Familia Bezerra - Paraíba

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Bezerra - Paraíba

#161862 | jandeilson | 04 jul 2007 20:10

Paz e Bem!

Alguém tem informações sobre a Familia Bezerra da Paraíba sobre a procedência deles? De onde fora a origem dos mesmos?

Ao pouco que sei é que a Familia Bezerra ela no Brasil é toda originada do Nordeste, tem em Pernanbuco, tem no Ceará, e etc... Porém o que não consigo encontrar é de onde originariamente surgira.

Jandeilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#162025 | ajctc | 06 jul 2007 12:17 | Em resposta a: #161862

Caro Jandeilson

A origem dos Bezerra em Pernambuco pode ser encontrada na Nobiliarchia Pernambucana de Borges da Fonseca:

....procede de Antonio Bezerra Felpa de Barbuda, natural de Ponte de Lima, e de sua mulher Maria de Araujo que vieram a dita Capitania com o primeiro Donatario...

A Nobiliarchia pode ser consultada na pagina da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, na seção Biblioteca Nacional Sem Fronteiras.

Atenciosamente
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#162061 | jandeilson | 06 jul 2007 21:38 | Em resposta a: #162025

PAX!

Eu quero agradecer a sua dica.

Esteri ainda essa semana vendo a Nobiliarquia.

Paz e Bem!

Jandeilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#163276 | Rita Persico | 24 jul 2007 11:40 | Em resposta a: #161862

Caro Jandeílson,
Sou de Sâo Paulo e tenhos parentes com sobrenome Bezerra, tios, primos,etc, Talvez eles tenham alguma informação.Meus padrinhos são Julio Jose e Shirley Bezerra.


Rita Persico

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#179960 | jandeilson | 10 jan 2008 22:37 | Em resposta a: #163276

Senhora Rita,

Quais as informações que tem sobre a familia Bezerra?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#179963 | Cambra | 10 jan 2008 23:03 | Em resposta a: #179960

Um ex-voto entregue à Irmadade de Nossa Senhora da Saúde da Serra, S. Pedro de Castelões, Vale de Cambra, Portugal, contém, bordada, a seguinte inscrição:
"Esta toalha foi feita em Pernambuco pelas escravas da Senhora D. Anna Maria Pessoa Bezerra e hoje he de huma neta D. Maria Beneditta Pinto Pessoa Bezerra viúva de José Bezerra que ofereceu ó Senhor dos Passos dos Caetanos".
Alguém conhece descendentes desta Maria Beneditta Pinto Pessoa Bezerra?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#195985 | iplcamara | 10 mai 2008 15:20 | Em resposta a: #161862

Alô a todos. Estou buscando Antonio da Silva Pereira, casado com Ana Bezerra Pessoa. Pelo que sei, estavam instalados em Pernambuco e devem ter nascido entre 1815 e 1820. Alguém tem alguma dica? Muito obrigada, Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#225663 | CarlosBeserra | 06 abr 2009 04:56 | Em resposta a: #195985

Procuro informações sobre o coronel Antonio da Rocha Bezerra, natural da Paraíba,
As informações que tenho são:
As primeiras informações sobre a ocupação colonizadora do sertão do Rio Grande do Norte datam do final do século XVII. Na carta de petição da data e sesmaria da Maniçoba, 1712, de Estevão Velho de Melo; terras que começavam ao leste da atual cidade de Jardim de Angicos e corria pelo rio Ceará-Mirim por três léguas acima, há relatos de que ali já havia domínio do coronel Antonio da Rocha Bezerra.
Por documentos que temos Antonio da Rocha Bezerra nasceu na Paraíba.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#275352 | Jbusa | 28 abr 2011 15:27 | Em resposta a: #161862

Oi Meu Nome e Jones Bezerra

Respondendo sua pergunta.


Do arquivo heráldico genealógico.

"Resenhas das famílias grandes e titulares portuguesas".

"BEZERRA", família originária do Reino da Galícia, já existia no século XII e passou a Portugal na pessoa de D. Afonso de Melo Bezerra, fiel escudeiro da rainha Izabel (mais tarde Santa Izabel de Portugal).
Foi nomeado pelo Rei D. Diniz (Cavaleiro do Reino). Tornou-se Comendador da Ordem de Cristo e da Ordem de Santa Maria, seu brasão de armas foi concedido por decreto real.

Esta raiz (Bezerra) chegou ao Brasil por Pernambuco, depois pelo Ceará, Piauí e outros Estados, suas ramificações entrecruzaram-se com outros Bezerras, como: Bezerra de Melo, Bezerra de Meneses, Bezerra Lages, Bezerra da Cunha e outras categoricamente qualificadas na pessoa de Dom Afonso de Melo Bezerra.


Nota: Estas informações foram extraídas do arquivo genealógico das grandes famílias titulares portuguesas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#276590 | Quelra Cabral | 18 mai 2011 01:41 | Em resposta a: #275352

Ola!

Meu bisavo chamava-se José Bezerra Cabral de Vasconcelos, casou-se com Porfiria Bezerra Cabral de Vasconcelos, naturais da Paraiba. Gostaria de Saber como começar a pesquisa...
Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra - Paraíba

#322478 | Leote | 05 fev 2013 20:47 | Em resposta a: #195985

Car@ Iplcamara,
Aqui vai uma informaçãp:
Brasão: Um escudo em campo azul, 6 crescentes de ouro, bordadura de negro bordada interiormente de ouro e carregada de 7 estrelas de prata, 3 em chefe e 4 nos flancos. Timbre: um cometa de prata, de 5 raios, o mais comprido para baixo (Armando de Mattos - Brasonário de Portugal, II, 74). História: Primitivamente Alcunha. De pessoa, subst. comum (Antenor Nascentes, II, 241). Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata da antigüidade desta família, procedente de Affonso Pessoa, que foi vassalo do Rei D. João I [1385-1433], o primeiro de que se tem notícia com este sobrenome. Achou-se no cerco de Malaca, com a patente de Capitão. Dizem ter saído de Aragão para Portugal. Deixou geração do seu cas. com Maria Arraes. Entre os descendentes do casal, registram-se: I - o quarto neto, Manuel Homem Pessoa, que teve mercê da Carta de Brasão de Armas, em 1587, II - o quarto neto, André Ferreira Pessoa, que teve mercê da Carta de Brasão de Armas, em 10.03.1613. Brasil: Uma das antigas e principais famílias do nordeste brasileiro, que teve princípio em Pernambuco, para onde passaram os filhos de João Fernandes Pessoa, nat. de Canavezes, Minho, Portugal, que deixou numerosa descendência do seu cas., c.1533, com Guiomar Barroso, nat. de Lisboa (Borges da Fonseca, I, 148, II, 255). Entre os descendentes deste casal, cabe registrar: I - o bisneto Braz de Araújo Pessoa [1618-1698], de cujo cas. com Catarina Tavares da Costa, descendem os Tavares Pessoa, II - a terceira neta, Ignêz Pessoa, matriarca da família Camelo Pessoa (v.s.), de Pernambuco, III - o terceiro neto, Cap. João Ribeiro Pessoa [c.1652- ?], que, do seu segundo cas. com Ignêz da Veiga de Brito, originou a família Veiga Pessoa, IV - a quarta neta, Ana Bezerra Pessoa, de cujo cas. com o Cap.-Mor Antônio da Silva Pereira, originou-se a família Silva Pessoa, de Pernambuco, e os Silva Pereira (v.s.), que passaram para Mato Grosso. A este casal, parece pertencer o Ten. Coronel José da Silva Pessoa, de quem descende o Presidente da República, Epitácio Pessoa, conforme vai descrito no verbete Silva Pessoa (v.s.). Cristãos Novos: Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497. (Wolff, Dic. I, 158).

Resposta

Link directo:

Familia Bezerra - Paraíba

#450668 | andreabezerragouveia | 21 out 2023 19:51 | Em resposta a: #161862

Boa tarde, Sou Andréa BEZERRA, Neta de Antônio Carlos Bezerra, ele nasceu em 1906, faleceu aos 86 anos. Vivia num lugar chamado PIACA, próximo a Cidade de Natuba. Tinha os pais Augusto Carlos Bezerra e Maria Deolinda Taverez Bezerra. Não sei ao certo, mas teve 4 irmãos lembro dele falar de duas, RITA E ROSA.
Eles eram conhecidos como a FAMÍLIA CARLOS BEZERRA.
Gostaria de ter notícias de algum parente, tenho muitos primos aqui em Recife. Minha mãe ainda é viva, tem 83 anos e tem mais 4 filhos vivos de meu avô: GERALDO, GENILDA, GENDINAURIA, GILDA.
Soube há muitos anos atrás que algumas pessoas da família vieram morar em Pernambuco.
Meu avô contava historias do tempo das volantes de Lampião. Dos mergulhos no Rio Paraíba, da Cidade que quando chovia, tinha enchente que acabava com tudo, inclusive o cemitério local, onde estão possivelmente enterrados meu bisavós e tio avós. Quando meu pai e meu avô eram vivos, foram a esse povoado chamado Piaca. Onde ainda existia casa e terras da família. Depois da morte do meu avô, não procuramos mais e uma pessoa que trocava correspondencias com minha mãe sumiu. Acredita ela, ficou com as terras e casa de minha TIA AVÓ ROSA.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 21:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen