Ajuda para Guimarâes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas

Ajuda para Guimarâes

#162006 | fertelde | 06 jul 2007 03:06

Estimados:
Estou buscando ajuda para conhecer exactamente onde fica a freguesia do Santissimo Sacramento do Rio, para localizar a D. Antónia Carolina da Rocha Guimarâes, que nasceu em Guimarâes na dita(?) freguesia, por volta de 1830, filha de Joâo da Costa Guimarâes e de Jacinta Francisca Rocha.-

Grato pela ajuda que possam prestar,
Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Guimarâes

#162014 | pachancho | 06 jul 2007 09:55 | Em resposta a: #162006

Fernando,

no site que eu lhe indico vem todas as freguesias e localidades de Guimarães, aparece uma localidade, não freguesia, com o nome Rio.

http://mapadeportugal.net/concelho.asp?c=308

Também pode tentar contactar o arquivo de Guimarães, e pôr-lhes a questão.

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Guimarâes

#162017 | jamador | 06 jul 2007 10:49 | Em resposta a: #162006

Caro Fernando de Telde,

Constato que anda há já alguns anos com esta dificuldade.

Não posso directamente ajudar. Tenho investigado alguma coisa na zona de Guimarães, pouco ainda, e nunca me deparei com a indicação que refere.

Posso no entanto dar algumas sugestões que certamente seguiria se o caso fosse meu. De momento ocorre-me :

- Consulta às Memórias Paroquiais, na Torre do Tombo via internet, pode indicar paróquias e lugares existentes na época. Poderá algum

- Consulta ao anuário católico, onde se listam todas as paróquias e oragos do país. Está em www.ecclesia.pt/anuario/
Já consultei e actualmente só há 4 paróquias cujo orago é o Santíssimo Sacramento:
Paróquia de Alcobaça / Diocese Lisboa
Paróquia de Cabeçudo / Diocese Portalegre
Paróquia do Sacramento / Diocese Lisboa
Paróquia do Santíssimo Sacramento / Diocese Porto
Não será nenhuma delas.

- Poderá não se tratar de uma paróquia mas sim de uma igreja dedicada ao Santíssimo Sacramento. Não sou conhecedor mas sei que existem na zona igrejas e procissões a ele dedicadas. No centro de Guimarães (S.Paio, creio) e na freguesia de Barco.


Se mais nada não soubesse testaria esta última hipótese.


Poderão ainda ajudar :

- O Arquivo Alfredo Pimenta, em Guimarães

- O Neps - Núcleo de Estudos de População e Sociedade, da Universidade do Minho também poderá ajudar. Na base de dados que tem on-line, não encontrei os nomes referidos.


Faço votos para que encontre o que procura.

Ao dispor

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Guimarâes

#162034 | JCC | 06 jul 2007 15:17 | Em resposta a: #162006

Caro Fernando de Telde

Desculpe esta minha intervenção assim, de rompante, mas será que não se trata do Rio (de Janeiro)?

O apeido Guimarães foi muito usado por diverssísimas famílias que, usando outros apelidols enquanto residiam em Guimarães, passaram usá-lo com último nome ao saír da sua terra.

Eu próprio tenho um antepassado de varonia Freitas que, quando foi para Évora,
se pasou a chamar Guimarães. Vasco Pulido Valente dá variados exemplos no seu romance "Glória" que, apesar de romanceado, conta a hostória do Conselheiro (?) Vieira de Castro que vem a casar, salvo erro, com uma Guimarães no Brasil cujo apleido vinha exactamente da mesma forma. Ele refere ser este fenómeno muito frequente.

Provavelmente o que lhe digo não faz sentido mas é apenas uma sugestão.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Guimarâes

#162048 | fertelde | 06 jul 2007 19:38 | Em resposta a: #162014

Estimada Paula Peixoto:
Agradeço a sua atençâo. Poderá ser como indica, que seja a localidade de Rio. Vou tentar por aí.-

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Guimarâes

#162049 | fertelde | 06 jul 2007 19:52 | Em resposta a: #162017

Estimado Jorge Amado Rodrigues:

Na verdade ando procurando á bastante tempo este elo perdido...
É na verdade uma boa proposta o Arquivo Alfredo Pimenta. Já o tinha visto, mas nunca pedi ajuda para ali.
Na NEPS, também já tinha consultado on-line, e nada.
Também tinha essa ideia que poderia ser uma freguesia ou Igreja dedicada ao Santíssimo Sacramento, pois há ali no norte muitas confrarias dedicadas ao Santíssimo Sacramento.
A hipótesis do Brasil, também me tinha vindo á ideia, mas na certidâo -cópia microfilmada em CD- portanto original, alí diz Guimarâes, Arcebispado de Braga.
Nâo conhecendo a freguesia, vai ser bastante dificil conseguir isto...

Agradecido,
Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Guimarâes

#162050 | fertelde | 06 jul 2007 20:01 | Em resposta a: #162034

Estimado Joâo Cordovil Cardoso:
Agradecido pela sua mensagem e ajuda.
Tinha pensado na hipótesis do Brasil, mas ao ter uma cópia em CD do original da certidâo, descartei, pois alí diz: Natural de Guimarâes, Arcebispado de Braga.-
Logo, quando do tópico sobre o Barâo d'Água-Izé, foi transcrita uma certidâo, creio que vista na TT, dizia freguesia do Santíssimo Sacramento do Rio...
Logo buscando por esta freguesia, andei na dúvida sobre o Brasil, mas como tenho a tal cópia de um original, doutra certidâo, pois fiquei em branco, por nâo haver freguesias em Guimarâes com tal nome. Poderia ser um nome antigo?? Já vi que em alguns lugares, o nome mudou para Sagrado Coraçâo. Mas...

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Guimarâes

#162071 | pachancho | 06 jul 2007 23:50 | Em resposta a: #162006

Fernando,

dê uma vista de olhos à página que lhe indico, sobre cargos, oficios e titulos, do arquivo de Guimarães. Em Arciprestes (colegiada de Guimarães), aparece um Miguel José da Costa Guimarães.


http://www.csarmento.uminho.pt/docs/amap/bth/bth1947-1948_02.pdf


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 00:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen