Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162033 | abivar | 06 jul 2007 14:38

Caros Confrades:

Motivado pelo tópico "Famílias de Pêra e Alcantarilha" fiz umas buscas nos paroquiais da freguesia da Guia (Albufeira); tratava-se de confirmar o parentesco entre José Vieira Neto e Isabel Álvares que deveriam ser parentes em terceiro grau, caso fossem ambos, de facto, bisnetos de Martinho de Arez e Catarina Álvares, respectivamente através de Francisco de Arez e Fernando Neto (pai de José Vieira Neto) e de Leonor Álvares e Afonso Álvares Mião (suposto pai de Isabel Álvares). Durante muitos anos tive interrogada a filiação de Isabel Álvares (em Afonso Álvares e Maria Grade), conjectura baseada apenas no apadrinhamento de uma sua filha (Catarina), em Alcantarilha, nascida a 12/5/1711, por "Afonso Álvares solteiro, filho de Afonso Álvares e Maria Grade, da freguesia da Guia". Mais tarde julguei perceber, de conversas com confrades do fórum, que o casamento de José Vieira Neto e Isabel Álvares existia nos paroquiais da Guia, confirmando as filiações acima, embora nunca o tivesse procurado eu próprio; verifiquei agora que tal casamento não se encontra nessa freguesia, nem mesmo o baptismo de uma Isabel filha de Afonso Álvares Mião e Maria Grade.

Se eu tivesse sido mais perspicaz, teria concluído através dos dados que possuía que, de facto, Isabel Álvares nunca poderia ser filha (pelo menos nascida depois do casamento) de Afonso Álvares Mião e Maria Grade, pois estes casam na Guia em 1679 (a 27/11 e não a 14/2, como vem aqui na BD do Genea), pelo que uma filha deste casal nunca poderia ser mãe logo a 2/8/1690 (com 10 anos no máximo!!), como o foi Isabel Álvares (nasce-lhe uma filha, Laurência nessa data, como até já tínhamos comentado aqui no fórum sem nos apercebermos das implicações para a filiação de Isabel...).

A ocorrência de apadrinhamentos de filhos de José Vieira Neto e Isabel Álvares por diversos descendentes de Martinho de Arez e Catarina Alves (entre os quais se contam os Miões) pode agora ser explicada pela ascendência de José Vieira Neto, sem se recorrer à de Isabel Álvares; não quer isto dizer que Isabel não possa ser aparentada com os Miões, mas por agora temos de a retirar sem qualquer dúvida da lista de filhos de Afonso Álvares Mião e Maria Grade...

Terá alguém contribuições a dar para este caso? em particular espero esclarecimentos quanto a um eventual assento de casamento de José Vieira Neto e Isabel Álvares (estará em Algoz em lugar de ser na Guia?) e quanto à data do casamento de Afonso Álvares Mião e Maria Grade que está no Genea e que deverá corresponder a alguma confusão com outro casamento, talvez interessante.

Pelo meu lado procurarei fazer um apanhado dos dados disponíveis para tentar perceber o que deles se pode concluir ou conjecturar acerca da filiação de Isabel Álvares...

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162041 | melisa | 06 jul 2007 17:55 | Em resposta a: #162033

Caro António Bivar

Também eu desconhecia que não constasse na Guia o casamento de José Vieira Neto com Isabel Álvares.

No entanto por uma mensagem de Miguel Cabrita Matias de 26-09-2003 no tópico "Belchior Affonso Santos: Benafim-Alte ", onde referia:

"....Bartolomeu Affonso Santos que casou em Silves a 24-10-1727 com Josefa Maria da Silva filha de Manuel Antunes da Silva e de (??), a 3ª na Guia com Leonor Álvares em 11-8-1706, ela filha do Cap. Afonso Álvares Meão e de Maria Grade. ", levava-me a ter algumas dúvidas que a dita Leonor Álvares fosse mãe de Isabel Álvares.

Por outro lado e sem saber se haverá qualquer relação encontrei a ser madrinha em Alcantarilha uma Maria dos Reis, solteira em 13/12/1701 e filha de FERNANDO NETO cc MARGARIDA VIEIRA, já falecidos à data (Nesse baptismo foi padrinho o Beneficiado Afonso Camacho de Aragão).

Já agora como se sabe que José Vieira Neto era filho de Fernando Neto cc Catarina Vieira?

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162056 | nunoinacio | 06 jul 2007 20:24 | Em resposta a: #162033

Caro António Bivar

Pouco tenho a acrescentar ao que tem sido dito sobre este casal, pois os dados que tenho sobre os mesmos foram retirados do fórum.

A minha intervenção visa apenas informar que, na ultima deslocação ao arquivo distrital de Faro encontrei mião(s) a casar na freguesia do Algoz. No entanto, não vi esses assentos com muita atenção, pois não tinha os "nossos" com ligações a essa freguesia e não levava os dados relativos a eles comigo.

Dia 15, quando entrar de férias, irei novamente ao arquivo e verei o que lá consta sobre os Mião da freguesia do Algoz.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162113 | abivar | 07 jul 2007 18:23 | Em resposta a: #162041

Cara M. Elisa:

Antes de mais uma correcção à minha mensagem anterior: os padrinhos que referi (Afonso Álvares e Margarida do Espírito Santo) são do filho Fernando, baptizado a 14/11/1700, e não da filha Catarina.

Também encontrei o casamento de Bartolomeu Afonso Santos com Leonor Álvares na Guia; aí é dado como viúvo de Maria Andreza. Mas julgo que nunca se pôs a hipótese de Leonor Álvares ser mãe de Isabel Álvares, mas sim sua irmã (o que agora se vê ser também praticamente impossível).

O casal de progenitores de Maria dos Reis é mesmo Fernando Neto e Margarida Vieira (diferente portanto de Fernando Neto e Catarina Vieira)? Em qualquer caso há que repor novamente no seu devido lugar o estado da questão relativa à filiação de José Vieira Neto; antes de ter suposto (erradamente) que existia o seu casamento na Guia, confirmando a respectiva filiação em Fernando Neto e Catarina Vieira, tratava-se também de conjectura (o que agora volta a ser...), embora eu entendesse que era mais fundamentada que a relativa à filiação da sua mulher. Os dados que temos são pelo menos os seguintes:

1) José Vieira Neto e Isabel Álvares têm pelo menos dois filhos Fernandos (baptizados respectivamente a 14/11/1700, 4-B fls. 51, e 10/9/1702, 4-B fls. 67 tendo falecido um Fernando, certamente o segundo, a 7/12/1704, o que pressupõe que o primeiro também teria falecido, embora eu não tivesse encontrado o óbito, certamente por ser anterior à data de início do livro 1-O que eu examinei) e duas filhas Catarinas (nascidas respectivamente a segunda a 12/5/1711, 4-B fls. 160 e a primeira em data que não registei, mas a fls. 149v do libro 4-B, não tendo tido melhor sorte que os Fernandos, pois falecem, a primeira a 6/6/1710 com um mês de idade e a segunda a 15/1/1712).

2) A madrinha da primeira Catarina é uma Maria de Jesus, filha de Fernando Neto e Catarina Vieira (já defuntos; encontrei o óbito desta Maria de Jesus, solteira, com testamento, a fls. 35, 2-O, a 2/1/1734); não tendo sido baptizada com o nome da madrinha talvez aumente a probabilidade de se tratar do nome de uma avó... Agora também poderá ser mais relevante o facto de os padrinhos do primerio Fernando serem Afonso Álvares (Meão), solteiro, filho de Afonso Álvares e Maria Grade e Margarida do Espírito Santo, filha de Francisco Lopes e Isabel de Arez (que afinal, como a M. Elisa observou numa mensagem, se chamava Joana de Arez); com efeito o Afonso Álvares pai do padrinho seria primo co-irmão de Fernando Neto (ambos netos de Martinho de Arez e Catarina Álvares). Saber-se-á mais alguma coisa acerca da ascendência de Joana de Arez? poderia ser irmã de Fernando Neto?

3) Os padrinhos de Laurência (n. 2/8/1690, 3-B, fls. 131-v), filha de José Vieira e Isabel Álvares são o capitão Vicente Rodrigues, de Pêra, e Simoa de Taíde, casada com Pedro Monteiro, de Silves; como a M. Elisa observou, Pedro Monteiro e sua mulher Simoa de Ataíde são também padrinhos da filha Josefa (nascida Alcantarilha a 22/3/1686) dos seus Francisco Lopes Mascarenhas e s/m Joana de Arez. A confirmar-se a ligação de Joana de Arez com Fernando Neto, poderia ser mais um reforço para a tese da filiação de José Vieira Neto em Fernando Neto.

4) O padrinho de João, filho de José Vieira e Isabel Álvares (n. 8/1/1693, 3-B, fls. 153v) é o capitão João Martins, certamente o neto paterno de Martinho de Arez, portanto primo co-irmão de Fernando Neto.

5) Não tomei nota dos padrinhos dos segundos Fernando e Catarina; seria interessante verificar se os nomes dados às crianças não poderiam vir dos padrinhos (no caso dos outros homónimos parece que não, pois o padrinho da primeira Catarina era o Padre Manuel Santos (?) Ferraz e a madrinha do primeiro Fernando era solteira, pelo que o nome não poderia vir sequer dos cônjuges, não vindo também dos padrinhos do mesmo sexo). Quanto aos filhos mais velhos, Laurência e João, podemos notar que João era o nome do padrinho e resta saber de onde viria o nome “Laurência”; seria o nome da mulher do padrinho, o Capitão Vicente Rodrigues, de Pêra? ou seria o nome de uma avó (materna?). Tratando-se certamente de uma das primeiras filhas (provavelmente a primeira) essa informação poderá ser relevante, tanto mais que se trata de nome relativamente raro. Não podemos deixar de notar que após o João, cujo nome se pode explicar pelo do padrinho, o Capitão João Martins, aparecem insistentemente Fernandos e Catarinas; pelo meio deve ter nascido o José (que casa em 1724), cujo assento de baptismo não encontrei. Talvez tenha nascido após os dois Fernandos, possivelmente antes da morte do segundo em 1704...

6) Finalmente Fernando Neto e Catarina Vieira têm de facto um filho José, nascido a 27/3/1669, o que é compatível com a data do nascimento do primeiro filho detectado de José Vieira Neto e Isabel Álvares – Laurência, a 2/8/1690, tendo o pai, nesse caso, 21 anos, e com o facto de terem tido filhos pelo menos até 1711 (o pai teria 42 anos); encontrei o casal Fernando Neto - Catarina Vieira quando procurava o baptismo de Jose Vieira Neto, não tendo encontrado na época certa muito mais Josés com pais com Neto ou Vieira e mais nenhum com ambos (de facto, só tomei nota deste).

Nada disto dá uma certeza 100%, mas a soma de indícios torna a conjectura bastante plausível, oa contrário do que se passava com a fiiaçãod e Isabel Álvares que sempre considerei menos segura, até julgar que estava confirmada por um assento de casamento.

Terá possibilidade de ver quais os padrinhos dos segundos Fernando e Catarina? e encontrar-se-á o baptismo do José Vieira Neto II? Quaisquer outros elementos serão muito bem-vindos...

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162114 | abivar | 07 jul 2007 18:30 | Em resposta a: #162056

Caro Nuno Inácio:

Muito obrigado pela sua mensagem. Também encontrei referência na Guia a um Afonso Álvares Mião de Algoz, contemporâneo dos outros da Guia; em resposta acima à M. Elisa fiz um ponto de situação relativa à ascendência de José Vieira Neto casado com Isabel Álvares.

Com os melhroes cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162212 | abivar | 09 jul 2007 00:16 | Em resposta a: #162041

Cara M. Elisa:

Mais um elemento para o “processo” Vieira Neto: tenho um antigo apontamento do baptismo de um filho “Balthezar” de Francisco Vieira Neto e Teresa de Jesus, nascido a 17/9/1701, baptizado a 25, sendo padrinhos o Padre Baltazar dos Santos, cura de Alfontes e Isabel Mesquita, mulher de “Alfonce Álvares moradores na freguesia de Alfontes”, a pags. 60, 4-B.

Francisco Vieira Neto parece ser assim da geração do José Vieira Neto casado com Isabel Álvares, ou seja, aparentemente da primeira geração que usou este duplo apelido em Alcantarilha. Parece ser uma peça do puzzle que encaixa bem, pois tem o nome próprio do pai de Fernando Neto (Francisco de Arez) e aparece como madrinha do filho a recente mulher de Afonso Álvares Meão (tinham casado a 10/7/1701 na Guia), o mesmo que, ainda solteiro, tinha sido padrinho em 1700 de um filho de José Vieira Neto e que seria filho de um primo co-irmão do mesmo Fernando Neto. Seria bom encontrar o baptismo de um filho Francisco de Fernando Neto e Catarina Vieira, o que reforçaria a hipótese de filiação dos Vieira Netos desta geração no referido casal; é muito provável que tivessem dado esse nome a um dos filhos, já que ficaria com o nome do avô paterno.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162215 | melisa | 09 jul 2007 00:40 | Em resposta a: #162113

Caro António Bivar

O padrinho do 2º Fernando é o padre João Marques coadjutor em Alcantantarilha.

Os padrinhos de Catarina não tenho mas irei procurar, bem como o baptismo de José.

Pedro Monteiro casado com Simoa de Ataíde será certamente o mesmo que é padrinho de Maria nascida em 21/8/1683, (gemea com Manuel da Silva, cujos padrinhos foram Filipa de Santiago cc Alferes João Bentes da Silva e Padre António de Sousa) filhos de Francisco Lopes Mascarenhas cc Joana de Arez.

Neste Baptismo Pedro Monteiro, solteiro é dado como filho de Martinho Pais de Silves.

Será o mesmo Pedro Monteiro que com Simoa de Ataíde (não refere serem casados) é padrinho da filha Josefa nascida em 22/3/1686.

O padrinho do filho Bartolomeu Lopes Mascarenhas ( por quem descendo ) nascido em 8/10/1688 foi Martinho das Neves cc Maria Rodrigues.

Há ainda um Martinho das Neves ( o mesmo noutro casamento? seu familiar?)
que casado com Margarida Gonçalves foi pai de Maria das Neves que casou em Pera a 17/11/1692 com Domingos Gonçalves Silva e pais por sua vez de Francisco nascido em Pera a 17/9/1696 sendo madrinha Maria da Assunção filha de Fernão Vieira.

São apenas pontas que não sei ligar mas que me parecem indiciar relações familiares próximas destes casais.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162216 | melisa | 09 jul 2007 00:50 | Em resposta a: #162212

Caro Antonio Bivar

Na minha anterior mensagem de hoje era para referir esse Francisco Vieira Neto que também já conhecia, mas depois esqueci-me.

O raciocínio que faço é o mesmo.

Quanto à "minha" Joana de Arez que é da mesma geração não me parece que seja irmã. Talvez prima co-irmã, agora por onde é que não faço a mínima idéia.

Renovados Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162307 | abivar | 10 jul 2007 00:30 | Em resposta a: #162215

Cara M. Elisa:

Mais uma vez, o nome desse Fernando não se explica pelo padrinho; não houve madrinha? se assim for, parece que teremos mais um reforço para ser nome de ascendente...

O Fernão Vieira que refere, pai da madrinha Maria da Assunção, é mesmo Vieira, ou seria o Fernão Neto? retomando o casal que referiu na sua anterior mensagem, seria mesmo Fernando Neto e Margarida (e não Catarina) Vieira? gostaria de ficar bem consciente da existência ou não desses diversos Fernandos, o que pode sempre ajudar a colocar bem as peças do “puzzle”...

Muito obrigado por todas as informações e os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162454 | zmcm | 11 jul 2007 23:38 | Em resposta a: #162212

Caro António:
Não tenho tido tempo ainda de averiguar a questão da Isabel Alvares....a informação suponho estar algures em apontamentos manuscritos com 4 a 5 anos atrás apanhados quando andava atrás dos "Afonso Santos".
O que referes sobre este tema faz todo o sentido e de facto não creio pelo que referes que a Isabel seja filha do AAM e MG, mas deixa-me tentar descobrir o que tenho sobre o tema....dir-te-ei alguma coisa assim que me fôr possível.

forte abraço
Miguel CM

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#162459 | abivar | 12 jul 2007 00:28 | Em resposta a: #162454

Caro Miguel:

Muito obrigado!

Grande abraço,

António

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#183719 | melisa | 05 fev 2008 22:51 | Em resposta a: #162033

Transcrito do tópico "Freguesia de S.Marcos da Serra", por me parecer este um tópico mais apropriado:



" Caros Rafael de Carvalho e Nuno Inácio

Os mais antigos Meão que tenho registados são:

1- Gonçalo Meão Neto casado com Leonor Bentes, pais de :

2- Jerónima Monteiro madrinha solteira em Alcantarilha a 23/3/1606

2- Isabel Luís Monteiro que casou em Alcantarilha aos 15/11/1609 com Domingos Gonçalves.
Pais entre outros de :
3- Leonardo b em Alcantarilha em 10/6/1606

Provavelmente sera este o mesmo Gonçalo Meão Neto que foi testemunha em 11/2/1619 em Alcantarilha do casamento de Manuel de Oliveira, morador em Silves com Maria de Almeida viúva e moradora na sua quinta de meisão (?) em Pera.

Daquele descenderá provavelmente Afonso Álvares Meão que casou com Leonor Álvares e que sendo moradores em Pera na altura foram pais de Martinho b. em Alcantarilha aos 24/11/1647, sendo padrinhos FRANCISCO DE AREZ e Maria Rodrigues cc JOÃO NETO (tio materno e mulher de outro tio materno)

Leonor Álvares b. em Alcantarilha aos 20/2/1622 era filha de Martinho de Arez e Catarina Álvares (conforme consta p.ex do baptismo em Alcantarilha a 22/8/1638), e irmã de Francisco de Arez, João Neto e Gonçalo Martins.
Este em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179559

Este Martinho será certamente o Martinho de Arez pai de Afonso Álvares Meão nascido em Alfontes e casado com Isabel Antónia de Siqueira natural de Albufeira.fª de Baltazar Rodrigues Vieira , COC e sargento mor e de s/mer Brites Vieira.

Martinho de Arez seria assim irmão de Afonso Álvares Meão , que casou a 27/11/1679 na Guia com Maria Grade, filha de Álvaro Pires e Domingas Afilhada, sendo testemunhas GONÇALO MARTINS cc DOMINGAS GONÇALVES, moradores em Alcantarilha (tio paternos do noivo).

Afonso Álvares Meão e s/ mer Leonor Álvares deveriam ter morado pouco tempo em Pera pois não os encontrei a baptizar mais nenhum filho em Alcantarilha, tendo provavelmente ido residir para o monte da rosa , conforme refere em 1679 tendo aí nascido Afonso Álvares Meão ( marido de Maria Grade)."

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#183737 | rafael | 05 fev 2008 23:52 | Em resposta a: #183719

Cara M.Elisa

Os meus agradecimentos.É um regalo ler as suas informações. Ontem à noite enviei um mail ao Nuno Inácio e como reparei que a M.Elisa ainda estava no Fórum,pois geralmente deito-me tardíssimo,ainda andei a ver se encontrava o seu mail para lho enviar também,porque tecia algumas considerações sobre o assunto.

Se eu não tivesse o "vício" das viagens já teria sido possível comprar a máquina e muitos microfilmes,para que ,aqui, no sossego ir pesquisando com vagar e mais atenção que nos Arquivos onde perco tempo inútil e o ouvidotb. não ajuda .

Gostaria muito de saber de famílias de Albufeira,como por ex. a asc.da minha antepassada LUISA de ABREU,sobre a asc. do meu antepassado Frs Vieira e mais dos-GRADE,NEGRÃO,MIALHA e outros avós daí.

Ainda bem que a MElisa me enviou as inf. sobre a minha antepassada de Alcantarilha,URSULA CORREIA que acho plausível ser da família de D.EUGÉNIA CORREIA e do cap.MANUEL CAMACHO de ARAGÃO..

Tenho de recolher muitos dados que me são úteis das msgs sobre os nossos -MARTINS CAVACO- que a M.Elisa e o primo Miguel Cabrita Matias têm colocado.Falta-me confirmar alguns nomes e apelidos de antepassados de Alte e Benafim que ainda me confundem,para colocá-los no GENEA.E aparecem com outros apelidos e irmãos com apelidos tão diferentes!Por ex. o P.e Luís Lourenço,sepultado na Ermida de Nossa Senhora da Glória chama-se Luís Lourenço Guerreiro e a sep. de M.Pires S.Aboim deve ser a do P.e Manuel Pires Guerreiro de Aboim.Os canteiros ao gravar a pedra cometim muitas falhas.O P.e Luís Lourenço Guerreiro,que deve ser o atrás citado teve uma irmã chamada MARIA GUTERREZ e foram padrinhos aos 1.1.1726.

Cumprimentos

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Vieira Neto e Álvares Mião - correcções

#183770 | rafael | 06 fev 2008 04:10 | Em resposta a: #183737

Caros Melisa e Nuno Inácio

Lembrei-me agora antes de ir descansar que no tópico- Um caso de "Armas de Fé",sinetes e ex-libris herál-falo em -VASCO EANES MEIÃO- e tb., mas como amanhã saio logo de manhã e agora é tardíssimo para procurar,mas há um tópico onde se fala tb- de -GONÇALO MIÃO NETO-e foi o nosso confrade Rui Pereira que teve a amabilidade de me dar notícia,já há muito tempo se não me falha a memória,acerca deste personagem importante da nobreza de Silves.

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: cont.s/MIÔES

#184463 | rafael | 11 fev 2008 04:45 | Em resposta a: #183719

Caros M.Elisa e Nuno Inácio

GONÇALO MEÃO NETO -F.S.O. M-1 ; Dil. 17 Torre do Tombo


GONÇALO MEÃO NETO-natural de Alcantarilha e morador em Silves, filho de JOÃO COBEIRO NETO (Cobeiro, apelido invulgar) e de INACIA LOPES (ACTUALIZEI a grafia).Neto pat. de RODRIGO AFONSO e de GUIOMAR GRACIA (foram os padrinhos); neto mat. de JOÃO LOPES MEÃO e de INES RODRIGUES

GONÇALO MEÃO NETO foi casado com LEONOR BENTES,filhA de BENTO AFONSO MONTEIRO,de Alcantarilha e de ISABEL DIAS e net. mat. de JOÃO LUIS ENCERRABODES e de BRITES LUÍS,nat. de Vila Nova de Portimão.

cont.amanhã, devido ao adiantado da hora.

Com amizde
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: cont.s/MIÔES

#184536 | rafael | 11 fev 2008 19:16 | Em resposta a: #184463

cont.

Uma das testemunhas ,o Padre Rodrigo Simões .cura de Alcantarilha ,de 58 anos mais ou menos e parente em 2.º grau de Gonçalo Meam Neto( era Licenciado) ,diz que este foi Procurador da cidade de Silves e nuitas vezes Vereador e serviu na cidade de Silves todos os cargos honrosos, por ser pessoa nobre e honrada .Tudo gente muito honrada e principal de Alcantarilha e serviram sempre os cargos mais honrosos que podia haver .

O Padre Rodrigo Simões era cunhado de LEONOR BENTES, no 2.º grau de afinidade e afirmou que parentes e os irmãos de Leonor Bentes têm o Hábito de Cristo.

JOÃO LOPES MEÃO que também foi morador em Alcantarilha foi Almoxarife da Rainha do Reino do Algarve (tenho o doc.º comprovativo,mas onde está?) e de gente muito honrada e Principal.

Outra testemunha o Cap.ão AFONSO ANES NETO (como já disse, actualizei a grafia, o que faço sempre contrariado), tb. morador em Alcantarilha de 50 anos mais ou menos era parente em 4.º grau do LICenciado GONÇALO MEÃO NETO e a mulher deste LEONOR BENTES prima-irmã dele(cap. Afonso Anes Neto) e disse tb. que seu parente Gonçalo Meão Neto foi advogado em Silves ,Vereador e todos os cargos honrosos por ser PESSOA GRAVE ,MUITO MOBRE E PRINCIPAL e que terá cerca de 60 anos.

ALVARO PEREIRA foi test.ª tb. ,de 64 anos aprox. e parente em 4.º grau do Lic. Goçalo Meam Neto e disse que este foi tb. Provedor da Misericórdia da cidade de Silves,Vereador mais velho, e CAPITÃO-MOR de toda a gente tanto de pé como de cavalo.

Bem.: acrescento eu-foi pessoa de relevo em Silves, não há dúvida e pelos altos cargos desempenhados releva a importância da Família a que pertencia.


Outros dados dispersos: Aos 15-8-1588, em Algoz foi baptizado LOURENÇO-filho de GASPAR GONÇALVES ( creio ser da família -Gonçalves Meão, do Algoz,; um deles encontrei como pessoa nobre do Algoz a testemunhar) e de ISABEL PINCHA. foi pad.º GASPAR MEAM, que certamente é da família do neófito.

Houve um Lourenço Alvares conjuntamente com ISABEL PINCHA foram pad.os em o Algoz ,aos ../../16.. de-Margarida,filha de Antonio Correia e de Joana Rodrigues.

E em JUNHO DE 1708 era Ajudador da igreja do Algoz o Padre AFONSO ALVARES MIÃO.

Aos 13 -8-1614 AFONSO ALVARES MIÃO c.c BRIOLANJA AFONSO ,do Algoz meus antepassados)ela filha de JOÃO das NEVES e de BRITES EANES.Foram test.as Gonçalo Meão Neto. Lucas Toscano e Mateus de Oliveira.

Houve tb. um GONÇALO MIÃO NETO que casou em Portimão com ROSA BARBUDA aoss 24-4-1645. Era da Ouvidoria de Portimão e Escrivão da Cãmara e filho de LOURENÇO DIAS e de MARIA de ARAGÃO.

Algumas inf.que obtive sobre os- MIÃO- é justo dizê-lo tb. devo-as a alguns dos nossos parentes,nossos colegas aqui no Fórum,cujos antepassados nos são comuns pelos-Mião- e por outras famílias que não apenas do Algarve.E observei que houve mais que um confrade ,dois deles distintos genealogistas que encareceram o estudo desta família, que acham digna de estudo.Quem me dera poder fazê-lo!

Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Se encontrar mais algum apontamento sobre este assunto, aqui será colocado.
RC.

Resposta

Link directo:

RE:?repetição

#184539 | rafael | 11 fev 2008 19:28 | Em resposta a: #184536

Desculpem-me se já coloquei estas informações e me repito. Já tem acontecido.Mas como são distracções, cujas repetições, acabam por ser úteis,avivam a memória.
Rafael Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE:?repetição

#184557 | melisa | 11 fev 2008 22:30 | Em resposta a: #184539

Caro Rafael

Em bom tempo colocou de novo estas informações que me ajudam a perceber as famílias de Alcantarilha.

Sabe de que data é a carta de FSO de L.do Gonçalo Mião Neto ?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:?repetição

#184563 | roberto lopes | 11 fev 2008 22:58 | Em resposta a: #184557

Cara Melisa:

Que óptimas informações colocou aqui o nosso confrade e amigo Rafael Carvalho, o qual não quero deixar de agradecer!

Parece que uma pequena parte de alguns ramos de Alcantarilha começam a fortalecer-se. Pena que os paroquiais tenham muitas faltas...

Uma pergunta que eu quero fazer à Melisa, afinal não se chegou a confirmar os pais da Isabel Alvares (a que está ligada aos Vieira Neto) http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179453

Estive a analisar a óptima discussão que se gerou em torno a esta familia e as faltas que se corrigiram:)

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE:MIÕES

#184576 | melisa | 11 fev 2008 23:46 | Em resposta a: #184563

Caro Roberto

Apenas se sabe que não é a filha do capitão Afonso Álvares Mião e Maria Grade, pois estes casaram em 27/11/1679 e Isabel Álvares foi mãe de Laurência em 2/8/1690.
A ligação aos Mião ( que apadrinham filhos) viria isso sim por José Vieira Neto.

Em relação ao pedido que fiz ao nosso confrade Rafael sobre a data da carte de FSO, de L.do Gonçalo Mião Neto, prende-se com a idade de uma das testemunhas Capitão Afonso Anes Neto, que caso seja o que suspeito pderá relacionar a mulher deste FSO com Gracia Bentes Monteiro casada com Manuel de Oliveira cristão novo de Silves, pais do L.do António de Arez Monteiro que casou em Portimão a 28/3/1624 com Maria Freire de Andrade.

A ver vamos.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen