familia matos ou mattos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia matos ou mattos

#162112 | momatos | 07 Jul 2007 18:20

Há algum registro desta família? Soube que é de origem portuguesa descendente do rei de Leão. Será?

Resposta

Link directo:

RE: familia matos ou mattos

#162123 | cp | 07 Jul 2007 21:06 | Em resposta a: #162112

Caro momatos,

Matos não é uma família. É um apelido.
Haverá concerteza várias famílias de apelido "Matos" com origens diversas.
Neste site encontra referenciada a primeira família que, tanto quanto se sabe, usou este apelido e que ao que parece descendia dos Reis de Leão.
No entanto, muitos Portugueses, senão todos, descendem dos Reis de Leão, pois julga-se que a maioria descenderá de D.Afonso Henriques que, por sua vez, descende, entre outros, dos Reis de Leão.

cumprimentos

Manuel C.P.

Resposta

Link directo:

#162151 | momatos | 08 Jul 2007 13:26 | Em resposta a: #162123

Obrigada pela informação. Aqui no Brasil esse apelido se transformou em nome de familia e é muito usado, por isso eu desejei saber a sua origem.
Meu avô era Elias de Souza Matos natural do estado da Bahia e meu pai Mario de Souza Mattos, nascido em Pernambuco. Do lado esquerdo do rio São Francisco.

Resposta

Link directo:

#163035 | salen | 19 Jul 2007 15:32 | Em resposta a: #162151

Acho que alguma coisa ficou 'lost in translation': apelidos são os nomes familiares. A sua observação sobre que aí 'no Brasil esse apelido se transformou em nome de família' por isso não tem sentido.
A sua confusão é entre apelido e alcunha. Alcunha é que é um 'nome a gozar', como 'o côxo', 'o maneta', 'o sete-bóias' etc. Apelidos são Ferreira, Mascarenhas, Albuquerque, Silva, ... Matos também (aliás, é o nome do Sr. Presidente dos EUA: se se traduzissem nomes Bush em Português seria obviamente Matos).
Diga-se em abono da verdade que praticamente todos os apelidos são originários em alcunhas. Antes de haver apelidos havia essencialmente patronímicos (Henriques, Gonçalves, Rodrigues, Dias, Lopes, Pires, etc) e antes disso, sei lá, aposições referentes às tribos talvez.

Resumo:
- Matos é um apelido (ou se quiser, 'nome de família'), e como é muito disseminado por todo o território, não se pode de maneira nenhuma falar de 'uma' família Matos, originária de 'um' local. Há dezenas, centenas delas, provavelmente muito pouco ou nada relacionadas umas com as outras;
- a origem foi provavelmente a tomadia de uma alcunha - por serem pastores uns, por serem roçadores de matos outros, por viverem em zonas mais arborizadas ainda uns terceiros;
- houve uma dessas famílias (a mesma que também tomou os apelidos de Cardoso e de Amaral, a partir dos nomes de propriedades que possuíam) originária de uma região próxima do Douro, que se destacou num determinado período da história, foi nobilitada, descendia via lenda de toda a gente e mais alguma incluindo o Maomé, etc.;
- as outras todas não são menos respeitáveis por causa disso e cada um que vá à procura da sua ancestralidade nos livros paroquiais até haver livros. Se entroncar numa das tais que tem mais história escrita, muito bem, pode seguí-la mais uns séculos. Se não, muito bem também, fica a saber o que há para saber;
- e até pode chegar à conclusão na sua pesquisa de que o apelido Matos é muito recente na sua família, sendo essa linha que adoptou o Matos originalmente Silva, Dias, Lopes ou outro patronímico ou apelido qualquer (os apelidos eram muito instáveis há uns séculos atrás).
Boas pesquisas dos 'seus' Matos e cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

#163037 | JCC | 19 Jul 2007 16:55 | Em resposta a: #162151

Meu caro

A palavra apelido em portugues (de Portugal) signifca sobrenome (no Brasil). A palavra que aqui tem o mesmo significado que apelido é alcunha.

Posto isto o que o outro confrade quis dizer foi que existem, em Portugal, muitas famílias Matos (ou Mattos) que, provavelmente, nada têm de comum ou que, eventiualmente, o terão em épocas muitíssimo remotas.

Quanto ao seu nome Sousa Matos sabe qual a sua origem em Portugal? Eu tenho antepssados com esse apelido (sobrenome) e, embora seja umtiro no escuro, poderá haver relação.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT.
Hora actual: 21 Out 2019, 23:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen