barão Peres da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Brasil

barão Peres da Silva

#162502 | Solla | 12 jul 2007 14:49

Caros confrades:
Agradeço qualquer informação deste barão, de seu nome "josé Joaquim peres da silva". Sei que na 2ª metade do século 19 estava no Brasil e seria director da Sociedade bancária crédito Fluminense.Foi-lhe atribuido o título em 27-8-1891 pelo rei d. Carlos, mas não sei porque razão. Será que alguem me poderá dizer, assim com a sua naturalidade, ano de nascimento, quando chegou ao Brasil, enfim o mais possível?
Antecipadamente grata
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#164696 | Solla | 09 ago 2007 00:35 | Em resposta a: #162502

Caros confrades
renovo o pedido
quem me puder ajudar, agradeço
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#170128 | jcmpedroso | 15 out 2007 21:15 | Em resposta a: #162502

Prezada Maria Teresa,

Moro no Rio de Janeiro, e, sou descendente do Barão Peres da Silva (era avô de minha avó materna). Quando eu era criança ouvia dela algumas histórias a respeito do Barão. Inclusive conheci um filho do Barão, que chamado Everardo, que calculo tenha falecido no final da década de 1960.

Estou também procurando mais informações sobre ele.
Sei que foi muito ligado ao Marechal Floriano Peixoto, que foi Vice-Presidente do Brasil por ocasião da proclamação da República do Brasil, em 1889, e dois anos depois assumiu a Presidência da República devido às más condições de saúde do Presidente, Marechal Deodoro da Fonseca.

Peço favor de me contactar. Talvez eu tenha mais algumas informações.

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2007
José Carlos

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#170192 | Solla | 16 out 2007 18:10 | Em resposta a: #170128

caro José Carlos
Rebi a sua mensagem que muito me alegrou pois já tinha feito vários pedidos aqui no forum e não obtinha nenhuma resposta. Sou tambem parente do barão, de seu nome José Joaquim Peres da Silva, que julgo será meu tio bisavô.Estou tentando fazer a arvore genealógica da familia e não arranjo elementos dele, só que teria ido para o Brasil muito novo e que teria sido director da sociedade bancária crédito fluminense.Todos os elementos que me possa arranjar serão óptimos. Com quem casou, se teve filhos, onde morreu,etc. Se me quiser contactar directamente aqui vai o meu email
mariateresasolla@gmail.com
Aguardo a sua resposta.Cumprimentos
Maria teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#170260 | abribas | 17 out 2007 12:50 | Em resposta a: #170128

Caro José Carlos, aproveito para colocar uma dúvida.
Existem três "José Joaquim Peres da Silva" na mesma época, que não sei se serão uma só pessoa:

1- O Barão Peres da Silva, José Joaquim Peres da Silva.
http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=1644

2- José Joaquim Peres da Silva, bacharel formado em Direito por Coimbra a 08.07.1842, natural do Porto (fregª da Sé), baptº a 16.04.1821, nascido a 05.04 desse ano. Era fº de Joaquim José Peres da Silva e de Maria de São José, moradores na Calçada do Corpo da Guarda. Era neto patº de José Ferreira e Luísa de Oliveira, da fregª de S.ta Maria Madalena; Era neto matº de José Ferreira de Abreu e Gertrudes de São José, da dita fregª da Sé, tudo Porto.

3- O pai da mulher de Alberto Pimentel (*14.4.1849 Porto, 19.7.1925 Queluz), escritor e jornalista, a Ludovina Adelaide Peres da Silva, filha de José Joaquim Peres da Silva e de Maria Amalia Lessa, casados em 1870 no Porto.

Serão uma só pessoa?
Quanto ao 2 e 3 penso que sim, mas quanto ao Barão, saberá me dizer a naturalidade e o nome dos pais, se foi casado com Maria Amalia Lessa e as datas de nascimento e óbito?

Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#170270 | jcmpedroso | 17 out 2007 14:01 | Em resposta a: #170260

Caro Antonio,

Com certeza trata-se do primeiro. Ele teria falecido no Rio de Janeiro no início dos anos 1900. Estou pesquisando a data exata do falecimento.
Conseguindo, lhe informarei.

Cumprimentos

José Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#170278 | abribas | 17 out 2007 16:08 | Em resposta a: #170270

José Carlos,
Esse é de certeza. Procuro saber é se os outros também o são.
A certidão de óbito não é a melhor fonte de informação; o melhor seria procurar o baptismo do filho, seu bisavô materno, que aí tem o nome dos pais e dos avós e a naturalidade, isto é se souber a data e o local de nascimento.
Para chegar ao trisavô, comece pelos avós, e depois bisavós, etc. Nos baptismos constam geralmente muitos dados, que facilitam a pesquisa dos progenitores.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#170997 | Orta | 26 out 2007 15:00 | Em resposta a: #170278

mais uma Silva de parte de mãe . vivi em África nada sei . a família esta dispersa. em ento ligar pontas e procuro minhas raizes de parte de mae e pai.será meu parente? saudações -orta

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#171616 | Solla | 03 nov 2007 13:06 | Em resposta a: #170270

Caro José Carlos:
Vi aqui no forum que está a tentar saber mais sobre o barão Peres da Silva.
Espero que consiga e dê noticias logo que possa.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#173929 | Solla | 22 nov 2007 13:29 | Em resposta a: #171616

Caro José Carlos:
Como vai a sua pesquisa? Penso que se sabe que um filho se chamaria Everardo, e teria falecido na década de 1960, pedindo a sua certidão de nascimento terá o nome dos pais e avós.
Aguardo as suas noticias.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#177473 | Solla | 22 dez 2007 00:42 | Em resposta a: #173929

Caro José Carlos:
Estou admirada com o seu silencio! Ainda não conseguiu qualquer informação?
Aguardo noticias logo que lhe seja possível.
Aproveito para desejar um Bom Natal
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#184144 | Salet | 08 fev 2008 21:57 | Em resposta a: #170128

Caro José Carlos,

O meu esposo tambem é bisneto do Barão José Joaquim Peres da Silva, falecido em 11/01/1911. Ele é neto de D. Maria Amélia da Silva Paiva, filha do Barão, falecida em 28/04/1963 e da Baronesa Rita de Cassia Viana Peres da Silva, falecida em 15/08/1932. O meu sogro era o Almirante Paulo Gonçalves paiva, filho de D. Maria Amélia, falecideu em 03/10/2006. Todos estão no Jazigo da família Peres da Silva, no Cemitério São joão Batista, no Rio de Janeiro, La também tem outros filhos do Barão como o Everardo Peres da Silva , falecido em 05/03/65, e Maria de Lourdes Peres da Silva Amorin.Falecida em 08/11/1974.
Gostaria de saber quem são os seu avós e pais, para podermos trabalhar juntos nesta arvore genealogica.
Meu email:saletp@gmail.com
Meus cumprimentos,
Salet

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#184156 | abribas | 08 fev 2008 23:30 | Em resposta a: #184144

Cara Salet,
Por acaso não me saberá dizer de quem era filho o Barão José Joaquim Peres da Silva?
Procuro verificar se existe alguma relação de parentesco com uns Peres da Silva do sec XIX, naturais aqui do Porto e por mim referidos em mensagem anterior.
Antecipadamente grato,
António

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#184541 | Salet | 11 fev 2008 19:32 | Em resposta a: #184156

Caro Antonio,

Não tenho nenhuma informação mas, estou tentando obter mais informações s/ o Barão.

Salet,

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#184609 | abribas | 12 fev 2008 12:27 | Em resposta a: #184541

Cara Salet, obrigado pela resposta.
A forma mais imediata de obter esses dados será através do assento de baptismo da avó do seu marido, D. Maria Amélia da Silva, filha do barão, e no qual deverão constar os nomes dos avós paternos da baptizada.
Agradeço que me informe de alguma descoberta,
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#186992 | Solla | 05 mar 2008 00:05 | Em resposta a: #170192

Caro José Carlos:
Será que já conseguiu mais alguma informação sobre o barão?
Dê noticias por favor.
Cumprimentos
Maria Teresa.

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#189664 | Solla | 26 mar 2008 17:37 | Em resposta a: #184144

Cara Salet:
Em fevereiro do corrente ano colocou uma mensagem no forum, dizendo que seu marido era bisneto de JOSE JOAQUIM PERES DA SILVA, e que iria tentar saber a sua naturalidade e filiação.
Julgando, eu tambem, ser sua descendente, e portanto muito interessada para a minha àrvore, agradecia me informasse se já conseguiu alguma coisa.
Aguardo noticias.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#197358 | Solla | 21 mai 2008 01:40 | Em resposta a: #189664

Caros Confrades:
Há meses que tento saber elementos sobre José Joaquim Peres da Silva (BARAO PERES DA SILVA), e ainda nada consegui.Já tentei as conservatórias, umas dizem nada ter, outras não respondem.
Será que alguem me saberia dar uma ajuda?
Antecipadamente grata por qualquer informação
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#197380 | M.Ribeiro | 21 mai 2008 12:06 | Em resposta a: #197358

Olá, Maria Teresa

Caso tenha recorrido à Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, dê-me a data e todos os detalhes, se foi por carta ou por email, que darei um telefonema para lá para saber do andamento. Se você fez isto em abril, o seu pedido de buscas deverá ficar ainda na "fila" pelos próximos quatro meses.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#208197 | Solla | 14 set 2008 10:28 | Em resposta a: #197380

Caros Confrades:
No google books, encontrei referencias em alguns livros brasileiros, ao Barão Peres da Silva,pessoa de quem procuro elementos há bastante tempo aqui no forum e não tem sido fácil.
Se alguem tiver possibilidade de consultar os livros que indico, nas respectivas páginas, muito agradecia.
São eles:
1-Recenseamento do Rio de Janeiro, distrito Federal(Brazil) 1907- PAG. XXV
2-o dIreito:revista mensal de legislação, doutrina e jurisprudencia, por Tristão de Alencar, etc. 1898, pag 259
3-Arquivo do Distrito Federal: revista de documentos para a história da cidade- pag. 299
4- Fundação Ataulpho de Paiva: liga Brasileira contra a tuberculos por Lourival Ribeiro-1985- pag.178.
Imensamente grata a quem me puder ajudar,
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#215974 | abribas | 19 dez 2008 17:32 | Em resposta a: #184541

Cara Salet
Aproveitando os registos civis do Rio de Janeiro que se encontram online, encontrei o registo de Óbito do Barão na 4ª Circinscrição, em 10/1/1911, em http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#c=1475845;w=2195;p=3

Será que me poderia fornecer a data de nascimento de um dos filhos/as do Barão, posterior a 1889, para ver se encontro o registo, e ver se lá constam o nome dos avós paternos?
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#216020 | abribas | 20 dez 2008 11:36 | Em resposta a: #170270

Caro José Carlos,
Estou convencido que o Barão Peres da Silva, José Joaquim Peres da Silva, nasceu em St Ildefonso, Porto, a 28/3/1849, e baptizado a 13/5/1849, partiu para o Brasil após 17/11/1881, quando pediu passaporte com 32 anos, acompanhado da mulher Rita Peres da Silva de 21 anos (ainda não encontrei o casamento).

Conforme referi abaixo em mensagem para a Salet, aproveitando os Registos Civis do Rio de Janeiro que se encontram online, encontrei o registo de Óbito do Barão na 4ª Circunscrição, em 10/1/1911, em http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#c=1475845;w=2195;p=3 páginas 163 e 163v, assento nº 43.

Será que me poderia fornecer a data de nascimento de um dos filhos/as do Barão, posterior a 1889, para ver se encontro o registo, e ver se lá constam o nome dos avós paternos, e assim poder confirmar estes dados?
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: barão Peres da Silva

#248061 | abribas | 19 jan 2010 23:41 | Em resposta a: #208197

Cara Maria Teresa,
Tem recebido as minhas ultimas mensagens para o seu email?
Estranho a falta de retorno. Espero que tudo bem.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 17:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen