Teles -Freg de Brotas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

teles -Freg de Brotas

#162631 | Rhodie | 13 jul 2007 18:02

Existe uma familia bastante grande de sobrenome Teles gostaria de saber da se defacto tem origem em 1762.com o nascimento de Gonçalo Teles da Guerra.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: teles -Freg de Brotas

#162809 | margaridabreu | 16 jul 2007 14:23 | Em resposta a: #162631

Caro Rhodie

Penso que se refere à Família Teles que está ligada aos Barata, de Mora.
Se assim for, o Teles vem, e até onde sei, do Capitão de Ordenanças José Teles, de S. Geraldo, Montemor o Novo. Teve um filho Gregório Álvares Teles natural de S. Gens-Montemor e aí baptizado em 19 Dezº 1660. Uma neta deste Margarida Inácia Teles Serrano deu origem a várias Famílias Teles, Barata, Falcão que existem no Alentejo e Ribatejo.

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: teles -Freg de Brotas

#163071 | Rhodie | 20 jul 2007 11:04 | Em resposta a: #162809

Cara Margarida

Obrigado pela sua informação que é muito importante. Na verdade eu estou tentando relacionar, há anos, a familia Teles ( Mora-Brotas-Montemor) com a familia Guerra tambem dessa zona(Teles da Guerra) ou em segunda linha a familia Vidigal.
Grata antecipadamente pela sua possivel intervenção .

Cumprimentos

Joice

Resposta

Link directo:

RE: teles -Freg de Brotas

#163281 | margaridabreu | 24 jul 2007 12:33 | Em resposta a: #163071

Caro Joice

Agradeço que me contacte pelo meu endereço margaridapontoabreuarrobaiolpontopt.

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: teles -Freg de Brotas

#236862 | Plata | 19 ago 2009 23:31 | Em resposta a: #163071

Cara Prima Margarida e Caro Confrade Joice

Os Teles da Guerra são do Vimieiro e, como tal dos Britos da mesma Vila.
O Parente António Godinho faz uma análise aprofundada nas Genealogias Alentejanas.

A família Teles da Guerra terá sido pouco recumendável.
Sou insuspeito na medida que sou trineto de Rosa Maria Teles da Guerra, que casou em primeiras núpcias com José Homem da Costa Leitão Feio e segunda vez com o meu tisavô Joaquim Pedro Rebelo.

No seu tempo dizia-se no Vimieiro: Deus nos livre da fome, da peste e dos Guerras.

Rosa Maria Teles da Guerra tinha um irmão, um tal Francisco Teles da Guerra que terá hipotecado todos os seus bens, os de sua mulher e julgo que também os da sogra a um convento de freiras de Évora.
Destes bens faziam parte joias, pratas e ouro amoedado que mais tarde desapareceram do dito convento, onde o meu dito "tio Francisco" se movimentava livremente.

Estes factos têm sido tabu familiar, so que num maço de documentos relacionados com a compra da Herdade do Foro, pelo meu trisavô Joaquim Pedro Rebelo ao tio José Maria da Costa Freire, aparecem documentos relacionados com o desfalque ao convento, os quais, pela minha grande dificuldade de leitura e falta de tempo, não apreciei ainda devidamente.

De vez em quando, ainda se manifesta algum atavismo relacionado com os Guerras, dequem tenho a ideia de serem as "ovelhas negras" dos Britos do Vimieiro, gente condigna da importância que teve na sua época.


Um beijo à Margarida, cumprimtos ao Joice

Resposta

Link directo:

RE: teles -Freg de Brotas

#236864 | Plata | 19 ago 2009 23:34 | Em resposta a: #236862

Preço desculpa pelo "recumendável".

João Pereira Lopes

Resposta

Link directo:

RE: teles -Freg de Brotas

#236923 | Rhodie | 20 ago 2009 16:30 | Em resposta a: #236862

Sr Plata

Se possivel indicava seu enderesso e-mail gostaria trocar impressoes sobre essa familia
meu e.mail joice.bentley@hotmail.com

Cumprimentos
Joice(Mrs)

Resposta

Link directo:

RE: teles -Freg de Brotas

#236970 | Plata | 20 ago 2009 23:00 | Em resposta a: #236923

Caro Confrade Joice

O meu e-mail: jfplopes@mail.telepac.pt

Terei todo o gosto em informar o pouco que sei.

Estou há cinco ou seis anos a fazer o levantamento dos parentes da minha filha, movido pelo interesse que me incutiu o meu avô paterno,pela história da família, que considero muito curiosa.

Eu e a minha mulher temos antepassados comuns, do que resulta a minha filha ter nove graus de parentesco consigo própria, faltando-me ainda organizar o ramo dos "Varelas" de Avis, donde lhe irão aparecer pelo menos mais dois graus.

Acrescem enormes dificuldades pelo facto de estarmos ligados à maioria das famílias do Alto Alentejo, nomeadamente aos Cidades do S. João de Deus, que se cruzam com quase todas as famílias portuguesas.

Pelo lado materno, a minha filha tem parentes em Espanha (Extremadura, Andaluzia e Vascongadas), Inglaterra, Escócia e Nova Zelândia.

Não sou de forma alguma um genealogista, nem sei fazer investigação, limitando-me a organizar tudo o que apanho.

Incluindo padrinhos de baptismo e de casamento, tenho arquivados cerca de 20.000 nomes.

Sempre ao seu dispor

Cumprimento

João Pereira Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen