Ajuda com Boletim Individual do CEP

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Formação

Ajuda com Boletim Individual do CEP

#163238 | Rosadelli | 23 jul 2007 21:46

Caros Confrades,

Necessitava da vossa preciosa ajuda na leitura de um Boletim Individual do CEP (Corpo Expedicionário Português) de um meu antepassado.
Nunca fui militar, pelo que tenha algumas dificuldades em interpretar algumas das siglas/abreviaturas.

Passando à questão concreta, o referido boletim tenho seguinte texto nas Observações:

1ª dúvida

"...
Passou a Formação do E.M. e M. em 1 de Novembro de 1917.
...
"

2ª dúvida
"...
Louvado pelo zelo e dedicação e coragem que mostrou no desempenho do seu serviço O.S. nº 356 do 4º G.B.A. de 6 de Janeiro 919 com im.(?) 929 de 27-3-919"


Qualquer ajuda na interpretação deste texto é bem vinda.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Boletim Individual do CEP

#163295 | JCC | 24 jul 2007 16:01 | Em resposta a: #163238

Sem saber a quem se refere o texto e qual a sua patente não é fácil. De qualquer modod será que faz sentido E.M. Estado Maior e G.B.A. Grupo de Bteraias Antiaéreas?

Não faço ideia se está certo mas foi o que me saltou à cabeça

O.S. é de certeza Ordem de Serviço

Cumprimentos

João Cordovil CaArdoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Boletim Individual do CEP

#163323 | Rosadelli | 24 jul 2007 19:40 | Em resposta a: #163295

Caro JCC

O Boletim pertence a um meu antepassado, que tinha o posto de soldado condutor, e que pertencia ao 3º Grupo de Artilharia nº3, 5ª Bateria

Embarcou em Lisboa em 20 de Abril de 1917, tendo regressado a 19 de Maio de 1919.

Também já tinha pensado para E.M. = Estado Maior, mas o 2º M., e o facto desta formação já ter sido feito em solo francês...mas talvez seja isso, não sei.

Quanto a Grupo de Baterias Antiaéreas, também parece ser possível.

Finalmente quanto a O.S, também me parece ser a hipótese mais provável.

Se mais alguém puder dar alguma ajuda, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Boletim Individual do CEP

#163343 | JCC | 24 jul 2007 23:14 | Em resposta a: #163323

Boa noite

Se era soldado então é quase certo que não é Estado Maior já que esse curso se destinava aos oficiais superiores para serem promovidos a generais. Talvez seja algo que tenha a ver com o facto de ser condutor

Pensando melhor não sei se haveria antiaéreas no 1ª guerra. Também poderá ser Grupo de B? Auto.

Quanto à Ordem de Serviço não tenha dúvidas. É mesmo Ordem de Serviço.

Porque não põe a questão directamente ao Arquivo Histórico Militar?

Cumprimentos

João Cordovil CArdoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Boletim Individual do CEP

#163452 | Rosadelli | 25 jul 2007 20:59 | Em resposta a: #163343

Obrigado JCC, pelos seus preciosos comentários, foram muito úteis.

Pois, talvez seja melhor colocar a questão ao Arquivo Histórico Militar, apenas coloquei aqui porque poderia existir alguém que já tivesse lido algum boletim deste género e me pudesse elucidar sobre as minhas questões.

Vou seguir a sua sugestão.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Boletim Individual do CEP

#163611 | diogopp | 27 jul 2007 14:16 | Em resposta a: #163343

Caro João,

Creio que o forum do Genea estará com algum problema, noto ha algum tempo que nao sou notificado quando é dada resposta às mensagens por mim deixadas no forum.
Deixei-lhe ha dois ou três dias mensagem no topico por si criado acerca das familias Cordovil, Rosado etc uma mensagem.
Ja descobri aquilo que queriamos saber sobre a Francisca do Carmo de Bastos. Como quer que eu faça? Quer que mande as informaçoes que reuni no arquivo de Elvas para o seu mail ou prefere que ponha no tópico?

Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen