Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163315 | Samuel C O Castro | 24 jul 2007 18:09

Estimados/as amigos/as e primos/as,

Continuando na saga sobre os Castros, informo que todos os casais abaixo, são início de linhagens aqui no GENEA e que NÃO estão entroncados na Grande base que estou a montar.

Portanto, caso vierem a descobrir a ascendência deles, peço a todos a gentileza de aqui informar, para que eu volte a consultar a base. E, caso se confirme o entroncamento junto aos demais, acrescentar os descendentes que já constam aqui no Genea.

Outros casais que eu vier a encontrar aqui no Genea e que não estiver entroncado na Grande base, aqui informarei.

Também seria de grande ajuda, aqui informarem o LINK (endereço aqui no Genea, no alto) em que forem feitas novas inclusões de dados dos ramos dos Castros, para que eu possa manter atualizadas as centenas de linhagens existentes e unificadas.

Na oportunidade informo que a base já está com 495 páginas no formato 21 x 28 centímetros, utilizando-se a letra 10. Ainda tenho muito material para acrescentar e rever.

Quero deixar aqui registrado o meu mais profundo agradecimento à todos que têm contribuído com remessa de dados / obras , etc. Muitíssimo obrigado. Fraterno abraço à todos.

Samuel de Castro

xxxxxxxxxxx

Alegria Adida Vieira de Castro – Casamento - Henrique Augusto Vieira de Castro


Alfredo Pinto de Sousa e Castro - Casamento - Maria da Silva Torres


Álvaro da Cunha Seixas Navarro Castro * c. 1920 – Casamento - Maria Margarida Coelho de Vilas-Boas Carteado Monteiro * c. 1920


Ana de Castro – Casamento - Manuel de Castro


Ana Florência de Castro – Casamento: Domingos Eugénio Pereira


Ana Joaquina de Castro – Casamento = José Joaquim de Castro


Antónia Josefa Castro – Casamento = Cristóvão Castro Dias


António Belo Castro Mata * c. 1935 – Casamento = Maria de Lurdes de Carvalho Santorum * c. 1935


António de Azevedo da Terra - * Lajes do Pico, Piedade c. 1720
Pai: Francisco de Azevedo * c. 1675
Mãe: Maria da Terra * c. 1680

Casamento II: Vila das Lajes, Igreja de Nossa Senhora da Piedade 27.07.1767
Antónia Mariana Josefa de Jesus * c. 1740
Filhos do Casamento II: Dentre outros: Amaro Adrião de Azevedo e Castro * 09.07.1771


António de Azevedo da Terra * São Roque do Pico, Santo Amaro 06.09.1768
Pai: António de Azevedo da Terra * c. 1720 - Mãe: Antónia Mariana Josefa de Jesus * c. 1740
Casamento = Ponta do Pico, N. S. da Piedade 26.07.1801 - Antónia Quitéria do Rosário da Silveira * c. 1775
Filhos: António da Terra de Azevedo e Castro * 28.12.1802 e diversos outros que assinaram Castro


António de Castro – Casamento - Catarina de Barros


Antônio de Castro - Casamento: Mariana de Passos


António de Castro * Viila Chã de Tavares c. 1715 - Casamento = Maria Gomes


António Feliciano Teles de Castro Aparício - Casamento - Maria Maurícia Isidora Perpétua Felicidade do Ó da Silva


Artur Ernesto de Castro Soromenho – Casamento - Estela do Sacramento Monteiro


Augusto Alfredo Jácome de Castro * c. 1870 - Casamento = Maria Eugénia da Costa Galvão * c. 1870


Baltazar Teixeira de Castro – Casamento - Maria Pinto da Fonseca de Mesquita


Benigno de Castro Delgado – N-Orense, Ribadavia – Casamento: Gracinda Julia Cardoso de Menezes


Bernardo José de Castro Freire de Meireles + 1798 – Casamento - Joana Casimira da Conceição Alves de Araújo


Carlos José de Castro e Silva – Casamento - Isabel Maria de Azevedo e Alpoim


Catarina de Melo * Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova - Casamento = Manuel Alves Marques da Cruz


Cristóvão Castro Dias + 02.01.1800 - Casamentos Antónia Josefa Castro


David Cohen de Castro e Lara, barão de Sendal * a. 1839 + Berlim 16.07.1913
Pai: Abraão de S. Cohen * 19.01.1812 - Mãe: N


Domingo de Castro – casamento - Catalina de Quiroga (Ascendentes de Fidel Castro, de Cuba)


Domingos Pedro Resende de Castro Constâncio * Lisboa, Santa Isabel
Casamento = Palmira de Azevedo Coelho de Campos


Duarte de Melo da Silva Castro de Almeida – 59º Governador de Cabo Verde 19 de Fevereiro 1781 - 1782
Filhos com Luísa Angélica de Campos


Estevão Peixoto Osório Saremnto e Castro + Eja 08.04.1898
Casamento = Eugénia da Conceição Soares Lopes de Azevedo


Eusébia Lourença Leite de Castro - Casamento = João Luis Ferreira de Lima


Francisca Evelina de Castro – Casamento - Sílvio Machado Carneiro


Francisco José do Canto e Castro Mascarenhas * c. 1730
Pai: António do Canto Velho de Mascarenhas * c. 1700 - Mãe: Teresa Estácia do Amaral
Casamento = Teodora Casimira Barbosa de Quevedo


Francisco Manuel da Fonseca e Castro * 11.05.1811 – Casamento - Maria Amélia de Andrade * 12.04.1835


Guilherme de Castro * c. 1840 – Casamento - Margarida Pinheiro * c. 1840


Yvette de Castro Santos – Casamento - António Luís Afonso do Canto de Noronha


Joana de Melo e Castro - Casamento = Martinho Caetano Esteves de Brito

Pai: João Marques da Cruz de Melo - Mãe: Catarina Antónia de Azevedo e Carvalho


João António Leite de Castro - Casamento = Francisca Leite de Meireles


João de Castro – Casamento: Maria de Lurdes da Silva Almeida Castro


João de Castro * Espanha, Galiza – Casamento - Maria


João Osório Cardoso da Fonseca e Castro – Casamento - Maria da Graça Guedes de Seabra


João Pinto de Castro * c. 1740 - Casamento = Maria Miranda * c. 1740


Joaquina Teresa Castro Freitas Ferreira - Casamento = 30.06.1804 - José Manuel Ferreira Guimarães


Jorge Manuel Delgado d' Avila
Pai: Diogo Eduardo Borges d'Almeida d'Avila - Mãe: Leolinda Amélia Quintas Delgado
Casamentos = Ana de Jesus Sardica Lopes

Filhos
João Lopes Delgado d' Avila e Castro * 15.07.1946 Martine Gisèle Esparbès
Maria da Conceição Lopes Delgado d' Avila e Castro Eduardo Perez de Castro


José Gonçalves Barbosa de Castro N-18.04.1817 - Casamento: Amália Cândida da Costa Machado * 29.12.1837


José Henriques de Castro - Casamento = Brites Maria Teodora


José Joaquim de Castro - Casamento = Ana Joaquina de Castro


José Joaquim de Sousa e Castro - Casamento = Maria Fausta Riper


José Maria Coelho de Castro Villas-Boas - Casamento = Iria Monteverde de Sousa Lobo Brandão Barreto


José Sarmento de Vasconcelos e Castro
Casamento - Emília Margarida Correia Pimentel Pinto Figueiredo e Lemos


José Tavares de Araújo e Castro * Lisboa, Lisboa 1870 + Lisboa, Lisboa 1954
Casamento = Maria Isabel Falcão Themudo * 1880


Julião Ribeiro de Castro + R. Janeiro 23.07.1888 – Casamento - Maria Izabel de Castro Carneiro da Silva * 22.07.1827


Luís António Teixeira de Araújo e Castro - N- Lisboa, S. Estêvão de Alfama – Casamento: Jacinta Angélica Antunes


Luís Borges de Castro Tavares de Azevedo e Melo – Casamento - Maria Carlota Eduarda do Valle Lobo da Torre


Luís Lopes Vieira de Castro - Casamento - Carolina Cândida de Oliveira


Manuel Castro e Costa - Casamento = Maria Joana da Costa


Manuel da Silva Selir de Morais da Maia Sacramento e Castro – Casamento - Margarida Rosa da Conceição


Manuel de Castro – Casamento = Maria Joaquina da Conceição


Manuel de Freitas Sampaio e Castro – Casamento = Judite Ribeiro de Moura


Manuel Ferreira de Castro - Casamento - Angelina Oliveira e Silva


Manuel José Fernandes Castro - * Monção, Merufe - Casamento = Maria Luisa Dias Pereira de Castro


Maria Amélia de Castro Pereira Pais – Casamento - Armando Manuel de Lemos e Matos


Maria de Castro - Vila Verde, Atães c. 1700 - Casamento - Domingos Gomes * c. 1690


Maria Izabel de Castro Carneiro da Silva * 22.07.1827 – Casamentoo - Julião Ribeiro de Castro + R. Janeiro 23.07.1888


Maria de Lurdes da Silva Almeida Castro – Casamento - João de Castro


Maria do Carmo de Castro e Sousa - Casamento = Francisco José Ramos


Maria João Kopke da Fonseca Vieira de Castro – N-1900 – Casamento - Gabriel Maurício Teixeira * c. 1900


Maria Josefa Ferreira de Castro – Casamento - Jerónimo Francisco Pernas


Maria Luisa de Castro Alves - * 1902 – Casamento - António Joaquim Godinho Ferreira da Silva Júnior * 1887


Maria Luisa Dias Pereira de Castro - * Monção, Merufe - Casamento = Manuel José Fernandes Castro


Maria Teresa Salema de Sande e Castro Vejarano - * 15.10.1946
Casamento I: José Manuel Baptista Fino * 10.01.1954
Casamento II: Francisco Xavier de Castro de Avelar Froes * 17.06.1955


Mariana Augusta de Castro Monteiro Torres - Lisboa, Alcântara 13.08.1835 – Casamento - Lisboa, Mercês 19.07.1856 João Dâmaso da Costa de Morais * 1828


Matias Rodrigues de Castro – Casamento - Maria Martins Pereira


Paulo Ferreira de Castro - Casamento: Maria Cristina de Arriaga Xavier da Costa


Paulo José de Almeida e Castro – Casamento - Quitéria Maria Joana de Carvalho Abreu e Magalhães


Rosa Joaquina de Castro - Casamento = Salvador Mendes Pereira


Tomás António Coutinho Barriga da Silveira Castro e Câmara – Casamento - Joana de Meireles Guedes Cabral


Tomás de Aquino Barriga da Silveira Castro e Camara, 2º visconde de Tinalhas * 10.01.1848 + 1916
Casamento - 24.07.1868 - Maria José de Meireles Guedes Cabral * 10.05.1853


Tomé de Castro capitão de navios – N-Funchal - Casamento = Gertrudes Mariana


Tomé Joaquim de Araújo e Castro - Casamento = N
Filhos = Filipe Ferreira de Araújo e Castro * 05.12.1771


Violante Amália d'Eça e Castro + 13.12.1806 - Casamento = Antonio Pedro de Barros de Faria * 15.08.1778
Pai: Manuel Caetano Ferreira d'Eça - Mãe: Josefa Dias de Paiva


Violante Luísa Pereira de Castro – Casamento - Francisco Joaquim da Rocha Tavares Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163384 | Samuel C O Castro | 25 jul 2007 12:59 | Em resposta a: #163315

Mais um casal da lista apresentada:

Felipa de Castro – Casamento - Manuel Velho

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#163443 | Luisa Castro | 25 jul 2007 20:16 | Em resposta a: #163384

Caro Samuel de Castro

As árvores I, II e III de Maria Adelaide Pereira de Morais (em Desceram o monte atravessaram o mar, BTH - online no site da Sociedade Martins Sarmento) ajudam-no bastante ascender diversos dos Castro que refere na sua mensagem a Diomingas Josefa de Castro (constante da base Genea e filha de D. Antónia Benta de Castro, segundo Gayo).

Há também um artigo na Revista de Guimarães (denominado "Os nossos sócios fundadores - Domingos Leite de Castro", que lhe permite aprofundar a ascendência de João António Leite de Castro - Casamento = Francisca Leite de Meireles). A revista está igualmente online no site referido. O nome de João António será possivelmente apenas João António de Castro (sem "Leite").

Quanto ao casal
Manuel Castro e Costa - Casamento = Maria Joana da Costa consta do site do Neps a respectiva ascendência. Verá que se cruzam com Ventura e Perpétua de Castro (nomes que sei que constam do seu trabalho).

Posso enviar-lhe por email a informação que aqui citei, caso dela necessite. Por favor peça ao moderador do forum o meu mail se assim pretender.

Bom trabalho e parabéns pelo que até agora conseguiu

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163445 | mtt | 25 jul 2007 20:27 | Em resposta a: #163315

Caro Samuel Castro
Conhece a descendência completa do casal formado por Luís Lopes Vieira de Castro − irmão ou sobrinho do ministro setembrista, António Manuel Lopes Vieira de Castro (1766-1842) − e Emília Angélica Guimarães, em cuja prole figuram José Cardoso VC, António Manuel Lopes VC, Luís Alberto VC, talvez mais algum irmão, e uma irmã, pelo menos, da qual desconheço o nome?
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#163538 | Samuel C O Castro | 26 jul 2007 16:33 | Em resposta a: #163443

Estimada Luísa,

Vou tentar acessar os sites indicados, que já tinha conhecimento, mas o tempo não me tem permitido pesquisar, pois estou com vasto material que estou incluindo na base, como também estou fazendo uma revisão diária, utilizando-me dos novos links de N-C-M disponibilizados pelo Genea, o que me tem permitido muitas inclusões, tanto de datas, locais e notas, quanto de nomes, que foram inclusos depois de eu ter feito uma ampla coleta.

Caso eu tiver alguma dificuldade, com certeza recorerrei à sua ajuda, o que muito lhe agradeço. Mesmo assim estou solicitando seu contato e se puder me indicar algum link específico que me facilite, será ótimo.

Muito grato pelos votos de bom trabalho, realmente está sendo muito gratificante. Agradeço também pelos parabéns, que extendo à todos que me têm ajudado nessa saga.

Diga-me sobre seu ramo Castro, gostaria de vê-lo entroncado na base. Muitíssimo obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163539 | Samuel C O Castro | 26 jul 2007 16:42 | Em resposta a: #163445

Estimado Manuel,

A linhagem que citaste não consta em minha Grande base, mas se a tiver e puder me disponibilizar, fico-lhe muitíssimo agradecido, pois tenho grande interesse no entroncamento desse interessante ramo junto aos demais. Para isso, estou disponibilizando-lhe meu e-mail ao solicitar seu contato.

Muito grato pela disponibilidade. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163565 | mtt | 26 jul 2007 19:54 | Em resposta a: #163539

Caro Samuel Castro
Nada sei da linhagem destes Vieiras de Castro, dos quais, para além do trivial, conheço apenas alguns pormenores biográficos.
Sobre o António Manuel Lopes Vieira de Castro, o ministro de D. Maria II, existe abundante matéria na Net, e até um artigo na Wikipedia.
Sobre a sua geração pode consultar:
http://www.museu-emigrantes.org/Jose_Cardoso_Vieira_Castro.htm
Sobre a descendência de Luís Lopes Vieira de Castro, que foi juiz da Relação do Porto, é que já é mais difícil e no site acima referenciado constam algumas imprecisões. Escreveu o autor:

“Luís Lopes Vieira de Castro nasceu a 11 de Novembro de 1800, na Casa do Ermo, em São Vicente de Passos, concelho de Fafe e faleceu a 30 de Setembro 1844. Foi sepultado na Lapa, cidade do Porto. Foi casado com Emília Angélica Cardoso, nascida por volta de 1815 em São Salvador de Moreira da Maia e falecida em 28 Maio 1882. Magistrado da Relação do Porto, havia sido Juiz de Fora em Angra do Heroísmo. Sobre o desembargador Luís Lopes, Camilo diz: “que tão a primor de lustre e honra exercitou na judicatura da Relação do Porto, e em Angra do Heroísmo, onde estivera de juiz de fora, quando emigrado.” Era proprietário da Quinta do Mosteiro, em Moreira da Maia, que pertencera a uma ordem religiosa, até à extinção desta”

O autor atribui a Emília Angélica o apelido Cardoso por, imagino eu, interpretar que o Cardoso do filho terá sido herdado da mãe. Não sei se assim foi, mas sei que nunca ela ostenta esse apelido quando citada na imprensa. Surge sempre como Emília Angélica Guimarães VC.
Também a citação de Camilo mostra apenas a face publicável da sua opinião sobre o juiz. Em texto não destinado à letra redonda, afirma que ele assassinou o sogro, que era um cónego de Braga, por suspeitar que ele premeditava fazer testamento em favor de uma amante. Diz também que Luís Lopes VC morreu envenenado pela mulher que vivia amancebada com um criado.
Continuando a comentar o texto do site:

“O Casal teve quatro filhos: Luiz Lopes Vieira de Castro (n.1834); Emília Adelaide Vieira de Castro (freira), José Cardoso Vieira de Castro nascido em 2.01.1836 e falecido em 1872 que foi casado com Claudina Adelaide Guimarães (nascida em 1852;casada em 1867) e António Manuel Lopes Vieira de Castro nasceu a 12.09.1839”

Nada sei sobre o primogénito, Luís, que terá falecido jovem, se é que existiu. Emília Adelaide não sei se existiu ou não, pois aquela a quem se poderia chamar “freira”, aparece noutro texto ("Glória", de José Pulido Valente) como Elisa. De qualquer forma, freira não foi. Ninguém professou, nem poderia professar, após a legislação de Joaquim António de Aguiar (1834), que extinguiu os conventos, permitindo apenas que as freiras lá continuassem a viver. A convicção de que terá sido freira radica, com toda a certeza, no facto de ela ter acompanhado a mãe, quando esta, em Março de 1858, se recolheu no convento portuense de São Bento da Avé Maria, “por desinteligências com o filho mais velho”, José Cardoso VC, convento onde viria a falecer.
Sobre José Cardoso Vieira de Castro, por ter sido político e escritor e se ter tornado célebre por ter assassinado a mulher, também não é difícil encontrar dados disponíveis na Literatura e na Internet.
A informação sobre António Manuel Lopes Vieira de Castro está correcta, mas existiu ainda um Vieira de Castro, Luís Alberto, que tinha 15 anos quando, em Setembro de 1857, requereu passaporte para viajar pela Europa e Brasil.
Eis o que sei este assunto. Se por acaso conseguir obter dados sobre a Emília-Adelaide-ou-Elisa, muito lhe agradeceria que os partilhasse.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163593 | pachancho | 27 jul 2007 09:38 | Em resposta a: #163384

Samuel,

Na minha árvore encontrei uns Castro, talvez lhe interesse:
Brízida Teresa de Castro, filha de Francisco Fernandes de Castro e de Maria Ignácia da Silva. Casou em S.Pedro, Vila Real, com Bento Alves Feyo a 27.2.1741.

Quanto ao pedido que me fez, não está esquecido, nesta altura não tenho tido disponibilidade para ir ao arquivo. Mal possa procuro o que está em falta.

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163605 | Samuel C O Castro | 27 jul 2007 12:58 | Em resposta a: #163593

Estimada Paula,

Apesar de não ter entroncado na base, salvei os dados que forneceste para futuramente voltar a verificar. Muitíssimo obrigado pela disponibilidade, inclusive quanto a Inquirição para Beneditino que faltou ver no ADB. Que Deus de-lhe em dobro o que tem feito à todos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163729 | Samuel C O Castro | 28 jul 2007 12:53 | Em resposta a: #163565

Estimado Manuel,

Salvei os dados que disponibilizaste e vou ver o que descubro na NET e em alguma literatura sobre a ascendência desses Vieira de Castro e, caso localizar algo além do que informaste, será com gosto que aqui lhe informarei.

Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163795 | Samuel C O Castro | 29 jul 2007 12:31 | Em resposta a: #163384

Primos/as e amigos/as

Mais alguns casais a se acrescentar na lista inicialmente apresentada:

Samuel de Castro


Ana de Jesus Maria de Castro Lemos – Casamento - Arnaldo de Novais Guedes Rebelo, governador da Índia * c. 1850

António José de Castro, 1º barão de Benfica * Pernambuco + Lisboa, Lisboa 06.08.1880
Pai: Francisco Gesteiras - Mãe: Ana Gesteiras


António Madeira de Castro * 1902 + 1938 – Casamento - Celeste Maria da Silva * 1906

António Maria de Castro Ferreira – Casamento - Maria da Luz Sousa Rodrigues Rego Pereira


Armanda de Castro – Casamento = Raul da Silva Tavares


Bento de Moraes e Castro Cardoso * 20.04.1801 + Vila Flôr 10.10.1873 – Casamento - Carolina Rosa da Conceição


Brunilo Jacó de Castro e Silva * Fortaleza 04.07.1895 + Fortaleza 05.09.1983 - Casamento - Fortaleza 06.07.1924


Brumélia Jacó * 07.08.1850


Caetano Diocleciano Francisco de Melo e Castro * Salsete, Margão 27.07.1901


Casamento = Ana Rita Amélia Fernandes * 28.10.1916


Dora Mendes de Oliveira Castro * Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 26.07.1910 – Casamento - Nilo Murtinho Braga * 03.04.1903


Helena Sofia de Castro Ferreira de Vilas-Boas * 17.03.1868 + 22.10.1943 – Casamento - 01.06.1884


Jacinto de Araújo Vasconcelos de Miranda Ataíde e Alvim * 19.09.1848

João Osório de Castro - Maria Rosa Soares Pereira


Joaquim António Peres de Carvalho e Castro – Casamento - Maria Máxima Pereira Pimentel


José Augusto Cardoso de Castro – Casamento - Caridade Sanches y Araújo


José Cândido de Castro e Sousa * 1842 + 1895 – Casamento - Maria Elisa Poças * 1850


José Manuel Ribeiro Vieira de Castro – Casamento = Maria do Carmo de Araújo


Maria do Carmo Castro Bulha * 27.07.1911 – Casamento = Álvaro Gonçalves Jota * 07.07.1911

Maria Emília de Castro da Costa – Casamento - José Pedro de Campos Pereira


Maria Louissette de Castro da Cruz Marques – Casamento - Celino Antunes


Maria Teresa da Cunha Brandão de Castro – Casamento - António Vieira da Silva


Mário de Castro Mendes * c. 1890 – Casamento - N. Neves Castro * c. 1890


Matias José Pereira de Castro – Casamento - Josefa de Freitas

Pedro de Melo Coutinho e Castro * Penalva do Castelo, Pindo, Corga 20.06.1716
Pai: Francisco de Melo Coutinho - Mãe: Maria Soares de Gouveia


Pedro dos Anjos Pereira de Castro – Casamento - Myriame Ghislain Degand


Rosa Maria de Jesus Castro – Casamento - Alves de Brito Cavalcanti * 04.1695


Sebastião de Castro Zuniga – Casamento - Páscoa Lobato de Sousa


Violante Amália d'Eça e Castro + 13.12.1806 - Casamento = Antonio Pedro de Barros de Faria * 15.08.1778
Pai: Manuel Caetano Ferreira d'Eça - Mãe: Josefa Dias de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#163806 | Luisa Castro | 29 jul 2007 15:51 | Em resposta a: #163538

Caro Samuel de Castro

enviei para o seu email ('castro.genealogia@bol.com.br') os links e os textos em pdf que referi. Recebeu? Entretanto, reparo que não refere no seu pedido de ajuda "José António de Castro Meireles casado com Maria da Conceição Pereira de Sampayo" Tem inforções sobre ele? Sabe como se chamam os irmãos e os seus asecentes?

Por favor seja se a informação no email chegou em boas condições pois poderei enviar os links aqui pelo forum (não consigo é enviar os textos).

Até breve

Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163857 | pachancho | 30 jul 2007 09:46 | Em resposta a: #163795

Samuel,

não sei se tem conhecimento do site que lhe indico em baixo, forum. Existe uma Sra. que tambem tem interesse em fazer uma grande arvore sobre os Castro:

http://www.portugalnet.pt/pnet/grupos.asp?id_categoria=9



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163862 | pachancho | 30 jul 2007 10:35 | Em resposta a: #163315

Samuel,

datas de casamento:

http://62.48.223.202:81/bds/casamentospt/Ccasamentoslist.asp?order=Paroquia

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#163869 | Samuel C O Castro | 30 jul 2007 12:38 | Em resposta a: #163862

Estimada Paula,

Muitíssimo obrigado pela dica dos 2 sites.

Enviei uma mensagem para a Sra que está naquele site do PortugalNet e aguardo resposta.

Quanto ao site da Ilha da Madeira já havia copiado e tenho em documento os 1981 Castros que ali casaram. Vi nese último site que abriu a possibilidade de se copiar também os batismos e passaportes, farei o mesmo.

Ratifico o meu muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#163870 | Samuel C O Castro | 30 jul 2007 12:44 | Em resposta a: #163806

Estimada Luísa,

Quanto ao José Antônio citado, ainda não consta na base e o incluí na lista da próxima inclusão aqui no tópico.

Não recebi seu e-mail. Pelas regra não são permitidos a indicação de links de outros sites aqui no Genea, recomendo que envie para meu e-mail, podento usar o mesmo sem o ponto entre castro e genealogia, que, por questões de segurança, evito divulgar aqui no Fórum.

Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#163905 | Samuel C O Castro | 30 jul 2007 19:39 | Em resposta a: #163806

Estimada Luísa de Castro,

Apesar de já termos trocado e-mails, confirmo o recebimento dos links, sendo esta sua contribuição MAGNÍFICA para meu trabalho, pois como já tinha na base alguns Castro dos Guimarães, será possível expandir consideravelmente esse interessantíssimo ramo e possivelmente interligá-los a outros através de casamento entre primos, coisa muito comum naqueles tempos. Bem provável que também interligará algumas das pendências que listei no início desse tópico.

Ainda não tinha conhecimento desse belíssimo trabalho, cuja autora Maria Adelaide Pereira de Moraes o desenvolveu de forma brilhante, muito bem detalhado e documentado. Farei a devida referência bibliográfica, que julgo impressindível.

MUITÍSSIMO OBRIGADO. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#163909 | Luisa Castro | 30 jul 2007 20:16 | Em resposta a: #163905

Caro Samuel

Ainda bem que lhe é útil. Repare que o texto refere algumas incorrecções (eventualmente) praticadas por Felgueiras Gayo. Refiro-me à origem de Domingas Josefa de Castro, enquanto filha de D. Antónia Benta de Castro (posição defendida por Gayo e assim assumida pelo GeneaAll mas posta em causa pela autora).
Se tiver alguma informação que pense ser útil nesse contexto, agradecia que me informasse.

Viu o segundo mail com os links para o Neps?

Até breve
Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#163989 | Samuel C O Castro | 31 jul 2007 14:16 | Em resposta a: #163909

Estimada Luísa,

Realmente, no início da linhagens dos Castro dos Guimarães, a que se refere a autora, está divergente do que eu tinha, baseado no Gayo. Ainda estou no início das inclusões, vamos ver se mais para o final a autora dê uma luz que possa esclarecer essa dúvida.

Não recebi o e-mail informando os links para o Neps. Mas no referido site já copiei em documento do Word os 1981 casamentos que ali constam. Quando tiver tempo, pretendo copiar os Batismos e passaportes. Se puder me informar os links para se chegar nos nomes que referiste, fico-lhe mais uma vez muitíssimo grato.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#164147 | Samuel C O Castro | 01 ago 2007 19:54 | Em resposta a: #163909

Estimada Luísa,

O que eu tinha em minha base dos Castros dos Guimarães, era o que está no Gayo e baseado na árvore feita por José Freire Montarroyo Mascarenhas. E, realmente, a autora da matéria no BTH coloca em dúvida tanto a ascendência da Domingas Josefa de Castro, quanto de seu sogro Frutuoso de Castro dos Guimarães (Frutuoso Mendes de Castro, Francisco Frutuoso). Não tenho elementos para esclarecer essas dúvidas, sendo motivo de incerteza da forma que vou considerar na base, portanto, vou aguardar para tomar uma decisão mais concreta.

Lendo a parte textual da matéria, inclusive o aditamento, já incluí na base o que dali deu para extrair, vou acrescentar o que contém nos gráficos e reverei a parte textual, com certeza haverá uma considerável expansão desses ramos e, em seguida, verificarei se aquelas pendências que citei no tópico, se dá para eliminar algumas e também expandir as respecitivas linhagens.

Nos links indicados, mesmo retroagindo na ascendência de Ventura de Castro e Manuel Castro e Costa, infelizmente ainda não foi possível o entroncamento junto aos demais da base.

Muitíssimo grato por tudo. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164251 | Samuel C O Castro | 02 ago 2007 17:58 | Em resposta a: #163795

Primos/as e amigos/as

Mais alguns casais a se acrescentar na lista inicialmente apresentada:

Samuel de Castro


António Luís de Castro * Vila do Conde, Tougues, Real 04.06.1797 –
Casamento - Maria Joaquina Lopes * 27.01.1799


Diogo de Castro do Rio, 1º senhor de Barbacena * c 1500 + 30.07.1575 – Casamento – Beatriz Vaz * c. 1510


Fernando Temudo de Castro * Lisboa, Lisboa 16.12.1921 + Lisboa, 08.08.1991
Casamento - Maria da Graça Calleya Temudo de Castro * 01.08.1926


Filipe Augusto Jácome de Castro * c. 1870 – Casamento - Joana Amélia Garcês * c. 1875


José António de Castro Meireles – Casamento - Maria da Conceição Pereira de Sampayo


José de Castro Silva * c. 1760 – Casamento - Josefa Teresa


Maria das Neves Vaz da Cunha de Sousa e Castro * Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Casa da Veiga 30.07.1900
Casamento - Alfredo da Silveira Pereira Bravo de Azevedo Portocarrero * 20.01.18


Maria Otília de Castro Rodrigues * Torres Vedras, São Pedro da Cadeira 25.01.1941
Casamento - Joaquim da Silva Alves Carregueiro * 01.08.1936


Pedro Manuel Martins de Castro e Costa * 29.07.1950 – Casamento - Maria Amélia de Albuq. Vaz Pinto * 28.08.1946


Susana Maria de Castro Freire Mântua * Lisboa, Entrecampos 29.04.1959 – C-29.07.1978 - Manuel Leote Tavares
Inglês Esquível * 16.06.1957

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164376 | Samuel C O Castro | 04 ago 2007 12:52 | Em resposta a: #164251

Primos/as e amigos/as

Mais um casal a se acrescentar na lista inicialmente apresentada. Agradeço a todos que puderem ajudar. Fraterno abraço.

Samuel de Castro


Augusto Alfredo Jácome de Castro * c. 1870 - Casamento = Maria Eugénia da Costa Galvão * c. 1870

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164408 | JAVSO | 05 ago 2007 07:28 | Em resposta a: #163315

Caro Samuel de Castro

Tendo iniciado, agora, o meu acesso a este interessante Fórum, venho comunicar-lhe que meu avô materno se chamava António Mendes de Castro e Vasconcelos, sendo sua mãe Maria Bárbara de Castro Abreu de Magalhães. Esta era filha de Fernando de Castro Abreu Bacelar, nascido na Casa do Casal da Breia, Cabeceiras de Basto. Penso que este ramo de Castros era oriundo de Fafe.
Por outro lado, a avó paterna daquele António Mendes chamava-se Maria Emília de Melo Castro e Lemos e era senhora da Casa de Cabeça de Porca, em Sendim, Felgueiras, em cuja pedra de armas se pode ver a representação dos "Castro" de seis arruelas.

Estou à sua disposição para qualquer ajuda que possa dar

Melhores e mais cordiais cumprimentos,
J. A. Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164417 | Samuel C O Castro | 05 ago 2007 13:17 | Em resposta a: #164408

Estimado José Alfredo,

É com imenso prazer que recebo sua mensagem, o que muito lhe agradeço.

Vi aqui no Fórum, seu nome e pessoas vinculadas, com ascendência nos elementos informados.

Gostaria muitíssimo de entroncar esse interessante ramo na base, mas os ascendentes mais retroativos que aqui se encontram no Geneall: Paulo José de Almeida e Castro, João Mendes de Melo Castro e Lemos e Rosa Angélica Leite de Castro, ainda não foi possível ligá-los aos demais.

Caso você descobrir a ascendência deles, peço sua gentileza de, nesse tópico, expor os dados, para que eu volte a consultar o possível entroncamento na base.

Ratifico o meu muitíssimo obrigado. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164421 | JAVSO | 05 ago 2007 13:33 | Em resposta a: #164417

Caro Samuel de Castro

Penso que conseguirei mais elementos, mas terei de procurar nos meus apontamentos, que se encontram desordenados.
Meus conhecimentos são bastantes limitados, pois só agora entrei nestas lides, com mais intensidade.
Logo que os possua, entrarei em contacto.

Cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164423 | IsabelFont | 05 ago 2007 13:57 | Em resposta a: #163315

Caro confrade Samuel Castro,

Dada a grande base de Castros de que dispõe, será que tem mais dados sobre os seguintes:

Francisca de Távora Moraes Castro, * c. 1675, casou em 15 de Agosto de 1700 com António de Madureira Lobo, * c. 1680 e, tiveram:
Luís de Madureira Lobo, que casou com Maria Rodrigues, que por sua vez, tiveram:
Joaquim António de Madureira Lobo, e
Francisco Luís Madureira Lobo (* 12.02.1737).

Aquele Joaquim António de Madureira Lobo, casou em 8.07.1753 com Ana Luísa de Morais Moutinho de Carvalho Rego, e foram Pais de minha Pentavó Teodora.

Agradeço mais quaisquer dados - nascimento, baptismo ou morte destes familiares envolvidos.

Melhores cumprimentos,
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164456 | Samuel C O Castro | 05 ago 2007 23:53 | Em resposta a: #164421

Estimado José Alfredo,

A genealogia é fantástica e apaixonante, a ponto de provocar vício, mas é um mal (?) benéfico. Através dela descobrimos coisas fantásticas de nossos antepassados.

Estarei a aguardar seu futuro contato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164504 | Samuel C O Castro | 06 ago 2007 17:52 | Em resposta a: #164423

Estimada Maria Isabel

Os dados que abaixo exponho, não tinha em minha base e só agora os incluí, depois de sua informação, portanto, infelizmente não tenho os elementos que pedes.

Noto que, as datas que forneceste não estão no Geneall (a partir do link http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=509452) e estão faltando os locais, caso tiveres esses dados e puder me disponibilizar, inclusive alguma referência bibliográfica, muito lhe agradeço, podendo copiar os dados abaixo e depois incluir os locais que souber informar.

Caso souber, se o Francisco Luís Madureira Lobo (irmão do Joaquim Antônio) teve descendência Castro, e puder me disponibilizar, muito lhe agradeço.

Outra dúvida: sua pentavó Teodora só teve a filha Úrsula ?

Fico-lhe muito grato pela dica, que possibilitou incluir a descendência até o filho de sua pentavó Teodora.

Caso eu descobrir algum dado complementar, depois lhe informo.

Muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164514 | fertelde | 06 ago 2007 21:09 | Em resposta a: #164423

Estimada Maria Isabel Fontoura:
Já procurou no Nobiliário de Familias de Portugal de Felgueiras Gayo? Está on-line, e creio que já tropecei com a Francisca. Sabe onde nasceu Francisca?
Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso passando alguns dados!

#164547 | IsabelFont | 07 ago 2007 01:18 | Em resposta a: #164504

Caro Samuel Castro,

É com pena que verifico que não tinha estes registos.

Digo, infelizmente, porque estou fazendo a ávore genealógica da nossa família, com muito apoio de outros familiares, mas indo básicamente ás fontes, ou seja, confirmando e confrontando muita informação genealógica literária, com registos paroquiais.
Contudo, a maior parte deste registos, a partir da minha Pentavó Teodora, para trás, estão na Base de Dados do Genea, não sabendo eu quem lá os colocou. Mas foi com toda a certeza com base em documetaçlão produzida por genealogistas ou baseada em Livros como o NFG, e outros.
Como infelizmente essas obras são muitas vezes omissas em datas precisas, daí a minha pergunta.
A única data concreta e correcta que tenho é a do casamento que refiro na mensagem, entre António de Madureira Lobo e Francisca de Távora de Morais Castro.
Aliás, as imprecisões não são só referentes a datas: por exemplo, num outro assento, não me lembro qual, o filho acima referido: Luís de Madureira Lobo é casado com Maria Rodrigues e não com Maria Pinto, como aparece na BD do Genea.
Estas pessoas são todas da zona de Chaves, ou mais amplamente dizendo, da zona de Trás os Montes e, estes registos, talvez difíceis de encontrar ou em mau estado de conservação devem estar todos no ADVRL, razão pela qual procuro e peço aqui ajuda no Fórum a confrades ou participantes que trabalham ou vivem mais perto do ADVRL.
A minha avó Teodora nalguns livros é referida com o apelido Castro, noutros não, pelo que ainda não cheguei a uma conclusão. Provavelmente teve mais filhos, o que era normal na época!

Cumprimentos,
MIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164548 | IsabelFont | 07 ago 2007 01:25 | Em resposta a: #164514

Caro Fernando de Telde,

Como disse em mensagem anterior ao confrade Samuel Castro, o NFG está aqui praticamente transcrito na Base de dados de Genea, pelo menos no que a alguns antepassados transmontanos me diz respeito.
Mas não está de onde era natural a Francisca!
Porquê? Descobriu? tem alguma data de nascimento credível? Se sim e se ma puder indicar, agradeço. E, já agora qual a fonte, ok?

Cumprimentos
MIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164555 | fertelde | 07 ago 2007 03:35 | Em resposta a: #164548

"pelo menos no que a alguns antepassados transmontanos me diz respeito."
Se bem somos "parentes" pelos Castro de Morais e pelos Távora, nâo a posso ajudar mais para além de indicar que veja o Felgueiras Gayo, que está on-line. Infelizmente, nessa obra, nem sempre aperece a indicaçâo de onde eram naturais as pessoas, mas os Castro de Morais, seriam de Chaves, mais tarde Bragança, e logo algum ramo, o meu, para Mogadouro...
Mas muito provávelmente a Francisca seria de Chaves, para a época do seu nascimento...
A Mª Isabel indica que os arquivos do AD Vila Real estâo em mal estado.... Já pediu algum para essas datas? Eu pedi o mais antigo de 1670(aprox.) e estava felizmente muito bem conservado e legivel: Gregório de Castro de Morais Leite Velho... já na base de datos do genea...e uns quatro mais, todos bastante bem. Nâo pedi mais, porque nâo merecia a pena ocupar aqueles serviços com pedidos, que entretanto estavam bem documentados no Felgueiras Gayo...

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164556 | fertelde | 07 ago 2007 04:04 | Em resposta a: #164423

Estimada Maria Isabel Fontoura:
Volto de novo para saber se sabe quem foram os padrinhos de casamento de Francisca de Távora de Castro de Morais...
Como vejo que está baseando as sua genealogia em documentos da época, peço que tenha em atençâo, se tropeça com algum Leite Velho, como padrinho ou testemunha, pois estamos tratando de familiares afins.-
Os Rego também me interessam, e creio que os seus Carvalho Rego seriam de Guimarâes... veja a Francisco da Cunha Rego, na IANTT on-line, filho de Mathias de Carvalho.Estes Carvalho, suspeito muito, serem familiares do Marquês de Pombal.--

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Cumprimentos, Fernando de Telde.-

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164579 | IsabelFont | 07 ago 2007 13:15 | Em resposta a: #164555

Caro Fernando de Telde,

Eu não disse: os arquivos do AD Vila Real estâo em mal estado.... !
Nunca fui ao ADVReal, não conheço o edifício, nem as instalações, nem as pessoas, etc... portanto nunca poderia afirmar tal coisa!
O que eu disse, foi : .... talvez difíceis de encontrar ou em mau estado de conservação, devem estar todos no ADVRL, ...."
Ou seja, os Livros por muito bom estado que estejam, foram escritos numa época e por pessoas, com letra e grafia muito diferente da actual. Resultado, para mim que sou amadora, as fotocópias que me chegam são a maior parte das vezes difíceis de decifrar. Calculo portanto, que mesmo para as pessoas que os procuram / pesquisam, em livros ou microfilmes, e muito embora já habituadas, sejam difíceis de encontrar /pesquisar; já me chegaram algumas fotocópias que estão praticamente ilegíveis. E, suponho que não será só da qualidade da fotocópia, mas também porque o original já é muito antigo e a letra está sumida.

Respondendo á sua 2ª mensagem aqui do Fórum e quanto ao casamento em questão:
"estiverão per testemunhas James de Morais Castro e Fran.co de Mag.es Lobatto e Gregorio de Castro Teixr.ª e a mayor p.te da freguezia".

Esteja descansado que se me "cruzar" com algum "parente" Leite Velho, não me esquecerei de si!

Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164605 | fertelde | 07 ago 2007 21:30 | Em resposta a: #164579

Estimada Mª Isabel Fontoura:
Creio que fiz uma pergunta sobre se já lhe tinha passado ter encontrado algum registo em mao estado, ou pelo menos seria essa a intençâo... Logo lhe indiquei que a minha experiencia foi super positiva, quer pela conservaçâo dos livros, quer pela qualidade das fotocópias que dalí recebi, quer pelo atendimento, ainda que á distância...
Nâo tive qualquer dificuldade em que me tivessem encontrado os registos que para alí solicitei. Já tive casos diferentes, como por exemplo os registos de Mogadouro, que há livros perdidos, ou ainda nâo entregues ao respectivo AD.(nâo o afirmo, mas pode que nâo encontrados, seja, nâo arquivados onde deveriam estar).
Se tiver algum problema em descifrar qualquer fotocópia de documento, eu posso tentar ajudar, já que levo tempo a discifrar este tipo de documentos. Outra questâo está em pedir que o AD lhe remeta uma certidâo do documento que nâo consiga descifrar... Os técnicos dos AD, sâo pessoas muito qualificadas e nâo estou a ver que nâo consigam encontrar um registo, por nâo poderem lêr ou descifrar um documento...
Somos parentes pelos Castro de Morais, pelos Fontoura e pelos Teixeira, (e acabo de ver, pelos Pequeno Chaves) nâo creio que pelos Leite Velho, que se ligaram a todos aqueles em várias geraçôes, mas como tenho investigado a todos eles, já ví que há cruzamentos constantes e que aparecem testemunhas e padrinhos/madrinhas, das ditas familias, em actos entre "familia". Por isso é muito interessante apontar sempre os padrinhos ou testemunhas, que nos dâo muitas pistas... No caso apontado de que esteve a mayor p.te da freguesia, nada de estranho, numa das familias mais importantes de Chaves, incluindo oGovernador, que era da familia e um Conde também conectado á familia...
Já agora diga-me que familias está a investigar, pois tenho as ascendencias copiladas do Felgueiras Gayo de muitas das familias que entroncam nos Castro de Morais desta época... ( no geneall está muita coisa)

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164621 | IsabelFont | 08 ago 2007 00:44 | Em resposta a: #164605

Caro Fernando de Telde,

Afinal Portugal é um mundo muito pequeno e, como alguém aqui dizia no Fórum, somos todos parentes de uma forma ou de outra, não é mesmo?
Como amadora que sou, só tenho hipótese de tratar a árvore da minha família, ou os vários ramos que nela entroncam e, alguns colaterais.
Mas os principais são os relacionados com os apelidos que me deram no batismo: Gracias, Fontoura e seus ascendentes: como Regalo ou Xavier.
Ainda não encontrei parentesco pelo lado dos Fontoura, pelo menos que me lembre!
Mas se já o detectou, acredito que sim.

Melhores cumprimentos,
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164629 | fertelde | 08 ago 2007 05:32 | Em resposta a: #164621

Estimada Mª Isabel Fontoura:
Claro que num País com apenas 14 milhôes de habitantes, de alguma forma estaremos todos (bastantes) relacionados familiarmente, máxime, quando temos familias de determinada regiâo concreta, como neste caso Chaves...Pois sim também nos Fontoura. Já terei o cuidado de lhe indicar de que forma entroncam os Fontoura... Eu iniciei também com uns quantos apelidos da actualidade, e consegui "mergulhar" nesta pesquisa apaixonante e conhecer muitas das familias que entroncam (terminam) na minha pessoa... Há os Magalhâes também...

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164647 | IsabelFont | 08 ago 2007 13:33 | Em resposta a: #164629

Caro Fernando de Telde,

Penso que estamos "perturbando" este tópico com assunto que não tem a ver com: CASTRO's grande base.

Daí que sugiro que prossiga nossa troca de opiniões num outro tópico em que também intervenho, e no qual o confrade tb. já fez a sua intervenção anteriormente: Relacionamento de outras famílias com Fontoura.

Concorda?
Quando tivermos Castro' s voltamos aqui, ok?

Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda!

#164673 | fertelde | 08 ago 2007 20:58 | Em resposta a: #164647

Estimada Mª Isabel Fontoura:
Aqui tem uma ligaçâo curiosa com os Castro de Chaves:

Dom Jerónimo de Ataíde, nasceu em Lisboa c. 1600, faleceu a 16 de Agosto 1665 Primogénito da patriótica dama D. Filipa de Vilhena e de D. Luís de Ataíde (5.º conde de Atouguia). Foi um dos dois irmãos a quem sua célebre mãe armou cavaleiros, enviando-os a combater pela defesa da independência da pátria, tornando se um bravo restaurador.
Casou duas vezes: em 1658, em primeiras núpcias, com sua prima D. Maria de Castro, filha de Francisco de Sá e Menezes, 2.º conde de Penaguião, e da condessa D. Joana de Castro, que deu a luz a D. Manuel Luís de Ataíde, 7.º conde de Atouguia. Em segundas núpcias, casou com D. Leonor de Menezes, de quem teve numerosos filhos, contando-se entre eles D. Luís Peregrino de Ataíde, 8.º conde de Autoguia, por ter falecido sem descendência seu meio irmão, o 7.º conde D. Manuel Luís de Ataíde.
Está sepultado na capela-mor do convento de Santa Maria de Xabregas.-
--------
Quanto á questâo da possivel perturbaçâo entre os Castro, do tópico, e os Fontoura, e outros, nâo creio que o autor se sinta molesto, por meter familias que estâo directa ou indirectamente ligados aos Castro... Tudo entra, ao final, dento do conhecimento geral dos Castro. Nâo sâo familias desconectadas, e tirando do novelo, e se consegue muita mais informaçâo...
Irei ao tópico dos Fontoura, para indicar as ligaçôes que conheço, mas também estâo conectados com os Castro assim como os Rego.-

Entretanto, aguardarei pelas coincidências quanto aos Leite Velho, que casualmente possam aparecer nas suas pesquisas.-

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164829 | pachancho | 10 ago 2007 21:50 | Em resposta a: #163315

Samuel,

não sei se já conhece o site do museu da emigração, lá pde encontrar genealogia de alguns Castro de Fafe.

http://www.museu-emigrantes.org/ascendencia_familias.htm



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#164876 | Samuel C O Castro | 11 ago 2007 19:20 | Em resposta a: #164829

Estimada Paula,

Já tive vendo o site do museu emigrantes, mas acho que não o link específico que me informaste. Estarei vendo os diversos ramos dos Castros ali mencionados.

Muitíssimo obrigado. Ótimo fim de semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165137 | joao rippe | 16 ago 2007 17:21 | Em resposta a: #164876

Associei-me recentemente ao Geneall.com para completar minhas pesquisas sobre a família Ripper no Brasil. Maria Fausta Ripper aparece em sua ávore genealógica como tendo casado com um membro da família Castro em 1805, o que a coloca hipoteticamente na mesma geração que Vicente Gregório Ripper. Tenho o registro que seu filho José Faustino da Cunha Ripper entrou no Brasil vindo do Porto na primeira metade do século XIX, de acordo com as seguintes notas:

1. Vicente Gregório Ripper
Casado em Portugal com
2. Rosa Bernardina da Cunha (Portugal)

Filho:

3. José Faustino da Cunha Ripper (n. Porto – N.Sra. da Boa Viagem)
Casado em 13/9/1833 no Rio (Igreja de Sta. Rita), com
Heloisa (Eloysa) da Conceição (n. Rio, 5/2/1814, f. Rio 30/1/ 1888)
Res. Rua Nabuco de Freitas 84. – Filha de Manuel Dias Teixeir (n.Porto) e de Francisca Maria da Conceição (n. Rio).

A família Castro tem outras notícias da família Ripper (ou Riper) em Portugal na virada do século XIX? Alguma sugestão como e aonde poderia encontrá-las?

Cordialmente

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165148 | Samuel C O Castro | 16 ago 2007 20:45 | Em resposta a: #165137

Estimado João Guilherme,

Em minhas pesquisas nada encontrei relacionando a família Ripper com a Castro e, como me limito a pesquisar essa última, desconheço qualquer dado relacionado com a sua.

Costumo indicar um site de busca 3w.telelistas.net, onde, pelo sobrenome Ripper ou Riper, que não é comum no Brasil, poderá pesquisar por Estado. Ali também pode-se usar o nome completo e uma cidade específica. É uma opção de ajuda que posso lhe indicar. Outra saída, seria no ADP (Arq. Distrital do Porto), que poderás contatar por carta ou e-mail, podendo localizar em algum site de busca. Aqui não se permite indicar links de sites. Aqui tem alguns tópicos de Ajuda no ADP, quem sabe algum colega de lá possa melhor lhe ajudar.

Espero e desejo que tenhas boa sorte nas buscas. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165151 | joao rippe | 16 ago 2007 22:16 | Em resposta a: #165148

Prezado Samuel,

Agradeço sua mensagem com importantes sugestões. Vou buscar informações faltantes no Arquivo Distrital do Porto, onde acredito haver algum registro de documentos sobre os Ripper em Portugal, inclusive o casamento de José Joaquim de Sousa e Castro com Maria Fausta Riper.

Cordial abraço

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165177 | Samuel C O Castro | 17 ago 2007 17:08 | Em resposta a: #165151

Estimado João Guilherme,

Verifiquei em minha base e não localizei o José Joaquim de Sousa e Castro. Caso você localizar a ascendência dele, peço sua gentileza de aqui expor os dados, pois tenho imenso interesse em entroncar o ramo dele junto aos demais. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165201 | joao rippe | 17 ago 2007 20:18 | Em resposta a: #165177

Prezado Samuel,

Encontrei o seguinte registro no item "famílias" deste site:

Maria Fausta Riper
Casamentos
José Joaquim de Sousa e Castro

Filhos
António Joaquim de Castro * 15.11.1805 Maria Leopoldina da Maia e Vasconcelos

Os mesmos encontram-se na mensagem inicial desse tópico.

Abraço

João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165229 | Samuel C O Castro | 18 ago 2007 12:09 | Em resposta a: #165201

Estimado João Guilherme,

O primeiro casal que citaste, é uma das pendência que constam na minha primeira mensagem deste tópico. Portanto, o ramo dele não está entroncado em minha Grande base dos Castros, mas tenho grande interesse nessa ligação.

Caso você vier a descobrir a ascendência do José Joaquim de Sousa e Castro, peço sua gentileza de aqui expor os dados, para que eu volte a consultar a base.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165369 | Samuel C O Castro | 20 ago 2007 13:13 | Em resposta a: #164376

Estimados primo/as / amigos/as

Por enquanto, deixei de informar novos casais que são início de linhagem, e que se encontram aqui no GENEALL e, não estão na base, tendo em vista que o acesso foi fechado. Mas na medida que surgiram novos casos, aqui informarei. Ratifico meus agradecimentos a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165635 | pachancho | 24 ago 2007 02:59 | Em resposta a: #163795

Caro José,

no google encontra uma referência a:
Brunilo. Jacó de Castro e Silva e Maria Carmélia de Almeida Jacó.

Deve ser o mesmo que menciona o nome da esposa é que é diferente, não é Brumélia mas sim Carmélia.

"Antonio de Almeida Jacó (PDS-Partido Democrata social).
Nasceu em Redenção/CE , então distrito do municipio de Acarape. Filho do Dr. Brunilo Jacó de Castro e Silva e de Maria Carmélia de Almeida Jacó..."


cumprimentos~
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165636 | pachancho | 24 ago 2007 03:23 | Em resposta a: #163315

Caro Samuel,


..."Casou na capela do Carregal do Zêzere, o 2º visconde de Tinalhas, a sua mãe, irmã do célebre Fabião António Leitão, (Ver Barroca) figura que se tornou conhecida em toda a Beira, durante as lutas liberais era natural do Orvalho.
Tomás de Aquino Barriga da Silveira Castro e Câmara,
nasceu em 10-1-1848 e faleceu em 4-1-1916, casou com a sua prima, em 3º grau, Maria José de Meireles Guedes Cabral, em 24-07-1868 na capela do Carregal, perante o Arcipreste da Pampilhosa da Serra, Padre Mathias Martins Simões.
Ele com 19 anos, natural de Tinalhas, filho de José Coutinho Barriga da Silveira Castro Câmara, 1º Visconde de Tinalhas, Título criado por D. Luís I Rei de Portugal por decreto de 10-10-1870, e de Maria Guilhermina Ribeiro Leitão, ela de 15 anos, natural do Carregal, filha do Dr. Theodoro Cardoso Meireles Gramaxo, e de Dona Luíza Meireles Taborda de Magalhães.
Deste casamento, um filho e três filhas, D. Estela, D. Saturnina e D. Guilhermina. Filho que foi o terceiro visconde de Tinalhas, José de Meireles Coutinho Barriga da Silveira Castro e Câmara
Dr. Luís António de Magalhães Taborda, de Aldeia Nova do Cabo, aparentado com a família Meirelles. Deve-se a este ilustre político, por três vezes Presidente da Câmara do Fundão, a ligação Fundão, Barroca do Zêzere, depois da sua morte em 1880. Quando as pessoas dos lados do rio Carregal, e Barroca, passavam junto ao solar, em Aldeia Nova do Cabo, descobriam-se e paravam em silêncio! tal o respeito que lhes merecia a figura do Dr. Luís António de Magalhães Taborda.


Terras de Xisto
www.dbgoncalves.com/terras_do_xisto.htm

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165655 | pachancho | 24 ago 2007 12:40 | Em resposta a: #163315

Caro Samuel,

aqui poderá encontrar algo sobre a Familia de Tomé de Castro, capitão de navios:

http://historia-empresarial.fe.unl.pt/textos/acores_2004.pdf




cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165660 | Samuel C O Castro | 24 ago 2007 14:16 | Em resposta a: #165655

Estimada Paula,

Muitíssimo grato por ambas as dicas: Visconde de Tinalhas e sobre Tomé de Castro.

Graças a sua dica, estive vendo na net e descobri 2 contatos, vou ver se consigo a ascendência do Tomás Antônio Coutinho Barriga da Silveira Castro Câmara (pai do 1º Visconde), que consta aqui no Geneall e é uma das pendências de minha primeira mensagem deste tópico.

Quanto ao Tomé, também pendente, colei os dados constantes do site informado e vou pesquisar com mais tempo.

Ratifico meu muitíssimo obrigado. Estou a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165691 | pachancho | 24 ago 2007 21:35 | Em resposta a: #163795

Caro Samuel,

existe um site que fala de um filho de Brunilo Jacó de Castro e Silva e de Maria Carmélia de Almeida Jacó.

al.ce.gov.br/inesp/publicacoes/lEGISLATURA%201983%201986.pdf


Este filho chama-se Antonio de Almeida Jacó, nasceu em Redenção/CE, então distrito do municipio de Acarape, a 13.6.1939.
Economista, matemático e professor.
Pertence ao partido PDS.
Vereador de Redenção 1967/1970 - Perfeito do Municipio em 1971
Fez parte da Assembleia legislativa di estado do Ceará, por 2 decadas 1975-1995;


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165711 | pachancho | 25 ago 2007 00:45 | Em resposta a: #163315

Caro Samuel,

aqui vai, da TT-online:

-Duarte de Melo da Silva Castro de Almeida -12/05/1812
Declaração de D. Diogo José Vito de Meneses, Marquês de Marialva, em como José António de Melo da Silva Castro de Almeida é filho legítimo de Duarte de Melo da Silva e Castro de Almeida, que foi governador de Cabo Verde, e de sua mulher Ângela Balbina Manuel de Albuquerque de Vasconcelos e Alboim.
EntidadeDetentora - Arquivo Distrital de Viseu

PT-TT-RGM/22/333820
Título - Duarte de Melo da Silva Castro de Almeida
Datas - 14/05/1823
NívelDescrição - Documento Simples
CódigoReferAlternCota - Registo Geral de Mercês, Registo de Certidões, liv.1, fl.59v
ÂmbitoConteúdo - Certidão Negativa. (D.João VI, Lv.9, fl.75; Lv.11, fl.98v e Lv.12, fl.286). Filiação: João António de Melo da Silva Castro de Almeida.

---------------------------------------------------------------------------------

PT-TT-RGM/06/93673
Título - António José Sarmento de Vasconcelos e Castro
Datas -15/02/1779
NívelDescrição -Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.6, fl.254v
ÂmbitoConteúdo - Alvará. Foro de Fidalgo Cavaleiro. Filiação: José António Sarmento e Castro.


PT-TT-RGM/06/108067
Título - José Sarmento de Vasconcelos e Castro
Datas 12/02/1779
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.6, fl.254v
ÂmbitoConteúdo - Alvará. Foro de Fidalgo Cavaleiro. Filiação: José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

---------------------------------------------------------------------------------------

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165741 | Samuel C O Castro | 25 ago 2007 12:54 | Em resposta a: #165711

Estimada Paula,

Verifiquei no site que informaste, mas como os dados dali são muito recentes e muitos ramos brasileiros não estão entroncados, não foi possível o entroncamento na base. Inclusive, pelo sobrenome Jacó, vejo possibilidade de serem descendentes de Cristãos Novos.

Quanto ao Duarte de Melo da Silva Castro e Almeida, que se encontra aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=290513 , também não foi possível o entroncamento.

Já quanto aos Sarmento Vasconcelos e Castro indicados, apesar de não desvendar o entroncamento, estou com dificuldade em determinar a qual deles se refere, pois tenho alguns com nomes idênticos, estando a dificultar o desvendamento. Pela data do Alvará (15.2.1779), provávelmente o José Antônio Sarmento e Castro que citaste no PT-TT-RGM/06/93673, seja o último de minha pendência abaixo. Pois, veja o que tenho de pendência da ancestralidade desse ramo:

“José de Lemos e Nápoles Manoel de Menezes Pita Borges de Castro de Albergaria Homem de Abranches – N-1896 – C-1934 - F-1968 - ANP, Tomo II, pg. 1122 - Primos ???
Esposa: Maria do Céu Guedes Sarmento de Vasconcelos e Castro – N-1904 - 5ª Sra. da Casa de Bogalheira
(filha de Julião Sarmento da Fonseca de Vasconcelos e Castro – N-14.11.1865 e de Antônia Osório Vaz Guedes, ou Antônia Guedes Sarmento Osório, neta de Julião Sarmento de Vasconcelos e Castro – N-9.10.1802, 1º visconde de Moimenta da Beira e Margarida Augusta da Fonseca Barradas e Araújo, N-18.5.1820, bisneta de José Sarmento de Vasconcelos e Castro e Antônia Ludovina Amália Carneiro Botelho Sarmento de Vasconcelos, trineta de José Antônio Sarmento de Vasconcelos e Castro e Antônia Josefa de Azeredo Castelo Branco de Sá Menezes, ADPGA, pg. 19 e 20)” – Esse último, que se encontra aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=630065 , não consigo entroncá-lo na base. Desse, caso encontrar a ascendência, por favor, me informe.

Dessa ascendência acima demonstrada, ainda tenho outros elementos que casaram com possíveis primos Castros entroncados, mas que também estão pendentes de ligação com os demais.

Quando fores no ADB, se possível ver meu pedido feito em 19.8.2007, no tópico “Ajuda Ad Braga”, que talvez lhe tenha passado despercebido.

Muitíssimo obrigado pelas excelentes contribuições. É muito gratificante receber sua prestativa ajuda. De minha parte, quando solicitado, também tenho feito tudo que está ao meu alcance. É muito bom essa troca de experiências. Fico a disposição. Afetuoso abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165765 | pachancho | 26 ago 2007 00:45 | Em resposta a: #165741

Caro Samuel,

em relação à mensagem que enviei no dia 25-08-2007, 00:45, passo a explicar:

1º - Em relação ao "Jacó", fiz essa referência em resposta a uma mensagem sua neste tópico no dia 29-07-2007, 12:31; nessa mensagem refere o nome de:
Brunilo Jacó de Castro e Silva * Fortaleza 04.07.1895 + Fortaleza 05.09.1983 - Casamento - Fortaleza 06.07.1924
Brumélia Jacó * 07.08.1850

Parece que esse site que fala que fala de um filho de Brunilo Jacó de Castro e Silva e de Maria Carmélia de Almeida Jacó, são as mesmas pessoas. Há uma pequena diferença o nome da esposa não é igual, pode haver aqui alguma confusão: uma é Brumélia e outra é Carmélia. Além disso, uma vez que o filho destes é uma pessoa ligada à politica, pode ser que consiga mais dados tendo-o como referência; quem sabe através da certidão de nascimento.

2º - José Sarmento de Vasconcelos e Castro
Casamento - Emília Margarida Correia Pimentel Pinto Figueiredo e Lemos
mensagem do dia 24-07-2007, 18:09, neste tópico
Como nesta mensagem não refere datas pensei que talvez aquele que tem a referencia PT-TT-RGM/06/108067 , fosse a mesma pessoa. Na filiação o nome também é José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

3º Duarte de Melo da Silva Castro de Almeida – 59º Governador de Cabo Verde 19 de Fevereiro 1781 - 1782
Filhos com Luísa Angélica de Campos
mensagem do dia 24-07-2007, 18:09, neste tópico.

Faço referencia ao doc. na TT, pois aparece um filho de Duarte e de Angela Balbina ( José António de Melo da Silva Castro de Almeida, é filho legítimo ) que não consta no Geneall. Talvez através dessa declaração feita pela Marques de Marialva consiga obter mais alguma informação.

Qto ao doc. PT-TT-RGM/22/333820
Título - Duarte de Melo da Silva Castro de Almeida
questiono se este não é o mesmo Duarte, apesar do nome do pai ser outro. Também através deste doc., que é uma certidão negativa consiga saber mais alguma coisa, apesar das datas serem tardias.


4º peço desculpa por aínda não ter dado resposta ao seu pedido de pesquisa do dia 19.8.2007, mas desde Julho que não vou ao arquivo, tem me sido impossivel. Só retomarei as pesquisas a partir dos finais de Setembro. Mas não está esquecido, o pedido está anotado.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#165786 | Samuel C O Castro | 26 ago 2007 15:00 | Em resposta a: #165765

Estimada Paula,

Muito grato pelas explicações e disponibilidade. Vou ver se consigo as documentações indicadas e verificar se esclarece as dúvidas.

Aguardarei para o final de setembro os dados solicitados em 19.8, no tópico "Ajuda AD Braga", que me serão extremamente úteis.

Ratifico meu muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#166080 | pachancho | 30 ago 2007 02:06 | Em resposta a: #165786

caro Samuel,


talvez venha a ter interesse:

http://www.csarmento.uminho.pt/amap_51.asp?filtro_ano=1988

Titulo: Castros e Sousas Senhores de Parderrubias, da honra de Remoães e morgados do peso.



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#166082 | pachancho | 30 ago 2007 02:31 | Em resposta a: #166080

Caro Samule,

aqui vai outro:

http://www.csarmento.uminho.pt/amap_51.asp?filtro_ano=1987

Titulo: Desceram do monte, atravessaram o mar (Castros de Guimarães e seu termo).


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#166134 | Samuel C O Castro | 30 ago 2007 13:52 | Em resposta a: #166082

Estimada Paula,

A sua primeira dica, há tempos um colega daí de PT já havia me enviado em papel e, a segunda, recebi recentemente por e-mail. De ambos os trabalhos, foram possíveis a expansão e enriquecimento da Base.

Muitíssimo obrigado pelas sua excelentes informações. Peço sua gentileza, dentro do possível, que continue a informá-las. Fico a disposição. Afetuoso abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#166196 | pachancho | 30 ago 2007 23:28 | Em resposta a: #166134

Caro Samuel,

pode ser que venha a ser útil:

9 de Dezembro de 1763 – Henrique Brandão de Castro, natural de Agualonga e homem de negócios no Brasil, decorre na casa paroquial de Agualonga a 1.ª diligência de inquirição de geração, vida e costumes, a fim de ser admitido como familiar do Santo Ofício.


9 de Dezembro de 1767 – Henrique de Amorim e Castro, natural de Rubiães, homem de negócios na Bahia, filho de António de Amorim e Castro e de Rosa da Cunha, decorre capela de N.ª Sr.ª da Piedade, na freguesia de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia a diligência de inquirição acerca de sua mulher D. Maria Eufrásia Raimunda Coelho Pinheiro, natural de Vila Nova de Gaia, a fim de se habilitar como mulher dum familiar do Santo Ofício.

10 de Dezembro de 1678 – Gonçalo Brandão de Castro, filho de António Brandão de Castro e Ceia e de D. Ana Maria da Silva Barreto, nasceu em S. Martinho de Coura; futuro mestre-de-campo de Auxiliares e Senhor da Quinta da Labruja, Ponte de Lima.

10 de Dezembro de 1685 – Agostinho de Castro e Ceia, de S. Martinho de Coura, é nomeado cavaleiro do hábito da Ordem de Cristo.

10 de Dezembro de 1763 – Henrique Brandão de Castro, natural de Agualonga e homem de negócios no Brasil, filho de Francisco da Cunha e de Maria Brandão de Castro, decorre na casa paroquial de Agualonga a 2.ª diligência de inquirição de geração, vida e costumes, a fim de ser admitido como familiar do Santo Ofício.

10 de Dezembro de 1794 – D. Florência Josefa Soares de Castro, filha de Francisco Soares da Cunha e de D. Caetana Luísa Trancoso de Lyra, faleceu no lugar de Cenoi, freguesia de Parada.

11 de Dezembro de 1947 – Pedro de Castro Sousa Menezes Abreu e Antas, vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes, assumiu as funções de presidente interino em exercício por ausência do presidente Dr. Francisco Dias Urbano.

8 de Dezembro de 1763 – José Brandão Pereira de Castro, filho natural de Manuel Carlos Brandão de Magalhães, de Mozelos, e de Francisca Rodrigues, de Castanheira, casou na igreja matriz de S. Pedro de Formariz com D. Maria Barbosa de Almeida, filha natural do padre dr. Teodósio Barbosa de Almeida e de Maria Mendes Barbosa, ambos de Formariz.

8 de Dezembro de 1805 – Francisco António Soares de Figueiroa e Castro Lyra, de Mo­zelos, registou a sua carta patente de nomeação como capitão-mor agregado da Companhia de Ordenanças de Coura na Câmara Municipal de Coura.

12 de Dezembro de 1709 – António de Amorim e Castro, filho do alferes Pascoal de Amorim e Seia e de Mariana da Cunha, do lugar do Ageito, Rubiães, casou em Rubiães com Rosa da Cunha filha de João Rodrigues e de Maria Fernandes, do lugar da Chã, Rubiães.

13 de Dezembro de 1887 – D. Tomásia Joaquina Pereira de Castro, proprietária, filha de Francisco António Soares de Figueiroa Lira e Castro e de D. Tomásia Joaquina de Sousa Sotto Mayor, viúva de António José Alves, faleceu no lugar da Lama, freguesia de Mozelos, aos 82 anos de idade.

14 de Dezembro de 1678 – Gonçalo da Rocha Barreto Brandão de Castro, filho de António Brandão de Castro e Ceia, foi baptizado na paroquial igreja de S. Martinho de Coura, pelo reverendo Gaspar de Araújo e Azevedo; futuro mestre-de-campo de Auxiliares e Senhor da Quinta da Labruja, Ponte de Lima.

14 de Dezembro de 1762 – Baltasar Bacelar de Amorim, filho de capitão António Malheiro Bacelar e de D. Faustina Maria de Caldas e Sousa Soares Brandão, de Cossourado, decorre em Cristelo a 10.ª diligência de inquirição de geração, vida e costumes, a fim de ser admitido como familiar do Santo Ofício.

14 de Dezembro de 1787 – José Pereira da Cunha e Castro Lobo, filho do capitão-mor António Inácio José Pereira da Cunha Lobo e Castro e de D. Maria Joana de Mello Pereira de Sampayo, da “Casa Grande” de Paredes, concelho de Coura, habilitou-se para receber ordens sacras de presbítero por processo de inquirição de genere.

15 de Dezembro de 1688 – Agostinho de Castro e Ceia, de Rubiães, foi nomeado vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, por alvará do Rei D. Pedro II.

15 de Dezembro de 1695 – Manuel Pereira de Castro, filho de António Pereira de Castro e de Joana Baptista, de Montemor-o-Novo, casou na igreja matriz de Santa Maria de Paredes, concelho de Coura, com D. Catarina Barbosa de Lima, filha natural de Belchior Barbosa de Lima, de Formariz, e de Maria Barbosa, de Ferreira.

15 de Dezembro de 1735 – Manuel Pereira dos Santos e Castro, homem de negócios, filho natural do licenciado Gaspar da Rocha Pereira, de Cristelo, e de Paula Maria Fernandes, de Parada, foi admitido como familiar do Santo Ofício, por carta de provisão.

15 de Dezembro de 1792 – D. Caetana Luísa Trancoso de Lyra, 7.ª Senhora da “Casa da Igreja”, em Parada, filha de António Trancoso de Lanções e de D. Isabel Soares de Castro, viúva de Francisco Soares da Cunha, faleceu no lugar de Cenoi, freguesia de Parada.


cont.

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#166198 | pachancho | 30 ago 2007 23:56 | Em resposta a: #166196

continuação:

16 de Dezembro de 1688 – António de Amorim e Castro, filho do alferes Pascoal de Amorim e Seia e de Mariana da Cunha, nasceu no lugar do Ageito, freguesia de Rubiães, e foi baptizado na igreja S. Pedro de Rubiães.

16 de Dezembro de 1726 – D. Mariana Teresa de Castro Sottomayor, filha do mestre-de-campo Sebastião Pereira da Cunha e Castro, Senhor da “Casa Grande” de Paredes, concelho de Coura, e de sua mulher D. Rosa Maria Teresa Lobo Sottomayor, foi baptizada na igreja matriz de Nossa Senhora de Monserrate, Viana.

18 de Dezembro de 1697 – Capitão António Brandão de Castro e Ceia, filho de Belchior de Ceia e Castro e de D. Maria Brandão Coelho, mercê de 18$000 réis de tença, pelos seus serviços e de seu filho Manuel Brandão Coelho de Castro, por portaria do Marquês de Alegrete.

18 de Dezembro de 1697 – Gonçalo da Rocha Barreto Brandão de Castro, filho do capitão António Brandão de Castro e Ceia e de D. Ana Maria da Silva Barreto, mercê de 6$000 reis de tença e da promessa do hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo, pelos serviços de seu pai, por portaria do Marquês de Alegrete.

18 de Dezembro de 1765 – Padre José Bernardino Soares de Castro e Moscoso, abade da igreja paroquial de Santa Marinha de Padornelo, filho do mestre-de-campo Francisco Soares de Araújo Pe­reira e de D. Antó­nia Susana da Rocha Pita Ortigueira, decorre na freguesia de Mazedo, Monção, a diligência de geração, vida e costumes a fim de servir como comissário do Santo Ofício.

18 de Dezembro de 1962 – Amaro de Castro Sousa Menezes Abreu e Antas Bacelar, 2.º Visconde do Peso de Melgaço, natural de Agualonga, filho de Júlio César de Castro Sousa Menezes e Abreu e de D. Francisca Rosa de Antas Bacelar e Barbosa, faleceu na “Casa do Outeiro”, em Agualonga, solteiro, aos 77 anos de idade.

19 de Dezembro de 1631 – Frei Francisco de Castro Antas, filho de Francisco Soares de Lanções e de D. Guiomar da Rocha Pita, nasceu no lugar da Lavadoura, freguesia de Paredes, concelho de Coura; futuro religioso

20 de Dezembro de 1654 – Baltasar de Castro e Seia, filho de Frutuoso de Seia e Castro e de D. Beatriz da Rocha Pita, nasceu em Rubiães, e foi baptizado na igreja paroquial de S. Pedro de Rubiães.

20 de Dezembro de 1875 – D. António Lou­renço Maria da Concei­ção da Rocha do Coração de Jesus Pereira da Cu­nha Lobo e Cas­tro, filho de Sebastião Maria do Carmo Filomena Pereira da Cunha e Castro Lobo e de D Maria Amália das Necessidades de Almada Pereira Cyrne Peixoto, nasceu no palácio e castelo de Portuzelo, freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo; foi 12.º Se­nhor da “Casa Grande”, Pare­des de Coura.

20 de Dezembro de 1962 – Amaro de Castro Sousa Menezes Abreu e Antas Bacelar, 2.º Visconde do Peso de Melgaço, foi sepultado no cemitério paroquial de Agualonga, sendo acompanhado à última morado pelo dr. José Manuel Pereira, João de Sequeiros, dr. José Eduardo de Oliveira, dr. José Gomes Moreira, dr. Francisco Gonçalves Duque, António José da Cunha Barbosa, Joaquim Pinto da Cunha, Francisco António da Cunha Antas, Bernardo Pereira Chouzal, Manuel Tomás de Bessa e Menezes, José Martins Nogueira, António Cândido de Abreu Barreiro, etc.

23 de Dezembro de 2003 – Francisco João Gomes de Castro, presidente da Assembleia Municipal de Paredes de Coura, renuncia ao mandato por motivos de saúde.

24 de Dezembro de 1696 – Faleceu o tenente Manuel Brandão Coelho de Castro, filho de António Brandão de Castro e Ceia.

24 de Dezembro de 1875 – D. António Lou­renço Maria da Concei­ção da Rocha do Coração de Jesus Pereira da Cu­nha Lobo e Cas­tro, filho de Sebastião Maria do Carmo Filomena Pereira da Cunha e Castro Lobo e de D Maria Amália das Necessidades de Almada Pereira Cyrne Peixoto, foi baptizado na igreja paroquial de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo; foi 12.º Se­nhor da “Casa Grande”, Pare­des de Coura.

25 de Dezembro de 1945 – D. Maria Rita da Conceição da Rocha Filomena das Necessidades Pereira da Cunha e Castro Lobo, filha de Sebastião Maria do Carmo Filomena Pereira da Cunha e Castro Lobo, 11.º Senhor da “Casa Grande”, em Pare­des de Coura, e de sua mulher D Maria Amália das Necessidades de Almada Pereira Cyrne Peixoto, faleceu no palácio e castelo de Portuzelo, freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo.

28 de Dezembro de 1828 – Alferes José António Champalimaud de Nussane de Sousa Lyra e Castro, foi avaliado pelo major Afonso Botelho de Sampayo e Sousa, que dele informou: «considero este oficial de muitas esperanças, tem grande aptidão e inteligência para o serviço».

31 de Dezembro de 1765 – Henrique de Amorim e Castro, natural de Rubiães, morador na Bahia, filho de António de Amorim e Castro e de Rosa da Cunha, feito o relatório preliminar extrajudicial a fim de servir como familiar do Santo Ofício.

cont.

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#166199 | Samuel C O Castro | 30 ago 2007 23:58 | Em resposta a: #166196

Estimada Paula,

Sobre estes Castros que estão no BLOG Cultural de Paredes de Coura, do Jofre Monteiro de Lima Alves, já copiei todos os dados dos Castros e formei um documento no word com 722 páginas.

Muitíssimo obrigado pelas informações e interesse demonstrado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso passando alguns dados!

#166436 | isiscastro01 | 03 set 2007 17:45 | Em resposta a: #164547

sou descendente de elisio pereira de castro de família com morada no Porto.Meu bisavô era exportador e importador com grande casa comercial no centro.no momento só tenho esses detalhes ,pórem voltarei em breve p Brasil onde meu avô casou-se com Olga Bento de Castro também de origem portuguesa.Maiores informações por favor contactar:isiscastro@yahoo.com.br. Grata.

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso passando alguns dados!

#166438 | IsabelFont | 03 set 2007 18:11 | Em resposta a: #166436

Boa tarde,

Penso que se deve ter enganado no destinatário da mensagem, que provavelmente seria Samuel C O Castro.

Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso passando alguns dados!

#166458 | Samuel C O Castro | 03 set 2007 22:42 | Em resposta a: #166436

Estimada Isis,

Em minha grande base dos Castros não localizei nenhum Elísio Pereira de Castro. Mas tenho grande interesse em entroncar esse ramo junto aos demais. Para isso, caso vier a descobrir os ascendentes dele, peço sua gentileza de aqui expor os dados, para que eu volte a pesquisar a referida base.

Se expor aqui neste tópico dos dados que tens a partir dele, quem sabe poderá facilitar outros nos ajudar.

Antecipo agradecimentos e fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso passando alguns dados!

#166481 | isiscastro01 | 04 set 2007 02:52 | Em resposta a: #166458

samuel é muito bom saber que tenha recebido.estou aqui em braga ,visitando meus filhos ,marcos de medeiros pereira e marcio que já não teem o castro .minha mãe a filha de elisio pereira de castro e olga bento de castro,maria da gloria bento de castro que se tornou casando com meu pai pedro correia de medeiros(falecidos) nascido no rio grande do norte(natal)maria da gloria castro de medeiros,cujas irmãs foram:rachel bento de castro agora antunes e a filha gracie mary de castro antunes;ignes bento de castro e ficando leite cuja única filha jacyra de castro leite;olinda b. de castro casando com anibal ranciaro(paraná)filhos ronald ,roberto,rosemary,rosane e anibal(filho)todos castro ranciaro;josé bento de castro,(falecido),; francisco bento de castro casado 1º matrim.mª josé latgé,filhos:haroldo elisio,ivam e rodolfo latgé de castro(om filhos '???';2º matrim.esposa e duas filhas( ???)cont, mª alice b. de castro casada com (?), 3filhos (anne (fal, aos 5 anos de idade),luis carlos e (?); lúcia b. de castro cas c walmir vivas e filhos wanderley,2 filhos(??) ,francisco (2filhas??)e (? dois filhos ??) todos castro vivas.... todos esses filhos ,netos e bisnetos são nascidos no brasil múnicipio de são gonçalo,niterói e rio de janeiro. assim que voltar ao brasil .dia19 próximo, entrarei em mais detalhes sobre ascendentes ,se vc assim precisar,em tempo:conservei o castro de medeiros e acresc.pereira que por coencidencia e do meu marido amaury de albuquerque pereira,cujo pai também se chamava pedro (como meu pai)de araújo pereira.abraço!isis.

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso passando alguns dados!

#166485 | isiscastro01 | 04 set 2007 03:57 | Em resposta a: #166438

ok isabel ! o samuel já entrou erespondeu.obrigada e desculpe-me.

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso passando alguns dados!

#166505 | Samuel C O Castro | 04 set 2007 11:55 | Em resposta a: #166481

Estimada Isis,

Quando voltares ao Brasil, procure aqui expor o máximo de detalhes sobre os seus ascendentes de Portugal, para que facilite a mim e outros colegas melhor poder lhe ajudar.

Também poderás entrar em contato comigo pelo Orkut, em que, em diversas comunidades CASTRO tenho um tópico sobre meu livro publicado "Castro - Tesouro de Família", que poderei enviar-lhe uma sinopse por e-mail.

Muito grato. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda, Mais uma vez

#166982 | IsabelFont | 10 set 2007 02:11 | Em resposta a: #163315

Caro confrade Samuel Castro,

Dada a grande base de Castros de que dispõe, será que tem mais dados sobre os seguintes:

Francisca Moraes de Castro, que não sei qd. nasceu, mas faleceu em Chaves em 1739-05-06, viúva que ficou do seu casamento com José Madureira Lobo, que por sua vez faleceu em 1729-03-10.?

e ainda sobre:

o Licenciado, Luís Caetano de Moraes Castro, que faleceu em 1739-03-26, em Chaves.

Agradeço mais quaisquer dados - nascimento, baptismo ou casamento destes familiares.

Melhores cumprimentos,
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda, Mais uma vez

#167010 | Samuel C O Castro | 10 set 2007 13:53 | Em resposta a: #166982

Estimada Maria Isabel Fontoura,

Tenho em minha base os dados abaixo, são 2 ramos distintos, não sei se refere aos que procuras, pois tem algumas divergência de nomes. Informo os únicos dados disponíveis. Observe no final do 2º ramo, o sobrenome Fontoura, talvez seja o que esteja procurando. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

xxxxxxxxxx

Francisca de Távora (ou Francisca de Távora de Castro) – N-1700
Esposo: João de Madureira Lobo (ou José de Madureira Lobo) – N-1700
NFP, vol. VII, Madureira, $23, N5 e, vol. VIII, Pimentel, $7, N14-15
Ver, NFP, Tomo II, Costados, fls. 7-v - Fhs:
a) Francisco Xavier de Moraes Madureira – N-1725
Esposa: Joana Maria de Moraes Sarmento – N-1725 - Fhs:
1) Manuel de Moraes Madureira Lobo – N-1750
Esposa: Maria Joana de Macedo Sotomayor – N-1750, Porto
(Maria Joana de Macedo Sotomayor e Castro)
(desse ramo tenho mais alguns dados a acrescentar na descendência)

xxxxxxxxxxx

Francisca de Moraes Castro – N-1675 - Esp: Antônio de Madureira Lobo – N-1680
Francisca de Távora de Moraes Castro) - C-15.8.1700 - Fhs:
1) Luís de Madureira Lobo - Esposa: Maria Pinto (ou Maria Rodrigues)
Sargento mor na Praça de Chaeves – Dentre outro: Fhs:
a) Joaquim Antônio de Madureira Lobo – C-8.7.1853
Esposa: Ana Luísa Moutinho de Carvalho Rego
(ou Ana Luísa de Moraes Moutinho de Carvalho Rego) - Fhs:
1) Teodora Angélica de Moraes Castro de Madureira Lobo
Esposo: João Antônio da Silva Fontoura - Fhs:
a) Úrsula Joaquina da Fontoura de Madureira Lobo - c. c. s.
(deste ramo não me consta referências bibliográfica, bem provável que de informação avulsa, o que de momento me é impossível saber de onde coletei).

xxxxxxxxxxx

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda, Mais uma vez

#167011 | Samuel C O Castro | 10 set 2007 14:05 | Em resposta a: #166982

Complementando:

Quanto ao Licenciado, Luís Caetano de Moraes Castro, nada encontrei.

Caso alguns dos ramos que lhe informei, confirmar se referir ao que procuras, peço sua gentileza de me dizer qual deles e a ligação do Luís Caetano com as pessoas ali referidas, para que eu possa incluir, inclusive as datas que referiste.

Muito grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, neste caso peço eu ajuda, Mais uma vez

#167055 | IsabelFont | 10 set 2007 21:40 | Em resposta a: #167011

Boa noite Confrade Samuel,

Infelizmente não é nenhum dos ramos que me indica e que conheço.

Os nomes são mesmo os que indiquei na mensagem anterior, e não houve engano já que vêm escritos em assentos de óbito.

De qualquer modo muito obrigado.

Cumprimentos
MªIsabelFontoura

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#167332 | Samuel C O Castro | 13 set 2007 19:20 | Em resposta a: #165369

Primos/as e amigos/as

Mais dois casais a se acrescentar na lista inicialmente apresentada.

Podendo algum deles não estarem aqui no Geneall.

Agradeço a todos que puderem ajudar. Fraterno abraço.

Samuel de Castro


xxxxxxxxxxxxxx


Gonçalo Gonçalves Sanches, de Monção, casado com Maria Josefa Gomes, pais de Francisco Pereira Sanches de Castro (Francisco Sanches Ribeiro de Castro) - 1º Visconde de S. Antônio de Lourido, de Vila Nova da Cerveira


Joaquim de Azevedo e Castro – Casamento = Júlia Palmira Coelho Gonçalves da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#169592 | cviana62 | 08 out 2007 10:08 | Em resposta a: #163315

A minha avó era Rosa de Castro Rodrigues, nascida em Braga a 30 de Dezembro de 1900. Seu pai era Joaquim Rodrigues e sua mãe Luiza de Castro (Rodrigues)...ao que julgo saber esta Luiza de Castro terá nascido em Mondim de Basto. Se a conseguir encaixar nos dados que possui..terei todo o prazer em o informar sobre a posterior descendência.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#169622 | Samuel C O Castro | 08 out 2007 15:05 | Em resposta a: #169592

Estimado Carlos Viana,

Pesquisei em minha base e não localizei o casal informado. Como tenho imenso interesse no entroncamento dos variados ramos que estão dispersos, caso você vier a saber os ascendentes dessa Luísa de Castro, peço sua gentileza de aqui expor os dados, será com prazer que voltarei a rever a base.

Mesmo não tendo entroncado junto aos demais, peço-lhe o favor de informar a descendência que possuis do casal, que, com prazer serão mantidos em arquivo e, caso futuramente consiga o entroncamento, os mesmos serão ali incluídos. Peço enviar para meu e-mail: castro.genealogia arroba bol.com.br (sem espaços).

Muitíssimo obrigado pelo interesse demonstrado. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#169626 | cviana62 | 08 out 2007 15:41 | Em resposta a: #169622

Amigo Samuel:

Eu estou pesquisando sobre os ascendentes dessa minha bisavó. Quando souber alguns dados em concreto, designadamente o local exacto do nascimento e data de nascimento lhe comunicarei.
Quanto aos descendentes que pretende, deseja todas as gerações seguintes ou apenas aqueles que usaram o nome Castro? É que essa Luisa teve 3 filhas e um filho...todos eles Castro Rodrigues...depois o Castro foi naturalmente desaparecendo, mas há pelo menos uma boa centena de descendentes...quase todos sem Castro no nome.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#169637 | Samuel C O Castro | 08 out 2007 17:36 | Em resposta a: #169626

Estimado Carlos,

Em minha base adoto o critério de ir até os filhos de Castros, mesmo que não assinem o apelido, mas parando neles.

Caso em algumas gerações seguintes, algum descendente que não assinou Castro, casou com alguém desse apelido, costumo colocar a linhagem desse também. Nesse caso, configurando um casamento entre primos, cujas linhagens de cruzam neles.

Tenho por costume, quando disponível, colocar indicação de fontes de referência a cada nova geração, se as tiver e puder indicar, serão também muito bem recebidas.

Muitíssimo grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#170862 | cviana62 | 24 out 2007 21:32 | Em resposta a: #169592

Caro Samuel

Descobri agora que a Luisa de Castro nasceu na freguesia de Codeçoso, concelho de Celorico de Basto e era filha de Elio Augusto de Castro e de Eugénia de Castro.

Tal como já referi quando tiver um bom manancial de informação lhe comunicarei tudo direitinho.

Cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#170901 | Samuel C O Castro | 25 out 2007 11:19 | Em resposta a: #170862

Estimado Carlos Viana,

Os nomes informados também não constam da base, mas na medida que fores retroagindo, bem provável que o entroncamento junto aos demais deverá surgir.

Tudo bem, estarei aguardando os dados. Muitíssimo grato pelo interesse e disponibilidade. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#190638 | joao rippe | 01 abr 2008 21:52 | Em resposta a: #165229

Prezado Samuel,

Em agosto passado escrevi a você a respeito do entrocamento das famílias Riper (Maria Fausta) e Castro. Gostaria de saber se, desde então, você obteve mais informações.

De meu lado, descobri que a família Riper vivia nas freguesias de Miragaia e Massarelos. Os únicos membros da família que encontrei até o momento são Maria Fausta e Vicente Gregório (Massarelos), cujo pai é Francisco Riper (Miragaia).

Estive no Porto a passeio há duas semanas e curiosamente não encontrei qualquer referência ao nome no diretório de telefones, na biblioteca do Instituto do Vinho do Porto ou na Feitoria dos Ingleses. O Arquivo Distrital do Porto possui um documento de penhora datado de 1819, do qual extraí as informações acima.

Não consegui chegar ainda a uma conclusão quanto à origem do nome. A família Ripert de origem francesa aparece no Porto no século XIX, mas não estou certo de que Riper venha de Ripert.

Agradeço caso tenha alguma informação adicional ou orientação.

Cordialmente

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#190645 | Samuel C O Castro | 01 abr 2008 22:40 | Em resposta a: #190638

Estimado João Guilherme,

Apesar de que, de seu pedido de agosto passado para cá, a base ter crescido consideravelmente, ainda não foi possível o entroncamento junto aos demais.

De uma ascendência constante da base, chego em:

Ana Delfina de Albuquerque da Fonseca Coutinho e Castro - N-17.12.1848, Sé, Castelo Branco - F-14.7.1937, Lisboa, São Mamede
Esposo: José Joaquim de Castro da Maia e Vasconcelos – N-24.5.1854, N S dos Remédios, Angola, Luanda - C-9.5.1878, Lisboa, S. Engrácia - F-9.8.1931, Lx, S. Mamede - Coronel do Corpo do Estado Maior. Professor dos Príncipes D. Felipe e D. Manuel. Deputado da Nação. Lente da Escola do Exército. Chefe do Estado Maior da Primeira Divisão Miliatar (Lx) - Primos ?
(filho de Antônio Joaquim de Castro - N-15.11.1805 - C-1846 - F-1890 - General de Divisão, Goverandor Geral da Índia e e de Angola, e de Maria Leopoldina da Maia e Vasconcelos Bravo - N-1818, neto paterno de José Joaquim de Sousa e Castro e de Maria Fausta Riper) - DDJ, vol I, pg 504 e 505 - LGFP, pg 130.

Portanto, minha pendência, para possível entroncamento na base, continua sendo a ascendência do José Joaquim de Sousa e Castro.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#190772 | joao rippe | 02 abr 2008 18:51 | Em resposta a: #190645

Prezado Samuel,

Agradeço sua resposta que foi esclarecedora, pois coloca o possível nascimento de Maria Fausta Riper em torno de 1780.

Deixe-me usufruir um pouco mais de sua experiência. Não há qualquer pessoa no sítio Geneall.net pesquisando a família Riper. Você acredita que abrir um tópico sobre o tema poderia trazer alguma informação relevante?

Abraço

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#190776 | Samuel C O Castro | 02 abr 2008 19:13 | Em resposta a: #190772

Estimado João Guilherme,

Você abrindo o tópico, poderá aparecer alguém que tenha estudado ou que tenha ligação com a família Ripper e lhe responder. Tanto é que, se olhares aqui em http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=ripper&s_type=per_search.php , verás que já tem alguns com esse apelino aqui no Geneall.

Ao abrir o tópico, é muito importante o nome que darás para ele, é recomendável que cites Riper ou Ripper e esteja relacionado com algum lugar. Na mensagem inicial, dê o máximo de detalhes que possues, isso facititará quem estiver disposto a lhe ajudar.

Depois de alguns dias, se ninguém respondeu, volte a reiterar. Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base

#190834 | salen | 02 abr 2008 23:37 | Em resposta a: #190776

Caro Samuel de Castro,

Apetece-me dizer «o homem que pretende redescobrir um 'décimo terceiro' trabalho de Hércules» infelizmente inacabado pelo dito, a saber, recensear todos os Castros!
Mas eu "estou consigo e não abro"!

Aproveito para o saudar mais uma vez e lhe voltar a perguntar se nas voltas que os Castros dão - sim, porque os Castros são 'um mundo'! - se lhe apareceu uma Helena de Castro ou qualquer coisa parecida, esposa de um capitão das naus da India (António Teixeira de Macedo), e mãe de um Gonçalo Pereira da Silva, ou só Pereira, ou só da Silva (esses apelidos portugueses de 1600 dão comigo em doido ...).

Renovo os votos de conclusão com sucesso do seu trabalho e agradeço a paciência de ler estas parvoíces de quem está cheio de sono e só lhe petece é ir dormir (e vou mesmo).
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base

#190877 | Samuel C O Castro | 03 abr 2008 11:29 | Em resposta a: #190834

Estimado Victor Ferreira,

Muito grato pelas palavras de incentivo de meu agrutinamento dos Castros.

Infelizmente ainda não me apareceu o casal informado, mas, caso me defrontar com ele, estarei atento para lhe informar. Peço que faça o mesmo caso descobrir.

Vendo na NET e mensagem sua em outros tópicos, informo-lhe o que achei em minha base relacionado com os apelidos:

Martim da Cunha de Eça - Serviu na India como Capitão de Navios. FCR
Esposa: D. Maria Leite de Castro – Primos ? (não tenho a ascendência) - Dentre outros:
Fhs: 1) Simão da Cunha de Eça – FCR – Esposa: D. Catarina da Cunha.

xxxxxxx

Vindo de uma ascendência Castro:
Francisco Amador de Melo – Passou à Índia em 1718. Governador de Bardez - F-1743
1ª Esposa: Antônia Francisca de Silveira e Castro – F-1724 (9)
2ª Esposa: ...................... (viúva de Duarte de Melo e, filha de Estevão Teixeira de Macedo)

xxxxxxx

Procurando no Google achei um site que cita o Dicionário Aristocrático, pg 262, contendo os Alvarás dos Foros de Fidalgos da Casa:

"Antônio Teixeira de Macedo, estantes nas partes da Índia e natural da cidade de Goa , filho natural de Luiz Teixeira de Macedo, Fidalgo da Casa de Sua Alteza, e neto de Estevão Teixeira de Macedo. Fidalgo Cavaleiro por Alvará de 18.2.1682. Livro 1 das Mercês do Príncipe Regente D. Pedro, folha 222 verso".

Quem sabe esses dados possam lhe trazer uma luz.......

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#191025 | joao rippe | 04 abr 2008 12:07 | Em resposta a: #190776

Prezado Samuel,

Agradeço sua resposta e seus importantes conselhos. Vou seguir suas orientações e abrir um tópico sobre a família Ripper (Brasil) e Riper (Portugal-Massarelos e Miragaia).

Muito obrigado!

Grande abraço

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base

#197478 | salen | 21 mai 2008 23:33 | Em resposta a: #190877

Prezado Samuel de Castro,
Agradeço o trabalho que teve mas não, infelizmente nem no parentesco nem na janela temporal nenhum dos apontados se encaixa ainda no meu puzzle. Um deles, este ATM eu já conhecia, mas sai totalmente da janela temporal: um século mais tarde!
De facto há pelo menos 4 pessoas com o mesmo nome ligados à India num epaço de 100 e poucos anos (1680-1690), bem identificados e distintos entre si.

Mas há dias surgiu um novo dado. Afinal a mulher do ATM capitão de navios podia ser Leonor de Castro, e não Helena, e teria já falecido em 1593 (o registo da partida de ATM para Índia refere que era viúvo).

E agora? Terá em carteira alguma Leonor de Castro vivendo na metrópole ou no Estado da India pelas décadas de 60 a 80 de quinhentos?
Grato pela atenção.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base

#197536 | Samuel C O Castro | 22 mai 2008 16:18 | Em resposta a: #197478

Estimado Victor Ferreira,

Na base tenho algumas Leonor de Castro, que N-antes de 1590 (não sei se algumas delas poderá ter ligação com o seu ATM) que estão aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=3057
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=24609
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=47402
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=47403
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=56976

Do casal que está aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=61320 tiveram uma filha Leonor...... , que sucedeu na Casa - SMN - Que poderá estar mencionada na PL, Tomo I, pg 488, ou no NFP, vol X, Sousa, $446, N19-20.

Qualquer novidade, por favor, me comunique.

É o que tenho de momento. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base

#197573 | salen | 22 mai 2008 20:23 | Em resposta a: #197536

Caro Samuel de Castro,
Grato mais uma vez pelo trabalho.
Vou dar uma vista de olhos.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#201656 | pachancho | 26 jun 2008 20:58 | Em resposta a: #166199

Caro Samuel,

aqui vai mais um Castro que penso que tem haver com estes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226792

Registo Paroquial de Amares, livro nº286
Óbitos - Freguesia de Ferreiros (Sta Maria)

20.1.1885
Faleceu João de Sousa e Castro de 77 anos, viúvo de D. Maria Antónia de Sousa e Castro; natural da freguesia e praça de Valença, proprietário morador na casa da Boavista désta freguesia; filho legítimo de João de Sousa e Castro e de D.Rita Brito, ambos da freguesia e praça de Valença. Deixou um filho.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#201717 | Samuel C O Castro | 27 jun 2008 14:18 | Em resposta a: #201656

Estimada Paula,

Muito obrigado por mais este contributo.

Apesar de ter na base diversos João de Sousa e Castro, não consegui entroncar o último informado. Pelo óbito ser de Amares, Ferrreiros, realmente há grande posssibilidade de terem vínculo de parentesco próximo com os constantes do link que informaste, pois, os ali constantes, estando na base, realmente são daquela localidade.

Vamos torcer para que surja novos elementos que possibilitem a desejada ligação.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#201731 | mosorio | 27 jun 2008 16:04 | Em resposta a: #201717

Olá Samuel.


Bem disposto? Sabe responder-me se Castro é o mesmo que Crasto?
Se apelidos diferentes, o certo é que, nesta BD, há poucos Crasto . Há Roiz e Ruiz que é o mesmo que Rodrigues .
Obrigada,

Com os meus cumprimentos.

Maria Emília Sanches de Castro Osório

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#201748 | Samuel C O Castro | 27 jun 2008 22:26 | Em resposta a: #201731

Estimada Maria Emília,

Com a graça de Deus continuo bastante disposto para a expansão da base de nossos Castros comuns.

Sou de opinião que Castro é um ramo e, Crasto outro. Geralmente o ramo Castro não tem variação para Crasto. Já a linhagem dos Crastos, já ví se tornarem Castro.

Apesar de ter reiterado, não recebi retorno de sua mãe, estou a aguardar.

Continuo a disposição. Fraterno abraço e lembrança à todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#201749 | Samuel C O Castro | 27 jun 2008 22:30 | Em resposta a: #201656

Estimada Paula,

Estou passando para a base dados das Gerações Melgacenses, mais especificamente dos Sousa e Castro e, quando lhe respondi, pensei na possibilidade de ali surgir os 2 João de Sousa e Castro que informaste. E, não é que, no final da tarde cheguei neles, possibilitando incluir as informações que enviaste.

Reiterados agradecimentos. Fraterno Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#201838 | luizinho | 29 jun 2008 14:16 | Em resposta a: #201748

Caro Samuel.

Saudações.

Realmente você tem razão sobre o Crasto e o Castro.Minha 6a. avó em seu batismo em 29.08.1691, nos apontamentos da Freguesia de Santo Antonio do Porto Judeu,livro 1 e 2, fls 83, foi registrada como Francisca de Crasto, mas no seu falecimento(70anos) , em S.Sebastião-Concelho de Angra do Heroismo, liv. 2 fls 180,em 3.3.1761 foi registrada como Castro.
Na oportunidade pergunto-lhe se por ventura você tem em seus arquivos, quais seriam os antecendentes dos pais dela:
Pai - Manoel Correa (?) Gomes
Mãe- Ursula de Crasto
Atualmente são o meu fim de linha.
Na oportunidade apresento minha cordiais
Saudações
Luiz Augusto
luizinhodrager

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#201843 | Samuel C O Castro | 29 jun 2008 15:41 | Em resposta a: #201838

Estimado Luiz Augusto,

Em minha base não localizei o casal referido.

Mas, procurando por Úrsula, tenho duas mais prováveis de ter ligação:

D. Úrsula de Castro - Esposo: D. Diogo Lopes de Sequeira
Capitão-mór da Enseada de Diu, por três anos, por carta de 10.3.1655

xxxxx

Úrsula de Castro – Esposo: Manuel Landim Teixeira (ou João Landim Teixeira),
de Estremoz - Foram para a Índia. (teve duas mulheres da Sanderis, de Gayo ? )
NFP, vol VI, Landim, $2, N7

xxxxx

Não tenho como confirmar se a Úrsula que informaste descende destas, pois não tenho a descendência destes casais.

Caso descobrires a ascendência dela, peço sua gentileza de me informar.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#221195 | aboc | 14 fev 2009 12:45 | Em resposta a: #163315

Caro confrade Samuel Castro
Em s/ comunicação de 24-07-2007, indica os nomes de João Osório Cardoso da Fonseca e Castro X Maria da Graça Guedes de Seabra, meus trisavós pela linha varonil.

Árvore de costados (parcial), com referências essenciais a Castros e seus cônjuges e respectivos ascendentes:
1 – João Osório Cardoso da Fonseca e Castro *19.06.1790
2 - Francisco Osório Cardoso da Fonseca e Castro de Menezes *30.12.1748
3 - Ana Leonor Saldanha de Castro
4 - José Osório da Fonseca e Menezes *30.03.1703
5 - Maria Inês Vitória Coelho Falcão
6 - Manuel Pinto Ribeiro de Castro *09.07.1715
7 - Ana Perpétua Saldanha
8 - Manuel Osório da Fonseca
12 – Manuel Pinto Ribeiro Libório de Castro
13 – Teodósia Maria Teresa
14 – Gervásio de Carvalho
15 – Joana Baptista Saldanha
16 - António Cardoso Osório *22.12.1635 +01.04.1689
17 - Maria de Castro Soares de Melo e Moura
24 - Manuel Ribeiro da Silva
25 – Mariana Pinto da Silva
26 - Manuel Tavares de Oliveira
27 - Teresa do Rosário
28 - Francisco Domingues
29 - Maria de Carvalho
30 - Manuel Saldanha Marinho
31 – Maria Evangélica
32 – António Cardoso Osório
33 – Ana da Fonseca Osório
34 – António de Castro Soares
48 – Belchior Ribeiro Libório de Castro
49 – Ana da Silva
50 – Baltazar do Couto
51 – Maria Pinto
68 – António de Castro
69 - Antónia de Alvarenga
136 - António de Castro
137 – Luisa Soares
138 - António de Alvarenga
139 – Brites de Moura Vieira

I)Ascendência de sua trisavó Maria de Castro Soares de Melo e Moura (acima nº. 17)- descrição genealógica regressiva) até ao 1º. Castro conhecido:

-António Cardoso Osório, filho do doutor António Cardoso Osório (de Anreade ) e de sua mulher Ana da Fonseca Osório, nasceu em Val de Oleiros a 22 de Dezembro de 1635 e faleceu no Peso da Régoa em 1 de Abril de 1689. Foi Senhor de Val de Oleiros de Baixo e do Morgado do Calvário de Britiande e de muitos outros bens que herdou de seus maiores; casou com D. Maria de Castro Soares (de Melo e Moura), irmã de Jorge de Castro Soares que foi cavaleiro fidalgo da corte de D. João 2º., com exercício por alvará de 29 de Julho de 1687 e eram filhos de António de Castro Soares que requereu em 1646, sendo ainda solteiro, para ser Familiar do Santo Ofício e era Senhor das Casas da Porta do Sol em Lamego e do Morgado de Patancinhos em Braga e era filho de António de Castro e de Antónia de Alvarenga, de Lamego e neto de António de Castro e de Luisa Soares, de Monção e de Antónia de Alvarenga e de Brites de Moura Vieira, de Lamego.
II)Ascendência de sua mãe Ana Leonor Saldanha de Castro (acima nº. 3) - descrição genealógica progressiva) desde o 1º. Castro conhecido:
1)Belchior Ribeiro Libório de Castro, foi um homem nobre, muito laborioso, empreendedor e honrado. Escasseando-lhe os meios de fortuna, abraçou a carreira comercial, estabelecendo-se na Rua da Fonte Taurina, no Porto, com negócios, em pequena escala e, mais tarde, em grosso trato. Enriqueceu. Instituiu o Morgado de Nossa Senhora da Vela, em Leiria e foi senhor de muitos bens em S. João de Alpendurada e no Porto. Casou com D. Ana da Silva. Tiveram: Manuel Ribeiro da Silva, que segue;
2)Manuel Ribeiro da Silva, foi o 1º. Morgado de Nossa Senhora da Vela. Herdou os haveres de seus pais, continuou por muitos anos a administrar a casa comercial e residiu nas suas propriedades da Rua das Flores, no Porto. Casou com D. Mariana Pinto da Silva, irmã de Nicolau do Couto, cônsul da Galiza e filhos de Baltazar do Couto e de sua mulher D. Maria Pinto, em 12 de Abril de 1673, na freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Massarelos, da cidade do Porto. Tiveram: Manuel Pinto Ribeiro Libório de Castro, que segue:
3)Manuel Pinto Ribeiro Libório de Castro, foi o 2º. Morgado de Nossa Senhora da Vela e herdeiro da casa de seus pais. Continuou a residir na sua casa da Rua das Flores e casou na freguesia de Massarelos da cidade do Porto, em 30 de Junho de 1714, com D. Teodósia Maria Teresa, natural da mesma freguesia e que era sobrinha do Pe. João Tavares e filha de Manuel Tavares de Oliveira, abastado e honradíssimo negociante e que era natural de Macieira de Cambra e de sua mulher D. Teresa do Rosário, natural igualmente da mesma freguesia de Massarelos do Porto. Tiveram:
4)Dr. Manuel Pinto Ribeiro de Castro, que segue; Rev. João Pinto Ribeiro de Castro, para cuja Ordenação de presbítero se fez a competente escritura patrimonial, em 25 de Fevereiro de 1751, como consta do livro de notas nº. 235 a fl 122 do Tabelião João de Sousa, sendo do-tadores seu irmão dr. Manuel Pinto Ribeiro de Castro e sua cunhada D. Ana Perpétua Saldanha e testemunhas um escudeiro e um criado do mesmo dr., em casa de quem foi feita a dita escritura.
4)Dr. Manuel Pinto Ribeiro de Castro, foi o 3º. Morgado de Nossa Senhora da Vela, Bacharel formado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Desembargador, Corregedor da Comarca do Porto e Familiar do Santo Ofício, por carta de 11 de Outubro de 1750. Viveu sempre à lei da nobreza, com larga representação e grande opulência. Nasceu na sua casa da Rua das Flores em 9 de Julho de 1715. Casou em 16 de Janeiro de 1746, na Capela de Vicente Pedro, freguesia de Cedofeita, cidade do Porto, por especial despacho do Rev. Bispo da Diocese, o qual foi seu padrinho de casamento, com D. Ana Perpétua Saldanha, que anteriormente se chamava D. Ana Baptista Saldanha, natural de Miragaia (Porto), filha de Gervásio de Carvalho, abastado e respeitado negociante e de sua mulher D. Joana Baptista Saldanha, neta paterna de Francisco Domingues e de sua mulher D. Maria de Carvalho, ambos de Cabeceiras de Basto e materna do distinto capitão de navios e proprietário de um patacho em que viajava, Manuel Saldanha Marinho, Familiar do Santo Ofício por carta de 8 de Março de 1703 e de sua mulher D. Maria Evangélica, natural da freguesia de Miragaia da cidade do Porto.
Tiveram sete filhos (seis dos quais entendo não caber aqui o desenvolvimento da sua descendência, dado tratar-se de ramos colaterais, embora de grande projecção e importância, mas que fogem ao critério adoptado, em função da proposta em título), dos quais se destaca, para o estudo em questão:
5)Ana Leonor Saldanha de Castro, que casou, no Porto, com Francisco Osório Cardoso da Fonseca e Castro de Menezes, representante de um do ramo da Casa de Vale de Oleiros, nascido na freguesia de S. Pedro de Abaças, Concelho de Vila Real e Diocese de Lamego, em 30 de Dezembro de 1748 e foram pais de João Osório Cardoso da Fonseca e Castro (acima nº. 1), que casou com D. Maria da Graça Guedes de Seabra.
Bibliografia
Tópico I)-Casa do Val d’Oleiros-Genealogia e Heráldica – Abel B. Osório de Castro – (pgs. 103,155 e 156) – Ed. familiar, mas que se encontra nas bibliotecas Municipal do Porto, Nacional de Lisboa e Genealógica de Lisboa.
Tópico II)-Além da obra já referida, que é uma compilação de documentos e publicações, foram transcritos alguns apontamentos de registos de família, baseados em grande parte, como consta nos mesmos, em documentos do Tribunal do Santo Oficio (TT) e outros de reconhecida autenticidade.
Fraternas saudações,
Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#221270 | Samuel C O Castro | 15 fev 2009 13:15 | Em resposta a: #221195

Prezado Abel,

Muito obrigado pela disponibilização dos interessantes dados de sua ascendência, que, com relação a minha base, passo a informar.

Não localizei na base o Belchior Ribeiro Libório de Castro. Ligado ao ramo dele, deve ser o Columbano Pinto Ribeiro de Castro Vela, C-Rio de Janeiro com Genoveva de Portugal da Silveira (ou Genoveva Rita de Portugal) - N-1770. Portanto, como o tronco do Columbano não está entroncado, não descrevo a descendência, sendo portanto uma pendência para futuramente ligá-lo junto aos demais e descrever a descendência.

Quanto a Genoveva, tenho ela na base, casada em 2ª núpcias com Isidoro de Almada e Castro – N-1784, em Lisboa – F-1831, em Lisboa – Juiz dos Órfãos do Porto. Brigadeiro de Artilharia na Corte do Rio de Janeiro, no Tempo da entrada dos Franceses. Governador Adjunto das Armas do Algarve (exército de D. Miguel) - NFP, v. VI, Lobo, $78, N12 - GFPS - AHE, que tiveram a filha Matilde de Almada e Castro – Assafata da Senhora Infanta D. Ana de Jesus Maria.

Caso souber a descendência da Matilde de Almada e Castro e puder me informar, fico-lhe muito grato.

Referindo-me à ascendência regressiva que apresentaste e chegando em Antônio de Castro e Maria Soares, de Monção, acho bastante provável que essa linha tenha grande possibilidade de estar ligada aos MUITOS Castros daquela localidade que tenho na base. Mas, não estou conseguindo entroncar o Antônio de Castro, cuja ausência de melhores dados, está dificultando esse objetivo.

Caso descobrires a a ascendência, tanto do Belchior, quanto do Antônio, inclusive outros dados deste, peço sua gentileza de me informar, pois será com prazer que voltarei a consultar a base.

Ratifico a remessa do livro com data de 12.2.2009 e meus agradecimentos.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#221435 | Samuel C O Castro | 17 fev 2009 13:00 | Em resposta a: #221195

Prezado Abel,

Muito obrigado pelas excelentes informações. Conforme troca de e-mails, deixo aqui registrado que os ramos do Antônio Gonçalves de Castro, e do Belchior Ribeiro Libório de Castro, não consegui entroncar na base, mas tenho imenso interesse nesse objetivo.

Se puder aqui expor a descendência colateral da Ana Leonor Saldanha de Castro, creio será bom para todos, pois poderão aparecer outros interessados, o que lhe agradeço.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#223408 | volila | 11 mar 2009 06:49 | Em resposta a: #163315

Caro samuel:

Consultei um dos nossos melhores genealogistas açoreanos .,, Jorge Forjaz , ,sobre a origem dos meus Castros nos Açores (Azevedo eCastro)e ele afirma-me que é desconhecida .
Mas que a tese do "capador", de que lhe falei, se não maldosa e ignorante , é pelo menos, ridicula:ninguem é baptizado à nascensa com o apelido em versão erudita da profissão que,supostamente, vai exercer mais tarde.E, os sobrinhos deste Senhor que morreu sem descendência ,solteiro, nãe iam tomar este apelido ,descendedo eles da família antiquissima Azevedo da Terra.
Penso que a origem destes ditos está nos descendentes dum ´meio irmão da minha bisavó Dona Maria Palmira Cardoso Machado Bettencourt ,casda com Manuel Joaquim de Azevedo e CAstro, a qual foi a herdeira da casa vincular .dos Morgados das Lajes ,por morte de seus pais.
Coisas sem importânçia e própprias de quem não trata os
assuntos de genealogia com honestidade.
Mesmo assim não consigo acrescentar nada àquilo que queria saber.
até à proxima Luisa Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#223466 | Samuel C O Castro | 11 mar 2009 22:34 | Em resposta a: #223408

Prezada Luísa,

Agradeço os importantes esclarecimentos. Quem sabe mais para frente tenhamos sorte de esclarecer a ascendência Castro junto aos Azevedo da Terra.

Ratifico meus agradecimentos. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#224393 | Samuel C O Castro | 20 mar 2009 15:33 | Em resposta a: #163315

Aos primos e colegas,

No manuscrito GIM (Genealogia da Ilha da Madeira), Tomo VI, pg 18 (38 do Arquivo Picasa 3), faz referência ao ramo abaixo:

“O Dr. Antônio de Castro, físico mor do Rei D. João IV, foi filho de Diogo de Castro, neto de André Antônio de Castro, e este filho de Antônio André de Castro, médico da Duquesa D. Catarina e, Cavaleiro na Ordem de Cristo em 1584, neto de Diogo de Castro, físico mor do Duque D. Teodósio I, e Comendador de Santa Olália de Rabacak na Ordem de Cristo em 1635, e este filho de André de Castro, neto do Dr. Diogo de Castro, físico do Duque D. Jaime e, este filho de M. e. André, médico do Duque D. Fernando, o degolado”.

Não tenho visto este ramo no Gayo e nem aqui no Geneall.

Algum colega saberia retroagir mais nessa ascendência ? Agradeço aos que puderem ajudar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#228263 | castforte | 03 mai 2009 01:44 | Em resposta a: #163315

Estimado Samuel

Venho por este meio solicitar a sua ajuda na minha pesquisa!
Sou mais uma descendente da grande família Castro. Desde pequena que ouço dizer que a minha ascendência provem de D. João de Castro (4º Vice-rei das Índias), a confirmar isso efectuei uma pesquisa que ja consegui alcançar a minha ascendencia ao ano 750.
Sei que as sucessões de família são sempre dadas por varões e nunca por parte feminina, mas corrija-me se estou enganada por favor, achei de todo estranho que
seguindo a linhagem dos Castrogeriz até Maria Alvares de castro(N.1070) que casou com Fernando Sanchez(N.1065) tivesse dado origem a minha linhagem para D. João de Castro (4º vice-rei das Índias)!
Seguindo o estudo até alcançar Pedro Fernandes de Castro - O da Guerra- (N.1290) tendo este um filho ilegitimo com D. Aldonça Lourenço de Valadares, o D. Alvaro Pires de Castro bisavô de D. Garcia de Castro que por sua vez é avô de D. João de Castro (4º Vice-rei das Índias) tendo em conta sempre a descendência por varões alcanço D.Álvaro Fernandes de Castro (N. 1580) sendo que a sua descendência não sucede ate ao primeiro dos Castro da minha linhagem.
Tenho um interregno de informação entre D.Álvaro Fernandes de Castro (N. 1580) e António de Castro (N.+/- 1715) e que suponho ser filho de Domingos Rodrigues de Castro (N.1635),casou com Maria Alvares, e neto de Sebastião Rodrigues de Castro que casou com Maria Botelha.
Pode ajudar-me neste intervalo de tempo (de 1605 a 1715) a encontrar a ascendência que me falta??
Estarei ao seu dispor para possiveis perguntas em kraftnita@yahoo.com.

Agradeço a atenção dispensada ao exposto
Melhores Cumprimentos
Ana Cristina Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#228287 | Samuel C O Castro | 03 mai 2009 12:47 | Em resposta a: #228263

Caríssima Ana Cristina Castro,

É com prazer que passo a responder-lhe. Inicialmente quero demonstrar-lhe minha simpatia por saber que também és uma estudiosa de nossos Castros.

Ficou-me uma dúvida, se tens certeza que o seu ramo até Antônio, ou Domingos, e Sebastião, descendem do Álvaro Fernandes de Castro, de Fonte Arcada?

Os filhos desse Álvaro Fernandes de Castro, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=12612 , apesar de constar não ter deixado descendência, me parece que do casal Álvaro de Portugal e Mariana de Noronha e Castro (Mariana de Castro), tiveram a filha Maria de Portugal, que consta em NFP, vol VIII, Pinheiro, $140, demais irmãos e possivel descendência não tenho.

Meu questionamento no segundo parágrafo, é em virtude de D. João de Castro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=40000) ter tido outros filhos com descendência e 3 filhas que não se sabe se houve ou não descendência.

Na mesma situação está o filho dele D. Álvaro de Castro, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=47043 .

Quanto ao Domingos Rodrigues de Castro, tenho 2 em minha base, um deles sem o sobrenome Castro, que abaixo exponho:

Antônio de Araújo e Castro - Esposa: Catarina Álvares (Catarina Gonçalves) – Fhs:
a) Antônia de Araújo - B-14.6.1670 - C-18.8.1703, em Trute – Residiram em Sende.
Esp: Domingos Rodrigues - B-8.1.1680, Trute (não tenho a ascendência e nem a descendência dele)

xxx

B. D. Álvaro de Castro - 1ª Esposa: ........? - NPF, vol IV, Castro, $52, N16 - LDIP, vol III, pg 240 - Fhs:
1) D. Manuel – Os Mouros o mataram Málaga – 2) Frei Lopo – 3) Cristóvão de Castro
4) D. Maria de Castro - Esposo: D. Jerônimo de Menezes, o de Caul - c. g.
5) D. Sebastião de Castro – Esp:..........? - NFP, vol IV, Castro, $52, N17 – LDIP, vol III, pg 240 - Fhs:
a) D. Felipa de Castro – Esposo: Domingos Rodrigues de Castro (ou Diogo Rodrigues de Castro) - Primos ? - NPF, vol IV, Castro, $52, N17-18 (não tenho a ascendência e nem a descendência dele).

xxx

Referindo-me a Sebastião Rodrigues de Castro, também não o tenho em minha base.

Gostaria muitíssimo de ter-lhe dado uma solução definitiva, mas infelizmente, por enquanto, não a tenho, quem sabe tenhamos sorte de achar esse elo e possamos entroncar junto aos demais e enriquecer ainda mais as pesquisas sobre essa grandiosa e belíssima família.

Continuo a sua disposição. Maravilhosa semana vindoura. Carinhoso abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#228321 | castforte | 03 mai 2009 21:08 | Em resposta a: #228287

Caro Samuel

Primeiramente agradeço a sua amavel resposta.
Respondendo á sua questão:"Ficou-me uma dúvida, se tens certeza que o seu ramo até Antônio, ou Domingos, e Sebastião, descendem do Álvaro Fernandes de Castro, de Fonte Arcada?" - Tanto quanto sempre me foi referido por meu avô e por meu pai a nossa familia descende de D. João de Castro (4º Vice-Rei das Índias). Todo o meu estudo teve como base esse ponto de partida e fui regredindo no tempo e dei com ascendencia em D. Álvaro de Castro (1º senhor Fonte da Arcada)!
Julgo que tendo a D. Inês de CAstro um irmão varão D. Álvaro Pires de Castro que não poderei descender de linhagem feminina... sendo que por falta de varão a linhagem tem reinicio em d. maria alvares de Castro (N.1070).
De qualquer das formas irei analisar todos os dados que possuo para averiguar a continuação da linhagem que me falta. Caso saiba mais algo agradeço que me contacte pois terei muito gosto em partilhar este ramo com todos os interessados.
Mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade.

Melhores Cumprimentos e desejos de uma optima semana

Ana Cristina Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#228357 | Samuel C O Castro | 04 mai 2009 12:54 | Em resposta a: #228321

Prezada Ana Cristina,

Se na pesquisa de sua ascendência chegaste ao D. Álvaro de Castro, 1º Sr. de Fonte Arcada, creio estará ligado junto aos demais de minha base.

Quando você diz que "a linhagem tem reinicio em D. Maria Álvares de Castro (N.1070)", no e-mail que lhe enviei, quiz dizer que a sua afirmação daquele parágrafo não está correta, pois ela está muitas gerações atrás da D. Inês de Castro (1320) e de seu irmão D. Álvaro Pires de Castro (1310).

Fico no aguardo dos dados que por aquela via lhe solicitei, pois também tenho imenso interesse em confirmar se vosso ramo realmente se liga junto aos demais.

Continuo a disposição. Maravilhosa semana. Cordial abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#228812 | cviana62 | 09 mai 2009 19:08 | Em resposta a: #170901

Caro Samuel Castro:

Os meus respeitosos cumprimentos.
Como vão as suas buscas? Está tudo bem?
Na sequência de uma mensagem aqui colocada vai para 2 anos, os dados que pude encontrar, até agora, relativamente aos Castros de quem sou descendente, foram os seguintes

Élio Augusto Cirnes de Castro, nascido por volta de 1823, exposto na Roda de Amarante.
Casou em 08.09.1853 em Codeçoso, Celorico de Basto, com Eugénia Pulqueria da Silva Teixeira, filha de José Luis da Silva e Bernarda Teixeira da Mota
Tiveram os seguintes filhos:
- Luísa de Castro, minha bisavó, nascida em 23 de Janeiro de 1868, em Codeçoso, falecida em 7 de Maio de 1947, em Braga
- Angelina Cirnes de Castro, nascida em 15 Junho de 1859, também em Codeçoso
- Ana da Silva Teixeira, nascida em 1 de Janeiro de 1862, em Codeçoso e casada em 12.06.1882 com António Luís Ribeiro
- Rosa Cirnes de Castro, nascida em 1 de Abril de 1865, em Codeçoso. Faleceu no Brasil
- Maria Eugénia Cirnes de Castro, nascida em 22 de Setembro de 1856 e depois casada em 29.04.1897 com Manoel António da Mota
- António José Cirnes de Castro, nascido em 28 de Março de 1854 e casado em 31.12.1882 com Maria Teixeira
- Emília da Silva, nascida em 10 de Dezembro de 1870

Em 15 de Julho de 1853, falece em Codeçoso Eugénia Pulqueria, mulher de Élio.

Élio casa com Ermelinda Martins em 23 de Novembro de 1879, da qual tem os seguintes filhos:
José, 31.03.1880
Hipolito, 21.10.1882
Esperança, 12.06.1885
Maria, 08.11.1887
Manoel 09.05.1891
Candida, 29.11.1895

Em 20.06.1896, faleceu em Codeçoso Elio augusto cirnes de Castro Exposto, com 74 anos

Dos filhos do primeiro casamento ainda possuo alguns dados da respectiva descendencia.

Entretanto pude constatar que em Celorico de Basto, na freguesia de Codeçoso, existem pessoas que utilizam o apelido Sirnes de Castro, escrito com S, enquanto nos livros paroquiais, aparecia a grafia Cyrnes ou Cirnes.

Cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#228831 | Samuel C O Castro | 09 mai 2009 22:01 | Em resposta a: #228812

Prezado Carlos Viana,

As buscas, como diria um marujo, estão de "vento em popa". Com a graça de Deus tudo bem.

Os dados que informaste, de momento ainda não será possível o entroncamento junto aos demais da base. Caso descobrires a ascendência do Élio Augusto Cirne de Castro, peço sua gentileza de me informar.

Dos filhos do 1º casamento, como diz ter alguns dados da descendência, se puder fazer a gentileza de disponibilizar aqui ou pelo meu e-mail castro.genealogia arroba ig.com.br (sem espaços), fico-lhe muito agradecido. Assim ficaria completa essa sua linhagem, junto aos dados que copiei e salvei em documento de pendências.

Muitíssimo obrigado por tudo. Continuo a disposição. Ótimo fds. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base � Você pode ajudar?

#241490 | macau74 | 09 out 2009 10:27 | Em resposta a: #163315

Ola Samuel Castro

chamo-me Pedro Soares, vivo na Alemanha
a minha avó materna era Belmira Marques de Castro nascida em Vilarinho Sao Roque , fregusia da Ribeira de Fráguas,
Conselho de Albergaria a Velha, Portugal.

encontrei nesta sua listagem de familias - de Castro - este casal:

José Joaquim de Castro - Casamento = Ana Joaquina de Castro

Eu tenho um José Joaquim de Castro , que nasceu a 11.5.1841 em Nespreira de Cima, feguesia de Palmaz

casado com Anna Joaquina natural tambem de Nespreira de Cima

tiveram pelo menos 7 filhos :

Joaquim -1874 ; Maria -1875 ; Adriano -1876 ; Rosalina 1881 ; Joquina -1883 ; Jozé Joaquim de Castro -1886 ;
Antonio -1888

A mae de José Joaquim de Castro ,pai destes sete filhos era:

Anna Thereza (nasc. 1811 em Vilarinho Sao Roque, Ribeira de Fraguas, filha de Manoel Caetano de Castro e de Thereza Maria de Jesus)

casada com: Manoel Joaquim Coelho natural de Cabeço, Palmaz

gostaria de saber se é o mesmo casal que voçé tam aí na sua mensagem.

O meu contacto é : pedro74s@gmx.de

agradecia sua resposta, muito obrigado

Pedro Soares

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base � Você pode ajudar?

#241527 | Samuel C O Castro | 09 out 2009 16:15 | Em resposta a: #241490

Prezado Pedro Soares,

O casal a que me referi na mensagem inicial é o que encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=222596 , que infelizmente não está entroncado em minha base, nem pelo lado de um, como do outro personagem. E, não sei lhe dizer se trata do mesmo casal a que referiste.

Quanto aos dados que informaste, também não consegui entroncar em minha base, mas tenho imenso interesse nesse sentido. Portanto, caso descobrires a ascendência do Manuel Caetano de Castro, peço sua gentileza de me informar, pois será com prazer que voltarei a consultar minha grande base dos Castros.

Quanto ao Manuel Caetano de Castro que citas, creio poderás ser o que se encontra aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=238643 , cujos ascendentes ali constantes, também não consigo entroncar na base.

Aqui no Geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=253385 , tem outro Manuel Caetano de Castro que deve ter ligação ao ramo que citas. A esposa dele descende do mesmo ramo.

Um outro Manuel Caetano de Castro, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=577530 , parece ser o mesmo do acima.

Agradeço seu contato e fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Antonio de Castro Soares

#260799 | fernandovc | 20 ago 2010 22:05 | Em resposta a: #221195

Caro Abel Boaventura Osório de Castro,

Desculpe a intromissão. Em sua mensagem de 14-02-2009, 12:45, você cita António de Castro Soares que requereu em 1646, sendo ainda solteiro, para ser Familiar do Santo Ofício.

Você teria o nome da esposa desse António?

Por outro lado, gostaria, também, de lhe perguntar o seguinte:

Você teria alguma informação sobre Antonio de Castro Soares que foi casado com Domingas de Lima (Moreira), ambos de Fontão, e que foram pais de pelo menos: Mestre de Campo Manuel Pereira de Castro (nascido em 1679), coronel Faustino Pereira da Silva e Fernando Pereira de Castro? Esses filhos foram para o Brasil e lá tiveram suas descendências, casando em famílias paulistas.

Desde já agradeço,

Fernandovc

Resposta

Link directo:

RE: Castro, pendências Grande Base – Você pode aju

#263326 | HRC | 03 out 2010 11:34 | Em resposta a: #201749

Ex.mo Senhor
Samuel de Castro,

gostaria de entrar em contacto consigo por via telefónica.Por isso, venho perguntar-lhe se seria possível contactarmos primeiro através do meu endereço enrique.ramosdacosta@gmail.com

Com os meus cumprimentos,

Henrique Ramos da Costa

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#406229 | Samuel C O Castro | 09 ago 2018 18:02 | Em resposta a: #190772

Prezado João Guilherme Ripper,

Pesquisando no Google, localizei este link http://arquivoonline.cm-sintra.pt/results?s=Rank&sd=False&p=653 , da Câmara Municipal de Sintra, onde aparece um Processo da Maria Fausta Ripper, com os dados abaixo. Se por acaso você tiver a oportunidade de pesquisar referido documento, peço sua gentileza de informar-me o nome completo das "duas filhas menores" que ali constam.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

x

"AUTOS DE JUSTIFICAÇÃO DE MARIA FAUSTA RIPPER DE CASTRO, VIÚVA DE JOSÉ JOAQUIM DE CASTRO, A RESPEITO DAS DUAS FILHAS MENORES DO CASAL.
Datas 1835-03-14 - 1835-03-14
Código de referência PT/AMSNT/CMCLR/J/01/0004
Cota atual Cx. 29"

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#414602 | Samuel C O Castro | 11 mai 2019 17:12 | Em resposta a: #166982

Prezada Maria Isabel Fontoura,

Referindo-me à sua mensagem #166982 | IsabelFont | 10 Set 2007 02:11.

Por acaso descobriste mais dados da ascendência de cita Francisca?

Do casal Francisca e José, se puderes me indicar a descendência, agradeço-lhe, pois gostaria de ter estes elementos em Arquivo, quem sabe futuramente consigamos o entroncamento junto aos demais de minha base e possa ali incluir seus elementos.

Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#414648 | IsabelFont | 13 mai 2019 19:30 | Em resposta a: #414602

Um primo meu, Rodrigo, avisou-me sobre a sua pergunta, e, como ele diz:
A  pergunta que faz tem resposta na própria base de dados do Geneall, está lá muita informação relativa a estas pessoas, seus ascendentes e descendentes...que não deve ter visto. E estão todos "entroncados" pelos costados Castro, que é o seu foco do interesse; Certo?
Cumprimentos,
Ma. Isabel

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#414705 | Samuel C O Castro | 15 mai 2019 23:57 | Em resposta a: #414648

Prezada Maria Isabel,

Agradeço-lhe pelo retorno.

Aqui no Geneall temos 2 pessoas com o nome de Francisca de Moraes e Castro, aqui em https://geneall.net/pt/pesquisa/?s=Francisca+Moraes+de+Castro&t=p .

Sendo uma delas casada com Luís de Madureira Lobo e, você se referiu ao esposo como José de Madureira Lobo. Percebi que os dados não estavam batendo.

Aqui no Geneall localizei o José de Madureira Lobo, mas casado com Francisca de Távora Castro, em cuja cronologia acho tratar-se da pessoa que referiste, aqui em https://geneall.net/pt/nome/268492/francisca-de-tavora-de-castro/ .

Portanto, fica esclarecida minha dúvida. Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419030 | ruipedro688 | 29 out 2019 22:13 | Em resposta a: #163795

José Cândido de Castro e Sousa * 1842 + 1895 – Casamento - Maria Elisa Poças * 1850 + 1883

Filhos:

Maria das Dores Poças de Castro e Sousa
casou com: Diogo Pereira _____

Adelaide Elvira Poças de Castro e Sousa
casou com: Artur Brito Penedo

Mariana Alice Poças de Castro e Sousa
casou com: Manuel Aguiar P_____

José Militão Poças de Castro e Sousa * Beja, Stª Maria da Feira, 22-05-1871
casou com: Mariana Carolina da Cruz Ferreira Lima
(Nota: tenho os filhos, netos e bisnetos)

Francisco José Poças de Castro e Sousa
casou com: Maria Amália da Costa Mira

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419098 | Samuel C O Castro | 02 nov 2019 16:28 | Em resposta a: #419030

Prezado Rui Pedro,

Muito obrigado pelos dados informados.

Sobre o pai do José Cândido de Castro e Sousa, neste link https://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1110053 cita apenas o nome do pai dele e nada consta sobre a mãe.

Se por acaso descobrires a ascendência do José Militão de Castro e Sousa e puder fazer a gentileza de aqui disponibilizar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Ótimo fim de semana. Abraço Fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419099 | beatrizbarroso | 02 nov 2019 16:52 | Em resposta a: #419098

Caro Samuel,
Tenho quase certeza que fiquei devendo algumas informações sobre o ramo de José dos Reis Castro Portugal. Me desculpe, mas estava tentando informações sobre outros ramos da minha família. Se puder ajudar ainda, me diga o que deseja saber. Envio por email
Abraços
Beatriz

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419152 | ruipedro688 | 04 nov 2019 23:31 | Em resposta a: #419098

Samuel,

aqui vai:

João Álvares * 1479 casou com Catarina [viveram em Matosinhos]
tiveram 2 filhos

Gabriel Álvares Querido * 1499, Matosinhos casou com Clara Gomes + 1525
tiveram 1 filho
(depois juntou-se com Antónia Vaz, e tiveram 3 filhos)

Simão Álvares Querido * 1525, Matosinhos casou com Isabel Gomes
tiveram 2 filhos

Jorge Álvares * 1555, Porto casou com Esperança Henriques
tiveram 5 filhos

Luis Álvares * 1589, Porto casou com Filipe Henriques
tiveram 2 filhos

Jorge Ribeiro * 1623 casou com Catarina Machado
tiveram 1 filho

Luis Álvares casou com António Nunes
tiveram 4 filhos

Vicência Ribeiro * 1665, Lisboa casou com Diogo de Castro Ribeiro
tiveram 2 filhos

Maria António de Castro, Lisboa casou com Francisco Lopes Henriques * 1664
tiveram 10 filhos

António de Castro Henriques * 1706, Beja casou com Isabel Antónia de Bairros
tiveram 2 filhos

José de Castro Ribeiro, Beja casou com Maria Gerardo de Castro
tiveram 3 filhos

Mariana Rita de Castro, Beja casou com José Francisco de Sousa
tiveram 4 filhos

José Militão de Castro e Sousa, Beja casou com Maria José Guerreiro


-------//-------

procuro "de Castro e Sousa", com nascimento entre 1919 e 1967, que não sejam Carrusca, nem Penedo, nem Belard.

Se me poder ajudar agradeço muito.


Um Abraço,
Rui Pedro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419153 | ruipedro688 | 04 nov 2019 23:34 | Em resposta a: #419098

onde se lê:
Luis Álvares casou com António Nunes
tiveram 4 filhos

deve-se ler:
Luis Álvares casou com Antónia Nunes
tiveram 4 filhos

---//---

onde se lê:
Maria António de Castro, Lisboa casou com Francisco Lopes Henriques * 1664
tiveram 10 filhos

deve-se ler:
Maria Antónia de Castro, Lisboa casou com Francisco Lopes Henriques * 1664
tiveram 10 filhos

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419205 | Samuel C O Castro | 06 nov 2019 14:28 | Em resposta a: #419153

Prezado Rui Pedro,

Bom dia.

Muito obrigado pelo envio dos dados sobre os Castros.

Estou em dúvida quanto a SEQUÊNCIA da descendência, que você citou no intervalo entre os que abaixo descrevo, sendo-me difícil de identificar quem são filhos de quem ?

Se puderes fazer a gentileza de identificar a descendência, constando números nos irmãos e letras, maiúsculas e minúsculas, que poderás intercalar entre os números, identificando quem é filho de quem, agradeço.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

x

"Vicência Ribeiro * 1665, Lisboa casou com Diogo de Castro Ribeiro
tiveram 2 filhos

Maria António de Castro, Lisboa casou com Francisco Lopes Henriques * 1664
tiveram 10 filhos

António de Castro Henriques * 1706, Beja casou com Isabel Antónia de Bairros
tiveram 2 filhos

José de Castro Ribeiro, Beja casou com Maria Gerardo de Castro
tiveram 3 filhos

Mariana Rita de Castro, Beja casou com José Francisco de Sousa
tiveram 4 filhos

José Militão de Castro e Sousa, Beja casou com Maria José Guerreiro".

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419206 | Samuel C O Castro | 06 nov 2019 15:23 | Em resposta a: #419099

Prezada Beatriz Barroso,

Muito obrigado pelo contato e pela disponibilidade de informar alguma coisa que tenha ficado pendente.

Revi meus e-mails e localizei a nossa troca de informações. Notei que ali realmente ficou algumas pendências que, se puderes fazer a gentileza de por lá responder, agradeço. Trata-se da descendência DOS FILHOS do José Augusto de Castro Portugal e Isabel Maria ........ .

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419211 | beatrizbarroso | 06 nov 2019 20:21 | Em resposta a: #419206

Caro Samuel,
Recebi seu e-mail. Vou organizar em um ou mais e-mails tudo que tenho e envio.
Abraços
Beatriz

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419213 | ruipedro688 | 06 nov 2019 20:47 | Em resposta a: #419205

Samuel,

indiquei sempre o nome de um só 1 filho.. o da linha da família.

indiquei foi a quantidade de filhos de cada casal.

Nota: Tenho o nome de todos os filhos de cada casal.


Rui Pedro Carrusca

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419214 | ruipedro688 | 06 nov 2019 20:49 | Em resposta a: #419205

(...)

Assim:

Vicência Ribeiro * 1665, Lisboa casou com Diogo de Castro Ribeiro
tiveram 2 filhos

sendo o da linha da família é a Sr.ª:
Maria Antónia de Castro, Lisboa casou com Francisco Lopes Henriques * 1664
tiveram 10 filhos



Rui Pedro Carrusca

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419263 | Samuel C O Castro | 08 nov 2019 21:31 | Em resposta a: #419213

Presado Rui Pedro,

Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos.

Infelizmente ainda não consigo entroncar o Diogo de Castro Ribeiro em minha base de pesquisas. Caso futuramente possamos ligá-lo junto aos demais da referida base, eu gostaria de ter as descendência que referiste ter dos filhos de cada casal. Portanto, se puderes fazer a gentileza de disponibiliza-me pelo meu e-mail genealogia.castro arroba gmail.com , ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Ratifico meus agradecimentos e fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419359 | ruipedro688 | 12 nov 2019 22:43 | Em resposta a: #419263

Samuel,

enviei mail ontem.
Alguma dúvida é só perguntar.


Um abraço,
Rui Pedro Carrusca

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419576 | Pedrodecastrobr | 24 nov 2019 03:07 | Em resposta a: #163315

Olá Samuel,

Podes enviar-me essa base?

peepedro@gmail.com

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419578 | natercia7 | 24 nov 2019 11:45 | Em resposta a: #419576

Olà caro Samuel,

Hà tanto tempo,que nao conversamos !Mas, na leitura de uma destas mensagens , aqui neste topico, leio Trute e Sende. Sao os meus Castros, de certeza. Lembras-te da minha Caetana de CASTRO SOARES, nascida em Ceivaes em 07/08/1705 e de quem o Pai, Manuel de CASTRO e ARAUJO era de Santo Antao, em Messegaes? Se nao estou a baralhar tudo, estes CASTROS vinham dos de Melgaço, nao é ?
Um grande abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#419654 | Samuel C O Castro | 26 nov 2019 23:15 | Em resposta a: #419578

Boa noite Natércia,

Realmente há tempos não trocamos figurinhas genealógicas.

A sua ascendente Caetana de CASTRO SOARES, tem aqui no Geneall https://geneall.net/pt/nome/2239090/pedro-de-castro/ como ascendente mais retroativo ao Pedro de Castro C-17.11.1638, em Messegães, Monção, com Isabel Vaz, que INFELIZMENTE não consegui entroncar em minha base dos CASTROS. Estranho que, a pessoa que implantou os dados aqui no Geneall, não informou os pais do casal, fica a dúvida, será que no referido acento não constou os pais dos noivos?

Aqui no Geneall, nos filhos do casal Pedro e Isabel, já faz referência a Monção, Messegães, SANTO ANTÃO. Mas nada se refere a Melgaço. Portanto, não tenho elementos para afirmar, com certeza, se eram originários de Melgaço.

Sempre ao dispor. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#427555 | jacserra | 28 set 2020 10:32 | Em resposta a: #164423

Será este António de Madureira Lobo o que surge como testemunha de um casamento realizado em Beja, freguesia. de S. Salvador, realizado em 15/10/1741, entre Manuel Dias Chaparro e Ana de Macedo, parecendo ler-se no assento: Brigadeiro António Luís Madureira Pradal Lobo?

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#427596 | mmrsf | 29 set 2020 20:11 | Em resposta a: #163315

Caros Senhores,
Estou já há algum tempo à procura dos descendentes de Manuel, filho de Francisca de Castro (Olivença) e Francisco Lucena, ela filha de Cristóvão de Noronha Manoel e Guiomar de Castro.
Este Manuel foi baptizado na Igreja de São Bartolomeu em Vila Viçosa em 09-02-1607 (PT-ADEVR-PRQ-VVC05-001-0001_m0042).Terá casado com Isabel Cordeiro e tido uma filha Francisca Sousa Cordeira.
Será que este Manuel (Sousa?) e descendentes consta nalguma das vossas notas ou árvores ou base de dados?
Muito obrigada
Madalena SF

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#427631 | Samuel C O Castro | 30 set 2020 21:06 | Em resposta a: #427596

Prezada Madalena,

Referindo-me ao casal Francisca de Castro e Francisco Lucena, me consta o filho MANUEL, mas, além da data de batismo, de diferente só tenho o nascimento em N-1.2.1607.

Se ele realmente casou com a Isabel Cordeiro, se puder me informar a data e cidade, agradeço.

Os filhos do casal Manuel e Isabel, terá algum deles assinado Castro ?

Agradeço sua atenção. Abraço.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Castro, pendências Grande Base – Você pode ajudar?

#427652 | mmrsf | 02 out 2020 11:04 | Em resposta a: #427631

Caro Samuel,
Muito obrigada pela sua resposta.
E respondendo às suas perguntas, lamento, não tenho como comprovar (ainda, espero) o casamento do casal Manuel e Isabel, nem me aparece mais nenhum assinado Castro como descendente de Francisca de Castro. Aliás, a pouquissima informação, não comprovada, que tenho do Manuel é que ele se chamaria Sousa (tb proveniente do lado da Mãe.

O que eu procuro é precisamente encontrar prova da mulher e de uma filha Francisca Sousa Cordeira (q casou com Nicolau Rodrigues Palmeiro), de Vila Viçosa, esta sim provado ser minha 8 Avó.
Se vos surgirem algo sobre estas pessoas, agradeço desde já qualquer informação.

Se me surgirem Castros nas minhas pesquisas (quase só online), darei aqui nota deles.

Saudações
Madalena Soares Franco
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
P.S. Samuel, as suas conversas com outros ilustres geneologistas sobre os Henrique de Paiva têm-me sido de imensa ajuda!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 18:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen