CBA de Salvador Correia de Sá

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Heráldica

CBA de Salvador Correia de Sá

#163560 | Vasconcelosminas | 26 jul 2007 18:23

Caríssimos,

Alguém teria informações sobre uma possível CBA de Salvador Correia de Sá, Governador do Rio de Janeiro e tronco dos viscondes de Asseca? Ou se o mesmo ao menos usou de armas de alguma família? E, quanto as armas dos viscondes de Asseca, quando teria sido concedida a primeira das ditas e sua origem?

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Três Rios – RJ – Brasil
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: CBA de Salvador Correia de Sá

#163575 | JCC | 26 jul 2007 23:49 | Em resposta a: #163560

Caro José Roberto Vasconcelos

Não sei nada sobre a eventual Carta de Armas. Mas penso que não será correcto dizer que Salvador Correia de Sá foi o tronco dos Asseca já que, por um lado o título foi dado a seu pai e, por outro, ele morreu sem descendência. Ele foi o 2º Visconde

Cf. http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=144

O 3º Visconde de Asseca foi seu irmão Diogo e dele descendem os restantes pois o 4º é seu filho e o 5º seu neto, filho de um irmão do 4º.

Hoje os VA usamum esquartelado de Correia, Sá, Velasco e Benevides.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

CBA de Salvador Correia de Sá e Benevides

#163583 | Vasconcelosminas | 27 jul 2007 02:59 | Em resposta a: #163575

Caro João Cordovil Cardoso,

As hipotéticas armas de Salvador C. de Sá e Benevides (esqueci o Benevides) vem referenciadas in "Os varões illustres do Brazil durante os tempos coloniáes" de João Manuel Pereira da Silva, pág. 135. edição de 1858, nos seguintes termos:

"Conservou-se Salvador Correia de Sá e Benavides quasi três annos no governo d'África; em 1631, retirou-se para o Rio de Janeiro, logo que julgou cumprida a sua diflicil missão, deixando por seu substituto a Rodrigo de Miranda Henriques; recebeu então d'E!Rei as commendas de São Julião de Cássia,, e de São Salvador da Lagoa, na ordem de Christo, e a mercê do senhorio de Ásseca, e da alcadaria mor da cidade do Rio de Janeiro, com o privilegio de poder gravar as figuras de dous Africanos por supporles de suas armas, e brasão de família, como recompensa dos seus serviços".

Infelizmente, o autor não indica a fonte ou bibliografia consultada, fato tão comum naqueles tempos. E foi, por seguinte, o motivo de minha indagação sobre tais eventuais armas.

O Genea referencia essa família, nos seguintes termos:
Correia de Sá
História
Família descendente de Gonçalo Corrêa, que viveu no seu Couto de Penaboa, junto de Vila Nova de Famalicão, pertencente à ilustre família dos Corrêas, senhores da Honra de Farelães, e de sua mulher Filipa de Sá, filha de Martim de Sá e descendente do célebre João Rodrigues de Sá, o das Galés.
De Gonçalo Corrêa e Filipa de Sá foi filho, entre outros, Salvador Corrêa de Sá que passou ao Brasil com seu tio Mendo de Sá e teve o governo do Rio de Janeiro.
Deste Salvador Corrêa de Sá foi neto um outro Salvador Corrêa de Sá que se distinguiu, a seguir à Restauração de 1640, na recuperação do reino de Angola e no apuramento das minas do Brasil. A ele foi prometida pela regente D. Luisa de Gusmão o título de visconde de Asseca, que veio a verificar-se em seu filho Martim Corrêa de Sá Benevides Velasco, por carta do rei D. Afonso VI datada de 15 de Janeiro de 1666.
Ao 4º visconde de Asseca, também chamado Martim Corrêa de Sá Benevides Velasco, concedeu o rei D. José por decreto de 1 de Junho de 1753, a mercê das honras e prerrogativas de Conde no mesmo título de juro e herdade, dispensada duas vezes a Lei Mental, em troca da cedência para a Coroa da Capitania dos Campos de Goyatacazes, no Brasil.

Verifica-se o Salvador Correia de Sá e Benevides que me aporto é pois o tronco dos Assecas e quase homônimo ao do 2º Visconde que referencia.

Descarto a possibilitade de tais eventuais armas do Salvador C. de Sá e Benevides seja a dos Assecas, posto que estes usam em seu escudo as armas dos Velascos, que vem da mãe do 1º visconde, que chamava-se D. Catalina e, se não me engano, era filha de um dos governadores do Chile naquele tempo.

Mas, acima de tudo, agradeço a atenção.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: CBA de Salvador Correia de Sá

#163608 | diogopp | 27 jul 2007 14:14 | Em resposta a: #163575

Caro João,

Creio que o forum do Genea estará com algum problema, noto ha algum tempo que nao sou notificado quando é dada resposta às mensagens por mim deixadas no forum.
Deixei-lhe ha dois ou três dias mensagem no topico por si criado acerca das familias Cordovil, Rosado etc uma mensagem.
Ja descobri aquilo que queriamos saber sobre a Francisca do Carmo de Bastos. Como quer que eu faça? Quer que mande as informaçoes que reuni no arquivo de Elvas para o seu mail ou prefere que ponha no tópico?

Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: CBA de Salvador Correia de Sá

#163653 | JCC | 27 jul 2007 17:45 | Em resposta a: #163608

Caro Diogo

De fcato só hoje recebi avisos de repsosta.

Se puder mandar.me para o email agradeço. Se entender copietambém para o geneall.

Obrigado
Abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: CBA de Salvador Correia de Sá

#163746 | MSá | 28 jul 2007 19:39 | Em resposta a: #163653

Pelo que sei, Salvador Correia de Sá, o velho, avô de Salvador C. de Sá e Benevides, usava as armas dos Correia.

Abrs.

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: CBA de Salvador Correia de Sá

#164047 | Avintes | 01 ago 2007 00:52 | Em resposta a: #163746

Lembro-me de ver uma fotografia das armas no tumulo da Salvador Corrêa de Sá (o Velho) que eram esquarteladas Corrêas e Sás e com uma flor de lis por diferença.

Os Viscondes de Asseca usam esquartelado Corrêa, Sá, Velasco e Benevides. O primeiro que terá feito uso desse arranjo seria provavelmente Martim Corrêa de Sá, 1º Visconde, cuja mãe era uma Velasco. Não se conhecem ao certo as armas usadas por Salvador Corrêa de Sá e Benevides, seu Pai (para além daquelas que usou contra os holandeses...!)

Resposta

Link directo:

RE: CBA de Salvador Correia de Sá

#164171 | Vasconcelosminas | 02 ago 2007 01:29 | Em resposta a: #164047

Caro Avintes,

Julgo tratar-se, segundo sua descrição, das armas da campa do túmulo de Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro, que encontra-se na Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na dita cidade. Tenho a imagem que deixa ver perfeitamente o dito esquartelado, porém, a flor de lis fica no meio dos dois primeiros quartos do escudo.

Na referenciada campa encontra-se a seguinte inscrição:

"Aqui jaz Estácio de Saa, 1o Capitam e Conquistador desta terra cidade, e a campa mandou fazer Salvador Correa de Saa, seu primo, 2o Capitam e Governador, com suas armas e essa Capela acabou o ano de 1583."

Eu estranho o fato de Salvador Correia de Sá ter colocado suas armas na campa do túmulo do primo Estácio de Sá, posto que deste não se sabe se teve armas.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: CBA de Salvador Correia de Sá

#164624 | Avintes | 08 ago 2007 01:32 | Em resposta a: #164171

Tem toda a razão e agradeço-lhe a resposta, pois tinha o túmulo e as armas visualizadas mas não me lembrava de onde!

Ao contrário do que consta aqui no Genea, Estácio de Sá seria primo (porvavelmente em terceiro grau) e não irmão de Salvador Correia de Sá.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 16:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen