Gonçalves Franco - Valença/Caminha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#163619 | João Mamed | 27 jul 2007 14:51

Procuro informações sobre esta familia.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.

João Mamede

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239644 | J MENDES | 20 set 2009 02:12 | Em resposta a: #163619

Caro João Mamede,

Dos Gonçalves Franco tenho pouca coisa, pois ainda estou nos principiantes das "andanças genealógicas. Datas estou quase a zeros, no entanto, cá vai o que disponho: A minha trisavó paterna Ermelinda Rosa Gonçalves Franco, natural de Caminha, casou com Daniel Pereira da Silva também natural de Caminha (talvez 1830 ano de nascimento) disponho de fotos destes dois ascendentes. José Elias Gonçalves Franco pai de Ermelinda Rosa G Franco, casado com Antónia Maria Xavier da Silva também natural de Caminha(disponho de fotos).José Elias G Franco é filho de Miguel Gonçalves Franco, nascido em Vila Nova de Cerveira, Covas a 15.09.1792 e casou com Luzia Rosa Pereira da Silva, natural de Caminha N.11.11.1793 e tiveram 11 filhos:
-António Gonçalves Franco Casado com Maria das Dores de Sousa Bacelar e Moscovo
-Teresa " "
-Josefa " "
-Fernando " "
-Delfina " " Casada com Libório José de Araújo e Cunha
-Joaquim " "
-José Elias " " Casaco com Antónia Maria Xavier da Silva
-Manuel " " Casado com Rosa Maria de Sousa Bacelar
-Maria Josefa " " Casada com José Martis Rua
-Luis " "
-Rita " "

Quanto a Miguel Gonçalves Franco, sei ter sido comerciante e proprietário em Caminha.

De momento, são os elementos de que disponho.

Saudações

José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239723 | João Mamed | 20 set 2009 21:34 | Em resposta a: #239644

Caro José Mendes

Agradeço imenso a sua mensagem. Finalmente aparece um descendente de Miguel Gonçalves Franco. A mensagem que eu deixei já é muito antiga. Entretanto proguedi bastante nas pesquisas dos ascendentes dos Gonçalves Franco, através dos livros paroquiais, da revista Caminiana, etc. Fui eu que inseri na base de dados grande parte da informação e suponho que terá sido o José que também inseriu alguns dos dados e fotos. Pelos visto Miguel Gonçalves Franco é nosso 5º avô comum.

Um abraço
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239729 | J MENDES | 20 set 2009 22:33 | Em resposta a: #239723

Caro João Mamede,

Efectivamente e pelo que parece, o Miguel Gonçalves Franco é mesmo nosso 5º. avô comum. Desde já lhe agradeço por toda a informação que depositou no Geneall e de que eu vim a beneficiar. Foi com muito entusiasmo que dei com esses registos, até porque sou um principiante nestas andanças. Na realidade também éstou a acrescentar alguns registos no Geneall com base numa recolha de elementos deixada pelo meu pai. Já que estamos no Miguel Gonçalves Franco quero-lhe comunicar que dei com uma referencia ao nosso 5º. avô, julgo que numa reunião de Camara publicada pela Gazeta de Lisboa em 1831. Se ãinda não tem conhecimento dessa referência, pode pesquisar no Google em «Miguel Gonçalves Franco-Caminha» e depois em «Gazeta de Lisboa-Resultado da pesquisa de livros Google-History 1831». É mais um elemento de interesse para a história dos familiares.

Um Abraço
José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239750 | João Mamed | 21 set 2009 08:22 | Em resposta a: #239729

Caro José

Agradeço a sua mensagem.
Realmente não conhecia o documento, que por sinal é bastante interessante.

Se necessitar de ajuda em Caminha, tenho uma pequena base de dados relativa aos paroquiais do séc. XVII.

O José é de Caminha?

Cps.
joão

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239760 | J MENDES | 21 set 2009 11:56 | Em resposta a: #239750

Caro João Mamede,

Agradeço desde já a sua mensagem e disponibilidade para me facultar registos que possam de alguma forma dar melhor visibilidade à história dos meus familiares. Então, e aproveitando a sua gentileza, peço-lhe se me pode indicar onde posso ver registos sobre o José Elias Gonçalves Franco e Antonia Maria Xavier e Silva porque de facto não tenho datas para estes meus ascendentes. Por uma breve pesquisa que fiz penso que os seus 4ºs. avós são nesta linha o António Gonçalves Franco e Maria das Dores de SWousa Bacelar e Moscovo!
Sou de Cascais e resido em Cascais-Alcabideche. Visitei Caminha pela 1ª. e única vez em 1998 e gostei do que vi e da sensação.
Os meus ascendentes de Caminha acabaram na minha bisavó paterna (Ramo Masculino) Maria Beatriz Pereira da Silva e no meu bisavô paterno (Ramo Feminino) António José Gonçalves Coimbra.

Saudações
José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239773 | João Mamed | 21 set 2009 13:32 | Em resposta a: #239760

Caro José

Temos também outros avós comuns (sextos), por outro ramo: Bernardino Pereira da Silva e sua mulher Maria Josefa de Freitas Pereira, ambos de Caminha.

Realmente descendo do casal Antº. Gonçalves Franco e Mª das Dores de Sousa Bacelar e Moscoso (e não Moscovo).

Vou ver o que tenho sobre o seus avós José Elias GF / Antónia Maria Xavier e Silva. Embora tenho mais dados do séc. XVIII.

Por acaso tem fotos do meu ramo?

Cpts.

joão

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239814 | J MENDES | 21 set 2009 20:45 | Em resposta a: #239773

Caro João Mamede,

Boa Noite. O Bernardino Pereira da Silva também nos toca na ascendência. A mim toca-me pela Luzia e pelo J António P da Silva.
Quanto a fotos, o que o meu pai me deixou ficou-se por fotos individuais até ao José Elias G F. No entanto, ainda tenho uma irmã do meu pai viva e vou tentar por aí através dos meus primos. Se por acaso houver algum material fotográfico com interesse para o João, enviar-lhe-ei com todo o gosto.

Um Abraço

José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#239980 | João Mamed | 23 set 2009 07:52 | Em resposta a: #239814

Caro José

Joana, filha de José Gonçalves Franco e de Antónia Xavier e Silva morreu em 28/2/1839, menor, em Caminha;

José Elias Gonçalves Franco morreu em 4/5/1883, em Caminha, com 77anos, era casado com Antónia Maria Xavier e Silva e deixou filho;

São os poucos dados que tenho sobre José Elias. O José sabe quem são os pais da Antónia Maria?

Um abraço,

joão

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#240053 | J MENDES | 23 set 2009 19:03 | Em resposta a: #239980

Caro João Mamede

Obrigado pelas info preciosissimas. Da Mª Antónia não tenho qq pista dos ascendentes, só me resta uma foto um pouco sumida com um bébé ao colo. O Miguel G Franco é que me está a baralhar as contas, porque se o José Elias morreu em 1883 (77 anos) deveria ter nascido em 1806, aí o pai Miguel teria 14 e a mãe Luzia teria 13. Quanto ao outro filho do J Elias e Mª Antónia julgo ser a Ermelinda G Franco minha trisavó.
Quanto a fotos, já tenho os meus primos em campo para tentar descobrir se há mais alguma coisa para além do que possuo. Seria interessante também para mim.

Um Abraço

José

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#240059 | João Mamed | 23 set 2009 20:40 | Em resposta a: #240053

Caro José

Concerteza o padre se enganou na idade do defunto (ou eu nos meus apontamentos).
Já agora, sabe o que é "Procurador da Câmara"?

Cps.
jm

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#240077 | J MENDES | 23 set 2009 23:42 | Em resposta a: #240059

Caro João Mamede,

Julgo ser alguém escolhido ou eleito (à época estou mais inclinado para escolhido) para representar a Camara em Assembleias fora do âmbito camarário. No caso daquele artigo da Gazeta de Liboa, pareceu-me ser uma Assembleia ao nivel da investigação com forte caracter politico. Julgo também que os escolhidos ou eleitos eram pessoas com uma certa visibilidade na terra, e que de alguma forma apresentavam condições para o cargo. Possivelmente outras funções teriam!
Isto é o que eu penso, entretanto, já que a questão chegou aqui vou tentar saber se o que eu penso não é nenhum disparate.

Um Abraço e Boa Noite

José

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#246706 | LOURENCOLX | 29 dez 2009 18:13 | Em resposta a: #240059

Caro João Mamed

Fico muito grato, que consulte a sua base de dados, se lá consta algum Francisco José Franco nascido cerca 1860?
Votos de um optimo 2010.

Meus cumprimentos,

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#246809 | João Mamed | 30 dez 2009 18:31 | Em resposta a: #246706

Caro Fernando Lourenço

A minha base de dados é referente essencialmente ao sec. XVII. Mas se me der mais informações sobre o Francisco José Franco pode ser que eu o possa ajudar.

Um excelente 2010 também para si.

Cpts.

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#246812 | LOURENCOLX | 30 dez 2009 19:22 | Em resposta a: #246809

Caro João Mamed

Muito obrigado pela pronta resposta.
Os unicos dados que tenho é o nome e o ano e que era de Viana do Castelo, supostamente da cidade de VC mas eu já vi os paroquiais de Monserrate e SMM e não encontrei nada assim com de Areoasa, Carreço e Caminha. E sei que foi para o Brasil por volta de 1890!
Como sei que o João investigou uns "Franco" decide perguntar-lhe caso o Francisco José Franco fosse seu conhecido!

Cumprimentos,

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#246813 | João Mamed | 30 dez 2009 19:48 | Em resposta a: #246812

Caro Fernando

A minha bisavó, Mª. das Dores Gonçalves Franco, nasceu em Viana na freg. de Monserrate a 22/2/1875, e era filha de José Mª. Glv. Franco, de Caminha e de sua mº. Rita Mª Alves, natural de Monserrate (Os pais desta Rita são das Marinhas/ Esposende- antepassados comuns consigo).
O meu avô chamava-se Francisco Franco Mamede, e o meu pai Francisco José.
Os nomes e locais são de algum modo coincidentes.

Cpts.

jm

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#246815 | LOURENCOLX | 30 dez 2009 20:23 | Em resposta a: #246813

Caro João,

O meu obrigado mais uma vez.
Só mais uma pergunta, lembra-se quando investigou os seus Franco em Monserrate e Caminha se encontrou outros Franco que não entroncavam nos seus?
Tudo me leva a crer que quem procuro estará entre Monserrate e Caminha!

Um abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438077 | maria ss | 14 dez 2021 17:49 | Em resposta a: #239644

boa tarde Confrade,
Por acaso tem indicação da descendência deste casal?
-Delfina " " Casada com Libório José de Araújo e Cunha
nomeadamente do filho José António de Araújo e cunha?

Desde já grata
Maria João Sousa

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438080 | João Mamed | 14 dez 2021 19:53 | Em resposta a: #438077

Boa tarde

Infelizmente não tenho informações para lhe dar, nem sabia da existência de descendentes desse casal. Sobre a ascendência da Delfina, sim, tenho alguma informação.

Meus cumprimentos,
João Mamede

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438087 | J MENDES | 15 dez 2021 11:23 | Em resposta a: #240053

Caro João Mamede,

Sobre a dúvida da idade que tinha José Elias Gonçalves Franco quando faleceu, o que me parece pelo registo é que são 67 anos e não 77. Julgo ser assim mais claro o encaixe com a data de casamento de seu pai Miguel Gonçalves Franco (14.10.1814) o que me leva a crer que o José Elias tenha nascido por
1815/1816! (não tenho registo), tenho somente o do casamento e óbito 23.09.1837 e 09.02.1894.
Espero que se encontre bem assim como Família e já agora os meus votos de Boas Festas e um novo ano pleno de tudo que mais desejam.

Abraço
José Mendes

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438097 | nunes56 | 15 dez 2021 22:23 | Em resposta a: #438077

Maria João Sousa:
José António de Araújo e Cunha, filho leg. de Libório José de Araújo e Cunha e de Delfina Josefa Gonçalves Franco, n. 3/10/1865 na vila de Caminha,
Casou a 31/8/1889 na vila de Vila Nova de Cerveira com (leio) Delmira Efigênia n. 12/12/1858 em V. N. Cerveira, (tb referenciada como Zulmira de Passos Prado e Zulmira dos Prazeres), filha leg. de Bento António de Prado e Úrsula Maria.
Casou em 2ªs núpcias, a 10/10/1904, na vila de Caminha, com Maria da Encarnação de Pinho (n. 14/4/1867 Vilarelho), filha leg. de José Luís de Pinho e Maria Rosa Gavinho.
Descendentes que localizei, batizados na vila de Caminha:
Do 1º cas. - Bernardo n. 24/12/1891 e Camila n. 2/11/1901;
do 2º cas. - João n. 5/8/1905.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
João Nunes

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438100 | nunes56 | 16 dez 2021 04:56 | Em resposta a: #438097

Maria João Sousa:
Corrigir que a mãe de José António de Araújo e Cunha não é Delfina Josefa Gonçalves Franco mas sim Josefa Gonçalves Franco.
Cumprimentos,
João Nunes

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438105 | maria ss | 16 dez 2021 13:50 | Em resposta a: #438100

Bom dia João Nunes,

Muito obrigada pelas informações.
Por acaso não encontrou informações sobre o 1º Casamento dele com Delmira (Zulmira)? Eu encontrei o casamento e o nascimento de um filho Adélio em V. N. Cerveira em 1890, mas depois nem o óbito da Zulmira, nem do filho, nem em Cerveira nem em Caminha :(
Existe um inventário orfanológico por óbito dele em 1916, será que alguém o tem?

Neste momento o meu interesse é na família da Zulmira, cujo pai Bento António do Prado (empregado alfandegário) de V.N.Cerveira teve 11 filhos e as respectivas descendências, mas está dificil.

Maria João Sousa

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438107 | maria ss | 16 dez 2021 16:42 | Em resposta a: #438097

As informações do 1º Casamento ajudaram muito. :)

Resposta

Link directo:

Gonçalves Franco - Valença/Caminha

#438111 | nunes56 | 17 dez 2021 04:08 | Em resposta a: #438105

Maria João Sousa:
Não tenho mais informação sobre o casal José António de Araújo Cunha e Zulmira de Passos Prado.
O inv. orfanológico por óbito de José António ocorrido a 21/7/1916 encontra-se depositado no Arq. Distrital de Viana do Castelo.
Cumprimentos.
João Nunes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen