Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#163935 | nunoinacio | 31 jul 2007 00:16

Finalmente encontrei um assento de baptismo que permitirá subir gerações neste ramo, que estava parado há muito tempo.

Em 27.09.1828, foi baptizada, na freguesia da Senhora do Verde, Maria, filha de António Canelas e Faustina Maria (que em todos os assentos sempre surgiu como Faustina de São José), este natural da Senhora do Verde e esta da freguesia de Estômbar.
Neta paterna de Manuel Canelas, natural de Alvor e de Maria Gonçalves, de Estômbar e materna de Antão X? da Paixão e Maria da Conceição, ambos de Estômbar.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#163942 | melisa | 31 jul 2007 00:37 | Em resposta a: #163935

Caro Nuno

Ao mesmo tempo que o Nuno escrevia esta mensagem enviei-lhe uma mansagem no tópico "Familia Canelas".

Passo a transcrever os dados que lá coloquei:

" Como candidatos ao seu Manuel Canelas encontro nos meus dados pelo menos dois:

1 - MANUEL nascido em Alvor em 13/9/1750 filho de João Canelas ( b.na Senhora do Verde sendo os pais moradores nos Casais mas assistentes na Senhora do Verde nascido a 20/5/1725) e de Maria de Jesus, (natural de Alvor filha de João Andrés cc Antónia de Jesus).

João Canelas e Maria de Jesus casaram na Senhora do Verde aos 26/11/1749.

E

2- MANUEL nascido em Alvor aos 10/5/1769 filho do 1ª casamento (casou 3 vezes) de José Canelas, lavrador também natural de Alvor (nascido a 25/9/1736) e de s/ m.er Francisca Rosa Angélica.

José Canelas é meu ascendente ( no seu 2º casamento com Mariana Josefa de Gouveia) e é filho de Manuel Canelas natural de da Senhora do Verde ( onde em solteiro foi sacristão) e de Isabel da Conceição natural de Portimão, tendo sido moradores em Alvor. "

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#163944 | melisa | 31 jul 2007 00:39 | Em resposta a: #163942

Em tempo

Quem foram os padrinhos de Maria?

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#163970 | nunoinacio | 31 jul 2007 10:49 | Em resposta a: #163944

Bom dia, cara Melisa

Estive a ver os assentos todos a partir de 1802 e o Manuel Canelas e Maria Gonçalves não tiveram qualquer filho. No entanto, foram padrinhos de várias crianças nesse período onde aparecem como moradores nas Casas Velhas, o que confirma serem os ascendentes do António Canelas, casado com a Faustina Maria ou de S. José, pois no casamento do filho José António Canelas, (meu tetravô, pelo lado da minha avó paterna) que ocorreu no Alferce em 15.11.1842, com Maria Inácia (curiosamente irmã do meu trisavô, pelo lado do meu avô paterno, o que os tornava primos relativamente próximos sem que o soubessem) este surge como sendo morador nas Casas Velhas, freguesia de Portimão, tal como os seus pais, nessa data já falecidos.

De salientar que esta Maria, também foi a única filha do casal António Canelas e Faustina Maria, que encontrei na Senhora do Verde, tendo nascido em 1828, o que me dá poucas esperanças de aí vir a encontrar o meu José, uma vez que ele casa em 1842. Terão eles vivido noutro local, onde tiveram os filhos, regressando à Senhora do Verde mais tarde? Teriam vivido em Estômbar, terra da mulher?

O assento de baptismo da Maria tem a tinta trespassada onde conta o nome dos padrinhos, apenas conseguindo ver "Foram padrinhos Matias (ou Mateus) da ? e ? da Assumpção, moradores no Monte das Casas, freguesia de Monchique.

Relativamente ao casal Manuel Canelas e Maria Gonçalves, eram moradores nas Casas Velhas, pelo menos desde 1802. O facto de serem padrinhos de várias crianças na Senhora do Verde e de não terem filhos a baptizar nessa freguesia entre 1802 e 1830 dá a entender que seria um casal já em idade de não procriar, dado que habitualmente tinham filhos ao longo de todo o período fértil da mulher.
Seria assim, na minha opinião um casal com idade superior aos 45 anos em 1802.
Ou seja, teriam nascido entre 1750 e 1760.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164463 | nunoinacio | 06 ago 2007 00:18 | Em resposta a: #163942

Boa noite, cara Maria Elisa

Encontrei o assento de casamento de Manuel Canelas com Maria Gonçalves, na Senhora do Verde, em 08.10.1790, sendo ele viúvo de Ana da Conceição e ela viúva de Inácio Luís.
Encontrei o primeiro casamento de ambos e já tenho a sua filiação, que é:

Manuel Canelas, filho de Jorge Canelas e Francisca de Jesus, dos Montes de Alvor

Maria Gonçalves, filha de Manuel Gonçalves e Rosa (ou Ana) Maria, da freguesia de Estômbar.

Será que já tem este Jorge Canelas na sua base de dados?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164470 | melisa | 06 ago 2007 02:10 | Em resposta a: #164463

Caro Nuno Inácio

Tenho sim senhor!

1- Vicente Dias Calado ou Andrés cc Brites Dias, moradores nos Casais

pais de:

2 - Matias Andrés cc (mx 18/1/1706) Margarida Lopes fª de Nuno Martins cc Maria Águas , neta paterna de Francisco Nunes Amado cc Margarida Lopes, neta materna de Bartolomeu Duarte cc Catarina Nunes (está ver quem são?)

2- Baltazar Vicente cc ( Mx 2/2/1706) Isabel Furtada, fª de Gregório Lourenço cc Margarida Lopes , neta paterna de António Duarte Rebolo cc Isabel Furtada ( nossos antepassados) e neta materna de Domingos Fernandes cc Maria Lopes.

2- Maria Canelas cc ( mx 14/2/1722) Vicente Dias, com dispensa do 3º grau , fº de Vicente Dias Andrés cc Domingas Andresa, neto paterno de Vicente Dias cc Domingas Lourenço também dos Casais ( meus ascendentes e não me lembro se também seus), neta materna de Manuel Rodrigues cc Margarida Vicente.

2- JOÃO CANELAS cc ( Mx 14/7/1722) JOSEFA DUARTE fª de ESTEVÃO ANDRÉS MARQUES CC CATARINA ANDRÉS, moradores na Perna da Negra, freguesia de Monchique.
Foram moradores nos Casais , mas em 18/4/1723 e 20/5/1725 quando baptizam na Senhora do Verde filhos Estevão e João (Canelas) respectivamente, são dados como moradores nos Casais mas assistentes na Senhora do Verde.
Em 22/12/1747 quando falece João Canelas ( com testamento) são dados como moradores na Ribeira do Pereiro - freguesia daS.Verde.

Pais de:

3- JORGE CANELAS, nascido na freguesia de Monchique (muito provavelmente nos Casais) que casou primeiro com FRANCISCA RODRIGUES (que também usou Francisca de Jesus) , provavelmente em Alvor, pois ela é natural dos Montes de Alvor sendo fª do 2º casamento de ANTONIA DE JESUS, natural de Alvor ( aí falecida em 13/6/1760) com ANTÓNIO RODRIGUES VIDAL, do Barão ou da Vila do Bispo falecido antes de 6/1/1729 data em que foram baptizadas as suas filhas gemeas Rosa e Catarina.

JORGE CANELAS casou 2ª vez ( Alvor 5/11/1782) com Maria Joaquina, viúva de José Lourenço e fª de José de Faria cc Brites Josefa ou Duarte moradores na mexilhoeira Grande.
Morou em Alvor durante o primeiro casamento e no Ribeiro do Pereiro depois do 2º casamento embora tivesse baptizado em Alvor seu filho João nascido 18/1/1784 filho deste último casamento.

No 1º casamento pai de:

4- MANUEL CANELAS que como sabe casou na Senhora do Verde aos24/1/1776 com
Ana da Conceição.

Desconhecia que tivesse casado 2ª vez.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164472 | melisa | 06 ago 2007 02:20 | Em resposta a: #164470

Continuando:

O primeiro Manuel que tinha anteriormente posto como hipótese de ser o seu era afinal primo direito do seu Manuel Canelas, fº de seu tio paterno João Canelas.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164518 | nunoinacio | 06 ago 2007 21:51 | Em resposta a: #164470

Boa noite, cara Maria Elisa

Muito obrigado pelos dados que me enviou.

A genealogia tem descobertas engraçadas e surpreendentes. Quem diria que o Vicente Dias Andrez e a Brites Dias, que já tinha como ascendentes pelo Matias Andrez, poderiam ser os ascendentes por varonia dos meus Canelas?!

Isto torna-me descendente deste casal pela quarta vez, sendo duas pela parte do meu avô paterno e duas pela parte da minha avó paterna.
Curiosamente, o José António Canelas (de Portimão) e a Maria Inácia (do Alferce), pais da minha trisavó Francisca Rosa, tinham tetravós comuns, o que ainda os tornava parentes.

Não sei se tem mais alguns dados complementares relativamente aos casais Vicente Dias e Brites Dias e Estêvão Marques e Catarina Andrés, para além dos que constam da base de dados que me enviou.
Relativamente ao casal António Vidal e Antónia de Jesus, vou ver se encontro algo nos inventários da Vila do Bispo ou do Barão de São Miguel, pois o apelido Vidal passou-me de certeza pelas mãos.

Cumprimentos e quando quiserem apareçam :-)

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164519 | nunoinacio | 06 ago 2007 21:57 | Em resposta a: #164472

Em tempo:

Por acaso tem alguma explicação para o aparecimento do apelido Canelas em dois dos filhos do Vicente Dias? Se fosse apenas um, poderia ser alguma alcunha, mas em dois acho mais provável que tenha sido adoptado do apelido de algum ascendente. Da sua base de dados de Monchique haverá algum Vicente ou uma Brites em que um dos pais é Canelas?

Renovados cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164552 | melisa | 07 ago 2007 02:13 | Em resposta a: #164519

Caro Nuno

O problema é que os Canelas não abundam antes do princípio do século XVIII, mas no entanto é apelido já antigo no eixo Marmelete/ Casais.

Assim em 2/9/1581 é padrinho em Portimão António Canelas de Marmelete (de filha de André Afonso de Marmelete cc Leonor Estevens).

Em 16/11/1637 apadrinha em Mx o Pe Afonso Canelas , de Monchique.

Por outro lado António Canelas cc Margarida Fernandes, moradores na Mexilhoeira Grande eram pais de André Afonso Veludo que casou em Monchique a 18/5/1681, sendo este morador em Marmelete.

E poderão ainda haver outros que não constam na minha BD.

Quanto a Vicente Dias é nome frequente em Mx (sobretudo Casais)

Como exemplo temos:

1_ Vicente Dias cc Domingas Andrés, moradores nos Casais
pais de:

2- Vicente b. mx.13/3/1619.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::

2- Vicente Dias ( talvez o b. em 1619) que casou com Domingas Lourenço, moradores nos Casais e que casaram antes de 10/1650, pais entre outros de:

3- Vicente Dias Andrés (homónimo do seu) b Mx 12/2/1651 casado (Mx 12/1/1678) com Domingas Andreza, moradores nos Casais.

Pais de:

4-Vicente Dias, morador nos Casais que casou ( Mx 14/2/1722) com sua prima no 3º grau Maria Canelas filha do seu Vicente Dias Andrés cc Brites Dias, também moradores nos Casais.

Por outro lado encontrei um Vicente Dias Calado a casar a 8/2/1671 em Mx com Guiomar Rodrigues (fª de Manuel Rodrigues cc Margarida Vicente e irmã da Domingas Andreza acima) com dispensa do 4º grau.

Este Vicente Dias Calado era natural de Aljezur fº de Domingos Dias cc Margarida Vicente .

Também nos Casais encontrei um Vicente Dias Calado (?) cc Brites Dias e pai de António nascido em Mx aos 20/2/1689.

Será o seu o mesmo noutro casamento e também o pai de António?

Encontrei ainda outros Vicentes Dias por essa época mas que são seguramente outros.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164563 | nunoinacio | 07 ago 2007 09:42 | Em resposta a: #164552

Cara Maria Elisa

Obrigado pelas informações.
Pode ser que, nas freguesias à volta se acenda alguma luz relativamente a esta gente.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164583 | tiagova | 07 ago 2007 14:15 | Em resposta a: #164470

Cara Melisa,

Caro Francisco,

Poder-me-á dar alguma informação sobre Teresa Canelas, de Faro, casada com António Gonçalves Viana de Lemos (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=295018)?

Mto obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164585 | nunoinacio | 07 ago 2007 14:37 | Em resposta a: #164583

Caro Tiago

Partindo do principio que serei eu o Francisco da sua mensagem, por não haver mais ninguém a intervir neste tópico, informo que não tenho qualquer elemento sobre o apelido Canelas em Faro.

No entanto, uma vez que essa Teresa Canelas é bastante recente, poderá ter (ou não) origens no Barlavento Algarvio e, aí, conseguir ajudar na sua investigação.

Aconselho-o a pedir ao Arquivo Distrital de Faro algum assento que lhe permita subir alguma geração, por exemplo o assento de baptismo de um filho, ou o de casamento, se casou em Faro.

Com esse apelido, tenho na minha ascendência:

Domingas Canelas, mulher de Belchior Velho, naturais e moradores em Estômbar, cerca de 1570
pais de
Domingas Canelas, mulher de Vicente Luís, nascidos c. de 1590, ele em Portimão e ela em Estômbar

Margarida Canelas, casada com Domingos Lourenço, nascidos c. 1780, ambos de Sabóia


Jorge Canelas e Francisca de Jesus (já falados neste tópico)
pais de:
Manuel Canelas, casado com Maria Gonçalves, nascidos c. 1760, ele de Alvor e ela de Estômbar
pais de
António Canelas, casado com Faustina de S. José, nascidos c. de 1800 ele da Senhora do Verde e ela de Estõmbar
pais de
José António Canelas c. 1825 Portimão, casado com Maria Inácia, do Alferce

Pela minha parte é o que lhe posso dizer

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Canelas da Senhora do Verde, Alvor e Estombar

#164606 | tiagova | 07 ago 2007 21:45 | Em resposta a: #164585

Caro Francisco,

Agradeço a sua informação.

1 abraço e mto obrigado,

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 13:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen