Casa de Eusébia em Ruivães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Património

Casa de Eusébia em Ruivães

#164033 | tiagova | 31 jul 2007 23:16

Caros confrades,

Procuro informação sobre a Casa de Eusébia em Ruivães, Vieira do Minho. Tenho registo paroquial de algumas pessoas com o apelido utilizado no nome daquela casa.

Mto obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Eusébia em Ruivães

#164389 | nobra | 04 ago 2007 20:59 | Em resposta a: #164033

Caro confrade Tiago Silva
Fico alegremente satisfeito de ao fim de 6 anos da minha primeira questão colocada, sobre a familia Rodrigues de Moraes, voltarmos ao assunto não só com a informação dos pais da D. Maria do Carmo de Vasconcelos, como interesse em saber sobre a Casa da Eusebia em Ruivães. Sobre esta ultima, se fôr a
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=604662
tem mais uma pessoa da familia que de lá é originaria.
Só por uma questão de cultura geral, também pertence a esta familia?
Cumprimentos
Vasco Novais Branco

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Eusébia em Ruivães

#164394 | tiagova | 04 ago 2007 23:11 | Em resposta a: #164389

Meu caro Vasco,

Foi com imensa satisfação que li a sua resposta. De facto sou descendente de Luís Manuel Gonçalves de Amorim Viana (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=144131), irmão de Joana Maria da Ressureição Gonçalves de Abreu ,casada com Cipriano Luis de Vasconcelos, de quem tenho muito poucas informações. Este teve Maria do Carmo de Vasconcelos que casou com Francisco José Rodrigues de Moraes.

Maria do Carmo está no GENEA, mas não "agarrada" aos pais (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=597614). Aliás no último ano tenho estado a actualizar a informação deste site com informação da família e até já chequei à minha pessoa: Tiago Filipe Viana Abrantes da Silva (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=621556).

Nos últimos tempos tenho tentado obter informação dos descendentes de Joana Maria, mas não está fácil. Apenas consigo encontrar informação razoável sobre a família de Tito de Morais. Ainda ontem em conversa com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, verifiquei não terem encontrado o registo de baptismo de Maria do Carmo no ano de 1812, freguesia de Arcozelo, Ponte de Lima.

Mais uma vez, apreciei muito o retorno a este apelo, porque de facto não entendo se "Eusébia" é apelido de alguns familiares ou apenas um nome dado a uma Casa que possivelmente, já não existe.

1 forte abraço e disponha se pretender alguma informação deste ramo,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Eusébia em Ruivães

#164399 | nobra | 05 ago 2007 00:49 | Em resposta a: #164394

Caro Tiago
Como é bom de ver, a resposta inserida em (familia Rodrigues de Moraes) foi anterior a ter visto a sua mensagem.
Com efeito irei pedir para se fazer a ligação das familias, através da atribuição de pais á D. Maria do Carmo.
Assim já poderá "navegar"do seu costado para o meu
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=634547 em que me limito a ser casado com uma Rodrigues de Moraes
Obvio que se pretender alguma informação que eu saiba estou ao dispor.
Quem parece saber tudo sobre a familia é o Tito de Morais reconhecido historiador de Ponte de Lima, com bastantes obras publicadas.
Não sei o seu email, nem sei se ele pertence a este forum, penso que não, pois se pertencesse já nos tinha respondido.
Cumprimentos e ao dispor
Vasco Branco

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Eusébia em Ruivães

#164429 | tiagova | 05 ago 2007 18:37 | Em resposta a: #164389

Caro Vasco,

Esta Antónia é mãe de Francisco José Rodrigues Moraes. Obtive a certidão de baptismo deste e lá vem a referência aos seus pais e avós como se chamando:

1) pais Antonio José de Eusébia cc Antónia Maria Gonçalves de Moraes;

2) avós paternos António Rodrigues de Eusébia cc Domingas Gonçalves e;

3) bisavós paternos João Rodrigues de Eusébia cc Joana Gonçalves.

Todos naturais de Ruivães, sendo Domingas natural do Lugar de Zebral, em Ruivães.

O vasco tem alguma informação sobre o cónego João José de Vasconcelos, irmão de Maria do Carmo de Vasconcelos e que foi provedor na Misericórdia do Porto até à data do seu falecimento (1875)?

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Eusébia em Ruivães

#164433 | nobra | 05 ago 2007 19:29 | Em resposta a: #164429

Caro Tiago
Desconhecia a existencia do João José.
Irei saber mais sobre ele e dar-lhe-ei conta.
Possivelmente a familia era conhecisda pelo local de origem(Casa da Eusebia).
Aliás mais para trás nos costados do João Rodrigues vamos encontrar a Casa do Bairro em Abadia - Cabeceiras de Baixo. Que Casa seria esta? Existem três gerações que lá nasceram.
Temos alguns quadros da familia, principalmente os mais proximos.
Num deles estão a Maria do Carmo e o seu marido Francisco José e os seus 10 filhos.
De notar que um dos filhos de Maria do Carmo o João Francisco, fez grande fortuna no Brazil e foi um grande benemerito em Ponte de Lima.
A sua casa "Villa Moraes" que hoje pertence á Segurança Social merece ser visitada, não só pela arquitectura em si, mas pelos seus jardins.
Cumprimentos

Vasco Branco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen