Lourenço da Costa Mimoso, de Linhares

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Lourenço da Costa Mimoso, de Linhares

#164068 | E. Osório | 01 ago 2007 10:16

Caros amigos,

Revolvendo a questão dos Costas e Mimosos de Linhares, há algumas incorrecções (na minha opinião!) na base de dados do GP, agora Geneall por elevado mérito dos seus autores.

Estas incorrecções decorrem de autores, aliás autorizados, como são F. Gaio ou o Dr. António de Vasconcelos. Sucede que sendo a questão dos finais do sec. XVI, qualquer pequeno lapso tem consequências em progressão geométrica…

Nas minhas “Raízes da Beira” coloquei o que me parece correcto, sujeito naturalmente à avaliação de todos. Assim, temos:

BERNARDO DA COSTA, que na “Genealogia dos Costas” dos Bispo da Guarda vem como Bernardo da Costa Mimoso e no “Brás Garcia Mascarenhas” como Bernardo Madeira da Costa, era filho, de acordo com o primeiro autor, de Francisco Dias da Costa e de Maria Dias, e de acordo com o segundo, de Fernão Gil da Costa e de Maria Madeira Arrais.

Ora o primeiro deve ter razão, pois refere a data do seu testamento, de 29.10.1594, documento que portanto conhecia e lhe deve ter servido para assegurar a filiação, pois era habitual a encomenda de missas por alma dos pais.

Para além disso, os registos dos filhos de Fernão Gil da Costa e de Maria Madeira Arrais, todos nascidos em Vila Cova de Sub-Avô entre 1555 e 1572, são excelentes e estão em bom estado, não sendo provável que falte exactamente o Bernardo.

Bernardo da Costa vem a casar com MARIA MIMOSO, n. de Linhares, filha de Lourenço Mimoso e de sua mulher Isabel Rodrigues da Guerra (e não de Gouveia, como trás F. Gaio, certamente por lapso de leitura), não sendo conhecida a sua geração, sendo que a que vem na base de dados do Geneall não é destes.

Na mesma “Genealogia dos Costas” é agora o Bispo da Guarda quem erra, pois dá como filho daquele casal um Lourenço da Costa Mimoso casado com D. Maria da Costa Pinto Corte-Real, com geração.

Sucede que o registo de casamento destes existe em Linhares, datado de 15.05.1597, sendo ele referido como LOURENÇO MIMOSO (e não da Costa), filho de outro Lourenço Mimoso e de Isabel Rodrigues (da Guerra), acima referidos, pelo que é irmão e não filho da Maria Mimoso acima referida.

Sua mulher é referida como MARIA DA COSTA, filha de Isidoro Ferreira e de Catarina da Costa. É de facto filha de Isidoro Ferreira da Cunha e de Catarina Pacheco da Costa Corte-Real.

É deste casal (Lourenço Mimoso e Maria da Costa) que sai Lourenço da Costa Mimoso, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=174745 b. em Linhares a 02-10-1606, que na base de dados é confundido com seu pai e que casa (uma única vez) com Clara Osório da Fonseca Pinto, com a geração que aí segue.

Seria interessante saber se algum confrade tem elementos novos, ou de outro autor, ou conhece algum documento que possa trazer melhor luz a este assunto.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço da Costa Mimoso, de Linhares

#164168 | camac 41 | 02 ago 2007 00:26 | Em resposta a: #164068

Caro Eduardo Osório

Consultei e fiz uma base de dados dos Arquivos Paroquiais de Linhares da Beira à procura da ligação de um antepassado Sebastião Rodrigues da Guerra que nasceu em Monforte da Beira e depois casou no Rosmaninhal. (Parei por volta de 1600)
Do que pude apurar Lourenço Mimoso (foi baptizado a 11 Agosto de 1577 Mistos 1 23v - Linhares da Beira) casou, como refere a 15 Maio de 1597, com Maria Costa, filha de Isidoro Ferreira e de Catarina da Costa (Mistos 1 118 - Linhares da Beira).
Este Lourenço Mimoso é irmão, como refere, de Maria Mimoso esta casa a 13 de Junho 1583 (Mistos 1 86v - Linhares da Beira) com António Maceira, filho de Manuel Maceira e de Ana Cardosa, já defunta. O assento de casament indica que é filha de Lourenço Mimoso e de Isabel Rodrigues.
O Lourenço e a Maria tiveram mais os seguintes irmãos:
- António baptizado a 30 Jul de 1575 (Mistos 1 17 - Linhares da Beira)
- Beatriz, baptizada a 7 de Julho de 1579 (Mistos 1 31v - Linhares da Beira)
- Gaspar, baptizado a 21 de Janeiro de 1581 (Mistos 1 37v - Linhares da Beira)
- Ana, baptizada a 26 de Dezembro de 1583 (Mistos 1 47 - Linhares da Beira).
É pena que o livro de Assentos mistos 1 que começa em 1566 tenha a falta de muitas folhas. Mas o nascimento do Lourenço e da Maria também se pode ter verificado em Videmonte donde penso que a Isabel Rodrigues da Guerra ( filha de Sebastião Rodrigues da Guerra, fidalgo galego e de Isabel Rodrigues Pacheco era originária pois alguns dos seus irmãos são referenciados como naturais de Videmonte (António, Sebastião e Gaspar Rodrigues da Guerra). António Rodrigues da Guerra foi tabelião e Capitão-mór de Linhares.
Do casal Lourenço Mimoso e Maria da Costa tenho referenciados os seguintes filhos:
- António, baptizado a 6 Dezembro de 1599 (Mistos 1 136 - Linhares da Beira);
- Lourenço da Costa mimoso, baptizado a 2 de Outubro de 1606 (Mistos 1 235v - Linhares da Beira), como refere;
- ? , baptizado a 10 de Junho de 1612 (Mistos 1 235v - Linhares da Beira).
É natural que tenham tido outros filhos mas há bastantes falhas no livro Mistos 1.

Na realidade aparece em Linhares da Beira uma Isabel de Gouveia mas casa com Gaspar Cardoso, viúvo de Beatriz Pacheco. Desse casamente refernciei 5 filhas entre 1573 e 1584.
Infelizmente faltam os casamentos de 1620 a 1646.
Penso, que como é do seu conhecimento, a genealogia "Homens Corte - Reais" de Fernando de Castro da Silva Canedo aborda alguns destes aspectos.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço da Costa Mimoso, de Linhares

#164218 | E. Osório | 02 ago 2007 12:44 | Em resposta a: #164168

Caro Carlos Leal Machado,

Agradeço a sua resposta e confirmação dos meus elementos. Tenho também muitos assentos de Linhares, em grande parte desentroncados. Esperemos vir a saber mais com a futura abertura do arquivo da diocese.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço da Costa Mimoso, de Linhares

#314075 | LProjecto | 22 set 2012 15:58 | Em resposta a: #164168

Caro Carlos Leal Machado,

Dei agora com este tópico. Infelizmente não tenho muita informação sobre Linhares, além de uns apontamentos que tirei aquando de uma meia dúzia de consultas que fiz aos registos dessa freguesia. Em todo o caso, tenho o maior interesse em trocar algumas impressões sobre as famílias dessa região, visto que também tenho por lá alguns avoengos e muitas pontas soltas.

Segundo os meus apontamentos, o Gaspar Cardoso que referiu na sua mensagem, também referido como Gaspar Cardoso "o Moço" é filho de um outro do mesmo nome mas diferenciado como "o Velho". Casou com a dita Isabel de Gouveia em Linhares a 29.1.1570, filha de António (...) Nunes e de Ana Rodrigues.

Ao que parece, Gaspar Cardoso "o Novo" teve, pelo menos, mais uma irmã, Ana Vaz, que surge em 1582 ou 83 (esqueci-me de anotar a data, embora tenha anotado ser o fólio 17 do livro digitalizado para estas datas) como madrinha de baptismo de uma filha de Diogo Cardoso e de Inês de Araújo. Esse registo refere, claramente, a dita Ana Vaz como filha de Gaspar Cardoso "o Velho".

Refere na sua mensagem que tem referenciadas 5 filhas do casal Gaspar Cardoso / Isabel de Gouveia. Se não julgar impertinência da minha parte, pedia-lhe o favor de nomear as mesmas, pois tento perceber se existe alguma ligação do mesmo com a minha gente.

Não consegui ainda entroncar esse Gaspar Cardoso nos "Cardosos" de Linhares, mas palpita-me que se estaria relacionado com o "meu" Pedro Rodrigues Cardoso, que foi casado com Inês Botelho Correia.

O mesmo Gaspar surge, inúmeras vezes, acompanhado de alguns indivíduos pertencentes à família "Rodrigues Guerra", pelo que poderia também dar-se o caso de existir um parentesco com os mesmos.

Também estou a considerar fortemente a hipótese de Leonor Rodrigues, natural de Videmonte, mulher de Álvaro de Sequeira Coutinho, ser aparentada com os mesmos "Rodrigues Guerra" (não me espantaria se fosse filha de Sebastião Rodrigues da Guerra), pois os descendentes de Sebastião Rodrigues da Guerra surgem, por diversas vezes, a apadrinhar baptismos de netos daquela Leonor Rodrigues.

No Geneall ainda é mencionada Isabel de Barros como mulher de Álvaro de Sequeira Coutinho, todavia já solicitei a correcção, considerando que Eduardo Osório, nas últimas erratas à sua obra Raízes da Beira que ainda teve a gentileza de partilhar connosco, rectificou, e bem, o noe da mulher de Álvaro de Sequeira Coutinho para Leonor Rodrigues. Aliás, eu próprio tive oportunidade de confirmar tal informação através dos registos paroquiais, nomeadamente através do assento de casamento de um filho do referido casal, Gaspar de Sequeira, que casou em Linhares a 22.9.1596 com Mécia de Carvalho, filha de Cosntantino de Carvalho e de Beatriz Rodrigues.

Estimo que o referido Gaspar de Sequeira (a confirmar-se ser o mesmo que testemunhou em 1647 com cerca de 90 anos no processo de habilitação à Ordem de Cristo de Lázaro Botelho - filho do 2.º casamento do Capitão Diogo Botelho Correia, viúvo de Maria de Sequeira Coutinho, com Francisca Franca) tenha nascido por volta de 1557, o que permite deduzir que sua suposta mãe, Leonor Rodrigues, tenha nascido por volta de 1537 - facto que, a meu ver, admite cronologicamente e reforça a possibilidade de a mesma ser, efectivamente, filha do "seu" Sebastião Rodrigues da Guerra.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço da Costa Mimoso, de Linhares

#314127 | camac41 | 23 set 2012 16:02 | Em resposta a: #314075

Caro confrade Luís

Estou de féria mas regresso a Portugal na próxima segunda-feira.
Estou bastante esquecido sobre os assunos de Linhares. Trnho uma base de dados sobre Linhares co cerca de 1800 individuos.
Quando regressar envio o respectivo GEDCM.

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço da Costa Mimoso, de Linhares

#314200 | LProjecto | 24 set 2012 20:14 | Em resposta a: #314127

Caro Carlos Leal

Muito agradeço a gentileza da sua resposta, bem como a enorme generosidade na partilha de tais elementos.
Tenho esperança que os mesmos possam contribuir para clarificar algumas ligações que ainda tenho como hipóteses.

Cordialmente,
LPC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 20:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen