Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias | Brasil

Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#164258 | DD | 02 ago 2007 18:56

Caros Cofrades
Apelo a todos, e em especial aos da cidade da Baía,Baía, Brasil, para obter notícias de Sebastião da Rocha Soares,nascido em Sabadim,Arcos de Valdevez,distrito de Viana do Castelo, Provincia do Minho, Portugal, que emigrou para aquela cidade, onde foi grande empresário de transportes maritimos, quer de longo curso, quer de cabotagem.
Foi senhor de grande fortuna,tendo instituido seus herdeiros, os sobrinhos, filhos de sua irmã Francisca Luisa da Rocha e Sousa, João e António da Rocha Soares.
Emigrou para o Brasil por volta de 1740 e faleceu por volta de 1760-1770, tendo deixado testamento.
Agradece-se a quem possa dar qualquer contributo sobre o tio ou os sobrinhos, tendo o António falecido no Brasil e o João regressou a Portugal, fixando-se na cidade do Porto, onde foi grande empresário, com especial relevo na INDÚSTRIA CERÃMICA.
Um abraço do antecipadamente grato,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193290 | procha75 | 20 abr 2008 11:19 | Em resposta a: #164258

Prezado confrade Dário Rocha,

Apesar de já ter passado muito tempo desde que postou este tópico neste forum, passo a dizer o que sei sobre o que pretende.
Os dados que solicita já se encontram neste forum. Basta procurar por Massarelos (por exemplo).
Contudo, devo alertar-lhe que, nos dados que retirei dos paroquiais de Sabadim, não localizei o baptismo de Sebastião, o que não quer dizer que ele não tivesse sido aí baptizado, até porque existe uma família Rocha Soares nesta freguesia., mais propriamente do lugar do Barro.
Também acho estranho as datas que apresenta já que a irmã de que fala (Francisca Luísa da Rocha e Sousa) casou em 18 de Fevereiro de 1784 com o capitão António de Sousa Lima. Tiveram, entre outros, a António Luís (n. 23-Ago-1791) que será o António da Rocha Soares; e a João da Rocha e Sousa que foi proprietário das cerâmicas de Massarelos.

Cumprimentos,

Pedro Rocha
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193330 | DD | 20 abr 2008 15:51 | Em resposta a: #193290

Meu Caro Pedro Rocha
São sempre bem vindas as suas noticias e o contributo para a descoberta de referencias aos nossos antepassados.
Os elementos que fez o favor de me sugerir, que já conhecia, respeitam à história dos Rochas Soares radicados no Brasil mas apenas à sua actividade empreendedora em Portugal, com especial relevo na área da cidade do Porto.
O que pretendia averiguar era a actividade da mesma familia no Brasil, mais especialmente na Baía, que, segundo julgo, baseado na tradição familiar, se radicaram na Baía.
Como sabe a Francisca Luiza, casada com o Capitão de Ordenanças António de Sousa Lima, repito a Francisca nasceu em16-9-1755, em Sabadim, filha de José Soares e de Rosa da Rocha, do lugar das Telhosas, neta paterna de Domingos Gomes e de Petronila, ou Petronlha Soares e neta materna de Francisco Domingues e de Maria da Rocha.
Esta minha ascendente Francisca teve, entre outros, os filhos:
1 - Maria Rosa, nascida em 5-1-1752,
2- António nascido em 11-5-1754,
3 -Rosa nascida em 5-9-1757,
4- Sebastião nascido em 16-5-1760,
5- Domingos nascido em 25-7-1762,
6-Marcelina Rosa nascida em 31-3-1765(?) e faleceu em 8-4-1766,
5 - Francisco José nascido em22-11-1766.todos em Sabadim.
Ora creio que foram este Francisco José e o António que foram para a Baía para a companhia de seu tio tambem Sebastião, senhor de tal empresa de transportes marítimos e de quem os referidos sobrinhos teriam sido herdeiros, que depois vieram para a cidade do Porto.
O tio teria feito testamento na Baía a favor dos sobrinhos.
À margem do nascimento do Francisco e de seu irmão Sebastião consta uma nota em que o pároco faz uma referencia recíproca e reportada a uma mesma data-16-9-1818.
Pois bem, era esta história da família,na Baía, aquele testamento e liquidação dos bens, cujo produto certamente investiram no Porto, que me interessava conhecer.
Espero que faça diligencia aí para obter novos elementos.
Pelo Forum já em tempos me apercebi que existem confrades na Baía capazes de dar a sua ajuda.Infelizmente não consigo recuperar o endereço.
Um abraço amigo do
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193335 | MP | 20 abr 2008 16:32 | Em resposta a: #193330

Caro (parente) Dário Rocha,

O Sebastião que foi para a Baía é o Sebastião filho de José Soares Gomes e de Rosa da Rocha. Numa pesquisa pelo site da TT, é possível localizar o seguinte:


-----CódigoReferência PT-TT-JIM/JJU/2/187/9

Título: Autos de habilitação de Francisco da Rocha Soares, casado com D. Rosa Raimunda Pereira, filho de José Gomes Soares e de Rosa da Rocha, natural de São Salvador de Sabadim, termo de Arcos de Valdevez.

Datas: 1819

NívelDescrição: Documento Composto

DimensãoSuporte: 300,5 x 210 x 15 mm

CotaAntiga: Feitos Findos, Fundo Geral, letra S, mç. 213

CódigoReferAlternCota: Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 187, n.º 9

ÂmbitoConteúdo: O habilitante pretende receber como único herdeiro, a herança deixada por seu irmão Sebastião da Rocha Soares, negociante, natural de Sabadim e falecido na cidade de São Salvador da Baía em 1817.
Porto.

Escrivão Bento Geraldino da Silva Valadares.

EntidadeDetentora: ANTT

Aviso: Aberto


-----CódigoReferência PT-TT-JIM/JJU/2/250/2

Título: Requerimento de João da Rocha e sua irmã Rita, filhos de Francisco da Rocha Soares e de D. Rosa Raimunda Pereira da Rocha Soares.

Datas: 1819

NívelDescrição: Documento Composto

DimensãoSuporte: 300,5 x 210 x 2 mm

CódigoReferAlternCota: Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 250, n.º 2

ÂmbitoConteúdo: Os requerentes pretendem receber uns legados que lhes haviam sido deixados por seu tio paterno, Sebastião da Rocha Soares, filho de José Gomes Soares e de Rosa da Rocha, falecido na Baía.

EntidadeDetentora: ANTT

Aviso: Aberto



Perante isto, creio que se esclarecem os mal-entendidos provocados por nomes parecidos...

Muitos cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193340 | MP | 20 abr 2008 17:02 | Em resposta a: #193330

Caríssimo Dário,

Os filhos que enumerou são, portanto, todos filhos de José Soares Gomes e Rocha da Rocha, incluindo o Sebastião.......

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193343 | DD | 20 abr 2008 17:43 | Em resposta a: #193340

Meu caro Pedro
Todos os que indiquei como irmãos da Francisca tem todos a mesma paternidade e avoenga.
Um abraço,
Dario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193352 | MP | 20 abr 2008 18:23 | Em resposta a: #193343

Caro Dário,

Não sou Pedro, sou Mário... E creio que ainda não leu a minha outra mensagem aqui deixada...

Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193376 | DD | 20 abr 2008 19:39 | Em resposta a: #193335

Meu Caro Parente Mário Pimentel
Agradeço muito o seu contributo para esclarecimento da história dos nossos parentes comuns.
Vejo que continua activo nas suas investigações.
Os elementos que refere confirmam uma parte da história, ou seja que o Francisco e seus filhos foram os herdeiros do, respectivamente, irmão e tio Sebastião.
Segundo elementos que pude obter, de memórias familiares ,os irmãos Sebastião e Francisco tinham emigrado, muito novos, para o Brasil, para a Baía, onde viveram na companhia de um tio materno, que tambem se chamaria Sebastião, e de quem ambos foram herdeiros, por testamento feito na Baía por volta de 1800.
A localização desse testamento talvez ajudasse a esclarecer muita coisa, pois, este tio Sebastião é que seria empresário de transportes marítimos na Baía.
Oxalá consigamos descobrir esses elementos.
De qualquer modo fico muito satisfeito e grato pelo seu interesse.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para Família Rocha Soares, na Baía,Brasil

#193379 | DD | 20 abr 2008 19:48 | Em resposta a: #193340

Meu Caro Parente Mário Pimentel
Desculpe a confusão, pois, tinha acabado de responder ao Pedro Rocha e, precipitadamente, respondi napersuasão de que fora o Pedro Rocha que respondia à minha msg.
Confirmo os elementos referidos quanto à Francisca e irmãoa.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 12:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen