Onde requere certidao de nascimento online?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos | Regiões

Onde requere certidao de nascimento online?

#164435 | kyron33 | 05 ago 2007 20:55

Gostaria de saber se alguem poderia me informar o website onde psso requerer a certidao de nascimento de meu avo portugues para dar entrada no processo de cidadania. Neu avo nasceu em Freineda no Distrito da Guarda em 1884.

Ao ler os requerimentos, um deles e o atestado de bons antecedentes no Brasil e em outros paises onde tenha residido, entretanto tambem li em outro website que precisaria pedir atestado de bons antecedentes em Portugal tambem. Esta informacao e correta? Eu nasci no Brasil, moro nos Estado Unidos mas so visitei Porugal.

Agradeco desde ja a atencao.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Onde requere certidao de nascimento online?

#164466 | judiaria | 06 ago 2007 01:03 | Em resposta a: #164435

Caro Miguel
Essa certidão deve encontrar-se no arquivo distrital da Guarda.

O certificado de registo criminal (seu) em Portugal e nos Países onde nasceu e onde tem residido.Quanto ao de Portugal no requerimento poderá pedir que sejam os Serviços oficiais a requerer o mesmo. Terá que apresentar certidão de nascimento do seu pai ou mãe (aquele que descende de português). Também no requerimento, poderá indicar a data e local de nascimento de seu avô, podendo solicitar aos serviços Conservatória dos Registos Centrais que obtenham a certidão de nascimento respectiva. No site da CR Centrais , três w ponto dgrn.mj.pt
poderá obter mais informações e o modelo do requerimento adequado ao seu caso, artigo 6 nº 4, poderá ser impresso e utilizado, sendo enviado para: Conservatória dos Registos Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 200, 1093-003 Lisboa.
Do site respectivo transcrevo o seguinte que será do seu interesse epenso que será essa a situação aplicável:

Os indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos um ascendente do 2º grau da linha recta de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, podem, desde que reunidos os demais requisitos legais, adquirir a nacionalidade portuguesa por naturalização, mediante requerimento dirigido ao Ministro da Justiça.


A quem se aplica?

Aos indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta (avô ou avó) de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, desde que sejam maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, conheçam suficientemente a língua portuguesa e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa.


Onde posso dirigir-me para obter informações ou apresentar o requerimento?

· Consulado português da área da residência, ou

· Pode ainda optar pelo envio do Requerimento pelo correio, para a Conservatória dos Registos Centrais, sita na Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 200, 1093-003 Lisboa, juntando os documentos necessários.

Telefone 213817600 Fax 213817698/9

Correio Electrónico (e-mail): crcentrais@dgrn.mj.pt


Julgo ter ajudado, e poderá pedir meu e-mail aos moderadores deste forum, os quais autorizo a lhe fornecer.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Onde requere certidao de nascimento online?

#164473 | kyron33 | 06 ago 2007 04:21 | Em resposta a: #164466

Prezado Joaquim:

Agradeco muito a informacao que me forneceu. Eu nao tinha conhecimento do requerimento que voce me indicou. Com ele fica bem mais facil entender o processo.

Quando liguei para o Consulado Portugues no Rio de Janeiro, cidade onde nasci, fui informado que teria que dar entrada no processo atraves deste consulado. Voce sabe me informar se posso dar entrada no processo no Consulado Portugues em Miami, cidade onde resido? Ou seria mais eficiente fazer tudo por correio mandando o requerimento e todos os documentos para Conservatória dos Registos Centrais?

Mais uma vez, fico muitissimo agradeciso pela sua ajuda.

Cumprimentos,

Miguel Ceita

Resposta

Link directo:

RE: Onde requere certidao de nascimento online?

#164479 | judiaria | 06 ago 2007 09:19 | Em resposta a: #164473

Caro Miguel

Poderá enviar todo o processo por correio,sem esquecer nenhum documento assinalado no requerimento. Terá que ir ao consulado da sua residência, mas para reconhecer a sua assinatura presencialmente. Quanto ao consulado da localidade onde nasceu, será para validar sua certidão de nascimento.


Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Onde requere certidao de nascimento online?

#164554 | kyron33 | 07 ago 2007 02:54 | Em resposta a: #164479

Caro Joaquim

Mais uma vez, obrigado pela informacao. Poder dar entrada no processo me deixa mais tranquilho porque tenho mais controle do qeu se tivesse que pedir a meus familiares no Brasil. O atestado de bons antecedentes (affidavid) aqui dos Estados Unidos tem que ser traduzido?

Eu pedi ao moderador o seu email mas ate agora nao recebi uma resposta. O meu e omicron123 arroba yahoo ponto com.

Cumprimentos

Miguel Ceita

Resposta

Link directo:

RE: Onde requere certidao de nascimento online?

#164595 | judiaria | 07 ago 2007 17:12 | Em resposta a: #164554

Alem disso, sobre o controle, é que o Miguel quando enviar a documentação sabe a data em que a mesma chegou a Portugal (registada com aviso de recepção);
E se entregar numa Conservatória ou num Consulado, eles têm uma gaveta muito funda, donde os documentos custam a sair...
Sim, todos os documentos em lingua estrangeira têm que vir traduzidos para português. O meu e-mail joaquim hifen reis arroba sapo ponto pt.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen