Relação da tripulação da frota de P. Álvares Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Formação

RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CABRAL

#164500 | ELTON BELO REIS | 06 ago 2007 16:40

ESTAMOS PRECISANDO DA RELAÇÃO DOS NOMES DOS TRIPULANTES DOS NAVIOS SANTA MARIA - PINTA E NINA, OU SEJA A RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO QUE ACOMPANHOU PEDRO ALVARES CABRAL NO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CABRAL

#164502 | JASP | 06 ago 2007 17:15 | Em resposta a: #164500

Caro Elton

Desculpe a minha insolência, mas não posso evitar: não estará a confundir ou a baralhar os acontecimentos?

Cumprimentos, do
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CABRAL

#164503 | Coronel | 06 ago 2007 17:24 | Em resposta a: #164500

Que "bela" salada...

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CABRAL

#164511 | A-Pereira | 06 ago 2007 20:23 | Em resposta a: #164500

Caro Senhor

Niña, Pinta e Santa Maria são, segundo julgo saber, os nomes das caravelas que Cristovão Colombo levou para as Antilhas.
De Pedro Álvares Cabral, pouco lhe posso dizer. Eram treze caravelas, mas não lhes sei os nomes.
Haverá, certamente, aqui no forum algum confrade que lhe saberá dizer o que pretende.

Cumprimentos

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CABRAL

#164543 | Coronel | 07 ago 2007 00:40 | Em resposta a: #164500

Caro Elton

Desculpe aquela da "salada", mas...
Se é mesmo frota de Cabral e não a de Colombo aquela que "procura":
A frota de Cabral era composta por 13 navios e cerca de 1500 homens de todas as "condições", aliás conforme exprimiu Oliveira Martins "...Portugal inteiro embarca para a Índia na esquadra de Cabral...".
Assim será não direi impossível mas quase, elaborar a relação que pretende; já quanto aos capitães, aqui vão eles:
Sancho de Tovar, Simão de Miranda e Azevedo, Aires Gomes da Silva, Nicolau Coelho, Vasco de Ataíde, Diogo Dias, Simão de Pina, Luís Pires, Gaspar de Lemos, Nuno Leitão da Cunha, Pero de Ataíde e Bartolomeu dias (não referi como é óbvio, Pedro Álvares Cabral).
Cordialmente

LFSousa

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CABRAL

#164582 | TJCArrobas | 07 ago 2007 14:08 | Em resposta a: #164543

Acrescento a LFSousa e cito o site Wilkipedia,

"Levava duas caravelas e 13 naus, e de 1.200 a 1.500 homens - entre os mais experientes Nicolau Coelho, que acabava de regressar da Índia; Bartolomeu Dias, que descobrira o cabo da Boa Esperança, e seu irmão Diogo Dias (que mais tarde Pero Vaz de Caminha descreveria dançando na praia em Porto Seguro com os índios, « ao jeito deles e ao som de uma gaita»). As principais naus se chamavam Anunciada, São Pedro, Espírito Santo, El-Rei, Santa Cruz, Fror de la Mar, Victoria e Trindade (RIBEIRO, «História do Brasil», pág.43). O vice-comandante da frota era Sancho de Tovar e outros capitães eram Simão de Miranda, Aires Gomes da Silva, Nuno Leitão, Vasco de Ataíde, Pero Dias, Gaspar de Lemos, Luís Pires, Simão de Pina, Pedro de Ataíde, de alcunha o inferno, além dos já citados Nicolau Coelho e Bartolomeu Dias. Por feitor, a armada trazia Aires Correa, que havia de ficar na Índia, e por escrivães Gonçalo Gil Barbosa e Pero Vaz de Caminha. Entre os pilotos, que eram os verdadeiros navegadores, vinham Afonso Lopes e Pero Escobar."

Cordialmente a todos,
Tiago Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CA

#166440 | ELTON BELO REIS | 03 set 2007 18:38 | Em resposta a: #164543

OBRIGADO LFSOUSA PELA RESPOSTA, É QUE ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA E NA REALIDADE EU QUERIA SABER SE EXISTE ALGUM ARQUIVO OU DOCUMENTO QUE RELACIONA OS COMPONENTES DA FROTA DE "Cabral" QUANTO A DESCOBERTA DO BRASIL. É QUE ME INFORMARAM QUE ERAM APENAS 90 TRIPULANTES NAS TRES EMBARCAÇÕES E CONFORME OUTRAS FONTES 1500 TRIPULANTES. EXISTIU OU EXISTE ALGUMA RELAÇÃO DE NOMES?

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CA

#166441 | ELTON BELO REIS | 03 set 2007 18:42 | Em resposta a: #164582

OBRIGADO TIAGO ARROBAS, PELAS INFORMAÇÕES A GRANDE MAIORIA ERA (JUDEU). ADICIONAREI OS NOMES QUE ME INFORMOU PARA OS MEUS ARQUIVOS. MAS HAVERIA UMA RELAÇÃO DE TRIPULANTES?

Resposta

Link directo:

Colombo e Cabral ...P.ALVARES CA

#166513 | kolon | 04 set 2007 12:39 | Em resposta a: #166440

Caro Elton Belo Reis,

A confusão vem de caldear a descoberta das "Américas" por Colombo em 1492 com três embracações (Santa Maria, Niña e Pinta) e com cerca de 90 tripulantes.

Isto não tem nada (ou tem pouco) a ver com a descoberta do Brazil em 1500 por Pedro Alvares Cabral.

Cpts,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

João da Nóvoa?? RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA

#166516 | kolon | 04 set 2007 12:51 | Em resposta a: #164582

Caros Confrades,

Talvez saibam algumas informações para ajudar a esclarecer se João da Nóvoa fazia parte da frota de Cabral?
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=166514

Cpts,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

João da Nóvoa?? RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA

#166521 | Augustus_o | 04 set 2007 13:37 | Em resposta a: #166516

Caro Manuel Rosa,
Como está?

Atenção pelo que apurei existiram pelo menos dois navios com o nome "Fror de la Mar"...
Um está à entrada de naufragado à entrada de Lisboa, e outro em águas territoriais da Indonésia, e que supostamente pertenceu a Afonso de Albuquerque.
Mas como João da Nova navegou com ele...

Cumprimentos,
Augusto Costa

Resposta

Link directo:

RE: Colombo e Cabral ...P.ALVARES CA

#167340 | ELTON BELO REIS | 13 set 2007 20:46 | Em resposta a: #166513

Obrigado Manuel Rosa, entendi e realmente temos que subdividir a historia, descoberta das americas 1492 e 1500, muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CABRAL

#167341 | ELTON BELO REIS | 13 set 2007 20:49 | Em resposta a: #164582

OBRIGADO TIAGO ARROBAS, VOCE RESPONDEU PARCIALMENTE TUDO O QUE EU QUERIA, MAS SERÁ QUE EXISTE ALGUM DOCUMENTO RELATANDO NOMES DE OUTRAS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DESTA VIAJEM E DESCOBERTA? VOCE CHEGOU ONDE EU ESTOU INTERESSADO.

Resposta

Link directo:

RE: RELAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA FROTA DE P.ALVARES CA

#167967 | TJCArrobas | 20 set 2007 23:34 | Em resposta a: #166440

Em João de Barros, segue:

“A qual Armada era de treze velas, entre nãos, navios, e caravelas, cujos Capitães eram eftes: Pedralvares Cabral Capitão mor, Sancho de Toar filho de Marim Fernandes de Toar, Simão de Miranda filho de Diogo de Azevedo, Aires Domes da Silva filho de Pero da Silca, Vafco de Taíde, e Pedo de Taíde d’alcunha Inferno, Nicoláo Coelho que fora com Vafco da Gama, Bartholomeu Dias o que defcubrio o Cabo de Boa Efperança, e feu irmão Pero Dias, Numo Leitão, Gafpar de Lemos, Luiz Pires*, e Simão de Pina. Seria o numero de gente que hiaa nefta ftora, entre marcantes, e homens d’armas, té mil e duzentas peffoas, toda gente efcolhida, limpa, bem armada, e provida pêra tão comprida viagem. E além de armas materiaes, que cada hum levava pêra feu ufo, mandava ElRey outras efpirituaes, que eram oito Frades da Ordem de D. Francifco, que era Guardião Fr. Henrique, que depôs dói Bifto de Cepta (…), com mais oito Capellães e hum Vigário pêra adminiftrar em terra os Sacramentos.”

E mais diz:

“E a principal coufa do regimento de Pedralvares levara, era primeiro que commetteffe os Mouros, e gente idólatra daquelas partes”, presumo que a restante tripulação além dos marinheiros, clero, gente de guerra e já alguns escravos africanos, que foram usados para tentar comunicar com gente nativa.

*este se perdeu, antes da frota chegar a Cabo-Verde, e regressou a Lisboa, não participando na descoberta do Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 12:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen