Genealogia Paulistana - ano de 1731

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Genealogia Paulistana - ano de 1731

#164698 | tmacedo | 09 ago 2007 00:42

Caros confrades:

Gostaria de saber quem foram os pais de Francisco Cardoso Zuzarte de Andrade casado em 1731 em Parnaíba com Bárbara Paes de Queirós (de quem foi segundo marido), constantes da base de dados do Genea, referidos na Genealogia Paulistana, de Luis Gonzaga da Silva Leme, vol. IV, página 356. Julgo que ele pertenceria a um ramo de Zuzartes de Andrade que tenho estudado.
Se algum confrade me puder dar alguma pista ficarei muito reconhecido.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Genealogia Paulistana - Família Godoy

#167091 | Lourval | 11 set 2007 07:13 | Em resposta a: #164698

Caro António e demais colegas,

Gostaria de saber se consta na Genealogia Paulistana o nome de João Amâncio de Godoy, que vivia na região de Rio Claro, Estado de São Paulo, cerca de 1880. Tenho razões para acreditar que João Amâncio de Godoy era neto ou bisneto de Marcelino de Godoy Bueno.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paulistana - Família Godoy

#167102 | tmacedo | 11 set 2007 11:49 | Em resposta a: #167091

Caro Lourval:

Acedi à genealogia paulistana através da net. Foi assim, pesquisando em "Zuzarte de Andrade", que cheguei àquele Francisco Cardoso Zuzarte de Andrade que é dito ter casado em 1731 em Parnaíba (que julgo ser Santana de Parnaíba, no Estado de S. Paulo), com Barbara Paes de Queirós, viúva de João de Godoy Moreira. Utilizei igual procedimento em relação ao João Amâncio de Godoy, sem resultados. Com certeza que não figura na genealogia paulistana, pelo menos com esse nome.

O meu interesse é saber quem foram os pais daquele Francisco Cardoso Zuzarte de Andrade. Talvez seja um Francisco Juzarte de Andrade, nascido em Cantanhede +- 1700, irmão de Miguel Juzarte de Andrade e Cardoso (ver este na base de dados do Genea). Como o confrade tem larga experiência em investigação no Brasil, e enorme boa vontade em ajudar os outros - como pude comprovar em variadìssimos tópicos em que interveio - pedia-lhe se me podia aconselhar nesta pesquisa. Como posso pesquisar o assento daquele casamento em Parnaíba (supondo que é Santana de Parnaíba, no Estado de S. Paulo), onde deverá vir referida a filiação do noivo, em 1731? Quais seriam as paróquias, na primeira metade do século XVIII, nesse município? Onde estarão os respectivos registos?

Conseguiu avançar (recuando no tempo) nos Telles de Menezes de sua esposa. Há grande distância, em termos físicos, entre os Teles de Menezes que vindos de S. Maria de Eja se radicam no Brasil e a localidade dos antepassado mais remotos de sua esposa. Aqueles estão perfeitamente entroncados até cerca de 1500.

Aguardando as suas prezadas notícias,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Santana de Parnaíba

#191288 | Lourval | 06 abr 2008 02:15 | Em resposta a: #167102

Caro António Taveira,

Desculpe-me só agora ter percebido sua mensagem porém colo aqui algumas informações sobre Santana de Parnaíba que encontrei:

Os registros de batismo, casamento e óbitos existentes começam regularmente em 1722. Apesar da paróquia ser bem mais antiga, perderam-se os registros anteriores a esta data devido aos maus tratos que os livros sofreram. Felizmente Silva Leme copiou muitos destes registros antes que se perdessem, de modo que, apesar de incompletos, ainda é possivel encontrar alguns registros do século XVII. As anotações pessoais de Silva Leme estão nos Arquivos da Cúria de São Paulo.

Os registros eclesiásticos de Santana de Parnaíba, no período que vai de 1722 até 1900, encontram-se na Cúria de Jundiaí.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Santana de Parnaíba

#191311 | tmacedo | 06 abr 2008 09:53 | Em resposta a: #191288

Caro Lourval:

Aquele Francisco Zuzarte Cardoso de Andrade, que a genealogia paulistana dá casado em 1731 em Parnaíba, poderá ser o Francisco Juzarte de Andrade cuja vida busco.
Há um hiato na vida deste que poderá corresponder a uma passagem de vários anos longe, quiçá no Brasil.

Obrigado pelas informações que me dá. Se bem percebo, perdoe-me alguma incompreensão, mas as circunscrições eclesiásticas brasileiras são-me completamente estranhas, vou tentar resumir o que me diz:

1.º Santana de Parnaíba é uma paróquia.
2.º Existem, regularmente, livros de baptismo, casamento e óbito desde 1722.
3.º O casamento que busco, de 1731, existirá no Arquivo da Cúria de Jundiaí.

Perdoe-me colocar-lhe mais algumas:

Que devo fazer para obter cópia, ou transcrição, do registo.
O Arquivo diocesano tem email?

Muito obrigado pela preciosa colaboração prestada.


Melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Santana de Parnaíba

#191353 | Lourval | 06 abr 2008 18:18 | Em resposta a: #191311

Caro António Taveira,

O que pude apurar é que a Mitra Diocesana de Jundiaí fica à Rua Itatiba nr. 273 (Jundiaí) e o telefone é 11 4586 1979. Desconheço se há um e-mail. Eu acredito que não. Lamentavelmente as coisas aqui não funcionam tão bem como em Portugal. Este tipo de pesquisa aqui é muito mais difícil. Há ainda um outro telefone: 11 4586 1123. Se você decidir escrever para eles, eu lhe passo o código de endereçamento postal (CEP).

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Santana de Parnaíba

#191356 | monfortedeLoyola | 06 abr 2008 19:04 | Em resposta a: #191353

Caros

Eu disponho do resumo do primeiro livro de casamentos de Santana de Parnaíba,coligidos por Silva Leme.
Abraços
Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Santana de Parnaíba

#191414 | tmacedo | 07 abr 2008 08:47 | Em resposta a: #191353

Caro Lourval:

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda prestada.

Vou telefonar para depois decidir o modus operandi.

Muito obrigado.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Santana de Parnaíba

#191415 | tmacedo | 07 abr 2008 08:52 | Em resposta a: #191356

Caro Hugo (monfortedeLoyola):

Será que não me poderá confirmar se, entre essas notas, vem a referência ao casamento, em 1731 em Santana de Parnaíba, de Francisco Cardoso Zuzarte de Andrade com Barbara Paes de Queiroz, já viúva de João de Godoy Moreira, filha de Francisco Paes de Oliveira e de Mariana Paes Leme. Dados estes tirados da Genealogia Paulistana.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Santana de Parnaíba

#191535 | monfortedeLoyola | 07 abr 2008 20:35 | Em resposta a: #191415

Caro Antônio

O resumo do primeiro livro abrange o período de 1662 a 1721.Infelizmente não encontre o nome de Francisco Cardoso Zuzarte.Tem um Francisco Cardoso, filho de Manuel Cardoso e de Catarina Rodrigues, ambos falecidos(São Paulo), com Maria de Campos, filha do Capitão Felipe de Campo e de Margarida Bicudo - (ano de 1677).
Creio que Francisco Cardoso Zuzarte não tenha casado em Santana de Parnaíba.
Estou a seu dispor,
Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Santana de Parnaíba

#191599 | tmacedo | 08 abr 2008 08:21 | Em resposta a: #191535

Caro Hugo (monfortedeLoyola):

Antes de mais, muito obrigado pelo seu cuidado.

Se o resumo do 1.º livro abrange os anos de 1662 a 1721, tenho de esperar pelo livro de casamentos existenta no Arquivo Diocesano de Jundiai, que sei começar em 1722 . A genealogia paulistana refere expressamente Paraíba e 1731, como local e ano desse consórcio. Silva Leme deverá ter visto o assento desse matrimónio. Esperemos.

Disponha para o que precisar de cá do Atlântico.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paulistana - Família Godoy

#194026 | Vgnet | 23 abr 2008 22:10 | Em resposta a: #167102

Estou pequisando a família Francisco Marcelino de Godoy que no seu óbito foi registrado como Francisco de Godoy Bueno por engano pois o declarante do óbito foi seu sobrinho João de Godoy Bueno ele nasceu em 1838 em São João do Rio Claro (Rio Claro) , filho legítimo de Joaquim Marcelino de Godoy e Maria Francisca será que estamos falando da mesma pessoa ou de sua descendência ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen