Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Brasil

Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#164812 | ksaraujo | 10 ago 2007 17:29

Prezados e prezadas,
Meu bisavô, Joaquim dos Santos Reis, teve o passaporte emitido em 05 de Julho de 1895 para sair do porto de Lisboa com destino ao Rio de Janeiro. Já a minha bisavó, Anna Joaquina da Silva, teve o passaporte emitido em 29 de Fevereiro de 1896 e saiu de Portugal por Leixões. Quanto tempo, em média, levava para os vapores chegarem ao Brasil naquela altura? Agradeço por qualquer luz sobre essa pergunta. Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araujo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#164818 | pachancho | 10 ago 2007 19:14 | Em resposta a: #164812

Kelson,

Por essa latura não sei, tenho passaporte de meus avós, que partiram do porto de Lisboa no ano de 1945, e quer viagem de regresso quer a de ida demoraram um mês.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#164819 | ksaraujo | 10 ago 2007 19:32 | Em resposta a: #164818

Prezada Paula,

Grato pela informação. Penso que, se calhar, com uns 50 anos de intervalo para trás, os navios deveriam levar mais tempo para cruzar o oceano e, assim, uns 40 a 45 dias desde a data da saída de Portugal pode ser uma boa estimativa.

Basta agora eu conseguir descobrir os nomes dos vapores (alguns já tenho a partir de listas de embarque gentilmente divulgadas por outros confrades aqui neste fórum). Poderei pedir ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro a cópia das listas e tentar localizar a data exacta da chegada dos meus bisavós ao Brasil...

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#164827 | pachancho | 10 ago 2007 21:32 | Em resposta a: #164819

Kelson,

Os navios nos quais embarcaram os meus avós foram:

ida- Buena Esperanza
regresso- Serpa Pinto.

Vá ao site do museu da emigração, informa o tempo das viagems. Se os contactar talvez eles o informem sobre os nomes dos navios. O Arquivo do RJ, demora mto tempo a responder.

http://www.museu-emigrantes.org/viagem-brasil.htm
http://www.museu-emigrantes.org/


cumprimentos
PAula

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#164830 | ksaraujo | 10 ago 2007 21:56 | Em resposta a: #164827

Prezada Paula,

Grato mais uma vez pelas informações. Já contactei o Museu da Emigração e vamos ver se obtenho deles alguma resposta positiva.

Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#164892 | jacout | 12 ago 2007 11:47 | Em resposta a: #164830

Aos prezados interessados neste tema,

Nos anos da segunda Grande Guerra, a viagem de barco de Lisboa para o Rio de Janeiro durava cerca de um mês, pois, por razões de segurança, os vapores desciam pela costa de África, cruzavam o Atlântico Sul e subiam pela costa da América do Sul. Temendo ataques de submarinos, não se atreviam a atravessar normalmente o Atlântico, e, assim, o tempo de viagem triplicava. Na verdade, nos anos trinta, a viagem durava cerca de dez dias.
No meu caso pessoal: em 1935, embarquei no Rio de Janeiro no vapor "Asturias" no dia 24 de Junho e cheguei a Lisboa no dia 5 de Julho.
Ser velho tem algumas vantagens...
Longa vida para todos,
José de Araújo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#164950 | ksaraujo | 13 ago 2007 10:42 | Em resposta a: #164892

Prezado Jacout,

Grato por partilhar connosco essas preciosas informações.
Então, meu raciocínio estava equivocado e deverei considerar um tempo de viagem de apenas 10 dias nas minhas pesquisas pelas datas exactas dos desembarques dos meus bisavós no Rio de Janeiro ao final do século XIX.

Melhores cumprimentos e, sim, longa vida e próspera!

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#165008 | Cristina C | 14 ago 2007 01:44 | Em resposta a: #164812

É curioso, ocorreu-me hoje colocar a mesma questão. Entretanto não precisei, porque a análise mais minunciosa dos carimbos indicaram que se tratava, no ano de 1930, de uma viagem realmente rápida! 15 a vinte dias do carimbo de passaporte ao de chegada.

Mas vou registar a explicação do colega "mais velho", porque essas coisas são mesmo informação preciosa!

Bem-haja a todos!

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#180311 | prlc | 13 jan 2008 22:38 | Em resposta a: #164812

Prezado Kelson,

Tambem estou procurando informaçãoes sobra a familia salgado zenha, pois a segunda filha do barão, Elisa de Salgado Zenha, casou-se com o 2º Barão de Mesquita (Roberto Jerônimo de Mesquita) que vem a ser tio-trisavô da minha mulher. Ocorre que consegui mais de 100 cartões postais do início do século 20, dirigidos à pessoas da familia, inclusive para Henriquetta, mas o maios numero é para as filhas da Elisa de Salgado Zenha. Gostaria de manter contato com vocÊ para tentar compor a descendencia do Barão aqui no Brasil. Grato.
Paulo Renato

Resposta

Link directo:

RE: Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#180393 | ksaraujo | 14 jan 2008 17:59 | Em resposta a: #180311

Prezado Paulo,

Para não desviar demais a linha de assunto deste tópico, iniciei um novo com o nome "Salgado Zenha" onde informo o meu e-mail de contacto. Por favor, dê uma espreitadela lá para continuarmos as conversas sobre os Salgado Zenha no Brasil, está bem?

Abraços,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#426075 | jphtavares | 30 jul 2020 13:05 | Em resposta a: #164812

Só mais uma contribuição: 2 viagens de antepassados, uma em 1898 e outra em 1911, saída de Leixões, penso que faziam escala em Lisboa e outro porto do norte no Brasil - Belém, Pernambuco ou outro. Duração: 21 dias.

Resposta

Link directo:

Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#426103 | JEFCG | 31 jul 2020 14:34 | Em resposta a: #164812

Fica aqui o link para uma publicação bem interessante a respeito:

O transporte de emigrantes:
da vela ao vapor na rota do Brasil, 1851-1914

por Joaquim da Costa Leite

http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223042291X2sKU1fe9Ma04BB1.pdf

Resposta

Link directo:

Tempo de chegada dos vapores ao Brasil

#428084 | lfrango | 17 out 2020 15:11 | Em resposta a: #164950

Pela minha pesquisa , em tempos normais levavam em torno de 18 dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen