Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#164934 | pmcoimbra | 13 ago 2007 00:37

Saudações a todos.

Procuro informações de JOÃO CRISÓSTOMO CORREIA GUERREIRO, proprietário da Quinta da Pedrosa, Correlhã, Ponte de Lima, que foi Provedor da Misericórdia de Ponte de Lima em 1872 e 1873. Concretamente, gostaria de saber, se possível, os nomes de seus pais, e eventualmente de familiares seus também ligados à Misericórdia, e as datas do seu nascimento, entrada na Misericórdia e do seu falecimento. Já agora, se exerceu outros cargos na mesma irmandade.
Já escrevi para a Misericórdia de Ponte de Lima, mas não obtive resposta, e de momento estou impossibilitado de me deslocar pessoalmente aos arquivos. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda, dado ou indicação que me possam disponibilizar.

Com os melhores cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#165113 | pmcoimbra | 16 ago 2007 02:38 | Em resposta a: #164934

Olá mais uma vez.

Só para acrescentar os seguintes dados:
João Crisóstomo Correia Guerreiro era natural da Freguesia da Correlhã, em Ponte de Lima, e era membro, não sei se destacado ou não, do Partido Legitimista. Para este partido escreveu o livro/panfleto político "A Legitimidade e o Liberalismo", editado pela tipografia do "Echo do Lima" em 1882.
Penso ainda que era ele o Provedor da Misericórdia aquando da visita que o Rei D. Luis e o seu irmão, o Infante D. Augusto, fizeram à mesma Misericórdia e a Ponte de Lima.
São praticamente apenas estes os dados que disponho. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

Cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#165456 | pmcoimbra | 21 ago 2007 13:06 | Em resposta a: #164934

Renovo o pedido de ajuda na Misericórdia de Ponte de Lima. Qualquer informação adicional acerca deste Provedor.

Com os melhores cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#165998 | pmcoimbra | 29 ago 2007 10:47 | Em resposta a: #164934

Renovo o pedido, com agradecimentos prévios pela ajuda.

Cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#166001 | pachancho | 29 ago 2007 11:32 | Em resposta a: #164934

Caro Pedro,


permita-me a sugestão. Uma vez que está a ser dificil abter qualquer informação aqui no Geneall, porque não tenta contactar directamente a Sta. casa da Miserircordia de Ponte de Lima e o Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

Santa Casa da Misericórdia - 258 741 327

Arquivo Municipal de Ponte de Lima - Telefone: 258 900 425


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#166014 | pmcoimbra | 29 ago 2007 14:39 | Em resposta a: #166001

Prezada Paula,

Tenho, efectivamente, tentado contactar a Misericórdia e o Arquivo Municipal por carta e e-mail, já há bastante tempo (nem lhe vou dizer há quanto) e ainda sem sucesso. Realmente ainda não tinha tentado por telefone, mas, como diz, uma vez que está a ser difícil, lá terá que ser. Senão terei que esperar por uma eventual deslocação a Ponte de Lima para poder pesquisar pessoalmente os dados que procuro.
Agradeço a sua ajuda, como sempre, gentil, útil e oportuna. Se precisar de alguma coisa do Porto, disponha.

Cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#166048 | pachancho | 29 ago 2007 20:42 | Em resposta a: #166014

Caro Pedro,

existem duas publicações sobre a Misericórdia de Ponte de Lima:

1º-A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima 1530-1980
Reis, António Matos, 1943- Data publicação1979

2º-A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima no passado e no presente
Reis, António Matos, 1943- Data publicação 1997
Assuntos --Santa Casa da Misericórdia Ponte de Lima)xzSéc.16-20


O 2º existe na Biblioteca Pub. Mun. do Porto

Pode procurar os livros no seguinte site:

http://purl.pt/index/geral/PT/index.html

Serviços
Motor de busca livre da BND (http://busca.bn.pt)
Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Bibliográfica no catálogo da BND XXXXXXX


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#166130 | pachancho | 30 ago 2007 11:30 | Em resposta a: #166048

Pedro,

nesta base dados pode pesquisar por regiões:

http://opac.porbase.org/ipac20/ipac.jsp?session=1R884S801564K.159531&profile=porbase&logout=true&startover=true#focus



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#166133 | pmcoimbra | 30 ago 2007 13:10 | Em resposta a: #166130

Cara Paula,

Eu tenho ambos os livros que referiu nas suas mensagens anteriores. Há uns 6 anos atrás foram oferecidos ao meu avô que, ao passar os olhos pela lista dos Provedores, se deparou com um nome seu conhecido. Disse-me: "acho que este João Crisóstomo era meu tio-avô...". E foi aí que decidi (re)construir a história da minha família. É interessante ver que este meu antepassado, que foi o primeiro a chamar a minha atenção, se tem revelado o mais difícil de encontrar.
Infelizmente, nenhum dos livros tinha dados biográficos sobre os Provedores, a não ser os anos em que exerceram o cargo. Quanto ao João Crisóstomo Correia Guerreiro, era realmente tio-avô do meu avô, mas continuo sem fazer a mínima ideia de onde e quando nasceu e de onde e quando faleceu. Porque o meu trisavô nasceu na Correlhã, suponho que o irmão também teria nascido, mas suposições não são certezas... e além disso não sei em que ano o meu trisavô nasceu.
De qualquer modo, obrigado pelo esforço. Vou, assim que possa, contactar de novo a Misericórdia para ver se desta vez é que é.

Mais uma vez agradeço. Cumprimentos. Como sempre, à disposição.
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#177062 | jgal | 18 dez 2007 22:41 | Em resposta a: #166133

Sei quem era João Crisóstomo Correia Guerreiro e conheço a Quinta da Pedrosa, na Correlhã. De momento não tenho a informação à mão. Tenho tudo em Ponte de Lima. É parente dele? Concretamente, o que é que precisa saber?
JGAL

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#177140 | pmcoimbra | 19 dez 2007 14:32 | Em resposta a: #177062

João Crisóstomo Correia Guerreiro é meu tio-trisavô, ou seja, é o irmão mais velho do meu trisavô. Durante muito tempo confudi-o com o irmão da minha bisavó, sobrinho deste, e que tinha o mesmo nome, mas as datas tornavam impossível tratar-se da mesma pessoa. Concretamente, queria saber os dados biográficos mais básicos, datas de nascimento e falecimento, profissão, se era casado ou não, se tinha filhos ou não, pois não temos mais dados desse ramo da família e, aparentemente não há mais descendentes.
Tudo o que for possível saber acerca dele é útil para mim.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#178444 | LCNunes | 02 jan 2008 11:58 | Em resposta a: #166133

Caro Pedro Coimbra,

Desculpe a intromissão no tópico, mas será que me podia fazer o favor de verificar se nos livros referidos existem referências ao Sr. Dr. Teófilo Carneiro, provedor da Santa Casa de Ponte de Lima?

Muito agradecido.

Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#178465 | pmcoimbra | 02 jan 2008 16:39 | Em resposta a: #178444

Caro Luís Carneiro Nunes,

Neste momento não tenho os livros comigo, mas, se puder esperar uns dias, logo que possa vou buscá-los e verificar. Se houver referências transcrevo-as.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#178515 | LCNunes | 02 jan 2008 20:01 | Em resposta a: #178465

Caro Pedro Coimbra,

Desde já muito agradecido pela disponibilidade demonstrada.
Fico então à espera da sua amável ajuda.

Os meus melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#179505 | pmcoimbra | 08 jan 2008 15:57 | Em resposta a: #178515

Caro Luís,

Tenho estado a reler os livros, mas ainda não encontrei nada sobre o seu Dr. Teófilo Carneiro. Perdoe-me esta pergunta, mas tem a certeza que ele foi Provedor da Misericórdia de Ponte de Lima? É que ele não aparece na minha lista de Provedores. Mas como há alguns anos em que eu não encontrei a acta, pode ser que tenha sido num desses anos. Sabe em que ano ou anos é que ele foi Provedor?

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#179795 | LCNunes | 10 jan 2008 01:21 | Em resposta a: #179505

Caro Pedro Coimbra,

O Dr. Teófilo Carneiro, meu bisavô, entre variadíssimas coisas foi, advogado, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, presidente do Senado da mesma Câmara, vereador, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, presidente do Centro Democrático de Ponte de Lima, etc.
Contudo, quanto a ter sido Provedor da S.C.M. de Ponte de Lima, de facto não tenho a certeza que tenha exercido essas funções, aliás eu quando lhe pedi para fazer o favor de consultar os seus livros foi no sentido de ficar a mais esclarecido.
Por outro lado, ao consultar a sua entrada aqui na base de dados do Genea, nas notas Biográficas aparece entre várias a de Provedor, daí ter ficado com a dúvida mas que pode ser sempre esclarecido se tivermos em conta que nasceu em 1891 e veio a falecer em 1949. Se nos seus livros não constar nessas datas qualquer referência é porque estamos perante um pequeno lapso ou erro que pode a todo tempo ser corrigido.

Uma vez mais, muito obrigado.

Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#179902 | pmcoimbra | 10 jan 2008 17:52 | Em resposta a: #179795

Caro Luís,

De facto, ambos os livros têm uma lista dos provedores, com pequenas diferenças, mas em nenhuma aparece o seu bisavô. Como os corpos gerentes da Irmandade compreendiam vários cargos, ele pode muito bem ter sido mesário, escrivão, director de um qualquer departamento da Misericórdia, etc. De qualquer modo, vou continuar atento pois, como lhe disse, há alguns anos em que não consta a acta de eleição do provedor. A literatura que tenho sobre a Misericórdia é, infelizmente, apenas sobre a instituição e são muito poucos os provedores ou irmãos nomeados e sobre os quais há dados biográficos. Foi precisamente por esse motivo que eu lancei este tópico. Vamos continuar as buscas e esperar que apareça algo, ou alguém que saiba um pouco mais que nós sobre este assunto. Vi agora a página do Dr. Teófilo Carneiro e, com esse espaço temporal será mais fácil pesquisar.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#179931 | Abreu Coutinho | 10 jan 2008 20:39 | Em resposta a: #179902

Caro Pedro Morais Coimbra

Ficaria muito grato se me facultasse a respectiva lista de Provedores, pois na minha ascendência tenho a notícia de vários Irmãos da Santa Casa da Misericórdia que ocuparam este cargo.

Com os meus cumprimentos,

João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho
(irmão desta Santa Casa)


abreu_coutinho@net.sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#179941 | pmcoimbra | 10 jan 2008 21:01 | Em resposta a: #179931

Caro João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho,

Enviei para o seu e-mail uma das listas dos provedores que compilei. Se encontrar algum erro, tiver alguma dúvida ou precisar de mais alguma coisa, não hesite em contactar.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#179951 | Abreu Coutinho | 10 jan 2008 21:36 | Em resposta a: #179941

Caro Pedro Morais Coimbra

Aproveito também aqui para lhe agradecer mais uma vez pela sua pronta e conclusa resposta ao meu repto.

Queria saber se o meu confrade tem informação acrescida ou filiação do Provedor, Francisco da Mota de Sá (1601)

Com os meus cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima

#179954 | LCNunes | 10 jan 2008 21:56 | Em resposta a: #179902

Caro Pedro Coimbra,

Muito obrigado pela ajuda.
Se também descobrir qualquer coisa mais digo.

Os meus melhores cumprimentos.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#186679 | pmcoimbra | 29 fev 2008 18:13 | Em resposta a: #177062

Caro João Abreu Lima,

Peço desculpa por o estar a incomodar de novo com este assunto, é apenas para lhe perguntar se conseguiu encontrar alguma informação sobre o provedor João Crisóstomo Correia Guerreiro.

Um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#200872 | pmcoimbra | 18 jun 2008 18:16 | Em resposta a: #177062

Renovação do pedido.

Um abraço,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#213113 | pmcoimbra | 12 nov 2008 19:37 | Em resposta a: #164934

Renovação do pedido.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#237232 | pmcoimbra | 24 ago 2009 11:41 | Em resposta a: #213113

Renovação do pedido.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Misericórdia de Ponte de Lima, Séc. XIX

#319893 | Cerquinho | 29 dez 2012 21:44 | Em resposta a: #200872

C. Pedro Morais Coimbra
Por culpa minha, a nossa conversa iniciada em 2008 sobre João Crisóstomo Correia Guerreiro ficou interrompida. Primeiro, porque tive uma série de problemas que distraíram a minha atenção, depois, resolvidos os problemas, porque a atenção caíu no esquecimento . . . até hoje, quando um simples acaso me recordou a conversa interrompida. Desculpe-me o contratempo. Se ainda estiver interessado no tema, contacte comigo pelo email jgabreulima@gmail.com.
João Abreu Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 04:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen