Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165072 | JAVSO | 15 ago 2007 11:28

Caros Confrades

Preciso de ajuda para saber como identificar os ascendentes de António Leite Rebelo de Magalhães, da casa da Freiria, S. Clemente de Basto, que terá nascido na primeira metade do séc. XIX.
Foi casado com Maria Carolina Pacheco Pereira Leite e teve um só filho - Bernardo José.

Desde já agradeço.
Melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165212 | cverde | 17 ago 2007 23:04 | Em resposta a: #165072

Pelos dados que disponibiliza vejo, à partida, duas hipóteses:

1 - Através do assento de baptismo do filho que deve referir, para alem dos pais, os avós paternos e maternos;
2 - Através do assento de casamento do próprio que deve referir os nomes dos nubentes e dos pais de ambos.

Basto (S. Clemente) é uma freguesia do concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga, pelo que os respectivos livros de registos paroquiais encontram-se no Arquivo Distrital de Braga / Universidade do Minho. Já tenho solicitado via email algumas pesquisas e sempre fui excepcionalmente atendido.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165227 | pachancho | 18 ago 2007 11:55 | Em resposta a: #165072

Caro JAVSO,

Contacte a Junta de Freguesia de S.Clemente de Basto e/ou a Camara Municipal, pode ser que tenham alguma informação.

Não sei se já foi ao site da Torre do Tombo on-line, também é um bom local de pesquisa.

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165301 | JAVSO | 19 ago 2007 15:11 | Em resposta a: #165227

Cara Paula Peixoto

Procuro, em concreto, saber quem foram os pais de António Leite Rebelo Magalhães, que é um dos meus trisavós, sabendo que viva na casa da Freiria, em S. Clemente de Basto.
Não sei onde nasceu, nem a data. Sei que casou com Maria Carolina Pacheco Pereira Leite, da casa da Venda do Foral, em Cavez.
Segundo Duarte Nuno de Carvalho do Vale e Vasconcelos, Cavez da Terra de Basto, II, p. 105, não há registos de casamento de Cavez para os anos em que poderão ter casado.
Nos Carvalhos de Basto, apesar de referenciados descendentes e ascendentes da mulher, nada é dito sobre os pais do citado António Leite Rebelo de Magalhães.
Será que o assento de baptismo ou do casamento do filho terá o nome dos avós paetrnos deste?
Desconheço, em absoluto, os assentos de baptismo e casamento da arquidiocese de Braga.
Porém, em conversa telefónica para o AD de Braga, fiquei com a impressão que só constarão os nomes dos pais.
De qualquer forma, meu bisavô Bernardo José terá nascido em 1849 e casou, em S. Clemente de Basto, a 28-2-1881, com Ana Emília Portilho de Magalhães.
Em que medida a junta de freguesia me poderá ajudar?
Como aceder às informações da Torre do Tombo?
Como poderei usar as informações que já possuo?
Estas perguntas serão de novato, mas é o que sou nestas andanças, que resolvi encetar, já que passei a dispor de mais algum tempo.
Desde já um muito obrigado pela sua colaboração.

Com os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165302 | JAVSO | 19 ago 2007 15:19 | Em resposta a: #165212

Meu Caro CVERDE

Muito grato lhe fico pelas informações que já me disponibilizou.

Com os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165323 | pachancho | 19 ago 2007 21:10 | Em resposta a: #165301

Caro José Alfredo,

falei na Junta de freguesia pois podem saber algo sobre a casa de Freiria e seus donos, sobre a familia.
Quanto à falta de registos de casamento, que menciona, pode ser que eles aínda se encontrem nas mãos do Pároco de S.Clemente de Basto ou de Cavez, existem mtos registos que não estão nos arquivos pois aínda se encontram nas paróquias.
Nos assentos de baptismo normalmente, encontramos os nomes dos avos paternos e maternos e respectiva naturalidade; nos de casamento normalmente só vem os nomes dos pais.
Em relação às informações da Torre do Tombo pode ter acesso às mesmas, acedendo ao site da Torre do Tombo on-line e pesquisando. Se encontrar documentos que lhe interessam dp pode pedir uma fotocópia dos mesmos, indicando todos os dados tal como o código de referência que constam nos documentos. Pode pesquisar por qualquer palavra: pelo nome da freguesia, localidade, ultimo apelido, todos os apelidos, datas....

http://ttonline.iantt.pt/index.htm

http://www.iantt.pt/instituto.html?menu=menu_servicos&conteudo=reproducao_documentos&conteudo_nome=Reprodução%20de%20documentos

Não sei se já pesquisou no Nobiliario de Familias de Portugal de Felgueiras Gaio, tambem contem muitas informações sobre diferentes familias e pde faze-lo através da internete:´
http://purl.pt/12151/3/


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165344 | JAVSO | 20 ago 2007 00:33 | Em resposta a: #165323

Cara Paula Peixoto

Graças à sua última mensagem, consegui aceder a informações da Torre do Tombo respeitantes a outros antepassados que não o António Rebelo Leite de Magalhães.
Meu bisavô Bernardo José, seu filho, estudou em Coimbra, onde se formou em Direito. Sei que na altura usava o nome de Bernardo José Pereira Leite Rebelo, que posteriormente alterou para Bernardo José pacheco Pereira Leite.
Ali estará arquivada certidão do respectivo baptismo. Mas será fácil o acesso a ela?
No Felgueiras Gaio nada encontrei. Mas penso que seria difícil, face à data em que verifiquei que o mesmo escreveu o NFP, que, aliás, possuo. Acho-o, porém, bastante confuso, tendo, contudo, encontrado várias pessoas com o apelido Rebelo Leite.
Embora encontre muitos antepassados meus com o apelido Magalhães, também ainda não consegui a sua localização, a não ser a um ou outro Portilho de Magalhães, de S. Clemete de Basto.
Apesar de minha mãe ter uma casa na freguesia de S. Clemente de Basto (a casa da Aveleira), nenhum contacto tenho com esta freguesia, desconhecendo, mesmo, onde se localiza a respectiva sede. Penso que o mesmo se passa com a minha mãe, que não sabe onde é a casa da Freiria, mas me falou de uma casa da Ordem, cuja localização, de todo, desconheço.
Essa casa da Aveleira, que supeito ser de finais do séc. XV, inícios do séc. XVI (inicialmente de Macedos), era de minha avó materna, Maria das Dores, ainda descendente do fundador (a crer em Felgueiras Gaio e outros), que só lá foi uma vez, em toda a sua vida.

Agradeço-lhe, de forma reconhecida, o cuidado das suas informações.
Se, por acaso, vir alguma referência a esta "gente", peço-lhe que mo comunique, assim como qualquer outra pista que se lheafigure viável.

Com os melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165345 | joaopenha | 20 ago 2007 00:42 | Em resposta a: #165323

Caro confrade

Julgo que todos os que pesquisam por terras de Cabeceira de Basto, se debatem ou debateram com o mesmo problema. Como refere, não existem livros de registos paroquiais para as datas em causa, pois foram destruidos pelo fogo na conservatoria de Cabeceiras de Basto, e Cavez pertence a esse concelho. Existem no Arq. Dist. de Braga os duplicados dos registos, que salvo erro, cobrem a segunda metade do sec. XIX. Acontece que os Párocos das freguesias, também fizeram cópias, as que vi, Alvite e Arco de Baúlhe, começam em 1850, creio. Existem outras fontes a que pode recorrer p.ex. , num tópico recente dws Cinco Vilas- inventários orfanatológicos, faz referência a este tipo de fontes, mas existem outras, as notariais, Era normal existir um contrato de casamento, feito no notário, onde se referm nomes dos noivos e os respectivos pais. Citei prepositadamente as freguesias atrás, porque alguns dos nomes que cita não me são estranhos, creio também que já outos descendentes da casa de São Martinho do Arco de Baúlhe fizeram pesquisas nos registos paroquiais, ligados às casas do Adro e do Santo em Alvite. Agora estou a olhar para uns apontamentos que retirei dos livros existentes na paróquia do Arco de Baúlhe e encontro "Maria Margarida(?)Leite de Vasconcelos, faleceu a 22 de Junho de 1897, não fez testamento, com 92 anos solteira, natural de São Martinho. filha de Manuel Baltasar Mendes Leite e Mariana Soares", isto serve para lembrar que no registo de óbito também pode obter a filiação, p.ex do citado António Leite Rebelo de Magalhães. Os registos de nascimento referem o nome dos avó, os de casamento só os pais, é o que vejo nos meus apontamentos. Pode parece intransponivel, mas não é.

Cumprimentos,
João Penha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165350 | pachancho | 20 ago 2007 01:28 | Em resposta a: #165344

Caro José Alfredo,

existe também o site dos amigos da Torre do Tombo, onde se pode encontrar o nucleo de Leitura de Bachareis. Saõ processos de todos aqueles que quiseram seguir a carreira de leis, nestes processos encontram-se inquirições feitas, a pessoas conhecidas, sobre os ascendentes e descendentes da pessoa. Podem ser pedidas cópias.
Estive a dar uma vista de olhos e aparece:

Nome: Francisco José Leite Rebelo de Magalhães

Núcleo: Leitura de Bachareis
Data: 1811
Maço: 24
Número: 31

http://www.aatt.org/pag.php?id=5


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165354 | JAVSO | 20 ago 2007 09:23 | Em resposta a: #165350

Cara Paula Peixoto

Novamente lhe agradeço o seu cuidado.
É provável que o Francisco José tenha qualquer relação com o António Leite Rebelo de Magalhães, já que até terão sido contemporâneos.
Peço-lhe desculpa da minha ignorância, mas a quem peço a cópia de que me fala?
Já dei uma vista de olhos pelo novo site de que me falou.
Estou esperançado que, dentro em breve, comece a desbravar esta linha, que é, afinal, a da varonia de minha avó Maria das Dores e de que nenhuns elementos ou referências tenho encontrado.
Penso que a persistência é uma das características necessárias nestas andanças.

Com os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165356 | JAVSO | 20 ago 2007 09:51 | Em resposta a: #165345

Meu Caro João Penha

Manuel Baltasar Mendes Leite, da casa da Devesa, S. Martinho e Fonte Coberta, e Mariana Soares Coelho de Castelo-Branco e Vasconcelos são meus quartos avós (trisavós de minha mãe, sendo esta deles descendente por varonia).
Logo, a Maria Margarida referida era irmã de meu trisavô António Mendes Leite de Magalhães e Vasconcelos, que casou para Felgueiras, para onde foi viver e onde nasceu minha mãe.
Deste ramo, desconheço, por completo a ascendência de João Leite Pereira, da casa da Devesa, em Refoios de Basto, o qual é já referido no Genea (filho de outro João Leite Pereira). Desconheço, ainda, os ramos Magalhães, Mendes e Osório da Fonseca, para lá das pessoas referidas no Genea.
O António Leite Rebelo de Magalhães, que procuro, é o avô paterno de minha avó Maria das Dores, que foi casada com o meu avô António Mendes de Castro e Vasconcelos, que era dono das casas da Devesa, Fonte Coberta e Cabeça de Porca. A minha avó materna era dona das casas do Adro e Santo, em Alvite, Arada, em Molares, Torre e Aveleira, em S. Clemente de Basto.
Não veja, por favor, nestas indicações manifestação de vaidade, mas pistas para ver se me poderá ajudar, uma vez que referiu casos que me dizem directamente respeito.
Tendo citado o assento de óbito daquela Maria Margarida poderá, eventualmente, acontecer que possua já dados que me permitam avançar nestes meus passos de busca pelos ancestrais ou me consiga permitir o contacto com parente que já os tenha estudado.
No que concerne aos assentos de casamento, estou susrpreso, pois que os que conhecia, do séc. XIX e penso que do XVIII, da freguesia e antigo concelho de Soalhães, únicos que vi até hoje, têm a indicação dos avós dos nubentes.
A minha dificuldade em procurar os livros paroquiais nas freguesias resulta do facto de estar a residir, agora, em Lisboa e, face aos afazeres profissionais, ter dificuldade em me deslocar.

Desde já lhe manifesto toda a minha gratidão pelo interesse demonstardo.

Com os meus mais cordiais e melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165465 | JAVSO | 21 ago 2007 18:15 | Em resposta a: #165350

Cara Paula Peixoto

Graças à sua ajuda e incentivos, assim como de João Penha, bem como dos funcionários do Arquivo Distrital de Braga, que foram extraordinários, já identifiquei os pais e avós de António Leite Rebelo de Magalhães. Penso que, de seguida, será mais fácil explorar estes ramos.
Faltavam livros de assentos, pois desapareceram em incêndio, mas tudo foi superado.
Jamais esquecerei a vossa colaboração.

Os meus mais agradecidos e melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165466 | JAVSO | 21 ago 2007 18:20 | Em resposta a: #165345

Caro João Penha

Graças aos seus incentivos e ajuda, assim como dos funcionários do Arquivo Distrital de Braga, bem como de Paula Peixoto, já consegui identificar os pais e avós do meu trisavô António Leite Rebelo de Magalhães.

Bem haja.

Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165492 | pachancho | 22 ago 2007 01:32 | Em resposta a: #165465

Caro josé Alfredo,

mtos parabéns! fico mto contente em saber que encontrou o que procurava. Continuo à disposição, nem que seja para dar o tal incentivo.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165568 | pachancho | 23 ago 2007 12:16 | Em resposta a: #165465

Caro José,

Existe em Braga, no arquivo, Inquirição de Génere de:

Gervasio Portilho Magalhaes
Número de processo - 7580, 1706-04-11

Freguesia Concelho Distrito
BASTO,SANTA SENHORINHA CABECEIRAS BASTO BRAGA

Pai Mãe

Jose Magalhaes Isabel Portilho


-----------------------------------------------------------------------------------------
Bento Antonio Portilho Magalhaes
Processo - 31886, 1788-11-20

Freguesia Concelho Distrito
BASTO,SAO CLEMENTE CELORICO BASTO BRAGA

Pai Mãe
Bento Portilho Magalhaes Joana Maria Carvalho


------------------------------------------------------------------------------------------
Antonio Moura Portilho

Processo - 1306, 1717-11-29

Freguesia Concelho Distrito
BASTO,SAO CLEMENTE CELORICO BASTO BRAGA

Pai Mãe
Bento Portilho Magalhaes Luisa Moura Maia




cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165574 | pachancho | 23 ago 2007 15:25 | Em resposta a: #165465

Caro José,

continuando o e-mail anterior seguem outras Inquirições de Génere, que se encontram no Arquivo de Braga:

Bento Antonio Leite Rebelo Magalhaes
Processo- 32003, 1816-04-05

Naruralidade:
Basto, Sta Senhorinha, Cabeceiras de Basto, Braga

Filho de:
João Leite Rebelo Magalhães
Maria Teresa Portilho Pereira

----------------------------------------------------------------------------------
José Basltazar Leite
Processo- 25029, 1811-11-09

é irmão de Bento Antonio Leite Rebelo Magalhães

-----------------------------------------------------------------------------------

Existem também: Pacheco de Andrade (Cavez, Refojos, Painzela de Cabeceiras); Leite Pacheco (Sto André de Painzela, Cabeceiras de Basto);...


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165639 | JAVSO | 24 ago 2007 04:38 | Em resposta a: #165568

Cara Paula Peixoto

Mais uma vez a sua preciosa ajuda deixa-me em grande dívida de gratidão para consigo.
Da inquirição relativa ao Gervásio posso ver a forma como terá surgido a união dos apelidos Portilho e Magalhães. A não ser que a Isabel Portilho também já "tivesse" o Magalhães. Foi uma "descoberta" e uma excelente ajuda.
Vou solicitar ao ADB uma cópia desse processo.
Avanço, assim, mais umas gerações neste ramo.
Tenho tido alguma "dificuldade", pois que, na generalidade, são de nome Bento Portilho de Magalhães os vários ascendentes deste mesmo ramo. É uma monotonia encontrar um Bento filho de um Bento e pai de outro Bento. Só as mulheres os distinguem. Aqui não há machismo, mas a constatação de um facto.
O "famoso" António Leite Rebelo de Magalhães, meu trisavô, teve um filho, o Bernardo, que casou com uma Portilho de Magalhães. Ambos de S. Clemente (ele da Freiria e ela da Torre).
Tenho uma certa dificuldade em estudar estas ascendências, pois que não possuo quaisquer documentos às mesmas referentes, uma vez que ficaram dispersos pela partilha dos meus avós - a minha mãe foi a 13ª e última filha. No Genea ainda só estão 4 (já enviei os nomes dos outros, mas começaram as férias).
Estou esperançado em ir, aos poucos, completando a "árvore".
Apercebi-me, nestes dias, que a freguesia de S. Clemente de Basto é um verdadeiro viveiro de Magalhães. É raro encontrar alguém que escape à sina de ser Magalhães.

Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165640 | JAVSO | 24 ago 2007 04:51 | Em resposta a: #165574

Cara Paula Peixoto

Só vira a anterior mensagem, quando à mesma respondi.
Mais agradecido estou, se é que será possível.
As suas descobertas são de uma preciosíssima ajuda para mim.
Para já, vou anotar a existência das inquirições relativas aos "Pacheco de Andrade" e "Leite Pacheco", pois que face ao livro do Dr. Duarte Nuno da Carvalho do Vale e Vasconcelos, Cavez da Terra de Basto, II vol., não vou agora, enveredar por tais ramos.
Contudo, o processo de José Baltazar Leite deverá dar-me, já, mais umas pistas, pois que se me afigura ser irmão de António Leite Rebelo de Magalhães.

Mais uma vez um muito obrigado.
Com os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165648 | pachancho | 24 ago 2007 11:26 | Em resposta a: #165640

Caro José,

não me lembro se lhe disse em menssagens anteriore, mas o José pode aceder a estas iformações de inquirições e fazer pesquisa atravé da internete:

http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabindex=4&tabid=9&pageid=11&lang=pt-PT

http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/inquiricoes.html

entra em pesquisas on line, regista-se e depois é só pesquisar, por nome, apelido e/ou por localidade. Pode fazer descobertas interessante.
Só tem de ter em conta que o que pesquisar não pode ser escrito só com letras maíusculas ou minusculas, tem que ser escrito de forma correcta ( Jose); também não são aceitas acentos e os "de", "e".....

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de Basto

#165696 | JAVSO | 24 ago 2007 22:40 | Em resposta a: #165648

Cara Paula Peixoto

Agradeço-lhe mais esta pista, que me poderá ser útil para várias buscas.
Tenho pendentes diversas, para desenvolvimento de alguns ramos, cuja missão não seja de todo impossível.
Do elenco de fichas vistas, houve alguumas que me despertaram particular interesse, mas que anotei para posterior investigação.AntónioLeite Rebelo de Magalhães, filho de Francisco Teixeira de Magalhães, da Freiria, e de sua mulher Felizarda Maria Teresa Leite de Castro, neto paterno de Custódio António de Magalhães e de sua mulher, Maria Teresa, de S. Clemente; e neto materno de Bento José Leite Rebelo e de sua mulher, Josefa Maria de Castro, da casa da Ordem, em Montelongo (mas com ligação a Alvite).
Os pais do inquirido Gervásio Portilho de Magalhães (José Magalhães e Isabel Portilho), que me referiu ontem, vêm referidos, embora deficientemente, por Felgueiras Gaio, NFP, edição dos Carvalhos de Basto, vol. IX, p. 100 (tt.º de Ribeiros, § 32, 6.
Penso que aos poucos vou fazendo o cerco a essas pessoas.
Pretendo, de seguida, confirmar documentalmente uma genealogia manuscrita que, nos tempos de Coimbra, me foi oferecida pelo Dr. Duarte Chaves, da casa da Pereira, S. Martinho de Dume, e que se refere aos proprietários da casa da Aveleira, em S. Clemente, de quem ele também descende pela casa da Arada.
Essa casa é referida por Felgueiras Gaio no tt.º de Macedos.
Começo-me a entusiasmar com esta actividade, vendo com apreensão o findar das férias.

Com os meus renovados agradecimentos, envio-lhe os meus mais cordiais e melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165716 | joaopenha | 25 ago 2007 02:38 | Em resposta a: #165466

Caro José Alfredo Soares de Oliveira

Agradeço as simpáticas respostas, pedindo desculpa por só agora voltar ao forum. Fico feliz por já ter avançado nas pesquisas, mais ainda se pude contribuir com alguma pequena ajuda. O mérito é todo seu. De facto São Clemente de Basto é "um viveiro de Magalhães", bem como toda a região de Basto, já neste forum foram abordados em mais do que um tópico, ex. "Filiação de Branca de Magalhães" http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=19253, onde começam os Magalhães de Basto. A resposta a ás dúvidas postas aí nesse tópico deu-as D. José de Moura Coutinho nas suas geneologias manuscritas, no seu titulo de Machados, também há um tópico sobre essas geneologias, http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=29759. Sobre estes e sobretudo "Pachecos de Andrade" existem também geneologias manuscritas por Francisco Xavier , de Ribeira de Pena. A margem dos registos paroquiais referentes à familia da casa de São Martinho, vêm-se marcas a lapis, por essa razão deduzi que alguem da familia terá andando por ali, mas nunca vi ou ouvi falar nessas geneologias, mas devem existir. Concretamente sei que o primeiro Manuel Mendes na BD da Genea era natural de Felgueiras e veio casar ao Arco de Baulhe, era sobrinho do Prior de São Martinho do Arco de Baulhe, mais tarde voltam a casar em Felgueiras com "Mendes" da casa de Cabeça de Porca, mas não sei se havia parentesco, estou a falar de memória. A Jacinta de Magalhães Azevedo é dos Magalhães da Quinta das Terças. Tenho alguns apontamentos soltos sobre a casa do Santo nos meados do séc. XVIII, António José da Costa, senhor da casa, irmão de Ana Maria Teresa da Costa casada com António José Penha de Ribeira de Penha que aparece nos tombos do mosteiro de Refojos. Também me deram alguns apontamentos de Magalhães em Sao Clemente de Basto, nomeadamente da casa de Torre, os ditos "Bentos" cópia de geneologias manuscritas do acima Francisco Xavier Canavarro de Valadares, mas reduzido à Carta de brasão, lembro-me de ver também um Bento Carlos que creio, era "Magalhães e Meneses", tudo de memória. Que datas tem para o estes Magalhaes de Freiria?

Com os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,

João Penha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165722 | JAVSO | 25 ago 2007 06:34 | Em resposta a: #165716

Caro João Penha

A sua última mensagem veio recheada de informações, que eram, para mim, desconhecidas, na sua quase totalidade.
Sabia que havia "Mendes" em Cabeça de Porca, pelo menos de Cristóvão (Mendes) de Sampaio, oriundo de Guimarães, mas desconhecia a sua ida para o Arco de Baúlhe.
No que se refere a Jacinta de Magalhães, que soube, agora, ser também Azevedo, desconheço toda a sua ascendência. O seu nome surgiu-me em Canaes de Figueiredo, na árvore de meu trisavô António Mendes.
Relativamente à casa do Santo, em Fafe, só sei que meu trisavô Fernando de Castro Abreu Bacelar, que também aparece como Fernando de Castro Abreu de Magalhães, que casara em primeiras núpcias no Brasil, de que nasceu, minha bisavó Maria Bárbara, além do Jerónimo, veio a casar, em segundas núpcias com uma senhora do Santo, para onde terá ido viver.
Quanto à Torre, que era da minha tia Maria Emília (um dos nove filhos dos meus avós ainda ausentes do Genea), nada sabia. Neste momento, já consigo "chegar" a André Borges da Silva Portilho, de quem descendo pelo seu filho Bento Portilho de Magalhães. Aquele André já consta do Genea, embora sem o Portilho, mas não seu filho Bento.
A este cheguei através de processos de inquirição de genere, alguns assentos e pela CBA concedida a um dos tais Bentos Portilho de Magalhães, filho e pai de Bento Portilho de Magalhães. Essa carta deveria estar na posse de minha avó Maria das Dores,mas desconheço o seu actual paradeiro.
Tudo conhecimentos obtidos desde o início das minhas férias deste ano, pois que só tinha à mão as referências constantes dos Carvalhos de Basto, que foram utilíssimas.
No que respeita aos Magalhães da Freiria, que consegui iniciar, por me terem sido facultados os "banhos" de meu bisavô Bernardo, que casou com Ana Emília Portilho de Magalhães, pai de minha avó Maria das Dores, o qual nasceu em 5-9-1851 (o respectivo livro de assentos de baptismo terá ardido, assim como o do casamento de seus pais), cheguei até aos bisavós deste Bernardo. Para o que descobri assentes de baptismo de um tio paterno de Bernardo, José Leite Rebelo de Magalhães, nascido a 12-2-1818 (nunca consegui descobrir o do pai - António Leite Rebelo de Magalhães) e de casamento de seus pais (Francisco e Felizarda), ocorrido em Fevereiro de 1812. Neste confirmei os nomes dos avós do António, que deu origem a este tópico. Isto para lhe dizer que, quanto aos Magalhães da Freiria, cheguei até ao último quarto do séc. XVIII.
Desconheço qualquer genealogia escrita sobre estes ramos da família, a não ser a que vou, agora, fazendo.
Não sei se algum dos meus primos direitos terá andado a fazer algum estudo sobre a casa de S. Martinho, mas é possível - somos muitos, lamentando que tenham sido apostas marcas, ainda que a lápis.
Quando me sentir com mais disponibilidade e para não baralhar, pois que me vejo rodeado de apontamentos, sem saber como os organizar, penso dedicar-me à ascendência da casa da Aveleira, em S. Clemente. De seguida encetar um estudo sobre a origem da família de minha mãe, os Leite Pereira da casa da Devesa, que depois, por casamento, foram para S. Martinho e são por esta casa referenciados por Sousa Machado, em UGEDM. Nada sei sobre a origem desses Leites, apelido pelo qual forma conhecidos na Assembleia os meus bisavô e qaurto avô, ambos Manuel Baltazar - deputados "Mendes Leite". Aliás, estou convencido que meu bisavô só passou a usar o apelido "Mendes" quando foi eleito deputado. Em Coimbra matriculou-se como Manuel Baltazar Leite de Melo e Vasconcelos e possuo um cartão de visita em que é este último nome que dele consta.
Vai longa a mensagem, mas o manacial informativo que me deu a isso levou.
Estou-lhe francamente agradecido e, vendo a sua amabilidade e disponibilidade, sinto-me obrigado a delas abusar, pedidndo que me vá fornecendo todos os elementos que vir serem relevantes para mim, que decidi levar a efeito esta busca, antes que a reforma venha conjuntamente com a falta de forças.
Penso, também, completar o meu lado paterno, tendo, contudo, toda a ascendência de meu bisavô Joaquim Monteiro Soares de Oliveira estudada até meados do séc. XVII, pelo arquitecto Francisco Azeredo, amigo de meu pai, com preciosas anotações sobre as datas e locais de casamento.

Os meus mais sinceros agradecimentos.
Com os meus mais cordiais e melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165748 | JAVSO | 25 ago 2007 15:34 | Em resposta a: #165716

Caro João Penha

Antes de mais, peço-lhe que me trate por José Alfredo, tratamento que me é dado por quem comigo contacta. Só profissionalmente sou conhecido por Soares de Oliveira.

Se a anterior mensagem que lhe enviei não tivesse sido tão longa talvez tivesse conseguido perguntar-lhe e responder-lhe o essencial.

Gostava que me dissesse onde se situa a Quinta das Terças e onde posso ver ou saber os ascendentes de Jacinta de Magalhães Azevedo.
Quando fala de Manuel Magalhães penso que se está a referir ao marido dessa Jacinta, cuja ascendência também desconheço.
Também não sei o nome do tio, que foi Prior de São Martinho do Arco de Baúlhe.
Contudo, procurando os índices das inquirições de genere, encontrei uma referente a Francisco Lemos de Sampaio, p.º 28124, pasta 1233, de 12-8-1687) que pelo seu nome e dos pais pode ser de Cabeça de Porca (filho de Cristóvão de Sampaio e de Isabel de Andrade).
Na verdade, Isabel de Andrade, que foi sr.ª da casa de Cabeça de Porca, por doação de seu irmão, que combatera nas guerras da Restauração e, depois, foi para frade em matosinhos, casou com Cristóvão Mendes de Sampaio, sendo ela filha de Francisco de Lemos Ribeiro, o Lagarto, que estivera na Índia, penso que na passagem do séc. XVI para o XVII (Felgueiras Gaio, tt.º de Lemos, destruncados de Felgueiras, que lhes dá uma origem fantasiosa e que não corresponde à realidade).
Desse casal foi descendente Maria Emília de Melo Castro e Lemos, que veio a casar com António Mendes Leite de Magalhães e Vasconcelos, da casa de S. Martinho, no Arco de Baúlhe (meus trisavós).

Aguardo, com ansiedade, o seu próximo contacto.

Com os meus mais reconhecidos e cordiais cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165930 | gomabre | 28 ago 2007 14:01 | Em resposta a: #165748

Prezado José Alfredo,

A casa das Terças ainda existe, e fica situada entre a casa da Tojeira (turismo de habitação) e a casa da Covilhã. Ficam na freguesia da Faia, no limite com a freguesia de Basto (Sta Senhorinha). As casas da Tojeira e da Covilhã estão junto à estrada Fafe-Arco.

A casa das Terças foi comprada pelo menos duas vezes no século passado por lavradores que a habitaram e se dedicaram ao cultivo das respectivas terras.

Cumprimentos,
Gonçalo Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165972 | JAVSO | 28 ago 2007 23:37 | Em resposta a: #165930

Caro Gonçalo de Abreu

Desconhecia a existência da casa ou quinta das Terças, até à mensagem de João Penha.
Penso tê-la localizado, embora de forma difusa, pois que sei onde é a casa da Tojeira, onde fui, uma vez, quando pertencia a Teresa, neta de Maria Augusta Pacheco Pereira Leite, sendo esta última irmã de minha trisavó Maria Carolina Pacheco Pereira Leite.
A região de Basto é, ainda, um pouco desconhecida paar mim, já que raras vezes lá fui.
A família de meu pai é de Soalhães, concelho do Marco de Canaveses, onde passava as férias, enquanto era vivo meu avô paterno e, depois, esporadicamente. Entretanto estive mais de 17 anos a viver em S. Miguel, Açores.
E só agora decidi, face à total ignorância familiar, estudar estes ramos da família de minha mãe.
Agradeço-lhe a sua mensagem e se tiver qualquer elemento que me possa elucidar sobre as origens dessa casa das Terças era bom que tivesse a amabilidade de mo comunicar.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165989 | pachancho | 29 ago 2007 04:00 | Em resposta a: #165972

Caro José Alfredo,

não sei se viu, mas enviei-lhe uma mensagem no tópico"Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães".



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#165993 | JAVSO | 29 ago 2007 07:56 | Em resposta a: #165989

Cara Paula

Vi há pouco e enviei-lhe mensagem nesse outro tópico.

Melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#239636 | Franca104 | 19 set 2009 23:54 | Em resposta a: #165972

Caro Sr. José Alfredo Soares de Oliveira,
Será que me pode dar mais dados sobre Mª Carolina Pacheco Pereira Leite?.. data da nascimento, nomes dos pais...etc.
Obrigada,
Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda -Leite Rebelo Magalhães, S.Clemente de B

#239646 | JAVSO | 20 set 2009 03:04 | Em resposta a: #239636

Cara Maria Francisca

Maria Carolina Pacheco Pereira Leite nasceu a 14 e foi baptizada a 22-4-1825, em Cavês. Filha de Manuel Baltasar Pacheco Pereira Leite e de sua mulher Teresa Margarida Pereira Leite.

Casou, cerca de 1846/7, com António Leite Rebelo de Magalhães, de S. Clemente de Basto.

Apoós o casamento, foram viver para Medelo, Fafe, e, pouco depois, para o Adro, Alvite.

Tiveram dois filhos, Maria do Carmo e Bernardo José, que viveram em Alvite, Cabeceiras de Basto, onde faleceram, assim como sua mãe Maria Carolina. Esta em 19-1-1894.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 08:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen