Chasqueira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Chasqueira

#165161 | carvalho salvado | 17 ago 2007 11:21

Procuro informações sobre Joaquim Chasqueira (Junior) natural de Vale de Prazeres filho de Antóno Chasqueira e Antónoa Rôlla. Deve ter nascido aí por 1870/80 mas não consigo encontrar o seu registo de baptismo.

Resposta

Link directo:

Chasqueira

#165168 | agp | 17 ago 2007 15:15 | Em resposta a: #165161

Caro Carvalho Salvado

Eu não tenho a data do nascimento de Joaquim Chasqueira, mas tenho alguns dados que lhe poderão interessar.
Os pais de Joaquim Chasqueira (António Chasqueira e Antónia Rola ou Bela) casaram a 17.5.1854, sendo o pai viúvo de Ana Caetana (com quem casara a 14.10.1840) e filho de José Chasqueira e Ana Vicente, e a mãe filha de João Rolo e de Ana Bela.
Joaquim Chasqueira, que casou com Francisca Salvado em 19.1.1884, teve pelo menos dois irmãos: Ana Vicente Chasqueira, nascida a 29.5.1863, e Maria, nascida a 21.1.1868.
Antónia Rola ou Bela faleceu em 26.12.1896.
Todas as datas dizem respeito a Vale de Prazeres.

Cumprimentos
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Chasqueira

#165294 | carvalho salvado | 19 ago 2007 13:09 | Em resposta a: #165168

Caro António G. Pereira

Obrigado pelas preciosas informações. Na verdade este Joaquim Chasqueira trata-se do meu bisavô, avô paterno do meu pai que também é natural de Vale de Prazeres. Quanto Francisca Salvado, minha bisavô, encontrei o registo de Baptismo no Arquivo Distrital de Castelo Branco, em 1876, pelo que já consegui subir na ascendência. Com estas informações posso já tentar procurar mais informações sobre o apelido Chasqueira.
Obrigado mais uma vez.
Helder Carvalho Salvado

Resposta

Link directo:

RE: Chasqueira

#165337 | agp | 19 ago 2007 23:54 | Em resposta a: #165294

Caro Helder Carvalho Salvado

Eu também tenho costados Chasqueira (a minha mãe usa o apelido) pelo que temos parentesco. O seu bisavó Joaquim Chasqueira é, por sua vez, bisneto de António Fernandes Chasqueira e de Maria Salvado, de quem descendo pelo filho Manuel Chasqueira. Veja aquele casal em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=341957

onde inclusivamente já está inseridos, como filhos, esse meu antepassado Manuel Chasqueira e o seu antepassado José Chasqueira.
Para além dos Chasqueiras temos outros parentescos em Vale de Prazeres, nomeadamente pelos Salvados (os avós maternos de Francisca Salvado são meus antepassados), Vaz Jorge, Rolos, Belos, Boavidas, Tabordas, Patotas, etc..
Entretando, dê uma vista de olhos na minha página em:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

e veja, em particular, o que escrevo sobre a família Chasqueira.

Cumprimentos

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Chasqueira

#165362 | carvalho salvado | 20 ago 2007 11:13 | Em resposta a: #165337

Caro António Pereira

Obrigado pela mais estas informações. Na verdade, dando um primeira vista de olhos pala sua página, também teremos parentesco remoto pela minha parte materna da Soalheira, de onde sou natural, uma vez que, por exemplo, apelidos como Preto e Carrasco (este veio para a Soalheira de Penamacor) são também de meus antepassados.

Quanto a Vale de Prazeres, pelos dados recolhidos na certidão de nascimento do meu avô António Chasqueira Salvado *1904 (Vale de Prazeres) é filho de Joaquim Chasqueira e Francisca Salvado. Neto paterno de António Chasqueira e António Rôlla e materno de José Miguel (Chasqueira) e Maria Joana Salvada. Com os dados que posteriormente recolhi no Arquivo Distrital de Castelo Branco (Maria Joana Salvada é filha de Joaquim Valente e Maria Luisa Salvada, etc) e agora com o visionamento da sua página verifico que o seu avô António Chasqueira é irmão da minha bisavó Francisca Salvada.
Mas já tive oportunidade de falar deste tio avô ao meu pai que disse não se recordar.
Corriga-me de estiver errado!

Resposta

Link directo:

Chasqueiras de Vale de Prazeres

#165388 | agp | 20 ago 2007 16:35 | Em resposta a: #165362

Caro Helder Carvalho Salvado

Não, Francisca Salvada não é irmã do meu avô António Chasqueira.

A sua Francisca Salvada é filha de José Miguel e de Maria Joana Salvada (casados a 24.7.1861). Este José Miguel é de Vale de Prazeres onde nasceu a 20.9.1837 filho de outro José Miguel e de Maria Antónia Salvada ou Boavida (estes casados em 17.11.1830) e Maria Joana Salvada é das Quintas da Conceição (Alpedrinha) e filha de João Domingues (de Vale de Prazeres) e da Maria Luísa Salvada (do Monte da Touca, Alpedrinha) (estes casados em 21.11.1816).

Os últimos (João Domingues e Maria Luísa Salvada) são os avós maternos da minha bisavó Maria Joana Salvada, que é portanto sobrinha da sua Maria Joana Salvada.

Sendo assim, os meus antepassados José Chasqueira e Maria Joana Salvada não correspondem aos seus antepassados José Miguel e Maria Joana Salvada.

Quanto ao resto (Preto, Carrascos, …) é questão de se ver.

Cumprimentos.

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Chasqueiras de Vale de Prazeres

#165407 | carvalho salvado | 20 ago 2007 19:17 | Em resposta a: #165388

OK! Está desfeita a confusão. Realmente depois de responder verifiquei que havia umas datas que não batiam certo. Existem duas Franciscas Salvado com mães com o mesmo nome: Maria Joana Salvada, uma sobrinha da outra. Daí que depois a ascendência faça sentido para trás. Somos então parentes mais afastados!
Na verdade, é bastante curioso que Vale de Prazeres é um verdadeiro viveiro de Salvados e Chasqueiras.
Parabéns pelo seu execelente trabalho.
Eu começei há pouco tempo a pesquizar as minhas ascendências, tendo já avançado mais no meu lado materno na Soalheira (Carvalhos e Duartes). Só agora nas férias me debruçei sobre o lado paterno, cuja pesquiza está a ser também muito estimulante. Tenho ainda do lado paterno que pesquizar em Lavacolhos, a terra da mãe do meu pai, acerca do apelido Garcia.

Os melhores cumprimentos e obrigado por tantos e provectos esclarecimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Chasqueira

#184207 | agp | 09 fev 2008 15:24 | Em resposta a: #165161

Caro Helder Carvalho Salvado,

O seu avoengo Joaquim Chasqueira nasceu a 24.7.1855 em Vale de Prazeres e o respectivo registo está na página 160V do 1º livro de baptismos do maço 80 do concelho do Fundão (Arquivo Distrital de Castelo Branco).

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Chasqueira

#184412 | carvalho salvado | 10 fev 2008 20:58 | Em resposta a: #184207

Caro António G. Pereira

Muito obrigado pela informação. De facto quando consultei o Arquivo de Castelo Branco não encontrei este registo.
Mas agora com esta informação tenho a vida mais faciltada quando voltar a Castelo Branco.

Cumprimentos,
Helder Carvalho Salvado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 17:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen