Motas de Sao Miguel do Prado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Motas de Sao Miguel do Prado

#165256 | Carlos Silva | 18 ago 2007 18:44

Caros colegas,

Algum confrade ja pesquisou a familia Mota de S. Miguel do Prado (concelho de Vila Verde), ou sabe de publicaçoes sobre eles.

Interessam mais especialmente os Motas do sec. 17 (e antes obviamente).

Sei que existe ou existiu uma obra manuscrita chamada "Tratado genealogico da familia dos Mottas" por Domingos da Mota (1704), nào sabendo onde se encontra.

Agradeço ajuda.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#179002 | LBolacha | 05 jan 2008 20:10 | Em resposta a: #165256

Caro Sr Carlos

Sendo eu descendente de Motas originarios de São Miguel do Prado estou tambem bastante interessado nessa publicação ou em outras similares que conheça. Chegou a encontrar tal livro? recomenda-o para o estudo?

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#179021 | CPMM Silva | 05 jan 2008 22:54 | Em resposta a: #179002

Caro Levi,

Não cheguei a encontrar a obra de Domingos da Mota. Mantenho o maior interesse pela questão. Por que via é descente dos Motas se não é indiscreto?

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#179033 | LBolacha | 06 jan 2008 00:54 | Em resposta a: #179021

Caro Sr Carlos

Face a minha indisponibilidade para me deslocar ao arquivo de braga de modo a continuar as minhas pesquisas, possuo apenas uma muito pequena amostra de Motas, sende estes:

Antónia da Motta (n. antes de 1756, Prado) cc Domingos de Araujo (n. Duas Igrejas), filha de André da Motta e Prudência de Araújo, ambos do Prado;
Teve como filho Francisco Xavier de Araujo, n. 12/03/1772 no em São Miguel do Prado.

Como pode ver é realmente muito pouco de momento

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#191502 | pachancho | 07 abr 2008 18:18 | Em resposta a: #179033

Caro Levi,

quando escreveu esta mensagem tomei nota de todos os dados, Prado é uma das freguesias que costumo pesquisar, caso me depara-se com estes nomes. Foi o que aconteceu, aqui vai:


Reg. Paroquial Vila Verde, Livro nº506, fl.26.

Domingos de Araujo, filho de Custodio de Araujo e sua mulher Joana Alvares (freg. Duas Igrejas) e Antonia Mota, filha de André da Mota e sua mulher Prudencia de Araujo (Prado, S.Miguel) casaram no dia 16.8.1757.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#191509 | LBolacha | 07 abr 2008 18:55 | Em resposta a: #191502

Cara Sra Paula

Não pode imaginar como lhe estou agradecido =D

Tenho no entanto de lhe fazer uma pergunta... o tal casamento deu-se em Vila Verde ou em São Miguel do Prado? esse pormenor fiquei sem perceber.

Mais uma vez, muito muito obrigado pela ajuda e se precisar de algo, não hesite em pedir.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#191517 | OAOJ | 07 abr 2008 19:26 | Em resposta a: #179021

Caro Carlos Silva
Aproveito a "boleia", para lhe perguntar se a sua pesquisa dos antepassados de Luís Machado e de Catarina de Teive,de Ronfe,Guimarães, que expôs em profundidade no Forum, há tempos atrás, teve evolução positiva ? Terminavam, na altura, nos pais de Luís Machado, o Capitão João Machado e Maria de Oliveira; no caso de Catarina de Teive, concluiam no seu trisavô Pantaleão de Teive.
São todos antepassados da minha avó paterna; procuro dar continuidade a esse conhecimento.Pela minha parte, não consegui avançar mais.
Agradecendo antecipadamente
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#191548 | pachancho | 07 abr 2008 21:07 | Em resposta a: #191509

Caro Levi,

sem o Sra., por favor.
O casamento deu-se em Prado, que pertence ao concelho de Vila Verde. Daí o livro pertencer ao registo de Vila Verde.
Continuarei atenta enquanto fizer minhas pesquisas e se precisar de algo, diga.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#191566 | LBolacha | 07 abr 2008 23:19 | Em resposta a: #191548

Cara Paula

Muito obrigado pela informação.
A verdade é que sou um mero estudante de Lisboa, pelo que deslocar-me a Braga para realizar pesquisa sobre a minha árvore genealógica é impossível de momento. Se por força das circunstancias e pelo acaso encontrar mais informações sobre estas pessoas ou família, ficar-lhe-ei muito agradecido e se precisar de alguma coisa da Torre do Tombo, não hesite em pedir.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Ronfe

#196135 | Carlos Silva | 12 mai 2008 10:20 | Em resposta a: #191517

Caro João Afonso,

Sabemos que o Capitão João Machado era filho natural de Francisco Gonçalves Machado, oficial de pedraria e morador na sua quinta da Estrada, em S. Pedro Fins de Tamel.

A mae era Isabel, solteira do lugar do Souto.

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Ronfe

#196138 | OAOJ | 12 mai 2008 11:15 | Em resposta a: #196135

Caro Carlos Silva
Muito obrigado pela informação.
Quando refere Souto, como naturalidade da mãe Isabel, trata-se de do lugar de Souto, em Ronfe? Se fôr o caso, o filho tará nascido nesta freguesia ?
Agradeço-lhe, mais uma vez a disponibilidade.
Cumprimentos
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#196244 | flordealecrim | 13 mai 2008 10:38 | Em resposta a: #191517

Cara Paula

Na impossibilidade de me deslocar nos tempos mais próximos ao Arquivo de Braga e como li que pesquisa na freguesia de S. Miguel do Prado, agradecia se durante as suas pesquisas encontrasse o nascimento de:

José Manuel Xavier de Sousa, filho de José Manuel de Sousa e Escolástica Maria Alves, da freguesia de S. Miguel do Prado-Vila Verde, e que nasceu entre 1834 e 1836.

Anteciosamente

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#199195 | flordealecrim | 04 jun 2008 14:17 | Em resposta a: #196244

Cara Paula

Não sei se foi notificada da minha mensagem no dia 13.05.2008.
Atenciosamente.
Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#199196 | pachancho | 04 jun 2008 14:32 | Em resposta a: #196244

Cara Isabel,

peço desculpa mas não tinha visto a mensagem. Quando for ao ADB irei tentar encontra a certidão de José Manuel.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#199198 | flordealecrim | 04 jun 2008 14:47 | Em resposta a: #199196

Cara Paula

Fico muito agradecida.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#199389 | pachancho | 05 jun 2008 18:14 | Em resposta a: #199198

Cara Isabel,

Registo Paroquial de Vila Verde, livro nº504

José Manuel filho legítimo de José Manuel de Sousa e Escolástica Maria Alves do Lugar da Feira dos Bois desta freguesia de S.Miguel do Prado, neto paterno de Felis José de Sousa e Luisa Maria naturais da Vila dos Arcos de Valdevêz e materno de João Manuel e de Joana Maria Alves da freguesia de xaviaens (chaviães) termo da vila de Melgaço; Nasceu aos dezanove dias do mês de Setembro de mil oitocentos e vinte e cinco e foi baptizado solenemente com os Santos Óleos aos vinte e sete do mesmo mês e ano, foram padrinhos Manuel Vilela Fernandes do Outeiro, freguesia de S.Paio? e Maria Joaquina irmã do baptizado.




Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#199504 | flordealecrim | 06 jun 2008 14:37 | Em resposta a: #199389

Cara Paula

Fico muito grata pela sua generosidade. Pelos dados do casamento do José Manuel pensei que este tivesse nascido em 1935, mas afinal foi 1825.

A Paula sabe a cota do assento, para eu poder pedir fotocópia?

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

Sao Miguel do Prado - familia Afonso

#221558 | AnaMaria1 | 18 fev 2009 16:32 | Em resposta a: #179002

Boa tarde, sabe me dizer se a familia Afonso ainda ai mora em Prado de Sao Miguel se nao me engano no lugar de Vilela? Gostaria muito de saber desta familia por quem tenho muito carinho mas nao moro em Portugal e torna-se dificil saber alguma coisa deles ate porque perdi o contacto do Sr. Joao Afonso que se nao me engano casou com um moca de Aboim da Nobrega mais ou menos 12 a 14 anos atraz.
Desculpe alguns erros mas este teclado e Ingles e nao tem cedilhas e acentos


Atentamente
AnaMaria

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#226413 | jomimota | 15 abr 2009 00:15 | Em resposta a: #165256

Caro Confrade,

Tenho um antepassado directo que é natural de Vila Verde (Sizão), de seu nome precisamente Domingos Mota, que terá nascido provavelmente por volta de 1750/1760 e que casou com Ana Maria Cerqueira, também da mesma localidade, pelo que gostaria de saber, embora este Domingos não seja certamente o mesmo que refere, se já sabe onde se pode encontrar o referido "Tratado genealogico da Familia dos Mottas".

Grato pela Atenção.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#226462 | Carlos Silva | 15 abr 2009 16:02 | Em resposta a: #226413

Caro jorge Mota,

Infelizmente nao sei.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#226485 | jomimota | 15 abr 2009 22:19 | Em resposta a: #226462

Confrade Carlos Silva,

Qual foi então a fonte que o leva crer que o dito manuscrito tenha existido?

Cumprimentos,

Jorge Mota

P.S.: Desculpe estar a incomodá-lo novamente com este asunto, mas o meu interesse como deve compreender é grande, dado que a proximidade geografica entre as Freguesias de Barros e S. Miguel de Prado, ambas do concelho de Vila Verde, é evidente, levando a concluir que supostamente a origem do meu familiar Domingos da Mota e os Motas de S. Miguel do Prado, será a mesma.

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#227465 | Carlos Silva | 25 abr 2009 13:07 | Em resposta a: #226485

Caro Jorge Mota,

Os autores que estudaram essa familia no sec. 18 (Felgeuiras e outros...) fazem referencia ao Padre Domingos da Mota Lima como sendo autor de um estudo sobre a genealogia dos Motas.
Vi referido alias o estudo num catalogo relativo à biblioteca genealogica do Rio de Janeiro 'se nao me engano). Pode portanto se achar no Brasil. Talvez algum colega brasileiro o possa "desencantar".

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#227708 | jomimota | 27 abr 2009 13:02 | Em resposta a: #227465

Caro Confrade,

Agradeço desde já a sua resposta.
Irei tentar encontrar a dita biblioteca e tentar entrar em contacto, contudo em pesquisas que fiz no Google, não me aparece nenhuma Biblioteca Genealogica do Rio de Janeiro.

Cumprimentos,


Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Motas de Sao Miguel do Prado

#228582 | jomimota | 06 mai 2009 20:03 | Em resposta a: #226413

Caros Confrades,

Como suplemento à informação anterior posso adiantar, que Domingos da Mota e Ana Maria Cerqueira, tiveram um filho de seu nome António José da Mota, que também nasceu em Sizao/Cizão, freguesia de Barros, concelho de Vila Verde, tendo casado em 1805, com Joaquina Rosa de Sá (n. 1774), em Pombalinho, concelho de Soure.
Se alguém se deparar com estes registos (em Vila Verde), agradecia o favor de me remeter a respectiva informação.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen