Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de genere

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Bibliografia | Arquivos

Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de genere

#165272 | MP | 18 ago 2007 22:49

Caros,

Tendo visto tanta amabilidade por este fórum, com confrades a ajudarem outros sem pedir nada em troca, venho, por este meio, perguntar se algum de vós possui algum cópia digitalizada que me pudesse facultar da Inquirição de genere do referido padre natural de Sabadim, Arcos de Valdevez http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=646486

Fico na expectativa :)

Com os melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#165406 | Matilde Souto Pires | 20 ago 2007 19:16 | Em resposta a: #165272

Senhor Mário Pimentel

A inquirição de Genere de Martinho Freire Palhares encontra-se no A.D.B.
Processo 14711-Pasta 627 -Data= 9-1-1689
Freguesia de Sabadim, S. Salvador-Arcos de Valdevez- Viana do Castelo.
Pai= Bento Barbosa Palhares
Mãe=Guiomar Brandão
Irmão= José Brandão,com Inquirição de Genere tambem .
Processo =2590

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#165420 | MP | 20 ago 2007 20:54 | Em resposta a: #165406

Cara Matilde Souto Pires,

Obrigado pela sua mensagem. Já tinha conhecimento de que a respectiva inquirição se encontra no ADB, no entanto fiz esta tentativa no sentido de obter uma cópia mais rapidamente. Vou continuar a aguardar.

Muito obrigado,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#165450 | Augusto Tavares | 21 ago 2007 10:27 | Em resposta a: #165420

Caríssimo Senhor,

Embora não tenha cópia da inquirição, já a consultei no ADB, bem como a do irmão já referido.

Poderei ter alguns dados que lhe interessem. Pode especificar do que necessita?
E já agora posso perguntar a razão do interesse?

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#165462 | MP | 21 ago 2007 16:19 | Em resposta a: #165450

Caro Augusto Tavares,

Em primeiro lugar, queria agradecer a sua mensagem e a sua ajuda. No que respeita às informações que pretendo, elas remetem para eventuais dados biográficos que constem da inquirição, quer sejam do próprio Martinho Freire Palhares (meu nono-avô), quer sejam dos seus pais e avós, de forma a enriquecer a minha base de dados genealógica.

Se pudesse facultar-me as informações de que dispõe, ficar-lhe-ia muito agradecido :)

Muito obrigado,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#165475 | Augusto Tavares | 21 ago 2007 20:59 | Em resposta a: #165462

Caro Mário Pimentel,

Lamento, mas esgotadas todas as possibilidades, não encontrei os apontamentos que tomei aquando da consulta do processo. Contudo, poderá encontrar referências pormenorizadas relativas aos pais de Martinho Freire Palhares no livro "Ascendência e Descendência dos 1.os Viscondes, Condes e Marqueses de Reriz", da autoria de Paulo Duarte de Almeida, pp. 101 e 102, por serem ascedentes do 1.º Marquês de Reriz, as quais, segundo o autor, foram em parte recolhidas no dito processo.

Com os melhores cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#165503 | MP | 22 ago 2007 13:28 | Em resposta a: #165475

Caro Augusto Tavares,

Novamente agradeço a sua disponibilidade... Creio que vou fazer um pedido de orçamento ao ADB com vista a uma reprodução do documento. Por acaso não se recorda se ele era muito extenso?

Muitos cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#165884 | MP | 27 ago 2007 21:47 | Em resposta a: #165503

Renovo pedido.

Antecipadamente grato,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#255979 | joaoggralves2 | 04 jun 2010 23:30 | Em resposta a: #165884

Caro Mário Pimentel,

Chegou a conseguir cópia do processo de inquirição de Martinho Freire de Palhares? Eu consultei-o hoje mesmo e deparei-me com um pequeno dado que difere do que está na base de dados do Geneall e no NFP...

Melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#255985 | MP | 05 jun 2010 03:09 | Em resposta a: #255979

Caro João,

Efectivamente não tive acesso à cópia da referida inquirição nem nunca a consultei. Que dado é esse a que se refere?

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#255997 | joaoggralves2 | 05 jun 2010 11:18 | Em resposta a: #255985

Caro Mário,

De acordo com o Nobiliario de Famílias de Portugal, Martinho Freire Palhares seria neto paterno de João de Araújo e de Jerónima Veloso Palhares e materno de Tomé Borges Brandão e de Catarina Veloso de Sousa. Ora, na inquirição, as avós aparecem trocadas: "(...)Neto pela p.te paterna de João de Araujo, n.al da frgª de Infesta, con.co de Coura e de sua m.er Catherina Velloza vª, n.al de São Mamede do Couto de São Fins. Neto pela p.te materna de Thome Borges n.al da freguesia de Parada de São Pedro Fins e de sua m.er Hieronyma Velloza n.al da dita frg.a de Sabbadim(...)"

No entanto, o registo de baptismo da mãe Guiomar Brandão de Sousa refere como pais "Thome Borgues e C.na Velloza, d'arrothea", confirmando o NFP.

Além dos avós, o processo refere ainda dois bisavós, os pais de Tomé Borges Brandão: "(...)Thome Borges nasçeu nesta frg.a f.o de Gp.ar de Caldas e Iheronima Brandoa e foi casar a frg.a de Sabadim(...)" Em vez de Marcos Borges de Macedo, temos Gaspar de Caldas...

Vou enviar-lhe duas páginas que fotocopiei com estes dados.

Melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#256044 | MP | 06 jun 2010 18:46 | Em resposta a: #255997

Caro João,

Já recebi as fotocópias que me enviou para o e-mail, as quais lhe agradeço muito. De facto, os nomes das avós aparecem trocados, o que me parecerá um lapso por parte de quem elaborou e/ou redigiu a inquirição... ou até mesmo confusão por parte das fontes. O que me pareceu mais estranho é o nome de um dos seus bisavós ser totalmente diferente do que surge em outros documentos (Gaspar de Caldas em vez de Marcos Borges de Macedo). Não sei o que lhe poderei dizer acerca disto. Uma coisa é certa, as inquirições por norma eram feitas questionando pessoas que viviam nas redondezas das pessoas sobre quem se faziam essas mesmas inquirições, talvez tenha havido alguma confusão... Enfim, isto é apenas pura especulação de minha parte. Mas também não excluo a hipótese de poder ter algum fundo de veracidade... Nunca se sabe.

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de ge

#256069 | joaoggralves2 | 07 jun 2010 00:13 | Em resposta a: #256044

Caro Mário,

Concordo que a divergência relativamente ao nome das avós deva ser apenas um lapso, aliás, opinião que é corroborada pelo supra mencionado registo de baptismo de Guiomar Brandão de Sousa. Quanto aos outros dados, também não sei o que pensar. Tentarei encontrar brevemente novas informações no processo do irmão de Martinho Freire. Nessa altura dir-lhe-ei qualquer coisa.

Com os meus melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de genere

#436159 | filipaasfilipe | 09 set 2021 03:54 | Em resposta a: #165272

Caríssimos,

Sou também descendente do Pe. Martinho Freire de Palhares (Isabel Freire Barbosa>Bárbara de Sousa>Joaquina Teresa de Sousa Galvão>Clara de Brito Galvão>Filomena de Araújo Lima...).
Pergunto se algum de vós sabe o seu ano de nascimento e o da filha Isabel Freire Barbosa (de Andrade) e se a demissória de 1694-12-07 é relativa à relação do reverendo padre com Francisca de Araújo.
Na eventualidade de alguém ter dados relativos à vida de Martinho Freire de Palhares ou à vida de Francisca de Araújo, do Trogal, por favor entre em contacto.
Apraz-me ir compreendendo, tanto quanto possível, os intervenientes da minha história familiar.

Agradeço, desde já.

Resposta

Link directo:

Pe. Martinho Freire Palhares -Inquirição de genere

#436334 | MP | 16 set 2021 15:57 | Em resposta a: #436159

Boa tarde,

Que eu saiba, não são conhecidas as datas de nascimento/batismo tanto de Isabel Freire Barbosa de Andrade nem do pai, o Pe. Martinho Freire de Palhares. Eu próprio já pesquisei nos paroquiais de Sabadim e nada encontrei...

Quanto à demissória referida, nunca a consultei, pelo que desconheço se estará relacionada com a ligação com Filipa de Araújo. Certamente, algum confrade poderá ajudar...

Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 16:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen