Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#165310 | hbanha | 19 ago 2007 16:49

Para quem possa interessar há um indice dos casamentos efectuados em São Miguel de Machede - Évora, disponivel em http://henriquebanha.com.sapo.pt/indice%20casamentos.htm
Abrange o periodo de 1565 a 1620.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167498 | hbanha | 16 set 2007 16:44 | Em resposta a: #165310

Caros Confrades
No seguimento das minhas pesquisas às Paroquiais de São Miguel de Machede, elaborei um novo indice cronológico dos assentos de baptismo abrangendo os anos de 1605 a 1623.
Está disponivel para consulta em : http://henriquebanha.com.sapo.pt/Indice%20Cronologico1606a1623.html.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167499 | hbanha | 16 set 2007 16:47 | Em resposta a: #167498

Caros Confrades
No seguimento das minhas pesquisas às Paroquiais de São Miguel de Machede, elaborei um novo indice cronológico dos assentos de baptismo abrangendo os anos de 1605 a 1623.
Está disponivel para consulta em : http://henriquebanha.com.sapo.pt/Indice Cronologico1606a1623.html.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167500 | hbanha | 16 set 2007 16:56 | Em resposta a: #167498

Caros Confrades
No seguimento das minhas pesquisas às Paroquiais de São Miguel de Machede, elaborei um novo indice cronológico dos assentos de baptismo abrangendo os anos de 1605 a 1623.
Está disponivel para consulta em : http://henriquebanha.com.sapo.pt/Indice%20Cronologico1606a1623.html

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167631 | LProjecto | 18 set 2007 00:00 | Em resposta a: #167500

Caro Henrique,

Aproveito a oportunidade para louvar o meritório trabalho que está a desenvolver, tanto mais que resido, precisamente, na freguesia de S. Miguel de Machede, embora não conte (até ver) com ascendentes nessa freguesia.

Assim houvesse mais gente a seguir o seu exemplo que, em abono da verdade, convém referir que não é para qualquer um!

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167650 | hbanha | 18 set 2007 09:10 | Em resposta a: #167631

Caro Luis
Muito obrigado pelas suas palavras. Pelo que me diz não é natural de São Miguel de Machede, apenas reside lá. O meu interesse neste trabalho está relacionado com as minhas origens próximas justamente nessa freguesia, embora o meu avô paterno já seja natural de Almada, tal como o meu pai e eu próprio.
Aproveito para lhe preguntar se tem conhecimento de alguem com o apelido Banha a residir actualmente nessa freguesia.
Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167659 | LProjecto | 18 set 2007 12:41 | Em resposta a: #167650

Caro Henrique,

Para lhe ser sincero, poucas pessoas conheço nesta localidade dado residir nas imediações da localidade e não propriamente no núcleo, e apenas desde Dezembro passado, razões pelas quais respondo negativamente à sua questão.

Em todo o caso, se vier a conhecer alguém de apelido Banha procurarei saber da existência de parentesco com o Henrique.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167711 | hbanha | 18 set 2007 21:28 | Em resposta a: #167659

Caro Luis
Obrigado pela sua resposta e pela disponibilidade para a procura.
Já agora, e como o seu nome me é conhecido, premita-me que lhe pregunte se por acaso é o Artista Plástico que vai para mais de vinte anos participou numa Exposição em Almada na Incrivel Almadense.

Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167717 | LProjecto | 18 set 2007 22:12 | Em resposta a: #167711

Caro Henrique,

Suponho que se refere a José Martins Projecto, se assim for trata-se, efectivamente, de um artista plástico, residente em Évora, com o qual tenho laços de parentesco relativamente próximos.

A título de curiosidade, posso adiantar-lhe que em relação ao apelido "Projecto" não o identifico com outros indivíduos que não me sejam, pelo menos, parentes próximos.

Já agora, aproveito para lhe manifestar o meu interesse nos primeiros indivíduos referidos como proprietários ou, de alguma forma, relacionados com a Herdade do Monte da Aldeia (S. Miguel de Machede) pelo que, sem querer abusar da sua generosidade, lhe agradeço qualquer informação que eventualmente venha a recolher nesse sentido e queira compartilhar.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#167750 | hbanha | 19 set 2007 09:17 | Em resposta a: #167717

Caro Luis
Pode ser que seja esse seu parente,é apenas uma lembrança antiga de um nome presente numa exposição onde também participou uma irmã minha.
Pode estar certo de que se encontrar alguma referencia nos documentos que estou a analisar à Herdade do Monte da Aldeia lhe farei chegar a noticia.
Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168269 | PMVMAC | 23 set 2007 17:55 | Em resposta a: #167650

Caro Henrique,

Estou neste momento a tratar de uns Banha de S. Miguel de Machede, nomeadamente Jerónimo José Banha e sua mulher D. Vicência Joana Arsénia. Ele é filho de José Banha e Josefa Maria. A descendência do casal usou os apelidos Cordeiro Banha. Isto diz-lhe alguma coisa?
Cumprimentos,
Pedro AC.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168270 | PMVMAC | 23 set 2007 18:09 | Em resposta a: #167717

Caro Luís,

Como já uma vez tinha comentado contigo, o Monte da Aldeia, ou Herdade de S. Miguel está de alguma forma relacionado com a minha família.
Um primo da minha avó, chamado José Ribeiro Baptista, casou com Maria Isabel da Cunha Froes e Silva [n. 1893], que era proprietária dessa Herdade. A propriedade manteve-se na sua descendência até há poucas décadas, por aquilo que sei.
Era filha de Manuel António da Silva, lavrador do Monte da Aldeia e das Pimentas, e da sua mulher D. Isabel Augusta da Cunha Leal Froes.

A Herdade foi sempre senhorio do Cabido de Évora. Sei também dizer-te que na 1ª metade do séc. XVIII era lavoura de Francisco Manuel, o qual, a título de curiosidade e já que aqui se fala de escravos em S. Miguel, aí mantinha lavoura com trabalho escravo, certamente, uma vez que em S. Miguel, a 12/1/1727 em S. Miguel é baptizada Luísa, filha da sua cativa Luísa da Silva.
No séc. XIX foi comprada pelo Dr. Joáquim José Potes de Campos, cujos herdeiros a alienaram, certamente ao tal senhor Silva que te falo.
Estes são dados que, de momento, me lembrei, mas quando o tempo me permitir ficam prometidos mais dados.

Um abraço,

Pedro.

PS. Não te esqueças dos Redondenses! tks!

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168272 | hbanha | 23 set 2007 18:11 | Em resposta a: #168269

Caro Pedro AC
As pessoas que nomeou são meus ascendentes directos.
Poderá ver o que tenho sobre eles em http://familiamelobanha.no.sapo.pt/
Mas já agora diga-me como chegou até eles?
Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168275 | PMVMAC | 23 set 2007 18:23 | Em resposta a: #168272

Caro Henrique, uma vez que está on-line, era preferível falarmos por MSN, se tiver, o meu é: pedro_miramaral@hotmail.com.
Cumprimentos, P.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168323 | amrr | 24 set 2007 01:00 | Em resposta a: #168272

Caro Henrique Banha,

Na minha árvore de costados encontro as seguintes referências à freguesia de S. Miguel de Machede:


44- Manuel Bernardino
n. a 29/11/1822 na freg. N.ª Sr.ª de Machede, conc. Évora, e foi b. a 04/12/1822 na mesma freg.
c. a 08/09/1852, na freg. Santa Suzana, conc. Redondo, com:
45- Ludovina Maria
n. a 09/02/1833 na freg. Santa Suzana, conc. Redondo, e foi b. no mesmo dia na mesma freg.


88- Bernardino José
n. na freg. N.ª Sr.ª de Machede.

89- Joaquina de Jesus
n. na freg. N.ª Sr.ª de Machede ou na freg. S. Miguel de Machede, conc. Évora.


178- Valério Rodrigues
n. na freg. S. Miguel de Machede ou na freg. N.ª Sr.ª de Machede.

179- Antónia Maria (ou Antónia da Encarnação)
n. na freg. Santa Suzana.


Será que estes nomes lhe dizem alguma coisa?


Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168346 | hbanha | 24 set 2007 11:29 | Em resposta a: #168323

Caro Arlindo Rodrigues
Consultando a documentação de que disponho até ao momento da Paróquia de São Miguel de Machede e que abrange os anos de 1580 a 1623 não encontrei referencias a qualquer dos nomes que indicou.
Quanto a Antónia Maria, consta da minha árvore de costados, mas não tenho a certeza que seja a mesma, pois o seu nome aparece apenas no assento de casamento efectuado no dia 17-2-1735 em São Miguel de Machede, de meu antepassado José Rodrigues com Sebasteana Maria como sendo sua mãe casada com Manuel Rodrigues, sem mencionar a naturalidade.

Cumprimentos,

Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168428 | amrr | 25 set 2007 00:15 | Em resposta a: #168346

Caro Henrique Banha,

Obrigado pela sua atenção mas, realmente, os elementos por mim referidos encontram-se fora desse período.
E a Antónia Maria não é a mesma, como se vê facilmente pela diferença cronológica.

Com os melhores cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168458 | hbanha | 25 set 2007 09:35 | Em resposta a: #168428

Caro Arlindo Rodrigues
Disponha sempre, vou continuar com a recolha de documentação e à medida que estiver tratada vou dando noticias aqui neste tópico.
Quanto à Antónia Maria é apenas uma coincidencia de nomes, mas como na sua mensagem não referia datas não quis deixar de lhe fazer referencia.
Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168469 | LProjecto | 25 set 2007 11:19 | Em resposta a: #168270

Caro Pedro,

Grato por essa valiosa contribução de valor "enciclopédico".
Como certamente saberás, a Herdade do Monte da Aldeia foi dividida em parcelas, salvo erro, na década 30. Actualmente cada parcela assume a denominação de Courelas da Herdade do Monte da Aldeia, por isso mesmo, existem umas dezenas de courelas com a mesma denominação, sendo o recurso ao artigo da matriz predial a única forma de as individualizar, pelo menos enquanto cada proprietário não alterar, em termos legais, a sua denominação.

Quanto aos redondenses, já seguiram o seu caminho em relação ao teu e-mail. Não sei se era o que procuravas, mas é o que consta nos meus apontamentos sobre essa gente... tenho mais alguma coisa sobre alguns ramos ascendentes e descendentes que prontamente te disponibilizo, se tiver interesse.

Se puderes envia-me as "pictures" de R.M, ok?

Um abraço.

Luís P.C.

Resposta

Link directo:

Herdades do termo de Évora

#168579 | PMVMAC | 26 set 2007 14:21 | Em resposta a: #168469

Caro Luís,


Queria agradecer-te os dados e informar que logo mandarei os ex-votos; mas já estive a ver disso e só tenho 3 ou 4 de Rio de Moinhos.
Tenho uma lista (infelizmente só em papel) com os quase 500 nomes das pessoas retratadas que vão desde o séc. XVIII ao XX, depois quando for ao ADE levo para dares uma vista de olhos; há muita gente do Redondo e umas tantas do concelho de Borba e Alandroal.

Acerca do Monte da Aldeia, descobri uns apontamentos qu tirei em tempos num livro existente na Sé de Évora. Podemos então traçar a história da Herdade desde 1800 até ao séc. XX.

Escrituras de arrendamento do Monte da Aldeia ao Cabido de Évora:

- 4/8/1800 - a José Piteira Vidigal, lavrador da Chainha, por 4 anos; em sucessão a seu sogro Manuel de Sousa Rebocho, que fora o anterior lavrador [portanto ainda sec XVIII]. Ambos são, por acaso, meus antepassados. José Piteira Vvidigal mantem-se nela até 1811.

- 8/1811 - a Joaquim José Potes, fabricante de panos de S. Miguel, por 9 anos; renova contrato a 27/4/1827, por mais 9 anos;

- 15/3/1838 - a Ana Rosa de Campos, viúva de Joaquim José Potes, por 4 anos;

- ..... - Dr. António Joaquim Potes de Campos, filho dos anteriores lavradores;

- 21/1/1862 - arrematação da Herdade do Monte da Aldeia por José Maria Eugénio de Almeida.

Parece ter ficado pouco tempo nas mãos de Eugénio de Almeida, que provavelmente a terá vendido aos Froes e Silva até que foi vendida pelos descendentes e desmantelada, como me contas, em courelas.

Um abraço,

Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168581 | PMVMAC | 26 set 2007 14:28 | Em resposta a: #168469

Luís,

Depois de ter escrito a mensagem anterior, encontrei aqui a referência que o Monte da Aldeia, juntamente com várias outras dezenas de herdades, fez parte do dote de casamento que D. Gertrudes Magna do Nascimento de Jesus de Almeida, filha de José Maria Eugénio de Almeida, levou quando desposou Francisco Simões Margiochi, Deputado e, por este casamento, dos maiores proprietários do Distrito de Évora.
Fica mais esta "nota".

Pedro.

Resposta

Link directo:

Herdades do termo de Évora

#168583 | PMVMAC | 26 set 2007 14:37 | Em resposta a: #167750

Caro Henrique,

A propósito da curiosidade do Luís Calhau sobre a Herdade do Monte da Aldeia, acabei por encontrar um apontamento sobre os seus Banha, ou melhor, sobre a Herdade das Figueiras.
Foi possível apurar o historial (entenda-se rendeiros, porque o senhorio foi sempre o mesmo) ainda desde o séc. XVIII. Posso dizer-lhe que a Herdade das Figueiras (olin Castelo Velho), que era propriedade do Cabido da Sé de Évora, teve os seguintes rendeiros:

- 20/9/1787 - renovação de contrato a José Banha, por 4 anos;
- 19/10/1813 - renovação de contrato a José Banha, por mais 7 anos;
- .../9/1817 - renovação de contrato a José Banha por 9 anos;
- 9/5/1839 foi aforada a Joaquim José Banha, filho do anterior lavrador, que recebeu autorização para nela construir um moinho;
- 21/3/1838 - a Joaquim José Banha, por 6 anos;
- 21/3/1838 - a Joaquim José Banha por 6 anos;
- 1850 - a Joaquim José Banha, contrato a findar em 1856, sendo fiador João Pedrigão Galego, lavrador do Paço da Quinta.
- 21/1/1862 - arrematada em praça pelo latifundiário José Maria Eugénio de Almeida.

Assim ficamos a saber que os Banha viviam nas Figueiras como lavradores, mantendo-se aí a família pelo menos uns 80 anos.

Um abraço,

Pedro AC.

Resposta

Link directo:

RE: Herdades do termo de Évora

#168601 | hbanha | 26 set 2007 19:58 | Em resposta a: #168583

Caro Pedro
Muito obrigado pela informação que disponibilizou.
De facto não fazia ideia nenhuma sobre qual teria sido a actividade desses meus antepassados. Até agora tenho limitado a minha procura pelos assentos paroquiais, onde a informação é muito escassa.
De facto para efectuar uma pesquisa mais profunda é necessário recorrer a outras fontes e, não tenho possibilidades de me deslocar daqui porque tenho a minha mulher dependente da minha assistencia quase premanente.
Vejo por isto que o Pedro se movimenta bem a vontade nessas fontes.
Agradeço-lhe mais uma vez e desejo-lhe muitos exitos no trabalho que tem em curso.
Um abraço.
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#168681 | LProjecto | 27 set 2007 16:24 | Em resposta a: #168581

Pedro,

Muito obrigado pela excelente informação que de todo me era desconhecida.

Quanto aos ex-votos, já te enviei uma mensagem com os elementos correspondentes à interpretação que faço daqueles de Rio de Moinhos.

Um abraço.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#169824 | hbanha | 11 out 2007 10:15 | Em resposta a: #168458

Caros Confrades
No seguimento das minhas pesquisas às Paroquiais de São Miguel de Machede, elaborei um novo indice cronológico dos assentos de casamentos abrangendo os anos de 1620 a 1701.
Está disponivel para consulta em : http://henriquebanha.com.sapo.pt/indice%20casamentos%201620a1701.htm

Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#171122 | hbanha | 28 out 2007 12:09 | Em resposta a: #169824

Caros Confrades
Venho dar conhecimento da publicação de novo indice dos assentos de Baptismos em São Miguel de Machede, abrangendo os anos de 1624 a 1642.
Está disponive para consulta em: http://henriquebanha.com.sapo.pt/indicebaptismos1624a1642.htm

Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#175296 | hbanha | 05 dez 2007 09:16 | Em resposta a: #171122

Caros Confrades
No seguimento da publicação dos indices dos assentos paroquiais da freguesia de São Miguel de Machede concelho de Évora, venho dar conhecimento de novo indice de assentos de baptismo abrangendo os anos de 1642 a 1653 e de assentos de obito dos anos 1615 a 1643.
Está disponivel para consulta em : http://henriquebanha.com.sapo.pt/indicebaptismos1642a1653eobitos1615a1643.htm

Cumprimentos
Henrique de melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#202390 | hbanha | 06 jul 2008 08:17 | Em resposta a: #175296

Venho dar conhecimento da publicação de novo indice de assentos paroquiais da freguesia de São Miguel de Machede no concelho de Évora.
Refere-se a todos os assentos de baptismo efectuados entre os anos de 1653 a 1674 naquela freguesia.
Pode ser consultado em:

http://henriquebanha.com.sapo.pt/indicebaptismos1653a1674.htm

Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#202580 | Rosadelli | 08 jul 2008 10:57 | Em resposta a: #202390

Caro Henrique de Melo Banha,

Antes de mais deixe-me felicitá-lo por esta sua magnífica iniciativa de divulgar os registos desta freguesia online, gostaria que mais pessoas tivessem a sua atitude, assim todos nos ajudávamos uns aos outros.

Em segundo lugar, gostaria, se possível, que me desse uma ajuda, caso tenha o registo de um antepassado que procuro nomeadamente:

Assento de Casamento:

Noivo: Manuel Francisco
Local de Nascimento :S. Miguel de Machede
Data: 1743 (coloco esta data em função da data de nascimento de uma das filhas, 1768, pelo que não tenho a data nascimento correcta)
Data do Casamento: calculo entre 1758 e 1770


Noiva: Maria Domingues
Local de Nascimento :Arcozelo, Gouveia
Data: 1743 (coloco esta data em função da data de nascimento de uma das filhas, 1768, pelo que não tenho a data nascimento correcta)
Data do Casamento: calculo entre 1758 e 1770

Desde já agradeço a eventual ajuda.

Cumprimentos,

Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#202609 | hbanha | 08 jul 2008 15:49 | Em resposta a: #202580

Caro Paulo Rosado
Muito obrigado pelas suas palavras.
Infelizmente neste momento ainda não me é possível fornecer essas informações, é que, tal como foi publicado os assentos de casamento mais recentes que possuo não ultrapassam o ano de 1701. Quanto aos assentos de baptismo também se ficam pelo ano de 1674.
Já requisitei mais cópias que irei trabalhando e que vou continuar a publicar.
Tenho trabalhado estes assentos pelo facto dos meus antepassados dessas épocas serem nativos desta freguesia e, curiosamente também tenho um sétimo avô de seu nome Manuel Rodrigues que nasceu em Arcozelo, Gouveia e veio casar com Antónia Maria Fernandes em São Miguel de Machede e natural desta freguesia, em 1705.
Só lhe posso dizer por agora que fique atento aos anúncios que aqui irão aparecer.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#202612 | Rosadelli | 08 jul 2008 16:19 | Em resposta a: #202609

Caro Henrique de Melo Banha,

Desde já os meus agradecimentos pelo tempo dispensado.

Para já, até à geração que recuei, os meus antepassados são maioritariamente oriundos do concelho de Arraiolos, sendo este o 1º que me surge desta freguesia, curioso o seu antepassado ser contemporâneo da minha, será que seriam da mesma família?

Fico então aguardar novos anúncios, e desejo-lhe a continuação de uma boa investigação.

Cumprimentos,

Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#205411 | hbanha | 15 ago 2008 11:45 | Em resposta a: #202612

Caros Confrades

Para quem possa interessar venho dar conhecimento da publicação on-line de mais um indice dos assentos de baptismo efectuados na freguesia de São Miguel de Machede do concelho de Évora e referente aos anos de 1674 a 1693.
Para consulta aceder ao site:

http://henriquebanha.com.sapo.pt/indicebaptismos1674a1693.htm

Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#210474 | hbanha | 13 out 2008 21:25 | Em resposta a: #205411

Caros confrades

Para quem possa interessar informo da publicação de novo indice de assentos paroquiais de casamento efectuados na freguesia de São Miguel de Machede, Évora.
Para consulta aceder ao link seguinte:

http://henriquebanha.com.sapo.pt/indice%20casamentos%201701%20a%201743.htm

Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213146 | hbanha | 13 nov 2008 11:46 | Em resposta a: #210474

Para quem possa interessar venho dar conhecimento da publicação de novo indice de assentos paroquiais de baptismo efectuados na freguesia de São Miguel de Machede, Évora, no periodo de 1694 a 1706.
Para consulta do mesmo aceder a:

http://valedoroxo.com.sapo.pt/indicebaptismos1694a1706.htm

Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213198 | carlos luiz | 13 nov 2008 20:56 | Em resposta a: #213146

Caro confrade
Quando dis São Miguel de Machede, Évora, são os paroquiais da freguesia de S. Miguel-Redondo, digo isto porque é o que vem escritono verso dos assentos que peço ao Distrito de Évora!

Cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213217 | carlos luiz | 13 nov 2008 23:25 | Em resposta a: #202390

Caro amigo

Curioso que ainda existe alguem que pensa no próximo, estou aqui em França depois de algumas horas a fazer cópias dos assentos que tem tido a gentileza de nos oferecer, já não tenho mais tinta na imprimante, e depois tambem se faz tarde aqui já passa da 24 horas, mas antes de ir fazer dódo, queria agradecer-lhe muito o que está a fazer, é um prazer ver os meus assentos escritos nestas páginas que vou tirando, para depois ver com mais calma os meus descendentes desta freguesia!

Obrigado mais uma vez, com muitos cumprimentos!
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213264 | hbanha | 14 nov 2008 17:20 | Em resposta a: #213198

Caro Carlos Luiz

Os assentos que tenho vindo a publicar referem-se à freguesia de São Miguel de Machede do concelho de Évora e não ao concelho do Redondo.
Não conheço bem a divisão administrativa do concelho do Redondo e por isso nem sabia da existencia de uma freguesia com o nome de S. Miguel nesse concelho.
Daí que poderá estar a tomar erradamente como seus antepassados só pelo facto de terem os mesmos apelidos.
Tenho entretanto notado que alguns naturais do Redondo terem vindo a casar em São Miguel de Machede, e sempre que isso aconteceu e que os assentos disso façam nota faço referência do facto nas anotações.

Espero ter contribuido para o esclarecimento deste assunto e que dalguma forma os dados que publiquei lhe possam ser uteis.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213270 | carlos luiz | 14 nov 2008 19:11 | Em resposta a: #213264

Caro Henrique

Vendo o mapa do Forum, encontro no concelho do Redondo, como freguesias, Montoito e Redondo!
E no concelho de Evora a freguesia de S. Miguel de Machede!

Quanto aos meus assentos pedidos ao Arquivo distrital de Evora da partir do o ano de 1641-casamento de Domingos Rodrigues Cabaço com Brites Ramalha, vem atrás do assento-Freguesia de S. Miguel Adaval ou Cadaval, concelho do Redondo, depois tenho alguns assento tambem pedidos ao Arquivo distrital de Evora, de baptizados na Igreja de S. Miguel, dos anos 1665/68/70/72/74/77/80/82!
Atrás destes assentos, está escrito fotocopia do assento da freg. de S. Migues-concelho do Redondo; talvez seja a mesma freguesia, pois que ao copiar os assrntos de S. Miguel de Machede, vi alguns nomes familiares nos anos acima mencionados; se alguem nos pode ilucidar sobre esta freguesia, ficarei agradecido!
cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213275 | LProjecto | 14 nov 2008 19:53 | Em resposta a: #213270

Caro Carlos Luíz,

A extinta freguesia de S. Miguel do Adaval, que nada tinha a ver com S. Miguel de Machede, fez parte do concelho de Redondo e foi extinta na sequência da reforma administrativa, salvo erro nos primeiros anos subsequentes à implantação da República. A igreja de N. Senhora da Piedade, situada no lugar do Monte Branco, foi sede eclesiástica da referida freguesia.
Não estranho, contudo, que encontre nos paroquias de S. Miguel de Machede alguns nomes ou apelidos que associe a outros de S. Miguel do Adaval, pois a distância é relativamente próxima, sendo por isso razão de um possível parentesco. Os assentos paroquiais da freguesia de S. Miguel do Adaval compreendem as seguintes datas extremas:

Baptismos: 1631-1899
Casamentos: 1775-1899
Óbitos: 1631-1899

Aproveito para lhe responder à questão que colocou noutro tópico, a propósito dos nossos ascendentes Domingos Fernandes e Maria Silveira, referindo que não disponho, de momento, de qualquer novidade relativamente aos mesmos - trata-se de uma das muitas linhas ascendentes que continuam a aguardar melhores dias.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213283 | hbanha | 14 nov 2008 21:55 | Em resposta a: #213270

Caro Carlos

O confrade Luis Projecto já respondeu cabalmente à sua dúvida com a sabedoria que lhe reconhecemos nesta matéria.
Na verdade existem muitas situações que geram duvidas especialmente devido ás alterações havidas na divisão administrativa do território ao longo do tempo. è vulgar a extinção de concelhos e a aparição de outros ao longo dos tempos.
Tal como já referi noutra mensagem é natural que devido á proximidade das duas localidades vários naturais de ambas as terras tenham vindo a contrair matrimónio na outra. Sempre que essa informação consta do assento, faço menção da mesma nos indices publicados.
Tenho encontado um pouco de tudo, casos como de baptismos de filhos de casais que estavam de passagem, casamentos de naturais de outra localidade que apenas ali casaram para depois seguirem a sua vida noutro local.
Na época que agora estou observando verefiquei também o grande numero de individuos do sexo masculino naturais de diversos pontos do país tão distantes como por exemplo de Braga, mas também das Beiras, distritos de Viseu, Coimbra e Guarda que vieram casar com mulheres de São Miguel de Machede.
Talvez a razão deste facto tenha a ver com a contractação de mão de obra para as Lavouras da região, pois também me pareceu pelos registo de baptismo dos filhos das escravas que nem todos os lavradores recorriam ao trabalho de escravos.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213345 | carlos luiz | 16 nov 2008 11:22 | Em resposta a: #213275

Caro Luis Projecto
Calhau

Muito obrigado por esta gentileza, fico muito agradecido com tudo o que nos aprendem, é assim que vamos progredindos, com a vossa sabedoria!
Realmente na freguesia de S. Miguel de Machede, encontro apelidos de Fallé e Ramalhos e outros, que podem estar relacionados com os meus, vou ver com atenção se encontro qualquer assento, pode por favor me dizer se os paroquiais dos arquivos de Portalegre, Evora-Beja, estão em on-ligne, na internete!
cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213346 | carlos luiz | 16 nov 2008 11:35 | Em resposta a: #213283

Caro Henrique de Melo Banha
Tambem quero agradecer-lhe a sua sabedoria, e a paciencia que tem tido em meter á nossa disposição, estes paroquiais de S.Miguel de Machede!

Ao ver todos estes assentos de familias de escravas, que se tornaram em familias nobres, por vezes esquecendo depressa a origem!
Cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213348 | hbanha | 16 nov 2008 12:23 | Em resposta a: #213346

Caro Carlos Luiz
Agradeço as suas palavras, aquilo que tenho publicado é apenas o partilhar algo a que tenho tido acesso na pesquisa que levo a cabo para completar a minha genealogia.
Espero que não tenha intrepertado mal aquilo que eu disse acerca das escravas. No entanto é prefeitamente natural que elas tenham deixado descendência até aos nossos dias. Até agora apenas encontrei um assento de casamento entre um homem livre e uma filha de escrava, mas deverão ter ocorrido outos em tempos mais recentes.
Para não falar de que terão havido filhos de homens livres com escravas fora do casamento.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213351 | carlos luiz | 16 nov 2008 13:37 | Em resposta a: #213348

Caro amigo Henrique


Eu só tenho é que ficar contente, com tudo o que está fazendo para todos nós, sobretudo os estudam estes paroquiais!

Já agora, diga-me por favor donde vem este seu apelido de Melo! Tambem tenho alguns Melos da Beira Baixa-Sertá-http://genealogia.netopia.pt/0534/pessoas.php?id=1020451-------- pode dar uma vista de olhos, por favor!
Cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213353 | hbanha | 16 nov 2008 14:42 | Em resposta a: #213351

Caro Carlos Luiz
Quanto ao apelido Melo, curiosamente também tenho um antepassado com o nome de Francisco Lucas de Melo, mas não é a mesma pessoa. Este meu antepassado é da zona de Viseu. Poderá ver também o que tennho sobre ele em:
http://genealogia.netopia.pt/0297/pessoas.php?id=1001279

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#213358 | carlos luiz | 16 nov 2008 16:35 | Em resposta a: #213353

Caro Henrique
Fui ver os seus antepassados, e vi que tambem tem antepassados do distrito de Viseu, eu tambem de Moienta da Beira-Aldeia de Nacomba! cumprimentos carlos!

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#221831 | hbanha | 22 fev 2009 12:24 | Em resposta a: #213358

Venho dar conhecimento da publicação de novo indice de baptismo na freguesia de São Miguel de Machede, concelho de Évora no periodo compreendido entre 1706 e 1711.
Para a sua consulta seguir o seguinte link:

http://valedoroxo.com.sapo.pt/indicebaptismos1706a1711.htm

Henrique de Melo banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#224907 | AlexandreP | 25 mar 2009 21:31 | Em resposta a: #221831

Caro Senhor,

Pedindo-lhe antecipadamente desculpa por alguma incorreção no juízo da amplitude do seu magnífico trabalho, ou qualquer incongruência de carácter geográfico, solicitar-lhe-ia, se em tal não visse inconveniente, eventuais informações sobre a existência em S. Miguel de Machede de uma família, pressumivelmente de origem judaica, de apelido Costa, com descendência e eventuais ligações a Nossa Senhora de Machede.

Àparte a referência feita ao apelido e a esses locais de nascimento, a única "dica" que possuo, refere-se à existência de um descendente dessa famíla, de nome David Costa, nascido no decorrer dos anos vinte, do séc. XIX.

Grato por toda a atenção desde já dispensada

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#224910 | hbanha | 25 mar 2009 22:58 | Em resposta a: #224907

Caro Alexandre Pais
Agradeço as suas amáveis palavras sobre o trabalho que estou fazendo, mas lamentávelmente a sua amplitude ainda não abrangiu o século XIX.
O levantamento que estou fazendo dos assentos paroquiais de São Miguel de Machede ainda não ultrapassou os primeiros anos do século XVIII.
Mas posso assegurar que dos nascidos em S. Miguel de Machede desde 1580 a 1711 não encontrei nenhum individuo com o apelido Costa.
Talvez tal como diz a origem esteja em Nossa Senhora de Machede e só mais tarde tenham vindo para São Miguel de Machede.

Aproveito a resposta à sua mensagem para deixar aqui a noticia de que acabo de incluir na minha página sobre os Banhas uma proposta genealógica da descêndencia de Francisco Banha que foi o individuo deste apelido que tem a referencia mais antiga nos assentos paroquiais da referida vila de São Miguel de Machede.
Pode ser acedido no site:
http://henriquebanha.com.sapo.pt/Outros Banhas

Melhores cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#224912 | hbanha | 25 mar 2009 23:01 | Em resposta a: #224910

Repito o Link :
http://henriquebanha.com.sapo.pt/Outros20%Banhas

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#224913 | hbanha | 25 mar 2009 23:04 | Em resposta a: #224912

As minhas desculpas mas os links anteriores estão errados.
Repito
http://henriquebanha.com.sapo.pt/Outros%20Banhas.htm

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#224958 | AlexandreP | 26 mar 2009 20:22 | Em resposta a: #224910

Caro Henrique Melo Banha

Venho por este meio agardecer os esclarecimentos tão simpaticamente prestados. E, já agora, acrescentar que, se até à data seguia de forma bastante interessada a evolução do trabalho em curso, redobrarei, seguramente, o interesse, não vá dar-se o caso de descobrir alguém que a mim me vem fugindo.

Votos de profícuas investigações.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#225722 | hbanha | 06 abr 2009 21:11 | Em resposta a: #224958

Caro Alexandre Pais

Na sequencia do manuseamento do material de que disponho acabei por encontrar referencias a uma familia Costa em São Miguel de Machede. Não é grande coisa mas não quis deixar de lhe dar conhecimento do facto. A sua origem é do Redondo e provavelmente nada tem aver com aquilo que procura ainda assim aqui lhe deixo o que tenho.
Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Descendentes de Gregório da Costa


1. GREGÓRIO DA COSTA nasceu em Redondo. Casou com (1) MARIA DO Ó. Maria nasceu em Redondo. Gregório casou também com (2) CATARINA PINTA. Catarina nasceu em S. Bento do Mato.

Filhos de GREGÓRIO DA COSTA e MARIA DO Ó:
i. MANUEL, nasceu a 13 Junho 1683, São Miguel de Machede.
2. ii. ISABEL DO Ó, nasceu a 01 Dezembro 1686, São Miguel de Machede.
3. iii. GREGÓRIO DA COSTA, nasceu a 09 Março 1689, São Miguel de Machede.
iv. ANTÓNIO, nasceu a 21 Junho 1691, São Miguel de Machede.
v. MANUEL DA COSTA, nasceu a 24 Maio 1693, São Miguel de Machede; morreu antes de 1736; casou com FRANCISCA ROSADA, 28 Janeiro 1718, Sé, Évora.
vi. JOÃO, nasceu a 19 Outubro 1695, São Miguel de Machede.


Filhos de GREGÓRIO DA COSTA e CATARINA PINTA:
vii. FILIPE DA COSTA, nasceu a 01 Maio 1697, São Miguel de Machede; casou com MARIA MENDES, 19 Fevereiro 1727, São Miguel de Machede; Maria nasceu cerca de 1705, Redondo.
viii. TOMÁS, nasceu a 27 Novembro 1698, São Miguel de Machede.
ix. MARIA, nasceu a 17 Dezembro 1701, São Miguel de Machede.


2. ISABEL DO Ó (GREGÓRIO DA COSTA) nasceu a 01 Dezembro 1686 em São Miguel de Machede. Casou com JOÃO FERNANDES 16 Janeiro 1709 em São Miguel de Machede, filho de BRÁS DIAS e ISABEL DIAS.

Filho de ISABEL Ó e JOÃO FERNANDES:
i. BRÁS, nasceu a 30 Outubro 1709, São Miguel de Machede.


3. GREGÓRIO DA COSTA (GREGÓRIO DA COSTA) nasceu a 09 Março 1689 em São Miguel de Machede. Casou com BARBARA GONÇALVES 15 Fevereiro 1708 em São Miguel de Machede, filha de INÁCIO GONÇALVES e ISABEL RODRIGUES. Barbara nasceu em S. Miguel do Adaval, Redondo.

Filhos de GREGÓRIO DA COSTA e BARBARA GONÇALVES:
i. SEBASTIANA, nasceu a 28 Janeiro 1709, São Miguel de Machede.
ii. MANUEL, nasceu a 11 Abril 1710, São Miguel de Machede.
iii. PEDRO DA COSTA, nasceu a 07 Dezembro 1712, São Miguel de Machede; casou com MARGARIDA COELHA, 13 Maio 1736, São Miguel de Machede; Margarida nasceu em São Miguel de Machede.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#225751 | LProjecto | 06 abr 2009 23:45 | Em resposta a: #225722

Caro Henrique de Melo Banha,

Será possivel indicar-me a filiação desse Gregório da Costa, natural de Redondo?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#225768 | hbanha | 07 abr 2009 09:27 | Em resposta a: #225751

Caro Luís Projecto Calhau

Relativamente a Gregório da Costa de que relatei a descendencia a informação de que disponho foi retirada dos assentos de baptismo dos filhos das suas duas esposas.
Assim no assento de baptismo de Isabel do Ó diz que é Tecelão e nos assentos dos filhos Manuel da Costa e João diz que ele e a mulher são naturais da vila do Redondo e moradores em S. Miguel de Machede.
Também nos assentos de baptismo dos filhos que teve de sua segunda mulher é apontado como natural da vila do Redondo sem mais informação.
Nos assentos de casamento dos filhos também não aparece qualquer referencia aos avós.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#226700 | AlexandreP | 17 abr 2009 18:17 | Em resposta a: #225722

Caro Henrique de Melo Banha,

Lamentando o atraso com que o faço, mas o tempo não tem permitido o regresso ao Fórum, venho por este meio agradecer-lhe, uma vez mais, toda a atenção e disponibilidade demonstradas na ajuda à minha demanda.

Não encontrei ainda qualquer relação com os meus Costa, contudo, devo discordar do "Não é grande coisa … " Creio que nunca será pouca coisa a generosidade, a partilha desinteressada com o simples intuito de auxiliar o próximo.

Votos de boas pesquisas

Os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#229876 | hbanha | 20 mai 2009 16:22 | Em resposta a: #221831

Acabei de publicar mais um índice dos assentos paroquiais de baptismo da freguesia de São Miguel de Machede realizados no periodo compreendido entre 1711 e 1720.
Para a sua consulta seguir o seguinte link:


http://valedoroxo.com.sapo.pt/indicebaptismos1711a1720.htm

Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#229901 | carlos luiz | 20 mai 2009 18:36 | Em resposta a: #229876

Caro Henrique de Melo Banha

Mais uma vez obrigado, por mais este indice, um dia ainda vou encontrar algum parente nestes indices todos que nos tem enviado!Felicidades é o que lhe mais desejo!
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#229937 | hbanha | 20 mai 2009 21:15 | Em resposta a: #229901

Caro Carlos Luiz
Obrigado pelas suas palavras, para além de saber também noticias suas.
Tenho em curso para serem publicados em breve mais indices que abranjerão mais duas decadas, ou seja até aos anos de 1740.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#229991 | carlos luiz | 21 mai 2009 13:55 | Em resposta a: #229937

Caro Henrique de Melo Banha

Foi um prazer ler a sua mensagem, tenho andado a pedir noticias do senhor Victor Ferreira, que como o senhor Henrique, tem sido muito prestáveis no forum, com as ajudas frequentes que fazem, bem hajam!
Vi no forum que este senhor Victor Ferreira tinha estado doente, gostava de saber noticias!
Um abraço
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#230000 | hbanha | 21 mai 2009 15:46 | Em resposta a: #229991

Caro Carlos Luiz
Lamento, mas não lhe posso dar noticias do Senhor Victor Ferreira. Não o conheço nem tão pouco troquei mensagens com ele.
Talvez se através do Geneall lhe possa mandar uma mensagem para o e-mail dele.
De momento não me lembro do procedimento, mas se procurar aqui nas ajudas vai encontrar como proceder.
Um abraço
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#230762 | hbanha | 29 mai 2009 14:51 | Em resposta a: #230000

Acabei de publicar mais um índice dos assentos paroquiais de baptismo da freguesia de São Miguel de Machede realizados no periodo compreendido entre 1720 e 1730.
Para a sua consulta seguir o seguinte link:

http://valedoroxo.com.sapo.pt/indicebaptismos1720a1730.htm

Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de São Miguel de Machede - Évora

#231748 | hbanha | 11 jun 2009 21:48 | Em resposta a: #230762

Caros Confrades
Na sequência do trabalho que tenho em curso à algum tempo e do qual tenho vindo a dar conhecimento com a publicação dos índices dos assentos paroquiais de São Miguel de Machede, venho agora anunciar outra iniciativa.
Elaborei um “site” no alojamento Google onde comecei a publicar genealogias de famílias de São Miguel de Machede.
São genealogias descendentes com início em alguns dos naturais da referida freguesia mais antigos de que constam nos assentos paroquiais.
Esta forma de apresentação resulta do facto de na época tratada a transmissão dos apelidos se processar sem regra.
Para aceder ao site deixo aqui o respectivo “link”.

http://sites.google.com/site/henriquebanhagenealogia/Home

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de São Miguel de Machede - Évora

#233236 | hbanha | 02 jul 2009 22:23 | Em resposta a: #231748

Caros Confrades
Venho dar conhecimento de que acabo de publicar on-line mais um indice dos assentos paroquiais de baptismo da freguesia de São Miguel de Machede, Évora.

Para aceder seguir o seguinte link:

http://valedoroxo.com.sapo.pt/indicebaptismos1730a1740.htm

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#276708 | Rosadelli | 19 mai 2011 20:44 | Em resposta a: #226700

Caro Henrique Banha.

Nas pesquisas que efectuei no seu site, encontrei alguns ascendentes, para os quais, e caso lhe seja possível, disponibilizasse-me a respectiva digitalização do assento.

Assim os que necessito são:

Assento de Baptismo

Gregório
Data de Baptismo: 12/3/1675
Livro 3 Fl.52
Id.15

Luzia
Data de Baptismo: 5/9/1652
Livro 2 Fl.97 V.
Id.236


Assento de Casamento

Francisco Marques cc Luzia Francisca
Data do Casamento: 6/9/1673
Livro Fl.224
Id. 125

Fico a aguardar a sua resposta.

Desde já agradeço a atenção dispensada.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#276710 | hbanha | 19 mai 2011 21:40 | Em resposta a: #276708

Caro Paulo Rosado

Envie-me o seu e-mail para melobanhaarrobasapopontopt e logo que recolha a informação e a digitalize a enviarei.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#276712 | Rosadelli | 19 mai 2011 21:50 | Em resposta a: #276710

Caro Henrique Banha

Já enviei para o email indicado o meu email para que possa enviar as digitalizações.

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#280491 | luisjrm | 03 jul 2011 15:04 | Em resposta a: #224958

Caro Alexandre Pais

agora e que eu reparei que tinha em São Miguel um casal Jorge Gonçalves que se casa a 14-10-1600 com Isabel Fernandes filha de João Fernandes e de Catarina da Costa este casal baptiza uma filha nesta Freguesia e outro filho em S.Bento do Mato e são pais tanbem de Escolastica Jorge (ou Gonçalves) que se casa com Domingos Banha.
Sobre o casal João Fernandes/ Catarina da Costa ficou parado por não ter encontrado o casamento.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#280508 | luisjrm | 03 jul 2011 17:43 | Em resposta a: #276710

Caro Sr. Melo Banha

venho novamente incomoda-lo, desta vez não por causa dos "Banhas"(os 2 ramos Banha ,um do quais referente a Fonte Branca) mas por causa do vosso Pedro Fernandes/Ines Luis. Eu tenho tambem um Pedro Fernandes/Maria Roiz que baptizam varios de seus filhos em S. Bento do Mato entre 1671 a 1680, no registo e referido que moram no Monte do Outeiro, este casal e Pai de Josefa Maria que se casa a 1ª vez em S. Justa (1698) com Manuel de Carvalho (deste casamento nasceu Maria em que e Padrinho Manuel Banha) e a 2ª a 1710 com João Pedro, estes por sua vez Pais de Jose Roiz e casado com Francisca Maria ,Lavradores da Herdade do Montinho da Farijela.
Sobre o mesmo, o meu Pedro não e o mesmo que o vosso pelas datas mas o local do Outeiro parece ser o mesmo, era sobre isto que queria perguntar-lhe se por acaso tem mais alguns dados sobre estes Fernandes do Outeiro uma vez que eu não consegui encontrar o casamento dos meus.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#280515 | hbanha | 03 jul 2011 19:28 | Em resposta a: #280508

Caro Confrade Luís
De facto este Pedro Fernandes não poderá ser o mesmo, como se poderá ver no abaixo exposto, teve vários filhos de Inês Luís baptizados em S. Miguel de Machede entre 1665 e 1684. Período este que coincide em parte com as datas que refere de ter baptizado filhos em S. Bento do Mato. O que poderá acontecer é ter existido nas duas povoações Montes com a mesma designação.
Sobre o assunto dos nomes dos «montes» não tenho informação que o possa ajudar.


43. Inês5 Luis (Maria4, Ana3, Francisco2 Lopes, Gaspar1) nasceu 23 Abr 1642 em São Miguel de Machede. Casou com Pedro Fernandes 21 Jan 1663 em São Miguel de Machede, filho de Lourenço Fernandes e Isabel Domingues. Pedro nasceu c. 1642 em São Miguel de Machede.

Filhos de Inês Luis e Pedro Fernandes:
i. Manuel6, n. 25 Fev 1665, São Miguel de Machede.
ii. Francisco, n. 02 Mai 1666, São Miguel de Machede.
63. iii. Maria Luis, n. 07 Mar 1669, São Miguel de Machede.
64. iv. Brasia Luis, n. 03 Fev 1672, São Miguel de Machede; m. c. 1715.
65. v. Isabel Domingues, n. 18 Nov 1674, São Miguel de Machede.
66. vi. Manuel Luis, n. 19 Ago 1677, São Miguel de Machede.
67. vii. João Domingues, n. 04 Dez 1680, São Miguel de Machede.
68. viii. Antónia Maria Fernandes, n. 13 Jun 1684, São Miguel de Machede.

Disponha sempre e receba os melhores cumprimentos,
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#280532 | luisjrm | 03 jul 2011 21:00 | Em resposta a: #280515

Caro Confrade

os meus agradecimentos pela vossa resposta, sobre os "Banhas" ja tenho nota para não me
esquecer de lhe enviar a copia do testamento do Padre Domingos Banha.
Tenho tirado muitos apontamentos sobre o mesmo apelido, mas nada que me podesse ajudar
a avançar mais nos meus dois ramos.
Quanto ao Monte do Outeiro vou tentar localiza-lo em São Bento do Mato.

Cumprimentos,
luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285031 | luisjrm | 18 ago 2011 22:21 | Em resposta a: #280515

Caro Confrade

queria-lhe transmitir, porque não sei se tem conhecimento que o vosso ramo Gaspar Lopes / Ines Pires tem tambem que ver com o apelido "Bacoro", isto segundo o casamento em Santa Sofia-Montemor-o-Novo a 12-10-1594 de Lopo Vaz Bacoro (ja Viuvo da Igrejinha) filho de Gaspar Lopes e de Ines Pires com Catarina Dias filha de Andre Roiz e Margarida Vaz. E confirmado o uso deste apelido com o casamento em N. Srª de Machede a 27-4-1670 de Antonio Lopes Bacoro filho de Fransisco Lopes e de Maria Fernandes com Clara Rebocha filha de Gregorio Fernandes Rebocho e de Leonor Piteira.
So agora e que reparei nestes dados quando estava a analizar o meu Gaspar Lopes (filho de outro Gaspar Lopes e de Isabel Lourença, que ainda não descobri o casamento) que casou na Igrejinha em 1649 com Maria Rosada e os associei aos vossos que estão publicados na vossa pagina.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285088 | hbanha | 19 ago 2011 14:52 | Em resposta a: #285031

Caro Confrade

Obrigado pelas informações que aqui partilhou. Pelo que se pode constatar Lopo Vaz Bacoro do ponto de vista cronológico tudo indicía que seja filho do casal Gaspar Lopes / Inês Pires meus ascendentes.
No que respeita a António Lopes Bacoro filho de Francisco Lopes / Maria Fernandes fica a duvida se será filho do Francisco Lopes filho de Gaspar Lopes que tenho como casado com Guiomar Pires.
Gostaria de ter acesso à sua árvore para visualizar estes entroncamentos através de link para eventual site na web ou se preferir com informação para o meu e-mail melobanhaarrobasapopontopt.

Cumprimentos,
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285097 | LProjecto | 19 ago 2011 17:06 | Em resposta a: #285088

Caro Henrique,

Ao contrário do que referi neste tópico em 2007, e por via da investigação entretanto desenvolvida, posso agora afirmar que também tenho ascendência em S. Miguel de Machede e, por acaso, também de apelido "Banha".

Apresento os "fim-de-linha":

- Maria Vidigal, que umas vezes é referida como natural de S. Miguel de Machede e outras vezes de Évora, filha de Miguel Gonçalves e de Maria Vidigal, supostamente ambos de São Miguel de Machede c.c. (18.5.1698 - Sé Évora) Caetano Gonçalves, n. S. Bento do Mato, filho de Francisco Gonçalves e de Margarida Banha.

- Isabel Alves, b. 16.1.1661 - S. Miguel de Machede, filha de Amaro Fernandes Vidigal e de Catarina Marques. Casou a 25.1.1682 em Santa Susana - Redondo, com João Pires, n. Cioga do Campo - Coimbra, filho de Jorge Pires, n. Cioga do Campo, e de Graça Francisca, n. Cordinhã (casados a 15.9.1631 - Cordinhã - Cantanhede), neto paterno de Simão Pires e de Margarida Jorge, neto materno de Jorge Francisco e de Maria Gonçalves.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285113 | luisjrm | 19 ago 2011 19:57 | Em resposta a: #285088

Caro Confrade

sobre o mesmo apelido não sei se tera reparado, tem alguns dados interessantes no Topico: Dordio,Santa Vitoria do Ameixial/Vimieiro. Julgo que o Fransisco Lopes "Bacoro"casado com Maria lopes são os Avos de Manuel Lopes Bacoro que tomou Ordens Menores ( 1654), referido pelo confrade Antonio.


Sobre os meus Lopes não tenho muito mais para alem do que aqui lhe deixo;


1.Gaspar Lopes que casou com Isabel Lourença, tiveram;


2.Gaspar Lopes (ja viuvo) que se casou na Igrejinha a (...)-9-1649 com Maria Rosada filha de Marcos Gomes e de Catarina Rosada, (casamento sem nome das testemunhas ), tiveram;


3.Manuel Lopes, baptizado em São Bento do Mato a 10-3-1652 foram padrinhos Fransisco Roiz e Isabel Rosada, casou na Igrejinha a 4-8-1674 com Joana Mendes filha de João Lopes e de Joana Mendes, testemunharam Antonio Roiz Galego e Antonio Roiz Pinto.


Quando procurava em São Bento do Mato o unico Gaspar Lopes que encontrei foi o que ai se casa a 23-5-1621 com Maria da Gama filha de Mateus da Gama e de Guiomar Gracia. Na Igrejinha aparece 2 Gaspar Lopes que julgo ser o mesmo, um casado com Catarina de Soure ( 2 filhos baptizados -1596 e 1599) e outro casado com Catarina Gomes ( 4 filhos baptizados de 1579 a 1588).

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285156 | luisjrm | 20 ago 2011 11:50 | Em resposta a: #285097

Caro Luis Projecto

e pena não ter mais dados dos Banha referidos de São Bento do Mato. Tenho tambem um ramo Banha nessa Freguesia e outro na Graça do Divor.
Tenho nota de um casamento em São Bento do Mato datado de 7-10-1725 de João Martins natural da Boa-Fe filho de Manuel Alvares e de Mariana Martins com Catarina Maria filha de Fransisco Gonçalves e de Margarida Roiz.
Deixo-lhe estes dados porque pode tratar-se do mesmo casal (ou de uma irma do vosso Caetano), uma vez que na Graça aparecem os Rodrigues Banha ou Roiz Banha. Um Amador Roiz Banha e inclusive padrinho de Baptismo dos filhos do meu Jose Fernandes e Domingas Banha.
Reparei que a investigação sobre os Botelho de Pina vai em bom caminho.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285250 | luisjrm | 21 ago 2011 14:39 | Em resposta a: #285088

Caro Confrade

tenho estado a analizar o vosso site das familias de São Miguel, e no titulo dos descendentes de Thome fernandes no nº 41 Jose Roiz Salvado casou com Joana Mendes, esta Joana e filha de Diogo da Costa e de Isabel Mendes ( estes ultimos casaram em S. Miguel a 18-2-1703 ), ora esta Isabel Mendes (ultima) e irma da minha Josefa Rosada casada com Domingos Roiz Galvão e e descendente do casal Braz Fernandes/ Guiomar Rosada da Igrejinha, ja referidos no Topico: Vidigal/ Igrejinha,São Gregorio, São Sebastião da Giesteira, Montemor-o-Novo ( mensagens do dia 15-8-2011, 14:51 e 23:03 ). Este ramo e o mesmo que descende do Gaspar Lopes referido na minha mensagem anterior.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285259 | hbanha | 21 ago 2011 17:05 | Em resposta a: #285250

Caro Confrade
A unica informação complementar de que dispunha e não constava no site sobre a descendencia de Tomé Fernandes, era a paternidade de Isabel Mendes e que confere com o que aqui partilhou.

É assim possivel com estes dados fazer a ligação ao Gaspar Lopes originário desta linha genealógica.

Cumprimentos,
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285264 | luisjrm | 21 ago 2011 18:00 | Em resposta a: #285259

Caro Confrade

obrigado pela atenção dispensada, talvez com estes dados que irei analizar com mais pormenor, seja possivel chegar a alguma conclusão sobre o meu Gaspar Lopes e tambem do casal Braz Fernandes/ Guiomar Rosada e ou Antonio Rosado e Maria de Pina, uma vez que o padrinho de um filho destes ultimos foi Braz Rosado que se casa em São Miguel a 24-7-1605. tudo parece apontar para que exista laços de parentesco entre estes Varios Rosados.

No vosso titulo Braz Fernandes Gato aparece no nº 43 Margarida Francisca ou Domingues filha de Francisco de Barros e de Ines Gonçalves. O Francisco referido deve ser o mesmo (ja viuvo e morador na Fonte Boa) filho de Domingos Fernandes e de Margarida Alvares e que casa na Graça a 13-8-1625 com Maria Banha filha de Pedro Lopes e de Domingas Banha ( estes ultimos casaram na Graça tambem a 4-9-1605, ele filho de Cristovão Lopes/Leonor Pires e ela de Diogo Banha/Iria Nunes), o casal Diogo Banha são tambem pais de uma Maria banha que se casou com Simão roiz Lucas.
O Francisco de Barros e Maria Rosada são pais tambem de Margarida Rosada que se casa na Igrejinha a 14-9-1639 com Domingos Nunes filho de Martim Nunes/ Victoria Braz.


Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285450 | luisjrm | 23 ago 2011 21:26 | Em resposta a: #285097

Caro Luis Projecto

tenho tambem um ramo Banha em São Bento do Mato, julgo que o referi aqui neste topico e por isso recolhi alguns dados do mesmo apelido, reparei agora que tenho nota de casamento do vosso Francisco Gonçalves e de Margarida Banha, casaram em S. Bento a 28-5-1671, ele e filho de Antonio Gonçalves e de Margarida Mendes e ela filha de Francisco Banha e de Helena Martins, foram padrinhos Manuel Gonçalves e Antonio Gonçalves e madrinhas Mariana Calada e Maria Nunes.
A Mariana Calada referida e casada com João Rosado e são pais de, entre outros filhos, Gracia Rosada que se casou com o Capitão João Mialha referidos no Topico "Vidigal, S. Gregorio..........".

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285459 | LProjecto | 23 ago 2011 22:17 | Em resposta a: #285450

Caro Luís,

Muito obrigado pela partilha de tão interessante informação, que me possibilitará avançar mais uma geração na linha "Banha".

Estou convencido de que não deverá ser muito difícil arranjarmos parentesco, se considerarmos que ambos lavramos na mesma terra, se não for pelos "Banhas" será certamente por outra linha. Tenho acompanhado com particular interesse os tópicos nos quais vai participando, sempre na expectativa de "pescar" alguma coisa. Verifico que temos o mesmo "bom hábito" de anotar, não só o que respeita ao que procuramos no imediato, mas também tudo o que supomos que nos possa vir a ser útil no futuro.

Aproveito para deixar neste tópico alguns elementos sobre a minha ascendência de S. Miguel de Machede, que muito devo à gentileza do Confrade Henrique de Melo Banha, pois pode ser que possam ser úteis a mais alguém.

Isabel Alves, b. 16.1.1661 - S. Miguel de Machede, minha 9.ª avó, filha de Amaro Fernandes Vidigal, b. 26.11.1627 - SMM, e de Catarina Marques, b. 13.3.1621 - SMM, n.p. de Domingos Fernandes Janeiro, n. S. Bento do Mato, e de Ana Lourenço, n. SMM (casados a 10.1.1616 - SMM, ele filho de Amaro Fernandes e Mécia Brás, ela filha de Brás Lourenço e de Maria Mateus) n.m. de João Domngues e de Maria Nunes (casados a 7.9.1615 - SMM, ele filho de Sebastião Domingues e de Catarina Domingues, ela filha de Manuel Nunes e de Margarida Pires)

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285475 | LProjecto | 23 ago 2011 23:50 | Em resposta a: #285250

Caro Luís,

Aproveito para deixar mais alguns elementos da minha ascendência de S. Bento do Mato, pois pode ser que alguém venha a tropeçar neles.

Isabel Maria, b. 22.11.1704 - SBM, filha de Bartolomeu Fernandes, n. termo de Gouveia, e de Ana Pires, n. SBM, (casados a 28.5.1703 - SBM. Ele era viúvo de Maria da Cruz, com quem havia casado a 30.11.1702, filha de Pascoal Fernandes e de Brites Semedo), n.p de Domingos Fernandes e de Maria Cabral, possivelmente da zona de Gouveia, n.m. de Manuel Carrasco, que era ermitão e morava numas casas junto à igreja, e de Isabel Rodrigues, supostamente ambos de SBM. O apelido "Carrasco" é muito frequente no Vimieiro e Arraiolos, pelo menos, no séc. XVII e XVIII, bem pode ser que haja ligação. Se não estou em erro, existem alguns desses com processo TSO por culpas de judaísmo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285524 | hbanha | 24 ago 2011 16:55 | Em resposta a: #285264

Caro Confrade

Estive a consultar a minha base de dados para avaliar a sua informação sobre a paternidade do Francisco de Barros e não confere. Este Francisco de Barros era filho de António Mendes e de Isabel Rodrigues. Quanto a Margarida Francisca as minhas dúvidas continuam sobre a sua paternidade devido ao assento de baptismo estar muito pouco legível devido ao repassar da tinta. É possível ter alguma certeza sobre o nome do pai mas não do nome da mãe. Esta Margarida casa três vezes, primeiro com Manuel Pires antes de 1660, depois com António Correia em 1671 e finalmente com Brás Gomes em 1673, mas em nenhum dos assentos de casamento são referidos os pais. O primeiro casamento do qual não tenho o assento presumo que se tenha realizado em Évora.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285538 | luisjrm | 24 ago 2011 20:48 | Em resposta a: #285475

Caro Luis Projecto

o problema e que em São Bento do Mato existe uma falha nos casamentos de 1607 a 1620.
Alem do meu Ramo Banha referido tenho tambem um outro que julgo ter possiveis ligações a São Miguel, o mesmo que tem Lourenço no apelido e por isso tenho tambem uma nota do casamento do vosso Braz Lourenço com Maria Mateus em São Miguel a 14-5-1566.
Recolhi tambem alguns dados referentes a Sâo Bento do Mato que aqui lhe deixo;

a 4-3-1602 se casa Bento Banha filho de João Mateus e de Margarida Fernandes com Brites Dias filha de Domingos Gonçalves e de margarida Dias

a 7-10-1612 baptismo de Catarina filha de Bento Banha (possivelmente o mesmo ja ref.) e de Isabel de Soure, padrinhos Domingos Lourenço e Helena Henriques. o casal ref. baptizam tambem um João a 20-5-1629.

a 21-10-1613 baptismo e Escolastica filha e Manuel Banha e de Maria Dias, padrinhos Manuel Varela e Domingas Gonçalves.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285539 | hbanha | 24 ago 2011 20:56 | Em resposta a: #285250

Caro Confrade

Sobre esta Joana Mendes tenho o seguinte:
Era filha de Diogo da Costa e de Isabel Mendes. Diogo da Costa seria natural do Redondo e veio casar a São Miguel de Machede a 18 Fev. 1703 sendo a noiva natural da Igrejinha. Diogo da Costa era filho de António Monteiro e de Maria da Costa também naturais do Redondo. Isabel Mendes era filha de Manuel Lopes nascido a 10 Mar. 1652 em S. Bento do Mato e, de Joana Mendes natural da Igrejinha e aí recebidos a Ago. 1674. Esta Joana Mendes filha de João Lopes e de outra Joana Mendes.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285545 | luisjrm | 24 ago 2011 21:51 | Em resposta a: #285539

Caro Confrade

o referido Manuel Lopes casado com a Joana Mendes e filho do Gaspar Lopes referido por mim nas mensagens anteriores, o mesmo Gaspar (ja viuvo e morador em São Bento) que se casa na igrejinha 1649 com Maria Rosada filho de outro Gaspar Lopes. Por isso e que eu recolhi dados sobre o mesmo so que como lhe havia referido o unico que me apareceu e o de São Miguel neste caso o vosso Gaspar Lopes.
Deste Diogo da Costa / Isabel Mendes descende Confrade João Cordovil e eu descendo da Josefa Rosada Irma desta e filha dos citados.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285549 | hbanha | 24 ago 2011 22:32 | Em resposta a: #285545

Caro Confrade Luís

Não tenho dados que me sustentem sobre a possibilidade ou não deste Manuel Lopes ser descendente do casal Gaspar Lopes/Inês Pires, mas pela cronologia só poderia ser seu trineto.
Isto é seguindo as suas informações, o pai dele (Gaspar c.c. Maria Rosada) teria nascido por volta de 1610/1620 e o pai deste (outro Gaspar Lopes) teria que nascer por volta de 1580 e o pai deste (?) nascido por volta de 1550, porque o Gaspas Lopes c.c. inês Pires tudo indica que tenha nascido por volta 1525.

Cumprimentos,
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285550 | LProjecto | 24 ago 2011 22:33 | Em resposta a: #285538

Caro Luís,

Mais uma vez agradeço a partilha desses elementos, que poderão suscitar novas frentes de pesquisa. Na verdade, recordo agora que também já me deparei com as dificuldades inerentes à falha nos registos de casamento.

Aproveito para rectificar a informação que, por lapso, referi numa mensagem deste tópico sobre os pais da minha ascendente Maria Vidigal casada na Sé de Évora a 18.5.1698 com Caetano Gonçalves. Nessa mensagem referi erroneamente os seus pais como MIGUEL Gonçalves e Maria Vidigal, quando na verdade se tratavam de MANUEL Gonçalves e de Maria Vidigal.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#285664 | luisjrm | 25 ago 2011 21:02 | Em resposta a: #285259

Caro Confrade

agradeço a atençao que teve com os "lopes"e com os demais, vou ter que analizar tudo novamente, para e dentro das possiblidades ver se encontro mais alguns dados.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#290061 | zeev | 28 out 2011 12:41 | Em resposta a: #285664

Caro Confrade Henrique Banha,
Recebi alguns assentos do ADEvora e agradeço desde já (e peço desculpas pelo trabalho) que confira se os conheçe. Já consultei o seu sitio e não encontrei nomes/datas exactas. De qualquer modo, veja o seguinte:

>BANHA
1. Manuel Banha n. 1686 ? casado com Maria da Ressurreição n. 1690 ?, pais de >
2. Andre Banha n. 02 Dezembro 1716 natural da Nª Srª Graça do Divor, Padrinho de Baptismo Manuel Vidigal e Brithes Maria - casou com Maria Luiz n. 22 Outubro 1720 natural tb da Graça Divor, Padrinho de Baptismo Joseph Luiz - Maria Luiz é filha de António Luiz e Domingas de S. Joseph;
3. Antonia Maria (filha de Andre) natural de S. Mathias, Evoramonte casou em 1774 com Joaquim Jose

>ROIZ
1. Gregorio Roiz 1680? natural de Represa que casou com Mª Conceição de Evora, tiveram uma filha Josefa que terá nascido em 1810 e faleceu em 1787. Esta foi casado com Manuel Dias de Viseu;
2. Ignacio Roiz n.1735? casou com Manuela Maria de Montemor, tiveram um filho Luis Jose nascido em 10/03/1765, Sé Evora;
3. Jose Roiz n.1690? natural de S. Mig Machede casou com Maria Roiz da mesma localidade, tiveram um filho Gregorio que por sua vez teve um filho Jose nascido em 1752;
4. Antonio Roiz n1690? Freixo, Redondo casou com Maria Mendes de Redondo, estes tiveram uma filha Francisca Ignacia natural de Freixo;
5. Gregorio Roiz e Francisca Ignacia são pais de Jose nascido em 1752;
6. Joao Roiz n1710? que casou com Caterina Maria ambos da Sé, tiveram uma filha Joaquina Thereza que por sua vez, teve uma filha Francisca Ignacia nascida a 20/01/1767, na Sé. A Francisca casou com Luis Jose, filho de Ignacio Roiz/Manuela Maria.

Com os melhores cumprimentos,
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#290076 | luisjrm | 28 out 2011 16:48 | Em resposta a: #290061

Cara Isabela

por engano enviou-me a mensagem que era dirigida ao Confrade Melo Banha.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#290077 | zeev | 28 out 2011 16:54 | Em resposta a: #290076

Peço desculpas caro Luis! A vontade imensa de encontrar um elo faz destas...de qualquer modo, enviei-lhe, de facto, uma mensagem noutro tópico.
Cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#290078 | zeev | 28 out 2011 16:58 | Em resposta a: #285259

Caro Confrade Henrique Banha,
Recebi alguns assentos do ADEvora e agradeço desde já (e peço desculpas pelo trabalho) que confira se os conheçe. Já consultei o seu sitio e não encontrei nomes/datas exactas. De qualquer modo, veja o seguinte:

>BANHA
1. Manuel Banha n. 1686 ? casado com Maria da Ressurreição n. 1690 ?, pais de >
2. Andre Banha n. 02 Dezembro 1716 natural da Nª Srª Graça do Divor, Padrinho de Baptismo Manuel Vidigal e Brithes Maria - casou com Maria Luiz n. 22 Outubro 1720 natural tb da Graça Divor, Padrinho de Baptismo Joseph Luiz - Maria Luiz é filha de António Luiz e Domingas de S. Joseph;
3. Antonia Maria (filha de Andre) natural de S. Mathias, Evoramonte casou em 1774 com Joaquim Jose

>ROIZ
1. Gregorio Roiz 1680? natural de Represa que casou com Mª Conceição de Evora, tiveram uma filha Josefa que terá nascido em 1810 e faleceu em 1787. Esta foi casado com Manuel Dias de Viseu;
2. Ignacio Roiz n.1735? casou com Manuela Maria de Montemor, tiveram um filho Luis Jose nascido em 10/03/1765, Sé Evora;
3. Jose Roiz n.1690? natural de S. Mig Machede casou com Maria Roiz da mesma localidade, tiveram um filho Gregorio que por sua vez teve um filho Jose nascido em 1752;
4. Antonio Roiz n1690? Freixo, Redondo casou com Maria Mendes de Redondo, estes tiveram uma filha Francisca Ignacia natural de Freixo;
5. Gregorio Roiz e Francisca Ignacia são pais de Jose nascido em 1752;
6. Joao Roiz n1710? que casou com Caterina Maria ambos da Sé, tiveram uma filha Joaquina Thereza que por sua vez, teve uma filha Francisca Ignacia nascida a 20/01/1767, na Sé. A Francisca casou com Luis Jose, filho de Ignacio Roiz/Manuela Maria.

Com os melhores cumprimentos,
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#290102 | hbanha | 28 out 2011 22:16 | Em resposta a: #290078

Cara Confreira Isabela,
Muito obrigado pela partilha destes dados. Estarei sempre receptivo ao envio de informações sobre indivíduos com o apelido Banha para aumentar a minha base de dados com esta referência.
Quanto às suas questões, devo acrescentar que só fiz uma pesquisa sistemática à freguesia de São Miguel de Machede, pelo que relativamente aos naturais de outras freguesias só terei informação caso tenham vindo a casar na referida freguesia.
Assim e relativamente a José Roiz mencionado o ponto 3 encontrei um assento de casamento efectuado no dia 20/7/1704 em que Joseph Roiz viúvo de Maria Roiz casou com Joanna Dias, solteira, filha de Manuel Jorge e de Marianna Pinheira, foram testemunhas Joseph Madeira, Leonardo Afonso e António Coelho. Não é mencionada a paternidade do noivo.
Dentro do período previsível não encontrei nenhum assento do casamento de José Roiz com Maria Roiz nem assento de baptismo de Gregório.
Do mesmo modo não encontrei o assento de casamento de Gregório Roiz com Francisca Ignacia e relativamente a José nascido em 1752, refere-se a um período do qual não possuo dados.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#290130 | zeev | 29 out 2011 12:33 | Em resposta a: #290102

Caro Confrade Henrique de Melo Banha,
A informação acerca de Jose Roiz parece-me interessante. A duvida é a data. Tenho nos meus apontamentos um Jose(ph) Madeira, natural de Terena, Alandroal, casado com Dominguas Luiza, Viana Alentejo, que tiveram uma filha Maria de Jesus, natural de S. Miguel Adaval, que casou com Jose, NETO de Jose Roiz ...quando menciona que não encontrou assento de casamento de Jose e Maria Roiz, etc., refere-se no Arquivo?
Cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de São Miguel de Machede - Évora

#290134 | hbanha | 29 out 2011 13:37 | Em resposta a: #290130

Cara Confreira Isabela
Não me refiro ao Arquivo, mas sim às cópias dos assentos que tenho em meu poder e que abragem todo o periodo em causa. Claro que como já referi são apenas da freguesia de São Miguel de Machede. O que poderá ter acontecido é que o casamento de José Roiz com Maria Roiz se tenha realizado noutra freguesia, assim como o nascimento e baptismo do filho Gregório.
Curiosamente por vezes os Curas transcreviam os assentos de casamento dos naturais de São Miguel de Machede que casavam noutras freguesias, especialmente os realizados em Évora. Mas é impossivel saber se era regra geral ou só porque se tratava de pessoas com certo relevo local.
Disponha sempre e aceite os melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 11:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen