Localidades Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Localidades Guimarães

#165757 | Marli Ribeiro 0906 | 25 ago 2007 22:25

Por favor, alguém pode me esclarecer quais são as Freguesias, Concelho ou Distrito que tenham o nome "Guimarães", do norte de Portugal?
Preciso achar alguém que é de Guimarães, no "norte de Portugal", não sabendo eu a que se refere.

Obrigada

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165761 | pachancho | 25 ago 2007 23:50 | Em resposta a: #165757

Marli,

Guimarães é o nome de uma cidade, no Norte de Portugal, pertence ao Concelho de Guimarães, Distrito de Braga. Região do Minho.
Site com distritos, concelhos, cidades, localidades de Portugal:

http://mapadeportugal.net/mapadeportugal.asp


cumprimentos
paula

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165762 | pedro3m | 26 ago 2007 00:11 | Em resposta a: #165761

Cara Marli

a tarefa vai demorar algum tempo!

Guimarães é hoje uma cidade do Norte de Portugal e foi BERÇO da nação portuguesa.

Mas o que eu queria mesmo dizer-lhe é que no google earth muitas vezes aproximando uma zona, por exemplo o Norte de Portugal, pode digitar uma cidade que o google earth encontra.
Outras vezes aproximando até uma cidade em que já estejam as ruas visíveis pode digitar um nome que o google mostra-lhe uma rua com esse nome.

Aproxime e afaste e vá vendo as coisas.

No entanto deixo-lhe este site

http://www.freguesiasdeportugal.com/

em que terá um mapa em que selecionará o distrito, dentro do distrito o concelho (sao as cidades e vilas) e verá listadas as freguesias.

Dará trabalho, mas poupo-lhe algum revelando que dentro do distrito de Braga o concelho de Fafe não tem nenhuma freguesia com o nome Guimarães.

Saudações

PMarinho

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165830 | Carlos Silva | 27 ago 2007 16:29 | Em resposta a: #165757

Cara colega,

No espaço "Mapas" deste site pode pesquisar quais freguesias de Portugal tem nome Guimaraes.
Pode ver que as 3 freguesias que aparecem (Oliveira, S. Sebastiao, e S. Paio) sao apenas as que constituem o nucleo da cidade de Guimaràes. Mais nehuma.

Quanto a nomes parecidos, apenas sei da freguesia de Guimarei (conc. de Santo Tirso, distrito do Porto).

Contudo o concelho de Guimaraes tem umas 68 freguesias (ontem mais algumas que hoje fazem o concelho de Vizela).

Melhores cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165844 | Marli Ribeiro 0906 | 27 ago 2007 19:34 | Em resposta a: #165761

Paula

Já entrei no site.

Muito obrigada

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165845 | Marli Ribeiro 0906 | 27 ago 2007 19:41 | Em resposta a: #165762

Caro Pedro

O envio do site foi muito útil.

É esta cidade sim. O X da questão é agora, como sempre, "adivinhar" qual é a Freguesia.

Obrigada

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165851 | Marli Ribeiro 0906 | 27 ago 2007 20:07 | Em resposta a: #165830

Caro Carlos Silva

Pela Internet acho que já levantei os nomes dos locais aonde deverei procurar: Conservatória do Registro Civil de Guimarães, em Braga; Arquivo Distrital de Braga, Universidade do Minho; Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Casa Navarro de Andrade. Só tenho o nome, José Ferreira de Sá, filho de Joaquim Ferreira Dias e de Joaquina Dias de Souza. Saiu de "Guimarães" aos 19 anos, "no ano da guerra de Angola", século XIX, que vou pesquisar para achar data. Para começar, vou procurar nestas 3 freguesias. Como sou do Brasil, terei que fazer isto via correio.

Muito obrigada.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165857 | Carlos Silva | 27 ago 2007 20:54 | Em resposta a: #165851

Cara Marli,

Em vez de tentar procurar via correio, pode procurar via internet pelo site do Neps - Núcleo de Estudos de População e Sociedade - onde poderà começar com algumas freguesias do concelho de Guimaraes, entre as quais as 3 que referi, online.

Contudo, ao cabo de uma primeira investigaçào nào dou com o nome José Ferreira de Sà nas freguesias da cidade de guimaraes. Veja no entanto se consegue.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#165880 | Marli Ribeiro 0906 | 27 ago 2007 21:34 | Em resposta a: #165857

Caro Carlos Silva

Neste site da Universidade do Minho eu também já havia procurado. Procurei nas 7 freguesias que lá aparecem.
Se a guerra de Angola foi em 1902 e ele veio com 19 anos, teria vindo em 1883/4. Também pesquisei pelo nome de seus pais e nada encontrei.
Se não "aparecer" ninguém de Guimarães ou de Braga aqui no fórum, que queira ver isto para mim, vai ter que ser mesmo via correio. Já levantei os endereços.

Muito obrigada

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#167252 | marciohbc | 12 set 2007 19:46 | Em resposta a: #165757

Olá Marli,

Sou eu. O Marcio Coutinho do outro tópico. Vim retribuir o seu apoio a minha busca com um comentário.

Pesquisar a origem dos nossos antepassados não é tarefa fácil. A genealogia é uma verdadeira ciência e deverás interarsse dos métodos e fontes que são geralmente empregados. Existem poucos recursos de pesquisa disponíveis on-line e geralmente são incompletos.

Guimarães é uma cidade histórica e muito importante em Portugal. É chamada de "cidade berço". No famoso castelo de Guimarães, se algum dia tiveres a oportunidade de visitar, lá está escrito "Aqui nasceu Portugal". É como uma Ouro Preto que existe cá no Brasil. Muitos dos nossos avós imigrantes vieram de lá, trocando a vida simples do campo pelo sonho de reconstruir a vida no Brasil.

Poderia enviar-te uma relação de links para alguns sites interessantes, além dos já citados pelos outros confrades. Mas prefiro, primeiramente, dar-lhe um conselho. Procure efetuar suas pesquisas geração por geração, antepassado por antepassado, documento por documento. Cada dado obtido assim, é apenas uma peça desse imenso quebra-cabeças que é a história de nossas famílias.

Talvez alguem já tenha-lhe dito isto antes. É assim que funciona em genealogia, cada informação obtida é como uma grande vitória. Porém a guerra não estará ganha ainda.

Mas preciso explicar-me melhor... Em termos práticos, pergunte-se o que tem da pessoa que está a procurar. Tem seu óbito, então procure o casamento. Tem também o casamento, procure o nascimento. Tem o nascimento procure o casamento dos pais. E assim evento por evento recue gradualmente. Procure primeiro os órgãos do Registro Civil. Aqui no Brasil, são os Cartórios. Em Portugal, são as Conservatórias.

Existem algumas regras ... Para ter boas possibilidades, precisarás de Nome Completo, Filiação e uma data o mais exacta possível. Em Portugal, precisarás ainda saber o Concelho (Cidade) e a Freguesia (Bairro). Depois de 100 anos os livros são enviados para os arquivos districtais. No Brasil, ficam no Cartório até mofar ou serem incinerados.

Começe nos cartórios do Brasil e peça sempre a certidão em inteiro teor, evento por evento. Nelas constam dados como Freguesia. Se o antepassado casou-se no Brasil e a certidão não disse muita coisa, peça ao cartório uma cópia do processo de habilitação do casamento. No processo constam mais informações e até os endereços dos noivos e pais dos noivos, se estavam vivos ou quando foram falecidos, etc...

Em todo caso seguem estes links:

http://www.minhaterra.com.pt/
Onde encontras os mapas.

http://www.dgrn.mj.pt/db_email/email_rn1.asp
Onde encontras as conservatórias

http://www.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html
Com os cartórios do Brasil.

http://www.iantt.pt/instituto.html?menu=menu_arquivos_distritais&conteudo_nome=Lista de Arquivos&conteudo=lista_arquivos&default=missao_competencias&default_nome=Missão e competências

Neste último encontras a relação dos arquivos distritais.

Abraços.
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#167265 | Marli Ribeiro 0906 | 12 set 2007 23:16 | Em resposta a: #167252

Oi Márcio Coutinho

Já utilizei um dos links que me enviou para mandar os emails por você, que contei na outra mensagem!

Sim, um dos meus avôs veio de Guimarães. Foi ele um dos antecedentes que casou com brasileira. A minha situação é só um pouquinho melhor, porque só me faltava saber a freguesia do batismo.

Tenho o Concelho como Guimarães; tenho o nome José Ferreira de Sá; a filiação - Joaquim Ferreira Dias e Joaquina Dias de Souza; e a data mais provável: 1883/4. Viu, estou sendo esperta. Quem sabe alguém não se comove e acha tudo para mim. Brincadeirinha. São 80 freguesias em Guimarães! Pesquisei pela Internet nas 3 freguesias que têm o mesmo nome do Concelho de Guimarães, esperando dar sorte. Foi em vão.

Gostaria de saber como fazer para começar a pesquisar por passaporte, já que tenho o ano de embarque para o Brasil como 1902.Talvez eu deva começar por aí. Fica então a pergunta para quem mais quiser me responder também...

Estou torcendo para que dê certo para você. Entendo a sua ansiedade quando a finalidade de tudo é, além de querer saber a nossa história, também adquirir a nacionalidade.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#167302 | marciohbc | 13 set 2007 13:23 | Em resposta a: #167265

Olá Marli,

Não existe isso de caso melhor, nem pior. Cada caso é um caso. Pois, quando menos se espera, uma situação pode ficar incrivelmente simples ou, pelo contrario, complicar-se inesperadamente.

Comigo acontece o oposto do que ocorre contigo. Tenho o mais difícil, a freguesia. Falta-me ter certeza do concelho.

Nunca quis ser "esperto". Se estamos em um forum sobre genealogia é para auxiliarmo-nos mutuamente. Apenas apresentei meu caso e pedi ajuda.

Obrigado pela sua presteza. Mas como disse antes, já enviei um email ao ADP, solicitando a busca. E agora preocupo-se se o seu pedido não poderá causar alguma confusão.

Quanto aos passaportes, eles também são arquivados nos arquivos distritais. Basta solicitar a busca. Porém neles só vem a informação do concelho, que você já tem. Geralmente, não é citada a freguesia. Sendo assim, acho que não lhe será de grande utilidade.

Também já pensei em associar-me ao Genea, mas até agora não me foi muito útil. Encontrei mais pessoas divagando a respeito de diversos assuntos, do que realmente dispostas a ajudar. Não fez absolutamente nenhuma diferença, obtive tudo que tenho pelos meios já conhecidos por todos.

Sendo assim, pretendo continuar com os métodos tradicionais.

Mas analisando o seu caso, penso que terás as seguintes opções de descobrir a freguesia:

1) Livros de Sepultados - Se souberes onde foi sepultado e a data aproximada do falecimento, poderás solicitar à administração do cemitério a localização do sepultamento. Assim consiguiras saber o cartório onde foi registrado o óbito.

2) Certidão de Óbito - Com muita sorte, é possível que haja alguma informação na certidão de óbito ou pelo menos a data de casamento e nascimento.

3) Certidão de Casamento - Mesmo que não encontre nada até aqui, poderás deduzir o casamento se souberes o nascimento do primeiro filho. Pois quando chegou ao Brasil, seu avô deveria estar com 18-19 anos. Usando o filho mais velho como limite máximo tens um bom período. Peça a certidão em inteiro teor, pois virão muitos dados.

4) Processo de Habilitação de Casamento
Como deve ter casado no Brasil, falhando a certidão, ainda há a opção da Habilitação de Casamento. No Processo constam os dados de origem dos noivos e dos pais, suas datas de nascimento e/ou falecimento e lugar onde moravam. Talvez ache aí a freguesia.

5) Registro de Estrangeiro
No Brasil, a partir de 1938-39, todos os estrangeiros menores de 60 anos tinham que alistar-se. Neste periodo, seu avô deveria estar com 54-56 anos e pode ter se registrado. Tenho o Registro de Estrangeiro do meu avô, por exemplo. Como o seu veio com 18-19 anos é provável que tivesse informado tudo, concelho e freguesia. O meu veio só com 5 anos e não sabia.

Acho que o melhor caminho para você, considerando o custo, é solicitar a busca do Registro de Estrangeiro, que pode ser feito por email ao Arquivo Nacional no Rio: consultas@arquivonacional.gov.br

Depois solicite junto ao cartorio de casamento a localização do processo de habilitação de casamento. É mais completo e sai mais barato que a certidão de inteiro teor e poderás pedir fotocópias simples como procuras.

Há ainda a Santa Casa de Misericordia, mas como não acrescentou-me nada, não lhe recomendei.

Com a freguesia poderas encontrar o baptismo em Portugal.

Abraços,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#167318 | Marli Ribeiro 0906 | 13 set 2007 17:24 | Em resposta a: #167302

Olá Márcio Coutinho

Apresso-me a responder para deixá-lo tranquïlo quanto aos emails que enviei. No máximo, o que pode ocorrer é que serão duas pessoas procurando por uma outra. Se me responderem, aviso a você o teor da mensagem.Como você ia telefonar, era bom enviar algo por escrito antes, como você mesmo acabou também fazendo. Agora é aguardar. Se telefonar, então ignore a minha iniciativa e diga que você enviou email.

Quanto à "brincadeirinha", o que tenho a dizer é que eu já coloco os dados na esperança que alguém saia à procura do que coloquei, pesquisando pela Internet. Muitos sentem satisfação em fazer isso. Não tenho dúvida que assim como eu, outros tentaram achar o seu avô, mas pela Internet mesmo. Mas de maneira alguma esperava que pesquisassem pessoalmente para mim o ano de 1883 nas 80(!) freguesias que estão no Registro Civil de Guimarães. Mas se algum dia eu encontrar alguma coisa para alguém, não há dúvida de que sentirei uma satisfação muito grande. Vou me sentir gratificada.

Sobre meus avós, precisarei pesquisar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Um outro meu avô, que veio de Campelo, Baião, Porto, desembarcou no Rio de Janeiro mas comprou terras no interior de São Paulo, e, imagine, "ninguém" que ainda esteja neste mundo, sabe dizer aonde foi!
Vou analisar suas sugestões. Muito obrigada.

Um abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#167385 | marciohbc | 14 set 2007 13:17 | Em resposta a: #167318

Cara Marli,

Percebo que continua a não me compreender perfeitamente. E além disso, já estou a entediar-me com este forum. Desculpe se fico meio azedo.

No meu caso, trata-se apenas de UMA freguesia, não de 80! Tenho até os códigos de referencia dos livros onde poderia ser encontrado o registo do meu avô:

PT/ADPRT/PRQ/PMAI09/001/0028
G/20/3/1-2.3

Ou

PT/ADPRT/PRQ/PMAI09/001/0029
G/20/3/1-2.4


Desta forma, achei realmente simples que alguém pudesse realizar esta busca pessoalmente, uma vez que alguns confrades visitam ocasionalmente o ADP. Bastaria solicitar a consulta a estes livros. São apenas 2, lado a lado na prateleira.

No seu caso, embora tenha poucas informações, se seguires as minhas sugestões, sei que conseguirás dados mais "precisos". Melhor do que sair procurando aleatoriamente.

De qualquer forma, desejo-lhe boa sorte em suas pesquisas. E no que precisar de ajuda, aqui no Rio, estou a sua disposição.

Um abraço.
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Localidades Guimarães

#167394 | Marli Ribeiro 0906 | 14 set 2007 14:08 | Em resposta a: #167385

Caro Márcio Coutinho

Para encerrar nossas mensagens, sugiro que coloque estes dados novamente em um novo tópico, pedindo ajuda novamente. Tenho quase certeza que, com os dois livros citados como foram, alguém deste Fórum irá sim fazer-lhe a pesquisa.

(Não precisa responder-me por isto).

Um abraço e boa sorte.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen