Viscondes de Guaratiba-Sta Casa Misericórdia de Valença

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias | Brasil

VISCONDES GUARATIBA - STA CASA MISER. VALENÇA

#165878 | anabcosta | 27 ago 2007 21:32

ESTIVE, RECENTEMENTE, EM VALENÇA E VISITEI A IGREJA DA MISERICÓRDIA, ONDE ENCONTREI NA SACRISTIA, UM QUADRO COM A FOTOGRAFIA DO VISCONDE GUARATIBA.
O "GUIA" INFORMOU-ME QUE OS "GUARATIBA" SÃO MUITO BEM REFERENCIADOS NO BRASIL, PAÍS QUE LHES PRESTA MUITAS HOMENAGENS! MAIS ADIANTOU QUE EM VALENÇA, APESAR DAS BENFEITORIAS (HOSPITAL - ACTUAL STA. CASA) ETC, POUCAS REFERÊNCIAS SÃO FEITAS ...
PELO LADO MATERNO, SOU UMA DAS DESCENDENTES DOS GUARITIBA. ALIÁS, NA CASA "MÃE" - FREGUESIA DE PARANHOS/PORTO (AVELINO FRANCISCO DA SILVA COSTA - LIGADO À FAMÍLIA DE S. MAMEDE DE INFESTA. LOCAL ONDE FOI MANDADA CONSTRUIR UMA IGREJA, VIA DONATIVOS DOS VISCONDE) EXISTEM QUADROS A ÓLEO DOS VISCONDES!...
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE OS DESCENDENTES E SE EM VALENÇA EXISTE MAIS PATRIMÓNIO MANDADO CONSTRUIR POR AQUELES SENHORES.
GRATA.
ANA BELA COSTA

Resposta

Link directo:

RE: VISCONDES GUARATIBA - STA CASA MISER. VALENÇA

#165881 | FraQueiroz | 27 ago 2007 21:42 | Em resposta a: #165878

Quanto aos Guaratiba, tenho muito interesse em saber mais sobre a sua acção no Brasil. Por favor, contacte-me directamente para que eu lhe possa enviar alguns dados e ligações, uma vez que as regras deste fórum não o permitem
Francisco Queiroz
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: VISCONDES GUARATIBA - STA CASA MISER. VALENÇA

#165928 | pachancho | 28 ago 2007 13:01 | Em resposta a: #165878

Ana Bela,


Poderá encontrar alguma informação sobre o Visconde nos seguintes sites:

http://www.museu-emigrantes.webside.pt/BARAO-VISCONDE-DE-%20GUARATIBA.htm

http://sfreinobreza.com/Nobg.htm


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: VISCONDES GUARATIBA - STA CASA MISER. VALENÇA

#166056 | Vasconcelosminas | 29 ago 2007 21:28 | Em resposta a: #165878

Caríssima Ana Bela Costa,

Há alguns anos estive em visita a antiga residência do 1º Visconde de Guaratiba, situada no morro do Outeiro da Glória, em área privilegiada pela vista que se descurtina da Baía da Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Não sei lhe precisar quem sejam os atuais proprietários, mas a dita residência, um pequeno palacete, encontra-se em bom estado de conservação. Lembro-me, infelizmente, não encontrar nenhum retrato do dito titular naquele imóvel que contém muito mobiliário de época.

Creio que o 1º Visconde de Guaratiba não deixou descendência, posto que consta que um seu sobrinho, que foi 2º visconde do mesmo título, ao lado do Conde de São Mamede, títulos brasileiros se não me engana a memória, foram seus herdeiros.

Ainda que não lhe acrescendo nenhum elemento do seu direito interesse, tomo a liberdade de interpelá-la quando a possibilidade de obter cópia dos quadros a óleo dos viscondes de Guaratiba a que se refere?

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
vasconcelosminas@yahoo.com.br
Três Rios - RJ - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: VISCONDES GUARATIBA - STA CASA MISER. VALENÇA

#172965 | maryjane | 15 nov 2007 21:45 | Em resposta a: #165878

Eu Maria Amélia Gaspar Pereira Nunes Teixeira sou a descendente directa e actual Viscondessa de Guaratiba

Resposta

Link directo:

RE: VISCONDES GUARATIBA - STA CASA MISER. VALENÇA

#173097 | anabcosta | 16 nov 2007 21:19 | Em resposta a: #172965

BOA NOITE,

GRATA PELO SEU CONTACTO.
DEPREENDO QUE RESIDA EM PORTUGAL ? ESTARÁ, A SENHORA, PORTANTO, LIGADA FAMILIARMENTE AOS CONDES DE S. MAMEDE ?
CONSEQUENTEMENTE, DEVERÁ CONHECER A FAMÍLIA COSTA, DA FREGUESIA DE PARANHOS - PORTO ? NA CASA MÃE DESSA FAMÍLIA EXISTEM QUADROS A ÓLEO DOS VISCONDES. PROVAVELMENTE, JÁ DEVERÁ TER VISITADO O EDIFÍCIO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VALENÇA E A IGREJA ASSOCIADA, EDIFÍCIOS QUE FORAM EDIFICADOS COM FUNDOS PROVENIENTES DOS VISCONDES.
COMO TENHO CURIOSIDADE PELA HISTÓRIA DA FAMÍLIA, MESMO QUE "AFASTADA", MUITO GRATA FICARIA DE TIVESSE A GENTILEZA DE ME FORNECER MAIS PORMENORES RELACIONADOS COM A DESCENDÊNCIA, INDIRECTA. DOS VISCONDES ...
ANTECIPADAMENTE CONGRATULADA PELO SEU CONTACTO.
CORDIAIS CUMPRIMENTOS,

Resposta

Link directo:

RE: VISCONDES GUARATIBA - STA CASA MISER. VALENÇA

#173099 | jvcbr | 16 nov 2007 21:24 | Em resposta a: #173097

por gentileza sei que estou utilando este espaço, mas como que posso colocar uma duvida de um topico em uma sala especifica, estou com dificuldade, seria em arquivos e referente certdão de nascimento.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 18:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen