Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#165943 | pachancho | 28 ago 2007 19:16

A quem interessar,

o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, de Guimarães, no seu site http://www.csarmento.uminho.pt/amap_51.asp?filtro_ano=1987 dispõe de informações muito interessantes sobre pessoas da cidade e arredores, nomeadamente na sala "Boletim de Trabalhos Históricos ", que podem ser pesquisados on-line, tais como:

-Titulo: Entrada dos engeytados da villa de guimarães e seu termo desde 1745 a 1830.- listagem de nomes

-Titulo: Catálogo dos cargos, ofícios, e títulos honoríficos e nobiliárquicos; listagem de nomes

-Titulo: Inquirições sobre a pureza do sangue.

-Titulo: Relação dos religiosos e religiosas dos conventos de Guimarãis que, nos "Livros de Notas" existentes no Arquivo Municipal, assinaram os seus nomes durante o século XVII.

-Titulo: Instituicam da Mizericordia desta muy nobre e antigua Villa de Guimarães e cathalogo dos provedores e escriuães que até o prezente tem seruido nella.

-Titulo: Livro das sepulturas que tem esta Igreja do Convento das Religiozas da Madre de Deos desta Villa de Guimaraens feito aos 20 de Nobr.º de 1793.

-Titulo: Catálogo dos cargos, alcunhas, ofícios títulos honoríficos e nobiliários.

-
Titulo: Índice toponímico.

-Titulo: Velhas Casas V: freguesia de Azurém, Casa de Pousada.(entre outras)

-Titulo: SÁS: Subsídios para uma Geneologia.

-..........



cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#165973 | SaMenezes | 28 ago 2007 23:39 | Em resposta a: #165943

Cara Paula

Já consultei o título: Catálogo dos cargos, ofícios, e títulos honoríficos e nobiliárquicos.
Para além de poder ser útil, acho que não me ri sozinho durante tanto temo.
O que é um SURRADOR?
Para além dos Imperadores e chefes de estado (Marechal Carmona), vem também criadas, escravo (no singular). ESPETACULAR!

Vou ver o resto

J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#165977 | JAVSO | 28 ago 2007 23:59 | Em resposta a: #165973

Caro J. Sá Menezes

SURRADOR é o operário que curte peles - veja Nova Enciclopédia Larousse, Círculo de Leitores, 21, ano de 2002, p. 6556.

Pedindo desculpa pela "intromissão".

Com os melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#165982 | SaMenezes | 29 ago 2007 00:58 | Em resposta a: #165977

Caro JAVSO

Não sabia, obrigado.

Acontece que a lista que a cofrade "pachancho" indicou é estonteantemente naif. Gabo a pachorra de quem se deu ao trabalho de escrever aquilo tudo. Imperadores, tinha conhecimento de dois: Guilherme I da Alemanha e Napoleão I da França. Os Reis de Portugal são curiosos, criadas são 4 e surrador apenas consta 1.
Cónegos da Colegiada de Guimarães são pelo menos 300.

Agradeço assim a "intromissão", pelo menos poupou-me o trabalho de consultar o dicionário.

cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#165987 | pachancho | 29 ago 2007 03:44 | Em resposta a: #165982

aqui vai mais:

Biblioteca
Fundo Local
Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães :

http://www.csarmento.uminho.pt/ndat_227.asp

-.....
-Título: Dos morgadas e vinculos dos moradores de Guimarães
Capítulo: 93.º Página: 357
-Título: Dos letrados illustres
Capítulo: 95.º Página: 384
-Título: Dos que tem florecido em armas
Capítulo: 96.º Página: 389
-Título: Das freguesias que Guimarães tem no seu districto
Capítulo: 98.º Página: 414
-Título: Dos concelhos coutos, e honras da comarca de Guimarães
Capítulo: 101.º Página: 424
-Título: Do concelho de Celorico de Basto
Capítulo: 113.º Página: 436
-Título: Do concelho de Cabeceiras de Basto
Capítulo: 114.º Página: 440
-Título: Do concelho de Mondim
Capítulo: 115.º Página: 479
-Título: Da Honra de Roças
Capítulo: 126.º Página: 486
-......





cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#165988 | pachancho | 29 ago 2007 03:56 | Em resposta a: #165977

Caro José Alfredo,

no site que indico na menssagem anterior http://www.csarmento.uminho.pt/ndat_227.asp

intitulado:

Biblioteca
Fundo Local
Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães:

encontra 1 capitulo dedicado a:

-Título: Do concelho de Cabeceiras de Basto
Capítulo: 114.º Página: 440

neste capitulo pode lêr-se:
..."Na freguesia do couto de S.Miguel de Refoios.........
.Neste mesmo sitio para sul está no lugar de Pereirinhas a capela de S.Antoninho... . Junto está a grande Quinta de Santo antoninho, que foi de João Pereira Leite, senhor da terra de Calvos, couto de Abadim, e direitos reais do Arco de Baulhe, em que tem casas Manuel Pereira Meireles.
Junto à dita quinta de Santo Antoninho está a quinta do Barracão com nobres casas, e capela de Nossa Senhora da Conceição, que possue Antonio Leite Pereira, fidalgo da casa, e cavaleiro...."


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#165992 | JAVSO | 29 ago 2007 07:54 | Em resposta a: #165988

Cara Paula

Ainda não o vira, pois que não tivera tempo para tal.
Pode ser mais uma ajuda para outra das buscas que ando a fazer.
Há dias abrira um tópico respeitante a João Leite Pereira, de Refojos de Basto (casa da Devesa),pai de outro João Leite Pereira, da mesma casa.
Ambos constam da BD do Genea, pois que os acrescentei com base em Canaes de Figueiredo.
São os mais antigos antepassados que conheço da linha varonil de minha mãe.
No ADB, um dos funcionários, detectou que o último João seria filho de um António Leite Pereira. Procurado o respectivo assento de casamento, apurou-se que o "distinto" pároco de Refojos de Basto não lavrou qualquer assento de casamento durante o período de sete anos. Ou foram todos casar fora, ou o pároco achou tedioso o cumprir o dever de documentar esse sacramento, como lhe era imposto. De tal forma que no livro está um "termo" referindo a ida de "visitação" à paróquia.
Estes novos elementos são achega para continuar.
Sei que a casa da Devesa era de meu avô António, pai de minha mãe, terá sido herdada por minha tia Maria Emília, mas desconheço a sua localização dentro da freguesia de Refojos ou Refóios.
A família de meu pai é de Soalhães, onde meu avô paterno tinha casa, no lugar do Vale, aí passando eu a maior parte das minhas férias.
Raramente nos deslocávamos a Celorico de Basto, à casa da Aveleira (de minha mãe), situada junto da da Torre, que perteceu aos Portilhos de Magalhães e, na altura, à tia Maria Emília (uma dos nove que faltam ser acrescentados aos filhos de meus avós).
Meus avós maternos viviam em Felgueiras, não tendo eu chegado a conhecer o meu avô (morreu quando minha mãe tinha um ano) e a minha avó Maria das Dores morreu pouco depois de eu ter nascido. Assim, foi mais fácil a perda de contacto com a região de Basto, sendo certo que meu tio Manuel Baltasar vivia em Alvite, na casa do Adro, que fora de minha avó, mas na qual nunca entrei.
as
Mais uma vez lhe agradeço toda a sua atenção.

Com os meus melhores e mais cordiais cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#217489 | coimbra | 05 jan 2009 19:32 | Em resposta a: #165992

Caro confrade José Alfredo
Descobri hoje que tem uma antepassada de Vale de Bouro,chamada Luisa Rebelo,casada com o da Casa do Adro em Alvite. Filha de Antonio Macedo e Catarina Rebelo.
Se ele for Vieira e ela Leite, primos seremos pela Casa do Reguengo( Rebelo da Gama Santiago Sottomayor).
Mas ,quem são os antepassados desse casal?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#217506 | JAVSO | 05 jan 2009 21:38 | Em resposta a: #217489

Caro Confrade Coimbra

a Luísa Rebelo, que refere e é minha antepassada, também usava Luísa Rebelo Leite e Luísa Rebelo de Andrade, e era da Casa do Reguengo, em Vale do Bouro. Pela data do seu casamento e atendendo ao nome dos seus pais - António Macedo e Catarina Rebelo, concluo que aquele será o referido António Macedo Vieira e esta Catarina Rebelo Leite (seria muita coincidência, na mesma época e na mesma casa haver não um, mas dois casais com nomes tão iguais. Repare que, na casa do Adro, durante várias gerações, os apelidos usados foram "Rebelo Leite".
O meu bisavô Bernardo José, que herdou a casa do Adro, quando se matriculou em Coimbra, no 1º ano de Direito, usava o nome "Bernardo José Leite Rebelo de Magalhães", que depois, por razões que desconheço, passou para "Bernardo José Pacheco Pereira Leite". Minha trisavó, mãe do bisavô Bernardo, era"Pacheco Pereira Leite", sendo os outros apelidos oriundos de seu pai.
Para já, não procurei saber quem são os pais desse casal, pois que descobri a paternidade de Luísa Rebelo quando estive pela última vez no ADB e já desesperava de saber quem era a 1ª mulher de Gregório de Freitas, da casa do Adro, pois que pouco tempo me sobrava.
Não afasto a hipótese de António Macedo estar ligado à casa da Aveleira, em S. Clemente de Basto, ou à família dos Osórios, de Juste, cuja varonia é Macedo e estão ligados a Vieiras.
Tenho pendente essa averiguação para, quando tiver um dia livre, ir a Braga.
Por outro lado, há um ramo Leite da Gama, oriundo da Casa do Reguengo, em Vale do Bouro, que foi para a Ilha de S. Miguel, nos Açores, onde se radicou e tem descendência, que está ligado a minha Mulher.

Tive muito gosto no seu contacto. Penso que tudo indicia que sejamos primos.
Se pretender contactar-me directamente, eis o meu e-mail - javsoquarentaeseis (em algarismos)arrobagmailpontocom

Com os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#217560 | coimbra | 06 jan 2009 14:08 | Em resposta a: #217506

Caro,agora sim,Primo
Pelo que me diz acho não precisamos de mais «provanças» sobre Luisa Rebelo.
Vou juntá-la a seu irmão. Fico a aguardar que consiga saber mais,
A hipotese de Antonio de Macedo ,pai de Antonio de Macedo Viera ser da Aveleira parece-me mais provável do que Juste.Talvez mais um dos inumeros descendentes de João de Macedo,Abade de S,Clemente.
A ligação do Reguengo aos Açores e a Sua Mulher fui eu quem a fez aqui apoiado por « Ultimas Gerações de entre Douro e Minho»
Tenho tentado esclarecer as repetições de antepassados das Casas das regiões de Basto, Amarante e Baião. Normalmente, os casais eram sempre mais ou menos parentes e não de muito longe. Assim, entre as Casas tradiconais ainda agora nos tratamos de Primos.
Como o tenho visto por aqui e ainda a propósito de S.Clemente de Basto, como poderei saber se em 1736 o Abade Antonio Teixeira era do Arco de Baúlhe e filho de Pedro Meireles e Margarida Teixeira?
Tive muito prazer em saber de um primo «aficinoado» a genealogia.
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#217705 | valboa | 07 jan 2009 19:13 | Em resposta a: #217560

Meu caro Carlos

Isto, conforme diz o nosso amigo João Alarcão, parece um jardim de Basto.

Eu acho que parece mais um dos nossos piqueniques.

O José Alfredo que descobriste agora como Primo, é meu amigo de há muitos anos.

De qualquer modo bem vindo ao Fórum, onde só te vejo esporádicamente.

Um abraço

Jorge Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#217730 | coimbra | 07 jan 2009 22:36 | Em resposta a: #217705

Caro Jorge
Jardim e de japoneiras, á moda de Basto!
Já tinha reparado em ti a mandar o Alarcão ligar o telemóvel e uma arvore de 1.20x90. Confesso,me diverti.
Já agora falei na Feitoria (Vasco Taveira) ao Pedro irmão do teu cunhado Álvaro como é que a Avó deles era a Prima Maria. O que vem aqui não explica como ligam Teixeira Bastos e Bessa Coimbra. Claro que pode ser primos com o José Alfredo, isto é primos á moda de Basto.
Gostei de te ver aqui e não geles em Átei!
Um grande abraço do
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#217908 | valboa | 09 jan 2009 17:24 | Em resposta a: #217730

Carlos

Se te queres rir um bocado, vai ao site da forografia Beleza que vem algures aqui no fórum e carrega e introduz '' Sottomayor ''.

As fotografias que lá estão, tuas e das tuas irmãs, são fantásticas ( tipo passe ).

O terreiro aqui de casa tem hoje 20 cm de neve. Nunca na minha vida vi tal quantidade de neve em Basto.

um abraço

jorge

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães

#217921 | coimbra | 09 jan 2009 19:34 | Em resposta a: #217908

Caro Jorge
Obrigado, mas já me vi no Espólio. Até parece que me caíram os antepassadas todos em cima!
Abafa-te,avinha-te e abifa-te.
Para Vila Garcia é que eu não vou.
Abraço para ti e dá outro ao João da minha parte.
Carlos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen