Santo André de Marecos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil

Santo André de Marecos

#166176 | nevesa | 30 ago 2007 19:50

Exmºs Senhores:

Coloco a questão neste forum, se algum dos confrades já tropeçou em alguns destes nomes, da freguesia de Santo André de Marecos - Penafiel:
José Ferreira - Emigrou para o Brasil, possivelmente em 1914
Ludovina Gomes
Joaquim Ferreira
Joaquina de Sousa
Jõao da Rocha
Carolina Gomes.

Cordiais cumprimentos
Neves

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#166643 | isiscastro01 | 06 set 2007 01:50 | Em resposta a: #166176

Nevesa:procuro Joaquim da Rocha falecido há muitos anos morador em Marrecos próximo a uma "Quinta de Naia"em Penafiel.Seria parente de João da Rocha ?Agradeço informação.Abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#166721 | nevesa | 07 set 2007 08:39 | Em resposta a: #166643

Caro Castro

Possivelmente! João da Rocha é meu trisavô, mas tenho muito pouca informação sobre este meu avoengo. Será possivel, indicar datas ou outros elementos para poder comparar com o meu?.
Cordiais cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#248324 | proençapir | 23 jan 2010 13:33 | Em resposta a: #166176

Tenho um vasto levantamento sobre o apelido Ferreira de Stº André de Marecos algúem está interessado?
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#248443 | nevesa | 25 jan 2010 13:55 | Em resposta a: #248324

Agradecia essa informação
Cumptimentos

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#248816 | proençapir | 30 jan 2010 08:19 | Em resposta a: #248443

Olá
Nesta família há nomes que se repetem ao longo das gerações tal como Joaquim , José , Custódia ,Teresa, Ana e António.
Eu fiz uma pesquisa de 6 gerações, muitas vezes o que os distingue é o lugar de nascimento dentro da mesma freguesia. Aminha pesquisa terá mais de uma centena de pessoas.
Será possível dizer-me pelo menos com quem casaram estes seus Ferreiras ou quem são os pais?
Qualquer informação será preciosa, tendo em atenção que só tenho registos de baptizado e casamento e não sei nada da história desta família tão grande, a não ser que alguns (poucos) foram morar para Penafiel, e que a data extrema das minhas pesquisas será mais ou menos 1700 /1895.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#275227 | vmartins_m | 26 abr 2011 23:58 | Em resposta a: #248816

Boa noite,

Há poucos meses decidi investigar a história da minha bisavó Maria Ferreira que foi exposta da roda de Penafiel. Encontrei o registo do acontecimento cuja informação data de 1874. O registo nº330 diz assim: "Maria Ferreira, viúva, fiadeira de 60 annos de idade do lugar do Ermo Frega de Marecos, deste Con.co foi apresentar no hospício dos expostos uma criança de sexo femenino que foi exposta a sua porta pelas nova horas da noute do dia 12 do corrente com os signaes seguintes- dous lenços brancos atados na cabeça com uma touca vermelha- camisa de morim usada vestida e outra nova com um papel dobrado e com lãe vermelha que diz-o seguinte- Esta menina vai baptizada chama-se Maria. Na mesma camisa uma cruz feita com sutage vermelho vestido de chita branqueada com flores amarellas em volta em dous panos de baeta seda branca uma sai branca debrum de sutage branca-uma saia velha de lãe preta. com panos um lenço vermelho usado. duas meias conta de ouro e meia de vidro branca enfiadas em um cordão vermelho atado ao pescoço. Pefl 13 de abril de 1874."

Curiosamente, esta minha bisavó ficou com o nome de Maria Ferreira Exposta...será que a senhora que tem o mesmo nome está relacionada?

A freguesia de Marecos (referida no registo) tem o orago Santo André cujo símbolo é precisamente uma cruz (em forma de X). Será esse o significado?
 
E se a família que a deixou era pobre, então porquê tanta roupa e ouro?

O Brasão da família dos Soares Barbosa tem uma cruz. Terá alguma relação? Digo isto porque descobri um registo de Baptismo da igreja de São Martinho de uma menina Maria de Março de 1874, onde há referência ao apelido Ferreira e à freguesia de Marecos. A ser esta a menina, a mãe dela chamar-se-ia Anna Roza e seriam, aparentemente, pobres. Os padrinhos era a própria avó e um irmão da anna roza (chamado António Ferreira que era criado de servir). Esta Anna Roza morava em pleno centro de Penafiel, na rua do Carmo (há 136 anos, Penafiel chamava-se Arrifana de Sousa e era uma vila pequena mas com muitos nobres e aristocratas). Seria ela criada de alguma família importante que lá morava? Mesmo em frente a essa igreja há um palacete supostamente da família dos Soares Barbosa...

Como pode imaginar, estou muito interessado nos registos e informações sobre estes Ferreiras de Marecos.

Será que me pode ajudar por favor?$

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#275283 | vmartins_m | 27 abr 2011 20:07 | Em resposta a: #248324

Boa tarde,

sim, estou muito interessado, conforme referi na minha resposta ontem.

Seria possível partilhar alguma informação sobre o apelido Ferreira de Sto André de Marecos, sobretudo no período entre 1800 e 1900?

Muito obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#278637 | vmartins_m | 15 jun 2011 11:47 | Em resposta a: #248324

Cara Maria (proençapir)

estou muito interessado nesse levantamento.

Seria possível disponibilizar-me essa informação por favor?

Muito Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#279521 | M22F04M72 | 26 jun 2011 03:20 | Em resposta a: #166176

Olá António Neves
Envio-lhe alguma informação sobre JOAQUIM FERREIRA e JOAQUINA DE SOUSA esta tb com o nome de JOAQUINA DOS SANTOS MOTA
JOAQUIM FERREIRA ∞ JOAQUINA DOS SANTOS MOTA
Casaram a 18/08/1878 em Marecos
ELE – de 23 anos, solteiro, lavrador caseiro, residente no Lugar do Ermo. Filho de António Ferreira Borralho, natural de Marecos e Clara Maria, natural de Penafiel.
ELA – de 18 anos (consentimento dado pelo pai), solteira, residente no Lugar do Casal. Filha de Francisco de Sousa e Metildes dos Santos Mota, naturais de Marecos
Filhos
FRANCISCO FERREIRA
Nasceu a 23/07/1879; baptizado a 23/07/1879; natural de Marecos; padrinhos Francisco de Sousa, avô materno e Clara Maria, avó paterna; Filho de JOAQUIM FERREIRA e JOAQUINA DE SOUSA, naturais de Marecos, e nela recebidos, residentes no Lugar de Quintães. NP – ANTÓNIO FERREIRA e CLARA MARIA. NM – FRANCISCO DE SOUSA e MATILDES MOTA.
Fonte:
N.º 11 – Fl 118V – Ano 1879 – ADP – Marecos/Penafiel – 00121.tif
JOSÉ FERREIRA
Nasceu a 4/09/1881; baptizado a 5/09/1881; natural de Marecos; padrinhos José de Sousa, solteiro, tio materno e Maria Ferreira, filha de Francisco Ferreira; Filho de JOAQUIM FERREIRA e JOAQUINA DE SOUSA, naturais de Marecos, e nela recebidos, residentes no Lugar de Quintães. NP – ANTÓNIO FERREIRA e CLARA MARIA. NM – FRANCISCO DE SOUSA e MATILDES MOTA.
Fonte:
N.º 19 – Fl 141 - Ano 1881 – ADP – Marecos/Penafiel – 00143.tif
ANTÓNIO FERREIRA
Nasceu a 8/04/1885; baptizado a 9/04/1885; natural de Marecos; padrinhos António de Sousa Barbosa, casado e Rosa de Sousa, tia do baptizado. Filho de JOAQUIM FERREIRA e JOAQUINA DE SOUSA, naturais de Marecos, e nela recebidos, residentes no Lugar do Ermo. NP – ANTÓNIO FERREIRA e CLARA MARIA. NM – FRANCISCO DE SOUSA e MATILDES MOTA.
AVERBAMENTOS:
N.º 1 – Casou com JOAQUINA DA SILVA, de 25 anos, natural de Várzea do Douro/Marco de Canaveses, filha de Inácio de Sousa e Doroteia da Silva, na igreja de Marecos, Penafiel, no dia 15/05/1910. {Assento N.º 4 – 14/05/1962}
N.º 2 – O casamento referido no averbamento n.º 1, foi dissolvido por óbito de Joaquina da Silva, falecida em Marecos, Penafiel, no dia 14. Averbamento n.º 1 ao casamento n.º 4 de 1910. Em 14/05/1962
N.º 3 – Faleceu em Duas Igrejas, Penafiel, às 19.00H do dia 7/01/1965. {Assento N.º 18 – 8/01/1965}
Fonte:
N.º 10 – Fl 5V – Ano 1885 – ADP – Marecos/Penafiel – 00008.tif
METILDE FERREIRA
Nasceu a 29/09/1890; baptizada a 5/10/1890; natural de Marecos; padrinhos Francisco de Sousa e Metildes Mota, avós maternos; filha de JOAQUIM FERREIRA e JOAQUINA DE SOUSA, naturais de Marecos; NP – ANTÓNIO FERREIRA e CLARA MARIA; NM – FRANCISCO DE SOUSA e METILDES MOTA.
Casou a 6/11/1910 em São Martinho de Penafiel, com 20 anos de idade, criada de servir, solteira. Com JOSÉ DE BARROS, (*18/10/1885 †29/12/1948) com 25 anos de idade, agricultor, solteiro; filho de ANTÓNIO DE BARROS e MARIA ROSA DA ROCHA, (minha tia-avó)
Faleceu a 18/11/1980 em Alfena/Valongo, com 90 anos de idade
Fontes:
N – N.º 21 – Fl 11 – Ano 1890 – ADP – Marecos/Penafiel – 00013.tif
CC – N.º 34 – Ano 1910 – CRC de Penafiel
F – N.º 125 – Fl 63 – Ano 1980 – CRC de Valongo
MARIA FERREIRA
Nasceu a 23/08/1893; baptizada a 27/08/1893; natural de Marecos; padrinhos Luís dos Santos Mota e M.ª dos Santos Mota; filha de JOAQUIM FERREIRA e JOAQUINA DOS SANTOS MOTA, naturais de Marecos; NP – ANTÓNIO FERREIRA e CLARA MARIA; NM – FRANCISCO DE SOUSA e METILDES MOTA.
Fontes:
N – N.º 17 – Fl 9 – Ano 1893 – ADP – Marecos/Penafiel – 00012.tif
IRMÃOS DE JOAQUINA DE SOUSA
GERTRUDES
Nasceu a 15/12/1875; baptizada a 19/12/1875; padrinhos José Ferreira, solteiro, filho de Francisco de Ferreira e Maria de Sousa, solteira, tia paterna da baptizada; Filha de FRANCISCO DE SOUSA, lavrador e MATILDES DOS SANTOS MOTA, naturais de Marecos, e nela recebidos, residentes no Lugar do Casal. NP – JOAQUIM DE SOUSA e QUITÉRIA MARIA. NM – JOSÉ DOS SANTOS e MARGARIDA MOTA
Fonte:
N.º 24 – Fl 81V/82 – Ano 1875 – ADP – Marecos/Penafiel – 00084.tif
MARIA
Nasceu a 6/03/1879; baptizada a 11/03/1879; padrinhos António de Sousa e sua mulher Maria Joaquina, tios da baptizada. Filha de FRANCISCO DE SOUSA, lavrador e MATILDES DOS SANTOS MOTA, naturais de Marecos, e nela recebidos, residentes no Lugar do Casal. NP – JOAQUIM DE SOUSA e QUITÉRIA MARIA. NM – JOSÉ DOS SANTOS e MARGARIDA MOTA
Fonte:
N.º 5 – Fl 116V – Ano 1879 – ADP – Marecos/Penafiel – 00119.tif
ANA (2.ª de nome)
Nasceu a 23/07/1884; baptizada a 25/07/1884; natural de Marecos; padrinhos José de Sousa e Joaquina de Sousa, solteiros, irmãos da baptizada. Filha de FRANCISCO DE SOUSA, lavrador e MATILDES DOS SANTOS MOTA, naturais de Marecos, e nela recebidos, residentes no Lugar do Casal. NP – JOAQUIM DE SOUSA e QUITÉRIA MARIA. NM – JOSÉ DOS SANTOS e MARGARIDA MOTA
Fonte:
N.º 16 – Fl 7V – Ano 1884 – ADP – Marecos/Penafiel – 00010.tif

Ainda estou a fazer pesquisa, não sei se já encontrou estes parentes mas mesmo assim aqui vão. Também tenho um tio-bisavô- FRANCISCO DA ROCHA que casou com uma GERTRUDES FERREIRA natural de Marecos, mas ainda não sei se há parentesco com o Joaquim Ferreira.

Se precisar de alguma coisa mande-me um e-mail

Cordiais cumprimentos
Maria Matos (essa mesmo)

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280599 | vmartins_m | 04 jul 2011 17:31 | Em resposta a: #279521

Boa tarde cara Confrade Maria,

muito obrigado pela informação.

Por acaso não tem mais dados sobre alguns Ferreiras antes de 1874, nomeadamente a referida senhora Maria Ferreira com cerca de 60 anos em 1874...terá portanto nascido algures em 1814 (mais ou menos)?

Obrigado mais uma vez,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280602 | vmartins_m | 04 jul 2011 17:57 | Em resposta a: #280599

Cara Confrade,

deixe-me dar-lhe mais pormenores, embora telegraficamente, sobre a informação que tenho:

1- Há uma Maria Ferreira com cerca de 60 anos em 1874 e que residia no lugar do Ermo na freguesia de Marecos (foi esta a senhora que deixou a bébé no hospício)

2- A mãe da bébé seria uma Anna Roza natural de Marecos e filha de Joaquim Ferreira e Antónia Roza da Conceição

3- Esta Anna Roza tinha um irmão de nome António Ferreira

Uma das dúvidas é saber se a Sra Maria Ferreira (de 60 anos em 1874) era irmã (ou familiar) do Sr Joaquim Ferreira (pai da Anna Roza e do António Ferreira)

Aquela bébé ficou curiosamente com o nome de Maria Ferreira...


Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280607 | vmartins_m | 04 jul 2011 19:07 | Em resposta a: #280602

Boa tarde novamente,

descobri um registo de baptismo de Marecos datado de Março de 1820 de uma menina Maria.

Os pais eram: José Ferreira e Ana Ferreira (do lugar do Ermo)

Os avós paternos: António Ferreira e Ana Maria de Souza

Os avós maternos: José Ferreira e Custódia Maria da Mota

Seria esta a "Maria Ferreira viuva de cerca 60 anos do lugar do Ermo freguesia de Marecos" em 1874? Na realidade com 54 anos...

( http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=261731#lista )

VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280608 | M22F04M72 | 04 jul 2011 19:32 | Em resposta a: #280599

Boa tarde
Encontrei o assento de nascimento de MARIA filha de Anna Roza, que reza assim: "Aos vinte e dois dias do mês de Março do ano de 1874, nesta paroquial Igreja de São Martinho da cidade de Penafiel, capital de concelho da mesma cidade, Diocese do Porto, baptizei solenemente um individuo de sexo feminino, a quem dei o nome de MARIA, e que nasceu nesta freguesia pelas 8.00H da noite do dia vinte um do dito mês e ano, filha natural (1) de Ana Rosa, solteira, moradora na rua do Carmo desta freguesia e natural da de Marecos, e pai incógnito; neta materna de Joaquim Ferreira e Antónia Rosa da Conceição. Foram padrinhos que sei serem os próprios António Ferreira, solteiro, criado de servir, tio materno da baptizada, da freguesia de Rande anexa á de Milhundos, e Antónia Rosa da Conceição, avó materna da baptizada, da rua do Carmo desta freguesia. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de lido e conferido perante os padrinhos, assinei, não assinando os padrinhos por não saberem escrever. Era ut supra. O Coadjutor José Coelho de Oliveira" - Fonte: N.º 36, Fl 12V/13, Ano 1874 - ADP - Penafiel - m00865.tif
(1) filha natural porque a mãe seria de menor idade; nada indica que se trata de uma "exposta"; não consta a "Maria Ferreira"; o pai e o irmão de Ana é que têm o apelido Ferreira. Assim sendo tente relacionar o assento com a sua informação p.f. Se depois foi entregue na Roda de Penafiel por "Maria Ferreira" é provável que se trate de uma tia p.ex. Em Marecos nos anos de 1813/1814/1815 há assentos de nascimento de "Maria" mas nenhuma se relaciona com o apelido "Ferreira". Aguardo informação para tentarmos encontrar a sua bisavó
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280645 | M22F04M72 | 04 jul 2011 23:30 | Em resposta a: #280608

Boa noite
Quando respondi ao seu tópico não me apareceu os seus 2 últimos esclarecimentos. Por tal não podia fazer a ligação ao endereço que menciona e que nos leva para o mesmo assunto e onde existe mais informações suas. Não peço desculpa pois não houve culpa minha. Li com atenção todas as suas informações e é possível concluir que a "Maria" foi levada ao Hospício, depois de ter sido baptizada; pela frase "Esta menina vai baptizada chama-se Maria" se se colocar pontuação a frase fica "Esta menina vai baptizada, chama-se Maria". Nesta circunstância o assento de baptismo que encontramos é da sua "Maria". A informação do registo no Hospício é no mínimo invulgar. A instituição "Roda" foi criada para acolher crianças recém-nascidas. As razões que levavam as mães a deixá-las lá são muitas, mas a utilidade maior era a de não se ficar a conhecer a identidade dos pais (da mãe e do pai). Acontece que no seu registo diz "foi apresentada no hospício dos expostos". Mais, quem a apresentou foi uma pessoa comum que se identifica, pelo que houve contacto com a pessoa responsável do Hospício e não uma entidade policial (regedor) a quem eram entregues as crianças que apareciam à porta de alguém. Pode-se intuir que a criança não foi exposta à porta de Maria Ferreira, esta possivelmente rebuscou essa estória. No que diz respeito aos sinais estes têm a finalidade única de posterior reconhecimento. A cruz pode ser um sinal a reforçar o que é dito no bilhete ou seja que a criança estava baptizada. O rol da roupa é bastante normal. O mesmo já não o é as contas e presumo que é este o sinal para reconhecimento. Entretanto, diz que foram buscar a Maria. Julgo que não para adopção mas para ser criada por alguém ou da família, pouco provável, ou pela própria mãe que podia estar a trabalhar para a família que a foi buscar, e estaria em condições de a alimentar logo a tornar-se ama e por tal receber o subsídio que a Câmara pagava às amas. (este é o nome correcto e não mães de amamentação). Se tiver sido assim estamos perante um procedimento normal e bastante usado à época. Estranho é a tentativa das 2 senhoras em procurar a Maria, porque se fez contas, em 1920 ela estaria com 46 anos de idade, e porquê procura-la na dita Instituição. De concreto e verdadeiro tem o que consta no assento de baptismo. Daí deve incidir as buscas e não da informação do Hospício. Onde procurar? Primeiro em Marecos donde a mãe é natural, depois em Penafiel (se era onde vivia é possível que tenha casado aí p.ex.), procurar na freguesia onde o irmão estava empregado. Outra coisa que reparei no assento de baptismo da Maria é a residência da avó materna ser a mesma da Ana. E o pai, onde residia? No mesmo local, já teria falecido? Dá trabalho mas não é impossível, com os dados que tem de achar o fio à meada. Tenho o caso de um bisavô parecido e foi graças a ter encontrado um assento em que é dito ter sido baptizado em determinada freguesia e concelho para ter conseguido localizar o fio da meada.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280672 | vmartins_m | 05 jul 2011 11:34 | Em resposta a: #280645

Bom dia,

muito obrigado pela informação e pelas dicas.

De facto acredito, e estou mesmo convicto, que com estes dados e algum esforço (e tempo, que é pouco) consguirei esclarecer quem afinal era esta minha bisavó.

As ditas 2 senhoras foram procurá-la em Felgueiras, e terão ficado alojadas em Sta Quitéria.

A minha bisavó casou e viveu em Felgueiras (Sendim). Ela teve 8 filhas e 1 rapaz (meu avô José Martins). Os nomes das raparigas eram: Glória, Delphina (nasceu em 1902), Emília, Belmira, Joaquina, Rosa, Arminda (nasceu em 1913 e faleceu em 1974 - Pombeiro-Felgueiras) e falta o nome de uma delas.

De facto é estranho, e pelo que pude ouvir das minhas tias, essas 2 senhoras (com fortes indícios de bem estar social) andaram à procura dela. Mas sinceramente, não percebi bem o porquê do desencontro. Mas que alguém a procurou, é um facto. Talvez haja registos lá em Sta Quiitéria (no actual Externato de S. Vicente de Paulo).

Algumas delas foram viver para o Porto, e por ali ficaram e constituiram família. Portanto haverá também por ali muita família por descobrir.

Num registo de nsacimento (Sendim - Felgueiras), creio que da Delphina, consta que a minha bisavó Maria Ferreira era natural de Jazente- Amarante. Ora posso concluir que a bébé teria sido acolhida por uma família dali após a exposição na roda em 1874. Ainda me falta investigar esta parte.

Acredito que as contas de ouro seria uma forma de comprovar a maternidade num eventual reencontro, mas dos registos dos expostos que vi, este não é assim tão comum. Até pela diversidade e qualidade dos tecidos, e mesmo até pelo ouro.

Pelo que se pode também concluir, a mãe (e vós maternos) viviam em pleno centro de Penafiel na rua do Carmo. Naquela altura, viviam por ali várias famílias nobres e classe alta. A mãe aparentemente era pobre (o irmão era criado de servir), portanto uma hipótese seria ela própria uma criada de servir (mas onde?) e poderia ter engravidado após uma relação com alguém da familia para quem ela trabalhava. Dados os sinais religiosos, não descarto a hipótese dela ter sido criada de servir de um padre, tiando a memsa conclusão sobre a possível paternidade.

Pelos indícios, o lugar do Ermo em Marecos será o lugar provável de origem. Já por lá andei a ver, mas tenho de voltar e falar com as pessoas.

Esta minha bisavó terá morrido muito velhinha com um idade na casa dos 90 anos, terá morrido no final dos anos 60, inícios de 70. Foi sepultada em Sendim - Felgueiras, mas ainda não encontrei o repsectivo registo. talvez aí encontre mais informação. Tenho também de investigar a freguesia de Jazente em Amarante. Haverá algum registo lá que possa encaixar neste puzzle?

Quanto ao sinal de cruz vermelha, há outra curiosidade: mesmo em frente à igreja matriz de são Martinho de Penafiel, há um palacete (cuja história ainda não pesquisei a fundo) cujo brasão mostra uma grande cruz florenciada. Essa cruz representa o nome Soares (neste caso dos Soares Barbosa), e curiosiamente, na freguesia de Marecos há uma quinta abandonada cujo brasão também ostenta uma cruz. Ora não há muitos brsaões com essa referência, mas naqueles lugares, existem. Haverá alguma relação?

Outro dado é que Marecos tem o orago Santo André, crujo símbolo é uma cruz (em X). O facto de haver muitos Ferreiras em Marecos, e com tantas referências àquele lugra, não me parece haver dúvidas que a bébé Maria Ferreira terá lá origem.

Se me puder dar mais algumas dicas, fico muito agradecido.

Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280839 | vmartins_m | 06 jul 2011 17:09 | Em resposta a: #280672

boa tarde,

apurei que a minha bisavó Maria Ferreira faleceu com 99 anos (N.1974 e F.1973).

VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#280855 | vmartins_m | 06 jul 2011 19:29 | Em resposta a: #280839

A Maria Ferreira foi casada com João MARTINS (N. 1880 e F. 1952). Tiveram 8 filhos (7 raparigas e 1 rapaz - José Martins meu avô).

Ver tópico em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=280853



VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#281467 | vmartins_m | 12 jul 2011 20:01 | Em resposta a: #280608

Cara Confrade Maria Matos,

será que me consegue por favor ajudar a encontrar o registo de baptismo da própria Anna Roza (natural de Marecos e moradora na rua do Carmo)?

Pesquisei via ETOMBO mas não encontro nenhum registo que possa corresponder.. Pesquisei nos registos de Marecos e também nos de Penafiel (São Martinho).

No caso de Marecos fui até ao ano de 1842...mas não encontrei nada. Ou me escapou, ou então ainda poderá ser antes dessa data. A ser assim ela teria mais de 32 anos quando foi mãe daquela menina Maria...Estranho. também pesquisei nos mais recentes (em Marecos) remontando até 1866. Neste caso já teria menos de 10 anos, o que seria no mínimo inédito...

Será que me podem ajudar por favor?

Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#311528 | vmartins_m | 08 ago 2012 16:48 | Em resposta a: #281467

Boa tarde,

retomando agora esta minha investigação, pedia novamente por favor alguma ajuda no sentido de encontrar o registo de baptismo desta Anna Roza (natural de Marecos e moradora na rua do Carmo de Penafiel em 1874).

Será que me podem ajudar por favor?

Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Santo André de Marecos

#334213 | vmartins_m | 22 ago 2013 15:31 | Em resposta a: #311528

Boa tarde.

continuo nas minhas pesquisas mas não evoluí muito mais.

Conforme está aqui descrito sei quem era a mãe da bébé, sei que quer ela quer a tal senhora (que deixou a bébé no hospício) eram de Marecos - Ermo, sei que a mãe da bébé morava na rua do Carmo...

Tentei entretanto encontrar registos de óbitos ou casamento mas não identifiquei nenhum que fosse 100% fiável.

Se alguém me pudesse ajudar, agradecia.

Talvez obtendo informação como por exemplo:

- identifcação dos moradores/famílias da rua do Carmo naquela época
- registos de atividades naquela altura naquela rua
- mais detalhe sobre a família Ferreira, originária de Marecos, que veio para o centro de Penafiel (com foi referido mais acima neste forum pela Confrade Maria - utilizador Proençapir)
- registo de óbito de algum familiar que me pudesse permitir completar o puzzle
- alguma informação que permitisse identificar o pai incógnito desta criança (aliás o meu principal objetivo)
- dados que pudessem identificar eventuais descendentes vivos desta família
- alguma informação sobre o porquê da menina ter ido para a freguesia de Jazente em Amarante (provavelmente ter´á sido adotada por alguém de lá)
- encontra o registo de adoção dela
- etc...

Alguém teria a gentileza de me poder ajudar um pouco?

Sinto que estou muito perto, mas falta esse "empurrãozinho"....alguma dica ou informação..


Muito obrigado
Vitor Martins

Resposta

Link directo:

Santo André de Marecos

#391604 | azulfogo | 29 abr 2018 16:39 | Em resposta a: #166176

Olá,

O pai da minha mãe, meu bisavô, é precisamente este José Ferreira, que emigrou para o Brazil durante a 1ª Guerra Mundial.

Somos primos?

Um abraço,
Abílio

Resposta

Link directo:

Santo André de Marecos

#413616 | Najara_SDP | 03 abr 2019 18:43 | Em resposta a: #166176

Boa tarde,

Procuro informações sobre Bento Lopes, casado com Águeda Maria Diniz e filho de Gaspar Lopes e Catarina Teixeira.

Consta que nasceu em 05.06.1671.

Alguem poderia me ajudar?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Santo André de Marecos

#424560 | antonioneves | 30 mai 2020 20:01 | Em resposta a: #391604

Boas
Qual o nome dos pais de Jose Ferreira

Resposta

Link directo:

Santo André de Marecos

#424561 | antonioneves | 30 mai 2020 20:04 | Em resposta a: #391604

Qual o nome dos pais de Jose Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 00:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen